Plano Acadêmico:
INFORMAÇÃO DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISAS QUE SERÃO TRABALHADAS NO PROCESSO
A pós-graduação em Educação se dirige à demanda pela formação continuada e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam em diferentes instâncias da Educação. A área de concentração do PPGEdu é Educação. O Programa destina-se à formação de pessoal qualificado, com aprofundamento teórico-metodológico na respectiva área de estudo, para realizar pesquisas científicas e a docência socialmente relevantes. O curso de Doutorado adensa conhecimentos e aprofunda reflexões para atender as demandas em relação a estudos e pesquisas que focalizem o processo educativo e contribuam para sua qualificação.
O PPGEdu/UCS coerente com as políticas educacionais do país e, simultaneamente, focado em suas linhas de pesquisa: História e Filosofia da Educação e Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão, descritas a seguir:
História e Filosofia da Educação
As pesquisas vinculadas à linha de História e Filosofia da Educação investigam processos educativos escolares e não-escolares analisados a partir dos referenciais da História e da Filosofia, nas dimensões histórica, filosófica, política, social e ambiental que problematizam questões a partir dos sujeitos e do contexto regional em conexão com o nacional e o internacional.
Estudos acerca de instituições, formação docente/discente, políticas, práticas e culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, saberes, currículo, disciplinas e materialidades) e não-escolares, movimentos sociais, intelectuais da educação, investigando cotidiano, conceitos e relações entre os pensamentos filosófico e pedagógico.
Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão
As pesquisas vinculadas à linha de Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão buscam problematizar, analisar e compreender fenômenos presentes nos processos educativos na perspectiva da interação e da transformação, focalizando sujeitos que aprendem a conhecer e a aprender, por meio do diálogo e da interrogação, como seres humanos, sociais e culturais.
Nesse sentido, acolhe e desenvolve investigações voltadas a contextos educacionais formais e não formais, especialmente, relacionados à formação de professores, à linguagem, à infância, à educação especial e inclusiva, ao ensino de língua e de literatura, à cultura digital e às tecnologias.
As duas linhas, mantendo suas especificidades, congregam pesquisas que buscam objetivos partilhados. As linhas de pesquisa são sustentadas pelas ações de docentes e discentes articulados em grupos de pesquisa. Cabe destacar a integração entre as linhas expressa por coorientação de dissertações por um docente de cada linha, pelo partilhamento de disciplina por professores das duas linhas, como também pela a produção científica em conjunto, resultado do entrecruzamento de pesquisas.
DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS A SEREM OFERTADAS
A área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS é Educação, sendo que está organizado em duas linhas: História e Filosofia da Educação e Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão.
A organização curricular do curso de Mestrado do PPGEdu articula a produção científica, os objetivos do Programa e do curso e as linhas de pesquisa. As disciplinas, portanto, se relacionam de modo integrado e articulado, de maneira a refletir a consecução dos objetivos e a complementaridade das linhas de pesquisa.
Em vista desse perfil almejado, a estrutura curricular será a mesma da sede e compreende: a integralização de 35 (trinta e cinco) créditos, assim distribuídos: 15 (quinze) créditos em disciplinas obrigatórias do núcleo comum; mínimo de 10 (dez) do núcleo complementar formado por disciplinas na modalidade de tópicos especiais, seminários avançados entre outros; 10 (dez) créditos correspondentes ao desenvolvimento e aprovação na defesa da dissertação. A unidade de crédito corresponde a quinze horas-aula. A seguir, explicita-se a estrutura curricular.
As disciplinas estão organizadas em três (3) blocos compostos por núcleo comum, complementar e integralizado com a defesa da dissertação, conforme descrito a seguir.
I – Núcleo comum (15 créditos)
As disciplinas obrigatórias dão base ao processo formativo do mestrando. Esse primeiro bloco é constituído por um núcleo comum de disciplinas, obrigatório para todos os estudantes e composto por cinco seminários, perfazendo um total de quinze créditos (225h/a – a unidade crédito corresponde a 15 horas-aula), que são ministradas com programas de ensino integrados, de tal modo que, vistas em conjunto, buscam compor base teórica de conhecimentos (fundamentos para pensarmos crítica e cientificamente o campo educacional), tendo em vista a diversidade de formação inicial dos mestrandos, estando assim constituída:
Seminário de História e Filosofia da Educação – 3 créditos
Seminário de Processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão – 3 créditos
Seminário de Fontes e Teorias do Pensamento Pedagógico I – 2 créditos
Seminário de Metodologia da Pesquisa em Educação – 2 créditos
Seminário de Pesquisa em Educação – 3 créditos
Publicação – 2 créditos
II – Núcleo complementar (mínimo de 10 créditos)
O núcleo complementar é dinâmico e busca atentar para a proposição de temas de disciplinas resultantes de pesquisas e estudos aprofundados dos docentes do PPGEdu e/ou de convidados externos. As ações do núcleo complementar, além de conferirem maior flexibilidade na integralização curricular, buscam, por sua natureza suplementar, dar conta do dinamismo conceitual e das práticas profissionais e pedagógicas em Educação.
Esse segundo bloco divide-se de acordo com as linhas de pesquisa do curso, apesar das ofertas serem abertas para estudantes de ambas as linhas, e é constituído por seminários avançados, perfazendo total de, no mínimo, dez créditos, assim distribuídos:
Linha de História e Filosofia da Educação
Seminário Avançado em História da Educação - 3 créditos
Seminário Avançado em Filosofia da Educação - 3 créditos
Seminário de Pesquisa em História e Filosofia da Educação - 3 créditos
Linha de Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão
Seminário Avançado em Processos Educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão I- 3 créditos
Seminário Avançado em Processos Educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão II - 3 créditos
Seminário de Pesquisa em processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão - 3 créditos
Seminário de Tópicos Especiais – 2 créditos – Abordam temáticas específicas de interesse dos grupos de pesquisa. É no âmbito dos Seminários de Tópicos Especiais que vamos articulando as tendências de pesquisa que desenvolvemos no PPGEdu com as perspectivas que emergem. São espaço de acolhida de temas inovadores, resultados de pesquisa ou mesmo estudos teóricos pensados como articuladores das investigações em curso.
Seminários Especiais – 1 ou 2 créditos
As disciplinas específicas para cada linha de pesquisa do Núcleo complementar são oferecidas sob forma de seminários e tópicos, aprofundando o estudo de temas e de problemas referentes às questões de investigação derivados de cada linha de pesquisa.
III – Elaboração da dissertação (10 créditos)
Engloba as atividades do mestrando na elaboração da dissertação e que são acompanhadas por seu orientador, conforme especificado no Regulamento do PPGEdu.
APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO PARA AS ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
As atividades de orientação acontecerão na modalidade presencial e via web. Entende-se que as atividades de orientação serão potencializadas, pois tanto os mestrandos quanto o corpo docente estarão concentrados e dedicados ao desenvolvimento dos projetos. A periodicidade das atividades presenciais de orientação será na data em que ocorrer disciplina com o professor orientador no Centro de Educação Lindaura Pinheiro (CELP) e quando os mestrandos têm aula em Caxias do Sul-RS. Já a orientação via web será quinzenal.
Atividades de orientação à distância irão complementar as orientações presenciais, segundo as necessidades dos mestrandos. A instituição promotora possui a infraestrutura de software e hardware para a realização de videoconferências entre o corpo docente e mestrandos, a fim de facilitar interações à distância. Além de salas especiais, a instituição promotora possui acesso a tecnologias, que possibilitam a realização de videoconferências individuais e orientações coletivas.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
As Bibliotecas da UCS disponibilizam aos seus usuários o acesso a 8 áreas do conhecimento, com 84 bases de dados de artigos, subsidiados pelo Portal de Periódico da CAPES. Além disso, a UCS mantém assinatura de algumas bases não existentes neste Portal.
Essas bases podem ser acessadas diretamente das Bibliotecas, via Internet ou mesmo diretamente do computador pessoal, independentemente de onde estiver, bastando utilizar o para o Periódicos CAPES o acesso CAFE, inserindo os dados de cadastro na UCS (UCSVirtual), ou o acesso Proxy para as outras bases. Este montante de bases representam o acesso à comunidade acadêmica dentro e fora dos campi a mais de 60.000 títulos de periódicos totalizando o acesso a mais de 150 milhões de artigos, sendo em sua maioria artigos de alto impacto e relevância internacional.
A UCS disponibiliza ainda uma base de livros digitais (e-books). Atualmente a Universidade assina três bases de livros digitais (Biblioteca Virtual Universitária - BVU; Minha Biblioteca - MIB; Elsevier; Scielo Livros - acesso livre).
BVU - A Biblioteca Virtual Universitária (BVU) é uma iniciativa pioneira da Pearson que disponibiliza cerca de 3.120 livros-texto em português no formato digital. Além das obras da editora Pearson, conta com outras respeitáveis editoras: Manole, Contexto, IBPEX, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione e Educs. A base possui obras de todas as áreas do conhecimento. O acesso é através do ambiente virtual da universidade, mais conhecido por UCS virtual;
Minha Biblioteca - A Minha Biblioteca é um consórcio formado por quatro editoras: Grupo A, Atlas, Saraiva e Grupo Gen. A base disponibiliza cerca de 6.100 livros-texto em português. A base possui obras que abrangem todas as áreas do conhecimento. O acesso é através do ambiente virtual da universidade, mais conhecido por UCS virtual;
Scielo Livros - A SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. A base disponibiliza no momento mais de 300 publicações, o acesso é livre.
Também é disponibilizado aos usuários da biblioteca o acesso ao projeto Scielo, projeto este que trata-se de uma base de dados de artigos científicos latino-americano, onde estão indexados mais de 1.077 periódicos, totalizando o acesso a mais de 445.000 artigos em texto completo e/ou resumo. Nesta base estão indexados os principais periódicos científicos nacionais.
Através da biblioteca, os pesquisadores podem obter os índices métricos ou fator de impacto de periódicos nacionais e internacionais, conforme os sistemas Journal Citation Reports (JCR), Qualis, Scimago (SJR) e Scopus. Ferramentas para pesquisa apoiam os usuários, dentre outras: Guia para elaboração de trabalhos acadêmicos, Tradutores, Normas Técnicas, Mecanismo Online para referências na ABNT - MORE.
O serviço de empréstimo das Bibliotecas é todo informatizado abrangendo os diversos tipos de materiais. Com isso o aluno consegue efetuar reservas de materiais, consultas e renovações de empréstimos nos terminais de qualquer uma das bibliotecas do Sistema, bem como através da Internet.
A UCS faz parte da Rede EDUROAM (Education Roaming), serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa, que permite acesso à rede sem fio, de forma simples, rápida e segura, sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. A Rede EDUROAM dispõe de ampla cobertura internacional e reúne instituições de mais de 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento.
Para ter acesso à internet em qualquer instituição conveniada no mundo, basta conectar na rede Eduroam e nas opções de wifi, configurar o seu computador ou dispositivo móvel e utilizar o login e senha da Instituição. Com isso, o visitante de uma instituição conveniada pode acessar a rede sem fio eduroam, além da autenticação social (via Google ou Facebook) na rede UCS_VISITANTES.
A instituição receptora, Centro de Educação Lindaura Pinheiro (CELP), no local em que ocorrerão as aulas, dispõe de uma estrutura instalada que compreende salsa de aula com Datashow, ar condicionado, acesso à internet wifi e computadores. Tal infraestrutura será suficiente para o desenvolvimento das atividades em Manaus (Am)