Plano Acadêmico:
1. Objetivo específico
Formação de até 20 doutores em Artes Visuais, nas habilitações em História, Teoria e Crítica ou em Poéticas Visuais em um período de 48 meses consecutivos, obedecendo o Regimento do PPGAV e as normas da UFRGS, UFAM e CAPES, garantindo o mesmo padrão de qualidade do Doutorado em Artes Visuais do PPGAV/UFRGS.
2.Objetivos gerais
– O objetivo primeiro do curso de Doutorado em Artes Visuais, modalidade Doutorado Interinstitucional – Dinter, é bidirecional: contribuir na qualificação dos recursos humanos da UFAM e região ao mesmo tempo que aproximando o PPGAV/UFRGS da reflexão artística na Região Amazônica.
– Proporcionar o conhecimento profundo e especializado em História, Teoria e Crítica da Arte ou em Poéticas Visuais, através da qualificação de pessoal para o exercício de atividades profissionais de ensino e pesquisa em Artes.
– Propiciar o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa nas instituições envolvidas, o exercício de parcerias acadêmicas nacionais e o aprimoramento da infraestrutura para a pesquisa na área de Artes Visuais.
– Melhorar a qualidade dos cursos de Graduação ofertados na região, além de contribuir para a futura constituição de um Curso de Pós-Graduação.
– Facilitar o estabelecimento de parcerias na área de Artes entre a UFRGS e a UFAM.
2. Seleção:
Serão abertas por Edital do PPGAV inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Doutorado, a ser ofertado na modalidade Doutorado Interinstitucional – Dinter, em convênio a ser acordado entre a UFRGS e a UFAM.
A seleção terá sua Etapa 1, de Inscrições, precedida por seleção prévia realizada pela FAARTES/UFAM, que indicará os candidatos aptos à inscrição no Processo Seletivo.
As inscrições ao Processo Seletivo serão realizadas remotamente, através de portal específico da UFRGS, com toda a documentação dos candidatos sendo inserida na forma de arquivos digitais (PDF ou equivalente).
A Etapa 2 da seleção será a Avaliação de Currículos e Projetos: análise da documentação integrada por currículos, projetos de pesquisa e dossiês ou portfólios dos candidatos.
A Etapa 3 destina-se às Arguições, realizadas por videoconferência. A avaliação será feita pelos professores do PPGAV das mesmas áreas de concentração escolhidas pelos candidatos.
O Dinter entre PPGAV/UFRGS e a UFAM é destinado prioritariamente a professores do quadro efetivo da UFAM, mas não exclusivamente. Serão oferecidas até 20 vagas, podendo uma parcela ser ocupada por pesquisadores oriundos da comunidade externa local, ao critério exclusivo da FAARTES/UFAM. Os candidatos devem ser mestres nas áreas de artes visuais, história da arte ou afins.
2.1 Documentos para o Processo Seletivo ao PPGAV/UFRGS
Para inscrição no processo seletivo, o conjunto de documentos incluirá pelo menos os seguintes:
a) formulário de inscrição devidamente preenchido;
b) documento de indicação pela UFAM para participação no Processo Seletivo;
c) cópias dos diplomas de conclusão de Graduação e Mestrado;
d) cópias do Histórico Escolar dos Cursos de Graduação e Mestrado;
e) cópias do RG, CPF e comprovante de endereço;
f) curriculum vitae (impresso e na Plataforma Lattes) e cópia dos comprovantes;
g) carta de motivação (uma página com até 3.000 caracteres incluindo espaços);
h) projeto de pesquisa (livremente adaptado da ABNT NBR 15287 – Projeto de Pesquisa);
i) portfólio referente à produção artística visual ou dossiê de produção escrita.
A documentação necessária será detalhada no Edital de Processo Seletivo específico, que também trará as especificações quanto a projeto, portfólio e dossiê.
No caso de candidato estrangeiro, devem ser apresentados os documentos exigidos pela legislação específica.
2.2 – Etapa 2: Avaliação de Currículos e Projetos
Etapa eliminatória, realizada com atenção aos critérios de seleção do PPGAV. Elementos de avaliação para projeto de pesquisa e portfólio ou dossiê:
– adequação da pesquisa à área de concentração e à linha de pesquisa;
– relevância e consistência da pesquisa proposta;
– relevância e consistência da produção artística e/ou teórica do candidato;
– experiência anterior em atividades de pesquisa e/ou ensino e/ou atividades vinculadas à área de artes visuais;
– adequação do projeto ao tempo de realização do curso (48 meses para o Doutorado).
2.3 – Etapa 3: Arguição
Etapa eliminatória, realizada após aprovação na Etapa 2, atendidos os critérios do PPGAV. Elementos de avaliação para a arguição por videoconferência:
– pertinência, consistência e relevância das bases conceituais e das referências do projeto de
pesquisa;
– clareza, coerência e objetividade nas respostas;
– condições do candidato para cumprir as normas estabelecidas pelo Regimento do PPGAV/UFRGS e outras normas da pós-graduação brasileira.
3. Elenco das disciplinas:
Os alunos deverão seguir as disciplinas obrigatórias, completando os créditos mínimos necessários à conclusão do curso, optando pelos outros oferecimentos eletivos. Será possível computar créditos obtidos nas disciplinas eletivas eventualmente cursadas no Mestrado do PPGAV. Para outras situações, ver o Regimento do Programa.
Disciplinas obrigatórias:
Metodologia da Pesquisa em História, Teoria e Crítica da Arte para Doutorado(4 cr. HTC-Obr. para HTC)
Metodologia da Pesquisa em Poéticas Visuais para Doutorado (4 cr. PV-Obr. para PV)
Debates Contemporâneos da Arte (4 cr. HTC Obr. HTC e el. para PV)
Interfaces entre Produção e Reflexão (4 cr. PV Obr. para PV)
Disciplinas eletivas:
A Imagem no Campo da Ficção
A Fotografia e seus Dispositivos para Arte
Ações Públicas, Arte e Contexto
Arte e Sistema
Documentos de Trabalho
Ensaio como Forma
Espaços e Formas de Apresentação e Concepção da Arte
Espaços Transmutáveis em Deslocamentos e Desterritorializações
Estética e Discurso da Publicação em Artes
Exposição e Curadoria de Arte Contemporânea
Laboratório de Pesquisa em Processos Reprodutivos
Leituras da Obra de Arte
Modernidades
Processos Participativos em Arte
Seminário de Arte e Fotografia
Teorias das Tecnologias da Imagem Digital
Teorias da Arte Contemporânea
Territorialidades na Arte Contemporânea
Tópico Especial I
Tópico Especial II
Tópico Especial III
Tópico Especial IV
4. Fluxo de trabalho e aulas
A regulação de aulas, atividades, avaliações, atribuições de conceitos e outros quesitos é o previsto pelas normas da UFRGS (especialmente pela Câmara de Pós-Graduação) e do PPGAV. Todas as disciplinas são dialógicas e serão oferecidas em aulas presenciais em Manaus. Para algumas será possível o uso de videoconferência, sala de aula virtual, Moodle etc., conforme estabelecido por cada professor.
Para o caso de nova situação pandêmica, o Dinter será adaptado, à semelhança do Minter. Cada professor estabelecerá seu cronograma e proposta didática, com aulas compactadas diariamente por uma a quatro semanas, ou seja, de no mínimo 05 (cinco) a 20 (vinte) dias úteis (podendo haver, em casos excepcionais, ocupações maiores de tempo, ouvidas as instituições), em manhãs e/ou tardes e/ou noites, a critério de cada professor ou disciplina. Os professores estão comprometidos em achar meios para ampliar o uso de ambientes virtuais.
Os Tópicos Especiais contemplam especialidades das pesquisas dos professores do PPGAV e estudos dirigidos ou de ocasião. Todos são eletivos. Poderá ser oferecido Tópico Especial concebido para atender as necessidades específicas do Dinter ou a articulação Norte-Sul entre pesquisas.
O Exame de Qualificação ao Doutorado deve ser realizado até o 24º mês do curso (prorrogáveis nos casos previstos em Regimento ou motivos de força maior), sendo exigido o cumprimento de 24 créditos obtidos e duas proficiências em línguas estrangeiras (uma a mais além da proficiência obtida no mestrado). A banca será formada por dois professores do PPGAV/UFRGS e um externo ao Programa, com a possibilidade de mais um convidado pela UFAM.
A Defesa de Tese de Doutorado deve ser realizada até o 48º mês de curso (prorrogáveis apenas nos casos previstos em Regimento ou motivos de força maior), sendo exigido o cumprimento de 48 créditos. A banca será formada por dois professores do PPGAV e dois externos ao Programa, podendo ser professor da UFAM e de mais um convidado.
Existe a possibilidade de atribuição de até 3 créditos pela produção artística, publicações acadêmicas e de até 3 créditos para estágio de docência voluntário. Há, também, a possibilidade de validação para o Doutorado de até 16 créditos cursados em Mestrado, retroativos até 10 anos (conforme Art. 50 do regimento do PPGAV).
4.1 Cronograma mínimo de deslocamentos
Está previsto o deslocamento de Porto Alegre a Manaus de 13 professores da UFRGS para
ministrar disciplinas. Outros professores do Programa, mesmo sem possibilidade de trânsito, estarão à disposição na sede. A seguir, um exemplo de uma possibilidade para os primeiros dois anos, pressupondo início das aulas em março de 2023.
Os alunos poderão cursar disciplinas eletivas ofertadas pelo PPGAV na sede em Porto Alegre ou frequentar outras atividades promovidas pelo Programa durante estágio opcional ou em missões de estudo. Também será possível aos docentes o oferecimento de disciplinas complementares à distância, em EAD; a Coordenação do PPGAV entende que essa possibilidade foi aumentada a partir da experiência com a pandemia em 2020 e 2021.
As defesas de tese poderão exigir um número maior de missões de professores, se presenciais, no final de 2026 (e início de 2027, no caso de eventuais atrasos), ou a vinda de discentes a Porto Alegre, em fluxo a ser determinado oportunamente. Se nas defesas de tese houver a possibilidade ou aceite de bancas remotas, não haveria Ônus com deslocamentos.
Planejamento do estágio opcional dos alunos junto ao Programa Promotor
O planejamento de Estágio, se houver, será decidido caso a caso pelas instituições. Os gastos serão assumidos pela UFAM. Os discentes poderão se deslocar para estágio na UFRGS após a frequência nas disciplinas obrigatórias, por exemplo.
4.2 Orientação
O contato entre orientadores e seus orientandos será contínuo, com acompanhamento do envolvimento em pesquisa, cumprimento de créditos e elaboração da tese. O pouco envolvimento presencial será compensado por comunicação contínua através de meios virtuais, como a videoconferência e o correio eletrônico. Será feito todo o possível para estimular a ida de professores até a instituição receptora e a eventual vinda de alunos à instituição promotora.
Sobre a regulação da atividade de orientação, segue-se o previsto no Regimento do PPGAV (e outras normas).
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
1. Estrutura de apoio da instituição receptora
A Faculdade de Artes, FAARTES, da Universidade Federal do Amazonas está instalada no Bloco de Artes, Setor Norte da UFAM. Suas instalações estão distribuídas em 02 (dois) pavimentos compostos de: 01 (uma) sala da Direção; 01 (uma) sala da Secretaria Administrativa; 01 (uma) Sala de Reuniões; 02 (duas) Salas de Estudos e Pesquisas; salas de professores com box individualizados para atendimento a alunos; salas de aulas e Laboratórios de Pesquisa, Ensino e Extensão, todos em espaço físico com infraestrutura de internet wifi, ambientes climatizados, armários e mesas de trabalho.
Quanto as atividades de Extensão, a FAARTES atua em projetos e em programas, dos quais destacamos o Programa de Extensão Galeria de Artes da UFAM.
A Galeria de Arte da FAARTES tem como objetivos: 1) proporcionar a apreciação da obra em si, a experimentação e a educação do olhar; 2) ser um espaço de exposição e circulação para estudantes de artes visuais, artistas locais, nacionais e internacionais; 3) promover, através de suas exposições e atividades, uma incursão e uma reflexão sobre as narrativas da história da arte e sobre cultura amazônica, brasileira e internacional; 4) fomentar o diálogo sobre arte, cultura e todo o sistema que as legitimam; 5) proporcionar a vivência da arte como extensão da vida e; 6) permitir a formação dos alunos de artes visuais no âmbito da curadoria, da mediação, teoria e crítica de arte, do mercado da arte, da expografia, montagem de exposições, produção cultural, conservação e restauro, através das atividades vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, ações inerentes ao ambiente universitário. A essa maneira pretende que artistas de renome e em ascensão da cidade de Manaus, da região norte, de outros estados e de países latino-americanos circulem pelo espaço que também deve ser ocupado por professores- artistas e alunos do curso de Artes Visuais da UFAM. Esse diálogo, ao transpor limites geográficos, reflete um objetivo maior: permitir que nos reconheçamos e nossa arte em alteridade, ou seja, que nos reconheçamos a partir da interação com o outro, a partir das relações de contraste, de distinção e diferença que nos constitui como indivíduos e que legitimam nossa existência em grupo. E sobre esse “reconhecer-se a partir do outro e de suas representações simbólicas” (indivíduos, artistas, obras, cultura, histórias...) esperamos que as ações voltadas à pesquisa, à extensão e à mediação nesse espaço estejam também sedimentadas, a fim de proporcionar uma formação plena para os graduandos em Artes Visuais.
1.1 Laboratórios
Dentre os laboratórios da FAARTES, destacamos os laboratórios específicos na área das Artes Visuais:
Laboratório/Centro de Memória e Documentação da Cultura na Amazônia, CEDOMCA. Instalado em um belo espaço no 2º andar no Centro de Convivência da UFAM, setor norte do Campus, e ocupando uma área total de aproximadamente 414 m² – onde o contato com a natureza se potencializa pelas amplas aberturas (portas e janelas) todas em vidro.
Laboratório de Cerâmica, LABCER: Possui área útil de 72 m2 climatizada. Formo elétrico isolado para queima de peças cerâmicas; bancadas em madeira maciça, torno elétrico para moldagem de peças; armários de aço, pia metálica, ferramentas diversas: estecos, morsa, prensa entre outras; deposito de argila. Mesa de professor, quadro branco.
Laboratório de Linguagem Visual, LABVISUAL O laboratório tem a área útil de 48 m2 climatizada, bancadas com 15 computadores desktop e mais duas bancadas para laptop, com projetor multimídia, tela de projeção, sistema de som e mesas digitalizadora, impressora e scanner, mesas de animação tradicional, Sistema wi-fi exclusivo para o laboratório. Software para edição, produção e finalização de imagens estáticas e dinâmicas, câmeras filmadoras HD e câmeras fotográficas digitais.
Laboratório de Serigrafia, LABGRAF: Ambiente climatizado com 24 m2 climatizado. Com quadro branco, pia metálica, mesa para serigrafia, mesa gravadora de serigrafia com compartimento para secagem, mesa em madeira; bancos de madeira, armários metálicos, armários de madeira.
Laboratório de Pintura, LABPINT: Ambiente climatizado com 72m2, com quadro branco, mesa de professor com cadeira, armários de aço, mapoteca, cavaletes em madeira, mesa em madeira maciça, cadeiras para os estudantes, pia metálica.
Laboratório de Práticas Pedagógicas em Artes Visuais, LABPPAV: Ambiente climatizado com 24 m2. Com quadro branco e armários. Espaço destinado as reuniões do Estágio Supervisionado, PIBID/Artes Visuais e Residência Pedagógica em Artes Visuais.
Laboratório de Escultura, LABESC. Ambiente climatizado, com área útil de 72 m2.
1.2 Outros laboratórios
A FAARTES possui, ainda: Laboratório de Práticas Interpretativas e Performances Musicais, LABPIN; Laboratório e Estúdio de Gravação e Mixagem, LABMIX, utilizado para desenvolver projetos de pesquisa científica na área de paisagens sonoras, remasterização, recuperação de áudio, bem como gravação de áudio (equipado com uma Ilha de Edição, contendo um microcomputador, mesa de som, caixas de som, autofalantes, microfones, teclados eletrônicos, acesso à Internet, ambiente com tratamento acústico e climatizado, armários metálicos e impressoras); Laboratório de Musicologia/Educação Musical, LABEM; Laboratório de educação musical e oficinas pedagógicas, ambiente climatizado com 48m2, equipado com espelhos, armários de metal e de madeira, mesa de professor, estantes de partitura, quadro branco, sistema de som portátil, projetor multimídia, dois conjuntos de instrumental Orff (xilofone baixo, contralto, soprano, clavas, pandeiro com pele, maracas, caixa chinesa, tamborim, bongós, metalofones baixo, contralto e soprano, triângulos, pratos, guizeira e timbale); e Laboratório de Linguagem Sonora, LABSON, com área útil de 48 m2 climatizada, bancadas com 15 computadores desktop e mais duas bancadas para laptop, com projetor multimídia, tela de projeção, sistema de som e mesas digitalizadora, impressora e scanner, sistema wi-fi exclusivo para o laboratório, software para edição, produção e finalização de áudio. Há ainda, 04 quatro salas de estudos coletivos de instrumentos musicais, equipadas com violões, pianos eletrônicos clave nova e conjunto de flautas doces (soprano, contralto, tenor e baixo).
1.3 Salas da Pós-Graduação
Sala de coordenação do PPG. Ambiente climatizado com 12m2, mesa para coordenador, desktop e impressora, armário de madeira e arquivo de metal.
Sala de professores. Ambiente climatizado com 48m2, divididos em nichos para trabalho e atendimento ao aluno, com mesa, armários de madeira e impressora.
Salas de aula. O programa contará com duas salas exclusivas para as aulas teóricas e também com os laboratórios já descritos para aulas práticas.
1.4 Sistema de Bibliotecas da UFAM
Bibliografia disponível na biblioteca. Toda a bibliografia básica essencial e básica descrita por disciplina proposta no Programa encontra-se disponível no Sistema de Bibliotecas da UFAM. Cabe ainda dizer que a UFAM se encontra conectada aos Sistema Nacional de Bibliotecas Universitárias aos bancos de dados TESEO, Rediris e os Periódicos Capes.
Números de computadores por Biblioteca Setorial (para usuários):
Biblioteca Setorial do Setor Norte – 06 computadores Biblioteca Setorial do Setor Sul – 07
Biblioteca Setorial do Museu Amazônico – 01 Biblioteca Setorial da Escola de Enfermagem – 05 Biblioteca Setorial Ciências Exatas e Engenharias – 05 Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde – 16 Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito – 04
Bibliotecas ligadas à rede mundial de computadores – SIM
Quantidade de Bases de Dados – 5 Bases no geral. 2 Bases (ABNT e TEDE) e 1 Portal (CAPES) atende a área de humanas.
Quantidade de títulos de periódicos impressos:
Biblioteca Setorial do Setor Norte – 940 Biblioteca Setorial do Setor Sul – 673 Biblioteca Setorial do Museu Amazônico – 18 Biblioteca Setorial da Escola de Enfermagem
Biblioteca Setorial Ciências Exatas e Engenharias –194 Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde – 626 Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito – 340
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia – Parintins – 6 Biblioteca Setorial do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá – 13 Biblioteca Setorial do Instituto de Natureza e Cultura – Benjamim Constant – 07 Biblioteca Setorial do Instituto de Saúde e Biotecnologia – Coari – 150
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – Itacoatiara – 11
Quantidade de títulos de livros:
Biblioteca Setorial do Setor Norte – 33.680 Biblioteca Setorial do Setor Sul – 13.459 Biblioteca Setorial do Museu Amazônico – 3.267 Biblioteca Setorial da Escola de Enfermagem
Biblioteca Setorial Ciências Exatas e Engenharias –10.728 Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde – 4.390 Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito – 6.605
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia – Parintins – 2.163 Biblioteca Setorial do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá – 3.014 Biblioteca Setorial do Instituto de Natureza e Cultura – Benjamim Constant – 5.824 Biblioteca Setorial do Instituto de Saúde e Biotecnologia – Coari – 2.069
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – Itacoatiara – 2.318
Quantidade de títulos de outros materiais:
Biblioteca Setorial do Setor Norte – 3.302 Biblioteca Setorial do Setor Sul – 2.374 Biblioteca Setorial do Museu Amazônico – 747 Biblioteca Setorial da Escola de Enfermagem
Biblioteca Setorial Ciências Exatas e Engenharias – 743 Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde – 1.504 Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito – 354
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia – Parintins – 69 Biblioteca Setorial do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – Humaitá – 46 Biblioteca Setorial do Instituto de Natureza e Cultura – Benjamim Constant – 56 Biblioteca Setorial do Instituto de Saúde e Biotecnologia – Coari – 87
Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – Itacoatiara – 112
2. INFRAESTRUTURA DE APOIO DA INSTITUIÇÃO RECEPTORA
Embora as atividades sejam quase integralmente realizadas na UFAM, o PPGAV oferece suas instalações e equipamentos, sobretudo para eventuais (e desejadas) vistas e trabalhos de campo de doutorandos. Destacam-se: salas de aula, ateliês e laboratórios do Instituto de Artes da UFRGS no prédio principal, no prédio Anexo e nas salas avulsas do Campus Central. O IA dispõe igualmente de biblioteca setorial (inserida no Sistema de Bibliotecas), arquivo histórico, acervo artístico, galeria. Além disso, os professores pesquisadores coordenam ou participam de projetos ou grupos com meios próprios de acesso a fontes e logística alternativa, destacando-se o acesso a museus, centros culturais, galerias e espaços semelhantes da cidade, todos com convênios ativos com o PPGAV.
2.1 Acesso remoto à UFRGS
Todo aluno matriculado no PPGAV possui acesso remoto ao Sistema de Bibliotecas da UFRGS, ao Moodle, à Sala de Aula Virtual e a outras facilidades, que se somarão às da UFAM. Todos os espaços do Instituto de Arte estão conectados em rede cabeada à internet e aptos para conferências virtuais e atividades em linha.
Cronograma de Atividades:
O cronograma a seguir leva em conta as dificuldades percebidas nos encaminhamentos do processo de Minter já realizado. Acreditamos que os novos procedimentos serão mais rápidos. Também deve ser considerado o tempo necessário para a conclusão (defesas) do Minter em andamento. Se as defesas forem antecipadas, também as etapas poderão ser abreviadas.
Ressaltamos que sendo o doutorado um curso mais longo do que um mestrado, é plausível o início das aulas um semestre antes do oferecimento das primeiras disciplinas obrigatórias, desde que aprovado pelo Conselho do PPGAV. Isso permitiria o ingresso de doutorandos já no primeiro semestre.
10.1 – Etapa Preliminar
Apresentação do projeto Dinter para UFAM e UFRGS: junho de 2021. Encaminhamentos e Aprovação do acordo UFRGS – UFAM: a partir de junho de 2021. Submissão do projeto Dinter para Capes: primeiro semestre de 2022.
Seleção prévia dos candidatos pela UFAM: agosto e setembro de 2022. Processo Seletivo 2022 Dinter PPGAV-FAARTES: agosto a dezembro de 2022. Matrícula dos candidatos: de dezembro de 2022 a janeiro de 2023.
Início do curso: 1º de março (aproximadamente) de 2023.
O mês exato de início efetivo das aulas será fixado a partir de definições de trânsito.
10.2 – Implantação do Curso Início das Aulas: março de 2023.
As disciplinas serão oferecidas individualmente, em forma intensiva ou semi-intensiva, conforme exemplo apresentado, em períodos de 5 a 45 dias, dependendo da disciplina. Idealmente uma disciplina de 60 horas-aula, com 4 créditos, poderia ser ministrada em 20 a 45 dias. No exemplo mencionado, extremo, a proposição é de 12 aulas concentradas em 6 dias, sendo 2 aulas por dia, mais as tarefas a distância.
Meses letivos: março de 2023 a dezembro de 2026.
Exames de qualificação: novembro ou dezembro de 2024 (24º mês do curso).
Estágio de docência: somente existiria obrigatoriedade de estágio de docência se o doutorando ganhasse bolsa Capes DS; essa possibilidade é remotíssima. Para o curso será disponibilizada oportunidade para estágio de docência voluntário para aqueles que o quiserem, realizado na UFRGS, de acordo com o Regimento do PPGAV e Normas da UFRGS.
Defesa de tese: até dezembro de 2026.
Término do Dinter: dezembro de 2026.
O calendário sugerido foi aprovado nas reuniões da Comissão de Pós-Graduação de 18/06/2021 e do Conselho de Pós-Graduação de 21/06/2021.
O doutorando só poderá se submeter à Defesa de Tese após ter concluído o mínimo de créditos previsto, com desempenho satisfatório. Os créditos exigidos serão obtidos de acordo com a estrutura curricular deste projeto.
A tese de Doutorado será examinada por uma Banca composta por 4 (quatro) doutores, aprovados pelo Programa, bem como pela Coordenação Operacional deste Dinter. Dentre os integrantes da banca, pelo menos dois devem ser membros do Corpo Docente do PPGAV. O resultado da defesa será expresso por conceitos de aprovação previstos pela UFRGS. O conceito final do candidato será o atribuído pelos examinadores.
Eventuais prorrogações no prazo de defesa, sempre justificadas pelo orientador e atendendo o Regimento do PPGAV/UFRGS, serão decididas pelo Conselho de Pós-Graduação, Compós.
Será conferido o grau de Doutor em Artes Visuais na área de concentração específica ao aluno que lograr aprovação de sua tese (homologação pela Compós), após cumpridas as exigências regulamentares.