Dados do Programa
Número da Proposta:
76/2019
Período de Vigência:
29/02/2020
a
15/12/2022
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
22
Data de Fim Previsto:
01/03/2022
Local de Execução do Projeto:
Tianguá - CE
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
O PPGA/UCS formalizou em 2019 acordo com a Faculdade ViaSapiens na cidade de Tianguá para o primeiro mestrado da história da Serra da Ibiapaba no Ceará. Com isso, 22 alunos do Ceará teriam aulas em Tianguá com professores do PPGA/UCS. O curso foi homologado para iniciar as primeiras disciplinas em 2020. Em 2019, já foram realizados dois encontros com disciplinas preparatórias que foram validadas como créditos realizados a partir da homologação e início efetivo das aulas em 2020. A partir de abril de 2020, devido à Pandemia de COVID-19 as aulas passaram a ser na modalidade presencial online síncrona. Para a Universidade de Caxias do Sul a implantação de uma turma do curso de mestrado em Administração na Universidade ViaSapiens significa a consolidação de PPGA/UCS e seu potencial de intervenção em diferentes realidades. A realização do Minter na ViaSapiens, produzirá um impacto no desenvolvimento da região por meio da criação e disseminação do conhecimento produzido no âmbito do processo de ensino e pesquisa inerentes ao mestrado em administração. A implantação do MINTER na ViaSapiens, implica ganhos acadêmicos às duas instituições e para a população de abrangência. Este projeto, ao mesmo tempo, fortalece as funções fundamentais – pesquisa, ensino e extensão – da Universidade de Caxias do Sul e contribui para a qualificação e o aprimoramento de professores da instituição parceira. Na ViaSapiens, o Curso de Mestrado, a curto prazo, contribuirá 1) para a formação de mestres para atuarem na docência e/ou pesquisa, resultando em um corpo de professores mais qualificado, capazes de articular os campos da teoria e prática, podendo gerar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento local; 2) para a aproximar o conhecimento científico, típico dos pós-graduação stricto sensu, aos alunos dos cursos de graduação da IES, incentivando e fortalecendo as atividades da pesquisa e iniciação científica; 3) indiretamente, para o desenvolvimento local, uma vez que será o primeiro curso stricto sensu de toda a macrorregião da Ibiapaba. Assim, o PPGA/UCS avança nas ações de solidariedade e se insere na história da Serra da Ibiapaba, por meio do conhecimento gerado e compartilhado. Algumas publicações foram feitas na mídia, disponíveis em: http://www.ibiapaba24horas.com/2019/07/tiangua-tera-mestrado-presencial.html?m=1
Quanto ao Plano Acadêmico, a área de concentração do PPGA/UCS, Estratégia e Inovação, expressa a história do Curso de Mestrado e do Curso de Doutorado, e indica os contornos de especialidade da produção de conhecimento e da formação dos alunos a partir das qualificações e competências de ensino e pesquisa presentes no Programa de Pós-Graduação em Administração. As duas linhas de pesquisa são: Inovação e Competitividade; Estratégia e Operações. A linha de pesquisa Inovação e Competitividade tem por objetivo estudar as dimensões relacionadas com a inovação e a competitividade como fontes de crescimento, de desenvolvimento e de sustentabilidade das organizações, procurando entender a inovação como elemento fundamental do desempenho organizacional, com foco no incremento da competitividade em cenários de mercados regionais, nacionais e internacionais. A linha de pesquisa Inovação e Competitividade está articulada a partir de duas dimensões complementares: Organizações e Processos. Por sua vez, a linha de pesquisa Estratégia e Operações tem por objetivo estudar as dimensões relacionadas com desenvolvimento e implantação de estratégias organizacionais e sistemas de operações de manufatura e de serviços como elemento de eficiência e eficácia fundamentando a sustentabilidade das organizações. Em relação a isso, busca compreender a Estratégia e as Operações como aspectos indispensáveis para o desempenho das organizações que operam em cenários de mercados regionais, nacionais e internacionais. A linha de pesquisa Estratégia e Operações está articulada a partir de duas dimensões complementares: Sistemas e Mercado.
DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS REALIZADAS
Com base na grade curricular, os professores do Programa desenvolvem suas disciplinas, as quais permitem que os alunos desenvolvam habilidades e competências por meio de aulas expositivas dialogadas, construção de seminários, apresentação e discussão de artigos científicos com fichas de leituras, estudos de caso, elaboração de artigos científicos ao final das disciplinas, seminários voltados à elaboração e apresentação dos projetos de Dissertações e Teses, oficinas de softwares aplicados à pesquisa, dinâmicas de grupo tais como brainstorming com a intenção de conduzir o aluno ao encontro de sua proposta de pesquisa. Além disso, desde 2006, o PPGA tem ofertado regularmente disciplinas em língua estrangeira seminários, que são oferecidas aos alunos através da vinda de professores visitantes estrangeiros. Esta oferta tem como objetivo o fomento da internacionalização do Curso, seja pela mobilidade dos docentes ou dos discentes. Em 2020, em função do distanciamento social, os seminários e aulas em língua estrangeira foram oferecidos na modalidade síncrona com transmissão pelas redes sociais do PPGA/UCS. Isso oportunizou a participação dos alunos do Minter em todas as atividades oferecidas pelo PPGA/UCS.
Em relação ao plano curricular, para a obtenção do título de Mestre, o aluno deve completar, no mínimo, um total de 27 (vinte e sete) créditos supervisionados, assim distribuídos:
a) 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias;
b) 04 (quatro) créditos em disciplinas obrigatórias de linha;
c) 08 (oito) créditos em disciplinas eletivas;
d) 03 (três) créditos em dissertação de Mestrado.
As disciplinas obrigatórias, obrigatórias de linha* e eletivas, juntamente com os seus respectivos créditos, são apresentadas a seguir:
a) disciplinas obrigatórias de curso:
Estudo das Organizações - 45h (03 créditos)
Metodologia da Pesquisa em Administração- 45h (03 créditos)
Métodos Qualitativos de Pesquisa - 45h (03 créditos)
Métodos Quantitativos de Pesquisa - 45h (03 créditos)
b) disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa estratégia e operações
Estratégias de Produção e de Operações - 30h (02 créditos)
Estratégias Organizacionais - 30h (02 créditos).
c) disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa inovação e competitividade
Informação e Conhecimento Organizacional - 30h (02 créditos)
Inovação e Empreendedorismo - 30h (02 créditos)
*As disciplinas obrigatórias de uma linha podem contar como eletivas para alunos matriculados na outra linha.
d) disciplinas eletivas escolhidas pelo grupo de alunos Minter entre todas ofertadas pelo PPGA/UCS
Liderança, Mudança e Aprendizagem nas Organizações - 30h (02 créditos)
Seminário de Dissertação (atividade de apresentação de projetos, preparação para qualificação) - 30h (02 créditos)
O Curso de Mestrado em Administração foi dimensionado para o período regulamentar máximo de 24 (vinte e quatro) meses consecutivos, com possibilidade de prorrogação por mais 06 (seis) meses, dependendo da análise e liberação do Colegiado do PPGA. Vale destacar que o aluno deverá comprovar a proficiência na língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) até o final do primeiro ano do Curso de Mestrado em Administração, constituindo-se em pré-requisito para o requerimento de Defesa do Projeto de Dissertação.
As atividades de orientação aconteceram em 2020 na modalidade remota (online síncrona). As atividades de orientação foram potencializadas, pois tanto os mestrandos quanto o corpo docente estão concentrados e dedicados ao desenvolvimento dos projetos. A periodicidade das atividades de orientação é quinzenal no primeiro ano e semanal no segundo ano.
A instituição promotora possui a infraestrutura de software e hardware para a realização de videoconferências entre o corpo docente e mestrandos a fim de facilitar interações à distância.
O PPGA/UCS conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que integra ferramentas para comunicação entre os atores de uma mesma disciplina, tais como o fórum, web fólio, cronograma, e recurso para mensagens instantâneas. Há uma ferramenta para Acervo, na qual o docente pode disponibilizar materiais de aula; recursos para estudo; links para recursos de áudio e vídeo; construção de biblioteca digital. Na ferramenta cronograma encontra-se espaço editável no qual é inserido o planejamento do processo de ensino e aprendizagem. Tal espaço comporta a construção de hipertextos. Para as práticas de avaliação há uma ferramenta específica para construção de portfólios. O AVA disponibiliza ainda ferramentas do Google Drive, incentivando produções colaborativas, adaptando-se muito bem como espaço de acompanhamento e apoio às orientações. Em 2019, um novo ambiente virtual de aprendizagem foi desenvolvido, tecnologicamente moderno, leve e amigável que pudesse dar conta da diversificação do portfólio de cursos da Instituição nas modalidades de ensino presencial e a distância. Trata-se de uma adequação da Instituição às novas demandas do ensino superior na contemporaneidade. A Comissão UCS Virtual indicou o LMS Instructure Canvas na sua versão software livre, como a solução mais adequada para ser a plataforma do novo AVA da UCS.
AÇÕES VOLTADAS PARA A MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DE ENDOGENIA NA FORMAÇÃO DE MESTRES OU DOUTORES (NACIONAIS)
As ações conjuntas entre a Universidade de Caxias do Sul e a Faculdade Via Sapiens voltadas à minimizar riscos de endogenia na formação dos futuros Mestres em Administração estão focadas nos seguintes aspectos:
- Incentivar a publicações de trabalhos em eventos fora do âmbito das IES envolvidas no MINTER;
- Submeter artigos para periódicos nacionais e internacionais, que não sejam editados pelas IES envolvidas no MINTER;
- Organizar livros com participação de pesquisadores de outras instituições de ensino superior, diferentes das IES envolvidas no MINTER;
- Incentivar a presença como professor visitante em outras IES não vinculadas à sua prática docente;
- Participar de bancas em outras instituições de ensino;
- Criar grupos de pesquisa com pesquisadores de outras IES.
USO DA TECNOLOGIA NO PROJETO
Quanto ao uso pedagógico da tecnologia, o PPGA atua em sintonia com o CINTED (https://www.ucs.br/site/centro-de-inovacao-e-de-tecnologias-educacionais-cinted). Trata-se de um centro de produção e disseminação de conhecimentos e práticas relativos a processos didático-pedagógicos no ensino superior. Sua finalidade é contribuir para a elaboração e a formulação de políticas e de diretrizes de planejamento educacional, a partir de um trabalho interdisciplinar com a participação de representantes de diversas áreas do conhecimento, que atuam sob os pressupostos da Inovação, Excelência e Sustentabilidade. O Centro congrega: (a) o Núcleo de Formação de Professores que promove os estudos e o desenvolvimento de atividades de formação continuada aos professores da UCS, sob a perspectiva de fomentar a formação de um profissional docente que seja empreendedor, pesquisador e reflexivo sobre sua prática; (b) Núcleo de Apoio Pedagógico Digital que desenvolve estudos, orienta e acompanha a implantação de cursos e disciplinas a distância; efetiva as políticas institucionais para todas as ações oferecidas na modalidade EaD; (c) Núcleo de Produção de Mídias Digitais que cria, planeja, desenvolve, gerencia e avalia projetos e ações voltados para a produção e o uso de mídia e tecnologias digitais com fins educacionais; pesquisa, elabora/cria recursos digitais para a inovação das práticas de docência no ensino superior; (d) Núcleo de Tecnologias Digitais que planeja, coordena e gerencia os recursos de infraestrutura (hardware, software, tecnologia de rede e serviços de tecnologia) e de videoconferência, bem como os demais procedimentos referentes às tecnologias que subsidiam as práticas em EaD; (e) Núcleo de Logística e Planejamento que acompanha e gerencia os diferentes processos que ocorrem no âmbito do Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais – CINTED; (f) Núcleo de Formação Permanente para Gestão Acadêmica que oferece formação continuada para os diferentes profissionais que atuam ou almejam atuar na gestão de processos acadêmicos (extensão, graduação, e pós-graduação lato sensu e stricto sensu); (g) Núcleo de Inovação e Desenvolvimento em Inovação e Tecnologias Educacionais no Ensino Superior que desenvolve pesquisas e estudos avançados sobre educação no ensino superior; (h) Núcleo de Design Curricular que desenvolve reflexões acerca do currículo no ensino superior; promove processos de construção de novos cursos; elabora novos projetos de cursos e matrizes curriculares a partir de estudos das Políticas Nacionais para os cursos de graduação e de modelos inovadores de currículo e contribui para a construção de projetos de cursos e matrizes curriculares a partir de pressupostos de inovação e sustentabilidade.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A instituição receptora, Faculdade ViaSapeins, dispõe de uma estrutura instalada que compreende uma biblioteca com mais de 8.000 exemplares de livros para consulta, sendo a maior biblioteca da região. O acervo da Biblioteca da IES é composto de livros, periódicos, multimídia, revistas e jornais. Dispõe de periódicos especializados, para seus cursos, inclusive para área de Administração, disponibilizados na biblioteca virtual e no site institucional por meio de uma lista de revistas indexada.
O Laboratório de informática da FVS é destinado ao uso em aulas práticas para usos dos estudantes e professores. O acesso dos alunos a equipamentos de informática é feito a partir de laboratório específico destinado às aulas práticas e pesquisa, conforme o cronograma estabelecido e às necessidades dos professores e alunos.
Dessa forma, os alunos contam com a estrutura da UCS, à distância.
As Bibliotecas da UCS disponibilizam aos seus usuários o acesso a 8 áreas do conhecimento, com 84 bases de dados de artigos, subsidiados pelo Portal de Periódico da CAPES, além disso, a UCS mantém assinatura de algumas bases não existentes neste Portal.
Essas bases podem ser acessadas diretamente das Bibliotecas, via Internet ou mesmo diretamente de seu computador pessoal, independentemente de onde estiver, bastando configurar o IP Proxy do mesmo. Este montante de bases representam o acesso à comunidade acadêmica dentro e fora dos campi a mais de 60.000 títulos de periódicos totalizando o acesso a mais de 150 milhões de artigos, sendo em sua maioria artigos de alto impacto e relevância internacional.
A UCS disponibiliza ainda uma base de livros digitais (e-books). Atualmente a Universidade assina três bases de livros digitais (Biblioteca Virtual Universitária - BVU; Minha Biblioteca - MIB; Elsevier; Scielo Livros - acesso livre).
a) BVU - A Biblioteca Virtual Universitária (BVU) é uma iniciativa pioneira da Pearson que disponibiliza cerca de 3.120 livros-texto em português no formato digital. Além das obras da editora Pearson, conta com outras respeitáveis editoras: Manole, Contexto, IBPEX, Papirus, Casa do Psicólogo, Ática, Scipione e Educs. A base possui obras de todas as áreas do conhecimento. O acesso é através do ambiente virtual da universidade, mais conhecido por UCS virtual;
b) Minha Biblioteca - A Minha Biblioteca é um consórcio formado por quatro editoras: Grupo A, Atlas, Saraiva e Grupo Gen. A base disponibiliza cerca de 6.100 livros-texto em português. A base possui obras que abrangem todas as áreas do conhecimento. O acesso é através do ambiente virtual da universidade, mais conhecido por UCS virtual;
c) Elsevier - Base de livros digitais da editora Elsevier. A base disponibiliza mais de 3.000 e-books, dos quais cerca de 40 títulos em português. O acesso é restrito ao IP da universidade, para acessos externos basta configurar o proxy de seu computador;
d) Scielo Livros - A SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. A base disponibiliza no momento mais de 300 publicações, o acesso é livre.
Também é disponibilizado aos usuários da biblioteca o acesso ao projeto Scielo, projeto este que trata-se de uma base de dados de artigos científicos latino-americano, onde estão indexados mais de 1.077 periódicos, totalizando o acesso a mais de 445.000 artigos em texto completo e/ou resumo. Nesta base estão indexados os principais periódicos científicos nacionais.
Através da biblioteca, os pesquisadores podem obter os índices métricos ou fator de impacto de periódicos nacionais e internacionais, conforme os sistemas Journal Citation Reports (JCR), Qualis, Scimago (SJR) e Scopus. Ferramentas para pesquisa apoiam os usuários, dentre outras: Guia para elaboração de trabalhos acadêmicos, Tradutores, Normas Técnicas, Mecanismo Online para referências na ABNT - MORE.
O serviço de empréstimo das Bibliotecas é todo informatizado abrangendo os diversos tipos de materiais. Com isso o aluno consegue efetuar reservas de materiais, consultas e renovações de empréstimos nos terminais de qualquer uma das bibliotecas do Sistema, bem como através da Internet.
A UCS faz parte da Rede EDUROAM (Education Roaming), serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa, que permite acesso à rede sem fio, de forma simples, rápida e segura, sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. A Rede EDUROAM dispõe de ampla cobertura internacional e reúne instituições de mais de 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento.
Para ter acesso à internet em qualquer instituição conveniada no mundo, basta conectar na rede Eduroam e nas opções de wifi, configurar o seu computador ou dispositivo móvel e utilizar o login e senha da Instituição. Com isso, o visitante de uma instituição conveniada pode acessar a rede sem fio eduroam, além da autenticação social (via Google ou Facebook) na rede UCS_VISITANTES.
Cronograma de Atividades:
As aulas aconteceram sempre nos finais de semana, duas vezes por mês.
O processo de construção do Minter iniciou com as primeiras inscrições ainda em 2019, no período de 03 de julho a 12 de agosto de 2019 conforme programado na proposta do curso..
Foram oferecidas 22 vagas, sendo 11 (onze) vagas para a Linha Pesquisa de Estratégia e Operações e 11 (onze) para a Linha de Pesquisa Inovação e Competitividade.
O primeiro processo de seleção ocorreu de 12 a 15 de agosto de 2019.
A divulgação dos nomes dos candidatos selecionados, e dos suplentes, ocorreu no dia 16 de agosto de 2019, em lista publicada no site do PPGA/UCS. As matrículas foram realizadas dias 10 e 11 de outubro 2019, de acordo com orientações divulgadas com os resultados do processo seletivo. Por solicitação da coordenação local da Via Sapiens foram realizadas mais duas chamadas para vagas remanescentes o que levou à matrícula definitiva dos alunos para fevereiro de 2020. Com isso alcançou-se a ocupação de 100% das vagas ofertadas.
Ainda assim, com a intenção de manter a motivação dos primeiros inscritos foram realizadas disciplinas em dezembro de 2019. Os créditos foram validados a partir do início efetivo do curso, em fevereiro de 2020. Os alunos matriculados nas vagas remanescentes cursaram essas disciplinas junto à turma de Caxias do Sul ao longo de 2020. As atividades remotas favoreceram esse ajuste.
As aulas aconteceram durante dois finais de semana por mês ao longo de todo o ano de 2020:
Primeiro Semestre:
Disciplinas obrigatórias de curso:
- Metodologia da Pesquisa em Administração
- Métodos Quantitativos de Pesquisa
- Métodos Qualitativos de Pesquisa
- Estudo das Organizações
- Informação e Conhecimento Organizacional (linha: Inovação e Competitividade)
Segundo Semestre
-Inovação e Empreendedorismo (linha: Inovação e Competitividade)
-Estratégias de Produção e de Operações (linha: Estratégia e Operações)
-Estratégias Organizacionais (linha: Estratégia e Operações)
-Liderança, Mudança e Aprendizagem nas Organizações (eletiva)
- Seminário de Dissertação (atividade de apresentação de projetos, preparação para qualificação - eletiva)
Terceiro semestre
- Qualificação do projeto de pesquisa
Quarto/Quinto semestre:
- Defesa da dissertação
Instituição Promotora
Coordenador:
ANA CRISTINA FACHINELLI BERTOLINI
Instituição de Ensino:
42008018 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)
Logradouro:
RUA FRANCISCO GETÚLIO VARGAS, 1130
Município-UF:
Caxias do Sul -
RS
Telefone(s):
(54) 3218 2143 (54) 3218 2726 (54) 32182100 (54) 32121049 (54) 32182011 (54) 32182764 (54) 32182011 (54) 32182875 (54) 32182045 (54) 32182620 (54) 32182621 (54) 32182045 (54) 32182875 (54) 32182100 (54) 32182824 (54) 32182371 (54) 32182100 (54) 32182100 (54) 32182100 (54) 32182011 (54) 32182765 (54) 32182100 (54) 32182293 (54) 00000000 (54) 32182875 (54) 32182875 (54) 32182620 (54) 32182620 (54) 32182621 (54) 32182045 (54) 32182620 (54) 32182011 (54) 32182764 (54) 32182100 (32) 182171 (54) 32182163 (54) 32182100 (54) 32182371 (54) 32182293 (54) 32182824 (54) 32182824 (54) 32182149 (54) 32182100 (54) 32182764 (54) 32182100 (54) 00000000 (54) 32182765 (54) 32182149 (54) 32182293 (54) 32182335 (54) 34495200 (54) 32182011 (54) 32182620 (54) 32182100 (54) 32182023 (54) 32182057 (54) 32182764 (54) 32182764
E-mail Institucional do Programa:
pesquisa@ucs.br
Instituição(ões) Receptora(s)
INSTITUTO AUDY AZEVEDO - FACULDADE VIA SAPIENS
Coordenador:
CARLOS ITALO DE OLIVEIRA
Logradouro:
Av. Prefeito Jaques Nunes, 1739
Município-UF:
Tianguá -
CE
Telefone(s):
(54) 3218 2143 (54) 3218 2726 (54) 32182100 (54) 32121049 (54) 32182011 (54) 32182764 (54) 32182011 (54) 32182875 (54) 32182045 (54) 32182620 (54) 32182621 (54) 32182045 (54) 32182875 (54) 32182100 (54) 32182824 (54) 32182371 (54) 32182100 (54) 32182100 (54) 32182100 (54) 32182011 (54) 32182765 (54) 32182100 (54) 32182293 (54) 00000000 (54) 32182875 (54) 32182875 (54) 32182620 (54) 32182620 (54) 32182621 (54) 32182045 (54) 32182620 (54) 32182011 (54) 32182764 (54) 32182100 (32) 182171 (54) 32182163 (54) 32182100 (54) 32182371 (54) 32182293 (54) 32182824 (54) 32182824 (54) 32182149 (54) 32182100 (54) 32182764 (54) 32182100 (54) 00000000 (54) 32182765 (54) 32182149 (54) 32182293 (54) 32182335 (54) 34495200 (54) 32182011 (54) 32182620 (54) 32182100 (54) 32182023 (54) 32182057 (54) 32182764 (54) 32182764
E-mail Institucional do Programa:
secretaria.geral@faculdadeviasapiens.com.br
Documentos