Plano Acadêmico:
O DINTER seguirá o Plano Acadêmico da sede com as devidas adaptações. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção (PPGEP) oferece formação em nível de doutorado, nas Áreas de Concentração em Gestão de Sistemas de Operação e Sustentabilidade em Sistemas de Produção, bem como suas respectivas Linhas de Pesquisa: Redes de Empresas e Planejamento da Produção,
Métodos Quantitativos em Engenharia de Produção e Avanços em Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial, tendo aferido, no ano de 2018, um total de 29 projetos em desenvolvimento entre os novos e os em andamento, distribuídos entre seus 12 docentes.
O Programa é administrado por um Colegiado composto pelo Coordenador do Doutorado (Presidente), Coordenador do Mestrado (Vice-Presidente) e Responsáveis por Atividades, Líderes de Linha de Pesquisa e dois Representantes Discentes, regularmente matriculados e escolhidos por seus pares. Excepcionalmente, será escolhido pelos pares um representante dos alunos do DINTER para representá-los nas reuniões do Colegiado.
O Programa dispõe de uma Secretaria para apoio e controle das atividades e obrigatoriedades do PPGEP. Todos os assuntos relacionados aos alunos, inclusive os do DINTER (exame de seleção, bancas examinadoras, análise de solicitações, apreciação de recursos, etc.), bem como os do Programa (planejamento, elaboração de relatório, acompanhamento das atividades, etc.) são discutidos por esse Colegiado, sendo submetidos, quando couber, à apreciação da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP.
1- EXIGÊNCIAS PARA TITULAÇÃO
Para obter o título de doutor, o aluno do DINTER deverá cumprir as mesmas exigências dos alunos da sede, apenas com adaptações na forma de execução das etapas de formação:
a) Concluir 20 (vinte) créditos em disciplinas, o que representa ser aprovado em 4 (quatro) disciplinas de 5 (cinco) créditos/cada. As disciplinas serão ministradas em dois módulos de 43h/cada;
b) Concluir 15 (quinze) créditos referentes às atividades da Oficina de Projetos e Artigos. Essa atividade é indutora à pesquisa e publicações. Os créditos são concedidos quando o aluno obtém a aprovação do projeto pesquisa por agência de fomento ou publicações em eventos e periódicos.
c) Concluir 60 (sessenta) créditos em Atividades de Orientação: constitui-se no acompanhamento da proposta de tese. Os créditos são concedidos pelo orientador quando as tarefas planejadas são desenvolvidas conforme a orientação, tais como: elaboração da pesquisa, definição da metodologia, organização e extração de dados e informações, elaboração de artigos, bem como participações e apresentações em eventos, obediência ao cronograma de desenvolvimento da tese.
d) Obter 5 (cinco) créditos pela publicação de artigo técnico–científico em veículo de divulgação que possua corpo de arbitragem.
e) Realizar de Pré-Qualificação, apresentando trabalhos conducentes à tese desenvolvidos até o 18º mês (metodologia, pesquisa, submissões) em forma manuscrita a três professores do Programa e/ou convidados. A conclusão dessa atividade concede 10 créditos ao aluno.
f) Ser aprovado no Exame de Qualificação, que diz respeito à elaboração do caderno de defesa, apresentação e aprovação pela banca constituída de 5 (cinco) professores, três do Programa e dois externos. A finalização dessa atividade confere ao aluno 10 créditos.
g) Exame de Proficiência: trata-se de atividade obrigatória, que exige a aprovação no teste em Língua Estrangeira, diferente daquela realizada no Mestrado.
h) Ser aprovado na defesa pública da tese, perante uma banca examinadora composta de 5 (cinco) doutores, sendo três deles do Programa e dois externos. A conclusão dessa etapa concede ao aluno um total de 60 créditos.
O total mínimo de créditos a ser cumprido pelo aluno é de 180.
OBS: Os créditos em Oficinas de Projetos e Artigos são concedidos quando atendidos os critérios preestabelecidos e amplamente divulgados referentes à obtenção de projeto pesquisa aprovado por órgão de fomento ou combinações entre artigos aprovados em periódicos e eventos internacionais e nacionais. Como exemplo, citamos que a submissão e aprovação de um artigo em periódico classificado no WEBQualis como A1, A2 ou B1, concederá ao aluno os créditos da Oficina de Pesquisa e Artigo.
2- INGRESSO NO DINTER E ATIVIDADES
O exame seletivo é a forma de ingresso no Programa. O perfil dos candidatos atende os interessados da comunidade, portadores do título de Mestre em Engenharia de Produção ou área de conhecimento afim, reconhecido pela CAPES, necessariamente residentes no Piauí, ou em outro Estado, desde que a menos de 400 km de Teresina. A documentação exigida na inscrição ao exame de ingresso contemplou a apresentação, pelo candidato, de proposta de pesquisa contendo o tema de seu interesse aderente a uma das Linhas de Pesquisa do Programa e a um dos Projetos de Pesquisa coordenados pelos professores. Ao término dessa seleção, foi indicado ao aluno selecionado um orientador cujo perfil está mais adequado à sua proposta de trabalho. É oportuno informar que esse processo aconteceu no mês de novembro de 2018 e o efetivo ingresso se dará a partir de fevereiro de 2019.
Ao ingressar, é estabelecido, com o orientador, o plano de trabalho, que além das disciplinas a serem cursadas, o aluno deverá participar das Oficinas de Projetos e Artigos, realizar o estágio obrigatório, dedicar-se ao projeto de pesquisa da tese orientado e empenhar-se nas produções que resultem dessa proposta.
Para melhorar a capacitação docente dos participantes do DINTER, no que tange à orientação de seus alunos, será exigido, também, o envolvimento com o curso de graduação, por meio de coorientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Iniciação Científica (IC), palestras sobre seu assunto de pesquisa, ou ainda, atuação nas Atividades Complementares (curriculares) dos cursos de graduação, supervisionadas pelo Coordenador do DINTER e o Coordenador da Receptora.
Entre o 15º e 18º mês do curso, os alunos realizam uma apresentação pública do estágio em que se encontra o desenvolvimento de sua tese, acompanhado de resumo, que é avaliado por três docentes, com o propósito de pré-qualificar o seu projeto. Essa iniciativa é importante para o aluno e contribui para o enriquecimento do conteúdo e melhor alinhamento do foco da proposta de pesquisa, reavaliação da agenda com as exigências curriculares e perspectiva de conclusão nos prazos estipulados pelo Programa.
Quanto ao Exame de Qualificação, o aluno poderá se submeter, depois de aprovado no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira. O Exame de Qualificação tem por objetivo avaliar o desenvolvimento da tese. É apresentado na forma de caderno assemelhado ao da tese, submetido a uma Comissão Examinadora criada especialmente para essa finalidade. A aprovação ou não do aluno no Exame de Qualificação se dá por manifestação registrada em ata, bem como eventuais sugestões ou recomendações dos examinadores.
Concluídas essas etapas, o aluno poderá se submeter à defesa da tese, a ser realizada em sessão pública perante uma Comissão Examinadora aprovada pelo Colegiado, que deverá ser composta pelo orientador e quatro professores, dois dos quais deverão ser externos à UNIP. Será outorgado o título de Doutor em Engenharia de Produção ao candidato que obtiver, de todos os membros da Banca Examinadora, nota igual ou superior a 7,0 (sete).
O Colegiado do Programa aprovou a possibilidade de apresentação de dissertações e teses em formato de artigo científico, sendo facultada a opção pelo formato tradicional. A adoção desse formato alternativo vem sendo praticada desde 2013, tendo apresentado bons resultados, com o crescimento significativo da publicação de artigos científicos com a autoria/coautoria de discentes do Programa, além de ter estimulado os alunos na prática da publicação científica.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
1- SALAS DE AULA
Para a realização do DINTER serão disponibilizadas:
a) Uma sala de aula, equipada com recursos de mídia eletrônica, wifi, sistema de teleconferência, possibilitando a apresentação das aulas, de seminários, da projeção de filmes/vídeos, slides, anotações, participação e discussões em teleconferências, em ambiente climatizado; com quadro de acrílico, tela de projeção e computador. Para assessorar os professores e alunos, a Receptora colocará um técnico para operar os equipamentos de áudio e imagem, internet, teleconferência e outros necessários para o bom desempenho da atividade programada.
b) Uma sala de professor, com acesso à internet destinada aos professores durante sua estada em Teresina/PI, constituindo-se em um espaço com maior conforto para a preparação de suas aulas e outras atividades, bem como para reuniões individuais com alunos, grupos de pesquisa, etc.
c) Uma sala de alunos, com acesso à internet para estudos, reuniões, elaboração de trabalhos e encontros diversos referentes às atividades do DINTER.
d) Laboratório de Informática, com pelo menos 16 computadores, sendo, no mínimo, cinco deles com configuração que permita operar software de simulação, cálculo estatístico, lógica fuzzy, redes neurais, AHP, MatLab, entre outros. O objetivo é o de propagar a aplicação do computador como ferramenta de auxílio na difusão de metodologias de pesquisa científica, de ensino das diversas ciências, utilizando-se sempre que possível de softwares disponíveis gratuitamente na Internet. O aprendizado e uso de tais recursos deverá estimular os alunos do DINTER, que será constituída em sua maioria de professores universitários, a estender e difundir essas ferramentas a seus alunos e a colegas da comunidade.
e) Laboratório de material didático e protótipos: a Receptora disponibilizará, sempre que solicitada, recursos de infraestrutura como laboratórios, oficinas, ferramentas, impressoras comuns ou 3D, para serem utilizados na pesquisa, elaboração de material didático e de protótipos referentes às teses.
2- OUTROS AMBIENTES
a) 01 auditório: com capacidade de 200 (duzentos) lugares;
b) 01 sala de apoio (reuniões) com capacidade para 20 pessoas;
c) Vestiários;
d) Gabinete para primeiros socorros e encaminhamentos com plantão permanente de enfermagem;
e) Cantina e refeitório;
f) Biblioteca e videoteca que contam com acervo relevante de periódicos; folhetos; CD-ROM’s; fitas de vídeos; monografias, teses e jornais.
Aos alunos do DINTER, a Promotora disponibilizará também, o Portal de Periódicos da CAPES para acesso ao expressivo acervo de produção científica internacional.
Cronograma de Atividades:
As atividades do DINTER ocorrerão conforme o seguinte cronograma:
2º semestre de 2018:
- Realização do exame de ingresso.
O processo seletivo, composto de três etapas - exame escrito, apresentação da proposta de tese e entrevista -, foi realizado em novembro/2018, tendo recebido 31 (trinta e uma) inscrições de candidatos interessados. Destes, 26 (vinte e seis) compareceram para realizar o exame. Foram aprovados 18 (dezoito), sendo que 15 (quinze) confirmaram suas matrículas.
1º semestre de 2019:
- Ofertar as disciplinas:
“Metodologia de Pesquisa Científica e Tecnológica 1” ( obrigatória)
“Gestão da Tecnologia, Informação, Qualidade na Produção”
- Realizar Oficinas de Projeto e Artigos (*)
- Efetuar Atividades de Orientação e Oficinas de Artigos e Projetos
2º semestre de 2019:
- Ofertar as disciplinas:
“Empreendedorismo de Projetos Inovadores”
“O Planejamento e Controle da Produção na Manufatura 4.0”
- Realizar Oficinas de Projeto e Artigos (*)
- Efetuar Atividades de Orientação
(*) As oficinas, embora não sejam disciplinas, têm caráter obrigatório, são estratégicas, pois são momentos para discussão, trabalho de pesquisa em grupo e dúvidas gerais de alunos sobre desenvolvimento do seu trabalho de redação de artigos, formatação de trabalhos e procedimentos de submissão.