Dados do Programa
Número da Proposta:
3/2018
Período de Vigência:
11/03/2019
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
6
Data de Fim Previsto:
10/03/2023
Local de Execução do Projeto:
Balsas - MA
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
PLANO ACADÊMICO DO PROJETO - DINTER
O processo de nucleação/solidarização, constituído por meio da realização de oferta de um curso Dinter em parceria com a Faculdade de Balsas, em Balsas, no Maranhão vem propiciando avanços na qualidade de formação em uma região que ainda dispõe de poucos docentes/pesquisadores habilitados para atuar na educação básica e no Ensino Superior. Desse modo, o PPGEC passa a contribuir e colaborar para a formação intelectual de doutores para além da região de abrangência da Unijuí. Em março de 2019, após processo seletivo, concluído em dezembro de 2018, o curso teve início com nove alunos do DINTER, superando as expectativas do PPGEC tanto em relação ao número de candidatos quanto na qualidade das propostas de pesquisa. Além disso, percebeu-se elevado comprometimento dos alunos e da instituição receptora da proposta, o que justifica a ampliação do número de vagas, propostas no projeto inicial, homologado pela CAPES (de 6 para 9), já que esta seria uma única oportunidade de formação, no local de atuação dos doutorandos. Afirma-se que para o PPGEC esta experiência tem trazido grandes contribuições, tanto em relação à possibilidade de vivência em uma região com cultura e desafios diferentes quanto na possibilidade de produção de conhecimentos e da formação de novos doutores com um olhar mais ampliado. Com a expansão do PPGEC, pelo DINTER no Maranhão, vislumbra-se alcançar um outro patamar de formação.
Entre as atividades já desenvolvidas é importante destacar o envolvimento de todos os professores, secretárias do PPGEC, nas interlocuções entre Unijuí e Unibalsas que estão potencializando o uso efetivo de novas tecnologias, entre elas destaca-se a participação sistemática em: Seminários Temáticos, grupos de estudo, bancas de defesa de mestrado e doutorado, orientações individuais e em grupo. Estes momentos têm sido acompanhados por meio de videoconferência com uso de diferentes ferramentas (Skype, google meet, Zoom, whatsapp) as quais possibilitam o compartilhamento de saberes entre discentes, docentes e técnicos administrativos do Programa. Estas estratégias de comunicação têm ampliado as possibilidades de integração das pesquisas dos estudantes. O grupo de professores do PPGEC mostrou-se comprometido e entusiasmado com a possibilidade de ampliação e aprofundamento de pesquisas com foco em uma realidade diferente de Ijuí e que permite novos olhares para a pesquisa e para a formação docente. Identifica-se na Unibalsas um ambiente mobilizador de ideias e ações, pois diversas questões consideradas já superadas na região de abrangência da Unijuí são vistas como novos desafios no Maranhão.
A diversidade cultural também se caracteriza como um desafio, mas, sobretudo, como um fator motivacional e de conquistas de novos saberes para o Programa. Em uma mesma turma do DINTER foi possível reunir presencialmente estudantes das regiões norte e nordeste que promoveram frutíferos debates entre si, assim como com os mestrandos e doutorandos localizados na região sul do país, por meio dos aparatos tecnológicos de comunicação utilizados para web conferência e pelos momentos presenciais, na Instituição de origem, para realização de estágios dos doutorando, conforme consta no item Planejamento Básico.
As visões e interpretações diferentes para um mesmo problema, a diversidade das experiências vividas, os variados objetos e contextos de estudos proporcionaram novas descobertas a cada encontro presencial ou virtual. Experiências já vividas na região sul foram trazidas para o cenário sul maranhense, por outro lado, o caminho inverso também foi percorrido, promovendo o alargamento e a descoberta de novos saberes que, talvez, não teriam espaço quando observados apenas em seu lócus.
OBJETIVOS
1– Promover ações de qualificação de docentes para atuar em todos os níveis de ensino, sobretudo na educação superior na região de abrangência da Unibalsas/Maranhão.
2-Viabilizar a formação de mestres visando a produzir impacto social e pedagógico em uma região que apresenta carência de recursos humanos de alto nível.
3– Contribuir para o desenvolvimento da região de abrangência da instituição receptora, por meio de pesquisas com impacto na comunidade.
4-Constituir grupos de pesquisa a partir das linhas de pesquisas institucionais de modo a promover o fortalecimento de cooperações entre as instituições (promotora e receptora).
De acordo com os objetivos do PPGEC considera-se que a proposta de curso DINTER na Unibalsas amplia as possibilidades de produção de conhecimentos no campo da educação com ênfase na educação básica e superior, no que se refere ao currículo, à formação profissional, às teorias pedagógicas, que sustentam os processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino; aos aspectos teórico-práticos, que vinculam a educação e a sociabilidade; aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais; na preservação e respeito ao ambiente, à saúde e à qualidade de vida.
Essa concepção de Programa busca coerência, em termos de proposta de formação, com o que refletem as pesquisas e os debates atuais acerca do significado de fazer ciência. Também insere-se na perspectiva que marca a Unijuí, ao longo de sua história, como uma instituição que busca a articulação entre as várias áreas do conhecimento.
METAS:
– Formação qualificada de mestrandos de no mínimo 15 mestres;
-Desenvolvimento da pesquisa científica considerando a realidade regional, nacional e internacional, de acordo com as linhas de pesquisa do PPGEC;
– Constituição de grupos de pesquisa e estudo envolvendo estudantes de Graduação, Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) e professores pesquisadores;
– Publicação de ao menos um artigo científico/mestrando, como resultado das dissertações.
– Participação dos estudantes da receptora em eventos científicos (ao menos 2 eventos/ ano) realizados na Instituição promotora e em outras IES.
CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ESTUDANTES:
Os critérios para a seleção dos estudantes para o curso foram explicitados em Edital, que ficou disponível no portal do PPGEC por aproximadamente 60 dias. Os instrumentos de seleção foram os seguintes:
1. Prova escrita
2. Currículo Lattes
3. Memorial reflexivo
4. Projeto de pesquisa
5. Entrevista.
Observação: As entrevistas foram realizadas por professores do PPGEC e da Instituição receptora, com a participação de forma presencial, da coordenadora do PPGEC e coordenador da Unibalsas, e por videoconferência com os professores permanentes do PPGEC.
PLANEJAMENTO BÁSICO
O curso de doutorado envolve as seguintes atividades: oferta de disciplinas de modo presencial, na instituição receptora, sendo todas ministradas por professores do PPGEC; seminários temáticos (realizados na Unibalsas –presencial e na Unijuí por meio de vídeo conferência); seminário de tese (na Unijui); orientações. Destaca-se que o Dinter desenvolve o mesmo planejamento que o curso de Doutorado, na UNIJUI.
As orientações estão sendo realizadas de modo presencial, quando os professores do PPGEC estão ministrando aulas, em Balsas e quando o grupo de doutorandos vem realizar seus estágios em Ijui, e a distância de modo regular conforme previsto nos créditos de orientação (3 créditos/semestre). Os estudantes têm orientação coletiva a partir dos grupos de estudo/pesquisa, de modo remoto e individual com utilização das diferentes ferramentas tecnológicas. Cabe destacar que os estudantes têm apoio sistemático da instituição receptora, seja na realização de seminários, na participação em eventos, na busca de material bibliográfico, entre outras atividades importantes para os doutorandos.
Para o desenvolvimento das atividades a distância estão sendo utilizadas ferramentas disponibilizadas por inúmeras tecnologias de comunicação via Web, por seu grande potencial interativo e sua capilaridade. Tal opção favorece uma relação constante com o orientando, possibilitando discussões pontuais e acompanhamento do processo de aprendizagem tanto nas disciplinas específicas ministradas presencialmente quanto na realização das atividades previstas para o desenvolvimento da pesquisa que resultará na tese.
A Unijuí dispõe do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – Conecta, o qual possibilita a orientação de atividades e a remessa de material didático; constituição de comunidade de aprendizagem; diário de bordo; Chat, entre outras formas de comunicação, assim como as demais ferramentas fornecidas pelo google e outros aplicativos (google meet, zoom, classroom, WhatsApp) que tem propiciado interlocuções que contribuem significativamente para a qualidade do Dinter e do PPGEC como um todo. Nesse contexto, os recursos de comunicação estão amplamente disponibilizados à complementação dos conteúdos apresentados e ao máximo desempenho dos estudantes. As seções de videoconferência com as interlocuções entre docentes e discentes, assim como com pesquisadores de outras instituições vinculados aos grupos de pesquisa, são de fundamental importância. Destaca-se que os equipamentos de comunicação virtual, como videoconferências, são compatíveis com os existentes na instituição receptora.
Para obtenção do título de doutor é necessário que o doutorando tenha cumprido 48 créditos e aprovação em banca de qualificação e defesa final de Tese. Os 48 créditos do curso de Doutorado podem ser cumpridos da seguinte forma: 24 (vinte e quatro) créditos em Atividades Orientadas, distribuídas em oito semestres (envolve a participação em grupos de estudo, orientações individuais, pesquisa, participação em bancas, qualificação do projeto (no seminário de tese), qualificação da tese e defesa final); 3 (três) créditos em Seminário de Tese; até 12 (doze) créditos aproveitáveis de Curso de Mestrado, mediante apresentação do histórico escolar e avaliação de sua adequação ao Programa; 9 (nove) créditos obtidos por meio de disciplinas ofertadas no PPGEC e/ou artigo científico. Poderão ser computados até 3 (três) créditos pela produção de artigo cientifico, publicado em periódico qualificado na área da Educação, no período de vigência do curso. Além disso, o estudante deverá ter aceite de pelo menos um artigo científico, submetido a estrato superior, conforme avaliação da CAPES. Os doutorandos deverão participar do Seminário de Tese (momento de qualificação dos projetos), no terceiro semestre do curso, na instituição promotora, juntamente com os demais doutorandos do Programa, do mesmo semestre letivo. O seminário caracteriza-se como um importante momento de interlocução das propostas de pesquisas dos doutorandos, entre todos os professores que orientam no doutorado/Ijui e no Dinter/Balsas. É neste momento que todos tem a oportunidade de sugerir novos caminhos para a pesquisa bem como apontar e/ou aprofundar referenciais teóricos que contribuam para a pesquisa. Os doutorandos deverão realizar a proficiência em duas línguas estrangeiras, conforme consta no Regimento do PPGEC, artigos 40 e 41.
Em 2019, os discentes do Dinter realizaram diversas atividades durante 30 dias de estágio na Unijuí/Ijuí, no período de 21 de junho a 21 de julho de 2019, se constituindo em uma rica experiência inovadora visto que participaram de diversas momentos de integração com estudantes de graduação e de pós-graduação, reuniões em coletivo com os professores, encontro com egressos do PPGEC, grupos de estudo, bancas, visita ao museu, visita as Ruinas de São Miguel, participação em aulas na graduação, em Santa Rosa realização de disciplina, na modalidade concentrada, entre inúmeras outras atividades de intenso aprendizado ao grupo, conforme destacado no cronograma de atividades.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O conjunto arquitetônico-urbanístico do campus da Faculdade de Balsas está inserido numa área de 294.304m². A atual estrutura física conta com 13 mil metros quadrados de área construída, com previsão de ampliação de mais mil e quinhentos metros quadrados.
Instalações Administrativas: destaca-se a disponibilidade de salas de reunião, da Direção, dos coordenadores de curso, de recepção, dos Laboratórios de Informática, do Núcleo de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão, Contabilidade, Departamento de Pessoal e Recursos Humanos, Secretaria Geral, Tesouraria, Reprografia, Núcleo de Tecnologia da Informação e Núcleo de Educação a Distância.
Salas de Aula: são 38 salas de aula e 3 salas de inovação. Possuem iluminação, acústica, conservação adequada, equipamentos de climatização, com cadeiras estofadas, murais de aviso, quadros brancos côncavos, acesso à Internet, tela de projeção e mesa do professor.
Auditórios: existe um auditório, com capacidade para 450 pessoas adequadamente equipado e acesso à Internet.
Sala dos Professores: uma sala específica para os professores, adequadamente equipada, climatizada, com acesso à Internet e outras salas disponíveis para reuniões.
Espaço de Atendimento aos Discentes: a IES disponibiliza uma Central de Atendimento aos Discentes. As coordenações de curso também possuem um espaço para atendimento aos discentes, com secretária, sala de atendimento para grupos de estudantes e sala das coordenações para atendimento ao estudante.
A coordenação local do Programa DINTER também possui um espaço para atendimento aos pós-graduandos, com recepção, secretária, sala de atendimento para grupos de estudantes. Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Sala da Direção e outros departamentos também possuem espaços para recepção e atendimento dos estudantes. Em todos os espaços reservados para o atendimento de alunos está sendo garantida a acessibilidade.
– Sala de Estudos para os Pós-Graduandos: Os estudantes pós-graduandos vinculados ao programa DINTER em questão têm à disposição uma sala de estudos na qual podem realizar as atividades propostas pelos professores orientadores. Esta sala tem dimensão de 75 metros quadrados, é climatizada e possui mesas, cadeiras, sofás, armários e computadores. A sala conta ainda com acesso wireless à Internet com livre acesso pelos estudantes pós-graduandos.
A Faculdade de Balsas conta igualmente com uma cantina com capacidade para 350 pessoas, possuindo 800 metros quadrados de área construída, e uma cafeteria, ambas terceirizadas. É garantida, em todo o espaço de convivência e áreas de alimentação, acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Espaço de Convivência e Alimentação: são disponibilizadas diversas áreas de convivência para os momentos de integração e socialização.
Laboratórios e Ambientes para Práticas Didáticas: a IES possui 4 Laboratórios de Informática com um total de 90 computadores. Estão disponíveis mais 20 computadores distribuídos na Biblioteca e nas Salas de Inovação. Conta ainda com 1 Laboratório de TV e Fotografia, 1 Laboratório de Rádio, Laboratórios de Prática Jurídica, Escritório de Prática (Casa do Direito) e Brinquedoteca. Existem também 3 Salas de Inovação para atividades letivas inovadoras.
Infraestrutura Tecnológica: a IES disponibiliza kits de sala de aula: notebook, Datashow, estabilizador e caixa de som. Dispõe de uma sala específica de audiovisual, equipada com Datashow, TV, DVD, home theater. Algumas salas de aula já possuem lousa digital ou TV.
Laboratórios de Informática: existem 3 Laboratórios de Informática, abertos nos três turnos do dia, com 25 computadores em cada um, ligados em rede e com acesso à Internet.
Estúdio de TV e Fotografia: estúdio com revestimento acústico, teto forrado por lã de vidro isover prisma preto e paredes revestidas com espuma de absorção poliuretano autoextinguível. Equipado com duas câmeras Panasonic, dois teleprompter, dois microfones lapela shure, cenário em bancada e um Chroma Key. Conta com iluminação de Led e uma ilha de edição de última geração, placa de captura MATROX-MXO2, switcher Atem Television Studio Blackmagic, uma mesa de som, 10 câmeras de gravação com lentes variadas e com rebatedores, flashes, softboxes, cenários e demais acessórios necessários.
Ambiente Tecnológico de Aprendizagem – ATA: é um software que utiliza a plataforma Moodle para o apoio à aprendizagem por meio de um ambiente virtual que permite o compartilhamento de materiais de estudo, fóruns e salas de bate-papo, testes e pesquisas de opinião, coleta e revisão de tarefas, bem como controle e registro de notas e frequência.
Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI: órgão responsável por gerenciar o provimento e o atendimento de todas as demandas acadêmicas e administrativas da Faculdade no que se referir ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Biblioteca: A biblioteca da Faculdade de Balsas possui 635 metros quadrados de área construída, dividindo-se em: área reservada ao acervo bibliográfico, sala da bibliotecária, recepção, baias para estudo individual, área de estudo coletivo, ambiente de leitura, sala de estudo em grupo, reprografia. A Faculdade de Balsas possui convênio com as Biblioteca Virtuais Saraiva e Pearson, contendo várias obras em formato digital, os quais são automaticamente atualizados na medida em que novas edições das obras são lançadas. A Biblioteca Virtual possui, inclusive, ferramentas que possibilitam uma maior acessibilidade ao material digital para portadores de necessidades visuais. O acervo físico da Biblioteca da Faculdade de Balsas é aberto ao público e conta com aproximadamente 23.000 exemplares entre livros, revistas, jornais, CDs, DVDs e monografias. Conta também com 115 assinaturas (entre impressas e digitais). Todo o ambiente da Biblioteca é climatizado e dispõe de acesso à Internet sem fio. Em todos os espaços da Biblioteca está sendo garantida a acessibilidade. O funcionamento da Biblioteca é regido por regulamento próprio, disponível para consulta nas suas próprias dependências. Nele constam as informações e os procedimentos necessários para fazer o uso conveniente e correto do ambiente
Destaca-se que os mestrandos do curso DINTER também têm acesso à estrutura da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, da Unijuí, que é ligada à rede mundial de computadores e conta com grande acervo de títulos de livros e de periódicos nacionais e internacionais.
A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques é um órgão de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, vinculada à Vice-Reitoria de Graduação, e tem como missão “Promover o acesso e a disseminação da informação, através de ações de cunho social, cultural, educacional e científico, para a comunidade acadêmica e regional”.
A Biblioteca é responsável pelo contínuo provimento, processamento técnico, manutenção, atualização e divulgação do seu acervo e da produção científica e cultural da Universidade. Dispõe de amplo acervo de livros, folhetos, periódicos, fitas de vídeos, CD-ROMs e outros meios de informação, nas mais variadas áreas do conhecimento, priorizando as áreas dos cursos ministrados na Instituição.
O catálogo disponível para consulta na Internet permite efetuar pesquisas aplicando diversos filtros de busca. O sistema disponibiliza variadas informações sobre o item pesquisado, tais como: disponibilidade de empréstimos, reservas, renovações, número de exemplares e localização dos materiais. Qualquer documento do acervo pode ser localizado por meio de consulta on-line.
A Biblioteca Virtual é composta por uma seleção de links, sites, portais e home pages, com conteúdo científico ou acadêmico, voltados aos cursos oferecidos pela Instituição. Seu objetivo é selecionar, organizar, atualizar e avaliar as diferentes fontes de informações dispersas na Internet, criando uma ferramenta de busca especializada em diversas áreas do conhecimento.
A Biblioteca Digital da Unijuí tem como principal objetivo preservar a memória institucional, divulgar e disponibilizar a produção intelectual gerada no âmbito da Universidade, por meio da publicação eletrônica, proporcionando ampla visibilidade e acessibilidade aos documentos, bem como as suas coleções históricas e a outros documentos de relevância para a Instituição, que fazem parte de suas coleções, embora não produzidos por ela.
A Biblioteca Digital traz benefícios para o processo de ensino e de pesquisa da Unijuí, pois é um espaço aberto a todos os usuários que acessam a Internet, sem restrição ou discriminação a qualquer indivíduo que deseje utilizá-la. Ela permite que a informação circule mais rapidamente, originando assim efetivas possibilidades de investigadores, docentes e discentes poderem colaborar mais facilmente em termos educacionais.
Cronograma de Atividades:
O curso de Doutorado Interinstitucional/DINTER teve início no dia 11 de março de 2019, com a realização da aula inaugural, na Unibalsas/Balsas Maranhão, com a presença da coordenadora do PPGEC/UNIJUI (Dra. Eva Teresinha de Oliveira Boff), coordenador na Unibalsas (Dr. Fábio Roberto Pillatt) e todo o corpo docente e direção da Unibalsas. Na ocasião foi proferida a palestra, intitulada “Desafios Curriculares Contemporâneos: a necessidade de revitalizar a profissão docente”, pelo professor Dr. José Carlos Morgado, da Universidade do Minho/Braga/Portugal, em Balsas. Dando continuidade às atividades, no dia 12 de março (turno da tarde), e com objetivo de inserir os novos alunos na pesquisa, a partir de uma visão internacional, foi realizado o primeiro Seminário Temático, pelo referido professor sob o tema “O Estudo de Caso na Investigação em Educação”. Destaca-se que o Professor José Carlos Morgado permaneceu na Unibalsas, envolvido nas atividades do DINTER, durante toda a semana de 11 a 15 de março de 2019, o que possibilitou sua participação na primeira etapa das aulas da disciplina “Alternativas Curriculares Emancipatórias nas Diferentes Áreas dos Saberes”, ministrada pelas professoras Eva Teresinha de Oliveira Boff e Vidica Bianchi. A participação do professor Morgado significou uma inovação na oferta de disciplina, pela ampliação das compreensões de currículo e pela abrangência internacional.
Destaca-se a seguir as disciplinas desenvolvidas com o DINTER, na Unibalsas:
- 1º SEMESTRE DE 2019:
– Alternativas Curriculares Emancipatórias nas Diferentes Áreas dos Saberes (3 créditos, 45h): professoras Eva Teresinha de Oliveira Boff e Vidica Bianchi em colaboração com Professores José Carlos Morgado.
– Paradigmas do Conhecimento: Desdobramentos para a Docência na Educação Superior (3 créditos, 45h): professores José Pedro Boufleuer e Paulo Evaldo Fensterseifer.
– Escrita e Pesquisa (3 créditos, 45h): professores Sidinei Pithan da Silva e Maria Simone Vione Schwengber.
- Atividades Orientadas I: Professores Orientadores.
- 2º SEMESTRE DE 2019:
– A Pesquisa Educacional com ênfase na Abordagem Histórico-Cultural (3 créditos, 45h): professoras Marli Dallagnol Frison e Lenir Basso Zanon.
– Ética, Formação e Racionalidade (3 créditos, 45h): professores Celso José Martinazzo e Vânia Lisa Cossetin.
– Educação Superior: Perspectivas das Ações do Professor (3 créditos, 45h): professoras Cátia Maria Nehring e Maria Cristina Pansera de Araújo.
- Linguagem e Subjetividade (2 créditos) - Professor Paulo Rudi Schneider – Esta disciplina foi realizada de modo concentrado, em julho de 2019, como modo de integração dos doutorandos de Balsas com os doutorandos de Ijuí. (Dinter/Balsas e doutorado/Ijui);
- Atividades Orientadas II: Professores Orientadores.
Todas as disciplinas foram organizadas em duas etapas presenciais de 20 horas/etapa e uma etapa on-line, de 5 horas, conforme calendário em anexo no projeto inicial do curso. A direção da Unibalsas solicitou à coordenação do PPGEC para que as aulas fossem ministradas nos turnos da manhã, pois os alunos, na maioria, são docentes na Unibalsas, nos turnos tarde e/ou noite. Todas as disciplinas foram ministradas no turno da manhã, com dois docentes do PPGEC/Unijuí, sendo disponibilizado os demais turnos para orientações dos alunos e reuniões com professores, direção e coordenação da Unibalsas. Diversos professores do PPGEC participaram de entrevistas, denominas Diálogos na UB, divulgadas a comunidade. Nas etapas presenciais os alunos tiveram encaminhamentos dos professores, de trabalhos individuais e em grupos, leituras e outras atividades para serem discutidas na etapa on-line.
No período de 21 de junho a 21 de julho de 2019 os discentes do Dinter realizaram diversas atividades em estágio de integração com a instituição promotora, Unijuí/Ijuí. A recepção dos doutorandos foi realizada pelos professores, pelos doutorandos e equipe do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e pela Reitora Cátia Maria Nehring. Os professores Maria Simone Vione Schwengber e Sidinei Pithan da Silva fizeram a abertura, falando da importância deste convênio com a Unibalsas, para a realização do Dinter e também das expectativas que possuem sobre os resultados que são esperados tanto para a região de Balsas como de Ijuí por meio desses doutorandos que estão vivendo neste momento o estágio no ambiente da Unijuí/Ijuí. O professor Dr. Paulo Rudi Schneider (colaborar sênior do PPGEC) fez uma reflexão sobre a importância da pesquisa, por meio de uma fala com o tema “Tempo passado como recordação e expectativa” e, para enriquecer ainda mais o momento, fez uma apresentação de violino. Na sequência os doutorandos do Dinter, Balsas/Maranhão, se apresentaram aos presentes, falando sobre suas áreas de formação, de atuação e sobre as expectativas para este período de estágio. O professor Paulo Schneider também ministrou a disciplina “Linguagem e Subjetividade” com a participação de alunos de Balsas e de Ijuí constituindo-se em meio de integração entre os discentes. Entre as atividades realizadas pelos doutorandos do Dinter, na graduação, destaca-se a participação em uma aula com o curso de Pedagogia da Unijuí, Campus de Santa Rosa/RS, no encerramento da disciplina Gestão dos Processos Educativos, ministrada pela professora Drª Hedi Maria Luft. Os doutorandos, acompanhados pelo professor Dr. Walter Frantz, falaram com os alunos sobre a cidade de Balsas/MA, sobre a história da Unibalsas, suas metodologias de ensino e alguns projetos que são desenvolvidos na Faculdade. Já as alunas de Pedagogia compartilharam a experiência que tiveram no estágio realizado na gestão educacional. Os doutorandos do Dinter manifestaram encantamento com as interlocuções conforme manifestação de Líbera Bazzan Pillatt: “encanta-nos perceber nas alunas do curso de Pedagogia da Unijuí a apropriação dos conteúdos, a preocupação de manter viva a relação Universidade-Sociedade, pois os estágios realizados partiram de seus contextos do dia a dia. Esta relação não só enriquece as práticas na academia como também as práticas de gestão educacional”. Ainda, em Santa Rosa, participaram do Grupo de Estudos sobre a obra de Paulo Freire. Foi um momento bastante rico, especialmente pela troca de experiências na docência entre os professores de Santa Rosa e alunos de Balsas, à luz das ideias de Paulo Freire.
Chama-se atenção que a parceria entre Unijuí e Unibalsas é resultado de trabalho do egresso do doutorado (2017) e pós-doutorando Fábio Roberto Pillat (2018-2019), o que mostra o reconhecimento da qualidade na formação propiciada pelo PPGEC, pois a formação e acompanhamento desses profissionais da educação ampliaram as possibilidades de nucleação e solidariedade ao Estado do Maranhão, na região de Balsas, o que se põe como uma das atuações possíveis e desejáveis para um Programa nota 5, sempre na perspectiva da contribuição e construção de aprendizagem recíproca entre as Instituições.
O detalhamento do cronograma se encontra no final do projeto original em anexo
ATIVIDADES ACADÊMICAS DESENVOLVIDA COM O DINTER/ 2020.
O comprometimento com a educação em âmbito nacional, desencadeado pelo processo de nucleação/solidarização da oferta de um curso Dinter, em parceria com a Faculdade de Balsas, Balsas, Maranhão, em 2019, continuou em 2020, com atividades acadêmicas específicas para esse grupo e/ou integradas com os alunos do PPGEC/UNIJUI.
No dia 02/03/2020, aconteceu a aula inaugural do PPGEC-Unijuí juntamente com o Dinter-Balsas, com transmissão simultânea entre as duas instituições. O evento iniciou as comemorações dos 25 anos do programa, e foi ministrada pela professora Dra Neusa Scheid, egressa do programa e vice-reitora de Pesquisa e Extensão da Universidade Regional Integrada (URI), sobre o tema: "A pesquisa na educação: formação, interação e atuação". O objetivo dessa e outras atividades, no ano 2020, foi trazer para divulgação as pesquisas desenvolvidas por egressos do Programa.
No dia 03/03/2020, ocorreu o seminário temático sobre Pesquisa em Educação, com transmissão simultânea para Balsas, sob a responsabilidade do: Prof Dr. Cênio Back Weyh - "A pesquisa em Educação na perspectiva da Educação Popular", e do Prof Dr. Sidinei Pithan da Silva com o tema "A pesquisa em Educação na Contemporaneidade Novas Questões, Velhos Dilemas".
A partir de 20/03/2020 com a pandemia da Covid19, as atividades previstas para o ano foram reorganizadas e transmitidas de maneira remota síncrona, o que possibilitou maior interação e participação conjunta entre todos os alunos do programa (Minter/Dinter/Mestrado/Doutorado), além de envolvimento nos grupos de estudo.
Foram realizadas as Provas de Proficiência em Inglês e em Espanhol, em Balsas, de modo presencial sob a coordenação do Dr. Fábio R. Pillatt, coordenador do Dinter, na instituição receptora (UniBalsas).
Duas disciplinas (Práticas Educativas em Saúde e Ambiente e Planejamento e Gestão Pedagógica dos Processos Educativos) estavam previstas para serem desenvolvidas presencialmente, em Balsas (no primeiro semestre de 2020), conforme disciplinas desenvolvidas, em 2019. No entanto, devido à pandemia da Covid-19, as mesmas foram ministradas de modo remoto síncrono, sem prejuízo na qualidade das mesmas. Já a disciplina Seminário de Tese, que ocorre sempre no terceiro semestre do curso, estava prevista para ser presencial na UNIJUI, cujos doutorandos de Balsas viriam para Ijuí se integrando com os demais doutorandos do terceiro semestre do doutorado, porém com a Covid, não foi possível a vinda dos discentes do Dinter, mas a disciplina também foi realizada de modo remoto, integrando todos discentes do 3º semestre e todos os docentes que atuam no doutorado, em perder a qualidade das discussões.
O Seminário de Tese tem uma carga horária de três créditos (45 horas) é um componente obrigatório para o aluno do Doutorado que marca o momento (de discussão coletiva) da definição do projeto de pesquisa no que se refere à delimitação do tema, a definição da problemática, a mediação teórica-metodológica. Previsto para o terceiro semestre do curso, o Seminário de Tese consiste na discussão ampliada e coletiva das intenções de pesquisa do doutorando, oportunizando contribuições dos colegas e dos docentes. Propõe discussão teórico-metodológica sobre a construção de Projetos de Tese a partir dos pré-projetos iniciais. Ocorreu no mês de junho de 2020, durante a uma semana gerando debates importantes visto que envolveu projetos de pesquisa de realidades distintas (Nordeste e Sul), com necessidades diferentes possibilitando diálogos ampliados a luz dos conhecimentos das ciências.
A disciplina Práticas Educativas em Saúde e Ambiente foi ministrada pelas professoras Dra Maristela Borin Busnello e Dra Evelise Berlezi com carga horária de três créditos (45 horas), a partir da ementa: Considerando a diversidade de significados produzidos nos diversos contextos socioculturais, tematiza-se a educação ambiental e a educação em saúde bem como suas inter-relações. Propõe-se pesquisa reflexiva sobre a relevância científica e social destes temas na promoção de mudanças de atitudes dos sujeitos, na interação sociedade, ambiente e saúde. Estuda-se as práticas e processos educativos que buscam promover a saúde e o cuidado com o ambiente nas instituições de ensino.
A disciplina Planejamento e Gestão Pedagógica dos Processos Educativos foi ministrada pela professora Dra Hedi Maria Luft e pelo professor Dr Walter Frantz, com carga horária de três créditos (45 horas), a partir da ementa: A disciplina aborda questões relacionadas ao planejamento e à gestão pedagógica dos processos educativos enfocando aspectos históricos e conceitos associados. Destaca a dimensão do trabalho pedagógico como processo de educação e formação numa perspectiva humana. Prioriza o estudo de instrumentos pedagógicos de intervenção social, analisando a gestão dos planos, programas e projetos educacionais, identificando as implicações que engendram. Propõe a sistematização de experiências como alternativa metodológica de registro da pesquisa.
Os alunos do Dinter também participaram, juntamente com os alunos de Ijui, dos seguintes seminários temáticos, com transmissão online síncrona via Google-meet ou Zoom: Educação em organizações associativas e cooperativas pelo Prof. Dr. Walter Frantz; Educação e Ensino: duas práticas sociais e culturais complementares na atividade de professor pelo Prof. Dr. Otávio Maldaner; e, Sociedade e Educação na Modernidade Líquida: o legado de Zygmunt Bauman Prof. Dr. Sidinei Pithan da Silva.
Ainda houve a realização de Lives, webinares e seminários temáticos com transmissão online síncrona, disponibilizadas tanto para os estudantes de Balsas quanto de Ijuí, tais como:
- Educação para que? Professor para que? Com o Prof. Dr. José Pedro Boufleuer.
- A docência como profissão de interações humanas Prof. Dra. Hedi Luft.
- Seis Webinars sobre Diálogos sobre Educação e Docência em Tempos de Pandemia, organizados pelo professor Dr Sidinei Pithan da Silva e seus orientandos de doutorado, com professores da Educação Básica e Superior como palestrantes.
- Seminário Temático sobre o Legado de Zygmunt Bauman, com palestrantes internacionais e nacionais.
Grande parte dos alunos do Dinter se envolveram no XXI Encontro Nacional de Educação - ENACED e 1º Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação nas Ciências, comemorativo aos 25 Anos do PPGEC-Unijuí. Eles organizaram e participaram do Encontro Anual de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade de Balsas – ENAPIC, que contou com a participação dos estudantes da Unijuí, promovendo importantes interações entre os grupos de pesquisa. Assim como participaram dos grupos de estudo que ocorrem semanalmente para discutir textos e teóricos articulados aos projetos de pesquisa.
Instituição Promotora
Coordenador:
EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF
Instituição de Ensino:
42024013 UNIV. REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (UNIJUÍ)
Logradouro:
Rua do Comércio, 3000
Telefone(s):
(55) 35115200 (55) 35115204 (-) 5535115200 (55) 33320545 (55) 33320200 (55) 33320417 (55) 33320417 (55) 33320522 (55) 3332-0200 (55) 33320200 (55) 33320417 (55) 33320545 (55) 33320200 (55) 33320323 (55) 33320333 (55) 33320417 (55) 33320417 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320200 (55) 33320200 (55) 33320333 (55) 33320200 (55) 33320333 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320323 (55) 33320417 (55) 33320200 (55) 3332 0200 (55) 33320200 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320420 (55) 33320200 (55) 33320598 (55) 33320200 (55) 33320205 (55) 33320200
E-mail Institucional do Programa:
reitoria@unijui.edu.br
Instituição(ões) Receptora(s)
FACULDADE DE BALSAS
Coordenador:
FABIO ROBERTO PILLATT
Bairro:
Fazenda Malidere 4
Município-UF:
Balsas -
MA
Telefone(s):
(55) 35115200 (55) 35115204 (-) 5535115200 (55) 33320545 (55) 33320200 (55) 33320417 (55) 33320417 (55) 33320522 (55) 3332-0200 (55) 33320200 (55) 33320417 (55) 33320545 (55) 33320200 (55) 33320323 (55) 33320333 (55) 33320417 (55) 33320417 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320200 (55) 33320200 (55) 33320333 (55) 33320200 (55) 33320333 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320323 (55) 33320417 (55) 33320200 (55) 3332 0200 (55) 33320200 (55) 33320200 (55) 33320522 (55) 33320420 (55) 33320200 (55) 33320598 (55) 33320200 (55) 33320205 (55) 33320200
E-mail Institucional do Programa:
dir.geral@unibalsas.edu.br
Documentos