Plano Acadêmico:
Objetivos e Metas :
O PPGEE/UFPA se configura como o único programa de pós-graduação em engenharia elétrica que possui nível de doutorado e conceito 5 junto à CAPES. Em função disso, nos últimos anos, o PPGEE tem sido bastante demandado para formação de recursos humanos, principalmente para IES sediadas nas regiões Norte, Centro Oeste e Nordeste (em menor escala). Adicionalmente, A UNIFESSPA foi criada em junho de
2013, tendo como base o desmembramento do campus de Marabá da Universidade Federal do Pará, o qual já contava com maturidade acadêmica para nuclear uma nova IES, e a criação de quatro novos campi
nos municípios da região sul e sudeste do Pará, a saber: Rondon do Pará, Xinguara, São Felix do Xingu e Santana do Araguaia, permitindo novo avanço na interiorização de ensino superior na região. O objetivo da
criação da nova Universidade é possibilitar aos estudantes da região acesso à educação superior pública de qualidade, sem necessidade se deslocamento para grandes centros, favorecendo a fixação de recursos
humanos com melhor qualificação profissional e potencializando a função social da IFES, especialmente na Amazônia. Certamente, são grandes os desafios para implantação e consolidação da UNIFESSPA, dentre
os quais, destacam-se a qualificação de seus quadros, a fixação de novos grupos pesquisadores, implantação de programas de pós-graduação, para permitir oferta de formação com qualidade. Com intuito de
viabilizar a nova Universidade, o Ministério da Educação firmou, junto à Universidade Federal do Pará, Termo de Cooperação Técnica (DOU 129 e DOU 132), o qual estabelece a responsabilidade de tutora da
UNIFESSPA à UFPA. Em função de tal responsabilidade, a UFPA vem sistematicamente fortalecendo ações de capacitação de recursos humanos para o atual quadro docente da UNIFESSPA. Desta forma, o
PPGEE/UFPA possui como objetivo geral promover a qualificação, em nível de doutorado, dos docentes da UNIFESSPA em áreas e subáreas de atuação do PPGEE, com vistas a formar novos grupos de pesquisa em
áreas estratégicas e prioritárias, além de atender a outros objetivos, tais como: consolidar grupos de pesquisa já existentes, fomentar a cooperação acadêmica, criar novos programas de pós-graduação e
consolidar os programas já existentes. Sendo assim, o DINTER do PPGEE/UFPA se caracteriza como um elemento fundamental que a UNIFESSPA possa ampliar o percentual de professores com a titulação de
doutorado, no âmbito do seu corpo docente. Diante do contexto exposto e dos objetivos deste projeto de DINTER, as metas prioritárias, no horizonte de 5 anos, são: - Formação direta de 15 doutores do corpo
docente da UNIFESSPA, envolvendo as áreas de engenharia, computação, física, matemática e estatística; - Formação indireta (a partir das teses definidas para os doutorandos) de 7 mestres do corpo docente da
UNIFESSPA, envolvendo as áreas de engenharia, computação, física, matemática e estatística; - Formação indireta (a partir das teses definidas para os doutorandos) de, no mínimo, 60 alunos de iniciação científica
do corpo discente da UNIFESSPA, envolvendo as áreas de engenharia, computação, física, matemática e estatística; - Criação de, no mínimo, 2 grupos de pesquisa (1 em computação aplicada e 1 em
telecomunicações) no novo Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; - Ampliação significativa de parcerias nacionais e internacionais, a partir das redes de cooperação já estabelecidas pelo PPGEE/UFPA; -
Produção de, no mínimo, 20 publicações em periódicos qualificados (A1, A2, B1 e B2), segundo a classificação do Qualis/CAPES de Engenharias IV. - Produção de, no mínimo, 60 publicações em conferências
nacionais e internacionais de relevância para as áreas de concentração abrangidas pelo PPGEE/UFPA; - Implantação de um Laboratório de Telecomunicações e Computação Aplicada, com investimento proveniente
da PROPIT, para fomentar fortemente tais áreas no âmbito da UNIFESSPA; - Elaboração de projetos de cooperação acadêmica nacionais, tais como: PROCAD e Pró-Amazônia, para incentivar fortemente a sinergia
entre outros centros de excelência do país, minimizando assim o risco de endogenia; - Envolvimento, por meio da realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, das empresas e indústrias da
área de abrangência da UNIFESSPA, de forma a contribuir com a disseminação e a transferência do conhecimento gerado a partir das pesquisas realizadas no desenvolvimento das teses.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
Em função da natureza interdisciplinar das pesquisas desenvolvidas pelos orientadores do PPGEE, historicamente, os candidatos às vagas possuem formações diversas, dentro do domínio de engenharias e
tecnologias. Sendo assim, o PPGEE, em seus processos seletivos regulares, recebe inscrições de candidatos das engenharias de um modo geral (Elétrica, Mecânica, Telecomunicações, Computação), da área de
computação e informática (Ciência da Computação e Sistemas de Informação) e das exatas e naturais (Física, Matemática e Estatística). Tais áreas, quando bem estabelecidas, cabem adequadamente nas áreas de
concentração do PPGEE: 1. Área de Sistemas de Energia (linhas de pesquisa: Controle e Automação de Sistemas; Sistemas Elétricos de Potências; Fontes Renováveis); 2. Área de Telecomunicações (linhas de
pesquisa: Processamento Digital de Sinais; Eletromagnetismo Avançado); 3. Área de Computação Aplicada (linhas de pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos; Inteligência Computacional). Diante das diversas
possibilidades de formação, o Processo Seletivo pretendido para este DINTER segue, em linhas gerais, o processo seletivo regular do PPGEE, conforme as etapas apresentadas a seguir: 1. A PROPIT/UNIFESSPA
realizou um levantamento inicial de todos os possíveis candidatos à vaga no DINTER PPGEE, envolvendo os professores que atuam nas áreas supracitadas (Engenharias Elétrica, Mecânica, Telecomunicações,
Computação; Ciência da Computação e Sistemas de Informação; Física, Matemática e Estatística). Tal levantamento serviu de base para que o PPGEE estimasse a viabilidade de realização do DINTER e o "overhead"
a ser inserido ao conjunto de orientadores. A partir desse universo de possíveis candidatos, serão aplicados "ipsis litteris" os critérios adotados para os processos seletivos regulares do PPGEE, conforme se seguem.
2. A partir da divulgação do resultado da CAPES, caso este projeto de DINTER seja aprovado, será divulgado o calendário de eventos do processo seletivo (Divulgação do Edital, Período de Inscrição, Resultado
Final). 3. Os (as) candidatos (as), no momento da inscrição ao processo de seleção, deverão apresentar obrigatoriamente à Secretaria do Programa, os seguintes documentos: a) Formulário de inscrição
devidamente preenchido, com a indicação de três possíveis Orientadores do Programa e da Área de Concentração pretendida; b) Documentos de identificação (RG e CPF) e 1 (uma) fotografia 3x4; Diploma de graduação, Histórico escolar de graduação, Diploma de Mestrado (em caso de curso no exterior, o diploma deve estar devidamente revalidado no Brasil), Histórico de Mestrado; c) 3 (três) cartas de recomendação.
As cartas podem ser entregues impressas, em envelope lacrado ou por e-mail Institucional do recomendante, informado no formulário de inscrição; d) Curriculum Vitae, devidamente comprovado (cópias impressas,
não encadernadas); e) Plano de Trabalho. 4) Toda a documentação solicitada no item anterior será encaminhada pela PROPIT/UNIFESSPA à Secretaria do PPGEE/UFPA para a devida análise dos documentos
apresentados; 5) O PPGEE/UFPA institui, por Portaria, a Comissão de Seleção, composta por professores de todas as áreas de concentração do Programa; 6) Tal Comissão classificará os candidatos conforme os
critérios estabelecidos no Edital. O candidato será avaliado em única etapa tal como segue: Análise do Currículo Vitae, Histórico Escolar, Plano de Trabalho e Cartas de Recomendação do candidato – de caráter
eliminatório e classificatório; conforme pontuação a seguir: - Análise do Histórico Escolar: 4 - Análise do Currículo Vitae: 3 - Análise do Plano de Trabalho: 2 - Análise das Cartas de Recomendação: 1 O Plano de
Trabalho, de acordo com as linhas de pesquisa em cada área de concentração do Curso, deve conter, no mínimo: Tema; Linha de Pesquisa; Justificativa (motivações, atualidade e relevância do tema); Objetivo;
Proposta Metodológica e Cronograma de Execução. O Plano de trabalho deve ser elaborado em, no máximo, de 03 (três) páginas. A Comissão de Seleção atribuirá uma pontuação para etapa citada, observando os
seguintes conceitos, com os respectivos símbolos e escala numérica: I. Excelente (EXC) = 9,0 a 10,0 II. Bom (BOM) = 7,0 a 8,9 III. Regular (REG) = 5,0 a 6,9 IV. Insuficiente (INS) = 0 a 4,9 Será considerado
aprovado o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 7 (sete).
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
Os laboratórios vinculados ao PPGEE/UFPA que participarão deste projeto de DINTER são: Na área de concentração de Computação Aplicada: - Laboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho (LPRAD); -
Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA); - Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados(LASSE); - Laboratório de Inteligência Computacional (LINC). Na área de concentração de Telecomunicações: -
Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA); - Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados(LASSE); - Laboratório de Eletromagnetismo (LEMAG); - Laboratório de Computação e Telecomunicações - (LCT) -
Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA); - Laboratório de Processamento de Sinais (LaPS); Entre as tecnologias que podem ser trabalhadas, destacam-se: Ethernet (10,100 e 1000 Mbps), xDSL (linha de
assinante digital com todas as suas variações: ADSL, ADSL2, VDSL, etc), fibras ópticas, Wifi (802.11), GSM (2ª Geração da telefonia móvel), UMTS (3ª Geração da telefonia móvel), WiMAX (4G)e LTE (4G), PLC
(Power Line Communication). Os laboratórios do PPGEE possuem grupos que executam atividades relacionadas com a tecnologia de TV Digital, cujo objetivo é investigar ferramentas de apoio à padronização ao
Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), bem como o desenvolvimento de aplicações e estudo de tecnologias de acesso, que forneçam suporte ao estudo do Sistema de TV Digital Interativa. Os laboratórios do
PPGEE também desenvolvem projetos relacionados à área de desenvolvimento de software. Com uma equipe com ampla experiência na modelagem, desenvolvimento e implantação de softwares, cujas atividades
estão alinhadas conforme definem melhores práticas estabelecidas no mercado, sempre tendo como principal diferencial a inovação tecnológica. Outra área de atuação dos laboratórios do PPGEE está relacionada
com a infraestrutura de serviços de Internet, onde é possível realizar o dimensionamento de servidores e outros ativos de rede com definição de necessidades de hardware e software para implantação desses
serviços. Vinculado a isso, realiza-se também a instalação lógica e configuração de aplicações de Internet, principalmente as baseadas em software livre. Contando com os seguinte equipamentos: - 25
microcomputadores para desenvolvimento das atividades do projeto; - 10 computadores portáveis (laptops) para estudo de redes móveis; - 2 servidores de grande poder de processamento configurados para
execução de aplicações de alto custo computacional, como simulações de eventos discretos, modelos de otimização, modelos de inteligência computacional, etc. - Redes PLC (Power Line Communication) indoor e
outdoor utilizada para análise de propagação do sinal, captura e análise de ruído e qualidade de transmissão de aplicações multimídia (VoIP, VoD, TV digital, etc); - Rede MESH WIFI utilizada para testes de
protocolo de roteamento, análise de qualidade de transmissão de aplicações multimídia (VoIP, VoD, TV digital, etc) e desenvolvimento de algoritmos de QoS; - Laboratório completo de rede xDSL, no qual se investiga os padrões ADSL/ADSL2/ADSL2+ e VDSL/VDSL2, com o objetivo de desenvolver soluções para problemas de propagação do sinal na linha e interferências; - Um gerador de tráfego capaz de gerar e
analisar tráfego de dados sob as pilhas TCP/IP e UDP/IP; - Um analisador de protocolos RADCOM, o qual captura os pacotes e analisa todas as camadas da rede, podem-se utilizar os mais diversos protocolos; -
Simulador de redes de computadores OPNET, utilizado para simular os ambientes modelados e/ou prototipados em larga escala, permitindo analisar e obter métricas de desempenho em diversos cenários; -
Simulador de redes ópticas VPItransmissionMaker Optical Systems, que consiste em um simulador de redes ópticas que oferece interface gráfica para a criação de cenários e a obtenção de diversas métricas de
desempenho relacionadas ao domínio óptico; - Biblioteca própria com obras de diversos assuntos de tecnologia da informação e comunicação.