Plano Acadêmico:
Objetivos e metas:
1)realizar a formação de 18 profissionais da UniRovuma em nível de doutorado, em forma de Projeto de Doutorado Internacional, mantendo o mesmo nível de qualidade, controle e exigência que caracteriza o curso oferecido na sede do PPGED/UFS;
2)fomentar a pesquisa em Educação nas regiões de abrangência da UniRovuma, no que tange à relevância científica e social, sobretudo, em suas relações com a Educação Básica, em especial na província de Niassa;
3)promover o intercâmbio entre as instituições de forma a propiciar relações recíprocas de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo grupos de pesquisas vinculados às duas instituições;
4)desenvolver o ensino de graduação e de pós-graduação na UniRovuma, participando na formação de professores-pesquisadores cujas ações investigativas respondam a necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região;
5) fortalecer e estabelecer as condições para a criação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu na UniRovuma, notadamente e a médio prazo, um Doutorado em Educação que atenda a uma demanda reprimida de formação neste nível.
Intregralização de Créditos do Curso de Doutorado
Para o curso de Doutorado é exigida do doutorando a integralização de 36 (trinta e seis) créditos, assim distribuídos:
12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias;
08 (oito) créditos em disciplinas optativas;
08 (oito) créditos de Elaboração de Pesquisa I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII.
08 (oito) créditos de Estudos Extracurriculares.
O tempo mínimo de duração do curso é de 24 (vinte e quatro) meses e o tempo máximo de duração do curso é 48 (quarenta e oito) meses.
Para o cumprimento da Publicação Científica, serão exigidas do discente do Curso de Doutorado, preferencialmente, em coautoria com o orientador, quatro publicações, podendo abranger periódicos qualificados na área de Educação da CAPES ou livros/capítulos com conselho editorial ou artigos completos publicados em eventos científicos da área de Educação.
Cada período de Elaboração de Elaboração de Pesquisa I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII cursada gera um relatório assinado pelo orientador e entregue a Coordenação do PPGED. Aferição semestral feita por cada docente orientador sobre o desempenho de seus respectivos discentes na execução de seus projetos de pesquisas, sendo obrigatória para todos os discentes. O discente deverá dedicar o mínimo de 15 horas (1 crédito), por semestre, às atividades de Elaboração de Pesquisa. Cada orientador, com base nas atividades realizadas em seu grupo de pesquisa, definirá os critérios de desempenho do discente. A frequência às reuniões do grupo de estudos ao qual o pós-graduando está vinculado é de caráter obrigatório.
Para creditação dos Estudos Extracurriculares, caberá a apresentação de um relatório, por parte do discente, com comprovantes de: (i) publicação de trabalhos e; (ii) participação em eventos realizados durante seu vínculo com o programa. Para o cumprimento da publicação científica, serão exigidas do discente do Curso de Doutorado, preferencialmente, em coautoria com o orientador, quatro publicações (sendo 1 crédito para cada publicação), podendo abranger periódicos qualificados na área de Educação da CAPES ou livro/capítulo com conselho editorial ou artigo completo publicado em eventos científicos da área de Educação, aprovado pelo Colegiado. Para os 4 créditos restantes dos Estudos Extracurriculares, serão exigidos do discente do Curso de Doutorado a apresentação de comprovantes de comunicação oral de trabalhos em eventos científicos, participação em sessões de defesas de dissertações e teses como ouvintes e a participação em comissões organizadoras de eventos científicos. O relatório de Estudos Extracurriculares deverá ser entregue antes do agendamento da defesa da tese e deverá ser apreciado pelo colegiado do PPGED.
Pensar o planejamento de ações de orientação na pós-graduação implica considerar as relações de poder que se estabelecem entre orientador e orientando, porém, indiscutivelmente, o planejamento organiza e sistematiza o trabalho.
Numa perspectiva de que a orientação de doutorandos é fundamental na formação científica e acadêmica na pós-graduação o orientador será importante referência para o aluno. Todo professor/orientador deve abraçar o desafio de elevar o padrão da pós-graduação compreendendo o contexto sócio-histórico dos discentes, a instituição a que está vinculada, a realidade da comunidade local, e a área de ensino objeto do curso de formação.
As atividades de orientação enfatizarão alguns aspectos: a) deve existir um acordo entre aluno e o orientador durante todo trabalho, sempre tendo em vista a responsabilidade, ética, flexibilidade e qualidade do trabalho; b) o planejamento do trabalho para que tenha resultados de qualidade científica; c) a clareza nos aspectos técnicos da orientação como: o acompanhamento de cada fase da pesquisa, meios para efetivação da orientação, organização do tempo e das ações.
Dentre as tarefas do orientador algumas podem ser descritas com certa objetividade como: corrigir trabalhos, trabalhar com conteúdos específicos, acompanhar cada passo da pesquisa, desenvolver um programa para o desenvolvimento epistemológico e metodológico do discente, acompanhar cada passo da escrita da dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado.
O orientador contribui na construção dos processos epistemológicos e metodológicos, e será também, peça importante para o processo de planejamento e operacionalização da pesquisa.
Para auxiliar o orientando o processo de orientação poderá envolver algumas ações. Podemos sugerir para essa proposta do Dinter: a) que o plano de estudos seja definido em conjunto pelo orientador e orientando; b) que haja acompanhamento do pós-graduando nas disciplinas cursadas, na pesquisa realizada; c) que o discente seja orientado a participar de eventos na área, a fazer publicações científicas, etc; d) que todas as atividades sejam refletidas conjuntamente, levando em conta os quesitos necessários para formar um professor e pesquisador qualificado; e) a relação do orientador com o orientando não deve seguir uma perspectiva autocrática, mas da maior horizontalidade possível, contribuindo assim, para construção de um processo de autonomia do orientando. Por fim, entende-se que orientação acadêmica é um trabalho complexo que envolve diversas dimensões e o orientador é importante peça no processo de ação-reflexão-ação na formação de doutores.
13.1 A integralização dos créditos
A organização dos semestres letivos será orientada em etapas, possibilitadas alterações quando realizadas em comum acordo entre instituição receptora e promotora. Os semestres letivos são compostos por quatro meses. Cada mês está organizado em 4 etapas, distribuídas entre as semanas.
Primeira semana (primeiro dia útil) - Envio e recebimento do programa da disciplina com orientações preparatórias para a etapa presencial. Segunda semana - Leituras e atividades preparatórias para a etapa presencial. Terceira semana - Aulas presenciais em período integral. Quarta semana - Finalização das atividades propostas pela disciplina e leituras sugeridas pelos professores.
As disciplinas serão ministradas nos semestres 2023/2; 2024.1; 2024.2, pela instituição promotora na instituição receptora, organizadas em módulos concentrados, de acordo com a quantidade de créditos de cada disciplina, na terceira semana de cada mês, turnos manhã e tarde.
Seminários Integradores
Serão realizados três seminários integradores que objetivam conhecer diversas possibilidades de pesquisa em educação que contribuam para pensar as propostas de pesquisa em desenvolvimento; avaliar o processo de formação em desenvolvimento e redimensionar ações de ensino e orientação do curso, caso seja necessário; compartilhar resultados das pesquisas em desenvolvimento pelos professores/pesquisadores em formação; socializar e discutir propostas de intervenção social nas comunidades em que a instituição receptora está inserida e socializar as produções científicas desenvolvidas.
Os Seminários Integradores serão organizados pelos estudantes, coordenação do Dinter da instituição receptora e coordenação da instituição promotora: 1º Seminário – 2023.1, 2º Seminário - 2024/2, 3º Seminário – 2025.1.
Produção científica
Ao longo do curso os doutorandos deverão desenvolver, no mínimo, quatro produções acadêmicas, publicadas em periódicos científicos qualificados, ou textos completos publicados em anais de evento ou capítulos de livro ou e-book, preferencialmente em co-autoria com os professores orientadores. A produção deverá ser comprovada e apresentada à coordenação de curso, que a submeterá à apreciação do colegiado, até 2025.1. A aprovação pelo colegiado corresponderá a integralização de créditos de produção científica prevista na proposta do curso.
Intervenções sociais
O doutorando deverá, ao longo do período compreendido entre 2024.1 e 2024.2, desenvolver atividade de extensão, aqui indicada como intervenção social, na comunidade em que atua, preferencialmente na formação de professores na Educação Básica. A atividade objetiva contribuir com o desenvolvimento das comunidades em que a instituição está inserida, consolidando a socialização do saber como um dos pilares que, juntamente com a pesquisa e o ensino, caracterizam a função social da universidade.
A atividade de extensão desenvolvida deverá ser comprovada ao seu término e encaminhada à coordenação de curso que a submeterá a aprovação do colegiado, atribuindo os créditos de atividades integradas previstas para a integralização de créditos.
Atividades de pesquisa
As atividades de pesquisa consistem no desenvolvimento de orientação de pesquisa de iniciação científica pelo doutorando na unidade receptora. Objetiva-se contribuir para o desenvolvimento de ações pelos doutorandos na iniciação à pesquisa na graduação. O estudante deverá propor uma pesquisa de iniciação científica, proceder pela orientação da mesma, em diálogo com o orientador da instituição promotora. A atividade também pretende contribuir para que se desenvolvam práticas de pesquisa com alunos de graduação, qualificando o processo de formação de licenciados e doutorandos.
Exame de qualificação
O Exame de qualificação consiste na submissão de um texto a uma banca examinadora, composta por no mínimo dois professores convidados e o orientador. Deverá ocorrer até o final do quinto período letivo, com a proposta de pesquisa teoricamente fundamentada, com cronograma consolidado e passível de execução, juntamente com comprovante de publicação de duas produções. O exame de qualificação deverá ocorrer nas dependências da instituição promotora.
Defesa de Tese
Consiste na defesa pública de tese, submetida a uma banca examinadora de, no mínimo, 5 professores, sendo um deles o orientador, dois professores externos ao Programa e dois professores internos do Programa da instituição promotora.
As atividades de orientação serão desenvolvidas por professores doutores participantes do quadro do Programa de Pós-graduação em Educação envolvidos no Dinter.
A definição de orientadores seguirá o critério do campo de pesquisa e definida em comum acordo com os professores/pesquisadores.
A sistemática de orientação deverá prever encontros presenciais e a distância, com uso das tecnologias da informação e comunicação disponibilizadas aos discentes e docentes do Dinter.
Além das orientações da pesquisa que será desenvolvida, atividades como produção científica, integração social, atividades de pesquisa, participação em atividades de grupos de pesquisa e participação em encontros de formação, desde que em comum acordo, poderão compor a relação entre orientadores e orientandos.
As atividades de orientação deverão ser registradas e assinadas pelo orientando e orientador, indicando: data da orientação, atividades sugeridas pelo orientador, atividades realizadas pelo orientando, ciência do orientador e do orientando.