Plano Acadêmico:
IDENTIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES, PROMOTORA E RECEPTORA:
Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) que contempla uma turma temporária de doutorado acadêmico conduzida pelo PROARQUFRJ (Nota 6 – CAPES) nas dependências da UFRR, nos termos da PORTARIA Nº 243, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2019 (CAPES‐MEC), denominada turma DINTER Tríplice Fronteira Norte
PROARQ‐UFRJ/UFRR.
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Instituição Promotora:
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (código 31001) ‐ Centro de Letras e Artes – CLA
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU (código 3201)
Programa de Pós‐Graduação em Arquitetura – PROARQ (código 31001017088)
Endereço do PROARQ/FAU‐UFRJ: Av. Pedro Calmon, 550/sl. 433, Prédio da Reitoria, Ilha do
Fundão, Rio de Janeiro‐RJ 21941‐590. Tel. 55‐21‐2598‐1661,http://www.proarq.fau.ufrj.br
DIRIGENTES:
REITORA UFRJ: Denise Pires de Carvalho
DECANA CLA: Cristina Grafanassi Tranjan
DIREÇÃO FAU: Andrea Queiroz Rego
COORDENAÇÃO PROARQ: Profa. Ethel Pinheiro Santana
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Instituição Receptora:
Universidade Federal de Roraima ‐ UFRR
Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU)
Campus Paricarana ‐ Centro de Ciência e Tecnologia‐ Bloco V ‐ Av. Capitão Ene Garcez, 2413.
Bairro Aeroporto ‐ Boa Vista/RR ‐ CEP: 69.304‐000, Fone: (95) 3621‐3186 –
E‐mail: dau@ufrr.br; arqurbufrr@gmail.com; reitoria@ufrr.br
DIRIGENTES:
REITOR UFRR: José Geraldo Ticianeli
PRÓ‐REITOR DE PESQUISA E PÓS‐GRADUAÇÄO: Marcos José Salgado Vital
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Dados do Programa Promotor
As atividades de pesquisa do Programa de Pós‐Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROARQ/FAU‐UFRJ tiveram início em 1987, quando foi aberta a primeira turma de mestrado. Desde então, o Programa se reestruturou de forma a atender à demanda contemporânea por pesquisa, com a preocupação de se mostrar afinado com os avanços na produção do conhecimento em arquitetura, tendo iniciado seu curso de doutorado em 2003. Classifica‐se com a nota 6 (SEIS) pelo sistema de avaliação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ‐ CAPES. Mantendo os objetivos relacionados com a produção e difusão de conhecimento científico e profissional e com a formação de recursos humanos para a pesquisa e docência em Arquitetura, busca privilegiar a atualização e a renovação constantes dos fundamentos teóricos e da prática desse campo, considerando‐o ao mesmo tempo tecnológico e cultural. Suas atividades são estruturadas de modo a garantir a flexibilidade face às transformações do campo da arquitetura e aos interesses dos corpos docente e discente. No PROARQ, a pesquisa, o ensino e a produção acadêmica se estruturam em função de duas áreas temáticas de concentração ‐ Qualidade, Ambiente e Paisagem e Patrimônio, Teoria e Crítica da Arquitetura‐ e permanecem atualizados através da diversidade das linhas de pesquisa desenvolvidas. Ao enfoque humanista, que fundamenta o Programa, soma‐se a preocupação com a sustentabilidade socioambiental, as tecnologias construtivas, os processos de produção, racionalização e conforto ambiental, aspectos que estiveram presentes na produção do curso desde a sua criação em 1987. As pesquisas, estudos temáticos e os debates da complexidade dos problemas que envolvem o Projeto, a Tecnologia, a Preservação e a Teoria da Arquitetura são as prioridades das Linhas e Projetos de Pesquisa, organizados nas Áreas de Concentração acima citadas, e se concretizem na produção intelectual dos docentes, discentes e colaboradores no âmbito dos grupos e laboratórios de pesquisa.
Dentro dessa visão integradora e transdisciplinar, a produção intelectual discente e docente do PROARQ busca os seguintes objetivos: ‐ incremento à produção do conhecimento, da ciência e da tecnologia na área da Arquitetura; ‐ formação de pesquisadores e difusão das metodologias e tecnologias desenvolvidas; ‐ busca da excelência acadêmico‐científica na Arquitetura; ‐ divulgação e publicação da produção científica docente e discente; ‐ parcerias e intercâmbios institucionais; ‐ reconhecimento da excelência das pesquisas; ‐ atividades de extensão e integração com os cursos de graduação e com os níveis de formação profissional e especializada. A estrutura administrativa do PROARQ é composta pela Comissão de Coordenação e pelo Apoio Administrativo, realizado por duas secretárias. A Comissão de Coordenação é composta por um Coordenador Geral, um Vice‐Coordenador e por quatro Coordenadores Adjuntos ‐ Editoria, Ensino, Fomento e Pesquisa, conforme detalhamento dado a seguir.
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Previsão do Número de Vagas:
Considerando a demanda da região a ser beneficiada com o desenvolvimento do presente Doutorado Interinstitucional e a capacidade de orientação do corpo docente do PROARQFAU/ UFRJ, foram oferecidas 10 vagas, sendo que no processo seletivo realizado em set/21 foram ocupadas 8 vagas. Tal quantidade de vagas tem relação com o mapeamento da possibillidade de absorção de discentes por parte dos 24 atuais docentes do PROARQ
(http://www.proarq.fau.ufrj.br/comunidade/rel_content_id/732 ‐ vide docentes permanentes e colaboradores) que, tendo recebido doutorandos no último processo seletivo para a turma 2021, reservaram 1 (uma) vaga a mais para a turma “DINTER” Tríplice Fronteira Norte, cujo processo seletivo se dará no segundo semestre de 2021. Desta forma, nem todos os docentes do PROARQ oferecerão vagas no processo seletivo da turma DINTER 2021, porém os docentes engajados nesta tarefa oferecerão vagas que serão preenchidas de acordo com a aderência de cada candidato(a).
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JUSTIFICATIVA e RELEVÂNCIA:
Este projeto que detalha a proposta de abertura turma DINTER Tríplice Fronteira Norte PROARQ‐UFRJ/UFRR tem por objetivo de formar pesquisadores/doutores em arquitetura na Universidade Federal de Roraima ‐ e no contexto da Amazônia Setentrional da Tríplice Fronteira Norte, tendo como promotora a Universidade Federal do Rio de Janeiro ‐ UFRJ, por meio do Programa de Pós‐graduação em Arquitetura – PROARQ. Defendemos sua relevância, sobretudo, considerando a importância de se consolidar a UFRR como polo do ensino superior e da pesquisa na região, compartilhando conhecimentos e aproximando instituições de duas distintas regiões brasileiras. Observamos ainda à necessidade de se atender a formação de professores e pesquisadores melhor capacitados para as atividades acadêmicas, dentro de um modelo com considerável redução de custos para a formação de doutores, sem prejuízo para as atividades docentes da instituição.
O PROARQ/UFRJ como instituição promotora tem se consolidado como programa de pósgraduação de excelência em arquitetura (nota 6 pela CAPES) e completou, em 2020, 33 anos de atividades. O PROARQ contribui para a formação de mestres e doutores em arquitetura e também propiciou a criação do Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio da UFRJ. O PROARQ tem buscado participar da formação docente em outras instituições de ensino superior por meio dos programas MINTER e DINTER. A abertura da turma DINTER Tríplice Fronteira Norte PROARQ‐UFRJ/UFRR consolida a tradição de solidariedade acadêmica do PROARQ, comprometido com sua visão social através da criação de um polo de pesquisa em arquitetura e urbanismo o contexto da Amazônia Setentrional da Tríplice Fronteira Norte no Brasil. Dessa
forma, pretende‐se participar não só para a qualificação dos profissionais do ensino superior, mas na formação dos arquitetos e urbanistas, bem como cooperar para a promoção de melhorias no espaço construído das cidades da região.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima vêm, ao longo dos últimos anos, buscando uma melhor capacitação, visto que há grande dificuldade de fixação de profissionais no estado. Nesse sentido, a UFRR garantiu o provimento de 6 (seis) vagas para professores efetivos, a partir de concurso público em 2013, que vem sendo importante aporte institucional para o Curso. Em 2017 a UFRR foi inserida na Revista Eletrônica AMA – Arquitetura e Modernidade na Amazônia, coordenada pela Universidade Federal do Tocantins ‐ UFT, na REDE AMAZÔNIA LUSO‐BRASILEIRA DE PESQUISA, projeto da Universidade Federal do Amapá –
UNIFAP, II SAMA Seminário da Arquitetura Moderna da Amazônia (Palmas, 2017), Seminário Rede Roraima Urbano 20‐40, realizado no Auditório do PRONAT/UFRR, em parceria com o CAU/RR. A prioridade é melhorar a qualidade, a eficiência e o alcance das atividades de ensino, pesquisa e extensão; aumentar a nota da avaliação do MEC no quesito Titulação e Formação Acadêmica do NDE, contribuindo para uma melhor avaliação do curso pelo MEC como um todo; implantar e registrar novos grupos de pesquisa, incrementar a produção científica dos docentes e fortalecer as ações de extensão universitária existentes e criar outras.
De 2017 até 2020, o DAU se empenhou em qualificar seus docentes, a fim de melhorar a qualidade do curso por intermédio do ensino, da pesquisa e da extensão. Em relação ao último panorama, houve um avanço expressivo quanto ao perfil docente, ao número e à produção da Unidade Didática. Vale informar o retorno do primeiro doutor após dez anos de existência do
Curso de Arquitetura e Urbanismo, e três mestres nos últimos anos foi possível um efetivo avanço da qualificação docente, tanto por inserção no Plano de Qualificação da Unidade ‐ PQU quanto por ação colaborativa da equipe, em apoio aos colegas que buscaram a capacitação concomitantemente com as atividades docentes, isso é, sem o pedido de afastamento.
Das justificativas apresentadas pelo curso: a capacitação dos primeiros doutores do curso, depois de 10 anos de existência do Curso de Arquitetura e Urbanismo; a criação do primeiro grupo de pesquisa na linha de ARQUITETURA, URBANISMO e PAISAGISMO SUSTENTÁVEL DE RORAIMA – RR, cuja publicação de seus resultados está na Editora da UFRR com previsão para dezembro de 2020; fomento de três novos mestres e de novos doutores na participação em editais do programa CNPQ e CAPES. Sem aumento de vagas de professores efetivos, e tendo uma docente em afastamento legal para acompanhamento de cônjuge, o Curso de Arquitetura e Urbanismo conta atualmente com 12 (doze) professores Efetivos, sendo 1 (um) especialista em conclusão
de mestrado, 9 (nove) mestres, sendo 2 (dois) em fase final de doutoramento e 2 (duas) doutoras, uma das quais com pós‐doutorado inserida no Curso por concurso. Com 15 (quinze) anos de existência, tendo passado por etapas mais complexas de estruturação e fixação de professores em Roraima, o Curso de Arquitetura e Urbanismo vem consolidando um campo de pesquisa e extensão, além do efetivo atendimento de 35 vagas regulares, por semestre, e oferta de disciplinas de graduação, com alto índice de Formandos e baixo de evasão, em comparação com
a média dos cursos desta IES.
A UFRR posiciona‐se na região como entidade pública, cuja função é formar e qualificar
profissionais nos vários níveis e modalidades de ensino superior, e nas diversas áreas de conhecimento e atuação profissional. Dessa forma, este projeto reflete a intenção da UFRR em assumir seu papel enquanto agente promotora do conhecimento, por meio da disponibilização do nível de formação de Doutorado em Arquitetura. Vale destacar que o processo de formação no Programa de Doutorado permite reflexões mais aprofundadas sobre o espaço construído, tendo como base pesquisas e levantamentos de campo. Essa formação contribui para proporcionar aos docentes e profissionais um incremento de qualidade nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a produção dos conhecimentos necessários para o amadurecimento das discussões sobre o ambiente construído, em diálogo com os aspectos específicos do contexto regional.
Nesse sentido, constata‐se que é imprescindível a presença de doutores no corpo docente para que a UFRR venha cumprir essa sua missão, atuando na disponibilização de formação de nível de pós‐graduação em arquitetura e urbanismo e na qualificação do espaço construído. Esses doutores são multiplicadores do conhecimento e, inseridos em programas Stricto Sensu próprios – criados futuramente, contribuirão significativamente para a formação de professores, pesquisadores e atores diversos que formarão o corpo das instituições públicas e privadas
atuantes na região, em processos relativos ao planejamento urbano e arquitetônico.
Assim, a proposta da turma DINTER Tríplice Fronteira Norte PROARQ‐UFRJ/UFRR aqui apresentada, tendo o PROARQ/UFRJ como Instituição Promotora e a UFRR como Instituição Receptora, é um passo decisivo e fundamental para que a UFRR ocupe o lugar de destaque na formação de nível superior e, para tal, oportunizar e incentivar a qualificação de seus docentes, visando vir a colaborar com as demais iniciativas do Governo Federal em relação ao desenvolvimento regional.
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PLANO ACADÊMICO:
Objetivo GERAL:
⮚ Viabilizar a formação continuada dos professores do Departamento de Arquitetura e
Urbanismo da UFRR como doutores e pesquisadores, sem prejuízo para suas atividades docentes.
Objetivos ESPECÍFICOS:
⮚ Fortalecer o papel da UFRR como pólo do ensino superior, de pesquisa, e da formação em programas de pós‐graduação Stricto Sensu na Amazônia Setentrional da Tríplice Fronteira Norte.
⮚ Instrumentalizar os docentes da UFRR com ferramentas teórico/metodológicas para qualificar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas e atuar sobre os processos de desenvolvimento da região, contribuído para a melhoria do espaço construído.
⮚ Colaborar para o desenvolvimento Tríplice Fronteira Norte por meio da formação de
capital humano habilitado a discutir a problemática urbana e do espaço construído regional e propor soluções compatíveis.
⮚ Fortalecer os grupos de pesquisa do PROARQ através da cooperação com Professores, pesquisadores e profissionais da Tríplice Fronteira Norte, contribuindo para atender suas demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas.
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Metas:
⮚ Em curto prazo, pretende‐se qualificar professores doutores no contexto da Amazônia Setentrional na Tríplice Fronteira Norte;
⮚ Em médio prazo, objetiva‐se contribuir para disseminar o conhecimento acerca da
arquitetura e urbanismo, bem como desenvolver o pensamento crítico acerca do espaço construído, entre professores e corpo discente das instituições de ensino superior, e entre o pessoal técnico e gestores das instituições públicas e privadas da região, visando subsidiar a criação de novo programa de pós‐graduação stricto sensu, reduzindo assimetrias regionais. A iniciativa buscará priorizar desenvolvimento regional e urbano da Tríplice Fronteira Norte e questões correlatas, uma vez que não há programa de pósgraduação stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo.
⮚ Em longo prazo, pretende‐se contribuir para o desenvolvimento da região da Tríplice Fronteira Norte e para a melhoria do espaço construído, sobretudo o urbano, por meio da criação de um polo regional em arquitetura e urbanismo, alicerçado na pós graduação Stricto Sensu e em seu veículo ‐ o periódico eletrônico especializado. Isso será viabilizado com inserção social do ensino, da pesquisa e da extensão universitárias, considerando‐se o papel disseminador, crítico e de produção de ideias presentes em toda a cadeia produtiva do conhecimento presente nessa proposta.
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Elenco de Disciplinas:
Disciplinas Obrigatórias para Doutorado:
NOME EMENTA
Seminário de pesquisa I - Pesquisa em arquitetura. Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa. Orientação para elaboração do projeto de tese do aluno. (45h/3 créditos)
Estudos Dirigidos - Estudos dirigidos versando sobre o conteúdo da tese do aluno, sob a responsabilidade do professor orientador. Deve ser apresentado um relatório com o andamento da pesquisa, seja 1 capítulo inteiro ou ideais parciais, ATÉ ANTES DA QUALIFICAÇÃO (sem presença física em sala de aula ‐45h/3 créditos)
Pesquisas avançadas I- Elaboração e publicação de artigo científico com tema relacionado à tese do doutorando. ATÉ ANTES DA QUALIFICAÇÃO. (sem presença física em sala de aula ‐ 45h/3 créditos)
Pesquisas avançadas II - Elaboração e publicação de artigo científico com tema relacionado à tese do doutorando. ATÉ ANTES DA QUALIFICAÇÃO. (sem presença física em sala de aula ‐ 45h/3 créditos)
Disciplinas Eletivas para Doutorado:
As disciplinas eletivas do PROARQ estão detalhadas em http://www.proarq.fau.ufrj.br/cursos/doutorado‐proarq/disciplinas‐e‐horarios. Na tabela seguinte, a título de exemplo, são listadas algumas das disciplinas eletivas que serão cursadas pelos alunos da turma DINTER em sua sede (Roraima), obedendo um planejamento individualizado.
1) Arquitetura da paisagem - Reflexões sobre as práticas de projetos de paisagismo aplicadas à escala urbana e discutir as diversas formas de intervenção na paisagem, considerando o acelerado processo de transformação observado nas cidades brasileiras.
2) Arquitetura e projeto do Lugar - O conceito de lugar na fenomenologia e na geografia. O percebido e o vivenciado. Topofilia, topografia, espacialidade e ambiente construído. Arquitetura e simbolismo. O lugar como espacialização de formas, energias, sentimentos e significados. Globalização e localismo.
3) Avaliação do desempenho do ambiente construído - Conceitos de desempenho na arquitetura e do ambiente construído: avaliação pré e pós‐ocupação. Evolução do conceito de racionalidade. Avaliação de desempenho para a programação arquitetônica: diretrizes e parâmetros. Categorias de variáveis: funcionais, tecnológicas e comportamentais. Levantamentos, inventários, notações e diagnósticos. A participação e apropriação dos usuários no projeto.
4) Gestão do processo do projeto na construção de edifícios - Conceito de qualidade do projeto (produto e processo), escopo de serviços e fluxo de desenvolvimento de projetos arquitetônicos, qualidade do projeto e sistemas de certificação, escopo para coordenação de projetos; modelagem digital nas etapas do processo do projeto; gerenciamento, coordenação e compatibilização de projetos; gestão do processo de projetos especiais.
5) Materiais e Sistemas Construtivos - Histórico. Relações com o projeto arquitetônico. Sistemas estruturais básicos. Sistemas construtivos convencionais: materiais e métodos. Argamassa armada. Alvenaria estrutural. Sistemas construtivos leves em aço: “steel framing”. Inovações tecnológicas para edificações: concreto de alto desempenho, concretos especiais; compósitos poliméricos; materiais de baixo impacto ambiental. Compatibilização das especialidades de projeto na construção.
6) Projeto e gestão de espaços preservados - Estudo dos processos de projeto e administração de espaços urbanos e arquitetônicos preservados.
7) Seminários de Avaliação de desempenho do Ambiente Construído - Seminários envolvendo leituras programadas, palestras e testes com instrumentos de Avaliação de Desempenho do Ambiente Construído desenvolvidos pelos grupos ProLUGAR e GAE.
8) A Vegetaçâo No Conforto Ambiental - Vegetação e conforto ambiental
9) Lugares de Memória da Saúde - Refletir sobre o desenvolvimento da forma arquitetônica dedica à saúde a partir do século XVIII, sua presença nas cidades contemporâneas como lugares de memória, representativos de maneiras pretéritas de tratar e curar os doentes e as doenças, sua relação com ideias de organização do espaço citadino, e sua elevação a categoria de patrimônio cultural.
10) Ventilação e qualidade do ar - Ventilação e Conforto ambiental em climas quentes e úmidos. Aproveitamento da ventilação natural no Projeto. Parâmetros de conforto higrotérmico. Conceito de qualidade do ar. Natureza e riscos de poluentes. Legislação e Normas.
Observação: a critérios dos docentes responsáveis, e considerando a pertinência de conteúdo, alguns temas podem ser inseridos nas ementas das disciplinas, condizentes com o contexto regional da Amazônia Setentrional, podendo ser citadas: Terras indígenas e Etnoconhecimentos; aspectos do clima da Amazônia Setentrional; Paisagem da Amazônia; Arquitetura Moderna na Amazônia; Sistemas construtivos convencionais e vernaculares, considerando etnoconhecimentos; Vegetação do Lavrado roraimense.
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O PROARQ/UFRJ, por intermédio do seu corpo docente, deverá ministrar nas dependências da UFRR um total de oito disciplinas eletivas nos dois primeiros anos do Doutorado Institucional.
As disciplinas eletivas a serem ministradas nas dependências da UFRR serão escolhidas de acordo com os Projetos de Pesquisa dos alunos selecionados para a turma de doutorado vinculada ao Projeto de Cooperação Interinstitucional PROARQ‐UFRJ/UFRR. Além disso, durante 1º Ano do curso, os alunos poderão escolher cursar até duas disciplinas eletivas ministradas de modo remoto, de acordo com o calendário acadêmico do curso regular de Doutorado Acadêmico do PROARQ. Os alunos deverão concluir a totalidade dos créditos de disciplinas eletivas até o final do 2º ano do curso.
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Estágio turma DINTER Tríplice Fronteira Norte PROARQ‐UFRJ/UFRR:
Está previsto promover o estágio obrigatório de no mínimo 4 (quatro) meses aos discentes da turma DINTER Tríplice Fronteira Norte PROARQ‐UFRJ/UFRR na instituição promotora. O período de tal estágio para cada doutorando deverá ser definido por meio de um escalonamento considerando o planejamento prévio realizado pela Instituição Receptora.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
INFRAESTRUTURA da Instituição Receptora:
O Curso de Arquitetura e Urbanismo funciona no 3o Andar do Bloco VII, no Campus Paricarana, originalmente o primeiro campus da UFRR, nele localizam‐se as principais unidades administrativas da instituição como a Reitoria e as Pró‐Reitorias, o Centro Amazônico de Fronteiras – CAF, que possui auditório para mil lugares e um cinema em excelentes condições. A maioria das unidades acadêmicas da instituição, como os Centros e Institutos, além de unidades estratégicas de atendimento e assistência como o Restaurante Universitário, a Residência Universitária e a Biblioteca Central se concentram nesse Campus.
No Bloco V, funciona o Centro de Ciência e Tecnologia – CCT, que conta com a maior
infraestrutura em termos de área construída, destacando‐se os auditórios, salas de aula e laboratórios que atendem as demandas das áreas de ensino, pesquisa e extensão.
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Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos:
O gabinete de trabalho do Coordenador para o DINTER está situado no Bloco V – CCT, em conjunto com as demais coordenações de outros cursos do CCT. São salas com aproximadamente 32,0m², compartilhada com a Chefia do Departamento, e recepção com 15,0m², para atendimento aos alunos e administrativo em geral. São dotadas de duas mesas em formato retangular de cor marrom com 1,6m de comprimento e gaveteiro, mesa de reuniões, cadeiras de esperas, armários, todas as estações de trabalho possuem computadores desktop com acesso à internet banda larga, climatizadas, com boa iluminação e de fácil acessibilidade para o atendimento aos alunos.
- Gabinetes de Trabalhos para professores do DINTER:
Haverá estrutura individual mínima para atendimento e suporte, em gabinetes coletivos, compartilhada por grupos de dois a quatro professores: mobiliário e computador de mesa com acesso à internet banda larga, da rede institucional da UFRR, em salas climatizadas e de fácil acesso ao público discente e administrativo, nas dependências do Centro de Ciências e Tecnologias. Alguns professores contam, a sua disposição e fornecidos pela instituição, de computadores individuais portáteis (notebooks e netbooks). Alguns desses gabinetes compõem laboratórios, visto que os professores compartilham temas e atividades a eles relacionados. As salas 511 e 512, de aproximadamente, 18 m², são climatizadas, com boa iluminação e os gabinetes compartilhados com aproximadamente 40m² e de fácil acessibilidade para o atendimento aos alunos. Cada professor define seu horário de atendimento, no início do semestre letivo, podendo atender fora desse horário, se houver necessidade do aluno e disponibilidade do professor.
- Laboratórios:
Havendo necessidade, a estrutura existente dos laboratórios do Curso de Arquitetura será disponibilizada ao DINTER, a saber:
- Laboratório de Computação Gráfica/Informática Aplicada à Arquitetura – Anexo Bloco V
Vinculado administrativamente ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, compartilhado com o curso de Engenharia Civil, possui área de 60 m2; possui 30 estações de trabalho, bem como programas computacionais nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Geomática, Estruturas de Concreto Armado, Estruturas Metálicas e Construção Civil; possui instalados os seguintes programas computacionais: AutoCAD, Revit, TopoCAD, Quantum GIS, SPRING, TQS, Volare, Google Earth Pro, CorelDRAW, SketchUp, Hydros, Lumine e Eberick.
- Laboratório de Conforto Ambiental ‐ 3o Andar do Bloco VII:
Vinculado administrativamente ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, possui área de 60 m2. De equipamentos possui um Heliodon, GPS de navegação, luxímetro, anemômetro, decibelímetro digital, câmera fotográfica, termômetro digital.
- Laboratório de Expressões Gráficas (maquetário) – Anexo Bloco V:
Vinculado administrativamente ao Curso de Arquitetura e Urbanismo, porém compartilhado com os vários cursos do CCT, possui área de 95 m2, possui 35 (trinta e cinco) pranchetas individualizadas, bem como material para elaboração de trabalhos gráficos e maquetes físicas.
- Laboratório de História da Arquitetura e do Urbanismo – Anexo Bloco V:
Compartilhado ao gabinete do professor responsável.
- Laboratório de Práticas de Projeto e Pesquisa – Anexo Bloco V:
Compartilhado ao gabinete do professor responsável.
- Sala de Multimeios – Biblioteca central:
Vinculado administrativamente à Biblioteca central possui telão, Datashow, caixas de som, e todos os demais materiais para o desempenho das atividades.
- Sala do Escritório Modelo – 3o Andar do Bloco VII:
Vinculada administrativamente ao curso de Arquitetura e Urbanismo, está sendo implantada em conjunto com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU, para atender nova legislação do Ministério das Cidades sobre reforma de casa para população de baixa renda.
- Salas de aula – 3o Andar do Bloco VII:
O Curso de Arquitetura e Urbanismo possui salas de aula exclusivas e de forma compartilhada. As salas de aulas estão dispostas da seguinte forma:
Bloco VII: são salas de aula em condições de uso com aproximadamente 48 m² de área útil, sendo 5 (cinco) salas com carteiras e 5 (cinco) salas com pranchetas e banquetas (aulas práticas), com total de 10 (dez) salas de aulas com carteiras com ótimo estado de conservação, mesa retangular e cadeira para o professor.
Anexo do Bloco V: sala de aula com pranchetas e banquetas.
- Acesso dos alunos à Biblioteca Central:
A UFRR oferece à comunidade acadêmica e à comunidade em geral bibliotecas onde podem ser feitas pesquisas e estudos em suas instalações, possuindo acesso à internet para pesquisas acadêmicas e o serviço de empréstimo de livros para a comunidade universitária da UFRR. Site: http://www.bc.ufrr.br/