Plano Acadêmico:
OBJETIVOS:
1) promover a formação de recursos humanos, em nível de doutorado, na área da Saúde da Criança e do Adolescente com ênfase na pesquisa translacional;
2) otimizar e ampliar a capacidade de formação de recursos humanos e de pesquisa translacional na Instituição receptora, priorizando o enfoque temático local, e as necessidades de saúde regionais;
3) promover o intercâmbio e incrementar parcerias entre as instituições envolvidas a curto e longo prazo, no desenvolvimento de projetos de interesse comum;
4) alavancar a integração inter e intra-departamental com vistas a qualificação de massa crítica e à otimização de projetos de pesquisas existentes, ou em vias de desenvolvimento;
5) racionalizar a formação de recursos humanos de elevado nível técnico-científico, bem como a utilização de futuros recursos captados
6) promover o fortalecimento do Grupos de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente já existentes e propiciar a criação de novos grupos de pesquisa translacional em saúde da criança, com ênfase na abordagem de problemas prevalentes na região;
7) atender aos anseios de capacitação dos Departamentos de Pediatria das entidades envolvidas, visto que a realização de cursos de pós-graduação nos moldes tradicionais, com deslocamento de doutorandos de seus locais de origem, inviabilizaria a qualificação dos mesmos em tempo hábil;
METAS:
- Realizar um curso de Doutorado Interinstitucional no prazo total de 04 anos congregando o PPG Medicina (Pediatria) FMUSP e o IMIP, tomando como sede do curso a cidade de Recife - PE, para a titulação de até 10 (dez) doutores em Ciências;
- Realizar as disciplinas obrigatórias por via remota e presencialmente na sede do curso (modelo híbrido);
- Promover a realização de Seminários de Pesquisa por via remota e presenciais na sede no decorrer do curso;
- Ampliar o quadro de doutores do IMIP;
- O Dep. Ped/IMIP possui atualmente 08 doutores em seu quadro de professores. Ao final desse PCI espera-se um incremento de 125%.
- Ampliação do quadro de pesquisadores na área de Saúde da Criança e do Adolescente com ênfase na pesquisa translacional no Estado de Pernambuco, com consolidação das linhas de pesquisa em andamento ou em desenvolvimento no IMIP.
- Estimular o desenvolvimento de grupos/linhas de pesquisa em saúde no Estado de Pernambuco, promovendo a inserção dos profissionais participantes deste projeto nos grupos de pesquisa existentes/a serem criados no IMIP, além do desenvolvimento de projetos em colaboração, na perspectiva de estabelecimento de parceria duradouras, envolvendo linhas de pesquisa afins PPG Medicina (Pediatria) – FMUSP e o IMIP, estimulando práticas interdisciplinares e interinstitucionais.
- Contribuir para a formação de recursos humanos qualificados e instalação de condições para implantação de um programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente no IMIP, com aumento dos números de doutores no IMIP e ampliação das linhas temáticas existentes.
- Capacitar recursos humanos para a formação docente na área da saúde da criança e do adolescente.
CRÉDITOS DO CURSO (DISTRIBUIÇÃO POR NATUREZA DE ATIVIDADES, COMO POR EXEMPLO, DISCIPLINAS, SEMINÁRIOS, DISSERTAÇÃO/TESE):
CRÉDITOS MÍNIMOS
Para o curso de doutorado com obtenção prévia do título de mestre outorgado pela USP ou por ela reconhecido, pelo menos 184 unidades de crédito, sendo 176 no preparo da tese e 8 unidades de crédito em disciplinas, dos quais 4 devem ser obrigatoriamente obtidos em disciplinas oferecidas pelo programa.
Para o curso de doutorado direto são exigidas pelo menos 200 unidades de crédito, sendo 176 no preparo da tese e 24 unidades de crédito em disciplinas, dos quais 12 devem ser obrigatoriamente obtidos em disciplinas oferecidas pelo programa.
Poderão ser concedidos, como créditos especiais, no máximo 4 unidades de crédito para o curso de doutorado e 8 para o curso de doutorado direto, para todos os itens abaixo concluídos a partir da data de ingresso no programa:
− Trabalho completo publicado em revista de circulação nacional ou internacional que tenha corpo editorial reconhecido, ou capítulo de livro de reconhecido mérito na área do conhecimento, sendo o(a) aluno o(a) primeiro(a) autor(a) e que possua relação com o projeto de sua dissertação ou tese. Para cada publicação, o número máximo de créditos especiais é igual a 3 (três).
− Depósito de patentes o número máximo de créditos especiais é igual 2 (dois) por patente.
− Publicação de capítulo em manual tecnológico reconhecido por órgãos oficiais nacionais e internacionais o número máximo de créditos especiais é 2 (dois), por capítulo.
− Participação em Congressos, Workshops, Simpósios ou outro tipo de reunião científica com apresentação de trabalho completo e que seja publicado (na forma impressa ou digital) em anais (ou similares) e que o aluno seja o primeiro autor, 1 (um) crédito.
− Participação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) será concedido 1 (um) crédito.
CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ALUNOS (COM CALENDÁRIO ACADÊMICO DO PROCESSO SELETIVO):
Apresentação da proposta de pesquisa para a banca, após aprovação na língua estrangeira. Este processo é contínuo e realizado de forma presencial ou por via remota, pela Comissão Coordenadora do PCI ICr-FMUSP e IMIP. O processo seletivo seguirá os critérios do PPG da Instituição promotora, abaixo detalhado, e será lançado em edital próprio publicado no Diário Oficial da União e disponibilizado no site do PPG em Medicina (Pediatria) da FMUSP e do IMIP.
Processo Seletivo
O Processo seletivo será o mesmo previsto no Regulamento do Programa de Pós- graduação da Instituição Promotora para alunos regulares.
- REQUISITOS para o Doutorado
Constarão de Edital específico, a ser divulgado e publicado na página eletrônica do programa do Instituto da Criança (FMUSP; São Paulo, SP) e do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Recife, PE). O processo de seleção será realizado através de edital publicado pela instituição Promotora.
São pré-requisitos para a inscrição:
- Graduação no ensino superior ou equivalente.
- Proficiência em língua estrangeira
Proficiência em língua estrangeira
Poderão ser aceitos os Exames de Proficiência, tais como Reading Test in English for candidates for Postgraduate Courses, realizado pela Cultura Inglesa, exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP, Toefl internet-based Test; Toefl Computer- based Test, ToeflPaper-based Test, IELTS, Cambridge, Michigan, com validade de 5 (cinco) anos. Durante o período de quarentena e de restrições devido a pandemia de SARS Cov2 o PPG poderá aplicar teste de proficiência aos candidatos, conforme normatizado pela CPG FMUSP e pela USP.
As notas ou conceitos mínimos para aceitação dos referidos exames serão divulgados no Edital de Abertura de Inscrições na página do Programa na Internet do PPG Medicina (Pediatria) FMUSP e IMIP.
Aos candidatos estrangeiros, além da proficiência em língua inglesa, é exigida também a proficiência em língua portuguesa no momento da inscrição no processo seletivo, demonstrada através de:
a) Apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS, nível intermediário ou superior, ou;
b) Apresentação do Certificado de aprovação no exame de proficiência do CIL- FFLCH-USP.
- DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos para a inscrição no processo seletivo:
- Formulário de inscrição (disponível na página eletrônica do programa na Internet do IMIP);
- Cópia de documento de identificação (RG, CPF e RNE para estrangeiros);
- Currículo Lattes;
- Histórico escolar de Graduação;
- Cópia legível do Diploma de Graduação, com registro do MEC (frente e verso). Na falta do diploma, apresentar declaração da instituição de origem, com data recente, constando a data em que ocorreu a colação de grau.
- DA SELEÇÃO
PROVA ESCRITA
- Realização de uma prova escrita composta por leitura e compreensão de um artigo científico em inglês e de conhecimento específico em português sobre esse artigo; os candidatos deverão tirar no mínimo nota sete na prova escrita para serem convocados para a entrevista. Será automaticamente excluído o candidato que não se apresentar na data e horário estabelecidos para a prova.
CURRICULO LATTTES
- Análise de Currículo Lattes, com peso 3 (três). Na avaliação do Currículo Lattes a Comissão Examinadora utilizará como referência os "critérios para avaliação de currículos" (A definir) e será prioritariamente observada a produção técnico-científica do candidato nos últimos 3 (três) anos.
PROPOSTA DE PESQUISA - TEXTO
- Proposta de pesquisa (esboço)em texto abordando o tema de interesse a estudar (entre 5 e 10 páginas). O documento deverá ser estruturado contendo título, introdução e justificativa e referências. A justificativa deve abordar a importância da proposta e o seu ineditismo e factibilidade, Todo o texto deve ser impresso em papel A4, com fonte "Times New Roman" tamanho 12 e justificado. O espaçamento entre linhas de 1,5cm. Utilizar as margens: superior = 3,0, inferior= 2,5, esquerda= 3,5 e direita= 2,5cm. Para análise da proposta de pesquisa, serão levados em consideração os seguintes itens: a) Factibilidade; b) Interesse da proposta;
c) Inovação (originalidade); e) Relevância; f) Coerência com as linhas depesquisa do Programa.
- APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE PESQUISA NO PROCESSO SELETIVO
A Comissão Examinadora será composta pelos coordenadores e vice coordenadores da Instituição Promotora e Receptora da CPI. Será realizada a arguição sobre a proposta de pesquisa ao candidato.
APRESENTAÇÃO EM POWER POINT DA PROPOSTA DE PESQUISA
O candidato terá 10 minutos para apresentar a proposta de pesquisa em no máximo 6 projeções (Datashow), sendo sugerido o seguinte esquema:
• 1 projeção com identificação da proposta, linha de pesquisa
• 2 projeções com introdução (embasamento teórico);
• 2 projeções com a justificativa (enfatizando a importância e ineditismo da proposta);
PROVA DE ARGUIÇÃO ORAL
As perguntas e questionamentos versarão sobre o Currículo Lattes do candidato, considerada a produção científica (artigos publicados que tenham o candidato como um dos autores e autoria de capítulos de livros da área da saúde), vinculação com instituição de ensino e pesquisa, e ainda perguntas relacionadas a proposta de pesquisa propriamente dito (aspectos éticos, viabilidade, exequibilidade, financiamento).
O conteúdo e o tempo para apresentação do projeto e para arguição oral serão divulgados em edital, elaborado pela Comissão da Instituição promotora e receptora, na página do programa na Internet do PPG Pediatria-FMUSP e IMIP
A pontuação de cada uma das provas (apresentação do proposta- peso 1 e arguição oral-peso 1) varia de 0 a 5, com pontuação máxima de 10.
Serão aprovados candidatos que apresentem soma de notas das duas provas igual ou superior a 7. Os candidatos serão classificados, por suas notas e pelas vagas disponíveis, observando a classificação.
ESTRUTURA BÁSICA DA PROGRAMAÇÃO
- PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES DO PROGRAMA PROMOTOR JUNTO A IES RECEPTORA
As disciplinas serão ministradas de forma remota por meio da plataforma Google Classroom e/ou presencialmente na IES receptora.
ELENCO DAS DISCIPLINAS DISPONÍVEIS AOS ALUNOS
As disciplinas poderão ser ministradas presencialmente e/ou por via remota
.
MPE5745Aspectos Clínicos e Experimentais dos Distúrbios Respiratórios Associados à Imaturidade Pulmonar e Respostas ao Oxigênio
MPE5750Avaliação Clínico-laboratorial da Imunocompetência MPR5772Epidemiologia da Obesidade no Ciclo de Vida: Questões para o Controle e a Prevenção
MPE5748Epidemiologia do Ciclo Vital: A Influência das Primeiras Décadas de Vida Sobre as Patologias do Adulto
MPE5756Formulação e Avaliação de Programas e Políticas Públicas na Área da Saúde da Criança
MPE5754Genômica na Prática Clínica
MPR5775Inglês para Apresentações de Conferências e Produção Escrita na Área de Pediatria
MPE5740Mecanismos Imunológicos da Tolerância Oral Natural e Induzida MPE5702Nefropatias Hereditárias: Bases Fisiopatológicas, Celulares e Moleculares das Terapias Atuais e Futuras
MPE5724Nutrição e Desenvolvimento da Criança: O Papel do Aleitamento Materno MPE5735Terapia Nutricional e Resposta Inflamatória na Criança Gravemente Doente MPE5758Tópicos Avançados em Saúde da Criança e do Adolescente FMM5005Conceitos e Instrumentos Fundamentais de Formação em Pesquisa Biomédica - Módulo 2
FMM5004Conceitos e Instrumentos Fundamentais de Formação em Pesquisa Biomédica – Modulo 1
FMM5008Gerenciamento de Dados em Pesquisa Científica
FMM5001Patometria a Posteriori: Estatística Inferencial Aplicada à Pesquisa MédicaFMM5002Pedagogia e Didática na Saúde
FMM5003Princípios de Análise de Dados e de Bioestatística FMM5006Redação Cientifica
FMM5007 Tópicos de História e Epistemologia da Ciência, Técnica e Saúde
- ATIVIDADES DISCENTES E ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS NA IES PROMOTORA
Os exames de qualificação e as defesas de teses serão realizados presencialmente na Instituição Promotora. Os seminários serão realizados, preferencialmente na forma presencial, porém se necessário devido a restrições decorrentes da pandemia de SARS-Cov2, poderão ser realizados por via remota.
Os alunos cumprirão estágio obrigatório com duração de 9 meses na Instituição Promotora.
SEMINÁRIOS DE PESQUISA AVANÇADA E SEGUIMENTO DE PROJETOS
Serão realizados 5 seminários que constarão da apresentação dos projetos pelos alunos seguidos de discussões sobre o projeto com foco nos métodos e análises de resultados. As discussões serão desenvolvidas por docentes dos PPG das duas instituições e eventualmente por convidados com expertise nos temas abordados. Os seminários serão realizados por via remota e/ou presencialmente.
Será ministrado 1 workshop sobre “Análises Estatísticas” que constará de 5 aulas com duração de 90 minutos.
7. FORMATO, PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO:
Todos os alunos serão avaliados em relação à participação nos seminários, frequência, interesse e qualidade do trabalho de conclusão apresentado.
- EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ)
O Exame de Qualificação é exigido para doutorado e doutorado direto e deve ser realizado presencialmente ou, em casos excepcionais e com a devida autorização do programa, por via remota.
A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do aluno e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo programa: A inscrição para o exame de qualificação deverá ocorrer em até 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir do início do curso, na secretaria do Programa. É necessário ter integralizado 4 (quatro) créditos em disciplinas para doutorado e 8 créditos para o doutorado direto.
O exame deverá ser realizado no máximo 90 (noventa) dias após a inscrição.
O aluno de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do programa, conforme o Regimento de Pós-Graduação da USP. A comissão examinadora
O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar a capacidade do(a) candidato(a) de desenvolver, de forma independente, o seu projeto de tese, na área de sua pesquisa.
O exame consistirá em uma exposição oral de no mínimo 30 minutos e máximo 40 minutos sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa, seguida de arguição pela Comissão Examinadora. Também será feita uma análise do histórico escolar. A arguição do aluno pelos membros da comissão, que terão 20 (vinte) minutos cada, abordará aspectos relativos à apresentação e/ou ao seu projeto, cabendo ao aluno 20 (vinte) minutos para responder a cada arguidor.
A sugestão da composição da Comissão Examinadora, deverá ser encaminhada pelo(a) Orientador(a) à CCP com antecedência mínima de 10 (dez) dias da inscrição no referido exame.
A Comissão Examinadora será composta de três Doutores(as), todos Orientadores(as) do Programa, designados pela CCP, com linha de pesquisa relacionada com o tema da dissertação. Caso necessário, devido as especificidades do tema, será possível que um dos membros da Comissão seja externo ao Programa de Pós-graduação em Pediatria. A CCP indicará o presidente da Comissão Examinadora obedecendo, sempre que possível, a hierarquia entre os seus membros.
O(A) Orientador(a) e o(a) coorientador(a) não poderão fazer parte da Comissão Examinadora.
O aluno reprovado no exame de qualificação poderá inscrever-se novamente apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo máximo de 90 (noventa) dias após o primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 30 (trinta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o aluno será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO E CIENTÍFICO DO ALUNO
Os alunos serão avaliados semestralmente através de seus relatórios de atividades. Os relatórios deverão ser entregues anualmente pelo aluno de acordo com o cronograma estabelecido pela CCP, divulgado pela secretaria e publicado na página eletrônica do Programa.
O relatório será acompanhado com a avaliação, pelo orientador, do desempenho acadêmico e científico do aluno.
O aluno que tiver seu relatório reprovado deverá providenciar a entrega de novo relatório no prazo máximo de 60 dias, contados a partir da data de divulgação do resultado da avaliação pela secretaria do Programa.
A avaliação também se dará pelo desempenho na apresentação do projeto durante os seminários de seguimento.
Além das regras estabelecidas no Regimento de Pós-Graduação da USP, o aluno poderá ser desligado do programa de pós-graduação, em qualquer um dos cursos (Doutorado e Doutorado Direto), se ocorrer uma das seguintes situações:
a) Reprovação do relatório semestral de atividades por duas vezes consecutivas;
b) Não houver a entrega do relatório semestral na data limite prevista no calendário anual, divulgado pela secretaria de pós-graduação e na página do programa na internet.
PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA TESE
O trabalho final no curso de doutorado será na forma de tese, contendo os seguintes itens:
- Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data;
- Contracapa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data;
- Ficha catalográfica;
- Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas;
- Resumo em português;
- Abstract em inglês;
- Introdução;
- Material e Métodos;
- Resultados;
- Discussão;
- Conclusões;
- Sugestões para trabalhos futuros;
- Bibliografia;
- Anexos;
- Apêndices.
Depósito de Teses
O aluno deverá efetuar o depósito digital de seu trabalho completo em PDF em um arquivo único, pelo sistema Janus, na aba “Depósito Digital” até ao meio-dia do último dia do seu prazo regimental da tese de doutorado, além do comprovante de submissão ou de publicação do trabalho em periódico indexado.
Todos os alunos deverão obrigatoriamente anexar o comprovante de envio de artigo científico para publicação e declaração do orientador e do aluno referente a checagem no sistema anti-plágio Turnitin.
Realizado o depósito digital, o orientador deve entrar no sistema Janus e validar o depósito, após esse processo, a secretaria deve verificar se os documentos pertinentes ao depósito estão de acordo, e autorizar através do sistema o depósito, esse processo tem como limite o prazo que consta como “data limite para depósito” na ficha do aluno.
Após a defesa, o aluno deverá entregar 2 volumes, com as alterações indicadas pela banca, se houver, impressos e encadernados (capa dura), além de um exemplar em mídia digital na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Pediatria).
JULGAMENTO DAS TESES
A defesa da tese deve ocorrer na Instituição Promotora com a participação presencial do doutorando e de um membro da CCP. É possível a participação de membros da banca por via remota.
Em relação à Composição da Comissão Julgadora de Teses, os procedimentos são aqueles estabelecidos no Regimento de Pós-Graduação da USP e no Item IV do Regimento da CPG-FMUSP. A banca deverá ser composta por 3 membros com direito a voto, sendo um externo tanto ao PPG Medicina (Pediatria) como à Faculdade de Medicina da USP e pelo orientador que atuará como presidente da banca, sem direito a voto.
IDIOMAS PERMITIDOS PARA REDAÇÃO E DEFESA DA TESE
Atendendo o Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, todas as Teses deverão conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês.
As Teses poderão ser redigidas e defendidas em português ou inglês.
NOMENCLATURA DO TÍTULO
O aluno de Doutorado ou Doutorado Direto que cumprir todas as exigências do curso receberá o Título de “Doutor em Ciências”. Programa: Medicina (Pediatria), com a indicação área de concentração Pediatria.
AÇÕES VOLTADAS PARA MINIMIZAR OS RISCOS DE ENDOGENIA
Em acordo com o regimento da pós-graduação da Instituição Promotora
- “É vedada a participação, na comissão julgadora de dissertação ou tese, de cônjuge, de parente em linha direta ou colateral até quarto grau do aluno, do orientador e dos demais membros da referida comissão, assim como membros que possuam qualquer relação percebida como impeditiva de uma avaliação isenta.
– Na composição da comissão julgadora de Mestrado e Doutorado, a maioria dos
examinadores deverá ser externa ao Programa de Pós-Graduação, sendo pelo menos um externo à unidade.
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
As atividades de orientação serão desenvolvidas em encontros regulares obrigatórios entre orientadores e orientandos, que ocorrerão por via remota e presencialmente, além do contato por e-mails e telefone/aplicativos. Os cursos que serão ministrados na IES receptora serão ministrados pelos orientadores dos doutorandos, de forma que esses períodos serão programados para que possam também ser aproveitados para encontros presenciais entre orientadores e alunos, com oportunidades para discussões dos projetos de pesquisa.
Os orientadores do PPG Medicina (Pediatria) participarão na orientação para elaboração e execução dos projetos, elaboração e redação da tese e dos artigos científicos dela oriundos para publicação em periódicos da área.
Os estágios na Instituição Promotora serão acordados entre orientadores e alunos.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O PPG está inserido no âmbito institucional do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e, assim sendo, é um programa amplo e abrangente, que envolve um grande número de docentes, pesquisadores e laboratórios. A Comissão Coordenadora do Programa abordou, no início do quadriênio, a discussão sobre os benefícios e dificuldades de manter um programa tão extenso. Se por um lado, tais características dificultam a captação de todas as informações sobre a real produtividade do programa e também a manutenção da homogeneidade entre a atuação e produção dos DP, por outro contribui para a riqueza e para a diversidade da produção científica e do ensino.
O campo de ensino do PPG insere-se nas divisões do Departamento de Pediatria: clínica pediátrica, emergências, neonatologia, oncohematologia, pediatria preventiva e social, medicina do adolescente e cirurgia pediátrica. A abordagem institucional da saúde da criança e do adolescente se estende, em diferentes níveis de complexidade, do nível da atenção primária aos níveis de atenção secundária e terciária, com foco na prevenção, na terapêutica e na reabilitação.
No nível da Atenção Primária à Saúde o PPG conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e com os Convênios da Universidade de São Paulo com Organizações Sociais de Saúde parceiras – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e Associação de Saúde da Família (ASF) que possibilitam estudos realizados na comunidade e no Sistema Único de Saúde. A parceria com Organizações Sociais vinculadas à Prefeitura de São Paulo e que mantém diálogo e trabalho próximos à Faculdade de Medicina da USP, assim como a
estratégia de saúde da família vigente nas Unidades Básicas de Saúde da região oeste da capital conferem perfil favorável ao ensino da prática médica e da prática de pesquisas na atenção primária e facilitaram o desenvolvimento de projetos de pesquisa com cunho participativo e em reposta às necessidades sociais.
No nível de atenção secundária à saúde, o PPG conta com a estrutura do Hospital Universitário da USP onde são desenvolvidos estudos que abrangem doenças prevalentes na criança e no adolescente com o apoio dos laboratórios locais, dos laboratórios de investigação da Faculdade de Medicina da USP e dos laboratórios de Unidades parceiras como o Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB) e o Instituto de Matemática e Estatística (IME).
No nível da atenção terciária, o PPG conta com a estrutura do Instituto da Criança e do Adolescente da FMUSP, reconhecido nacional e internacionalmente pela atuação nas diversas áreas como medicina do adolescente, pneumologia, cardiologia, hematologia, gastrenterologia, hepatologia, nutrologia, neurologia, alergia e imunologia, ongectologia, genética clinica, dor e cuidados paliativos, cirurgia pediátrica, transplante (hepático, renal e de medula óssea), endocrinologia, neonatologia, emergência, terapia intensiva pediátrica e neonatal.
Ainda no campo da atenção especializada o PPG conta com o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI) como valoroso campo de ensino. O ITACI é uma referência nacional para o tratamento do câncer infantil e doenças hematológicas para crianças e adolescentes e oferece a abordagem completa, interdisciplinar e com atendimento hospitalar, de terapia intensiva e ambulatorial.
A abrangência do campo de ensino associada a estrutura laboratorial abaixo detalhada e a qualificação do corpo docente possibilitam a captação de recursos e o desenvolvimento de projetos de mestrado e doutorado que contribuem para a formação de profissionais e para a produção, aplicação e divulgação do conhecimento.
LABORATÓRIOS DE PESQUISA
Laboratório de Pediatria Clínica (LIM36 HC-FMUSP) – Esse Laboratório é constituído por três unidades operacionais: a Unidade Central, com 600 m2 de área, que ocupa a maior parte do quinto andar do Instituto da Criança do HC-FMUSP (ICr) e possui plataformas experimentais para biologia celular e molecular, biologia de sistemas (e-Science), genética de microrganismos, genética clínica, imunologia e
banco de células e tecidos; o Laboratório de Genômica Pediátrica, localizado no Edifício Sede da FMUSP, que possui plataformas de micro arranjos de DNA, sequenciamento automatizado de DNA (programa EMU-FAPESP) e bioinformática para pesquisa em genômica estrutural e funcional; e o Laboratório de Função Pulmonar, sediado no ICr, que desenvolve pesquisas sobre função pulmonar em asma, fibrose cística e doenças respiratórias crônicas, oferecendo exames plestimografia de corpo total, plestimografia de lactentes, testes de difusão pulmonar, espirometria, oscilometria, oximetria, e bronco provocação com exercício.
O LIM36 tem em seu quadro funcional cinco doutores em ciências e dois técnicos especializados, além de contar com um geneticista clínico e um especialista em reumatologia pediátrica. Essa equipe fornece suporte a grande parte dos trabalhos de pesquisa experimental e investigação clínica que são desenvolvidos por alunos de pós-graduação em Pediatria, além daqueles conduzidos por docentes e pós- doutorandos. O LIM-36 dispõe de um aparelho Multiusuário de Citometria de Fluxo (concedida pela FAPESP). O Laboratório de Genômica Pediátrica passou a sediar o Laboratório de Biologia de Sistemas do projeto FAPESP-PRONEX “Aplicações de e- Science em Ciências da Vida e Agrárias”, desenvolvido em colaboração com o Instituto de Matemática e Estatística da USP e com o Instituto de Física de São Carlos da USP. Esse laboratório integra o Núcleo de Apoio à Pesquisa em e-Science da USP, com projetos financiados pela FAPESP, CNPq e Pró-reitora de Pesquisa da USP.
O LIM-36 é unidade de referência para genética clínica, realizando testes genéticos para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, um trabalho que presentemente articula-se com os esforços de médicos e docentes do ICr-HC-FMUSP para consolidar o papel da instituição também como centro de referência nacional para doenças raras. O Laboratório de Genômica Pediátrica tem projetos colaborativos com as áreas de neurologia, oncologia, psiquiatria, imunologia, reumatologia, e cirurgia do HC-FMUSP, com o Instituto de Matemática e Estatística da USP, com os Institutos Nacionais de Psiquiatria do Desenvolvimento e de Medicina Molecular (CNPq). A Comissão Científica dos Laboratórios de Investigação Médica da FMUSP tem classificado o LIM-36 entre os cinco mais bem colocados no "ranking" de produção científica entre as 62 unidades laboratoriais do complexo HC-FMUSP.
Laboratório de Análises Clínicas do Instituto da Criança e do Adolescente do HC-FMUSP –
O Laboratório Clínico do Instituto da Criança e do Adolescente tem por objetivo principal a realização dos exames de urgência, utilizando-se de tecnologia avançada e micro métodos em todos os setores. Esses exames são realizados mediante avaliação mensal através de ensaios de proficiência, supervisionados pela ControlLab, empresa externa acreditada pelo INMETRO, habilitada pela ANVISA e certificada pela ISO 9001.
No Setor de Hematologia, os exames realizados automaticamente no equipamento SYSMEX XT 2000 e para os casos sinalizados com alteração são analisados morfologicamente via microscopia ótica e os testes de coagulação são realizados no equipamento DESTINY PLUS.
No Setor de Bioquímica os exames são realizados em dois equipamentos COBAS 6000 do fabricante ROCHE, modelo C501, automático, modular e interfaceado. Estão instalados também dois equipamentos ABL 800, do fabricante RADIOMETER para realização de gasometria, eletrólitos (sódio, potássio e cálcio iônico), glicose, lactato com volumes mínimos de sangue, favorecendo a atuação pediátrica.
O Setor de Urinálise conta com equipamento Advantus, do fabricante SIEMENS, para leitura de tiras reagentes de urina e posteriormente análise do sedimento urinário via microscopia ótica.
O Laboratório do Instituto da Criança e do Adolescente está localizado no 2º andar, e conta com equipe técnica capacitada para atender ininterruptamente a demanda da Instituição. O Laboratório do ICR possui também um outro posto de atendimento e realização de exames para atender a demanda do Serviço de Onco-Hematologia, sediado no prédio do ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil.
O PPG também trabalha em colaboração com laboratórios de pesquisa localizados no campus da Cidade Universitária da USP. Os projetos de pesquisa sobre infecções por vírus respiratórios na infância são desenvolvidos em parceria com o Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo sob direção do Prof. Edison L. Durigon.
Bibliotecas/acervos
As bibliotecas contam com recursos de informática que permitem aos alunos e docentes o acesso a rede mundial de computadores. O sistema de bibliotecas, além de disponibilizar as informações constantes na literatura científica, também oferece apoio aos alunos e orientadores para buscas “online” e para normatização de referências bibliográficas e de documentos científicos.
Todos os docentes e alunos do PPG tem acesso ao Portal Capes de periódicos e tem livre acesso às Bibliotecas do Departamento de Pediatria (Instituto da Criança e do Adolescente e Hospital Universitário), da FMUSP, e das demais unidades da USP. Contam também com rede privada virtual (virtual private network - VPN) com direito a acesso aos periódicos disponíveis para a USP.
BIBLIOTECA CENTRAL DA DIVISÃO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DA FMUSP
A Biblioteca Central da Divisão de Biblioteca e Documentação da FMUSP ocupa área de 3.070 m2, conta com 54.691 livros impressos, 14.944 teses e dissertações e títulos de periódicos (253.562 fascículos). É uma das 48 bibliotecas da Agência USP de Gestão Acadêmica – AGUIAUSP, com acesso a conteúdo eletrônicos disponíveis pelo Banco Dedalus – banco bibliográfico que registra os acervos de todas as Bibliotecas e pelo qual está disponível o Empréstimo Integrado, facultado a toda comunidade USP. Assim, é possível a pesquisa e acesso aos documentos nos módulos Livros, Seriados, Produção Intelectual, além da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD e Portal de Revistas USP.
Um aspecto importante do PPG é o acesso a esses conteúdos que pode ser feito presencialmente em qualquer uma das 48 Bibliotecas da USP ou de modo remoto por VPN por alunos, professores, pesquisadores e funcionários. Esses dados devem ser acrescidos dos acessos aos periódicos, livros eletrônicos e bases de dados disponíveis no Portal de Busca Integrada com 53.999 periódicos em texto completo assinados pela USP de acesso gratuito e pelos periódicos do Portal CAPES; também constam desse Portal 270.000 e-books com acesso gratuito ou assinados pela CAPES, o que atende à necessidade de pesquisa nessa área, se considerarmos a interdisciplinaridade dos temas.
A Biblioteca Central coloca à disposição de seus alunos, 49 computadores para pesquisa, área de estudo e serviço de Comutação e Circulação de Material, 5 dias por semana em período de 14h/dia. Dissertações e teses apresentadas na FMUSP são padronizadas e catalogadas na Biblioteca Central, ficando depois disponíveis em texto completo na BDTD.
Características Físicas e Tecnológicas disponibilizado aos alunos: 40 Tablets e 10 Ultrabooks para empréstimo aos alunos, para uso dentro da biblioteca; acesso à Internet por WiFi (roteadores de alta performance) com controle de tempo de uso (semelhante a Telecentros) e por cabo (nas mesas interativas ou estande de download); 4 TVs Led Interativas de 60 polegadas (tipo Smart TV) com suporte móvel, e com recurso de recepção de dados por WiFi ou Bluetooth; 50 fones de ouvidos individuais para empréstimo e com transmissores WiFi (semelhante ao sistema de tradução simultânea); central de apoio ao usuário com 1 impressora laser preto e branco, 1 scanner de mesa e 1 câmera.
Do acervo FMUSP constam 698 títulos para a área, sendo que 76 revistas tratam especificamente do assunto Pediatria entre eles, periódicos impressos com número médio de 4 exemplares/ano para cada título, além de bases de dados e periódicos em texto completo que cobrem esse assunto.
BIBLIOTECA DO INSTITUTO DA CRIANÇA DO HCFMUSP
Indicadores de desempenho Biblioteca 2017 – 2020
Empréstimo-consulta: 2017 = 20.202; 2018 = 20.217; 2019 = 20.357; 2020 = 585.
Buscas bibliográficas on-line: 2017 = 5.968; 2018 = 6.117; 2019 7.925; 2020 = 3875.
Orientação trabalhos acadêmicos: 2017 = 23; 2018 = 25; 2019 = 47; 2020 =36.
Comutação bibliográfica: 2017 = 10; 2018 = 9; 2019 = 11; 2020 = 4.
Produção científica: 2017 = 796; 2018 = 1063; 2019 = 847; 2020 = 497.
Usuários inscritos: 2017 = 164; 2018 = 187; 2013 = 201; 2020 = 60.
1 – Apresentação - A Biblioteca do Instituto da Criança está subordinada diretamente ao Departamento de Pediatria, tendo como objetivo, apoio ao ensino, pesquisa, assistência médica e extensão, através do tratamento, armazenamento, recuperação e difusão da bibliografia pertinente.
2 – Área administrativa: Atendimento a buscas bibliográficas nas bibliotecas; Orientação dos usuários nas bases de dados online MEDLINE, EMBASE, SIBI, DEDALUS E LILACS; Localização e recuperação de documentos não existentes na Biblioteca; Preenchimento de planilhas para ingressar nas bases de dados locais de livros, teses, folhetos, periódicos e vídeos; Normalização e orientação de documentos, trabalhos acadêmicos; Acesso à documentos eletrônicos on-line (SCIELO, OVID, CAPES); Acesso à WEB OF SCIENCE / ISI na recuperação de citações de pesquisadores; Acesso à Base de dado JCR informação sobre fator de impacto; Ingresso de dados nas bases de dados: acervo (livros, teses, folhetos, periódicos e vídeos), Produção Científica e Técnica, cadastro de usuários.
Recursos Humanos: Quadro de pessoal existente – 1 bibliotecário chefe e 1 estagiário do CAMP.
Área física: A Biblioteca possui uma área física de, aproximadamente, 100m². É uma área bastante restrita para abrigar o acervo, sala de leitura e área administrativa.
3. Serviços técnicos
Acervo pertencente à Biblioteca Instituto da Criança 2014 - 2020 Livros: 2017 = 2698; 2018 = 2711*; 2019 = 2825; 2020 = 2921.
Teses: 2017 = 689; 2018 = 713; 2019 = 733; 2020 = 748.
Periódicos: 2017 = 64*; 2018 = 64*; 2019 = 64*; 2020 =64*
Folhetos: 2017 = 177*; 2018 = 177*; 2019 = 177.
Vídeos: 2017 = 19*; 2018 = 19*; 2019= 19*.
CD ROM: 2017 = 64*; 2018 = 64*; 2019 = 64.
* Descarte de livros, teses, folhetos e vídeo obsoletos
BIBLIOTECA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA USP
Descrição dos Produtos e Serviços oferecidos pela Biblioteca do Hospital Universitário da USP.
A Biblioteca do Hospital Universitário conta com: Tecnologia Wi-Fi; microcomputadores; scanners de última geração e copiadora/impressora colorida. Sala de Estudo em Grupo equipada com 1 mesa com 6 cadeiras e 1 TV LED de 40” conectada a uma CPU. 12 Microcomputadores, 1 Impressora Canon para usuários, 3 Scanners HP, 4 computadores de trabalho, 3 impressoras de trabalho
– Apresentação: O Serviço de Biblioteca e Documentação Científica do HU USP (SBDC HU USP) está subordinado à Superintendência do Hospital, tendo como Missão promover o acesso, a disseminação e a utilização das informações relativas às áreas de atuação do Hospital, dando suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por ter como Visão o compromisso de atender as necessidades dos usuários com qualidade, eficiência e rapidez, disponibiliza um acervo especializado na área de saúde e facilita o acesso à informação, garantindo o fortalecimento do processo de ensino e pesquisa. Iniciou suas atividades em 1989 como parte integrante do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBiUSP) e em 1990, com oficialização por meio de Portaria, deu ênfase à formação da coleção de livros e revistas, e estruturação dos serviços de atendimento ao público.
– Serviços oferecidos: Treinamento em Buscas Bibliográficas nas Bases de Dados online: MEDLINE, EMBASE, Web of Science, ACP Medicine, UpToDate, CINAHL, LILACS, etc.; Localização e recuperação de itens bibliográficos (livros, artigos e teses) não existentes no acervo da Biblioteca; Normalização de referências bibliográficas e de documentos técnico-científicos; Orientações de acesso à documentos eletrônicos online (SCIELO, Dedalus, CAPES); Orientações de acesso à Base JCR (fator de impacto de revistas do ISI); Cadastramento da Produção Técnico- Científica dos servidores do HU no Banco Dedalus; Serviço de Reprografia do acervo; Encadernação em espiral de documentos técnico-científicos de usuários.
– Possibilidade de acesso à Internet: Pela Rede SIBiNet se tem acesso a: Dedalus, Revistas Eletrônicas e Bases de Dados da USP e da Capes, Portais, Bibliotecas Virtuais e E-books. Em todos os computadores do prédio do Hospital se tem acesso à Internet e consequentemente à Rede SIBiNet.
3.1 - Acervo do SBDC HU USP Livros: 3.931
Teses: 449
Periódicos correntes: 159 títulos Periódicos não correntes: 164 títulos Fascículos: 23.430
DVDs: 225
CD-ROMs: 151
Folhetos: 129
Slide: 17.832
3.2 - Recursos Humanos:
1 Bibliotecário chefe
1 Técnico em Documentação 1 Técnico Administrativo
– Área física: A Biblioteca possui uma área física de 292m2. Tem instalações de acessibilidade ao cadeirante.
3.4 – Edição Executiva e Apoio Técnico à revista eletrônica editada pelo HU USP: Autopsyand Case Reports (http://www.autopsyandcasereports.org) desde 2011.
3.5 – Possui Regulamento e Regimento.
3.6 – Site: http://www.hu.usp.br/biblioteca/
Ambientes de Ensino
As disciplinas, os seminários e eventos são realizados presencialmente nas dependências do Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP, que conta com um andar dedicado ao ensino e composto por salas equipadas com dispositivos didáticos necessários e acesso a internet. Também ficam disponíveis dois anfiteatros para eventos maiores e quando necessários são utilizados os anfiteatros e o teatro da FMUSP. Os ambientes de ensino presenciais estão detalhados no ítem 1.1.3.a - locais e laboratórios.
Durante o quadriênio as atividades á distância foram intensificadas, especialmente a partir de 2020. O Centro de tele pediatria localizado no Instituto da Criança e do Adolescente fornece suporte para videoconferências e demais atividades por via remota, com apoio da equipe de informática ,assim como o Departamento de Informática e Telemedicina do Hospital Universitário da USP e o Centro de Telemedicina da FMUSP. As disciplinas por via remota são ministradas por diferentes plataformas disponibilizadas pela FMUSP e pela USP como o Google Classroom, Google meet, STOA, Zoom, entre outras.
O PPG participou da realização de cursos e discussões clínicas à distância coordenada e ministrada por membros do Programa e oferecidos aos profissionais da saúde de outros estados e de regiões carentes. As atividades de telemedicina possibilitaram também a contribuição do corpo de docentes do PPG junto a graduação da FMUSP. Foram realizadas videoconferências para discussão de projetos de pesquisa entre orientadores e seus alunos oriundos de centros mais afastados o que agilizou o
desenvolvimento de dissertações e teses em andamento.
O ensino à distância também foi promovido pelo PPG por meio da participação de orientadores, alunos e egressos na coordenação e na realização de aulas nos cursos de capacitação e aprimoramento de profissionais da saúde: Especialização em Pediatria Clínica; Especialização em Neonatologia; Introdutório em Cuidados Paliativos; Pediatria para Consultório; Projeto Gêmeos Pediatria; Projeto Gêmeos Neonatologia; Especialização em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal; Oficina Prática em Ultrassom Point-of-Care; I Master Class - Cuidados Paliativos Pediátricos; Atualização em Alergia Alimentar, Atualização em Ventilação Mecânica em Neonatologia.
Os laboratórios de pesquisas estão detalhados no ítem b). O Programa conta também com a disponibilidade do Biotério da FMUSP para estudos que envolvam animais e com a estrutura do Centro Cirúrgico do Instituto da Criança do HCFMUSP para as pesquisas que envolvam procedimentos cirúrgicos.
- Comissão de Ética em Pesquisa
O Programa conta com a Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa do HCFMUSP (CAPPesq), com o Comitê de Ética na Utilização Animal da FMUSP (CEUA) e com a Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da USP.
Estrutura Administrativa
A estruturação administrativa do PPG segue a hierarquização institucional, ou seja, a Comissão Coordenadora do Programa responde a Comissão de Pós-Graduação da FMUSP que responde a Pró reitoria de Pós-graduação da USP, com normas e regimentos sintonizados.
A Comissão Coordenadora do Programa é composta por profissionais da área da saúde com titulação mínima de doutor (doutorado acadêmico), e que atuem como docentes permanentes do programa. Essa comissão é parcialmente renovada a cada 2 anos, quando são realizadas eleições nas quais todos os DP tem direito a voto e a candidatura. É estimulada a representação de todas as áreas de atuação envolvidas. Também é eleito, por seus pares, um representante discente. O coordenador da CCP e
o vice coordenador são posteriormente eleitos pela CCP, podendo candidatar-se os DP que sejam docentes da FMUSP.
Em reuniões mensais da CCP, são analisadas solicitações de várias naturezas: credenciamento e recredenciamento de orientadores, credenciamento e recredenciamento de disciplinas do PPG, transposição de nível de mestrado para doutorado, equivalência de títulos, exames de qualificação e defesas de dissertações de mestrado e doutorado. Adicionalmente, os processos seletivos para admissão de novos alunos no programa são realizados, mensalmente e em fluxo contínuo e envolvem a apresentação do projeto e a arguição do candidato com relação à pesquisa e ao seu curriculum vitae.
Em 2019, todo o processo de submissão de projetos e documentos para análise da CCP, tanto para os processos de seleção como para os credenciamentos e recredenciamentos e demais fluxos internos foram digitalizados, o que favoreceu a celeridade das análises e dos resultados. Essa atualização dos processos também conferiu mais tempo, durante as reuniões da CCP, para discussão das estratégias em curso e de novas ideias e propostas para cumprir as metas do semestre.
O Programa conta com o apoio institucional do Departamento de Pediatria que disponibiliza uma secretaria para atuar nos serviços de pós-graduação. O Programa conta com o apoio técnico da CPG da FMUSP composta por DP dos Programa da Unidade eleitos a cada 2 anos e uma secretaria exclusiva para a pós-graduação FMUSP.
A CCP dispõe de uma sala exclusiva da Pós-Graduação no Instituto da Criança e do Adolescente do HCFMUSP, onde são realizadas as reuniões presenciais, disciplinas presenciais e exames de qualificação. As defesas de mestrado e doutorado podem ser realizadas no Teatro do Instituto da Criança e do Adolescente, assim como nos anfiteatros da Faculdade de Medicina, com agendamento organizado pela CPG.
As atividades remotas são realizadas com o apoio do Centro de Tele pediatria do Instituto da Criança e do Adolescente e do Centro de Telemedicina da FMUSP. O Centro de tele pediatria é coordenado pela também coordenadora do PPG Pediatria. O PPG conta com a estrutura tecnológica do Centro de Tele pediatria e com a disponibilização de pessoal técnico de informática. A modernização dos recursos adquiridos de telemedicina foi útil tanto para ampliar a visibilidade do programa nacional e internacionalmente, como para o apoio aos projetos (especialmente aqueles
com parcerias interinstitucionais), ao ensino e à assistência. São realizadas participações, por videoconferência, de membros do Programa em bancas de defesas de dissertações e teses à distância em conexão com outros centros.
Em sua estrutura administrativa, O PPG conta com o Centro de Pesquisa Clínica presente no Instituto da Criança e do Adolescente. O Centro de Pesquisa Clínica tem como objetivo apoiar a pesquisa clínica e como principais ações: orientação do preparo de dossiê regulatório e acompanhamento do processo de aprovação junto aos pesquisadores, patrocinadores e organizações de pesquisa por contrato (CRO – Contract Research Organization)
Recursos
O Centro de Pesquisa Clínica está equipado com sala de reuniões e monitoria, consultórios, sala de coleta com padronização internacional e infusão de medicamentos, farmácia e laboratório. A Equipe é composta por coordenadora, duas enfermeiras, secretária, gerente e consultores médicos, além do apoio técnico do laboratório, da farmácia e das demais áreas de apoio.