Plano Acadêmico:
7.1. Objetivos e Metas : - Qualificar parte do corpo docente dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia do IFG campus de Goiânia, Jataí, Inhumas, Uruaçu, Itumbiara, Luziânia, Formosa, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás, contribuindo para a verticalização das atividades de pesquisa e para a formação de recursos humanos para o aprimoramento do ensino em seus diferentes níveis; - Fortalecer, a partir deste Convênio, as relações interinstitucionais entre a UEL, como promotora, e o IFG, como receptora; - Contribuir para a consolidação dos Grupos de Pesquisa (e suas respectivas pesquisas), qualificando a formação docente e efetivando a iniciação científica; Contribuir para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática (Mestrado Profissional) na Instituição Receptora junto a CAPES; - Consolidar a interiorização dos cursos de licenciatura e bacharelado em Matemática, Física, Química e Biologia nos municípios de Goiânia, Jataí, Inhumas, Uruaçu, Itumbiara, Luziânia, Formosa, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás, promovidos pelo IFG; -Aprofundar as pesquisas e reflexões a respeito da Educação Científica e Matemática da Região Centro-Oeste com vistas a subsidiar os debates nessa área; - Fortalecer a relação entre os câmpus do IFG, com vista à ampliação das atividades desenvolvidas em parceria, no âmbito do ensino, da pesquisa e extensão em relação aos conhecimentos da área de Educação Científica e Matemática. 7.2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos : A seleção dos alunos será realizada segundos critérios já praticados, regularmente, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL, a saber: Inscrições: abril/2013 - com entrega dos seguintes documentos: 1) Requerimento indicando Curso de Doutorado, opção de prova de proficiência e 3 (três) nomes para provável orientador; 2) Cópia do diploma ou certificado de conclusão de Graduação e respectivo histórico escolar; 3) Cópia do Diploma de Mestrado e do Histórico Escolar; 4) Curriculum vitae Plataforma Lattes, devidamente documentado; 5) Cópia da Cédula de Identidade; 6) Cópia do C.P.F.; 7) Cópia do Título de Eleitor; 8) Cópia do Certificado de Reservista (quando aplicável); 9) 1 foto 3x4; 10) comprovante do pagamento da taxa de inscrição; 11) SUBPROJETO de Pesquisa. O subprojeto de pesquisa do candidato deve ter no máximo 20 páginas, espaço duplo, letra Times New Roman 12 e estar organizado da seguinte forma: 1) Resumo (máximo 20 linhas); 2) Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental; 3) Objetivos; 4) Material e métodos (ou procedimentos metodológicos); 5) Plano de trabalho e cronograma de sua execução; 6) Referências Bibliográficas. A seleção consiste em duas etapas eliminatórias 1ª ETAPA (abril/2013) realizada em Goiânia; - Prova discursiva a respeito de tema relacionado à Área de Concentração do Programa (eliminatória); - Prova de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) que consiste na tradução (ou interpretação) de texto científico, sendo permitido o uso de dicionário (classificatória). 2ª etapa (maio/2013) - Avaliação do Pré-Projeto de Pesquisa e Análise do Currículo realizadas em Londrina, Paraná; e - Arguição a respeito do projeto de pesquisa e do currículo, em Goiânia, Goiás. Matrícula: julho/2013 - os candidatos aprovados farão a matrícula para o primeiro semestre letivo, cursando disciplinas na UEL, Londrina. -As provas serão baseadas na bibliografia sugerida e serão corrigidas pela Comissão de Seleção, mantendo-se o anonimato dos candidatos. -Qualquer sinal de identificação nas provas escritas exclui o candidato. -Para passar para a 2ª etapa o candidato deve obter nota superior a sete (7,0) na primeira etapa. -Para a resolução das provas o candidato deve usar caneta esferográfica azul ou preta. Para ser aprovado na 2ª etapa o candidato deve obter média (aritmética) das notas obtidas nos três itens avaliados nesta etapa igual ou superior a sete (7,0). As notas das provas de línguas estrangeiras serão usadas como critério de desempate na média da 2ª etapa. 7.3. Estrutura básica da programação: 7.3.1. Disciplinas a serem ofertadas O Modelo Didático de Formulação de Perguntas no Ensino de Ciências, com 60 horas, ministrada pelo Prof. ALVARO LORENCINI JUNIOR na Instituição Promotora com início em 01/08/2013; Estrutura e Dinâmica do Conhecimento Científico com 60 horas, ministrada pela Profa. IRINEA DE LOURDES BATISTA na Instituição Promotora com início em 01/08/2013; Saberes docentes, relação com o saber e a formação de professores em Ciências e Matemática, com 60 horas, ministrada pelo Prof.SERGIO DE MELLO ARRUDA na Instituição Promotora em01/08/2013; Seminários de Pesquisa, com 60 horas, ministrada pela Profa. REGINA LUZIA CARIO DE BURIASCO na Instituição Promotora com início em 01/08/2013; Contribuições das análises qualitativas para a pesquisa em ensino de ciências e matemática, com 60 horas, ministrada pela Profa. MARINEZ MENEGHELLO PASSOS na Instituição Promotora com início em 01/08/2013; Estudos Culturais das Ciências e da Educação com 60 horas pelo Prof. MOISES ALVES DE OLIVEIRA na Instituição Promotora com início em 01/08/2013; Educação Matemática e construção do conhecimento, com 60 horas pela Profa. MARCIA CRISTINA COSTA TRINDADE CYRINO na Instituição Promotora com início em 01/08/2013; O Professor de Ciências e os Modelos de Formação, com 60 horas pelo Prof. ALVARO LORENCINI JUNIOR na Instituição Receptora com início em 03/03/2014; Fundamentos de Filosofia da Ciência, com 60 horas pelo Prof. MARCOS RODRIGUES DA SILVA na Instituição Receptora com início em 03/03/2014; Abordagens Históricas e Filosóficas na Educação Científica e Matemática, com 60 horas pela Profa.IRINEA DE LOURDES BATISTA na Instituição Receptora com início em 03/03/2014; O aprendizado e o Ensino de Ciências em espaços não-formais, com 60 horas ministrada pelo Prof. SERGIO DE MELLO ARRUDA na Instituição Receptora com início em 03/03/2014; Modernidade X Pós-Modernidade: concepções de mundo, ciência e ensino, com 60 horas, ministrada pela Profa.ROSANA FIGUEIREDO SALVI na Instituição Receptora com início em 03/03/2014; Estudos Culturais das Ciências e da Educação, com 60 horas, ministrada pelo Prof. MOISES ALVES DE OLIVEIRA na Instituição Receptora com início em 03/03/2014; A investigação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, com 60 horas, ministrada pela Profa. MARCIA CRISTINA COSTA TRINDADE CYRINO na Instituição Receptora, com início em 03/03/2014; Elementos de Álgebra e Educação Algébrica com 60 horas, ministrada pela Profa. ANGELA MARTA PEREIRA DAS DORES SAVIOLI na Instituição Promotora com início em 01/08/2013; Modelagem Matemática e suas perspectivas na Educação Matemática com 60 horas, ministrada pela Profa. LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA na Instituição Promotora com início em 04/08/2014; Tópicos em Educação Matemática com 60 horas, ministrada pela Profa. REGINA LUZIA CARIO DE BURIASCO na Instituição Receptora com início em 03/03/2014; Topicos Especiais em Educacao Matematica: Historia da Matematica com 60 horas, ministrada pela Profa. ANGELA MARTA PEREIRA DAS DORES SAVIOLI na Instituição Promotora com início em 04/08/2014.
7.3.2. Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor: A Comissão Coordenadora (CC) do Programa de Pós-Graduação da UEL entende que o Doutorado Interinstitucional apenas difere do doutorado acadêmico tradicional quanto ao modus operandi: disciplinas oferecidas no IFG, no campus de Goiânia - GO (instituição receptora) e o período obrigatório de "doutorado sanduíche" na instituição promotora. Nestas condições, entende a CC, o DINTER deve seguir, no que couber, as mesmas diretrizes regimentais definidas para o doutorado que se desenvolve na UEL. No que diz respeito à especificidade do DINTER, os créditos em disciplinas e atividades especiais, em número de 64, deverão ser alcançados por meio de disciplinas optativas, dentre as que serão disponibilizadas aos alunos e que serão oferecidas em Londrina (no segundo semestre de 2013 e 2014) e em Goiânia (no primeiro semestre de 2014). A oferta de um número maior de disciplinas para o cumprimento de créditos visa propiciar alternativas que atendam aos alunos que forem selecionados. Outras disciplinas poderão ser oferecidas aos alunos do DINTER, como tópicos especiais, de acordo com o andamento do curso, inclusive aproveitando a presença de docentes externos ao Programa, do país ou do exterior. Os créditos em atividades especiais serão obtidos de acordo com Deliberação da Câmara de Pós-Graduação Nº 16/2011 da UEL. Essa deliberação prevê o cumprimento de créditos com a publicação de artigos em periódicos, participação nos grupos de estudos e pesquisa, participação em encontros, seminários, congressos ou reunião similar, apresentando trabalhos, entre outras ações. A Coordenação do Programa exigirá relatório pormenorizado dessas participações, com anuência do orientador. De acordo com as premissas estabelecidas pela CAPES, a permanência dos doutorandos de, no mínimo nove (9) meses na UEL, tem como objetivo maior permitir "aos alunos a vivência da realidade acadêmica do programa promotor". No entanto, o IFG assumiu o compromisso de liberação de seus docentes por doze (12) meses para permanência na UEL. A Comissão Coordenadora entende que a melhor forma de possibilitar esta vivência será promover, sempre que possível, a integração dos alunos do DINTER com os outros alunos do Programa em atividades conjuntas. Desta forma deverá a Coordenação, junto com orientadores e alunos, planejar os períodos de permanência dos doutorandos na Promotora de modo que pelo menos alguns deles sejam concomitantes com as atividades estabelecidas para o mestrado e doutorado dos alunos do PECEM. Assim, o primeiro período será com a presença de todos os alunos do DINTER, no segundo semestre de 2013, totalizando cinco meses. Os outros sete meses do estágio no PECEM poderão ser desdobrados em módulos de acordo com as conveniências e circunstâncias do calendário e dos alunos do DINTER, com no mínimo 30 dias de duração. Deverá a Coordenação exigir relatórios individuais de modo que se possa aferir o real aproveitamento e desempenho pessoal de cada aluno nesses estágios. O exame de qualificação deverá ser realizado após o cumprimento de créditos em disciplinas e atividades especiais, até o 36º mês. O aluno deverá seguir as Normas para o Exame de Qualificação aprovadas pela Comissão Coordenadora do PECEM. Para a entrega da versão final para a defesa da tese o prazo será de 46 meses, acrescidos de mais dois meses para realização da defesa. Junto com a entrega dos exemplares definitivos, o aluno deverá entregar comprovante de envio de artigo científico para periódico com Qualis, apresentando resultados de sua tese. 7.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores : O DINTER UEL e IFG está direcionado para os docentes do IFG de cursos de graduação em Matemática, Física, Química, Biologia e cursos correlatos a Geociência localizados em municípios do interior do Estado de Goias, como Goiania, Jataí, Inhumas, Uruaçu, Itumbiara, Luziânia, Formosa, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Cidade de Goiás. Essa característica já limita a possibilidade de endogenia, no caso de alunos oriundos de cursos de graduação e pós-graduação (mestrado) da UEL. Será realizado rigoroso processo seletivo, nos padrões atualmente realizados no PECEM, como descrito nesta proposta. A definição dos orientadores será realizada no decorrer do processo seletivo. Outro cuidado será a composição de bancas de avaliação de exames de qualificação e de defesa de doutorado que garantam a qualidade e rigor na avaliação dos trabalhos com a participação de docentes/pesquisadores externos ao PECEM. 7.5.Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Sim A UEL dispõe de sala equipada para vídeo-conferência, mediante prévio agendamento. Dispõe também de rede/internet de alta velocidade que permite interação entre professores e alunos com o uso de softwares variados (e-mail, MSN, Skype, web-conferência, etc). A estrutura disponível na UEL e no Programa de Pós-Graduação possibilita aos docentes do Programa que, progressivamente, se familiarizem com o uso de novas tecnologias educacionais, as quais serão utilizadas para atividades de orientação dos alunos, bem como avaliação de trabalhos de conclusão de disciplinas, realização de seminários, com participação presencial ou à distância, bem como para outras atividades que sejam necessárias, como, por exemplo, exames de qualificação.
8.1. Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador(a) e orientando(a): A definição dos orientadores será realizada durante o processo seletivo, considerando-se as linhas de pesquisa e projetos em que os candidatos realizaram suas inscrições, bem como o número total de orientandos de cada orientador. Os alunos deverão manter contato freqüente com seu orientador, especialmente durante o período de permanência do doutorando na UEL. Assim, os orientadores, sempre que possível, deverão estar presentes no Campus da UEL por ocasião da presença do(s) seu(s) orientando(s), de modo a proporcionar-lhes o maior apoio possível em suas atividades. Os orientadores deverão planejar com seus orientandos os sete meses de estágio, além dos cinco que serão definidos pela Coordenação para o segundo semestre de 2013. Esses meses de estágio poderão ser organizados em módulos, com mínimo de 30 dias cada, e de acordo com a disponibilidade financeira do DINTER. Os orientadores deverão intensificar os contatos com os orientandos a partir do segundo ano, presencialmente ou por meio de recursos tecnológicos (e-mail, skype, teleconferência, telefone etc). As visitas às áreas de pesquisa deverão ser realizadas no segundo ano da orientação, podendo ocorrer novamente após o exame de qualificação. Os orientadores também deverão acompanhar o cumprimento das atividades especiais dos orientandos, do seu plano de curso e do projeto de pesquisa, informando à coordenação do DINTER eventuais problemas. É conveniente que, pelo menos a cada seis meses, o orientador e o orientando estejam em contato direto, presencial, seja na UEL, seja no IFG ou na área de pesquisa de seu orientando.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
9.1. Laboratórios: O IFG possui vários laboratórios didáticos e de pesquisa no Câmpus Goiânia, nomeadamente: 1) Laboratórios Didáticos de Física: a) Laboratório de Mecânica; b) Laboratório de Termologia; c) Laboratório eletricidade e óptica; d) Laboratório de Física Moderna; 2) Laboratórios Didáticos de Matemática: a) Laboratório de Informática de Matemática, com 19 microcomputadores, com acesso à internet; b) Laboratório de Informática de Física e Matemática, com quadro digital e 16 microcomputadores, com acesso à internet; 3) Laboratórios Didáticos de Biologia: a) Laboratório de Microscopia 1, com 31 microscópios binocular, 4 objetivas; b) Laboratório de Microscopia 2, com 17 microscópios monocular, 3 objetivas e 2 microscópio binocular para histologia; c) Laboratório de Microscopia 3, com centrífuga, 2 microscópio com software para edição de imagem, 1 microscópio com objetiva binocular para auto-observação e 2 microscópio com câmera fotográfica; 4) Laboratórios Didáticos de Química: a) Laboratório de Química Analítica e Tecnologia; b) Laboratório de Química Orgânica e Tratamento de Resíduos; c) Laboratório de Preparo de soluções; 5) Laboratórios de Química (pesquisa): a) Laboratório de Química Orgânica; b) Laboratório de Química Analítica; c) Laboratório de Química Inorgânica e Tecnologia; 6) Laboratórios da Área de Saneamento e Gestão Ambiental; 7) Laboratórios de Informática, com acesso à internet: a) 04 Laboratórios com 20 microcomputadores e 01 televisão de 29” em cada ambiente, utilizados para aulas de informática básica e informática aplicada; b) Laboratório com 33 microcomputadores e 01 televisão de 29”, utilizado para aulas de informática básica e informática aplicada; d) Laboratório com 10 microcomputadores, utilizado para aulas de informática básica e informática aplicada; e) Laboratório com 06 microcomputadores, 03 impressoras jato de tinta, utilizado na produção de material didático e pesquisa pelos professores; f) Laboratório com 03 microcomputadores, 02 impressoras jato de tinta, 01 projetor multimídia; 01 televisão de 14” e 02 videocassete, utilizado para atendimento a docente e discente; 8) Laboratório de Apresentações de trabalhos e aulas de multimídia, com microcomputador, Televisão de 29” com transcodificador VGA/VHS, quadro branco para pincel, videocassete e 40 carteiras. A Instituição possui também salas ambientes para a realização de aulas teóricas com quadro, flip-chart, retroprojetor, projetor multimídia (Datashow), televisão, aparelho de vídeo cassete e DVD. Possui também amplos auditórios e salas de videoconferência, uteis para a realização palestras e eventos científicos. No PECEM – UEL os docentes do programa têm a sua disposição e fazem uso de laboratórios de ensino nos departamentos de Matemática, Física e Geociências. No Departamento de Matemática há um laboratório de Matemática Computacional, de 40 m2 com 25 computadores e um funcionário para orientações técnicas.Uma sala de 40 m2 com materiais de consumo, livros, mesas e cadeiras, materiais instrucionais para o ensino de Matemática, além de filmadora, projetor multimídia, calculadoras gráficas, televisão e vídeo. Nesta sala foi instalada uma televisão de 47 polegadas e um computador para viabilizar sessões de videocoferência. No Departamento de Física há sala de Pesquisa do Grupo de Ensino de Física: uma sala de 40 m2 com materiais de consumo, livros, mesas, computadores e impressoras para uso do alunos. Retroprojetor. Fax. 2 ramais telefônicos, com linha externa. Laboratório de Instrumentação em Ensino de Física: uma sala de 40 m2, com bancada, armários, etc, utilizada para a construção e montagem de experimentos de Física e Ciências. No prédio da Pós-Graduação o PECEM tem três salas em prédio específico para pós-gradução com 15m2, 18m2 e 30m2, já equipadas com multimeios em informática funcionando como salas de video-conferências e laboratório de gravação de vídeo.Essas 3 salas são multiusuários, sendo uma delas reservada para estudos e recursos de informática para os discentes do programa. Nas outras duas ocorrem atividades multimeios para grupos de pesquisa, orientações avançadas e aulas de pós-graduação. Nestas salas foram instaladas 2 (duas) televisões de 47 polegadas e 2 (dois) computadores para viabilizar sessões de videocoferência. Há uma lousa digital em uma das salas e equipamento portátil para videoconferência. O PECEM conta ainda com as instalações do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, coordenado por um professor do programa. 9.2. Biblioteca: 9.2.1. Biblioteca - Informações Gerais Todos os Câmpus do Instituto Federal de Goiás possuem biblioteca com acervo bibliográfico atualizado e suficiente para atender os cursos de licenciatura e o Dinter em Ensino de Ciências e Educação Matemática. A Biblioteca do Campus Goiânia do IFG encontra-se numa área construída de 1.540 m² (um mil quinhentos e quarenta metros quadrados), sendo o espaço para os usuários de 750 m² (atividades de leitura e o atendimento aos usuários) e 40 m² para sua administração. No espaço para usuários, há uma sala de estudo individual com capacidade de 104 lugares; uma sala de estudo coletiva e em grupo com mesas de 4, 6 e 8 lugares, totalizando 116 lugares; uma sala de projeção de vídeo/multimídia com capacidade para 80 pessoas; uma sala de consulta à Internet com 25 computadores; e um espaço cultural para exposições com uma área de 75 m². Os 18.655 títulos (37.919 exemplares) da biblioteca estão distribuídos nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências exatas e da terra, Ciências humanas, Ciências sociais e aplicadas, Engenharias, Linguística, letras e artes, totalizando 18.655 títulos e 37.919 exemplares. Além desses títulos, a Instituição conta também com acesso ao Portal de Periódicos Capes, que possibilita o acesso aos textos completos de publicações importantes para o Dinter em Ensino de Ciências e Educação Matemática. O acesso aos serviços de pesquisa virtual está disponível nos computadores ligados à rede do IFG em toda sua extensão, podendo ser feito, por alunos e professores, na biblioteca e nos laboratórios específicos de pesquisa. A biblioteca da UEL ocupa uma área de 3800 m² em prédio próprio, climatizado e informatizado. Está dividida em áreas para acervo, leitura, referência, audiovisuais, administração e circulação. O acervo é aberto e funciona em tempo integral, durante o período letivo, e tem como objetivos: atender aos alunos dos cursos de graduação, pós-graduação,especialização, docentes, e demais interessados da comunidade local e regional. O Sistema de Bibliotecas da UEL participa das seguintes redes de informação: a) Redes de Processamento da Informação: - Bibliodata/Calco. A Rede BIBLIODATA é uma rede de catalogação cooperativa. b) Redes de Informação Especializada: - LILACS - Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde. O Sistema é coordenado pela Organização Pan-Americana da Saúde através da BIREME. - INIS - Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares-CIN. Conta com a participação de mais de 120 países e organizações internacionais. - ENERGY- Base de dados bibliográficos cooperativa, área de energia. A CNEN, através do CIN - Centro de Informações Nucleares, incorpora a literatura brasileira à base de dados ENERGY. - REBAP – Rede de Bibliotecas da Área de Psicologia. c) Redes de Compatibilização da Informação: - CCN – Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas. Coordenado pelo IBICT. - Catálogo Coletivo de Anais de Eventos. Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares-CIN. - Catálogo Coletivo de Normas Técnicas. Coordenado pelo Centro de Informações Nucleares-CIN. - SeCs - Catálogo Coletivo. Descrição bibliográfica dos títulos; o acesso ao formato eletrônico e descrição das coleções de bibliotecas. d) Redes de Serviços de Informação: - COMUT – Programa de comutação bibliográfica. Coordenado pelo IBICT, permite a obtenção de cópias de documentos. - RITEC – Rede de Inovação e Tecnologia do Paraná. Serviço de Pergunta e Resposta Técnica. A Universidade Estadual de Londrina está entre as 311 instituições brasileiras selecionadas para participar da missão da CAPES de promover a elevação da qualidade do ensino superior através do fomento à pós-graduação. O Portal. periódicos oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 26.373 títulos de periódicos nacionais e internacionais, fornecidos por diversos editores/distribuidores, e a mais de 130 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. Além do Portal. periódicos o Sistema da Bibliotecas acessa outras bases de dados para atender a todos os cursos da UEL, utilizando a Rede Internet para acessar os bancos de dados "livres", disponíveis através de "home pages" de diferentes instituições de ensino e pesquisa. A Divisão de Referência da Biblioteca Central mantém treinamentos permanentes a professores/pesquisadores/alunos. 9.2.2. Biblioteca - Portal de Periódicos: 9.2.2.1 A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos : Sim 9.2.2.1.1. Acesso : Total 9.2.2.1.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 599471 9.2.2.2.A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim 9.2.2.2.1. Acesso : Parcial 9.2.2.2.2. Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses : 26527 9.2.3. Outros Recursos : Além das salas com equipamentos de informática e dos laboratórios dos Grupos de Pesquisa, os docentes e alunos da pós-graduação também utilizam os equipamentos e serviços dos seguintes laboratórios: 1. Pólo computacional: que presta auxílio técnico na elaboração de projetos de pesquisa de docentes e alunos do curso de Pós-Graduação e conta com equipamentos de informática tais como: scanners de alta resolução, plotter, impressora laser, etc.2. Laboratório dos Grupos de Pesquisa: equipado com microcomputadores, impressoras coloridas, scanners, pontos de rede, etc.3. Laboratórios de Ensino. Muitos alunos do Programa adquirem notebooks com recursos dos projetos de pesquisa o que aumenta a disponibilidade de equipamentos de informática aos demais alunos. Na UEL disponibiliza a rede WI-FI para acesso a internet sem fio em todo campus. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL utiliza o Sistema Nou-Rau desenvolvido pela UNICAMP. Disponibiliza teses, dissertações dos cursos em nível de pós-graduação (Stricto Sensu). Atualmente, o banco de dados da Biblioteca Digital da UEL conta com aproximadamente 1.680 trabalhos disponíveis e em texto completo, com 73.292 downloads.