Plano Acadêmico:
O projeto MINTER ora submetido pelo PPG em Comunicação da Universidade Paulista - UNIP tem por objeto a regulamentação para a implantação e desenvolvimento de Curso, em nível de mestrado, para uma turma de até 25 (vinte e cinco) alunos regulares, para atender à demanda por qualificação presente na área central do interior nordestino, na chamada região do Cariri, que abrange municípios do extremo sul cearense e do oeste dos Estados de Pernambuco e Paraíba, sendo todas as vagas destinadas à comunidade.
1- JUSTIFICATIVA
A macrorregião do Cariri abrange um conjunto de municípios que circundam os municípios cearenses do Crato e Juazeiro do Norte, integrados geográfica e culturalmente no entorno da Chapada do Araripe. Trata-se de uma região que reúne cerca de 30 municípios cearenses com influência cultural e econômica em municípios pertencentes aos Estados de Pernambuco e Paraíba, sobretudo.
Uma característica importante é seu relativo isolamento com relação às principais cidades nordestinas, favorecendo a manutenção da cultura local, ao mesmo tempo em que dificulta sua integração a processos mais efetivos de capacitação humana. O município de Juazeiro do Norte, local da sede da Instituição parceira, tem posição geográfica praticamente equidistante das capitais dos Estados do Nordeste brasileiro (Fortaleza – 533km, Recife – 608 km, Natal – 606 Km, Aracajú – 644 km, Salvador – 729 km, Teresina – 595 km, João Pessoa – 633 km, Maceió – 619 km e São Luís – 1.017 km).
Tal condição dificulta o acesso aos interessados na qualificação em pesquisas na área de Comunicação, uma vez que todo o Nordeste possui somente sete Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na área (Universidade Federal do Ceará - Fortaleza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal, Universidade Federal de Pernambuco – Recife, Universidade Federal de Sergipe – Aracajú, Universidade Federal da Bahia – Salvador, Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa e Universidade Federal do Piauí - Teresina), fazendo com que os interessados tenham que realizar deslocamento médio de 600 quilômetros para a obtenção de título de mestre.
Dados da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte indicam que o município tornou-se importante e significativo polo universitário, contando com 56 cursos de graduação e 62 de pós-graduação lato sensu em modalidade presencial, além de cursos de graduação oferecidos na modalidade à distância. Tais cursos atendem uma população de cerca de 2,5 milhões de pessoas, residentes em toda a região do Cariri e Estados vizinhos, contando atualmente com mais de 20 mil estudantes. Neste contexto, Juazeiro do Norte tornou-se um dos mais relevantes polos educacionais de todo o Nordeste.
Para tanto, atuam em Juazeiro, conforme dados do INEP (2016), onze Instituições de Ensino Superior, sendo cinco Universidades (incluindo o IFET-CE), um Centro Universitário e cinco Faculdades, além de dois grupos educacionais baseados em Estados do Sudeste que operam no formato EaD.
A despeito desses números, são escassos os cursos de pós-graduação stricto sensu, que são oferecidos quase exclusivamente pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), sendo dois na modalidade acadêmico e dois na modalidade profissional. Na área de Comunicação e Informação, a Instituição oferece curso de Mestrado Profissional em Biblioteconomia, avaliado pela CAPES com nota 3, no quadriênio 2013-2017.
Diante deste quadro, a Receptora do MINTER ora proposto tem se esforçado no sentido de levar à região do Cariri cursos de pós-graduação stricto sensu, possibilitando à população da região o pleno desenvolvimento profissional e acadêmico. Para tanto, oferece em nível lato sensu o MBA Executivo em Gestão Empresarial e no âmbito do stricto sensu, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, o mestrado em Ciências da Saúde, tendo formado 4 mestres até o momento.
O Centro Educacional Lindaura Pinheiro – CELP vem apresentando uma política altamente meritória de aumento de oportunidades para melhorar ou suprir áreas de qualificação carentes na região do Cariri, buscando parcerias institucionais em outras regiões do país para ofertar na região cursos de qualidade que possibilitem o atendimento da demanda por desenvolvimento profissional e acadêmico. A Instituição tem sede na região central da cidade de Juazeiro do Norte e disponibilizará instalações de qualidade (salas de aulas com equipamentos de projeção, espaço para reuniões e acesso wifi à internet rápida, espaço para atendimento ao discente) e condições adequadas ao desenvolvimento do projeto.
As condições já descritas apontam para a carência da região na formação de pesquisadores e qualificação de docentes, a despeito do ambiente cultural e econômico bastante complexo presente na região e de ser Juazeiro do Norte um importante polo universitário. Mesmo com a instalação de Instituições públicas e privadas de ensino superior, observamos que a região conta com imenso déficit na oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu.
A carência na formação de quadros titulados (inicialmente mestrado e, posteriormente, doutorado) tem dificultado tanto a criação de novos cursos em instituições, inclusive públicas, tanto no âmbito da graduação quanto da pós-graduação. Além disso, a escassez de mestres e doutores causa significativo impacto na qualidade do ensino ofertado no município e na região. Entende-se, portanto, que esta proposta poderá atenuar parte da carência específica na Área de Conhecimento de Comunicação.
2- CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Paulista – UNIP possui, atualmente, 13 professores titulares que atuam em seu Núcleo Docente Permanente - NDP. Buscando a garantia do desenvolvimento de pesquisadores em nível de excelência, o Colegiado do Programa estabeleceu normativa apontando o limite de 8 (oito) orientandos para cada docente em consonância com os parâmetros estabelecidos no âmbito do Documento de Área para condições compreendidas como MB (Muito Bom). Na prática, esse número raramente é individualmente alcançado, sendo registrado somente em momentos em que o fluxo de matrícula de novos orientandos ocorre antes da defesa dos alunos em fase de conclusão. Na prática, observamos a média de 5 a 6 orientandos por docente, perfazendo 39 alunos de mestrado e 24 de doutorado (alunos no início do ano base 2018, excluídos aqueles com defesa agendada em fevereiro e março de 2018), totalizando 63 discentes.
Considerando-se hipoteticamente o número de 104 discentes como patamar máximo de alunos para a manutenção dos parâmetros de qualidade previstos no Documento de Área, observamos que o NDP possui taxa de ociosidade de cerca de 40% (quarenta por cento), o que torna possível a oferta de 25 vagas, mantendo-se razoável distância com relação ao limite máximo previsto prelo Colegiado do Programa.
Além disso, convém ressaltar que dos 13 docentes, 11 possuem carga horária de 40 horas lotadas no Programa, conferindo grande disponibilidade para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além dos necessários deslocamentos.
O PPGCOM UNIP conta, ainda, com excelente infraestrutura (avaliada com conceito MB na Avaliação CAPES Quadriênio 2013-2016) em sua sede, com condições de realizar atividades à distância em períodos intermediários aos deslocamentos dos docentes. Essa infraestrutura é frequentemente utilizada para a realização de orientações aos discentes residentes em outros Estados do país, nos casos em que estes já concluíram seus créditos em disciplinas ou outras atividades, sendo o trato com a instância de orientação voltado à redação do volume da tese ou dissertação. Esta experiência já incorporada à rotina do Programa traz segurança com relação à efetiva capacidade de atendimento e contato com os discentes, possibilitando a realização do Projeto em intervalos entre as atividades presenciais dos docentes na Instituição Receptora.
Cabe ainda apontar que a Universidade possui pessoal administrativo dedicado exclusivamente ao Programa, ofertando a garantia da gestão adequada de processos administrativos, com rápido e eficiente suporte aos discentes.
Em razão de tais elementos, acreditamos que o Projeto MINTER ocorrerá sem comprometimento das atividades realizadas no Programa Regular, desenvolvido em nossa sede.
3- QUALIDADE DOS RESULTADOS A SEREM OBTIDOS
No PPGCOM UNIP, com o intuito de garantir a qualidade das atividades e processos, realizamos o controle efetivo das atividades docentes e discentes por meio da realização de registros de presença nas disciplinas e seminários ministrados e de orientações realizadas. Além disto, são ofertadas nas disciplinas e outras atividades a carga horária efetivamente prevista, levando ao cumprimento dos planos de aulas conforme planejados e aprovados pelo Colegiado do Programa.
Neste Projeto, trabalhamos com a premissa de manutenção dos princípios de controle e gestão realizados em nossa sede, visando garantir o mesmo padrão de qualidade e comprometimento obtidos no Programa Regular.
Além disso, no que diz respeito aos processos de seleção e cumprimento de atividades para a obtenção do título de mestre, serão mantidas as exigências formalizadas para os alunos que cursam o Programa na sede. Tal equidade busca garantir o cumprimento do Projeto em condições de igualdade com relação ao Programa Regular.
4- RELEVÂNCIA DO PROJETO PARA A INSTITUIÇÃO PROMOTORA
No transcorrer do quadriênio 2013-2016, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Paulista – UNIP promoveu ajustes para constituir condições para seu desenvolvimento com vistas à obtenção de parâmetros compatíveis com a nota 5 da Avaliação Quadrienal CAPES para a Área de Comunicação e Informação.
Os resultados obtidos e publicados em 2017 apontam para a efetividade das ações planejadas para o quadriênio concluído, ao mesmo tempo em que sinalizam elementos importantes para que esta expectativa se cumpra no ciclo vigente. Uma delas diz respeito à necessidade do Programa desenvolver estratégia de nacionalização e internacionalização, impondo ao NDP a obrigação, com relação às pesquisas realizadas no país, de estabelecimento de maior intercâmbio com instituições baseadas fora do eixo sul-sudeste.
Com relação a esse objetivo, compreendemos que o estabelecimento de um conjunto de pesquisas realizadas a partir da perspectiva da Área de Concentração em Comunicação e Cultura Midiática, mas pertinentes à realidade nordestina, em especial da Região do Cariri, na qual convivem práticas digitais contemporâneas com manifestações culturais profundamente arraigadas na cultura tradicional (muitas das quais mantêm traços de um arcaísmo proveniente da cultura portuguesa do período colonial) tendem a trazer resultados que possibilitam maior diálogo com grupos exteriores ao eixo no qual se estabelecem hoje as relações de pesquisa do Programa. Esta perspectiva, se não redunda em maior integração com outros grupos de pesquisa baseados em Programas de Pós-Graduação, possibilita o deslocamento de nossos pesquisadores no sentido de identificar elementos comuns que viabilizarão parcerias futuras.
Para além dessa necessidade, consideramos que a realização do Projeto trará grande incremento nas ações de solidariedade realizadas pelo PPGCOM, uma vez que o Programa passa a contribuir com o desenvolvimento de uma região carente de mestres e doutores, possibilitando acelerar o crescimento local.
5- RELEVÂNCIA DO PROJETO PARA A INSTITUIÇÃO RECEPTORA
Conforme apontamos anteriormente, a Instituição Receptora tem estabelecido seus esforços conjuntos e linha de conduta no sentido de possibilitar acesso a palestras, capacitações e cursos de pós-graduação lato e stricto sensu à população residente nos municípios da macrorregião do Cariri, pertencente aos Estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco.
A parceria para a oferta do curso de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Paulista – UNIP é considerada um marco estratégico em razão da demanda local, carente de cursos de pós-graduação, da pertinência dos problemas relacionados à comunicação e cultura midiáticas na contemporaneidade que interferem e se sobrepõem às questões locais e por ser o PPGCOM UNIP um curso notadamente interdisciplinar no desenvolvimento de suas pesquisas, possibilitando a profissionais oriundos de áreas diversas da comunicação o desenvolvimento de suas propostas acadêmicas, fato que tende a beneficiar e qualificar o corpo docente de diversos cursos de graduação da área de Ciências Humanas e Ciências Sociais ofertados na região.
6- IMPACTOS PRETENDIDOS PELO PROJETO
A falta de oportunidades de qualificação de docentes tem dificultado a criação de novos cursos e prejudicado a composição dos quadros de professores de cursos instalados na região, fato que se reflete na aferição qualitativa da média nas avaliações dos cursos de graduação presentes na região.
A despeito do número de instituições instaladas em Juazeiro do Norte e de sua potencialidade em termos de polo universitário, observamos, segundo dados do INEP (Resultados do Índice Geral de Cursos – IGC 2016), que das onze IES atuantes no município, somente duas possuem conceito 4, a saber, a Universidade Federal do Ceará (instituição multicampi) e o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Todas as demais Instituições, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, possuem conceito 3 no Índice Geral de Cursos.
No âmbito da graduação, considerando-se a oferta de cursos da área de Comunicação, observamos que dos 38 cursos mantidos nos Estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco (Estados por onde se estende a macrorregião do Cariri), somente quatro superam o patamar mínimo do Conceito Preliminar de Curso – CPC Faixa obtendo Conceito 4, todos ministrados nas capitais dos referidos Estados e, portanto, distantes a mais de 500 km de distância. Essa condição é particularmente importante em termos de impacto, pois é perceptível, no desdobramento dos dados utilizados pelo INEP a partir das informações prestadas pelas diversas IES avaliadas, a baixa proporção de mestres e doutores na composição do corpo docente das instituições regionais, observável a partir dos resultados das Notas Padronizadas de Mestres e Notas Padronizadas de Doutores, elementos importantes no cálculo do CPC.
A partir dessas considerações, compreendemos que o Projeto tende a gerar impactos sociais relevantes à medida que possibilita a formação de quadros profissionais mais qualificados que tendem a atuar na formação da população local. Compreendemos também que as pesquisas realizadas tendem a trazer maior visibilidade nacional para os problemas locais, ensejando novas parcerias e soluções.
Além disso, não é possível desprezar os impactos econômicos decorrentes da melhor qualificação das universidades, centros universitários e faculdades locais, os quais tendem a alavancar a atratividade de novos estudantes à medida que os resultados das avaliações promovidas pelo INEP se apresentarem frutíferas. Também é considerável a diminuição do esforço financeiro promovido pelas instituições locais para a atração de mestres e doutores vindos de outras regiões do Nordeste ou do país para atuarem nos cursos ofertados.
7- PLANO ACADÊMICO
O PPGCOM UNIP estenderá disciplinas com mesmo conteúdo daquelas ministradas na sede para Instituição Receptora. Os docentes repetirão as disciplinas, adequando-as à formação dos quadros de docentes com ênfase nas necessidades acadêmicas, sociais, econômicas regionais. Além do caráter teórico que fundamenta a Área de Comunicação, as disciplinas irão explorar e orientar os alunos a desenvolver as pesquisas que embasarão suas dissertações sobre problemas, objetos e assuntos regionais. A expectativa é que tais pesquisas, suas publicações e as próprias dissertações, se constituam em documentação e acervo que possam estimular a pesquisa nas instituições dos alunos participantes e tragam contribuições importantes para sociedade e o desenvolvimento econômico regional.
8- OBJETIVOS E METAS
a) Objetivo Geral
- Contribuir com a formação de recursos humanos pós-graduados da macrorregião do Cariri visando ao desenvolvimento econômico, social e cultural por meio da qualificação de docentes e outros profissionais no aprimoramento das estratégias de pesquisa e produção de conhecimento científico na área de abrangência da Comunicação e Informação.
b) Objetivos Específicos
- Capacitar, qualificar e titular 25 candidatos aprovados em exame de ingresso como Mestres em Comunicação;
- Gerar pesquisas em torno de temas de interesses regionais, a partir do estado da arte das pesquisas na área de Comunicação e Informação;
- Promover nucleação para criar condições de futuras propostas de parceria para oferta de doutorado acadêmico;
- Contribuir para a redução de carência de professores titulados que impede ou dificulta a implantação e desenvolvimento de cursos de graduação na região;
- Propiciar ambiência acadêmica e estímulo à pesquisa por meio de formação de grupos, discussão e elaboração de projetos e intercâmbio com estudantes pertencentes aos grupos de pesquisa baseados no PPGCOM UNIP.
c) Metas
- Atribuir o título de mestre a 25 candidatos aprovados no exame de ingresso no período mínimo de 24 (vinte e quatro) e máximo de 30 (trinta) meses;
- Definir o problema, a metodologia e concluir a pesquisa bibliográfica até o 18º mês para todos os alunos;
- Obter de cada aluno pelo menos uma publicação em periódico qualificado na Área de Comunicação e Informação em estrato B3 ou superior e apresentar trabalho em evento científico nacional ou internacional com publicação de texto completo em anais até o 24º mês;
- Agregar os alunos aos grupos de pesquisa fomentando parcerias com os demais discentes do Programa que venham a ter afinidades teóricas ou temáticas para promover pesquisa e publicações conjuntas, divulgadas preferencialmente em periódicos;
- Promover um encontro na sede da Instituição Parceira dos alunos do MINTER com alunos e professores, entre o 6º e 12º mês, para propiciar vivência acadêmica e relacionamento que permita trocas e elaboração de atividades em conjunto;
- Realizar a qualificação entre o 18º e 24º mês do Programa;
- Iniciar as defesas a partir do 22º mês.
9- CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DE DISCENTES
O ingresso do aluno se dará por meio de processo seletivo publicado em edital a ser divulgado pela Instituição Parceira. Poderão concorrer interessados da comunidade que tenham título de graduação em Comunicação, nas áreas de ciências humanas, ciências sociais, ciências sociais aplicadas ou afins, reconhecido pelo MEC. O candidato deve necessariamente ser residente da macrorregião do Cariri, seja no Estado do Ceará, Paraíba ou Pernambuco, em municípios distantes a menos de 400 km de Juazeiro do Norte.
O processo seletivo será constituído de três etapas distintas e eliminatórias: análise curricular e do projeto de pesquisa proposto, realização de exames de proficiência em língua inglesa ou espanhola e de conhecimento específico da área e entrevista com docente cujo perfil seja mais adequado à proposta de pesquisa do aluno.
Ao ingressar, será estabelecido com o orientador o plano de trabalho, com as disciplinas a serem cursadas, as participações nos Seminários de Pesquisa e o calendário de desenvolvimento do projeto de pesquisa, identificando os prazos para as produções a serem realizadas na construção da dissertação.
A integralização dos créditos será feita pela soma de: disciplinas cursadas: 20 créditos (no mínimo); atividades programadas: 09 créditos (no mínimo); publicação de artigo: 03 créditos (no mínimo); proficiência em língua estrangeira (Inglês ou Espanhol); Exame de Qualificação: 04 créditos; Dissertação de Mestrado: 20 créditos. Total de créditos para obtenção do título: 56 créditos (no mínimo), ou 952 horas.
O aluno poderá se submeter ao Exame de Qualificação depois de aprovado no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira. Será apresentado na forma de caderno assemelhado à dissertação, identificando-se o Currículo Lattes do discente, as atividades realizadas no âmbito do Programa, os resultados de publicação e participação em eventos, o projeto de pesquisa e o projeto da dissertação com a apresentação dos capítulos já redigidos e a identificação daqueles a serem ainda formulados. O texto será submetido a uma Comissão Examinadora criada especialmente para essa finalidade. A aprovação ou reprovação se dará por manifestação registrada em ata.
Concluídas essas etapas, o aluno poderá se submeter à defesa da dissertação a ser realizada em sessão pública perante uma Comissão Examinadora aprovada pelo Colegiado, que deverá ser composta pelo orientador e dois professores convidados, sendo um obrigatoriamente externo à UNIP.
Será outorgado o título de Mestre em Comunicação ao candidato que obtiver, de todos os membros da Banca Examinadora, nota igual ou superior a 7,0 (sete).
Para a realização das atividades de entrevista, orientação, intercâmbio com membros dos grupos de pesquisa, assistência a palestras, bancas de mestrado realizadas na sede do Programa e bancas de qualificação ou de conclusão, poderão ser utilizados total ou parcialmente recursos tecnológicos de comunicação. As atividades didáticas vinculadas às disciplinas serão obrigatoriamente realizadas em formato presencial.
10- CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
O MINTER seguirá o Plano Acadêmico da sede com as devidas adaptações. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação oferece formação em nível de mestrado na Área de Concentração em Cultura Midiática, organizada em duas linhas de pesquisa.
O Programa é administrado por um Colegiado composto pelo Coordenador do Programa (Presidente), Vice-coordenador (Vice-Presidente) e representantes das Linhas de Pesquisa, além de dois representantes discentes regularmente matriculados e escolhidos por seus pares, contando com o apoio da secretária do PPGCOM. Todos os assuntos relacionados aos alunos serão discutidos por esse Colegiado, sendo submetidos, quando cabível, à apreciação da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP.
11- REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE
A integralização dos estudos necessários ao Mestrado será expressa em unidades de crédito obtidas em disciplinas, em atividades programadas, no Exame de Qualificação e na apresentação da Dissertação.
Cada unidade de crédito corresponde a 17 (dezessete) horas de dedicação em atividades programadas em sala de aula e/ou extraclasse.
Para a obtenção do Grau de Mestre, além de ser aprovado no Exame de Proficiência em Língua Inglesa ou Espanhola, o aluno deverá completar no mínimo 56 (cinquenta e seis) unidades de créditos, assim distribuídas:
I - 20 (vinte) unidades de créditos em disciplinas, cada uma correspondente à 05 (cinco) créditos, sendo:
a) 02 (duas) disciplinas eletivas pertencentes à Linha de Pesquisa em que se situa o projeto de dissertação;
b) 02 (duas) disciplinas, conforme a indicação do Orientador, independente da vinculação que elas tenham com as Linhas de Pesquisa, podendo ser cursadas no próprio Programa ou em outro Programa devidamente recomendado pela CAPES (desde que essas disciplinas não tenham valor inferior a 05 (cinco) créditos). O conjunto das disciplinas eletivas a serem oferecidas em cada semestre será fixado, com a devida antecedência, pelo Colegiado do Programa.
II - 09 (nove) unidades de créditos, no mínimo, em atividades programadas, conforme tabela de créditos aprovada pelo Colegiado do Programa;
III – 03 (três) unidades de créditos referentes à publicação de 01 (um) artigo em periódico científico pertinente ao sistema QUALIS/CAPES classificado em estrato B3 ou superior, mediante comprovação, e 01 (uma) participação em evento científico nacional ou internacional, com publicação de texto completo em anais, mediante comprovação;
IV - 04 (quatro) unidades de créditos pela elaboração do Memorial e pelo Exame de Qualificação, participação em 02 (duas) defesas públicas de Dissertação defendidas no Programa e participação em 02 (dois) seminários avançados ofertados pelo Programa;
V - 20 (vinte) unidades de créditos pela elaboração, apresentação e defesa da Dissertação.
12- ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação Stricto Sensu da Universidade Paulista oferece formação nos níveis de mestrado e doutorado na Área de Concentração em Comunicação e Cultura Midiática, sendo ofertadas atividades pertinentes a duas linhas de pesquisa, a saber:
Linha 1: Configuração de produtos e processos na cultura midiática
Congrega pesquisas sobre as dinâmicas históricas, as formas, as estratégias e os processos por meio dos quais são codificados e estruturados os produtos de natureza impressa, sonora e audiovisual no âmbito da cultura midiática.
Linha 2: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais
Congrega pesquisas sobre os processos de mediação das linguagens que dinamizam modalidades comunicativas em grupos sociais, com ênfase nos efeitos que elas causam nos atos de recepção de mensagens midiáticas.
13- CORPO DOCENTE DA INSTITUIÇÃO PROMOTORA
O Núcleo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Paulista é composto pelos seguintes docentes, os quais participarão do Projeto: Antônio Adami, Barbara Heller, Carla Montuori Fernandes, Clarice Greco Alves, Gustavo Souza da Silva , Heloísa de Araújo Duarte Valente, Jorge Miklos, Malena Segura Contrera, Maurício Ribeiro da Silva (Coordenador), Paolo Demuru, Simone Luci Pereira e Solange Wajnman.
14- DISCIPLINAS E ATIVIDADES
Aos alunos serão disponibilizadas as mesmas disciplinas ministradas no PPGCOM UNIP. A oferta ocorrerá mediante a matrícula, a qual será definida a partir do Projeto de Pesquisa dos alunos. A identificação das disciplinas a serem ministradas ocorrerá considerando-se aquelas com maior interesse. Para favorecer maior amplitude temática, teórica e de contato com os docentes, cada professor ministrará somente uma disciplina para a turma. Assim, serão oferecidas 4 disciplinas eletivas. Além disso, serão ofertadas as atividades de Seminário de Pesquisa, com tema a ser definido a partir das propostas selecionadas e Oficinas de Projeto de Pesquisa e de Produção de Artigos Científicos.
15- PLANEJAMENTO
O MINTER é o resultado da manifestação de interesse do CENTRO DE EDUCAÇÃO LINDAURA PINHEIRO (CELP), discutido e acordado com o PPGCOM UNIP, a ser realizado na cidade de Juazeiro do Norte - CE. A proposta é uma réplica do Programa da sede, com as necessárias e devidas adaptações em obediência ao Edital CAPES n° 44/2017, de 11/12/2017.
Neste contexto, prevê:
a) Ingresso: por meio de processo seletivo composto de análise curricular e de projeto de pesquisa, de provas de conhecimentos e de proficiência em língua estrangeira e entrevista;
b) Oferta de vagas e bolsas de estudo: serão disponibilizadas 25 vagas destinadas ao público geral com perfil adequado ao ingresso, com previsão de oferta de 2 bolsas integrais.
c) Previsão de início e término: previsão de duração no intervalo entre maio de 2019 a abril de 2021;
d) Disciplinas ofertadas: As disciplinas serão ministradas semestralmente, em regime presencial. Os professores responsáveis ministrarão as atividades em formato condensado durante duas semanas alternadas, perfazendo o número de 86 h/aula por disciplina. Além das aulas presenciais, os professores, orientandos e alunos utilizarão recursos de plataforma de ensino a distância para o estabelecimento de contato permanente.
16- ORÇAMENTO E REPASSES
A Instituição Receptora será responsável pela fixação dos valores das mensalidades, dos prazos e datas de vencimentos, cobranças, eventuais contratos e outras medidas de caráter financeiro que considerar importantes para a saúde financeira do MINTER. Não haverá nenhuma interveniência da Instituição Promotora na gestão financeira entre o CELP e os alunos.
A Instituição Receptora repassará à UNIP os recursos financeiros estabelecidos conforme Acordo de Cooperação, referentes às despesas administrativas, acompanhamento e controles acadêmicos, infraestrutura didática pedagógica, espaço físico para reuniões e defesas, utilização de equipamentos de comunicação e multimídia, bem como horas trabalho dos docentes.
As demais despesas constantes no orçamento são de responsabilidade da Instituição Receptora, inclusive viagens da sede para Juazeiro do Norte, estadias e refeições, conforme acordo estabelecido entre as partes. Os ressarcimentos e outros pagamentos previstos deverão ser efetuados pelo CELP diretamente à UNIP, conforme pactuado no Acordo de Cooperação. Os repasses de recursos financeiros serão realizados conforme datas e valores estabelecidos no Acordo de Cooperação anexo a este projeto.
17- PROCESSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
a) Disciplinas: Serão oferecidas oito disciplinas, sendo obrigatório para o aluno o curso mínimo de quatro delas. As disciplinas, embora abrangentes, deverão ser adaptadas a partir do plano de atividades realizado na sede, dependendo do perfil dos ingressantes. A Coordenação do Programa, juntamente com o corpo docente, poderá desenvolver disciplina nova para atender aos interesses específicos das pesquisas realizadas pelos alunos.
b) Orientações: Os professores orientadores serão indicados conforme o perfil do aluno ingressante e da pesquisa a ser realizada. Em nenhuma hipótese a somatória dos alunos orientados pelos docentes e na sede poderá superar o número de oito alunos, conforme estabelecido pelo Colegiado do Programa.
c) Oficinas de Projetos e Artigos: Os alunos participarão por meio de videoconferência, simultaneamente com os alunos da sede, das atividades previstas para as Oficinas. Nas Oficinas de Projetos serão apresentadas metodologias de pesquisa capazes de estimular a discussão sobre a adequação às propostas de dissertação de cada aluno, fixadas metas para elaboração de artigos visando à participação em eventos ou submissão a periódicos, apresentação da evolução dos trabalhos dos alunos e realizados os acompanhamentos e controles. Cada sessão contará com período inicial de caráter geral, no qual serão comunicados avisos e será conferida a pauta prevista para a reunião a ser realizada e as seguintes. Na sequência, será tratado o tema previsto, para que, ao final, cada professor, conforme a necessidade, possa se reunir com seus orientandos para organizar a realização dos trabalhos propostos. As Oficinas de Artigos Científicos serão organizadas nos mesmos moldes, tratando, por sua vez, da produção de trabalhos científicos, estratégias de redação, pesquisas no Portal CAPES Periódicos, Avaliação QUALIS e outros temas afins.
d) Docentes do MINTER: O corpo docente será composto de 12 professores do PPCOM UNIP. São doutores com experiência em pós-graduação e orientação. Os professores que não tiverem atuação didática ministrando disciplinas atuarão nas Oficinas de Projetos e de Artigos Científicos, mantendo-se em contato permanente com todos os alunos e seus orientandos, em particular.
e) Equipamentos e softwares: O CELP disponibilizará para os professores e alunos do MINTER equipamentos e softwares voltados para uso em pesquisa pertinente à Área de Comunicação e adequados aos projetos desenvolvidos. São previstos recursos financeiros para essa rubrica, se necessário.
18- RECURSOS FINANCEIROS
A Instituição Receptora será a responsável pela gestão financeira do MINTER. A ela cabe, conforme a responsabilidade inerente a cada uma, fixar o valor das mensalidades, efetuar e controlar os recebimentos e tomar as providências que considerar cabíveis para os casos de inadimplência ou desistência de alunos.
Os valores financeiros devidos à UNIP como compensação pela cessão dos docentes, utilização de espaços físicos e equipamentos, serviços de acompanhamento, registros e controles de secretaria, emissão de diploma, deverão serão pagos conforme Acordo de Cooperação a ser assinado entre as partes.