Dados do Programa
Número da Proposta:
27/2015
Período de Vigência:
05/05/2017
a
25/01/2022
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
15
Data de Fim Previsto:
29/12/2021
Local de Execução do Projeto:
Foz do Iguaçu - PR
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
As disciplinas foram ofertadas semanalmente num mínimo de 12 horas semanais com o objetivo de ministrar o conjunto em 04 ou 05 semanas. Nesse sentido, o objetivo de ministrar a carga horária de aulas em 12 meses, ficando apenas os créditos remanescentes de Seminário de tese e pesquisa, foi atendido na integra.
O Programa foi desenvolvido conforme previsto, ou seja, em regime semestral, com duração máxima prevista de 36 (trinta e seis) meses, prorrogável por mais 1 (um) ano, período no qual o doutorando deve cumprir no mínimo 48 (quarenta e oito) créditos, distribuídos em 6 (seis) disciplinas obrigatórias, 6 (seis) disciplinas eletivas e 3 (três) Seminários de Tese. Sendo 30 (trinta) créditos em disciplinas obrigatórias, Seminários de Tese e Qualificação, obrigatórios, 18 (dezoito) créditos em disciplinas eletivas, perfazendo um total de 720 (setecentos e vinte) horas em disciplinas e seminários. Além disso, também foi efetuado, sem creditação, o Estágio Docência, por 2 semestres, com no máximo 30 (trinta) horas semestrais, apresentar e defender seu projeto de tese e sua pesquisa final em forma de tese doutoral. O regime adotado é o de crédito em que uma unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas e/ou atividades programadas, compreendendo aulas teóricas e práticas. Os Seminários de Tese contam créditos diferenciados que variam de 4 (quatro) a 2 (dois) créditos dependendo do semestre do doutorando. A proficiência em língua estrangeira foi realizada em conformidade com o regulamento do Programa. No total o Programa tem 780 (setecentos e oitenta) horas, nas quais estão incluídas as 60 horas de estágio docência que não conta créditos.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O PTI está instalado em uma área total de 160 mil m2, nas dependências da Usina de Itaipu. Com uma área construída de 45.677 m², este ambiente reúne a infraestrutura necessária para atender estudantes e projetos de pesquisa e de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que oferece espaços diferenciados para empresas desenvolverem seus negócios. Trata-se de modelo de operação em rede de cooperação e compartilhamento de infraestrutura, que objetiva o melhor aproveitamento dos recursos investidos, ao mesmo tempo em que busca a otimização e complementação de competências.
Além dos benefícios relacionados às instalações físicas, o PTI oferece uma série de serviços para atender às necessidades de seus habitantes.
Serviços básicos, como limpeza, segurança, transporte e manutenção predial e viária, são oferecidos a todas as instituições instaladas no PTI. E, como o Parque está situado em um ambiente distante do centro comercial da cidade, busca- se conceder aos habitantes diversas comodidades,
oferecendo serviços primordiais, estabelecidos por meio de parcerias.
Centro de Serviços
1 Agência dos Correios;
1 Agência Bancária;
1 Ambulatório;
1 Cafeteria;
1 Lanchonete;
2 Restaurantes;
8 ônibus e 3 micro-ônibus para o transporte interno. Área de Eventos
O PTI é palco de eventos nacionais e internacionais que discutem e promovem o desenvolvimento científico e tecnológico, além da integração cultural
da América Latina. Além de apoiar e organizar, o Parque coloca à disposição de seus parceiros um Espaço de Eventos equipado com uma estrutura completa para a realização de atividades com seus públicos. Formam o Espaço de Eventos do PTI:
- Auditório César Lattes: capacidade para 200 pessoas;
- Espaço de Eventos Florestan Fernandes – Sala 1: capacidade para 60 pessoas;
- Espaço de Eventos Florestan Fernandes – Sala 2: capacidade para 21 pessoas;
- Espaço de Eventos Florestan Fernandes – Sala 3: capacidade para 100 pessoas;
- Cineteatro Barrageiro: capacidade para 800 pessoas;
- Sala Mercosul 1: capacidade para 120 pessoas;
- Sala Mercosul 2: capacidade para 18 pessoas.
Cronograma de Atividades:
Calendário Aulas Dinter Desenvolvimento Regional e Agronegócio *– Proposta 2017/2018
Disciplina/Atividade Professor (a) Período:
Métodos Quantitativos II – 30 h Carlos Alberto Piacenti 05 a 20/05/2017
Agronegócio – 60 h Pery Francisco A. Shikida 02/06 a 01/07/2017
Análise Regional II – 60 h Jandir Ferrera de Lima 07/07 a 05/08/2017
Planejamento, Demografia e Desenvolvimento Regional – 60 h Ricardo Rippel 18/08 a 23/09/2017
Seminários de Tese I - 60h Mirian Beatriz Schneider 06/10 a 04/11/2017
Desenvolvimento Rural e Agroindustrial - 45h Jefferson Andronio Ramundo Staduto 10/11 a 02/12/2017
Métodos Qualitativos - 30h Cristiano Stamm 08/12/2017 a 03/02/2018
Disciplina Eletiva I - 45h
Métodos de Otimização Aplicados em Logística e Transporte Homero Fernandes Oliveira 16 /02 a 10/03/2018
Seminário de Tese II - 45h Weimar Freire da Rocha Jr 16/03 a 14/04/2018
Disciplina Eletiva III - 45h
Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento Urbano Zelimar Soares Bidarra 27/04 a 19/05/2018
Desenvolvimento Econômico Brasileiro Mirian Beatriz Schneider 25/05 a 16/06/2018
Disciplina Eletiva V – 45 h
Tópicos Especiais em Economia
Regional e Sociedade: Desenvolvimento Histórico e Regional Moacir Piffer 22/06 a 14/07/2018
Seminários de Tese III - 30h Zelimar Soares Bidarra 20/07 a 04/08/2018
Disciplina Eletiva VI – 45h
Tópicos especiais em Cadeias Produtivas: Instituições e desenvolvimento econômico Weimar Freire da Rocha Jr 10/08 a 01/09/2018
Disciplina Eletiva IV - 45h
Geoeconomia e Desenvolvimento Regional Lucir Reinaldo Alves 14/09 a 06/10/2018
Estágio Docência – 60 h Cristiano Stamm
(organização) Conforme regulamento do PGDRA e o planejamento entre os discentes e docentes – 2018/2019
Qualificação – 30 h Jandir Ferrera de Lima (organização) Conforme os prazos estabelecidos pelo regulamento do PGDRA – 2018/2019.
Orientações: realizadas ao longo do período, conforme estabelecido entre orientadores e discentes.
Estágio obrigatório: realizado conforme rol de atividades previstas entre orientadores e discentes.
Atividades complementares: realizadas conforme calendário de atividades da UNIOESTE e de eventos da área PUR/Demografia/Desenvolvimento Regional previstos.
Escola de Altos Estudos em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, realizada com o auxilio e participação dos discentes do DINTER, entre março e abril de 2019, na UNIOESTE/Toledo e FPTI/Foz do Iguaçu.
Bancas de Qualificação - realizadas entre março e setembro de 2019, conforme os prazos estabelecidos no regulamento do PGDRA, realizadas na UNIOESTE/Toledo.
Participação dos discentes do DINTER no Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural (SOBER), em julho 2019.
Organização do Seminário Perspectivas do Agronegócio, realizado na UNIOESTE/Toledo com a participação e colaboração dos discentes do DINTER, em agosto 2019.
Organização do Seminário de Economia Brasileira, realizado na UNIOESTE/Toledo, com a participação e colaboração dos discentes do DINTER, realizado em outubro 2019.
Participação dos discentes do DINTER no Seminário Internacional de Desenvolvimento Regional (SIDR) na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em setembro de 2019.
Em 2020, os discentes participaram do Congresso da Sober, da organização do Seminário Perspectivas do Agronegócio e do Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (Sider), organizado conjuntamente com a Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijui). Por conta da pandemia do Covid19 algumas atividades, como conferências dos discentes e bancas de defesa foram realizadas de forma virtual. As atividades do Dinter foram prorrogadas pela pandemia do Covid19.
Carga Horaria Total Prevista: 780 h**
(*) Algumas atividades foram efetuadas por vídeo conferência ou outro sistema de Educação a Distância (EaD), nos termos da proposta aprovada pela CAPES.
(**) Carga horária total prevista considerando todas as disciplinas e atividades apresentadas nesse cronograma. Os discentes poderão ter aproveitamento de disciplinas, conforme regulamento do PGDRA/UNIOESTE.
Instituição Promotora
Coordenador:
WEIMAR FREIRE DA ROCHA JUNIOR
Instituição de Ensino:
40015017 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)
Logradouro:
Rua Universitária, 1619
Bairro:
Jardim Universitário
Município-UF:
Cascavel -
PR
Telefone(s):
(45) 32203060 (45) 3220 3000 (45) 3222 3600 (45) 32203000 (45) 32203090 (45) 33244590 (45) 32203252 (45) 32203163 (45) 32207263 (45) 32847916 (45) 32847914 (45) 33797092 (45) 33797000 (45) 35768296 (45) 32203210 (45) 32847911 (45) 32847942 (45) 32847918 (45) 32847912 (45) 32207290 (45) 33797127 (45) 33797000 (45) 32203159 (45) 32847941 (45) 32847878 (45) 33797000 (45) 33797077 (45) 32203000 (45) 32203151 (44) 33797091 (45) 32203163 (45) 32203000 (45) 32207423 (45) 33797000 (45) 33244566 (45) 33797000 (45) 3220-3056 (45) 32205645 (46) 35204848 (46) 35204848 (45) 35768100 (45) 35768142 (45) 33797060 (46) 35204848 (45) 33797000 (45) 32207283 (45) 32203000 (45) 35768100 (45) 32203000 (45) 33797000 (45) 32847918 (45) 33797000 (45) 33244566 (45) 32203275 (45) 32203159 (45) 32203056 (45) 32847911 (45) 33797070 (45) 32203159 (45) 33247922 (45) 33797000 (45) 35768100 (45) 35768296 (45) 32207423 (45) 35752733 (45) 33797092 (45) 33797077 (45) 35768100 (44) 33797091 (45) 32207290 (45) 35768142 (45) 32203000 (45) 32207262 (45) 32203163 (45) 33797077 (45) 32203210 (45) 32203000 (45) 32847916 (45) 33797002 (45) 32203000 (45) 33797000 (46) 35204848 (45) 32203275 (45) 32203000 (45) 33797127 (45) 33797094 (45) 32847879 (46) 35204841 (45) 32203176 (45) 32847911 (45) 32203151 (45) 32203175 (45) 32847879 (45) 35768188 (46) 35204881 (45) 33797000 (45) 32207263 (45) 35768296 (45) 33797127 (45) 33797000 (45) 33797000 (46) 35204812 (45) 32203000 (45) 32207290 (45) 33797094 (45) 33797070 (45) 32203000 (45) 33797000 (45) 33797000 (45) 32847918 (45) 32847878 (45) 32203090 (46) 35204848 (45) 33247922 (45) 32847914 (45) 32203021 (45) 32203249 (46) 35204876 (46) 35204848 (45) 33797173 (45) 32847900 (32) 203090 (45) 32847941 (45) 33797079 (45) 33797000 (45) 32203000 (45) 32203275 (45) 32207283 (45) 33797000 (45) 35768142 (45) 32847912 (45) 32203159 (45) 33797070 (45) 35768100 (46) 35204812 (45) 32207262 (45) 32203000 (45) 32203210 (45) 33797000 (45) 33797000 (45) 32203159 (46) 35204881 (45) 33797077 (45) 32847911 (45) 32203132 (45) 32203275 (46) 35204848 (45) 33797002 (45) 33797127 (45) 33797000 (45) 32203000 (45) 32207263 (45) 33797079 (45) 35752733 (45) 35768100 (45) 32203056 (45) 32203000 (45) 32203000 (45) 32207263 (46) 35200718 (46) 35200718 (45) 35768296 (45) 32203159 (45) 33794005 (45) 32204306 (45) 33797000 (45) 33794002 (45) 32207284 (45) 35768279 (45) 32207292 (45) 3220-3000 (45) 32207491 (45) 32204211 (45) 35768100
E-mail Institucional do Programa:
prppg@unioeste.br
Instituição(ões) Receptora(s)
FUNDACAO PARQUE TECNOLOGICO ITAIPU - BRASIL
Coordenador:
FABIO PLUT FERNANDES
Logradouro:
Av. Tancredo Neves
Bairro:
Parque Tecnologico Itaipu
Município-UF:
Foz do Iguaçu -
PR
Telefone(s):
(45) 32203060 (45) 3220 3000 (45) 3222 3600 (45) 32203000 (45) 32203090 (45) 33244590 (45) 32203252 (45) 32203163 (45) 32207263 (45) 32847916 (45) 32847914 (45) 33797092 (45) 33797000 (45) 35768296 (45) 32203210 (45) 32847911 (45) 32847942 (45) 32847918 (45) 32847912 (45) 32207290 (45) 33797127 (45) 33797000 (45) 32203159 (45) 32847941 (45) 32847878 (45) 33797000 (45) 33797077 (45) 32203000 (45) 32203151 (44) 33797091 (45) 32203163 (45) 32203000 (45) 32207423 (45) 33797000 (45) 33244566 (45) 33797000 (45) 3220-3056 (45) 32205645 (46) 35204848 (46) 35204848 (45) 35768100 (45) 35768142 (45) 33797060 (46) 35204848 (45) 33797000 (45) 32207283 (45) 32203000 (45) 35768100 (45) 32203000 (45) 33797000 (45) 32847918 (45) 33797000 (45) 33244566 (45) 32203275 (45) 32203159 (45) 32203056 (45) 32847911 (45) 33797070 (45) 32203159 (45) 33247922 (45) 33797000 (45) 35768100 (45) 35768296 (45) 32207423 (45) 35752733 (45) 33797092 (45) 33797077 (45) 35768100 (44) 33797091 (45) 32207290 (45) 35768142 (45) 32203000 (45) 32207262 (45) 32203163 (45) 33797077 (45) 32203210 (45) 32203000 (45) 32847916 (45) 33797002 (45) 32203000 (45) 33797000 (46) 35204848 (45) 32203275 (45) 32203000 (45) 33797127 (45) 33797094 (45) 32847879 (46) 35204841 (45) 32203176 (45) 32847911 (45) 32203151 (45) 32203175 (45) 32847879 (45) 35768188 (46) 35204881 (45) 33797000 (45) 32207263 (45) 35768296 (45) 33797127 (45) 33797000 (45) 33797000 (46) 35204812 (45) 32203000 (45) 32207290 (45) 33797094 (45) 33797070 (45) 32203000 (45) 33797000 (45) 33797000 (45) 32847918 (45) 32847878 (45) 32203090 (46) 35204848 (45) 33247922 (45) 32847914 (45) 32203021 (45) 32203249 (46) 35204876 (46) 35204848 (45) 33797173 (45) 32847900 (32) 203090 (45) 32847941 (45) 33797079 (45) 33797000 (45) 32203000 (45) 32203275 (45) 32207283 (45) 33797000 (45) 35768142 (45) 32847912 (45) 32203159 (45) 33797070 (45) 35768100 (46) 35204812 (45) 32207262 (45) 32203000 (45) 32203210 (45) 33797000 (45) 33797000 (45) 32203159 (46) 35204881 (45) 33797077 (45) 32847911 (45) 32203132 (45) 32203275 (46) 35204848 (45) 33797002 (45) 33797127 (45) 33797000 (45) 32203000 (45) 32207263 (45) 33797079 (45) 35752733 (45) 35768100 (45) 32203056 (45) 32203000 (45) 32203000 (45) 32207263 (46) 35200718 (46) 35200718 (45) 35768296 (45) 32203159 (45) 33794005 (45) 32204306 (45) 33797000 (45) 33794002 (45) 32207284 (45) 35768279 (45) 32207292 (45) 3220-3000 (45) 32207491 (45) 32204211 (45) 35768100
E-mail Institucional do Programa:
sec.executiva@pti.org.br
Documentos