Plano Acadêmico:
1. Objetivos e metas
O curso de doutorado Dinter objeto do convênio tem por metas:
• A formação, em nível de doutorado, de até 15 (quinze) profissionais que já
atuam na UESPI. Os docentes da UESPI que potencialmente participariam do
projeto estão arrolados na tabela abaixo.
NOME LOTAÇÃO CURSO REGIME TITULAÇÃO
ADRIANA PAULA RODRIGUES SILVA PIRIPIRI LETRAS/PORTUGUÊS T.I. 40H MESTRE
BRÍGIDA MÔNICA ALVES DA SILVA BOM JESUS LETRAS/PORTUGUÊS D.E. MESTRE
CARLA PATRÍCIA S. NASCIMENTO BOM JESUS LETRAS/ PORTUGUÊS D.E. MESTRE
DOMINGOS DE SOUSA MACHADO CCHL LETRAS/PORTUGUÊS D.E. MESTRE
ERMINIA MARIA N. SILVA CLÓVISMOURA LETRAS/PORTUGUÊS D.E. MESTRE
FRANCIMARIA M.NASCIMENTO PARNAÍBA LETRAS/ INGLÊS T.I. 40H MESTRE
JOSELITA IZABEL DE JESUS CCHL LETRAS/PORTUGUÊS D.E. MESTRE
LIGIA MARIA TOMAZ BASTOS PARNAÍBA LETRAS/ INGLÊS T.I. 40H MESTRE
LINA MARIA SANTANA FERNANDES CCHL LETRAS/ INGLÊS T.P. 20H MESTRE
LISIANE RIBEIRO C. VILANOVA PARNAÍBA LETRAS/ INGLÊS D.E. MESTRE
LUCIANA MARIA LIBORIO EULALIO CCHL LETRAS/ ESPANHOL T.I. 40H MESTRE
LYLIA RACHEL SOUSA CASTRO CRUZ PIRIPIRI LETRAS/ INGLÊS T.I. 40H MESTRE
MARLIA SOCORRO LIMA RIEDEL CCHL LETRAS/ INGLÊS D.E. MESTRE
MONICA MARIA F. BRAGA GENTIL PICOS LETRAS/ PORTUGUÊS D.E. MESTRE
NARA NEIDE LUCAS DOS SANTOS VACÂNCIA LETRAS/PORTUGUÊS T.P. 20H MESTRE
RAIMUNDO ISIDIO DE SOUSA CLÓVISMOURA LETRAS/PORTUGUÊS D.E. MESTRE
SHENNA LUISSA MOTA ROCHA PARNAÍBA LETRAS/PORTUGUÊS D.E. MESTRE
SILVANA MARIA LIMA DOS SANTOS PARNAÍBA LETRAS/PORTUGUÊS D.E. MESTRE
SOLANGE DA LUZ RODRIGUES CLÓVISMOURA LETRAS/PORTUGUÊS T.I. 40H MESTRE
TERESINHA DE JESUS FERREIRA CCHL LETRAS/PORTUGUÊS T.I. 40H MESTRE
WAGNER JOSÉ MAURÍCIO COSTA PIRIPIRI LETRAS/PORTUGUÊS D.E. MESTRE
Há de se destacar que esta demanda pode ser ainda maior, pois até o período do processo seletivo, 2018.2, haverá, ainda, novas contratações. Atualmente, está aberto Edital para o preenchimento de 23 vagas em Letras, estimando-se que serão preenchidas 90% por mestres.
Nesse sentido, o curso objetiva:
• Possibilitar a inserção dos doutores formados por meio do Dinter nos atuais e futuros cursos de pós-graduação stricto sensu da UESPI.
• Formar doutores comprometidos com o avanço do conhecimento para o exercício da pesquisa e do ensino em nível graduação e de pós-graduação;
• Estimular a produção e a socialização do conhecimento no campo da semiótica, da linguística, e do ensino;
• Contribuir para uma reflexão contínua e crítica dos processos educativos voltados à formação em linguística dos profissionais das Letras e da Educação.
2 Critérios e sistemática de seleção dos alunos
Os professores vinculados à Receptora interessados em ingressar no curso de doutorado promovido pelo Projeto Dinter se submeterão a um processo seletivo universal de acordo com as normas regimentais da Pós-Graduação Linguística-USP, publicadas através de Edital próprio e único para o atual Dinter, elaborado e aprovado pelo Comissão Coordenadora do Programa. Uma Comissão de Seleção, aprovada pela Comissão Coordenadora do programa de Pós-Graduação da Instituição Promotora, será constituída para presidir o processo seletivo.
Para a inscrição o candidato deverá entregar a seguinte documentação:
• cópia de RG;
• cópia em pdf do diploma ou certificado defesa de mestrado;
• histórico escolar da graduação e do mestrado;
• Curriculum Vitae no formato Lattes (a comprovação poderá ser pedida
para a matrícula no Programa);
• certificado de proficiência em língua estrangeira conforme determinado
em Edital Dinter (inglês ou francês, a depender da linha de pesquisa em
que o ante-projeto do candidato se enquadra);
• cópia em pdf do ante-projeto de tese (entre 10 e 15 laudas).
O processo seletivo ocorrerá em duas fases, cada uma delas eliminatória:
1ª Fase – Análise do Curriculum Vitae e Prova de Conhecimentos Linguísticos - a ser
realizada seja na sede da promotora seja à distância e 2 ª Fase – Arguição de anteprojeto de pesquisa. A entrega do ante-projeto ocorrerá após resultado da 1ª. fase, em data definida pela promotora. A IES promotora se reserva o direito de não preencher as vagas previstas.
3 Estrutura básica da programação
Para obtenção do título de Doutor, o aluno portador do título de mestre pela USP ou por ela reconhecido, deverá completar, pelo menos, 96 (noventa e seis) unidades de crédito, ou seja, no mínimo, 1.440 horas que contemplem disciplinas e a elaboração
da tese. A unidade de crédito corresponde a quinze horas de atividades. No caso do Programa de Pós-Graduação em Linguística da USP, são exigidos pelo menos 12 créditos em disciplinas e são atribuídos 84 créditos na elaboração da tese, formando um total de 96 créditos.
Como não há disciplinas obrigatórias, o percurso de cada discente é decidido em conjunto com seu orientador e em consonância com o nível de aprofundamento exigido em cada etapa do percurso (por exemplo, disciplinas introdutórias podem ser mais interessantes para um doutorando com mestrado em outra subárea).
3.1. Disciplinas a serem ofertadas
O discente terá a possibilidade de cumprir seus créditos obrigatórios no primeiro ano do curso. No entanto, como o programa exige um número pequeno de créditos
obrigatórios, durante seu estágio na promotora, o doutorando terá oportunidade de cursar um grande leque de matérias.
O curso de Pós-Graduação em Linguística da USP normalmente oferece cinco matérias por semestre em sua programação. Todas as disciplinas ofertadas, mesmo quando ministradas por professores visitantes, têm relação direta com os objetivos gerais de uma linha de pesquisa ou de ao menos um dos projetos nela inseridos.
Em 2016, o Programa reorganizou o conjunto de suas disciplinas, procurando torná-lo mais conciso e mais adequado às atuais frentes de trabalho de seus docentes. Atualmente, conta com várias disciplinas credenciadas, que são oferecidas em consonância com o seguinte planejamento: cada linha de pesquisa oferece periodicamente um ou mais cursos básicos (que enfatizam o estado de arte em uma dada disciplina) e um ou mais cursos avançados (que objetivam aprofundar determinados aspectos de uma disciplina).
É importante destacar que o Programa, juntamente com o Departamento, tem um planejamento de oferta de disciplinas para pós-graduação e graduação pelo período
de, em média, dois anos. Isso permite obter certo equilíbrio entre as disciplinas oferecidas, de modo a que cada subárea ou linha de pesquisa, conforme o caso, seja
sempre capaz de oferecer aos alunos ao menos uma disciplina por semestre em seu
tema central de interesse e mais uma em temas correlatos. Esse planejamento leva em
conta também, na medida do possível, a saída de professores para estágios de Pós Doutorado e a oferta de cursos por parte de colegas convidados e de outros Departamentos de Letras da Universidade de São Paulo.
Cumpre mencionar ainda que os alunos do Programa de Linguística se beneficiam da presença na Unidade Promotora de nada menos de dezesseis outros Programas de Pós-Graduação na Área de Letras. Dessa forma, em que pese a oferta regular de disciplinas do Programa de Linguística, o recurso a disciplinas ministradas por esses colegas de outros programas é frequente e certamente proveitoso.
Pautada pelo objetivo de tornar seus alunos linguistas de excelência, a estrutura do curso exige um número relativamente grande de créditos através de Leituras Programadas, sob a supervisão do orientador. São cinquenta e oito créditos para o DOUTORADO. Ao mesmo tempo, o Programa oferece certa flexibilidade quanto às disciplinas a serem cursadas. Os créditos obrigatórios para o doutorado são trinta e seis e são computados somando-se os do mestrado aos de outras duas disciplinas. Não há disciplinas obrigatórias e o percurso de cada discente é decidido em conjunto com seu orientador e em consonância com o nível de aprofundamento exigido em cada etapa do percurso (por exemplo, disciplinas introdutórias podem ser mais interessantes para um mestrando ou para um doutorando com mestrado em outra subárea). A possibilidade de haver alunos de mestrado e doutorado em uma única turma é um elemento enriquecedor do processo de ensino.
Apesar de insistir na flexibilidade, o Programa sugere para o DOUTORADO, além das disciplinas cursadas no mestrado, duas ou mais disciplinas complementares. Essa flexibilidade traz consigo a responsabilidade de seguir, com cuidado, o percurso de cada estudante. Por isso, os alunos estão em contato constante com seus orientadores na supervisão de suas atividades.
As ementas de todo o conjunto de disciplinas da Pós-Graduação são revistas periodicamente por seus proponentes em parceria com a CCP, que auxilia nos detalhes administrativos e mesmo na estratégia pedagógica, pois a visão global da comissão permite trazer sugestões para equilibrar conteúdos transversalmente na linha de pesquisa, no interesse da melhor formação do aluno. A última revisão geral das ementas ocorreu no primeiro semestre de 2016.
Ressaltamos que o curso de Pós-Graduação em Linguística da USP oferecerá disciplinas também na receptora, essa flexibilidade permitirá aos alunos do Dinter cursarem disciplinas tanto na USP quanto na UESPI.
3.2. Estágio obrigatório
A programação deste projeto também exige que o doutorando permaneça pelo período contínuo de 12 meses pesquisando na Instituição Receptora em contato direto e contínuo com seu orientador. Com isso, busca-se assegurar a realização de trabalhos e experimentos com a devida qualidade e possibilitar a adequada escrita de artigo(s). Naturalmente, resultados preliminares poderão ser divulgados em eventos científicos, possibilitando ao doutorando estabelecer contato com alguns dos principais pesquisadores de sua área de pesquisa. Durante esse estágio deverão estar com constante contato com o orientador, participar dos Grupos de Trabalho e assistir a seminários e cursos.
3.3. Exame de qualificação
O exame de qualificação é exigido de todos os alunos e segue as seguintes
normas:
• O(A) estudante de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 24 (vinte e quatro) meses após o início da contagem do prazo no curso;
• O exame deverá ser realizado em até 60 dias após a inscrição;
• Para fazer sua inscrição para o exame de qualificação, o candidato deverá apresentar seu Currículo Lattes atualizado e um relatório em que descreva, com clareza: (1) as atividades acadêmicas desenvolvidas (disciplinas cursadas, participação em eventos, publicações etc.); (2) o projeto de pesquisa; (2) os resultados obtidos até o momento;
• Ao inscrever-se, o aluno deverá entregar, na Secretaria de Pós-Graduação da FFLCH-USP, três cópias de seu relatório.
• O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-Graduação da USP;
• A Comissão Examinadora, designada pela CCP, deve ser constituída, em todos os cursos, por três membros com titulação mínima de Doutor, sendo um deles o orientador;
• Ao exame de qualificação será atribuído o grau ‘Aprovado’ ou ‘Reprovado’. Será considerado ‘Aprovado’ o aluno que obtiver aprovação da maioria dos
membros da comissão examinadora;
• No caso de reprovação no primeiro exame de qualificação o aluno terá até 30 dias para inscrever-se novamente, com um novo relatório. O segundo exame de qualificação poderá ser realizado no prazo máximo de 90 dias após a realização do primeiro, respeitado o prazo máximo definido para cada curso. Uma nova reprovação implica o desligamento do aluno do Programa;
• O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar a capacidade do (a) candidato(a) de desenvolver, de forma independente, o seu projeto de tese, bem como o conjunto de atividades acadêmicas (disciplinas, eventos, publicações, estágios etc.) realizado até a data do exame. Caberá à Comissão Examinadora fazer críticas e sugestões para o aprimoramento dos próximos passos;
• O exame de qualificação será realizado na Instituição Receptora, com a possibilidade de participação via SKYPE ou equivalente.
3.4. Procedimentos para depósito da tese
•O trabalho final no curso de Doutorado será na forma de tese.
•O formato e a estrutura das teses são definidos pela publicação “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso”, elaborada pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) USP e disponibilizada na página do Programa na Internet.
•O depósito dos exemplares será efetuado pelo (a) candidato (a) no Serviço
de Pós-Graduação até o final do expediente do último dia do seu prazo
regimental.
•Devem ser entregues 10 (oito) exemplares impressos da dissertação, sendo 4 (quatro) encadernados, 2 (dois) deles serão entregues à Instituição Receptora, conforme especificações expressas na página do Serviço de PósGraduação, mais cópia da dissertação em formato PDF e seu resumo, abstract e cinco palavras-chave em português e inglês, em meio digital.
•Os exemplares e os formulários exigidos para o depósito (disponíveis nos sites do Programa e SPG) deverão ser acompanhados de carta do orientador, certificando que o orientando está apto à defesa.
3.5. Defesa e Composição das comissões julgadoras das teses
No curso de Doutorado, para o(a) portador(a) do título de mestre, o prazo para depósito da tese é de 48 (quarenta e oito) meses. Após aprovação na CPG, o candidato tem 90 dias para defender sua tese. As comissões julgadoras Tese de Doutorado são constituídas por número ímpar de examinadores, garantido o mínimo de três membros. As comissões julgadoras também são compostas pelo orientador ou co-orientador do candidato, exclusivamente na condição de presidente, sem direito a voto.
4. Ações contra endogenia
As principais ações do projeto Dinter entre o Programa de Pós-Graduação em Linguística/USP e a UESPI planejadas para minimização dos riscos de endogenia na formação de doutores concentram-se em iniciativas para realização de estágio no exterior pelos doutorandos; e em estímulos para que, enquanto realizando seus estágios na Promotora, participem de disciplinas oferecidas por universidades próximas como, por exemplo, a UNICAMP. Esses estágios tendem a minimizar a endogenia na UESPI, além de aumentar a internacionalização dos programas Promotor e Receptor.
Os doutorandos serão incentivados pelo programa promotor e respectivos orientadores a participarem de seleção no programa promotor por bolsas PDSE
(Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) da CAPES, mas faz-se imprescindível
que:
• os candidatos cumpram todos os créditos nas disciplinas;
• que a saída ocorra, no 3º ou 4º semestre letivo (a duração máxima da bolsa é de 12 meses);
• que o plano de atividades no exterior (cumpridas as exigências da agência de fomento) demonstre estar fortemente relacionado com o projeto de tese;
• que o estágio sanduíche do doutorando tenha a anuência do orientador da USP. O Estágio sanduíche não eximirá o doutorando do estágio obrigatório junto à Instituição Promotora.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A UESPI possui um prédio exclusivo para ensino e pesquisa em nível de pós-graduação, denominado NPG (Núcleo de Pós-graduação), que possui um laboratório de informática com 20 computadores equipados com processador Core 2 duo, 2gb ram, hd 500 gb, monitor 17" e Windows 7, todos interligados em rede e com acesso à Internet.
Além disso, este laboratório possui uma impressora multifuncional, bem como um datashow e uma televisão com DVD player.
Adicionalmente, existem o Laboratório de Línguas do CCHL e o Laboratório LIFE que estão disponíveis para uso do Programa. O Laboratório de Línguas do CCHL 28 encontra-se no Campus Poeta Torquato Neto é equipado com 32 máquinas, com
internet em rede. O Laboratório Interdisciplinar de formação de Educadores – LIFE é um espaço de uso comum das licenciaturas nas dependências da instituição, destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para Inovação das práticas pedagógicas.
Possui duas bibliotecas na capital, a Biblioteca Central do Campus Poeta Torquato Neto e a Biblioteca do Campus Clóvis Moura. A Biblioteca Central será de acesso mais fácil para os doutorandos do Dinter. Possui um acervo multidisciplinar e contempla livros, publicações periódicas impressas e eletrônicas, trabalhos de conclusão de curso, recursos audiovisuais, base de dados com e-books nas mais diversas áreas do conhecimento. Dispõe ainda de acesso ao Portal de Periódicos da CAPES com 98 bases de dados em diversas áreas, além de assinaturas de portais. Funcionam de segunda à sexta, de 7h30 às 21h30 e sábado de 8h às 13h para atender a comunidade acadêmica, servidores e público em geral.
Atualmente, a Biblioteca Central está em processo de reestruturação. A estrutura física está sendo ampliada com a construção de salas de leitura individual e em grupo. Quanto ao acervo bibliográfico, foi empregado 1 milhão de reais para aquisição de novos títulos. A UESPI apesar de não possui sistema de videoconferência próprio, sua infraestrutura disponibiliza acessos via IP fixo que possibilitam uso adequado de sistemas de videoconferência sem custo, como aplicativos Skype, ooVoo Video Chat,Hangouts, entre outros.