Plano Acadêmico:
8.1 – Objetivos e Metas:
O curso de doutorado DINTER objeto do convênio tem por metas:
1. A formação, em nível de doutorado, de até 25 (vinte e cinco) profissionais que já atuam no IF Sertão/PE;
2. A inserção dos doutores formados no DINTER nos atuais e futuros cursos de pós-graduação stricto sensu do IF Sertão/PE.
Nesse sentido, o curso objetiva:
1. Formar doutores de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento para o exercício, especialmente, da pesquisa e do ensino em nível de pós-graduação;
2. Estimular a produção e a socialização do conhecimento no campo da educação e da educação científica e tecnológica;
3. Contribuir para uma reflexão contínua e crítica dos processos educativos voltados à formação dos profissionais da educação e da educação científica e tecnológica.
8.2 – Critérios e Sistemática de Seleção de Alunos:
Os professores vinculados à Receptora interessados em ingressar no curso de doutorado promovido pelo Projeto DINTER-PPGL/UERN-IFSERTÃO 2018 se submeterão a um processo seletivo universal de acordo com as normas regimentais do PPGL, publicadas através de Edital próprio e único para o atual DINTER, elaborado e aprovado pelo Colegiado do PPGL/UERN. Uma Comissão de Seleção, aprovada pelo Colegiado do PPGL/UERN, será constituída para presidir o processo seletivo.
Para a inscrição o candidato deverá entregar a documentação pessoal (CI, Diploma graduação/mestrado histórico escolar de praxe, além dos seguintes:
Curriculum Vitae no formato Lattes (para a inscrição NÃO é necessária a comprovação);
Três cópias do Projeto de Tese (entre 10 e 15 laudas)
Três cópias do Memorial Descritivo, com até 10 laudas, contendo análise das experiências profissionais e acadêmicas e expondo as razões de escolha de curso, bem como a descrição dos interesses e experiências de pesquisa.
O processo seletivo será realizado em duas fases, cada uma delas eliminatória.
1ª. Fase–Análise do Curriculum Vitae, Memorial Descritivo e do Projeto de Tese.
2 ª. Fase–A ser realizada na sede da receptora. Constará de:
Arguição;
Entrega no momento da arguição do Curriculum Vitae devidamente comprovado e cópia da dissertação defendida.
O PPGL/UERN se reserva o direito de não preencher as vagas previstas.
Planejamento do Estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
O estágio obrigatório está previsto para um total de 12 (doze) meses ou distribuídos em frações (cada fração é de 3 meses) realizados integralmente na sede do PPGL/UERN. A adequação de sua realização dependerá do cronograma de atividades planejadas pelo doutorando e devidamente acordado com seu orientador(a), ajustado ao plano de afastamento previsto pelo IF Sertão/PE.
As possíveis distribuições formam as alternativas abaixo explicitadas, sempre antes da qualificação e término da tese:
a. Alternativa I: 1 fração + 3 frações (3 + 9 meses)
b. Alternativa II: 2 frações+ 2 frações (6 + 6 meses)
c. Alternativa III: 3 frações + 1 fração (9 + 3 meses)
Os períodos de estágios estarão vinculados fortemente às atividades planejadas (elaboração de instrumentos para coleta de dados, redação da qualificação, análise de dados e redação final da tese) em que a supervisão do(a) orientador(a) se faz mais necessária.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores:
Na presente proposta do DINTER, o risco de endogenia na instituição beneficiada é minimizado pela própria natureza da formação dos docentes, das Instituições Promotora e Receptora.
A formação variada dos docentes do PPGL/UERN em Programas de Pós-Graduação no Brasil e no exterior, resulta numa diversidade de grupos de Pesquisa, contando com 16 grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq, dentre os quais 10 são sediados na própria instituição e 6 em outras IES localizadas em 4 estados da união, o que vem demonstrar a preocupação de engajamento em debates com outros centros acadêmicos; em contrapartida, esta preocupação também é verificada no convite a pesquisadores de outras IES, já que os grupos sediados na própria universidade contam com a participação de professores de 8 instituições diferentes.
Além disso, o PPGL/UERN tem participado ativamente das grandes discussões científicas e de política acadêmica da área de Letras e Linguística, em sociedades, associações e grupos de pesquisa, de âmbito nacional e internacional, por meio do envolvimento de seus docentes em diversas entidades científicas: Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL), Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), Associação Brasileira dos Professores Universitários de Inglês (ABRAPUI), Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE), Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL).
Outro fator relevante para evitar a endogenia é o contato direto com alunos do Programa que são docentes em outras instituições do entorno geográfico territorial com atuação em diferentes cursos e áreas. Estendendo ao Estado de Pernambuco, essa iniciativa, sobretudo, contribuirá para fortalecer a relação entre essas Instituições de Ensino e, ao mesmo tempo, amadurecer propostas de intervenção com características interdisciplinares e focadas nas demandas da cidade da instituição receptora e seu entorno, bem como dos outros campi do IFSertão.
Haverá o uso de recursos tecnológicos de educação à distância?
Sim. Haverá o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle adotado oficialmente como ferramenta computacional de suporte pedagógico às atividades realizadas a distância. Nesse sentido, o AVA se encontra disponível pelo endereço a seguir: http://cead.ifsertao-pe.edu.br/ava3/
Descrição de como se aplica o uso desta tecnologia no Projeto:
O uso da tecnologia como suporte a Educação ocorrerá como possibilidade de manter a interação entre docentes e discentes do curso a partir de aulas transmitidas ao vivo pela Internet, bem como a partir de chat e fóruns de discussões mediados pelos docentes das disciplinas. Além disso, atividades com suporte ao computador serão utilizadas para apoiar as pesquisas científicas a serem desenvolvidas pelos alunos.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
O campus ainda dispõe de três laboratórios de Informática para as aulas práticas e teóricas, conforme descrições a seguir:
Laboratório I – Manutenção e Redes
● Este laboratório possui 15 computadores e é utilizado nas seguintes práticas:
○ Instalação e configuração de computadores e periféricos.
○ Demonstração dos princípios de funcionamento dos componentes e periféricos.
○ Aplicação de normas para a manutenção dos computadores.
○ Manutenção de computadores.
○ Instalação e configuração de equipamentos de rede (switch, roteador, modem, hub, computadores, placas, etc.).
○ Confecção e certificação de cabos de redes.
○ Comunicação via redes.
Laboratório II – Software e Programação
● Este laboratório possui 26 computadores e é utilizado nas seguintes práticas:
○ Uso de programas diversos para apoio didático nas disciplinas (editores, planilhas, simuladores, browsers, etc.).
○ Desenvolvimento de softwares de aplicação.
○ Desenvolvimento de sistemas de banco de dados.
○ Desenvolvimento de páginas web.
○ Manipulação de recursos de sistemas operacionais.
○ Aplicativos gráficos.
○ Visualização de imagens de satélite.
○ Desenvolvimento de material gráfico.
○ Utilização de aplicativos CAD/CAM.
Laboratório III – Eletricidade e Montagem e Manutenção de Computadores
● Este laboratório possui 10 computadores e é utilizado nas seguintes práticas:
○ Desmontagem e Montagem de computadores
○ Instalação e configuração de computadores e periféricos.
○ Instalação de sistemas operacionais
○ Instalação de softwares e utilitários
○ Prototipação de circuitos digitais e analógicos
○ Soldagem de componentes eletrônicos
○ Análise de componentes eletrônicos
Biblioteca:
A ampla biblioteca disponibiliza materiais atualizados anualmente para atender aos cursos presenciais e à distância oferecidos no campus: Além disso, é possível realizar a consulta, reserva e renovação de empréstimos de materiais diversos pela web.
Enfatiza-se ainda que todos os espaços de uso do campus estão adequados aos critérios de acessibilidade a fim de garantir o direito de uso por pessoas com mobilidade reduzida.
Além disso, as sete bibliotecas do IF Sertão-PE, sendo uma em cada campi, estão integradas a partir de sistema on-line que permite empréstimos de acervos bibliográficos entre discentes de diferentes campi, assim é possível reservar, solicitar empréstimo e realizar renovação entre os livros dos campi diferentes daqueles que o discente está matriculado, bem como é possível ter acesso ao conteúdo digital disponível.
A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos?
Sim
Cronograma de Atividades:
Estabelecer os prazos de todas as etapas do projeto
a) Seleção
Período: 03 a 21 de setembro de 2018
b) Resultado
Data: Até 24 de setembro de 2018
c) Matrícula: 27 e 28 setembro de 2018
c) Início do curso
Data: 04 de outubro de 2018
d) Defesa de projeto:
Período: Defesa de Qualificação 2021.1
Defesa final: 2022.1.
Prorrogação: seis meses atendendo aos critérios estabelecidos pelo Regimento Interno do PPGL/UERN.
Para a execução do presente projeto a Instituição Receptora – IFSertão/PE se compromete a manter carga horária máxima de atividades docentes dos doutorandos de 20 (vinte) horas semanais. As demais 20 (vinte) ficarão disponibilizadas exclusivamente para atividades do DINTER com concentração livre de quinta-feira à tarde ao sábado à noite. Essas 20 (horas) serão distribuídas entre as atividades discentes (aulas, seminários e outras) e atividades acadêmicas relativas à implementação de grupos de pesquisa com supervisão de pesquisadores das linhas de pesquisa do PPGL e docentes da UERN.