Plano Acadêmico:
Justificativa:
Para se compreender a importância do DINTER é importante contextualizar o compromisso histórico que marca a construção da Universidade Vale do Rio Doce – Univale. Surgida em 1967, como IES comunitária, se comprometeu desde a sua criação com o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação. Os instituidores estabeleceram como fundamento, o compromisso comunitário e a inserção regional, dando à Universidade a missão de formar pessoal de nível superior e promover pesquisas e ações voltadas para o desenvolvimento da região. Assim, a proposta do Programa de Gestão Integrada do Território foi desenvolvida como estratégia para a Univale cumprir sua missão, por meio da pesquisa e pós-graduação, com inserção comunitária social e regional. A presente proposta possibilitará qualificar seu corpo docente e se preparar para propor um Doutorado próprio também interdisciplinar seguindo a já consolidada experiência do Mestrado Gestão Integrada do Território que já é ofertado desde 2008. O contexto regional oferece oportunidades para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação, fornecendo temáticas que se expressam em vários projetos financiados pela FAPEMIG e CNPq. Os fenômenos regionais decorrentes do processo de formação histórica do território guardam relações com a abordagem territorial, trazendo para o primeiro plano as questões afetas ao ambiente, gênero e migração, temáticas também afetas ao Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. Assim os fenômenos regionais fornecem as temáticas que configuram processos socioterritoriais, socioambientais, culturais e políticos que preocupam tanto pesquisadores quanto cidadãos especialmente após o desastre ambiental ocorrido em 05 de novembro de 2015, provocado pelo rompimento da barragem de Mariana. Assim, o Dinter se justifica frente a necessidade da qualificação docente e da formação de pesquisadores que possam contribuir para o avanço sociopolítico e ambiental da região dos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.
Impacto do projeto:
Para se compreender a importância do DINTER é importante contextualizar o compromisso histórico que marca a construção da Universidade Vale do Rio Doce – Univale. Surgida em 1967, como IES comunitária, se comprometeu desde a sua criação com o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação. Os instituidores estabeleceram como fundamento, o compromisso comunitário e a inserção regional, dando à Universidade a missão de formar pessoal de nível superior e promover pesquisas e ações voltadas para o desenvolvimento da região. Assim, a proposta do Programa de Gestão Integrada do Território foi desenvolvida como estratégia para a Univale cumprir sua missão, por meio da pesquisa e pós-graduação, com inserção comunitária social e regional. A presente proposta possibilitará qualificar seu corpo docente e se preparar para propor um Doutorado próprio também interdisciplinar seguindo a já consolidada experiência do Mestrado Gestão Integrada do Território que já é ofertado desde 2008. O contexto regional oferece oportunidades para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação, fornecendo temáticas que se expressam em vários projetos financiados pela FAPEMIG e CNPq. Os fenômenos regionais decorrentes do processo de formação histórica do território guardam relações com a abordagem territorial, trazendo para o primeiro plano as questões afetas ao ambiente, gênero e migração, temáticas também afetas ao Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. Assim os fenômenos regionais fornecem as temáticas que configuram processos socioterritoriais, socioambientais, culturais e políticos que preocupam tanto pesquisadores quanto cidadãos especialmente após o desastre ambiental ocorrido em 05 de novembro de 2015, provocado pelo rompimento da barragem de Mariana. Assim, o Dinter se justifica frente a necessidade da qualificação docente e da formação de pesquisadores que possam contribuir para o avanço sociopolítico e ambiental da região dos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha
Relevancia:
O Programa GIT já titulou como mestre 79 alunos e tem demonstrado competência em manter mais de trinta Projetos de Pesquisa com bolsistas de iniciação científica de diferentes cursos de graduação e de aprovar projetos de pesquisa junto à FAPEMIG, CNPq, CAPES, MDA, VALE S.A., dentre outros. O contexto regional se revelou um campo promissor para o avanço da pesquisa, ao oferecer temáticas significativas, tais como o fenômeno da migração, as problemáticas de saúde pública, a questão ambiental e o quadro de violência/vulnerabilidade. Essas temáticas congregam-se em três eixos: formação histórica do território, políticas públicas e direito. O resultado desse acúmulo foi a definição de um quadro heurístico que, pensamos, se comunicar com o Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. A oferta do DINTER possibilitará formar doutores que seriam decisivos na propositura de Programa de Doutorado próprio; contribuir para o fortalecimento dos grupos de pesquisa; ajudar no avanço da interdisciplinaridade; aumentar a competência no campo da formação e ensino; fortalecer as linhas de pesquisas e temáticas que são estreitamente vinculadas à realidade regional.
Impacto de projeto:
Para compreender o impacto da presença do GIT e a importância estratégica do DINTER é preciso considerar que os fenômenos atuais e a história regional fornecem objetos explícitos para a compreensão dos fenômenos territoriais (estudos territoriais), pela complexidade socioeconômica, socioambiental e sociocultural da formação histórica do território de onde emerge as temáticas da emigração, da saúde pública, da violência e do ambiente e constituirão a pauta de estudos do DINTER. A origem dos candidatos já titulados pelo GIT abrange 16 municípios de Minas Gerais (com destaque para as cidades polos das regiões do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha); Espírito Santo (Santa Tereza e Colatina) e Bahia (Teixeira de Freitas). Eles são oriundos de 27 cursos de graduação diferentes. Entre as ocupações, encontra-se um total de mais de 30, representando os professores universitários 55% dos candidatos aprovados. Assim, a parceria iniciada com a UFSC e, mais especificamente, com o Doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas, propiciará uma oportunidade ímpar de incentivar novas vocações para pesquisa que muito contribuirão para o desenvolvimento de programas de pós-graduação na UNIVALE e de grupos de ensino e pesquisa na região. O intercambio proporcionado por essa parceria também contribui para diminuir a diferença histórica de oportunidades de construção de projetos de vida relacionados ao conhecimento entre as diferentes regioes do país, assim como as desigualdades existentes nos próprios estados. Portanto, a parceria, em si, já aponta para a quebra de um paradigma acadêmico que perpetua uma injustiça caracteriza pela territorialidade do conhecimento produzido no país. Portanto, o impacto da oferta do DINTER para a consolidação da Pós-graduação na UNIVALE será permanente e continuada, potencializando em muito o efeito positivo sobre a sociedade e região.
Objetivos:
* Formação de recursos humanos de alto nível na área Interdisciplinar em Ciências Humanas, para atuação na UNIVALE e na região do Vale do Rio
Doce;
* Implementação de condições para a criação futura do Doutorado na área Interdisciplinar na UNIVALE;
* Inserção dos professores e pesquisadores da UNIVALE em projetos nacionais e internacionais de pesquisa, com base na participação nos núcleos e convênios do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.
* Nucleação de grupos de pesquisa em uma universidade distante dos grandes centros.
* Estabelecimento de redes de pesquisa em toda a região, por meio dos grupos de pesquisa a serem criados e/ou consolidados na UNIVALE
Critério e Sistemática de seleção de alunos:
Das Vagas: serão oferecidas no total 15 vagas.
Documentos para a inscrição no Processo Seletivo: a) Formulário de Inscrição: preencher o formulário online disponível no site do PPGICH. Após a finalização do preenchimento, imprimir e anexar à documentação física da inscrição;
b) Declaração de Interesse de Orientação: também disponível no site do programa, deve ser preenchida, impressa e assinada por um(a) professor(a) do PPGICH. Recomenda-se ao candidato acessar o currículo de cada professor da área pretendida na plataforma lattes, com a finalidade de direcionar as consultas relativas à disponibilidade dos professores para eventuais orientações; c) 03 (três) cópias do anteprojeto de tese, com até no máximo 10 páginas,
elaborados em uma perspectiva interdisciplinar em Ciências Humanas, dentro uma das áreas de concentração do curso, explicitando a linha de pesquisa. Os temas de pesquisa dos(as) candidatos(as) a este doutorado devem ser de abrangência interdisciplinar nas áreas da competência e linhas de pesquisa dos professores do seu corpo docente permanente, em uma das 3 (três) áreas de concentração do Curso: Condição Humana na Modernidade (CHM), Estudos de Gênero (EGE) e Sociedade e Meio Ambiente (SMA). O contato prévio com os professores do Programa não garante vaga, porém é necessário para que o(a) professor(a) assine a Declaração de Interesse de Orientação; d) Cópia autenticada do diploma de mestrado reconhecido pela CAPES ou documento comprobatório de término do curso de Mestrado, sendo aceitos a ata da defesa de dissertação ou declaração oficial do Programa de Pós-Graduação. Os/as candidatos/as que não tiverem defendido e aprovado a sua dissertação de mestrado poderão inscrever-se condicionalmente, e deverão anexar declaração
oficial confirmando a previsão de defesa da dissertação até 28/02/2017 e) Cópia autenticada dos históricos escolares dos estudos de nível superior(graduação e mestrado); f) Curriculum Vitae modelo Plataforma lattes/CNPq (http://lattes.cnpq.br), com a respectiva comprovação documental seguindo a exata sequência de citação da Plataforma lattes. Serão consideradas as atividades e publicações realizadas nos últimos cinco anos; g) Cópia da dissertação e
das principais publicações de autoria do/a candidato/a; h) Cópia autenticada do RG e CPF para candidatos brasileiros ou cópia autenticada do passaporte para candidatos estrangeiros.
Etapas da seleção: A seleção será efetuada por uma Comissão de Seleção de 3 (três) docentes do Programa, um de cada área do conhecimento e compreenderá quatro etapas, sendo 3 eliminatórias e 1 classificatória. O processo seletivo para o Curso de Doutorado compreenderá as seguintes etapas, sendo que a nota mínima para aprovação em cada etapa é 07 (sete): Etapa I: Prova Escrita de Conhecimentos - na prova escrita exigir-se-á do(a)
candidato(a) capacidade de expressão escrita, domínio e reflexão crítica da bibliografia indicada, coerência de ideias e capacidade de argumentação.
Etapa II - Análise do Currículo. Os currículos serão avaliados tendo como critério a tabela de pontuação elaborada pela comissão de seleção, esta etapa é classificatoria. Etapa III - Análise do Anteprojeto de Tese. O Anteprojeto será avaliado quanto a sua relevância, originalidade, capacidade crítica e inovadora e quanto a sua correlação com a linha de pesquisa escolhida. Etapa IV - Defesa Oral do Anteprojeto de Tese pelos/as candidatos/as classificados/as nas etapas
anteriores.Defesa Oral do Anteprojeto de Tese pelos/as candidatos/as classificados/as nas etapas anteriores. As notas de todos/as os/as candidatos/as classificados ou não, após cada etapa, serão publicadas no site do Programa: ppgich.ufsc.br. O/a candidato/a poderá interpor recurso relativo à nota que lhe foi atribuída em cada etapa da seleção à Comissão de Seleção, na secretaria do Programa, desde que o faça em até 24 (vinte e quatro) horas úteis após a divulgação do resultado da mesma, por escrito e justificadamente. A média final dos(as) candidatos(as) será estabelecida de acordo com o seguinte cálculo:
a) a nota atribuída ao candidato(a) na prova escrita terá peso igual a 30%;
b) a nota atribuída ao candidato(a) na análise do anteprojeto terá peso igual a 25%;
c) a nota correspondente à pontuação obtida pelo candidato(a) na análise do currículo
terá peso igual a 20%;
d) a nota atribuída ao(à) candidato(a) na defesa do anteprojeto terá peso igual a 25%.
Planejamento do Estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor
Concluídas as disciplinas realizadas na Instituição receptora (Univale/Governador Valadares), os doutorandos estarão aptos a realizar o estágio na UFSC, de acordo com o Plano de Trabalho definido entre orientando e orientador. O estagio será de 9 (nove) meses, podendo ser dividido em dois períodos de no mínimo 4 meses cada. Sendo que poderá ser aproveitado para a qualificação. Os estágios obrigatórios iniciarão a partir de agosto de 2018 os estudantes deverão participar:
1)Colóquios – disciplina optativa que discute projetos de tese e é oferecida todo semestre na sede da UFSC – entidade promotora.
2)Reunião de pesquisa com professores, estudantes de graduação, mestrado e doutorado nos laboratórios de pesquisa de cada área de concentração;
3)Participação em colóquios, seminários, simpósios, palestras promovidos pelo PPGICH e pelos demais Programas de Pós-Graduação em Ciências Humanas
da UFSC. Convém destacar que o Programa faz todo semestre aula inaugural, trazendo pesquisadores de renome nacional e internacional para palestras e
“conversa com pesquisadores”; além disso, apoia e promove eventos nacionais e internacionais, entre os quais se destaca o Simpósio Internacional Fazendo
Gênero, o Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações que são realizados na UFSC a cada dois anos. Promove ainda reunião de auto-avaliação
do programa e seminários, com professores convidados que discutem Interdisciplinaridade.
4)Reunião de orientação de tese com os orientadores. Os professores do programa oferecem quinzenalmente reunião com orientandos de mestrado, doutorado e iniciação científica. Os estudantes em estágio deverão participar destas reuniões.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores:
As ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia se referem a encaminhamento da docência e da pesquisa na oferta do curso. Neste sentido, o caráter interdisciplinar do curso já se constitui, per si, um elemento de minimização de risco de endogenia. Na prática, os docentes envolvidos com o curso são também professores de outros programas da UFSC, a exemplo, vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política, em Antropologia, em História, em Geografia, em Filosofia, Psicologia e Saúde Pública. Todos com cursos de doutorado e muito bem avaliados pela CAPES. Sendo que a formaçao destes professores em nível de doutorado e pós-doutorado se deu em universidades dos Estados Unidos, Portugal, França, Alemanha, Brasil entre outros. Assim, o Programa Promotor proporciona um aporte bem diversificado de perspectivas teóricas e abordagens metodológicas, bem como uma variedade interessante de possibilidades temáticas de investigação dentro das três áreas de concentração. Por sua vez, a composição do quadro docente da Univale apresenta um leque de cursos em diferentes níveis de ensino que proporcionam à formação
oferecida pelo presente DINTER uma leitura diferenciada. Além disso, as disciplinas obrigatórias do curso serão sempre oferecidas por mais de um professor, o que favorece a diversidade de perspectivas em cada uma, ressalvando-se as possibilidades de diálogo entre elas. Além desses fatores, os riscos de endogenia serão minimizados através de: interação com Professores oriundos de outras Instituições; realização de seminários de pesquisa em que, juntamente com professores e alunos das Instituições envolvidas, se discutirão os projetos em andamento; O incentivo à participação ativa em Congressos, Simpósios ou outros eventos similares, através da apresentação de comunicações a serem apresentadas, realizadas com a ajuda dos orientadores. Assim como a submissão de textos em vários periódicos científicos no Brasil e em outros países.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratorios
A Univale, por meio do Programa de Pós-graduação em Gestão Integrada do Território, disponibiliza para as atividades docentes e discentes do DINTER os seguintes ambientes: Laboratório: Observatório Interdisciplinar do Território – OBIT Infraestrutura disponível: salas 02 e 04 do bloco PVA, com a área de 63,94 m2, mobiliadas, climatizadas, linhas telefônicas, ligação à rede-Internet por wireless e cabo, com nove computadores; quatro notebooks; três impressoras laser; um scanner semiprofissional; uma máquina fotográfica; uma filmadora; cinco gravadores digitais; mapoteca e cartas dos IBGE. Laboratório: Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional - NEDER Infraestrutura disponível: sala 13 do PVA, com 31,74m2, mobiliada, climatizada, linha telefônica, ligação à rede-Internet por wireless e cabo, com cinco computadores, duas impressoras. Laboratório: Saúde, Indivíduo e Sociedade - SAIS Infraestrutura disponível: sala 01 do bloco F1, com área de 54m², mobiliada, climatizada, linha telefônica, ligação à rede-Internet por wireless e cabo, com 13 computadores e duas impressoras. Laboratório: Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direito - NIESD Infraestrutura disponível: sala 01 do PVA, com área com 31,74m2, mobiliada, climatizada, linha telefônica, ligação à rede-Internet por wireless e cabo, com 5 computadores e duas impressoras. Os Laboratórios na UFSC são os mesmos utilizados pelos alunos regulares do PPGICH.
Biblioteca:
Os alunos e professores do Programa têm à sua disposição os acervos da Biblioteca Central da UFSC, bem como das bibliotecas setoriais, com detaque na área de Humanidades (a Biblioteca do Centro de Educação). A Biblioteca central ocupa um prédio de 9.134 m2 e contém atualmente um acervo de mais de 270.000 livros cadastrados. A biblioteca faz parte do sistema COMUT de comutação bibliográfica e empréstimos entre bibliotecas, bem como um banco de dados operado pela própria biblioteca e que disponibiliza o acesso a versões digitalizadas das teses e dissertações defendidas na UFSC. Recentemente, a política de aquisição de novos títulos por parte da Biblioteca Central da UFSC passou por um incremento significativo, atualizando seu acervo sobretudo nas áreas de ciências humanas. Do mesmo modo que na maior parte das bibliotecas das instituições federais de ensino superior, o sistema de bibliotecas da UFSC está diretamente ligado ao Portal de Periódicos CAPES, que conta, entre outros recursos, com o acesso direto às bases de dados eletrônicas de mais de 10377 periódicos. O acesso ao Portal de Periódicos é feito diretamente nos computadores à disposição na Biblioteca Central, bem como através de qualquer computador conectado à rede UFSC, dentro da universidade e, através de conexão VPN, pelos usuários (professores e alunos) situados fora da universidade. A Biblioteca Central mantém um centro de treinamento voltado aos estudantes de Pós-Graduação, que são treinados no uso do Portal Capes e das outras bases de dados adquiridas pela Biblioteca. A Univale garante o acesso à rede mundial de computadores por cabo ou wireless, permite atender às necessidades dos docentes, discentes e bolsistas, por meio da Internet, particularmente o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, entre outros. A Univale garante o acesso à rede mundial de computadores por cabo ou wireless, permite atender às necessidades dos docentes, discentes e bolsistas, por meio da Internet, particularmente o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, entre outros. A Biblioteca Central conta com as seguintes instalações para estudo, pesquisa e atendimento: a) sala para estudo individual; b) salas para estudo em grupo com 3 lugares; c) salas para estudo em grupo de quatro lugares; d) salas para estudo em grupo com 6 lugares; e) área livre para estudo com mesas distribuídas de forma espaçada; f) computadores para consultas ao catálogo automatizado do acervo e pesquisas na internet; g) computadores para atendimento aos usuários.
A Biblioteca conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. As bases escolhidas para 2016 do Portal de Periódicos são: Begell House; ASTM Standards and Engineering Digital Library; Institution of Civil Engineers (ICE); Organization for Economic Co-operation and Development (OECD); Eighteenth Century Collections Online (Gale/ECCO); e, Philosopher's Index; German Medical Science (GMS); EBSCOhost.
A Univale irá garantir infraestrutura de informática e equipamentos, sistema de videoconferência e suporte de informáticas ágeis e eficientes. Estarão disponíveis notebooks e computadores, além de impressoras e scanners. Serão colocados à disposição gravadores digitais, máquinas fotográficas e filmadoras, caso exista demanda. Além dessas e outros recursos de infraestrutura, o DINTER contará com: Serviço de Secretaria. A Secretaria funciona sob o comando de uma profissional com formação superior em Secretariado e três assistentes administrativas. A Secretaria atenderá plenamente as necessidades do DINTER em todos os aspectos, inclusive no relacionamento com os demais setores acadêmicos, administrativos, técnicos e de serviços gerais da Univale, intermediando a relação, de forma a garantir que os docentes e discentes do DINTER recebam um atendimento personalizado e de melhor qualidade