Plano Acadêmico:
O Projeto de Curso de Mestrado Interinstitucional em Psicologia Clínica ora apresentado segue as diretrizes da CAPES (Ofício Circular nº 5/2018-DAV/CAPES) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESP) da UNICAP. Será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica (PPGPSI), que obteve o Conceito 4 na avaliação quadrienal da Capes (2013-2016). O Curso a ser oferecido se orientará pelo Regimento Interno do PPGPSI e pelo Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da UNICAP e apresenta o mesmo padrão de qualidade do curso oferecido pela instituição promotora.
O curso terá caráter temporário, sendo sua oferta restrita ao período necessário à capacitação, em nível de mestrado, de um único grupo de alunos, selecionados mediante processo similar ao aplicado no Programa regular e distribuídos de acordo com a capacidade de absorção das três linhas de pesquisa do PPGPSI.
O Curso tem a duração de 24 meses para a integralização de 24 créditos, dos quais 16 em disciplinas, 02 em produções científicas e 06 em trabalho de dissertação orientado. Curso reconhecido pela Portaria CAPES 1.077 de 31/08/2012, e recomendado com Conceito 4.
1. Objetivos e Metas
1.1. Objetivos
O curso utilizará de uma sistemática de ensino modular intensivo, técnicas, filosofias e tecnologias de comunicação e informação para facilitar a eficácia do processo ensino-aprendizagem.
Seguindo o mesmo padrão e características do curso oferecido na Sede, o Minter consistirá em um espaço de produção e aprofundamento de conhecimento, formação científica e ética para as atividades do ensino e pesquisa em Psicologia, particularmente no âmbito de suas específicas preocupações quanto às questões de família, interação social e saúde; psicopatologia fundamental e psicanálise; e práticas psicológicas clínicas e demandas sociais contemporâneas.
O Curso de Mestrado concebe como meta o preparo de profissionais em psicologia e áreas afins para se tornarem pesquisadores, incentivando o desenvolvimento da pesquisa na região Nordeste.
Dado esse contexto, o PPG de Psicologia se organiza numa perspectiva que trabalha a Psicologia Clínica em sua dimensão social, política, ética e cultural, visando qualificar profissionais da área e áreas afins para pesquisa e produção do conhecimento psicológico com o intuito de se tornarem pesquisadores reflexivos, formadores e disseminadores de conhecimento, incentivando o desenvolvimento da pesquisa na Região Nordeste do Brasil.
O Programa apresenta uma identidade própria e dinâmica, com objetivos bem definidos, formando profissionais na área da Psicologia Clínica, atuantes no cenário científico nacional e internacional.
Pontuando estas questões, enumeramos os seguintes objetivos específicos do Programa de Mestrado em Psicologia Clínica:
(1) Desenvolver e preparar pesquisadores, docentes e profissionais por meio da reflexão crítica, científica e metodologicamente orientadas no campo da pesquisa;
(2) Oferecer um espaço plural para a geração e troca de conhecimento acadêmico e científico em Psicologia Clínica na Região Nordeste, estimulando a interdisciplinaridade, o intercâmbio e a transferência de conhecimento com outras instituições e com a sociedade;
(3) Criar condições para a intervenção na realidade estadual, regional e nacional, por meio de estudos e pesquisas que possam subsidiar a análise e a proposição de estratégias que promovam o conhecimento dos sistemas e das práticas psicológicas no contexto das instituições de saúde e educação.
1.2. Metas
Pretende-se que os egressos deste programa desenvolvam habilidades que permitam o aprofundamento de reflexões e análise da realidade em que estão inseridos. Nesse sentido, no campo da pesquisa, espera-se que o programa permita aos egressos, além do domínio dos pressupostos epistemológicos que fundamentam as diferentes teorias e práticas no campo da psicologia clínica, a participação ética e crítica em ações e proposições de políticas públicas voltadas às questões sociais relevantes na atualidade.
Como consequência do processo avaliativo e consolidação do Programa, espera-se do egresso uma atuação profissional com perfil e consciência de seu papel social no atendimento às diferentes demandas. Os egressos estarão, ainda, aptos à atuação no exercício da docência, de forma consistente, elaborando programas de cursos e disciplinas com base nos fundamentos epistemológicos, teóricos e técnicos que dão sustentação à psicologia clínica como ciência e profissão.
2. Critérios e sistemática de seleção de discentes
Poderão candidatar-se ao Mestrado Interinstitucional em Psicologia Clínica os professores da ASCES-Unita e FAFICA e IES parceiras, e portadores de diplomas de graduação em Psicologia, Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Sociologia, Antropologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Pedagogia, Direito, enfim, envolvidos nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, quer sejam professores pesquisadores ou profissionais de diferentes áreas.
Os candidatos à seleção deverão apresentar para a Instituição Receptora os seguintes documentos:
a. Ficha de inscrição fornecida pelo PPGPSI/UNICAP, devidamente preenchida e documentada.
b. Cópias do RG e CPF.
c. Cópia da certidão de nascimento/casamento ou certidão com averbação de divórcio.
d. Cópia do certificado de quitação com o serviço militar.
e. Uma foto 3X4 colorida e recente.
f. Cópia do diploma, devidamente registrado em órgão competente, ou certificado de conclusão da graduação.
g. Cópia do histórico escolar da graduação.
h. Se for o caso, requerimento de dispensa da prova de língua estrangeira com documentação comprobatória, com validade de no máximo 05 anos, a ser avaliada pela comissão.
i. Currículo Lattes (modelo do CNPq site www.cnpq.br – Plataforma Lattes), devendo o candidato anexar a documentação comprobatória.
j. Projeto de dissertação - proposta preliminar - indicando na capa a linha de pesquisa e o nome do possível orientador(a) a que se candidata.
k. Cópia do comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais). Após a entrega da documentação, esse valor não será devolvido.
A seleção dos candidatos será realizada por uma Comissão designada pelo Colegiado do Programa em Psicologia Clínica e será constituída dos seguintes itens abaixo.
• Prova escrita sobre conhecimento geral na área de concentração do programa - Psicologia Clínica - e considerada eliminatória.
• Análise do pré-projeto de pesquisa para verificar a aderência às linhas e aos projetos dos professores do Programa.
• Avaliação do currículo Lattes.
• Entrevista sobre o pré-projeto de dissertação, na qual o candidato deverá discutir e defender o pré-projeto apresentado à banca examinadora. A comissão de seleção, composta por professores do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNICAP, avalia o domínio do assunto do candidato/a, sua capacidade de argumentação e exposição lógica de conceitos e da proposta de pesquisa.
• Prova de língua estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), na qual é solicitada uma compreensão de texto, com auxílio do dicionário. A prova de língua estrangeira não é eliminatória, mas classificatória.
Observações:
1. Ao aluno que não obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova de língua estrangeira, será dada uma nova oportunidade até 12 (doze) meses após o período de seleção; caso seja reprovado, o aluno não terá direito a prosseguir no Curso.
2. É facultado ao candidato apresentar certificado de teste de proficiência avançada em língua estrangeira, comprovado por instituição reconhecida pelo órgão federal competente, a fim de ser dispensado do exame de língua estrangeira.
3 - Linhas de pesquisa e docentes
3.1. Família, Interação Social e Saúde
A linha de pesquisa “Família, Interação Social e Saúde” reúne pesquisadores que se preocupam com o universo familiar e social em um contexto de transformações. Aborda temas que se vinculam às modalidades teóricas e práticas clínicas baseadas nas perspectivas fenomenológica-existencial, sistêmica, psicanalítica e cognitivo-comportamental. Propõe-se a investigar as novas formas de parentalidade, conjugalidade e filiação, e suas relações com os demais sistemas sociais, assim como os eventos estressores que dificultam o funcionamento humano (álcool/drogas, violência intrafamiliar, doença e perda).
Desenvolve pesquisas que privilegiam: 1) o sujeito e sua interação na família, desde os seus primórdios ao envelhecimento, considerando-se esta como locus especial na constituição da subjetividade; 2) o funcionamento humano em vários contextos de interação, com ênfase nos processos sociocognitivos implicados nos comportamentos aditivos, no desenvolvimento de habilidades e competências sociais; 3) a experiência, os sentidos e valores, em interface com a família, saúde e trabalho.
Sublinhas temáticas:
a. Processos sociocognitivos e clínica cognitivo-comportamental: Tem por objetivo investigar os processos humanos implicados nas interações interpessoais no âmbito familiar, profissional e social, a partir do referencial da Teoria Social Cognitiva (A. Bandura). Adota essa perspectiva para analisar o desenvolvimento humano e as formas de adoecimento na contemporaneidade, tais como comportamentos aditivos, depressão, entre outros. Focaliza as práticas preventivas e de tratamento cognitivo-comportamentais que contemplam a interação entre cognição, emoção e comportamento. Responsável: Profa. Suely de Melo Santana.
b. Envelhecimento e intergeracionalidade: Devido ao aumento da longevidade humana, é comum observarmos hoje diversas gerações convivendo juntas na mesma família. Ao mesmo tempo em que esse relacionamento pode ser pautado pelo apoio, cuidado e aprendizagens mútuos, pode também ser fonte de conflitos e tensões. Dessa forma, pesquisar sobre as peculiaridades que caracterizam os relacionamentos entre as gerações propicia a construção de intervenções que possam fortalecer esses vínculos e a solidariedade intergeracional. Responsável: Profa. Cristina Maria de Souza Brito Dias
c. Interação social, saúde e clínica fenomenológica-existencial: Desenvolve, a partir da questão da experiência, sentido e valores, pesquisas em família, saúde e trabalho. Alguns de seus desdobramentos possíveis como a logoterapia/análise existencial de Viktor Frankl estimulam o diálogo com a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental e a terapia de família. Responsável: Prof. Marcus Túlio Caldas
d. A família, o bebê e suas relações: Estuda a família em seus primórdios, na transição para a parentalidade e a filiação, considerando as relações intersubjetivas envolvidas nessas construções, em interlocução com as situações de trabalho em contextos de saúde e educação. Responsável: Profa. Marisa Amorim Sampaio
Docentes:
1. Cristina Maria de Souza Brito Dias – Doutorado UnB – BR (1995), Pesquisadora do CNPq – Nível PQ II.
2. Marisa Amorim Sampaio Cunha – IMIP – BR – (2013). Pós-Doutorado UNICAP (2016).
3. Marcus Túlio Caldas – Doutorado na Universidade de Deusto- Espanha.
4. Suely de Melo Santana – Doutorado na Universidade do Porto- Portugal (2009).
3.2. Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Sociais Contemporâneas
Esta linha de pesquisa, ligada ao Laboratório de Fenomenologia Existencial e Psicossocial – LACLIFEP – vem, desde sua constituição, se consolidando e se expandindo pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas acerca da ação clínica e das práticas psicológicas clínicas em contextos públicos e privados, tendo a atenção psicológica e as perspectivas ética, estética e política como seus eixos norteadores. Caracteriza-se como uma linha de pesquisa que acolhe investigações que elegem como campos-temas a prática psicológica no campo da saúde pública, da assistência social, nas instituições hospitalares, nas organizações de trabalho e educacionais, entre outros, discutindo temáticas que contemplam o sofrimento humano em sua diversidade de gênero, raça, credo ou posição social. As práticas psicológicas desenvolvidas nesses contextos adotam, em sua grade de leitura e para a compreensão dos fenômenos, diferentes perspectivas, a partir das sublinhas temáticas a que estão vinculadas.
Sublinhas temáticas:
a. Fenomenologia hermenêutica: sofrimento existencial e modos de existir na atualidade: Tem como objetivo refletir sobre as ressonâncias da fenomenologia hermenêutica, ao modo de Heidegger, para pensar a angústia e a emergência da singularidade; o sofrimento existencial e os modos de existir diante das demandas contemporâneas. Busca dialogar, via atividades de extensão, com a ação clínica presente nas diversas modalidades de prática psicológica em instituições de saúde. Responsável: Profa. Carmem Barreto.
b. Formação em psicologia e diversidade: Tem como objetivo problematizar a formação e a ação clínica do psicólogo no acolhimento aos diversos modos de subjetivação contemporâneos, numa perspectiva pós-estruturalista. Responsável: Profa. Cristina Amazonas.
c. Desigualdade social e sofrimento: as relações entre o poder e a vontade. Tem como objetivo compreender o sofrimento humano imbricado na desigualdade social, e tem como pano de fundo a questão da vontade arendtiana. Desenvolve projetos de extensão voltados para acolher a população em situação de risco. Responsável: Profa. Cristina Amazonas.
Profa. colaboradora: Simone Dalla Barba Walckoff.
d. Prática psicológica e atenção psicossocial: tem como objetivo cartografar as diferentes possibilidades de ação clínica na perspectiva das abordagens psicossociais e da psicossociologia clínica. Toma como campo-tema de pesquisa contextos institucionais de saúde, de educação e do trabalho, intervindo, apresentando e discutindo o alcance e os limites da prática clínica nesses contextos. Responsável: Profa. Ana Lúcia Francisco.
Docentes:
1. Ana Lucia Francisco – Doutorado na PUC/SP- BR (2000).
2. Carmem Lúcia Barreto - Doutorado na USP - BR (2006).
3. Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas – Doutorado em Deusto – ES (2000).
Profa. colaboradora: Simone Dalla Barba Walckoff – Doutorado PUC/SP – BR (2009).
3.3. Psicopatologia Fundamental e Psicanálise
A linha de pesquisa “Psicopatologia Fundamental e Psicanálise” estuda o psicopatológico através de um discurso intercientífico e transdisciplinar. A necessidade de resgatar os sentidos presentes no pathos (sofrimento e paixão), relativiza a noção classificatória de doenças psicopatológicas e as insere na condição do humano. A preocupação com o sofrimento psíquico e o desejo de investigar sobre novas alternativas de intervenção na clínica do psicopatológico fizeram com que a aproximação com a Psicanálise fosse inevitável, pela maneira como ela aborda o funcionamento do aparelho psíquico, pela forma como acolhe o sujeito que sofre. Assim, em vez de ter como objeto a doença, é o doente, ou seja, o sujeito da doença, que se torna o foco. Os trabalhos produzidos nesta linha de pesquisa refletem três tendências: pesquisas de cunho metapsicológico, pesquisas sustentadas na clínica psicanalítica e pesquisas psicanalíticas voltadas para o campo da cultura e da arte. Há uma preocupação em manter projetos interdisciplinares que integrem a graduação e a oferta de assistência à comunidade com vistas à prevenção e promoção da saúde mental.
Sublinhas temáticas:
a. Cultura e arte: Estudos que abordem a psicogênese e a natureza de fenômenos culturais e artísticos. Responsáveis: Profas. Edilene Freire de Queiroz e Véronique Donard.
b. Psicopatologias do corpo: Estudos que exploram as novas formas de sintomas e as manifestações psicossomáticas e seus manejos clínicos. Responsável: Profa. Edilene Freire de Queiroz.
c. Criminologia e psicopatologia: Violência e sublimação. Responsável: Profa. Véronique Donard.
d. Configurações vinculares em diferentes formações grupais: Estudos com abordagem clínica dessas formações com enfoque nas experiências intersubjetivas e contextos socioambientais. Responsáveis: Profas. Maria Consuêlo Passos e Paula Cristina Monteiro de Barros.
e. Subjetividades e novas tecnologias de informação e comunicação: Considera o ciberespaço e suas expressões como campo de investigação. Responsável: Profas. Véronique Donard e Paula Cristina Monteiro de Barros.
Docentes:
1) Edilene Freire de Queiroz – Doutorado na PUC-/SP - BR (2000), Pós-doutorado Marseille I – FR (2005). Pesquisadora do CNPq – Nível PQ II.
2) Maria Consuêlo Passos - Doutorado em Psicologia Social PUC/SP - BR (1991).
3) Véronique Donard – Doutorado Universidade Paris-Diderot – Paris 7 (2008). Pós-doutorado UNICAP (2014).
4) Paula Cristina Monteiro de Barros - Doutorado UNICAP-Université Paris Diderot - Paris 7 (2015).
Professores colaboradores:
Maria de Fátima Vilar de Melo – Universidade Paris V – René Descartes – Sorbonne - FR (1999).
Christian Hoffmann – Universidade Paris Diderot-Paris 7.
Patrick Martin-Mattera – Université Catholique de l’Ouest (UCO-Angers).
4. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE MESTRADO
Para atender aos objetivos do programa e contemplar as linhas de pesquisa propostas, o elenco de disciplinas está estruturado da seguinte forma:
4.1. MÓDULO FUNDAMENTAL: constituído de três (03) disciplinas obrigatórias de dois (02) créditos cada, que são cursadas por todos os alunos do curso, contemplando o núcleo exigido pelos objetivos gerais, necessários para imprimir-lhes unidade. São elas:
a) Epistemologia e psicologia (Discussão dos processos de constituição, transformação e superação do projeto epistemológico da modernidade e de como se abre hoje o campo para uma cultura pós-epistemológica na qual as questões éticas passam a ocupar uma posição decisiva);
b) Pesquisa em psicologia clínica (Discussão das bases formais e procedimentos da pesquisa qualitativa e quantitativa em psicologia clínica).
c) Introdução à pesquisa em base de dados e planejamento de artigo científico
4.2. MÓDULO ESPECÍFICO: constituído de duas (02) disciplinas obrigatórias de dois (02) créditos cada, distintas para cada linha de pesquisa. Visam à construção do trabalho de investigação e formação do pesquisador na linha de pesquisa na qual o aluno está engajado, levando em conta as especificidades dos questionamentos, dos temas e das orientações teórico-técnicas. Elas poderão ser cursadas por alunos oriundos de outras linhas de pesquisa e, neste caso, serão computadas nos créditos das disciplinas optativas. São elas:
a) Fundamentos filosóficos das práticas psicológicas (Discussão a respeito dos conceitos filosóficos que embasam as práticas Psicológicas).
b) Pesquisa em práticas psicológicas (Problematização das relações entre teoria e prática em Psicologia Clínica).
c) Metapsicologia freudiana (Discussão do estatuto metapsicológico dos conceitos psicanalíticos freudianos)
d) Pesquisa em psicopatologia fundamental e psicanálise (Discussão das singularidades da pesquisa em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise)
e) Dinâmicas familiares e interações sociais (Discussão dos fundamentos teóricos que circunscrevem a família como locus de constituição da vida psíquica e social do indivíduo)
f) Pesquisa em contexto social e familiar (Discussão de modelos de pesquisa nos quais a família se apresenta como foco ou como fundo)
4.3. MÓDULO COMPLEMENTAR: constituído por nove (09) disciplinas de dois (02) créditos cada, por Leituras Dirigidas e Seminários de um (01) crédito cada. Nosso estatuto prevê a alternativa de cursar disciplinas em outros programas, com aproveitamento de créditos, desde que em programas reconhecidos pela CAPES. Oferecemos as seguintes disciplinas eletivas:
a) CULTURA E SUBJETIVIDADE
b) PRÁTICAS PSICOLÓGICAS CLÍNICAS
c) INTERVENÇÕES NA CLÍNICA DA FAMÍLIA
d) VALORES E SENTIDO EM PSICOLOGIA CLÍNICA
e) CLÍNICA PSICANALÍTICA
f) PSICANÁLISE E POLÍTICA
g) TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA CLÍNICA (contemplando temáticas direcionadas para as três linhas de pesquisa)
h) SEMINÁRIOS DE PESQUISA (contemplando temáticas direcionadas para as três linhas de pesquisa)
i) LEITURA DIRIGIDA (contemplando temáticas direcionadas para as três linhas de pesquisa)
j) ESTÁGIO EM DOCÊNCIA
4.4. OUTRAS ORIENTAÇÕES: Os alunos deverão cumprir 16 créditos de disciplina no primeiro ano. Serão destinados seis (06) créditos para a escrita da dissertação e dois (02) créditos para outras produções científicas. As leituras dirigidas e os seminários são programados pelas linhas de pesquisa em consonância com os projetos em andamento. Em meados do segundo semestre do Mestrado em Psicologia Clínica, é programada uma jornada, a ser realizada em Recife, da qual participam os membros do colegiado e um examinador externo ao programa, com os novos discentes para apresentação e discussão dos projetos de pesquisa. Após tal procedimento, os projetos são avaliados por um professor do programa, sendo depois encaminhados para o Comitê de Ética, via Plataforma Brasil, caso envolvam pesquisas com seres humanos.
5. DESCRIÇÃO DAS DISCIPLINAS A SEREM OFERTADAS
A unidade de medida da hora-aula é o crédito, correspondendo a 15 horas-aula. Os créditos serão integralizados nas disciplinas realizadas pelos alunos nas atividades acadêmicas especiais como Leituras Dirigidas, Seminários e Produção Intelectual, devidamente planejada pela Coordenação do PPGPSI.
5.1. Sistemática de aulas
Os encontros dos professores com os alunos para as atividades de sala de aula serão de 03 horas/aula de duração em cada turno. As disciplinas ocorrerão ao longo de uma semana a cada mês, em quatro meses corridos, por semestre. Cada semana de aula compreenderá de segunda a sexta-feira, 06 horas diárias, totalizando 30 horas semanais. No caso de disciplinas de 15 horas, as atividades de sala de aula serão de 03 horas/aula, distribuídas em 05 dias.
Os créditos em disciplinas deverão ser cursados até o 12º mês de funcionamento do Curso, sem prejuízo para outras atividades que poderão ser ofertadas, como Seminários ou Leituras Dirigidas (ambos de 15 horas).
5.2. Grade curricular
MÓDULO FUNDAMENTAL - DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Código Nome da Disciplina C.H. Créditos
PSI 6101 EPISTEMOLOGIA E PSICOLOGIA 30 02
PSI 6102 PESQUISA EM PSICOLOGIA CLÍNICA 30 02
PSI 6222 INTRODUÇÃO À PESQUISA EM BASE DE DADOS E PLANEJAMENTO DE ARTIGO CIENTÍFICO 30 02
MÓDULO ESPECÍFICO - LINHA DE PESQUISA 1:
PRÁTICAS PSICOLÓGICAS CLÍNICAS E DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS
PSI 6103 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS 30 02
PSI 6104 PESQUISA EM PRÁTICAS PSICOLÓGICAS 30 02
MÓDULO ESPECÍFICO - LINHA DE PESQUISA 2
FAMILIA, INTERAÇÃO SOCIAL E SAÚDE
PSI 6108 PESQUISA EM CONTEXTO SOCIAL E FAMILIAR 30 02
PSI 6107 DINÂMICAS FAMILIARES E INTERAÇÕES SOCIAIS 30 02
MÓDULO ESPECÍFICO - LINHA DE PESQUISA 3
PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL E PSICANÁLISE
PSI 6107 METAPSICOLOGIA FREUDIANA 30 02
PSI 6106 PESQUISA EM PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL E PSICANÁLISE 30 02
DISCIPLINAS ELETIVAS
PSI 6207 CULTURA E SUBJETIVIDADE 30 02
PSI 6223 PRÁTICAS PSICOLÓGICAS CLÍNICAS 30 02
PSI 6205 INTERVENÇÕES NA CLÍNICA DA FAMÍLIA 30 02
PSI 6224 VALORES E SENTIDO EM PSICOLOGIA CLÍNICA 30 02
PSI 6225 PSICANÁLISE E POLÍTICA 30 02
PSI 6209 TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA CLÍNICA 30 02
PSI 6215 LEITURA DIRIGIDA 15 01
PSI 6212 SEMINÁRIOS 15 01
PRODUÇÃO CIENTÍFICA:
Elaboração de Artigo – 01cr
Apresentação de trabalho Regional/Nacional/Internacional (com resumo publicado) – 01cr
Dissertação= 06cr
Total de créditos em disciplinas= 16cr
Total de créditos do curso= 24cr
OBSERVAÇÕES
1. Até o 12º mês do início do Curso, o mestrando deverá se submeter a uma banca para avaliação do projeto de dissertação, que será composta pelo Orientador e um examinador, ambos com título de Doutor.
2. A banca de qualificação da dissertação deverá ser realizada até o 21º mês do início do curso, composta pelo orientador, um examinador interno e um externo ao programa.
3. A dissertação deverá ser depositada para defesa com, no mínimo, 30 dias de antecedência da banca de defesa pública.
6. PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
A divisão das atividades de orientação de dissertações de mestrado neste projeto Minter será distribuída entre as linhas de pesquisa do PPGPSI. O processo de orientação ocorrerá desde o início do Curso.
O processo de orientação de dissertação será discutido entre cada orientador e orientando(s). No entanto, as possibilidades são: a) presencial, durante o período em que o professor estiver na Instituição Receptora; b) por comunicação online (Skype, WhatsApp, e-mail) durante todo o tempo de duração do curso.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Biblioteca da Asces-Unita é dividida em duas unidades, uma situada no Campus I, a Biblioteca Setorial que foi inaugurada em 14 de março de 2016 e a outra situada no Campus II, a Biblioteca Central que foi inaugurada por Tabosa de Almeida, em 11 de agosto de 1966.
Permitindo acesso livre às estantes, as bibliotecas funcionam, durante o período letivo, de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h45min e, aos sábados das 8h às 11h45min. Já no período de férias ou de recesso acadêmico, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h45min. No espaço, o usuário encontra salas para estudo individual e em grupo, hemeroteca e laboratórios de informática.
As publicações disponíveis no acervo são especializadas nas áreas de Ciências da Saúde, Humanas, Sociais Aplicadas e Engenharias, que estão relacionadas com os cursos oferecidos pela Asces-Unita. O acervo é composto por obras nacionais e estrangeiras, disponíveis em diversos tipos de suporte, inclusive em plataforma digital.
Em 2018.1, conta-se com 27.073 livros na Biblioteca Setorial. Na Biblioteca Central contabilizam-se 26.385 livros, 12.404 periódicos e 2.027 multimídias.
No que diz respeito ao perfil de procura por parte do público que frequenta os espaços supracitados, foram realizados:
- Biblioteca Setorial: 56.118 empréstimos e 11.214 consultas;
- Biblioteca Central: 23.409 empréstimos e 9.023 consultas.
Assim sendo, um total de 79.527 empréstimos e 20.237 consultas foram realizadas.
Registra-se ainda:
- Aquisição de livros para os Cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Saúde Coletiva, Nutrição e Jornalismo;
- Computadores disponibilizados no Laboratório de pesquisa da Biblioteca Central, totalizando 24 equipamentos, e na Biblioteca Setorial, 10 computadores, com fins exclusivamente educacionais;
- Nas dependências das Bibliotecas e em seus laboratórios, existe conexão à rede WIFI;
- Foram inseridos 270 Trabalhos de Conclusão de Curso no Repositório Digital Acadêmico;
- Foram realizados 70 atendimentos para orientação e regularização de acesso ao e-mail institucional e Moodle.
Serviço de acesso ao acervo:
Os alunos, funcionários e professores têm livre acesso ao acervo, bem como à consulta de publicações, acesso a internet e multimídia. Disponibiliza-se para os alunos, mediante acesso online, no portal do aluno, a reserva e renovação de empréstimos de livros e a consulta do acervo.
O serviço de circulação das obras prevê empréstimo domiciliar por um período de 7 dias.
Serviço de Referência:
A biblioteca disponibiliza serviços tais como: levantamento bibliográfico, catalogação, normalização bibliográfica, acesso à internet. Dispomos também dos conjuntos de normas da ABNT para normalização de documentação e de um manual da IES com as exigências específicas para a apresentação de trabalhos técnicos e científicos.
Apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos:
A Biblioteca apoia os alunos na elaboração de trabalho acadêmico, efetuando levantamento bibliográfico do referencial, além de auxiliar na normalização através de um manual que regula, conforme as normas vigentes da ABNT, todos os trabalhos desenvolvidos pela Instituição.
O manual, juntamente com as normas da ABNT, encontra-se no acervo da Biblioteca à disposição, em regime cativo, para toda a comunidade acadêmica, bem como disponibilizado na página da Instituição. A Biblioteca responsabiliza-se pela elaboração das fichas catalográficas dos trabalhos científicos apresentados ao término de cada semestre.
Filiação institucional à entidade de natureza científica:
A biblioteca disponibiliza convênios com a base Revista dos Tribunais on-line e EBSCOHost. E mantém acesso a bases de dados gratuitas, tais como: IBICT - Programa de Comutação Bibliografia e CCN - Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas; BIREME - Serviço Cooperativo de Acesso ao Documento do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde; IBGE - Projeto Bibliotecas Depositárias; ReBAP - Rede Brasileira de Biblioteca da Área de Psicologia; Rede BiblioSUS - Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde – Brasil; RICBLU - Rede Interamericana de conectividade de bibliotecas universitárias; REDE BIBLIODATA e outras.
Política de Aquisição, Expansão e Atualização:
A seleção para aquisição do acervo é realizada de forma integrada (Coordenação, Docentes, Biblioteca), sendo de responsabilidade de todos à seleção e organização adequada do acervo do Curso. Os critérios adotados baseiam-se no que segue:
• Bibliografia básica – indispensável para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Sua disponibilidade considerará as vagas anuais autorizadas no Curso, buscando continuamente atingir a relação exigida pelo MEC para cada Curso.
• Bibliografia complementar – relevante para o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Sua disponibilidade será de, pelo menos, dois exemplares de cada título, exceto nos casos em que a demanda justifique a necessidade de maior número de exemplares.
• Títulos Nacionais – são adquiridos preferencialmente, conforme a seleção para cada disciplina.
• Títulos Estrangeiros - são adquiridos quando não existir a tradução na língua portuguesa. Nesse caso será adquirido um exemplar de cada título.
• Bibliografia atualizada – a atualização da bibliografia se dá mediante a solicitação do corpo docente, considerando o número de exemplares definidos pela demanda existente na biblioteca.
• Assinatura de periódicos e aquisição de multimídia – considera a relação constante no Projeto Pedagógico do Curso, mediante atualização e indicação dos docentes.
Acervo geral:
O acervo geral é composto por livros, periódicos, multimeios e demais matérias especiais que atendem às especificidades dos cursos.
O acervo é composto por obras nacionais e estrangeiras, disponíveis em diversos tipos de suporte, inclusive em plataforma digital.
Em 2018.1, conta-se com 27.073 livros na Biblioteca Setorial. Na Biblioteca Central contabilizam-se 26.385 livros, 12.404 periódicos e 2.027 multimídias.
No que diz respeito ao perfil de procura por parte do público que frequenta os espaços supracitados, foram realizados:
- Biblioteca Setorial: 56.118 empréstimos e 11.214 consultas;
- Biblioteca Central: 23.409 empréstimos e 9.023 consultas.
Assim sendo, um total de 79.527 empréstimos e 20.237 consultas foram realizadas.
Além da consulta física ao acervo, também é disponibilizada ao aluno a possibilidade de consultas on-line. Através de sua matrícula, o aluno, no portal institucional, pode fazer consultas, reservas e renovações, seja fora da Biblioteca, seja na própria. O software utilizado é o TOTVS.