Plano Acadêmico:
7. PLANO ACADÊMICO DA PROPOSTA
7.1. Objetivos e metas
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP), nota 7 na CAPES, tem como foco de investigação o cuidar clínico avançado do paciente adulto com afecções agudas e crônicas não transmissíveis, circunstanciado pelo contexto do cuidado de enfermagem. Está estruturado em dois eixos temáticos: Cuidar Clínico Avançado e Contexto do Cuidar, onde as práticas assistenciais e de ensino se efetivam. Esses eixos organizam quatro linhas de pesquisa e respectivos projetos e dois conjuntos de disciplinas: Processos de Produção de Conhecimento e Modelos Teóricos sobre o Cuidar em Condições Clínicas Específicas e Tecnologia do Cuidar.
Em consonância com os fundamentos do PROESA, a proposta do projeto DINTER UFAM- Coari tem como missão formar recursos humanos de excelência nos níveis de Doutorado (DO) e Doutorado Direto (DD), por meio da capacitação de enfermeiros e outros profissionais das áreas da saúde, para os processos de produção de conhecimento, de atualização científica e de aperfeiçoamento em tecnologias do cuidar, no âmbito da Enfermagem na Saúde do Adulto. Espera-se que os egressos dessa proposta sejam capazes de impulsionar a pesquisa, a educação e o cuidado em práticas clínicas avançadas na região norte do país, dentro do escopo legal e ético da profissão. Além disso, o DINTER em Enfermagem na Saúde do Adulto atende ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Amazonas.
São objetivos desta proposta que os alunos de DO sejam capazes de:
- acessar as fontes de conhecimento incorporando os métodos de busca das melhores evidências científicas, para subsidiar a tomada de decisão na prática assistencial, educacional e na pesquisa;
- sistematizar a busca do conhecimento e analisar os avanços científicos sobre o objeto de estudo;
- definir prioridades de investigação no país, com ênfase nas populações amazônicas, e delimitar os problemas de pesquisa;
- planejar desenhos de pesquisa coerentes com os objetivos propostos;
- analisar o método da ciência e os aspectos éticos dos estudos;
- interpretar criticamente os desenhos e os resultados de pesquisa;
- analisar o impacto das pesquisas em áreas correlatas e na sociedade;
- gerenciar sistemas de pesquisa em relação ao fenômeno de estudo;
- analisar as relações entre ciência, universidade e sociedade;
- articular as pesquisas desenvolvidas na área de enfermagem, da saúde, e do cuidar na Saúde do Adulto;
- demonstrar a aquisição de perspectivas múltiplas do conhecimento, integrando o existente na área de Enfermagem na Saúde do Adulto a diferentes áreas do saber;
- orientar alunos de graduação na iniciação científica (IC) e nos trabalhos de conclusão de curso, tutorar pesquisas de alunos de cursos de especialização e acompanhar seu orientador nas orientações de ME;
- demonstrar capacidade de trabalhar em grupos de pesquisa, buscar financiamentos para a investigação científica e executar atividades de internacionalização.
A proposta DINTER UFAM-Coari tem as seguintes metas:
- Propor futuramente a criação de um curso novo e independente de Pós-Graduação na região norte, com o suporte do PROESA;
- Consolidar parceria ISBUFAM/EEUSP para o desenvolvimento de redes temáticas de investigação em enfermagem e na área da saúde;
- Formar 16 doutores em Ciências que atuam como docentes e ou técnicos especializados no ensino de terceiro grau de Universidades Federais da região norte do país;
- Produzir 16 teses de DO que fomentem linhas de pesquisa, na Instituição Receptora, respondendo às necessidades regionais e ampliando o compromisso institucional com o desenvolvimento da região;
- Produzir e divulgar, pelo menos, 40 artigos em periódicos de impacto;
- Estimular a formação de, pelo menos três, GP, articulado aos GP da instituição promotora, além dos atualmente existentes na Instituição Receptora.
- Estimular a continuidade de formação dos doutores em nível de Pós-Doutoramento na instituição promotora, com extensão às Instituições internacionais.
- Formar doutores com competência para a produção de conhecimentos rigorosamente construídos que beneficiem a população da região norte do país, bem como seus profissionais da área da saúde.
- Contribuir para a formação de docentes do ensino superior com competência para a reflexão crítica sobre as questões de saúde e educação na área da Enfermagem e da Saúde.
7.2. Critério e sistemática de seleção dos alunos
Poderão inscrever-se para o Curso de Doutorado (DO) enfermeiros e outros profissionais da área da saúde com diploma de Mestre, com validade nacional, e para o Curso de Doutorado Direto (DD) graduados em enfermagem e outros profissionais graduados da área da saúde sem o diploma de mestre, desde que comprovada a maturidade acadêmica do candidato, avaliada pela Comissão Examinadora, segundo norma do PROESA
Fase eliminatória:
1) Prova de proficiência em língua inglesa
2) prova sobre a capacidade de interpretação, argumentação, síntese e expressão escrita no contexto do conhecimento do Programa. Nota mínima para aprovação 6 (seis). Peso 2.
Fase classificatória:
1) Análise do curriculum vitae com a avaliação dos seguintes itens: Experiência no Ensino; experiência em Orientação; Experiência em Comissões Julgadoras; Experiência comprovada em Pesquisa; Trabalhos Publicados; Trabalhos Apresentados em Eventos Científicos; Premiação de trabalho científico e Publicação da Dissertação de Mestrado (Peso 3).
2) Avaliação do projeto de pesquisa, considerados os seguintes itens: Relevância do tema de estudo; Revisão da literatura; Coerência entre título, introdução, objetivo(s) e método; Qualidade da apresentação e expressão escrita. Peso 5.
Os candidatos ao DD serão submetidos aos mesmos critérios, no entanto, na fase eliminatória, a avaliação será realizada por uma Comissão Examinadora constituída por um membro interno e dois externos ao Programa, sendo que o seu provável orientador não poderá compor a banca examinadora.
A nota mínima para aprovação do candidato é a média 7 (sete).
DISPOSIÇÕES GERAIS:
Referente à proficiência em língua estrangeira, para o ingresso nos Cursos de Doutorado do Programa será exigida apenas a língua inglesa, comprovada pelas seguintes instituições: União Cultural Brasil-Estados Unidos, Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de Manaus (UFAM), No Educational Testing Service, que aplica o TOEFL® - Test of English as a Foreign Language™, Internet Based Test – IBT (eletrônico)
As vagas dos Cursos de Doutorado e Doutorado Direto serão preenchidas pelos candidatos que obtiverem maior média.
Não existe obrigatoriedade quanto ao preenchimento de todas as vagas ofertadas. Não serão aceitos pedidos de revisão de prova.
Será elaborado relatório final do Processo Seletivo pela Comissão PROESA com encaminhamento para a CPG da EEUSP.
7.3. Estrutura básica da programação
7.3.1. Disciplinas fundamentais a serem ofertadas que integram o conjunto de disciplinas para integralização dos créditos mínimos, que serão ministradas na Instituição Receptora – ISBUFAM
1º semestre 2019 - Total de créditos = 16
Disciplina: ENC5956 - Teoria do conhecimento e sua inserção na Assistência à Saúde
Créditos: 6
Carga horária: 90
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Rubia Aparecida Lacerda
Disciplina: ENC5935 - Método Quantitativo de Pesquisa em Enfermagem I: Delineamento de Projetos
Créditos: 4
Carga horária: 60
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Regina Marcia Cardoso de Sousa; Profa. Dra. Silvia Regina Secoli; Profa. Dra. Vanessa de Brito Poveda
Disciplina: ENC5864 - Estatística Aplicada à Saúde
Créditos: 6
Carga horária: 90
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Ruth Natalia Teresa Turrini
2º semestre 2019 - Total de créditos = 16
Disciplina: ENC5936 - Método Quantitativo de Pesquisa em Enfermagem II: Relatório de Pesquisa
Créditos: 4
Carga horária: 60
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Regina Marcia Cardoso de Sousa; Profa. Dra. Silvia Regina Secoli; Profa. Dra. Lilia de Souza Nogueira
Disciplina: ENC5946 - Intervenções não-farmacológicas na Pesquisa em Saúde
Créditos: 4
Carga horária: 60
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Marina de Góes Salvetti; Profa. Dra. Ana Lucia Siqueira Costa; Profa. Dra. Rita de Cassia Gengo e Silva
Disciplina: ENC5937 - Adaptação Transcultural de Instrumentos de Medida em Saúde
Créditos: 3
Carga horária: 45
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Ruth Natalia Teresa Turrini; Profa. Dra. Renata Eloah de Lucena Ferretti
Disciplina: ENC5932 - Seminários de Métodos de Investigação em Processamento de Produtos para a Saúde e Descontaminação do Ambiente
Créditos: 2
Carga horária: 30
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Kazuko Uchikawa Graziano
Disciplina: ENC5880 - Seminários de Pesquisa em Dor e Cuidados Paliativos
Créditos: 3
Carga horária: 45
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Marina de Góes Salvetti
1º semestre 2020 - Total de créditos = 22
Disciplina: ENC5905 - Tópicos Avançados na Investigação Aplicada à Saúde do Adulto
Créditos: 6
Carga horária: 90
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Kazuko Uchikawa Graziano; Profa. Dra. Angela Maria Geraldo Pierin; Profa. Dra. Vera Lucia Conceição de Gouveia Santos
Disciplina: ENC5943 - Ensaios Clínicos sobre Cuidados com a Pele e Feridas: Prática de Enfermagem Baseada em Evidências
Créditos: 2
Carga horária: 30
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Vera Lucia Conceição de Gouveia
Disciplina: ENC5883 - Prática Pedagógica no Ensino Superior
Créditos: 6
Carga horária: 90
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Vilanice de Araújo Püschel
Disciplina: ENC5833 - A Estomaterapia na Prevenção e Tratamento de Feridas: Análise da Prática, do Ensino e da Pesquisa
Créditos: 6
Carga horária: 90
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Vera Lucia Conceição de Gouveia Santos
Disciplina: ENC5965 - Ensaios Clínicos sobre Cuidados com Feridas Agudas e Crônicas - Evidências sobre o Controle de Infecção
Créditos: 2
Carga horária: 30
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Paula Cristina Nogueira; Profa. Dra. Vera Lucia Conceição de Gouveia Santos
Total de Créditos: 54 créditos
Carga Horária Tital: 810 horas
7.3.1.1. Disciplinas eletivas sobre temáticas específicas a serem ofertadas, que serão ministradas na Instituição Promotora - USP
2º semestre 2020
Disciplina: ENC5732 - A Enfermagem na Assistência à Pessoa com Hipertensão Arterial
Créditos: 6
Carga horária: 90
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Angela Maria Geraldo Pierin
Disciplina: ENC5822 - Neurobiologia do Estresse e Mecanismos de Coping
Créditos: 6
Carga horária: 90
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Ana Lucia Siqueira Costa Calache;Profa. Dra. Juliana Nery de Souza Talarico
Disciplina: ENC5879 - Raciocínio Clínico de Enfermagem
Créditos: 3
Carga horária: 45
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Dina de Almeida Lopes Monteiro da Cruz; Profa. Dra. Rita de Cassia Gengo e Silva; Profa. Dra. Juliana Nery de Souza Talarico
1º semestre 2021
Disciplina: ENC5878 - Doença Renal: da Fisiopatologia à Clínica de Enfermagem, Uma Abordagem Translacional
Créditos: 4
Carga horária: 60
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Maria de Fatima Fernandes Vattimo
Disciplina: ENC5903 - Medidas de Gravidade do Trauma para Pesquisa em Enfermagem
Créditos: 3
Carga horária: 45
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Regina Marcia Cardoso de Sousa;Profa. Dra. Lilia de Souza Nogueira
Disciplina: ENC5940 - Métodos Psicométricos na Pesquisa em Saúde
Créditos: 6
Carga horária: 90
Docente(s) Responsável(is)/Ministrante (s): Profa. Dra. Ruth Natalia Teresa Turrini; Profa. Dra. Renata Eloah de Lucena Ferretti
Total de Créditos: 28 créditos
Carga Horária Tital: 420 horas
7.3.2 Planejamento do estágio obrigatório
O estágio obrigatório será de 9 meses, na sede do Programa Promotor-PROESA. Será constituído de atividades efetivas junto ao Grupo de Pesquisa liderado pelo orientador, bem como das demais atividades letivas, de pesquisa e de orientação.
O cumprimento dos créditos será realizado segundo programação traçada para o DINTER USP – UFAM- campus Coari, cujas disciplinas, cumprirão formato similar ao já delineado para o programa de origem, podendo ser ministradas de forma concentrada.
No período de estágio, os encontros entre orientador e orientando poderão ser mais concentrados com vistas ao desenvolvimento do projeto de pesquisa ou a elaboração da tese.
O número máximo de alunos para a realização do estágio na Instituição Promotora será de 10 (dez). Os alunos que irão compor os Grupos 1 e 2 serão definidos de acordo com o andamento de seus projetos.
A época e a duração dos estágios na Instituição Promotora serão ajustadas, se e quando necessário, uma vez que dependerão também das atividades do Grupo de Pesquisa do orientador, do objeto da investigação e das disciplinas opcionais a serem cursadas.
Cronograma do Estágio:
Seq. Semestre Grupo Fase Duração do Estágio
1 2º Semestre/2019 DO 1 1 2 meses
2 1º Semestre /2020 DO 2
3 2º Semestre /2020 DO 1 2 3 meses
4 1º Semestre /2021 DO 2
5 2º Semestre /2021 DO 1 3 4 meses
6 1º Semestre /2022 DO 2
Total: 9 meses
7.3.3. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de doutores
Entre as ações programadas para evitar endogenia na formação de doutores destacam-se:
a) ofertar disciplinas nas diferentes linhas de pesquisa do PROESA, com vistas a incentivar o desenvolvimento de estudos em diferentes temas;
b) incentivar os doutorandos a participarem de eventos, cursos, disciplinas e outras atividades em instituições diversas da própria UFAM e em outras universidades;
c) garantir a presença de, no mínimo, dois membros externos ao PROESA, sendo no mínimo um externo a USP, nas Comissões Julgadoras de Doutorado (exame de qualificação e defesa de tese).
Acredita-se que por meio dessas ações, a formação acadêmica proporcionará condições para os doutorandos desenvolverem não somente atividades de pós- graduação no PROESA e se inserir nas atividades já existentes, mas também de ampliar o intercâmbio com outras IES, incluindo o próprio ISBUFAM. Certamente, após a titulação, os doutores formados terão amplas condições de participarem ativamente dos Grupos de Pesquisa existentes na região, inclusive como líder.
7.3.4. Haverá uso de tecnologia de Educação a Distância (EAD)
Nesta proposta, as atividades serão desenvolvidas na modalidade presencial. Apesar disso, serão utilizadas ferramentas do ensino a distância como videoconferências nas suas diferentes possibilidades e sistemas de organização on-line (p. ex. Moodle stoa), com vistas a promover a maior integração possível dos alunos nas atividades que acontecem na Instituição Promotora. As orientações serão feitas de modo presencial e a distância (Skype ou videoconferências)
7.3.5. Linhas de pesquisas
Os eixos temáticos Cuidar Clínico Avançado e Contexto do Cuidar, onde as práticas assistenciais e de ensino se efetivam. Esses eixos organizam quatro linhas de pesquisa e respectivos projetos e dois conjuntos de disciplinas (Modelos Teóricos sobre o Cuidar em Condições Clínicas Específicas e Tecnologia do Cuidar e Processos de Produção de Conhecimento). O eixo do Cuidar Clínico se expressa em duas linhas de pesquisa: Cuidar do Adulto com Afecções Crônicas não Transmissíveis, Cuidar do Adulto com Afecções Agudas e Críticas. O eixo Contexto do Cuidar se expressa em duas linhas de pesquisa: Dinâmicas de Trabalho na Saúde do Adulto e Tecnologia na Saúde do Adulto.
Linha de pesquisa: Cuidar do Adulto com Afecções Crônicas não Transmissíveis.
Descrição: Compreende estudos sobre fenômenos, intervenções e resultados pertinentes ao cuidar do adulto, na perspectiva da promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação de afecções crônicas não transmissíveis.
Adequação: Contribuirá para o aperfeiçoamento de modelos assistenciais e políticas públicas sociais e em saúde para a região amazônica que carece de recursos humanos em enfermagem e na área da saúde.
Linha de pesquisa: Cuidar do Adulto com Afecções Agudas e Críticas.
Descrição: Compreende estudos sobre fenômenos, intervenções e resultados pertinentes ao cuidar do adulto com afecções agudas e críticas, na perspectiva da sua prevenção e tratamento.
Adequação: Favorecerá a compreensão das necessidades sociais e de saúde da região e contribuirá para a proposição e desenvolvimento de intervenções em saúde e enfermagem adequadas às demandas e particularidades existentes na região.
Linha de pesquisa: Dinâmicas de Trabalho na Saúde do Adulto.
Descrição: Compreende estudos sobre conceitos, modelos e métodos envolvidos nos processos de trabalho no cuidar e no ensino no contexto da saúde do adulto.
Adequação: Contribuirá para o desenvolvimento de projetos que auxiliem o entendimento da dinâmica entre atores do Sistema Único de Saúde – SUS e do processo de ensino no âmbito das especificidades da região Norte (que integram diferentes etnias).
Linha de pesquisa: Tecnologia na Saúde do Adulto.
Descrição: Compreende estudos sobre a criação, desenvolvimento, adaptação e avaliação de modelos, instrumentos e procedimentos assistenciais relacionados ao cuidar da saúde do adulto.
Adequação: Proporcionará a compreensão das práticas assistenciais de enfermagem e de saúde existentes e contribuirá para a proposição e desenvolvimento de modelos e instrumentos assistenciais e de ensino adequados às demandas próprias da região.
ORIENTAÇÃO
7.3. Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientadora e orientando(a):
As atividades de orientação serão desenvolvidas a partir de um planejamento que prevê várias ações e estratégias com o objetivo de garantir a solidez das relações entre orientadores e orientandos e que incluem:
a) Contatos para atividades de orientação e acompanhamento dos orientandos, por meio de correspondência eletrônica, videoconferências, contatos pessoais durante a realização do estágio obrigatório na EEUSP e eventuais visitas ao ISBUFAM para ministrar disciplina;
b) Integração de professores doutores do ISBUFAM como coparticipantes para o fortalecimento de vínculos entre orientadores e orientandos, uma vez que esses docentes serão responsáveis pelo desenvolvimento de ações que visem a manutenção da interlocução de orientação ao longo de todo o período do desenvolvimento do DINTER.
Esses coparticipantes poderão ser futuros candidatos ao Programa de Pós- Doutoramento junto a docentes do PROESA.
As atividades essenciais do DINTER serão distribuídas em três etapas:
1) o aluno desenvolverá o seu conhecimento teórico nas linhas de pesquisas, por meio do cumprimento dos créditos referentes às disciplinas, reuniões com orientador e participação em reuniões do GP;
2) o aluno deverá finalizar os créditos em disciplinas e dar início à realização do estágio obrigatório na EEUSP, com vistas ao aperfeiçoamento do projeto de pesquisa e realização do Exame de Qualificação na instituição promotora, atividade prevista ao final de 24 meses da matrícula;
3) o aluno deverá desenvolver a pesquisa e manter reuniões sistemáticas com o orientador e com o GP. Deverá também, elaborar a tese, confeccionar e encaminhar artigos para publicação e resumos para divulgação do trabalho, finalizando com a Defesa Pública na Instituição Promotora. As defesas devem acontecer até 105 dias após aprovação das bancas pela Comissão de Pós-Graduação, na instituição promotora.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
INFRAESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO RECEPTORA
Quanto a infraestrutura física, o ISBUFAM possui 3 prédios de 2 andares, contendo 6 salas de professores, 35 salas de aula, um auditório, uma biblioteca, um laboratório de informática, uma sala de telessaúde e 20 laboratórios. Além disto, existe uma sala destinada a Pós-Graduação, com computadores e secretaria própria. Atualmente está sendo construído outro prédio de 4 andares, com previsão de entrega para março de 2018, destinado aos cursos da área de saúde, incluindo o novo curso de medicina.
O ISBUFAM possui 26 laboratórios de apoio ao ensino e à pesquisa, que darão suporte ao DINTER: Laboratório de Parasitologia, Laboratório de Genética, Laboratório de Química Orgânica, Laboratório de Química Geral e Analítica, Laboratório de Química Fisico-Quimica, Laboratório de Cultura de Tecidos, Laboratório de Zoologia, Laboratório de Botânica, Laboratório de Química de Alimentos, Laboratório de Técnicas dietéticas, Laboratório de Microscopia, Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Entomologia, 3 Laboratórios de Enfermagem (incluindo um destinado a pesquisa), 3 Laboratórios de Fisioterapia, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Ensino de Ciências: matemática e física, Laboratório de Ensino de Ciências: biologia e Química, Laboratório de Matemática, Laboratório de Física.
A biblioteca do ISBUFAM dispõe de uma estrutura física que agrega uma área de 9m x 21,5 m. Tem estrutura física com quatro computadores para atendimento no balcão e seis computadores para acesso a pesquisas acadêmicas online realizadas pelos alunos. Além disto, possui 13 unidades de cabine para estudo individual, nove unidades de leitura individual e 55 unidades de mesas para estudo em grupo. A biblioteca possui acervo atualizado, com acesso à rede mundial de computadores. O acervo da biblioteca do ISBUFAM tem um total de 2.154 títulos e 15.250 exemplares impressos; o acervo eletrônico é constituído por 506 materiais adicionais. Seu acervo é composto por bibliografias das áreas das ciências humanas, ciências biológicas, ciências exatas da terra e ciências da saúde.
Em relação ao acesso a base de dados a Biblioteca do ISBUFAM por meio do SISTEBIB (Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas) oferece as seguintes bases:
- Atheneu – dotlib.ufam.edu.br (Livros digitais da mais importante editora de autores nacionais em Medicina. Diversos títulos nas áreas de Medicina e Ciências da Saúde).
- Atheneu – www.lectio.com.br (Livros digitais nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde totalizando 472 títulos).
- Springer – dotlib.ufam.edu.br (Livros digitais de excelência reconhecida mundialmente em todas as áreas de Ciências, Tecnologia e Medicina).
- Evolution – www.evolution.com.br (com 173 títulos online na área da saúde adquiridos pela UFAM para uso da comunidade acadêmica)
- Portal de Periódicos da CAPES – Com diversas bases de dados específicas nas áreas da saúde com acesso a artigos completos.
- Portal Saúde Baseada em Evidências (Ministério da Saúde) – com diferentes bases de dados nas áreas da saúde.
Na página da biblioteca na internet encontra-se disponível o acesso a outras bases de dados tanto de acesso restrito, quanto livre. O acesso restrito refere-se às bases de dados adquiridas pela UFAM e são acessadas somente com a configuração do Proxy do ISBUFAM.
Os alunos ainda dispõem da biblioteca Central da UFAM-Manaus, de 3.142 m2, que além de possuir convênio com o Portal da CAPES, disponibiliza consulta online a mais de 12.661 ou publicações em periódicos internacionais e nacionais com texto completo, possui um acervo total de cerca de 57.721 títulos e 73.585 exemplares. O total de periódicos nacionais soma 2.364 títulos, com 4.140 exemplares. Os periódicos estrangeiros somam 175 títulos e 258 exemplares nas várias áreas de conhecimento.
9. INFRAESTRUTURA DA INSTITUIÇÃO PROMOTORA
9.1. Laboratórios
Na EEUSP poderão contar com o Centro dos Laboratórios em Ensino, Habilidades, Simulação e Pesquisa (CELAB), constituído por seis cenários de ensino e pesquisa: Laboratório de Pesquisa Experimental (LEMA), Laboratório de Ensaios Microbiológicos (LEM), Laboratório de Habilidade em Enfermagem (LabHabEnf), Laboratório de Informática e Tecnologia da Informação (LITE), Laboratório de Ensino de Licenciatura em Enfermagem (LALIC) e Centro Histórico-Cultural da Enfermagem Ibero-Americana (CHCEIA).
Como estrutura especializada, os alunos se beneficiarão do uso dos Laboratórios descritos a seguir:
I. Laboratório de Ensaios Microbiológicos - LEM
Está equipado para realização de técnicas laboratoriais básicas em microbiologia e processamento de produtos para saúde envidando melhorias continuadas na sua infraestrutura, por meio de fomentos, especialmente da FAPESP, para cada vez mais atender integralmente às novas demandas de métodos de investigação.
II. Laboratório Experimental de Modelos Animais - LEMA
Desenvolve estudos com a análise de variáveis biológicas em ratos, cujo tema central é a fisiopatologia das síndromes renais. Essas pesquisas descritivas visam à elucidação de mecanismos fisiológicos envolvidos nas principais síndromes renais, em situações controladas, valendo-se de instrumental específico e preciso. As técnicas de avaliação renal mais utilizadas no LEMA são o clearance de creatinina e insulina, fração de excreção de sódio, perfil oxidativo e histologia de tecido renal, além de testes bioquímicos usuais como dosagem de glicemia, sódio, potássio entre outros.
III. Laboratório de Habilidades de Enfermagem – LabHabEnf
O LabHabEnf tem como principais objetivos disponibilizar recursos para a capacitação técnico-científica na área de Enfermagem, visando o desenvolvimento integral do estudante em suas capacidades cognitivas, afetivas e psicomotoras, com vistas à aprendizagem significativa e contínua, articulada ao seu projeto de vida e de formação.
Os espaços são mobiliados e equipados para simular com alta fidelidade os vários ambientes de assistência à saúde, entre eles unidade básica de saúde, ambulatório, hospital e domicílio. Disponibiliza materiais de consumo, equipamentos e manequins para a demonstração e realização de procedimentos técnicos e outras intervenções de Enfermagem; a aprendizagem autodirigida envolvendo os diversos recursos de mídia instrucional; o acompanhamento sistematizado da aprendizagem dos estudantes em procedimentos técnicos; e o desenvolvimento de pesquisas no campo da Enfermagem.
IV. Laboratório de Ensino de Licenciatura em Enfermagem – LALIC
O Laboratório da Licenciatura em Enfermagem (LALIC) é de natureza acadêmica, interdisciplinar, com a finalidade de desenvolver e propiciar o uso do laboratório aos licenciandos de Enfermagem para fins didáticos e investigativos por meio de atividades pedagógicas, inserindo a prática simulada, o uso das telecomunicações e das tecnologias computacionais no ensino e na pesquisa em enfermagem.
V. Laboratório de Informática e Tecnologia da Informação – LITE
O LITE é de natureza acadêmica, interdisciplinar, com a finalidade de desenvolver e propiciar o uso das telecomunicações e das tecnologias computacionais na pesquisa, educação, gerenciamento e assistência em enfermagem. É composto pelo Centro de Estudos em Teleenfermagem - CETEnf/EEUSP, Centro de Produção Digital da EEUSP e Centro de Estudos e Pesquisas em Ensino à Distância da EEUSP. Possui dois laboratórios virtuais de aprendizagem que permitem aos alunos o uso de videoconferência para discussão de casos clínicos com profissionais e professores que estejam distantes fisicamente. Os sistemas educacionais Moodle stoa, baseados na Internet, otimizam o aprendizado e aumentam a interatividade com os colegas e professores. Os laboratórios também oferecem objetos de aprendizagem para a compreensão de procedimentos e do corpo humano. Entre eles, o Homem Virtual, conjunto de imagens dinâmicas criadas por computação gráfica 3D, na Disciplina de Telemedicina da FMUSP (www.projetohomemvirtual.org.br). O CETENF possui ainda uma estação de estudos e pesquisas, com a possibilidade de realização de webconference e o compartilhamento de material educacional em tempo real.
VI. Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero Americana CHCEIA
O CHCEIA tem como escopo constituir-se em um centro de referência para o desenvolvimento da pesquisa histórica na Enfermagem Ibero-Americana.
Além desses Laboratórios, tanto a instituição receptora como a promotora utilizam diferentes instituições assistenciais (hospitais, clínicas, unidades básicas, entre outros) como laboratórios de prática clínica e pesquisa.
9.2. Biblioteca
O Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) tem por missão proporcionar suporte para o desenvolvimento do ensino e pesquisa. Para cumprir esses objetivos, prestam serviços de informação, compartilhando-os com a comunidade científica da Enfermagem nacional e internacional, contando para tanto com auxílio de bibliotecárias para o atendimento dos pós-graduandos e usuários em geral.
A EEUSP, por ser considerado um serviço de documentação e informação dos mais representativos em Enfermagem na América Latina, tem maior infraestrutura. O acervo bibliográfico, considerado um dos mais significativos da área da enfermagem na América Latina é formado por 24.282 livros (aumento de 9,6% em relação ao ano de 2015), 586 títulos de periódicos (aquisição de mais 3 periódicos), 4.679 teses e dissertações, materiais especiais, como 230 CDs, 39 DVDs, 383 VHS e 1.433 folhetos disponíveis para pesquisa no DEDALUS (Banco de Dados Bibliográfico da USP). A Biblioteca possui uma parceria com o Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Baseado em Evidências com o Centro Cooperante do Instituto Joanna Briggs (JBI – Brasil). Faz parte dos Centros Cooperantes da Bireme e atua em colaboração com Centros de Informação Internacionais por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi), entre eles Online Computer Library Center (OCLC-Ohio, EUA) e a Library of Congress. Participa dos Programas de Comutação Bibliográfica SCAD/Bireme e COMUT/IBICT e do Catálogo Coletivo Nacional de Periódicos, também do IBICT. Presta regularmente os serviços de consulta e empréstimo do material bibliográfico, empréstimo entre bibliotecas, pesquisas bibliográficas, comutação bibliográfica nacional e internacional e normalização de trabalhos científicos.
Como suporte a ser oferecido aos alunos do DINTER ISBUFAM, oferece, também, treinamentos destinados à capacitação de usuários para realização de pesquisas bibliográficas e melhor utilização dos recursos disponíveis na Biblioteca. No ano de 2016 foram realizados treinamentos pela bibliotecária nos seguintes tópicos: PubMed: módulo básico, intermediário, avançado; BVS: módulo básico, intermediário, avançado; BVS, PubMed e CINAHL: módulo intermediário, CINAHL, BVS, EndNote Web, Embase, Scopus e Web of Science.
Disponibiliza, ainda, via on-line o Guia Prático para Elaboração de Dissertação, Tese, Monografia e Projeto de Pesquisa, que auxiliam nas atividades de pesquisa e divulgação do conhecimento. Disponibiliza links para a classificação QUALIS de periódicos (WebQualis) e tutoriais para uso do Catálogo DEDALUS (consulta do acervo da USP informatizado), das principais Bases de Dados (PubMed, Portal BVS, CINAHL, Portal de Periódicos CAPES, entre outros), Gerenciador de Referências (EndNote Basic), diretórios de pesquisadores (ResearcherID, My Citations, ResearchGate, etc) e acesso aos e-books. Discentes e docentes contam com o acesso ao serviço de VPN para acessar bases bibliográficas em seu domicílio, via conta de e-mail institucional da USP, além de formulários eletrônicos para empréstimos ou aquisição de artigos.
A STI em parceria com a Comissão de Pós-Graduação da EEUSP disponibiliza recursos específicos para os pós-graduandos. Dentre estes, inclui-se o acesso a pacotes estatísticos para elaboração de banco de dados e análises a exemplo do SPSS (Statistical Package for the Social Science), NVivo, EpiInfo, TabWin, Multi-LR, GPOWER, Programa R, entre outros; acesso a programas para construção de websites, tais como o Adobe CS5 e o software EndNote, ferramenta para gerenciamento das referências bibliográficas.
Existe suporte para treinamento dos docentes e discentes para utilização dos recursos disponíveis; apoio técnico na seleção e aquisição de novos programas para análise de dados qualitativos e quantitativos; disponibilidade de oito (8) computadores com acesso a internet de uso exclusivo dos pós-graduandos. Os sites construídos pelos Grupos de Pesquisa dos orientadores dos Programas de Pós-Graduação estão hospedados no Servidor Web da Seção Técnica de Informática.
No que se refere ao acesso às bases de dados (Pubmed, Ovid, entre outras) e aos textos completos de periódicos online, os docentes e discentes da EEUSP têm disponível a internet em rede nos computadores fixos na EEUSP, internet sem fio (wireless). Esta tecnologia pode ser acessada com notebook, tablet ou smartphone dentro dos limites da EEUSP e demais unidades da USP. Além disso, discentes e docentes contam com o acesso ao serviço de VPN para acessar bases bibliográficas em seu domicílio, via conta de e-mail institucional da USP. Desta forma, docentes e discentes podem facilmente acessar as publicações científicas completas de forma rápida, segura e facilitada a partir da EEUSP ou do seu domicilio.
Além desta infraestrutura técnica, o Programa conta com um parque computacional da EEUSP conectado à rede científica/acadêmica e administrativa da USPnet, melhor detalhado abaixo.