Plano Acadêmico:
Até o período 2017.2, estava prevista a realização de atividades conduzentes a:
1) Seleção de servidores (docentes e técnicos em administração do IFRN para cursar estudos de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco. A seleção foi relazidada nos meses de junho e julho de 2016, previamente publicitada em Edital, com especificação dos requisitos e provas a serem realizados pelos candidatos. As provas foram três, como é costumeiro neste tipo de seleção: a) prova escrita de conhecimentos específicos; b) defesa de projeto de pesquisa; c) análise do currículo e prova de idioma estrangeiro. No processo seletivo foram aprovados 14 candidatos: 10 na área de concetração LINGUíSTICA e 4 na área de concetração LITERATURA. Participaram do processo seletivo 8 professores da UFPE, sendo 3 deles membors da banca de defesa dos projetos, deslocados até as instalações do IFRN para tal fim.
2) Ministração de até 12 disciplinas de Pós-Graduação (6 na área de Linguística e 6 na área de Teoria da Literatura), perfazendo ao todo 240 horas-aula para cada área de concetração, tendo em vista a necessidade de completar os créditos necessários em nível de doutorado para novos alunos do Programa.
ATIVIDADES REALIZADAS
1) Seleção de Servidores. A seleção foi relazidada nos meses de junho e julho de 2016, previamente publicitada em Edital, com especificação dos requisitos e provas a serem realizados pelos candidatos. As provas foram três, como é costumeiro neste tipo de seleção: a) prova escrita de conhecimentos específicos; b) defesa de projeto de pesquisa; c) análise do currículo e prova de idioma estrangeiro. No processo seletivo foram aprovados 14 candidatos: 10 na área de concentração LINGUíSTICA e 4 na área de concentração LITERATURA. Participaram do processo seletivo 8 professores da UFPE, sendo 3 deles membros da banca de defesa dos projetos, deslocados até as instalações do IFRN para tal fim.
2) Ministração de até 12 disciplinas de Pós-Graduação (6 na área de Linguística e 6 na área de Teoria da Literatura), perfazendo ao todo 240 horas-aula para cada área de concentração. Foram ministradas por parte d elos professores elencados, as disciplinas a seguir:
A) ÁREA DE LINGUÍSTICA:
1) Fundamentos Teóricos da Linguística: Prof. Dr. José Alberto Poza.
2) Linguagem, Ideologia e Ensino: Profª. Drª. Fabiele StockmanS.
3) Análise do Discurso: Profª. Drª. Evandra Grigoletto.
4) Sociolinguística: Prof. Dr. Marcelo Sibaldo.
5) Linguística Histórica: Prof. Dr. José Alberto Miranda Poza.
6. Filosofia da Linguagem: Profª. Drª. Maria Cristina Hennes Sampaio.
ÁREA DE LITERATURA:
1) Bases da Teoria da Literatura Profª. Drª. Brenda Carlos de Andrade.
2) Literatura e Filosofia: Prof. Dr. Oussama Naouar.
3) Poéticas Contemporâneas Profª. Drª. Brenda Carlos de Andrade.
4) Teorias da Narrativa: Prof. Dr. Ricardo Postal.
5) Crítica Literária: Prof. Dr. Oussama Naouar (30 horas)
6) Teorias da Poesia (30 horas) Prof. Dr. Dário de Jesús Gómez Sánchez. Neste último caso, foram ofertadas duas disciplinas de 30 horas e não apenas uma de 60 como nas outras disciplinas.
Face a um aprimoramento das futuras defesas dos respectivos projetos de pesquisa, foi organizada pela UFPE, em parceria com o IFRN, no período 16 a 31 de outubro de 2017 o I ENCONTRO PGLETRAS UFPE/IFRN. Nele ocorreram palestras, mesas redondas, orientações individuais e apresentações do andamento dos projetos perante bancas específicas de cada área celebradas ao longo das duas semanas. Este encontro permitiu ainda que os doutorandos conhecessem diretamente nossa Instituição, bem como as instalações do PPGL e os restantes professores e técnicos que formam parte do nosso Programa.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
LABORATÓRIOS
Os Núcleos de Pesquisa têm espaço físico com equipamento de informática, sendo todos localizados no prédio onde funciona o Programa. Cada Núcleo, de acordo com suas especificidades, é coordenado por docente do PPGL e funciona como laboratório, no qual pesquisas particulares dos professores e alunos a ele vinculados são desenvolvidas.
Além disso, o Programa reserva espaço físico com infra-estrutura adequada que favorece sua utilização continuada. No espaço, encontram-se computadores (com monitores LCD) ligados à Internet, bebedouro (gel’água), ar condicionado split, impressora jato de tinta , scanner de mesa, bancas com cadeira e ponto de internet para o uso de laptops pessoais dos discentes. Destacamos a utilização de 01 TV LCD 32 wildescreen com softwares específicos para leitura do Acervo Digital de Teses e Digitação, bem como para leitura de outras mídias.
O referido espaço é reservado também para reuniões de grupos de estudo e eventos variados, tais como exames de qualificação e seminários, mediante agendamento prévio. No ambiente há lousa (quadro branco) para aulas e eventos agendados.
RECURSOS DE INFORMÁTICA
Dispomos, atualmente, dos seguintes recursos:
Além do equipamento existente em cada Núcleo de Pesquisa, o Programa dispõe na Sala de Leitura Cesar Leal, no Espaço para Reuniões, acima mencionado, e em sua Secretaria o seguinte recurso:
08 Microcomputadores, sendo 03 Laptops
02 Impressoras jato de tinta
01 Impressora laser color
04 Datashows
07 Assinaturas de antivírus
01 Maquina copiadora Kyocera
01 TV Monitor LCD 32´ wildescreen
03 filmadoras
02 scanners
02 Câmeras digitais cyber-shot
08 Nobreaks
02 Caixas de som 4.1
02 Caixas de amplificação de som para as duas salas de aula
02 Distribuidores VGA
02 Telas Retráteis para Projeção
04 HDs externos
04 Gravadores de DVD
40 Pendrives
02 Roteadores de rede
04 Receptores PC / wireless
02 Estações de trabalho
BIBLIOTECAS
Os alunos do PPGL Letras têm acesso a todas as bibliotecas da Universidade (a Central e as setoriais), dentre as quais está a Joaquim Cardoso - situada no prédio do CAC, com um acervo de quase 78.000 exemplares, algumas centenas de títulos de periódicos (nacionais e estrangeiros), do quais mais de quarenta títulos são das áreas de Letras e Lingüística. Em 2009, com o falecimento das professoras do nosso Programa Maria da Piedade Moreira de Sá e Gilda Maria Lins de Araújo, os acervos pessoais das referidas professoras foram doados para a Biblioteca Joaquim Cardoso.
Com o objetivo de oferecer um acervo mais especializado, foi criada a Sala de Leitura César Leal para atender aos alunos do PG Letras. Esta Sala de Leitura ocupa aproximadamente 25 metros quadrados e passou por ampla re-qualificação em 2008. Fizemos renovação do mobiliário, renovação de pintura e aplicação de gesso. O mobiliário antigo foi substituído por estantes para livros, teses e dissertações, estantes para CD e DVD e armários mais modernos e específicos para o uso em bibliotecas, os quais atendem as orientações dos profissionais em biblioteconomia para a segurança e para uma melhor disposição de nosso acervo. Atualmente, a sala conta com 2 estações integradas de trabalho para uso dos funcionários, 1 mesa com computador para o acesso às teses e dissertações digitais, 13 estantes, 2 computadores, 1 impressora jato de tinta, 1 armário tipo baú, 1 armário de segurança, 2 mesas retangulares grandes para estudo, 16 cadeiras, 1 armário guarda-volumes, 1 aparelho de ar-condicionado split e 1 bebedouro (gelágua). Em 2009, foram adquiridas 3 mesas específicas para bibliotecas para esta Sala de Leitura, substituindo as anteriores, oferecendo assim maior conforto e maior espaço aos estudantes; além de seis novas estantes completaram a infraestrutura necessária.
O acervo da Sala de Leitura César Leal é constituído por obras especializadas nacionais e internacionais nas áreas de lingüística e literatura, totalizando cerca de 5.000 títulos de livros (incluindo exemplares de teses e Dissertações). O funcionamento da referida sala conta com uma bibliotecária e 2 estagiários, que atendem ao público no período das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Há na sala um computador e uma impressora para uso dos funcionários e um computador para que os alunos possam acessar as teses e dissertações digitais. Os serviços oferecidos são: empréstimo domiciliar, renovação de empréstimo por e-mail, boletins semestrais de novas aquisições, orientações referentes às normas bibliográficas e catálogos de autor/título/assunto/topográfico.
Vale ressaltar, ainda, que formam o acervo disponível aos alunos do PPGL todas as teses e dissertações digitalizadas a partir da realização do Projeto Letras Digitais (que mencionamos ao fazermos o Histórico do Programa). Esse Acervo Digital de Teses e Dissertações está disponível para consulta na Sala de Leitura César Leal, do PPGL/UFPE, podendo ser consultado por seus usuários também no Laboratório de Informática do Programa, em TV Monitor LCD 32´ Wildescreen, conectado a um computador, com uma tecnologia de interface avançada entre o usuário e o sistema computacional.
Além dos acervos mencionados, os estudantes têm amplo acesso aos espaços dos Núcleos de Pesquisa vinculados do Programa, que possuem acervos bibliográficos especializados (livros, periódicos e anais), o que amplia consideravelmente o material bibliográfico disponível para consulta. Para ilustrar, citamos o NELFE – Núcleo de Estudos Lingüísticos da Fala e da Escrita - que conta com um acervo de mais de 800 títulos nacionais e internacionais, entre periódicos, livros, teses e dissertações. O núcleo foi criado pelo professor, agora aposentado, Dr. Luiz Antônio Marcuschi, e atualmente é liderado pela professora Dra. Kazuê Saito Monteiro de Barros. Também na sala do NIG, liderado pela prof. Dra. Angela Paiva Dionisio, os alunos encontram importante acervo bibliográfico, além de poder consultar, na página do referido núcleo de pesquisa, a produção resultante da Série Bate-Papo Acadêmico. A série, projeto que teve início já no ano de 2011 com a entrevista concedida pelos professores Carolyn Miller (NCSU-USA), Charles Bazerman (UCSB-USA), é composta por entrevistas com importantes pesquisadores que estudam questões relacionadas aos gêneros textuais, traduzidas em vários idiomas e disponibilizadas no formato vídeo e e-book. Cabe mencionar, ainda, o importante acervo especializado, referente às línguas e cultura de diversas etnias indígenas, abrigado pelo NEI, que é liderado pela profª Drª Stella Telles, e a recente aquisição, pelo NEPLEV, liderado pela profª Drª Evandra Grigoletto, de cerca de 60 títulos sobre análise do discurso e estudos culturais (Edital de Apoio a Grupos de Pesquisa – Propesq/UFPE-2011), que também está aberto à consulta dos alunos do PPGL.
RECURSOS HUMANOS (ADMINISTRAÇÃO)
Atualmente, o corpo administrativo do Programa é composto pelos seguintes nomes:
Em 2018, o corpo administrativo do Programa estava composto pelos seguintes nomes:
-José Alberto Miranda Poza (Coordenador)
-Stella Virgínia Telles de Araujo Pereira Lima (Vice-Coordenadora)
-Jozaías Ferreira Santos (Secretário)
-Adriel Pergentino (Assistente Administrativo)
-Claudyvanne Dos Santos Nascimento Silva (Assistente Administrativo)
Também atuam no PPGL, durante o ano de 2018, em diferentes períodos, os seguintes bolsistas:
-Rebecca Alves França da Silveira(Colaborador Administrativo Secretaria/Laboratório)
-Jeanne Damasceno Rodrigues(Colaborador Administrativo Secretaria/Laboratório)
-Leydson Mayckson Ferraz de Barros (Colaborador Administrativo Secretaria/Laboratório)
-Amanda Isabel Gomes Oliveira (Colaborador Administrativo Secretaria/Laboratório)
-Jonathan Christoff Martins Antonio (Bibliotecário da Sala de Leitura César Leal) - até abril de 2018
- Wellington Borges da Silva Filho (Bibliotecário da Sala de Leitura César Leal) - a partir de abril de 2018
-Hans Miller Vital da Silva (Bibliotecário da Sala de Leitura César Leal)
Cabe ainda destacar que, em 2018, recebemos via PROPESQ/UFPE verba de R$ 20.000,00 destinada a renovação do material permanente do Programa e a qualificação dos espaços. Uma vez que sejam recebidos os equipamentos listados abaixo, aplicaremos em melhorias para o Laboratório de Informática do Programa de Pós-Graduação em Letras, por meio da instalação de mobiliário adequado ao espaço, ampliação do acesso à internet no referido laboratório e criação de um espaço multiuso, que passaria a abrigar os bolsistas e professores que atuarão na editoração da Revista Investigações, além de seguir sendo utilizado para as funções que lhe foram destinadas, a saber, reuniões administrativas e de grupos de estudos, e exames de qualificação. A criação de um espaço multiuso, no Ambiente 2 do Laboratório, abrigará a equipe de editoração da Revista Investigações, além de permitir a permanência de bolsistas no local, favorecendo o controle do uso dos equipamentos e do espaço. Pretende-se, ainda, fazer a instalação de impressoras que possam servir aos alunos do PPGL e à equipe de editoração da Revista.
1 mesa para reunião retangular 2400X1000X740MM
6 desktops (configuração básica para administrativo)
3 notebooks (configuração básica para administrativo)
2 projetores multimídia (datashow)
1 ar condicionado tipo Split - 9.000 BTUs
1 bancada para laboratório 2400X1400X740MM
1 impressora multifuncional Jato de Tinta colorida
1 telefone sem fio