Dados do Programa
Número da Proposta:
192352/2014
Período de Vigência:
02/02/2015
a
30/04/2019
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
20
Data de Fim Previsto:
20/09/2019
Local de Execução do Projeto:
Ouro Preto - MG
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
1.1. Objetivos e Metas :
O Doutorado Interinstitucional em Administração de Empresas a ser desenvolvido entre a FGV-EAESP e a UFOP tem como objetivo principal formar um quadro de doutores que reforçará a pesquisa e o ensino em Administração nos seus diferentes níveis na região centro-sul do Estados de Minas Gerais, mais especificamente na região denominada como Quadrilátero Ferrífero. Como objetivos específicos, podem ser citados:
- Formar Doutores em Administração para a nucleação da pesquisa na instituição receptora.
- Fomentar a produção científica local que tenha impacto sobre a realidade socioeconômica regional.
- Estimular o amadurecimento da pesquisa no grupo de docentes da UFOP na área de Administração.
Para o atingimento destes objetivos, se elaborou uma estrutura curricular que é composto de um núcleo básico, composto
de duas disciplinas de método e uma sobre Teorias Organizacionais. Além disso, há um rol de disciplinas complementares que abrange as diferentes linhas de pesquisa do Programa de Mestrado e Doutorado da FGV-EAESP, que atendem aos interesses manifestados pela instituição receptora: Administração e Análise de Tecnologias de Informação, Estratégia Empresarial, Estratégias de Marketing, Estudos Organizacionais,Finanças e Gestão de Operações e Competitividade. Complementarmente, os alunos cursarão disciplinas na FGV-EAESP relacionadas aos seus interesses de pesquisa. Como metas finais, tem-se a formação de um grupo de 20 doutores que desenvolvam pesquisas de qualidade com impacto sobre a realidade regional, mantendo-se assim os resultados já alcançados na experiência anterior de Dinter com a Universidade
Federal de Uberlândia.
1.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
O processo seletivo seguirá as orientações básicas do processo do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da FGV-EASP. Alunos com Mestrado em Administração e áreas afins (Contabilidade, Economia e Engenharia da Produção) estão dispensados do teste Anpad. Os demais deverão apresentar o teste Anpad ou testes similares, como o Gmat. Uma banca formada pelo coordenador do programa da FGV-EAESP, um professor do NDP da FGV-EAESP e um professor doutor da UFOP analisará os candidatos, observando três aspectos básicos: Projeto de Pesquisa, Currículo Lattes e Entrevista. Os candidatos aprovados deverão pertencer ao quadro efetivo de docentes da instituição receptora dos seus diversos campos. As demais vagas poderão ser preenchidas por candidatos externos, como técnicos administrativos da UFOP ou docentes de outras IES da região. Estes deverão se submeter aos mesmos procedimentos de seleção e atender ao perfil desejado para um aluno de doutorado da FGV-EAESP.
1.3. Estrutura básica da programação:
1.3.1. Disciplinas a serem ofertadas
Seminário de Pesquisa I
Seminário de Pesquisa II
Estudos Organizacionais: Temas Clássicos e Contemporâneos
Análise Multivariada de Dados
Seminário Avançado em Administração de Tecnologias de Informação
Estratégia e Processos Organizacionais
Pesquisa Científica em Marketing
Estratégia de Operações em Manufatura e Serviços
Fundamentals of Finance
Seminário Avançado em Teoria da Organizações
Métodos Qualitativos de Pesquisa em Administração
1.3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
Os alunos do Dinter FGV-EAESP/UFOP deverão participar do período de aulas duas Escolas de Inverno, evento que ocorre anualmente no mês de Julho e cursar no mínimo duas disciplinas que são ofertadas
durante este período. Também neste período, participarão de reuniões de pesquisa nas linhas de pesquisa do programa a que pertencem. Ao final de cada participação, o aluno deverá entregar à coordenação
do programa Dinter da instituição promotora um relatório sobre suas atividades. Este relatório deverá ser aprovado pelo professor líder da linha de pesquisa ou por seu orientador, quando este já estiver
designado.
1.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores :
Há várias ações desenvolvidas para a minimização da endogenia, que é inerente a um projeto Dinter, em razão de ser um processo simultâneo de titulação. A participação da Escola de Inverno é uma das ações
para minimização da endogenia. Neste período, a maioria das disciplinas ofertadas são ministradas por professores estrangeiros de outras instituições. Assim, os alunos terão contato com pesquisadores de outros
centros de pesquisa, possivelmente de fora do Brasil. A FGV-EAESP também apoia com recursos financeiros os alunos do Dinter para participação em eventos nacionais e internacionais representativos. Durante o
desenvolvimento do Dinter com a UFU, os alunos participaram ativamente de eventos como o ENANPAD, Academy of Management e POMS, entre outros. Por último, há a possibilidade dos alunos desenvolverem
períodos de estudo nas diversas universidades com as quais a FGV-EAESP mantém acordos de cooperação em ensino e pesquisa.
1.5.Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Sim
Sim, mas restritos à orientação das teses. Não haverá créditos ofertados através de disciplinas em disciplinas à distância. Para o processo de orientação das testes, as tecnologias de suporte, como
videoconferência e outras tecnologias de informação, terão um papel importante na viabilização do contato constante entre orientador e orientando.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
1.1. Laboratórios:
• 1 Sala de Videoconferência com 57,20 m²; • 3 Laboratórios de Informática totalizando 173,88 m²;
1.2. Biblioteca:
1.2.1. Biblioteca - Informações Gerais
No que diz respeito ao acesso ao acervo bibliográfico para a pesquisa, o SISBIN - Sistema de Bibliotecas é composto por cinco bibliotecas e atendem toda a comunidade acadêmica da UFOP e comunidade de
Mariana e região. A biblioteca do ICSA – Campus Mariana - atende aos cursos do Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais (Administração e Ciências Econômicas) e de Ciências Sociais (Jornalismo e
Serviço Social). A área física da biblioteca é compreendida por espaços para serviços técnicos e administrativos; áreas para estudo em grupo e individual, empréstimo, pesquisa na base local; salas para
pesquisa em bases de dados, periódicos eletrônicos e outros sites científicos; salas para uso da coleção de som e imagem; acervo; laboratório de informática; sala de estudo 24h; hall de exposição; anfiteatro e
sala de reprografia. Seu acervo é composto por livros, teses, obras de referência; periódicos (revistas e jornais), bases de dados, além de coleções especiais (mapas, discos em vinil, fitas cassete, CDs, fitas VHS,
DVDs, partituras, peças teatrais, cartazes, catálogos de exposições, bienais e artistas, normas técnicas). Cabe ressaltar que todas as obras disponíveis para pesquisa são novas e atualizadas, haja visto que o
Instituto de Ciências Humanas foi criado no ano de 2008. Ainda hoje, a Biblioteca continua a receber novas obras que estão sendo incorporadas ao seu acervo em função da solicitação de aquisição dos docentes.
Dentre os principais serviços ofertados pelo ICSA e que são de interesse ao DINTER podem ser citados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT (Instituto Brasileiro Informação em Ciência e
Tecnologia); acesso on-line às publicações eletrônicas através do Portal CAPES; COMUT - programa de comutação bibliográfica; ISTEC - The Ibero-American Science and Technology Education Consortium.
Adicionalmente, caso haja necessidade, a UFOP conta com moderno sistema de videoconferência e toda plataforma necessária para Educação à Distancia, disponíveis no CEAD-UFOP. O CEAD conta com a
seguinte infraestrutura: • 1 Biblioteca com 30,12 m², acervo de 1384 títulos e 5252 exemplares;
1.2.2. Biblioteca - Portal de Periódicos:
1.2.2.1 A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim
1.2.2.1.1. Acesso : Total
1.2.2.1.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 234000
1.2.2.2.A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim
1.2.2.2.1. Acesso : Total
1.2.2.2.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 16000
1.2.3. Outros Recursos :
Os alunos do Dinter terão amplo acesso aos recursos da FGV-EASP. Durante seus períodos de estágio na instituição promotora poderão utilizar os recursos da biblioteca, salas de aula, salas de estudo e
laboratórios de informática. Além disso, haverá a disponibilização de acesso a softwares específicos para pesquisa como SPSS, Amos, Atlas-TI e NVivo, entre outros. Remotamente, estes alunos poderão acessar
as bases de periódicos da FGV-EAESP, como EBSCO e periódicos Capes. Dependendo do tema, poderão utilizar de bases de dados específicas que FGV-EAESP dispõe, especialmente na área de Finanças. Deste
modo, haverá o mesmo acesso aos recursos disponíveis para os alunos do programa de Mestrado e Doutorado regular da FGV-EAESP, assegurando-se as condições necessárias para que as teses sejam
desenvolvidas com qualidade e nos prazos previstos. Haverá também uma pessoa responsável na área de Apoio da Coordenação da Pós-Graduação que dará o suporte necessário para o Dinter tanto nas
atividades desenvolvidas na instituição receptora com na instituição promotora
Cronograma de Atividades:
1.1. Estabelecer os prazos de todas as etapas da proposta:
Cronograma 2014-2018 2014/2 – Seleção dos alunos e aproveitamento dos créditos de Mestrado (Mestrado em Administração e áreas afins) Disciplinas do Núcleo Básico 2015/1 - Disciplinas Complementares
2015/02 – Disciplinas Complementares Seminário de Pesquisa I 2016/01 – Seminário de Pesquisa II – Apresentação dos Projetos de Pesquisa Estágio na FGV-EAESP (Escola de Inverno) 2016/02 e 2017/01 – Bancas
de Qualificação 2018/01 e 2018/02 – Defesas das Teses
Instituição Promotora
Coordenador:
ELY LAUREANO PAIVA
Instituição de Ensino:
33014019 FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (SP) (FGV/SP)
Logradouro:
Av 9 de julho (Acesso também pela Rua Itapeva, 432)
Município-UF:
São Paulo -
SP
Telefone(s):
(11) 32841789 (11) 32813449 (11) 37997748 (11) 37993357 (11) 37993656 (11) 37993490 (11) 37993489 (11) 37993656 (11) 37993489 (11) 37997886 (11) 37993490 (11) 37993446 (11) 37997761 (11) 3799-3489 (11) 37993493 (11) 37993491 (11) 37993271 (11) 37993357 (11) 37993491 (11) 37993453 (11) 37993448 (11) 37993271 (11) 37997761 (11) 37993491 (11) 37993357 (11) 37993493 (11) 37993489 (11) 37993259 (21) 37995505 (11) 37993350 (11) 37993453 (11) 37993727 (11) 37993413 (11) 37993489 (11) 37997748
E-mail Institucional do Programa:
pgcapes@fgv.br
Instituição(ões) Receptora(s)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Coordenador:
CAROLINA MACHADO SARAIVA
Logradouro:
Rua Diogo de Vasconcelos, nº 122, Bairro Pilar
Município-UF:
Ouro Preto -
MG
Telefone(s):
(11) 32841789 (11) 32813449 (11) 37997748 (11) 37993357 (11) 37993656 (11) 37993490 (11) 37993489 (11) 37993656 (11) 37993489 (11) 37997886 (11) 37993490 (11) 37993446 (11) 37997761 (11) 3799-3489 (11) 37993493 (11) 37993491 (11) 37993271 (11) 37993357 (11) 37993491 (11) 37993453 (11) 37993448 (11) 37993271 (11) 37997761 (11) 37993491 (11) 37993357 (11) 37993493 (11) 37993489 (11) 37993259 (21) 37995505 (11) 37993350 (11) 37993453 (11) 37993727 (11) 37993413 (11) 37993489 (11) 37997748
E-mail Institucional do Programa:
reitoria@ufop.edu.br
Documentos