Dados do Programa
Número da Proposta:
2/2018
Período de Vigência:
11/03/2019
a
08/11/2021
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
15
Data de Fim Previsto:
10/03/2021
Local de Execução do Projeto:
Balsas - MA
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
O processo de nucleação/solidarização, constituído por meio da realização de oferta de um curso Minter e um curso Dinter, em parceria com a Faculdade de Balsas, em Balsas, no Maranhão vem propiciando avanços na qualidade de formação em uma região que ainda dispõe de poucos docentes/pesquisadores habilitados para atuar na educação básica e no Ensino Superior. Desse modo, o PPGEC passa a contribuir e colaborar para a formação intelectual de mestres e doutores para além da região de abrangência da Unijuí. Em março de 2019, após processo seletivo, concluído em dezembro de 2018, o curso teve início com dezoito alunos do MINTER superando as expectativas do PPGEC, tanto em relação ao número de candidatos (foi necessário ampliar o número de vagas), quanto na qualidade das propostas de pesquisa e comprometimento dos alunos e da instituição receptora da proposta (a ampliação no número de vagas foi possível por ser realizado o processo seletivo concomitante ao de Ijuí, o que permitiu uma seleção de maior qualidade). Afirma-se que para o PPGEC esta experiência tem trazido grandes contribuições, tanto em relação à possibilidade de vivência em uma região com cultura e desafios diferentes quanto na possibilidade de produção de conhecimentos e da formação de novos mestres com um olhar mais ampliado. Com a expansão do PPGEC, pelo MINTER no Maranhão, vislumbra-se alcançar um outro patamar de formação.
Entre as atividades já desenvolvidas é importante destacar o envolvimento de todos os professores, secretárias do PPGEC, nas interlocuções entre Unijuí e Unibalsas que estão potencializando o uso efetivo de novas tecnologias, entre elas destaca-se a participação sistemática em: Seminários Temáticos, grupos de estudo, bancas de defesa de mestrado e doutorado, orientações individuais e em grupo. Estes momentos têm sido acompanhados por meio de videoconferência com uso de diferentes ferramentas (Skype, google meet, Zoom, whatsapp) as quais possibilitam o compartilhamento de saberes entre discentes, docentes e técnicos administrativos do Programa. Estas estratégias de comunicação têm ampliado as possibilidades de integração das pesquisas dos estudantes. O grupo de professores do PPGEC mostrou-se comprometido e entusiasmado com a possibilidade de ampliação e aprofundamento de pesquisas com foco em uma realidade diferente da de Ijuí e que permite novos olhares para a pesquisa e para a formação docente. Identifica-se na Unibalsas um ambiente mobilizador de ideias e ações, pois diversas questões consideradas já superadas na região de abrangência da Unijuí são vistas como novos desafios no Maranhão.
A diversidade cultural também se caracteriza como um desafio, mas, sobretudo, como um fator motivacional e de conquistas de novos saberes para o Programa. Em uma mesma turma do MINTER foi possível reunir presencialmente estudantes das regiões norte e nordeste que promoveram frutíferos debates entre si, assim como com os mestrandos e doutorandos localizados na região sul do país, por meio dos aparatos tecnológicos de comunicação utilizados para web conferência. Visões e interpretações diferentes para um mesmo problema, a diversidade das experiências vividas, variados objetos e contextos de estudos, proporcionaram novas descobertas a cada encontro presencial ou virtual. Experiências já vividas na região sul foram trazidas para o cenário sul maranhense, por outro lado, o caminho inverso também foi percorrido, promovendo o alargamento e a descoberta de novos saberes que, talvez, não teriam espaço quando observados apenas em seu lócus.
OBJETIVOS
1– Promover ações de qualificação de docentes para atuar em todos os níveis de ensino, sobretudo na educação superior na região de abrangência da Unibalsas/Maranhão.
2-Viabilizar a formação de mestres visando a produzir impacto social e pedagógico em uma região que apresenta carência de recursos humanos de alto nível.
3– Contribuir para o desenvolvimento da região de abrangência da instituição receptora, por meio de pesquisas com impacto na comunidade.
4-Constituir grupos de pesquisa a partir das linhas de pesquisas institucionais de modo a promover o fortalecimento de cooperações entre as instituições (promotora e receptora).
De acordo com os objetivos do PPGEC considera-se que a proposta de curso MINTER na Unibalsas amplia as possibilidades de produção de conhecimentos no campo da educação com ênfase na educação básica e superior, no que se refere ao currículo, à formação profissional, às teorias pedagógicas, que sustentam os processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino; aos aspectos teórico-práticos, que vinculam a educação e a sociabilidade; aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais; na preservação e respeito ao ambiente, à saúde e à qualidade de vida.
Essa concepção de Programa busca coerência, em termos de proposta de formação, com o que refletem as pesquisas e os debates atuais acerca do significado de fazer ciência. Também insere-se na perspectiva que marca a Unijuí, ao longo de sua história, como uma instituição que busca a articulação entre as várias áreas do conhecimento.
METAS:
– Formação qualificada de mestrandos de no mínimo 15 mestres;
-Desenvolvimento da pesquisa científica considerando a realidade regional, nacional e internacional, de acordo com as linhas de pesquisa do PPGEC;
– Constituição de grupos de pesquisa e estudo envolvendo estudantes de Graduação, Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) e professores pesquisadores;
– Publicação de ao menos um artigo científico/mestrando, como resultado das dissertações.
– Participação dos estudantes da receptora em eventos científicos (ao menos 2 eventos/ ano) realizados na Instituição promotora e em outras IES.
CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ESTUDANTES:
Os critérios para a seleção dos estudantes para o curso foram explicitados em Edital, que ficou disponível no portal do PPGEC por aproximadamente 60 dias. Os instrumentos de seleção foram os seguintes:
1. Prova escrita
2. Currículo Lattes
3. Memorial reflexivo
4. Projeto de pesquisa
5. Entrevista.
Observação: As entrevistas foram realizadas por professores do PPGEC e da Instituição receptora, com a participação de forma presencial, da coordenadora do PPGEC e coordenador da Unibalsas, e por videoconferência com os professores permanentes do PPGEC.
PLANEJAMENTO BÁSICO
Atividades de orientação – As orientações estão sendo realizadas de modo presencial, quando os professores do PPGEC estão ministrando aulas, em Balsas, e a distância, de modo regular conforme previsto nos créditos de orientação (3 créditos/semestre). Os estudantes têm orientação coletiva a partir dos grupos de estudo/pesquisa, de modo remoto e individual com utilização das diferentes ferramentas tecnológicas. Cabe destacar que os estudantes têm apoio sistemático da instituição receptora, seja na realização de seminários, na participação em eventos, na busca de material bibliográfico, entre outras atividades importantes para os mestrandos.
Para o desenvolvimento das atividades a distância estão sendo utilizadas ferramentas disponibilizadas por inúmeras tecnologias de comunicação via Web, por seu grande potencial interativo e sua capilaridade. Tal opção favorece uma relação constante com o orientando, possibilitando discussões pontuais e acompanhamento do processo de aprendizagem tanto nas disciplinas específicas ministradas presencialmente quanto na realização das atividades previstas para o desenvolvimento da pesquisa que resultará na dissertação.
A Unijuí dispõe do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – Conecta, o qual possibilita a orientação de atividades e a remessa de material didático; constituição de comunidade de aprendizagem; diário de bordo; Chat, entre outras formas de comunicação. Assim como as inúmeras ferramentas fornecidas pelo google e outros aplicativos (google meet, zoom, classroom, WhatsApp) tem propiciado interlocuções que contribuem significativamente para a qualidade do Minter e do PPGEC como um todo. Nesse contexto, os recursos de comunicação estão amplamente disponibilizados à complementação dos conteúdos apresentados e ao máximo desempenho dos estudantes. As seções de videoconferência com as interlocuções entre docentes e discentes, assim como com pesquisadores de outras instituições vinculados aos grupos de pesquisa, são de fundamental importância. Destaca-se que os equipamentos de comunicação virtual, como videoconferências, são compatíveis com os existentes na instituição receptora.
Para obtenção do título de mestre é necessário que o estudante tenha cumprido, com aprovação, 30 créditos, conforme expresso no Regimento do PPGEC, e aprovação em banca de defesa final de dissertação. Os 30 créditos do curso de Mestrado são cumpridos da seguinte forma: 18 (dezoito) créditos cursados em disciplinas, seminários temáticos e/ou artigo científico; 12 (doze) créditos em atividades orientadas (envolve a participação em grupos de estudo, orientações individuais, pesquisa, participação em bancas, qualificação do projeto, no sexto mês do curso, qualificação da dissertação, no inicio do quarto semestre do curso e defesa final. A banca de defesa final da dissertação, deverá ser realizada na Instituição Promotora, sendo composta por dois docentes do PPGEC e um docente externo à Unijuí e a Unibalsas.
Os mestrandos deverão realizar a proficiência em uma língua estrangeira, conforme consta no Regimento do PPGEC, artigos 40 e 41.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O conjunto arquitetônico-urbanístico do campus da Faculdade de Balsas está inserido numa área de 294.304m². A atual estrutura física conta com 13 mil metros quadrados de área construída, com previsão de ampliação de mais mil e quinhentos metros quadrados.
Instalações Administrativas: destaca-se a disponibilidade de salas de reunião, da Direção, dos coordenadores de curso, de recepção, dos Laboratórios de Informática, do Núcleo de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão, Contabilidade, Departamento de Pessoal e Recursos Humanos, Secretaria Geral, Tesouraria, Reprografia, Núcleo de Tecnologia da Informação e Núcleo de Educação a Distância.
Salas de Aula: são 38 salas de aula e 3 salas de inovação. Possuem iluminação, acústica, conservação adequada, equipamentos de climatização, com cadeiras estofadas, murais de aviso, quadros brancos côncavos, acesso à Internet, tela de projeção e mesa do professor.
Auditórios: existe um auditório, com capacidade para 450 pessoas adequadamente equipado e acesso à Internet.
Sala dos Professores: uma sala específica para os professores, adequadamente equipada, climatizada, com acesso à Internet e outras salas disponíveis para reuniões.
Espaço de Atendimento aos Discentes: a IES disponibiliza uma Central de Atendimento aos Discentes. As coordenações de curso também possuem um espaço para atendimento aos discentes, com secretária, sala de atendimento para grupos de estudantes e sala das coordenações para atendimento ao estudante.
A coordenação local do Programa MINTER também possui um espaço para atendimento aos pós-graduandos, com recepção, secretária, sala de atendimento para grupos de estudantes. Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Sala da Direção e outros departamentos também possuem espaços para recepção e atendimento dos estudantes. Em todos os espaços reservados para o atendimento de alunos está sendo garantida a acessibilidade.
– Sala de Estudos para os Pós-Graduandos: Os estudantes pós-graduandos vinculados ao programa MINTER em questão têm à disposição uma sala de estudos na qual podem realizar as atividades propostas pelos professores orientadores. Esta sala tem dimensão de 75 metros quadrados, é climatizada e possui mesas, cadeiras, sofás, armários e computadores. A sala conta ainda com acesso wireless à Internet com livre acesso pelos estudantes pós-graduandos.
A Faculdade de Balsas conta igualmente com uma cantina com capacidade para 350 pessoas, possuindo 800 metros quadrados de área construída, e uma cafeteria, ambas terceirizadas. É garantida, em todo o espaço de convivência e áreas de alimentação, acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Espaço de Convivência e Alimentação: são disponibilizadas diversas áreas de convivência para os momentos de integração e socialização.
Laboratórios e Ambientes para Práticas Didáticas: a IES possui 4 Laboratórios de Informática com um total de 90 computadores. Estão disponíveis mais 20 computadores distribuídos na Biblioteca e nas Salas de Inovação. Conta ainda com 1 Laboratório de TV e Fotografia, 1 Laboratório de Rádio, Laboratórios de Prática Jurídica, Escritório de Prática (Casa do Direito) e Brinquedoteca. Existem também 3 Salas de Inovação para atividades letivas inovadoras.
Infraestrutura Tecnológica: a IES disponibiliza kits de sala de aula: notebook, Datashow, estabilizador e caixa de som. Dispõe de uma sala específica de audiovisual, equipada com Datashow, TV, DVD, home theater. Algumas salas de aula já possuem lousa digital ou TV.
Laboratórios de Informática: existem 3 Laboratórios de Informática, abertos nos três turnos do dia, com 25 computadores em cada um, ligados em rede e com acesso à Internet.
Estúdio de TV e Fotografia: estúdio com revestimento acústico, teto forrado por lã de vidro isover prisma preto e paredes revestidas com espuma de absorção poliuretano autoextinguível. Equipado com duas câmeras Panasonic, dois teleprompter, dois microfones lapela shure, cenário em bancada e um Chroma Key. Conta com iluminação de Led e uma ilha de edição de última geração, placa de captura MATROX-MXO2, switcher Atem Television Studio Blackmagic, uma mesa de som, 10 câmeras de gravação com lentes variadas e com rebatedores, flashes, softboxes, cenários e demais acessórios necessários.
Ambiente Tecnológico de Aprendizagem – ATA: é um software que utiliza a plataforma Moodle para o apoio à aprendizagem por meio de um ambiente virtual que permite o compartilhamento de materiais de estudo, fóruns e salas de bate-papo, testes e pesquisas de opinião, coleta e revisão de tarefas, bem como controle e registro de notas e frequência.
Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI: órgão responsável por gerenciar o provimento e o atendimento de todas as demandas acadêmicas e administrativas da Faculdade no que se referir ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Biblioteca: A biblioteca da Faculdade de Balsas possui 635 metros quadrados de área construída, dividindo-se em: área reservada ao acervo bibliográfico, sala da bibliotecária, recepção, baias para estudo individual, área de estudo coletivo, ambiente de leitura, sala de estudo em grupo, reprografia. A Faculdade de Balsas possui convênio com as Biblioteca Virtuais Saraiva e Pearson, contendo várias obras em formato digital, os quais são automaticamente atualizados na medida em que novas edições das obras são lançadas. A Biblioteca Virtual possui, inclusive, ferramentas que possibilitam uma maior acessibilidade ao material digital para portadores de necessidades visuais. O acervo físico da Biblioteca da Faculdade de Balsas é aberto ao público e conta com aproximadamente 23.000 exemplares entre livros, revistas, jornais, CDs, DVDs e monografias. Conta também com 115 assinaturas (entre impressas e digitais). Todo o ambiente da Biblioteca é climatizado e dispõe de acesso à Internet sem fio. Em todos os espaços da Biblioteca está sendo garantida a acessibilidade. O funcionamento da Biblioteca é regido por regulamento próprio, disponível para consulta nas suas próprias dependências. Nele constam as informações e os procedimentos necessários para fazer o uso conveniente e correto do ambiente
Destaca-se que os mestrandos do curso MINTER também têm acesso à estrutura da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, da Unijuí, que é ligada à rede mundial de computadores e conta com grande acervo de títulos de livros e de periódicos nacionais e internacionais.
A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques é um órgão de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, vinculada à Vice-Reitoria de Graduação, e tem como missão “Promover o acesso e a disseminação da informação, através de ações de cunho social, cultural, educacional e científico, para a comunidade acadêmica e regional”.
A Biblioteca é responsável pelo contínuo provimento, processamento técnico, manutenção, atualização e divulgação do seu acervo e da produção científica e cultural da Universidade. Dispõe de amplo acervo de livros, folhetos, periódicos, fitas de vídeos, CD-ROMs e outros meios de informação, nas mais variadas áreas do conhecimento, priorizando as áreas dos cursos ministrados na Instituição.
O catálogo disponível para consulta na Internet permite efetuar pesquisas aplicando diversos filtros de busca. O sistema disponibiliza variadas informações sobre o item pesquisado, tais como: disponibilidade de empréstimos, reservas, renovações, número de exemplares e localização dos materiais. Qualquer documento do acervo pode ser localizado por meio de consulta on-line.
A Biblioteca Virtual é composta por uma seleção de links, sites, portais e home pages, com conteúdo científico ou acadêmico, voltados aos cursos oferecidos pela Instituição. Seu objetivo é selecionar, organizar, atualizar e avaliar as diferentes fontes de informações dispersas na Internet, criando uma ferramenta de busca especializada em diversas áreas do conhecimento.
A Biblioteca Digital da Unijuí tem como principal objetivo preservar a memória institucional, divulgar e disponibilizar a produção intelectual gerada no âmbito da Universidade, por meio da publicação eletrônica, proporcionando ampla visibilidade e acessibilidade aos documentos, bem como as suas coleções históricas e a outros documentos de relevância para a Instituição, que fazem parte de suas coleções, embora não produzidos por ela.
A Biblioteca Digital traz benefícios para o processo de ensino e de pesquisa da Unijuí, pois é um espaço aberto a todos os usuários que acessam a Internet, sem restrição ou discriminação a qualquer indivíduo que deseje utilizá-la. Ela permite que a informação circule mais rapidamente, originando assim efetivas possibilidades de investigadores, docentes e discentes poderem colaborar mais facilmente em termos educacionais.
Cronograma de Atividades:
No dia 11 de março de 2019 foi realizada a aula inaugural do curso MINTER, na Unibalsas/Balsas Maranhão. Na ocasião foi proferida a palestra, intitulada “Desafios Curriculares Contemporâneos: a necessidade de revitalizar a profissão docente”, pelo professor Dr. José Carlos Morgado, da Universidade do Minho/Braga/Portugal, em Balsas. Dando continuidade às atividades, no dia 12 de março (turno da tarde), e com objetivo de inserir os novos alunos na pesquisa, a partir de uma visão internacional, foi realizado o primeiro Seminário Temático, pelo referido professor sob o tema “O Estudo de Caso na Investigação em Educação”. Destaca-se que o Professor José Carlos Morgado permaneceu na Unibalsas, envolvido nas atividades do MINTER, durante toda a semana de 11 a 15 de março de 2019, o que possibilitou sua participação na primeira etapa das aulas da disciplina “Alternativas Curriculares Emancipatórias nas Diferentes Áreas dos Saberes”, ministrada pelas professoras Eva Teresinha de Oliveira Boff e Vidica Bianchi. A participação do professor Morgado significou uma inovação na oferta de disciplina, pela ampliação das compreensões de currículo e pela abrangência internacional. Destaca-se a seguir as disciplinas desenvolvidas com o MINTER: - 1º SEMESTRE DE 2019: – Alternativas Curriculares Emancipatórias nas Diferentes Áreas dos Saberes (3 créditos, 45h): professoras Eva Teresinha de Oliveira Boff e Vidica Bianchi em colaboração com Professores José Carlos Morgado. – Paradigmas do Conhecimento: Desdobramentos para a Docência na Educação Superior (3 créditos, 45h): professores José Pedro Boufleuer e Paulo Evaldo Fensterseifer. – Escrita e Pesquisa (3 créditos, 45h): professores Sidinei Pithan da Silva e Maria Simone Vione Schwengber. - Atividades Orientadas I: Professores Orientadores. - 2º SEMESTRE DE 2019: – A Pesquisa Educacional com ênfase na Abordagem Histórico-Cultural (3 créditos, 45h): professoras Marli Dallagnol Frison e Lenir Basso Zanon. – Ética, Formação e Racionalidade (3 créditos, 45h): professores Celso José Martinazzo e Vânia Lisa Cossetin. – Educação Superior: Perspectivas das Ações do Professor (3 créditos, 45h): professoras Cátia Maria Nehring e Maria Cristina Pansera de Araújo. - Atividades Orientadas II: Professores Orientadores. Todas as disciplinas foram organizadas em duas etapas presenciais de 20 horas/etapa e uma etapa on-line, de 5 horas, conforme calendário em anexo no projeto inicial do curso. A direção da Unibalsas solicitou à coordenação do PPGEC para que as aulas fossem ministradas nos turnos da manhã, pois os alunos, na maioria, são docentes na Unibalsas, nos turnos tarde e/ou noite. Todas as disciplinas foram ministradas no turno da manhã, com dois docentes do PPGEC/Unijuí, sendo disponibilizado os demais turnos para orientações dos alunos e reuniões com professores, direção e coordenação da Unibalsas. Diversos professores do PPGEC participaram de entrevistas, denominas Diálogos na UB, divulgadas a comunidade. Nas etapas presenciais os alunos tiveram encaminhamentos dos professores, de trabalhos individuais e em grupos, leituras e outras atividades para serem discutidas na etapa on-line. Também, os alunos do MINTER apresentaram os seus projetos de pesquisa a uma banca constituída pelo orientador mais um professor do Programa e seus respectivos colegas. Considera-se este um momento importante de debate coletivo sobre as potencialidades, viabilidade e definição dos projetos de pesquisa. A partir desta etapa os mestrandos tiveram maior clareza para a continuidade dos estudos, com vistas a elaboração da dissertação. A próxima banca dos alunos do MINTER será a de qualificação, prevista para o início do 2º semestre de 2020. Durante o primeiro ano de realização do MINTER os mestrandos tiveram a oportunidade de participar em Seminários Temáticos, Palestras, Conferências, Encontros Científicos e outros eventos acadêmicos que foram realizados tanto pela UNIJUI quanto pela UNIBALSAS. Grande parte destes eventos presenciais foram transmitidos de forma síncrona da IES promotora para a IES parceira, e vice-versa, o que permitiu o debate entre estudantes e professores de ambas as instituições. O detalhamento da oferta de disciplinas e seminário temático se encontra em anexo junto ao projeto original.
ATIVIDADES ACADÊMICAS DESENVOLVIDA MINTER 2020. O comprometimento com a educação em âmbito nacional, desencadeado pelo processo de nucleação/solidarização da oferta de um curso Minter, em parceria com a Faculdade de Balsas, Balsas, Maranhão, em 2019, continuou em 2020, com atividades acadêmicas específicas para esse grupo ou integrada com todos os alunos do programa. No dia 02/03/2020, aconteceu a aula inaugural do PPGEC-Unijuí e do Minter-Balsas, com transmissão simultânea entre Ijuí e Balsas. O evento iniciou as comemorações dos 25 anos do programa, e foi ministrada pela professora Dra Neusa Scheid, egressa do programa e vice-reitora de Pesquisa e Extensão da Universidade Regional Integrada (URI), sobre o tema: "A pesquisa na educação: formação, interação e atuação". A partir de 20/03/2020 com a pandemia da Covid19, as atividades previstas para o ano foram reorganizadas e transmitidas de maneira remota síncrona, o que possibilitou maior interação e participação conjunta com todo o corpo discente e docente do programa. Foi realizada a Prova de Proficiência de Inglês e Espanhol de modo presencial , em Balsas, sob a coordenação do Dr. Fábio R. Pillatt, coordenador do Minter, na instituição receptora (UniBalsas). Duas disciplinas (Práticas Educativas em Saúde e Ambiente e Planejamento e Gestão Pedagógica dos Processos Educativos) estavam previstas para serem desenvolvidas presencialmente em Balsas, como foi realizado com outras disciplinas, em 2019. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, as mesmas foram ministradas de modo remoto síncrono. A disciplina Práticas Educativas em Saúde e Ambiente foi ministrada pelas professoras Dra Maristela Borin Busnello e Dra Evelise Berlezi com carga horária de 3 créditos (45 horas), a partir da ementa: Considerando a diversidade de significados produzidos nos diversos contextos socioculturais, tematiza-se a educação ambiental e a educação em saúde bem como suas inter-relações. Propõe-se pesquisa reflexiva sobre a relevância científica e social destes temas na promoção de mudanças de atitudes dos sujeitos, na interação sociedade, ambiente e saúde. Estuda-se as práticas e processos educativos que buscam promover a saúde e o cuidado com o ambiente nas instituições de ensino. A disciplina Planejamento e Gestão Pedagógica dos Processos Educativos foi ministrada pela professora Dra Hedi Maria Luft (colaboradora) e pelo professor Dr Walter Frantz (permanente), com carga horária de 3 créditos (45 horas), a partir da ementa: A disciplina aborda questões relacionadas ao planejamento e à gestão pedagógica dos processos educativos enfocando aspectos históricos e conceitos associados. Destaca a dimensão do trabalho pedagógico como processo de educação e formação numa perspectiva humana. Prioriza o estudo de instrumentos pedagógicos de intervenção social, analisando a gestão dos planos, programas e projetos educacionais, identificando as implicações que engendram. Propõe a sistematização de experiências como alternativa metodológica de registro da pesquisa. Os alunos do Minter Faculdade de Balsas-Unijuí, juntamente com os alunos da Unijuí participaram dos seguintes seminários temáticos, com transmissão online síncrona via Google-meet ou Zoom: Educação em organizações associativas e cooperativas pelo Prof. Dr. Walter Frantz; Educação e Ensino: duas práticas sociais e culturais complementares na atividade de professor pelo Prof. Dr. Otávio Maldaner; e, Sociedade e Educação na Modernidade Líquida: o legado de Zygmunt Bauman Prof. Dr. Sidinei Pithan da Silva. Ainda houve a realização de Lives, webinares e seminários temáticos com transmissão online síncrona, disponibilizadas tanto para os estudantes de Balsas quanto de Ijuí, tais como: - Educação para que? Professor para que? Com o Prof. Dr. José Pedro Boufleuer. - A docência como profissão de interações humanas Prof. Dra. Hedi Luft. - Seis Webinars sobre Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos de Pandemia, organizados pelo professor Dr Sidinei Pithan da Silva e seus orientandos de doutorado, com professores da Educação Básica e Superior como palestrantes. - Seminário Temático sobre o Legado de Zygmunt Bauman, com palestrantes internacionais e nacionais. Grande parte dos alunos do Minter participaram do XXI Encontro Nacional de Educação - ENACED e 1º Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação nas Ciências, comemorativo aos 25 Anos do PPGEC-Unijuí. Eles organizaram e participaram do Encontro Anual de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade de Balsas – ENAPIC, que contou com a participação dos estudantes da Unijuí, promovendo importantes interações entre os grupos de pesquisa. Em 2020, dos 17 alunos matriculados no Minter, cinco qualificaram as suas dissertações e dois realizaram a defesa final, em dezembro de 2020. Em função da pandemia, especialmente os discentes que atuam em espaços de saúde tiveram que prorrogar as atividades de pesquisa, mas todas estão programadas para conclusão até agosto de 2021, completando 30 meses.
Instituição Promotora
Coordenador:
EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF
Instituição de Ensino:
42024013 UNIV. REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUÍ)
Logradouro:
Rua do Comércio, 3000
Telefone(s):
(55) 35115200 (55) 35115204 (-) 5535115200 (55) 33320545 (55) 33320200 (55) 33320417 (55) 33320417 (55) 33320522 (55) 3332-0200 (55) 33320200 (55) 33320417 (55) 33320545 (55) 33320200 (55) 33320323 (55) 33320333 (55) 33320417 (55) 33320417 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320200 (55) 33320200 (55) 33320333 (55) 33320200 (55) 33320333 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320323 (55) 33320417 (55) 33320200 (55) 3332 0200 (55) 33320200 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320420 (55) 33320200 (55) 33320598 (55) 33320200 (55) 33320205 (55) 33320200
E-mail Institucional do Programa:
reitoria@unijui.edu.br
Instituição(ões) Receptora(s)
FACULDADE DE BALSAS
Coordenador:
FABIO ROBERTO PILLATT
Bairro:
Fazenda Malidere 4
Município-UF:
Balsas -
MA
Telefone(s):
(55) 35115200 (55) 35115204 (-) 5535115200 (55) 33320545 (55) 33320200 (55) 33320417 (55) 33320417 (55) 33320522 (55) 3332-0200 (55) 33320200 (55) 33320417 (55) 33320545 (55) 33320200 (55) 33320323 (55) 33320333 (55) 33320417 (55) 33320417 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320200 (55) 33320200 (55) 33320333 (55) 33320200 (55) 33320333 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320323 (55) 33320417 (55) 33320200 (55) 3332 0200 (55) 33320200 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320420 (55) 33320200 (55) 33320598 (55) 33320200 (55) 33320205 (55) 33320200
E-mail Institucional do Programa:
dir.geral@unibalsas.edu.br
Documentos