Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A INTEGRA - Faculdades Integradas da América Do Sul disponibiliza aos acadêmicos e corpo docente estrutura que propícia a aquisição de conhecimento e habilidades essenciais para a formação acadêmica e profissional que abrange um espaço amplo e diversificado, conforme apresentado a seguir.
Instalações físicas
O espaço físico da INTEGRA foi planejado considerando o bem-estar de sua comunidade acadêmica, bem como a praticidade e a modernidade de suas instalações. O objetivo da instituição é oferecer um ambiente de extrema qualidade que contribua de forma favorável com o processo educativo, considerando que as instalações físicas não se resumem às salas de aulas, mas incluem os demais espaços de aprendizagem como os laboratórios, a biblioteca, o auditório, os espaços de convivência etc. De modo geral, os espaços possibilitam o desenvolvimento das ações acadêmico-administrativas, atendem as demandas institucionais, possuem equipamentos adequados, permitem o atendimento de indivíduos e grupos e dispõe de apoio tecnológico adequado.
As instalações administrativas estão dispostas em um ambiente integrado, aconchegante e de fácil acesso. É composto por sala de estar, Diretoria financeira, Diretoria Geral, Diretoria Acadêmica, Copa, Gabinetes das coordenações com computadores desktop, softwares instalados para edição de textos, planilhas e apresentação. Com software dedicado a chamada de conferência. Gabinetes de tempo integral, Secretaria de Coordenação, Gerência de manutenção predial, T.I., Tesouraria com armários, balcão de atendimento e sala privativa para procedimentos internos, Sala de Arquivo com conjunto de armário para arquivo (arquivo deslizante composto por 3 corpos de estante dupla face e internamente composto por 84 prateleiras para caixa box, confeccionado em chapa de aço inox e sistema de tratamento antiferruginoso e tranca de segurança, com espaço para ampliação), Banheiro PCD, Banheiro masculino, Banheiro feminino. Em ambiente interligado, porém externo encontra-se a Secretaria Geral, Central de atendimento ao aluno, central de atendimento de serviços à comunidade, sala de Negociação, Xerocopiadora, Núcleo de apoio ao discente e docente - NAD, Sala da Comissão Própria de Avaliação - CPA.
O projeto desse Bloco foi concebido para abrigar os departamentos técnico-administrativos, preocupando-se, em cada detalhe, a oferecer perfeitas condições de salubridade, segundo as normas técnicas de iluminação, acústica, ventilação, segurança, limpeza, acesso e utilização também por pessoas com deficiência ou necessidades especiais. As instalações administrativas propiciam total integração dos funcionários com a comunidade acadêmica, mantendo, contudo, a segurança e o sigilo da função a que o local se destina. O mobiliário utilizado no Bloco Administrativo foi adquirido com a finalidade de fornecer aos profissionais melhores condições de trabalho, observadas as normas de ergonomia exigidas pela segurança e medicina do trabalho.
Os serviços acadêmicos serão concentrados na Central de Atendimento, um espaço aberto no hall principal da Faculdade com mesas e cadeiras para 04 atendimentos simultâneos com espaço para atender cadeirantes, computadores com acesso a internet e sistema acadêmico, equipamento e impressora especial que entrega a carteirinha de estudante no ato da matrícula, atendimento especializado e rápido. O atendimento será realizado por ordem de chegada, através de senhas com chamadas em display fixado em local visível, embora aos que preferirem o atendimento on line, basta utilizar o sistema “aluno on line” que permitirá realizar muitas solicitações acadêmicas via site da INTEGRA.
A faculdade INTEGRA, inspirada em Instituições de Ensino nos EUA e EUROPA, possui um amplo espaço de convivência que constituem de uma praça com bancos de três (3) lugares produzidos com material reciclável, uma lanchonete e fonte de água. Um amplo espaço aberto que possui 10 ipês brancos que no outono decora o ambiente com suas folhas e flores decíduas. Possui também espaços com platôs (arquibancadas) verdes para que o aluno possa ali estar e contemplar a bela vista da região. Ainda, possui hall de entrada com espera para alunos e público externo.
A limpeza das instalações da INTEGRA é feita em todos os períodos de funcionamento da IES, visando manter o padrão de higiene e limpeza necessário ao excelente desempenho das atividades acadêmicas.
Acessibilidade
A INTEGRA desenvolve ações destinadas a espaços, instrumentos e estratégias de acessibilidade na infraestrutura. Para o atendimento de pessoas com deficiência, que impõe limitação física de locomoção, a INTEGRA possui toda sua estrutura física adaptada, a fim de atender ao Decreto nº. 5.296, de 02 de dezembro de 2004, que em seu artigo 24 “estabelece as condições de acesso e utilização de ambientes para portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida nos estabelecimentos de ensino”. A instituição também atende o artigo 25 do mesmo decreto que “regulamenta a guarda de vagas nos estacionamentos para veículos que transportem pessoa portadora de deficiência física ou visual”. Assim, as vagas para estacionamento são gratuitas e comportam até seiscentos e quarenta e dois veículos e vagas para pessoas com deficiência, sendo destinadas 5% das vagas do estacionamento aos idosos e 2% das vagas do estacionamento para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção.
Todas as instalações físicas, bem como as vias de acesso são adequadas, sem obstáculos, propiciam segurança para o trânsito e utilização por parte de pessoas com deficiência motora, como: instalação de piso tátil para orientação de pessoas com deficiência visual; a troca e manutenção dos elevadores adaptados em todos os blocos; aquisição de um novo elevador para o bloco Administrativo; a manutenção das reservas de vagas para pessoas com deficiência no estacionamento; adaptação de rampas de acesso e de corrimãos para todas as rampas, instalação de todas as botoeiras dos elevadores e as placas das salas com braile; elevadores com auxílio de comunicação e alto falante com acoplador acústico; investimento em mais placas de avisos e direcionamento; criação de um mapa tátil para o bloco administrativo.
Nas instalações sanitárias foram colocados alarmes nos banheiros para deficientes, sensores de movimento e adequações de acessibilidade para pessoas deficientes.
A INTEGRA e a comunidade acadêmica estarão preparadas para oferecer o que for necessário para que os dispostos preconizados na legislação sejam atendidos. O objetivo maior é oferecer condições para que essas pessoas possam ter acesso à educação superior, de modo que suas necessidades especiais não se traduzam como empecilho.
Laboratórios
A Faculdades Integradas da América do Sul contará, inicialmente, com 43 computadores disponibilizados aos alunos, todos com acesso a internet, distribuídos em 02 laboratórios de informática e biblioteca. A IES disponibilizará rede sem fio, que é apenas controlada e limitada à utilização de alguns sites pertinentes ao ambiente acadêmico. Os softwares instalados nos Laboratórios estarão conforme solicitação no início de cada semestre pelos professores tutores das aulas.
Os Laboratórios de Informática contarão com acesso à rede de informações Internet. Nessa perspectiva, é elemento integrador e polarizador, possibilitando acesso às informações nacionais e internacionais. Portanto, atua como elemento de atualização e de dinamização do ensino.
Todos os Laboratórios da INTEGRA possuem regulamentos próprios que normatizam sua utilização, regulam os horários de funcionamento e garantem a segurança e a qualidade do serviço oferecido. Os espaços dos Laboratórios atendem os critérios de acessibilidade, com portas amplas e espaços específicos para pessoas com mobilidade reduzida. Os planos de atualização dos Laboratórios atendem o cronograma de atualização e manutenção da instituição, considerando a implantação de novos cursos e as necessidades de atualização de cada curso.
Os Laboratórios de Informática possuem quantidade de microcomputadores proporcional ao número de alunos almejados e contam com acesso à internet através de rede Wi-Fi em toda a extensão de suas dependências. Os softwares instalados nos Laboratórios serão conforme solicitação realizada por professores e coordenadores e são atualizados a cada início de semestre.
Os Laboratórios especializados de cada curso são estruturados de modo a favorecer a aprendizagem dos alunos por meio da articulação entre teoria e prática, bem como para o desenvolvimento de técnicas, procedimentos e habilidades específicas de cada curso.
São disponibilizados computadores com recursos específicos e adequados às necessidades de pessoas com deficiência visual, sendo disponíveis máquinas no Laboratório de Informática e na biblioteca. Os recursos específicos incluem programas de acessibilidade, como o do Windows, abrangendo: realce de cores, otimização de foco, de ponteiro e de cursor, substituição de mouse por teclado (na parte numérica) e softwares como DOSVOX e VLibras.
Laboratório de Informática I (EAD)
- 38 máquinas – processador i3, 5ª geração, memória de 4 GB, HD de 500 GB. Todas as máquinas estão com Monitor DELL de 19.5 Wid., web can e headset também DELL. Sendo um dos terminais de computador acessível com teclado em braile e softwares especiais de acessibilidade com o DOSVOX e o VLIBRAS.
- Os softwares utilizados nos equipamentos do laboratório são licenciados pela parceria Microsoft Imagine.
- A internet do laboratório é cabeada de 10/100 GB.
Biblioteca
A Biblioteca é parte essencial desse projeto de curso, com a finalidade de organizar e disseminar a informação, desenvolvendo atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, bem como a dinâmica e atualização de informações a serem observadas e geradas no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão.
Portanto, a gestão da Biblioteca, como elemento dinamizador no processo de ensino e pesquisa, deve estar atenta à utilização correta do acervo, dos equipamentos existentes, atuando como instrumento eficaz na transferência da informação, acompanhando a evolução tecnológica, de modo a prestar serviços de qualidade à comunidade.
A Biblioteca da FACULDADES INTEGRADAS DA AMÉRICA DO SUL, para exercer seu papel como fonte informacional de suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, dispõe de uma estrutura funcional composta de seções, setores, viabilizando a organização e socialização da informação.
A Biblioteca da FACULDADES INTEGRADAS DA AMÉRICA DO SUL está organizada em uma área útil de 299 m2, com espaço físico destinado ao Acervo Bibliográfico, a seis (6) gabinetes de estudos individuais e aos espaços para estudo em grupo. Possui 5 (5) gabinetes com computadores para acesso à internet e pesquisa bibliográfica.
Os recursos humanos da Biblioteca da FACULDADES INTEGRADAS DA AMÉRICA DO SUL estarão de acordo com as exigências inerentes a serviços biblioteconômicos, conforme dispõe legislação nacional. Preliminarmente a Biblioteca conta com a assessoria de bibliotecária e auxiliar administrativo.
A Biblioteca da Faculdades Integradas da América do Sul terá o seu acervo constituído de monografias, livros, periódicos especializados nacionais e estrangeiros e em assinatura corrente, obras de referência, materiais audiovisuais, bases de dados e folhetos. Tudo, como já exposto, obedecendo a uma política de qualificação e ampliação na forma indicada no planejamento econômico-financeiro, a fim de compatibilizar o acervo com a demanda e a política de atualização.
O processamento técnico do acervo da Biblioteca da Faculdades Integradas da América do Sul segue o sistema automático de catalogação e classificação cooperativa, obedecendo às normas técnicas de preparo da informação através da Classificação Decimal Universal (CDU) e o código de catalogação Anglo-Americano AACR2, objetivando a disponibilização do acervo com maior rapidez e eficácia, garantindo a qualidade do preparo técnico do acervo.
A Biblioteca da Faculdades Integradas da América do Sul oferecerá à comunidade acadêmica os seguintes serviços: empréstimo domiciliar, reservas, renovações, devoluções, levantamento bibliográfico, orientação a pesquisa bibliográfica ao usuário e disseminação da informação.
A Biblioteca da INTEGRA conta com um acervo de 6.099 exemplares tombados e com acesso remoto por meio do Portal do Aluno para consulta e renovação de empréstimo. A Biblioteca conta ainda com acervo de Periódicos Nacionais e Estrangeiros, Revistas, Jornais e Obras de Referência.
A política de expansão e atualização do acervo orienta-se pelos aspectos qualitativos e quantitativos, possibilitando acesso à bibliografia básica e complementar dos cursos da INTEGRA, em número suficiente e adequado aos conteúdos determinados.
A política de aquisição do acervo ocorre segundo os critérios a seguir:
a) A ampliação do acervo ocorre gradativamente de acordo com o crescimento do número de alunos e a atualização e ampliação das disciplinas dos cursos da INTEGRA. Também se leva em consideração para a expansão do acervo e atualização, a aquisição de Bibliografia para os novos cursos a serem credenciados na instituição.
b) A cada início de ano os Coordenadores de Curso, com o NDE, o Colegiado e a Bibliotecária procedem a uma revisão bibliográfica de sua área e elaboram um planejamento de aquisição para o ano, destacando a urgência de cada título.
c) A Biblioteca recebe permanentemente sugestões dos usuários internos (docentes e discentes) para aquisição de novos títulos ou exemplares. As sugestões são avaliadas pela bibliotecária e encaminhadas para a gestão da instituição, verificando-se a relevância e pertinência da mesma, de forma que atenda às necessidades dos cursos. A prioridade é dada aos títulos das bibliografias básica e complementar.
d) A principal estratégia de aquisição do acervo é por meio de compra. No entanto, a Biblioteca também adquire material por doações. O material doado é avaliado pela bibliotecária e pelas Coordenações dos cursos (coordenador, professores e NDEs), com vistas a verificar sua pertinência para compor o acervo geral da Biblioteca. O doador (instituição ou pessoa física) é informado sobre os critérios adotados para aceitação e inclusão dos materiais para o acervo, tendo em vista o custo com o tratamento técnico e armazenamento, que são idênticos aos critérios para material novo.
A política de expansão e atualização do acervo orienta-se pelos aspectos qualitativos e quantitativos, possibilitando acesso à bibliografia básica e complementar dos cursos da INTEGRA, em número suficiente e adequação aos conteúdos determinados.
Os serviços de biblioteca são dirigidos por bibliotecária legalmente habilitadas e auxiliares designados pela Instituição. Os dados da bibliotecária são: Ana Christina S. de Jesus – matrícula CRB 1555.
A consulta no interior da biblioteca é feita sem qualquer formalidade, ou seja, os usuários têm livre acesso às estantes do acervo bibliográfico, permitindo o conhecimento de todo material existente para consulta além daquele que é do seu interesse. Quando a obra desejada não é encontrada, o usuário pode solicitar a pesquisa no sistema informatizado da biblioteca, que permite a consulta por autor, título e assunto.
Todo o acervo encontra-se informatizado, de forma que o usuário pode realizar consultas e empréstimo de material bibliográfico de forma online, via site da INTEGRA. Podem ser usuários: Alunos, Professores, Funcionários e Membros da Comunidade em geral. A utilização da biblioteca segue um Regulamento próprio.
A biblioteca da INTEGRA funcionará todos os dias úteis, no horário das 8h às 22 h, e, aos sábados, das 8 às 12 h.
Há também uma Biblioteca Virtual (BV) para a oferta de livros eletrônicos universitários em língua portuguesa. O link para acesso a essa Biblioteca será disponibilizado dentro do AVA de cada disciplina. A Biblioteca Virtual contratada foi a da Pearson que, desde 2005, disponibiliza um acervo completo de e-books de livros-texto, com acesso ilimitado e multiusuário. Acervo possui mais de 7.000 títulos que atendem mais de 40 áreas de conhecimento.
Fazem parte do consórcio Biblioteca Virtual os selos editoriais da Pearson Education: Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley e as Editoras parceiras: Manole, Contexto, Ibpex/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, Ática, Scipione, Educs, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPucRs, Labrador, Eureka, Brasport, Blucher e Yendis
A assinatura institucional permite o acesso ilimitado dos livros digitais aos alunos e o acesso é online (disponível para desktops, notebook, tablets e smartphones) IOS e android e o acesso simultâneos 24 horas por dia, 7 dias por semana de qualquer lugar. Além do acesso integral e ilimitado aos livros, a plataforma oferece aos usuários um conjunto de funcionalidades que enriquecem a experiência de leitura e estudo, como:
- Anotações eletrônicas nas páginas.
- Destaque de trechos do conteúdo.
- Possibilidades de criar listas personalizadas.
- Sistema de busca simples e avançado.
- Impressão de páginas (até 50% ) * mediante a pagamento adicional
- Livros catalogados com arquivo MARC 21
- Leitura através de softwares de acessibilidade para deficientes visuais.
- Descontos para compra de livros impressos.
- Acesso por meio de computadores, notebook tablets e smartphone.
- Acervo ampliado e atualizado regularmente.
Para consulta ao acervo da Biblioteca Virtual e aos periódicos online e outras plataformas de pesquisa, estão disponibilizadas, na biblioteca, 5 máquinas com a descrição a seguir:
- 5 máquinas - processador i3, 5ª geração, memória de 4 GB, HD de 500 GB. Todas as máquinas estão com Monitor DELL de 19.5 Wid., web can e headset também DELL. Sendo um dos terminais de computador acessível com teclado em braile e softwares especiais de acessibilidade com o DOSVOX e o VLIBRAS.
Bibliografia básica e complementar
Os títulos indicados para compor a bibliografia básica constantes do Projeto Pedagógico do curso estão à disposição na biblioteca física e/ou virtual. O acervo será informatizado e atende plenamente às necessidades do curso em todas suas unidades curriculares.
De forma a atender os componentes curriculares do curso constantes do projeto pedagógico, a IES mantém, no mínimo, três (3) títulos da bibliografia básica por unidade curricular e cinco (5) títulos da bibliografia complementar por unidade curricular, os quais atendem de forma excelente as indicações bibliográficas complementares referidas no programa das disciplinas.
Vale ressaltar que a bibliografia encontra-se devidamente referendada por relatório do NDE.
Sala de professores
As salas dos professores compõem o ambiente administrativo integrado. Estão estrategicamente dispostas junto às coordenações de curso. Compões a sala dos professores mesas e cadeiras, quatro (4) gabinetes de trabalho, 84 escaninhos, uma (1) sala de reuniões com dez (10) cadeiras giratórias além do espaço de apoio técnico-administrativo. A sala coletiva dos professores possui mobiliário adequado e adquirido com a finalidade de fornecer aos profissionais melhores condições de trabalho contando, inclusive, com 1 cadeira de massagem e um tabuleiro de jogo de xadrez, possibilitando o descanso e atividades de lazer e integração.
A sala está instalada em um espaço de 48,25 m², é equipada com computadores com acesso a internet e também rede sem fio. A sala possui sofá, televisão, mesa com café, armários com cadeados para que os professores possam guardar documentos, provas, trabalhos e objetos pertinentes à sua profissão, mesas e cadeiras, enfim itens necessários para que o docente tenha a comodidade necessária às atividades desenvolvidas.
A sala é adequadamente iluminada, ventilada, limpa e com dimensões necessárias ao bom desenvolvimento das atividades do curso. A sala dos professores está localizada próximo às Coordenações de Curso e tem todo o apoio das secretárias da coordenação e equipe da logística. O espaço de coordenação, sala de professores, reuniões e atendimento individualizado além da direção sala da direção Acadêmica estão em um ambiente INTEGRADO de modo a enfatizar a filosofia de trabalho da Faculdade Integra, em que haja facilidade de acesso e comunicação entre os envolvidos.
Além da sala dos professores, existe, no ambiente administrativo, uma sala de reunião de professores com mesa redonda para 10 lugares, aparelho de televisão com equipamento de vídeo conferência (Logitech Conference Cam Group Hd USB 1080 z), frigobar e armário.
Espaço de trabalho para professores de tempo integral
O espaço de trabalho para professores de tempo integral está instalado no ambiente administrativo com mesas individuais com computadores com acesso à internet e rede sem fio, mesa, cadeiras para atendimento, telefone, impressora e armários e arquivo com chave. As condições de limpeza, iluminação, acústica, ventilação, conservação e comodidade viabilizam o desenvolvimento das atividades acadêmicas necessárias com conforto, acessibilidade e privacidade garantida pelas baias individuais.
A sala onde se encontra o espaço de trabalho para os professores de Tempo Integral tem tamanho e estrutura suficiente para o atendimento ao número de docentes com esse regime de trabalho na instituição, favorece ainda o apoio das secretárias da coordenação e da equipe de logística. Além dos equipamentos de TI, a sala possui armários com cadeados para os professores, com o objetivo de oferecer aos docentes a comodidade necessária ao bom desenvolvimento das atividades do curso.
Espaço de atendimento a docentes e discentes
A sala está instalada em um espaço de 48,25 m², é equipada uma mesa de reunião para com acesso a internet e também rede sem fio. A sala possui sofá, televisão, mesa com café e equipamento para de vídeo conferência (Logitech Conference Cam Group Hd USB 1080 z). Podendo ser utilizada para atendimento a alunos ou grupo de alunos, assim como para reuniões com representantes de turma e reuniões de docentes.
Salas de aula
O prédio com quase 9.000m2 possui 33 salas de aulas, sendo 20 salas com 25 carteiras cada uma, totalizando 500 carteiras. Cada sala de aula está equipada com carteiras estofadas, possui uma (1) mesa para cadeirante, uma (1) carteira para obeso, projetor multimídia, mesa professor, Cabo HDMI, WIFI, Ar condicionado e dois (2) quadros brancos em vidro dispostos de maneira que as projeções possam ser realizadas entre eles. Será disponibilizado ao docente pincel para quadro branco nas cores azul e vermelho, apagador e demais suprimentos necessários ao bom desenvolvimento das aulas.
As salas de aulas da INTEGRA são divididas em tamanhos diferentes (entre 59m2 a 81m2. O importante para a instituição é que o aluno esteja sempre em um ambiente confortável propício ao momento ensino-aprendizagem. As salas geralmente oferecem mais de 2m² por aluno.
Quanto à acessibilidade para as salas de aulas, o prédio possui dois elevadores, as portas abrem para o corredor e não há degraus nos andares.
A limpeza das salas de aula da INTEGRA é feita em todos os períodos de funcionamento da IES, por empresa especializada, visando manter o padrão de higiene e limpeza necessário ao excelente desempenho das atividades acadêmicas.
A sala de aula destinada a EAD fica em frente ao Núcleo de Educação à distância e possui 30 carteiras contando com uma mesa e espaço destinado a cadeirante, assim como uma carteira para pessoa alto peso e uma carteira para canhoto. Estão instalados na sala de aula projetor multimídia e quadros de vidro.
Sala de aula interativa
As salas de aulas interativas são ambientes em que se podem desenvolver metodologias e estratégias de ensino diversos. São três (3) salas com 33 mesas trapezoidais cada uma, cadeiras giratórias, TVs, projetor multimídia, Cabo HDMI, chrome cast, Ar-condicionado e dois (2) quadros brancos em vidro dispostos de maneira que as projeções possam ser realizadas entre eles.
Sala de coordenação de cursos
As coordenações de curso de Graduação ocupam uma sala com espaços individuais que contemplam equipamentos de TI adequados aos serviços executados pelas coordenações, equipada com mesa, armários-arquivo, computadores, telefone, cadeiras giratórias e cadeiras normais para atendimento. O espaço destinado às coordenações de curso, além de climatizado e com possibilidade de acesso restrito quando necessário, conta ainda com impressoras e acesso personalizado aos sítios da world wide web assim com às pastas compartilhadas dos demais departamentos da instituição por meio do servidor local.
A assistente de coordenação encontra-se em local estratégico próximo à sala das coordenações de curso, facilitando a logística para atendimento dos coordenadores e encaminhamento dos alunos e professores.
Acesso dos alunos a equipamentos de informática
Os Laboratórios de Informática, com regulamento próprio e acessível, possuem quantidade de microcomputadores proporcional ao número de alunos previsto para os cursos e contam com acesso à internet através de wireless e rede cabeada em toda a extensão de suas dependências. Além dos laboratórios de informática, a biblioteca e os laboratórios específicos de cada curso possuem computadores com softwares direcionados para o exercício das atividades acadêmicas pertinentes a cada área. Os softwares instalados nos Laboratórios são conforme solicitação realizada por professores e coordenadores e serão atualizados a cada início de semestre.
Os espaços dos Laboratórios atendem ainda aos critérios de acessibilidade, com portas amplas e espaços específicos para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual. Os planos de atualização dos Laboratórios atendem o cronograma de atualização e manutenção da instituição, considerando a implantação de novos cursos e as necessidades de atualização de cada curso.
Além do acesso por meio dos computadores disponíveis na biblioteca e nos laboratórios, no hall principal de entrada, no piso térreo encontra-se um totem de autoatendimento conectado à internet por meio do qual é possível acessar o Portal do Aluno onde se visualizará a situação acadêmica e financeira, sendo possível ainda fazer impressão de documentos nesse terminal.
Auditório (Espaço Capacitação)
A faculdade INTEGRA possui um auditório, intitulado, espaço capacitação com 110 carteiras com estofados e mesas escamoteáveis, mais um lugar em carteira para pessoa de alto peso e um lugar reservado para cadeirante. Possui um Púlpito, dois (2) projetores multimídia, dois (2) aparelhos de ar-condicionado, cabeamento para áudio/vídeo e conferências.
Espaço para atendimento aos discentes
Os discentes são atendidos em sete (7) gabinetes individuais próximos a biblioteca, na sala do Núcleo de Apoio psicopedagógico discente – NAD, nos gabinetes das coordenações e no espaço dedicado ao atendimento discente e docente na administração. Portanto, o atendimento ao discente não se limita aos gabinetes individuais.
Núcleo de Educação a Distância - NEAD
A estrutura do Núcleo de Educação a Distância fica em sala no primeiro piso do prédio da INTEGRA e está equipada com uma mesa para o coordenador do NEAD, uma mesa de reunião para 10 pessoas com equipamento de vídeo conferência (Logitech Conference Cam Group Hd USB 1080 z), mais uma mesa conjugada de trabalho para quatro pessoas. Cada mesa de trabalho possui notebook, e a sala possui telefone e impressora. Ainda no ambiente do NEAD existe uma sala reservada para a estruturação de um estúdio para gravação de vídeo aulas.
Energia
- Grupo de Nobreak com funcionamento 24h
- Rede Estabilizada de Energia para 220V e 110V com funcionamento 24h
- Grupo Gerador (Sustação de energia própria) – com entrada automática com caso haja queda de energia 24 h
Internet
- Mudança de link de operadoras diferentes em caso de queda da rede de internet com funcionamento 24h
- 12 roteadores auto gerenciáveis em toda a IES com funcionamento 24h
Servidores
- Serviços Proxy
- Servidor Firewall
- Backup incremental em servidor cloud para evitar perda de dados, realizado por período (matutino, vespertino e noturno)
Rede
- Cabeada lógico e WI-FI com gerenciamento 24h
Redes de Dados: internet 50 MB (empresa)
Internet 30 MB (ADSL)
Internet 10 MB (empresa)
Internet GSM (móvel)