Plano Acadêmico:
1 APRESENTAÇÃO
Esta proposta destina-se ao oferecimento da segunda turma de Mestrado PCI (Programa de Cooperação entre Instituições) a ser realizado sob a coordenação do PPGEDU da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) junto à unidade receptora Faculdade IBG, mantida pelo Instituto Business Group/IBG, com sede na cidade de Rondonópolis, Estado de Mato Grosso, considerando a previsibilidade legal de execução de projeto dessa natureza pelos órgãos regulamentadores do Programa, em termos externos (CAPES) e internos (URI), assim como o Plano de Desenvolvimento Institucional da URI, o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Pós-Graduação da URI e do PPGEDU.
2 IDENTIFICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
IES Promotora:
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
Programa de Pós‐Graduação Stricto Sensu em Educação - PPGEDU
Coordenadora: Dra Luci Mary Duso Pacheco
IES Receptora:
Faculdade IBG, mantida pelo Instituto Business Group/IBG,
Coordenadora: Dra Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza
3 OBJETIVOS
- Propiciar a formação de mestres na área de educação e o desenvolvimento da pesquisa educacional na região geoeducacional de Rondonópolis Mato Grosso;
- Ampliar e qualificar grupos de pesquisa do PPGEDU, fortalecendo a interação entre pesquisadores de diversas instituições;
- Viabilizar a formação de mestres em instituição externa à abrangência histórica e regional da URI, assegurando o padrão de qualidade requerido desse modelo de curso;
- Explorar o potencial do PPG, que já está consolidado, na formação de pesquisadores e docentes para atuar na gestão, ensino e pesquisa;
- Fortalecer as ações formativas do PPGEDU a fim de intensificar a sua inserção nacional e suas práticas de formação de pesquisadores com vistas não só à ampliação de seu público estudantil, mas também à criação de demandas para futuro cursos de Doutorado em Educação;
- Executar ações do PPGEDU, tendo em vista a proposta de expansão do Programa, Inserção Social e Solidariedade, Nucleação e Visibilidade para a consolidação nas áreas de abrangência da URI.
4 JUSTIFICATIVA
A realização deste projeto atende a fatores de ordem acadêmica, institucional, social, econômica e cultural, haja vista que a capacitação de profissionais para atuação no ensino superior bem como a formação de pesquisadores são requisito essencial não só para o desenvolvimento dos cursos universitários, mas também para a ampliação da qualidade dos profissionais a serem lançados no mercado de trabalho.
Sob esse viés, a execução do projeto de PCI entre o PPGEDU-URI e a IBG, em termos acadêmicos, decorre da demanda recebida pelo PPGEDU para atender à IBG cuja qualificação de recursos humanos e atendimento à comunidade local se fazem necessários. Nesse sentido, a execução da segunda turma do Curso de Mestrado em formato PCI contribuirá não só para qualificação dos servidores da IBG e comunidade por ela atendida, mas também proporcionará que o conhecimento científico seja valorizado no município e ampliado no Estado do Mato Grosso.
É essencial também registrar que, do ponto de vista acadêmico, interessa ao PPGEDU a extensão de suas atividades a outros contextos, não circunscritos em seu âmbito geográfico de atuação. Tal interesse se justifica porque uma das metas para a pós-graduação em nível stricto sensu no Brasil é o rompimento de barreiras geográficas, das quais a proposta de intensificação da internacionalização é um exemplo, assim como uma maior interação entre programas e outras IES se faz salutar. Em um cenário, como o atual, marcado pela emergência de novos processos de formação acadêmica e de qualificação para o mundo do trabalho, urgente é diminuir as fronteiras entre aqueles que formam e aqueles que querem receber formação, o que sinaliza a relevância de uma proposta de Curso de Mestrado no formato PCI derivada de uma busca pela IES receptora por um programa já consolidado e disposto a contribuir para a formação de profissionais qualificados e a promover a produção de conhecimento e a formação de docentes pesquisadores.
Também fortalecidos pela exitosa experiência na condução da primeira turma, então designada MINTER, realizada no período de 2019 a 2021, acolhendo 28 inscritos no curso, tendo titulado 27 mestres com um abandono.
Outrossim, as ações do PPGEDU resultantes da execução de uma turma PCI ampliam o compromisso do Programa em se qualificar para anteder de forma mais plena dois pontos basilares da pós-graduação em nível stricto sensu no Brasil, a saber, a Inserção Social e Solidariedade, Nucleação e Visibilidade. Tal projeto colabora para a inserção social na medida em que ações, projetos e resultados do Programa gerarão impacto social e, ainda, transferência de conhecimento para segmentos sociais específicos, como os da comunidade de inserção da IBG. Quanto à Solidariedade, nucleação e visibilidade, a segunda turma do Curso de Mestrado em formato PCI, aqui proposta colaborará para o fortalecimento do sistema nacional de Pós-graduação em Educação no Brasil ao desenvolver pesquisas e ensino em outros contextos formativos, cuja formação em nível stricto sensu não está sendo ofertada.
Do ponto de vista institucional, cabe lembrar que uma das vocações da URI, já indicada na sua visão, é a de “ser reconhecida como uma Universidade de referência que prima pela qualidade, ação solidária, inovação e integração com a comunidade”. Em se tratado do PPGEDU, a qualidade é atestada pela sua avaliação com nota 4 pela CAPES, bem como pela aprovação para oferta de curso de Doutorado em Educação. Quanto à ação solidária, esta se manifesta, entre outras perspectivas, pela disponibilidade de o PPGEDU formar novos mestres que, através de pesquisa e produção acadêmica resultantes das atividades do Programa, poderão ascender tanto intelectual e academicamente quanto profissionalmente, minimizando assim diferenças regionais quanto ao nível de formação e percentual de sujeitos com a titulação de mestre em educação. Ainda, a execução da segunda turma do Curso de Mestrado no formato PCI ampliará a integração da URI com a comunidade, que, distante geograficamente, aproximar-se-á da Universidade, podendo, inclusive, participar de outras possibilidades formativas – como o Doutorado em Educação – promovidas pela URI.
Em relação a essa questão, no ano de 2021 sete egressos do Mestrado da primeira turma (MINTER) realizaram o processo seletivo para o ingresso no Curso de Doutorado, sendo esse um importante resultado quanto ao impacto do stricto senso na formação de novos pesquisadores e no incentivo a continuidade dos estudos.
Socialmente, a execução da segunda turma PCI é relevante por integrar centros educacionais distintos e distantes, além de propiciar a possibilidade de sujeitos já graduados inserirem-se no âmbito da pós-graduação em nível stricto sensu. O impacto social desta medida poderá ser percebido não só pelo número de mestres formados pelo projeto, mas também pelas possibilidades de desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional que certamente refletirão nos espaços sociais onde se inserem os alunos do curso. Afinal, a formação para a pesquisa e o ensino é expoente de desenvolvimento humano e social e reflete em vários contextos, como os da educação, da saúde, da empregabilidade.
Os aspectos econômicos e culturais também compõem a argumentação a favor da execução desta proposta. Dessa forma, ofertar uma turma de mestrado na forma de PCI configura-se em uma das iniciativas do PPGEDU para tornar duradoura e produtiva a sua presença no contexto da pós-graduação na universidade. Culturalmente, a existência de formação em nível stricto sensu em qualquer centro de ensino é fator impulsionador de mudanças culturais, sejam estas derivadas das reflexões propiciadas pelas disciplinas do curso, sejam pelas atividades de extensão que promovem debates entre sujeitos de contextos culturais diversos – nacionais e internacionais – e que ampliam modos de ver o mundo, de interagir socialmente e, sobretudo, de produzir saberes.
Há de se registrar, ainda, que a execução desta Turma PCI ora proposta permite o desenvolvimento acadêmico, social e econômico da unidade receptora na medida em que a presença do PPGEDU nas dependências da IBG contribuirá para a ampliação de oferta de possibilidades formativas, uma vez que, além das atividades de ensino e pesquisa previstas como essenciais e inerentes ao Curso de Mestrado, estão projetadas ações de extensão. Estas, que serão realizadas com a participação de professores do Programa, certamente poderão atrair comunidade do entorno de Rondonopolis-MT, tornando maior a abrangência social da IBG e, também, maior a possibilidade de expansão de receitas da unidade decorrentes de ações de extensão a serem promovidas conforme este projeto registra.
Além disso, a instituição receptora poderá ampliar o seu capital relacional e fortalecer o seu capital intelectual com a execução da segunda turma de mestrado no formato PCI, uma vez que articulação entre as duas instituições (IBG e URI) poderá gerar novos e outros projetos futuros de cooperação com vistas ao desenvolvimento das duas unidades de ensino e formação de seus colaboradores. Dessa forma, produtivo será o projeto PCI como continuidade de ação de aproximação e colaboração entre instituições interessadas no desenvolvimento de sua comunidade.
Por fim, cabe lembrar que o Programa de Pós-Graduação em Educação em nível de Stricto Sensu da Universidade tem representado um importante mecanismo de acesso à interação contínua e necessária entre a Universidade e outros centos de ensino, oportunizando condições de diálogo, atualização e especialização constantes. Tendo formado mais de 170 mestres desde a implantação do curso, ocorrida em 2011, o PPGEDU tem assumido o compromisso de oferecer à comunidade onde se insere qualificação de pesquisadores para atuar na educação e em áreas afins, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento humano, profissional e social das instituições nas quais o mestre ou a mestra formado(a) pelo PPGEDU está inserido(a). Nesse sentido, a segunda turma do Curso de Mestrado no formato PCI será mais uma ação do PPG em prol dessa proposta de desenvolvimento, a qual já está prevista em seus documentos de desenvolvimento, como o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Pós-Graduação da URI e do PPGEDU. E, certamente, a execução deste projeto continuará a ser estendidas para a IBG muitas das conquistas de formação já vividas com a Turma MINTER URI/IBG 2019 – 2021 e pelo PPGEDU na região noroeste do Rio Grande do Sul.
4 METODOLOGIA
A oferta de um programa PCI deve envolver os seguintes procedimentos administrativos:
a) elaboração da Proposta pela Coordenação do PPGEDU ;
b) apreciação da Proposta pelo Colegiado do PPGEDU;
c) avaliação da Proposta pelas Diretorias do Câmpus, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e unidade receptora (IBG);
d) confirmação de convênio entre URI/PPGEDU e IBG com assinatura de termo aditivo;
e) definição de cronograma de atividades pelo PPGEDU;
f) lançamento de edital de seleção para turma de Mestrado em Educação no formato PCI;
g) realização de processo seletivo;
h) execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão do PPDEDU com a turma de estudantes selecionados;
i) conclusão das atividades com a defesa de dissertação da turma de estudantes selecionados.
A seleção de turma deverá ofertar 30 vagas no projeto PCI – URI/IBG, e as atividades de ensino, pesquisa e extensão do PPDEDU com a turma de estudantes selecionados para o Mestrado em Educação deverão contemplar disciplinas a serem ministradas por docentes do PPGEDU nas instalações da Faculdade IBG e também atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas por meio de metodologias ativas e de atividades alicerçadas nos recursos das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS).
A oferta de um programa PCI deve envolver procedimentos formativos que consistem em atividades de formação que garantem não só o cumprimento da proposta curricular do curso para a formação de mestres, mas também ações de interação do PPG com a comunidade acadêmica da IBG.
5 REGRAS DO CURSO
A turma do curso de MESTRADO ACADÊMICO em Educação, com 30 vagas, na forma PCI, estará sujeita ao mesmo regimento, às mesmas normas e aos mesmos controles do curso regularmente oferecido nas dependências da URI, preservando o mesmo nível de qualidade e submetendo-o aos mesmos critérios, prazos e exigências.
O Plano Acadêmico da turma PCI do curso de Mestrado Acadêmico em Educação, foi previamente aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado em Educação e pela Câmara de Pesquisa, Extensão de Pós-Graduação da URI.
6 OBRIGAÇÃO DAS PARTES
Cabe à URI – PPGEDU (Promotora):
- A concretização das atividades previstas no presente Convênio, através do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado em Educação, bem como a responsabilidade pela coordenação acadêmica do projeto e pela sua execução, fornecendo o corpo docente, segundo o plano acadêmico.
- Colocar a infraestrutura do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado em Educação (biblioteca, secretaria, laboratório de computação, sala de estudos, etc.) à disposição dos alunos para a realização das tarefas definidas no presente Convênio a serem realizadas na sede da instituição promotora.
- Conceder o título de Mestre em Educação aos alunos que cumprirem com todos os requisitos previstos no Plano Acadêmico.
Cabe à Faculdade IBG (Receptora):
- A responsabilidade pela coordenação operacional do projeto.
– Garantir a infraestrutura (biblioteca, secretaria, telefonia, laboratório de computação com acesso à Internet e e-mail, sala de estudos e orientação, salas de aula com projetor multimídia, notebook, ar condicionado, etc.), colocando-a a disposição dos docentes e dos alunos, para a execução das atividades previstas no presente Convênio, conforme acordado entre as partes
– Garantir o deslocamento, aéreo e terrestre, do corpo docente, desde a URI até o local de realização do curso, bem como a sua estadia e alimentação visando à adequada execução do curso, desde o processo seletivo até a execução das disciplinas/atividades constantes no item 6.
- Designar um professor(a) da instituição receptora para ser cadastrado na Plataforma Sucupira como Coordenador Local com título de Doutorado em Educação.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Faculdade IBG com sede na avenida Lions Internancional, 818, Vila Aurora I, Rondonópolis-MT, tem como missão promover o desenvolvimento das pessoas e organizações por meio da educação superior, capacitando-as para o exercício profissional e da cidadania, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação ética na sociedade.
Para atenter ao Programa de Cooperação Interinstitucional na oferta de Turma de Mestrado em Educação a Instituição dispoe da seguinte infraestrutura física:
• Recepção/Sala de Espera: climatizada, contendo TV Lead 50”, sofá, cadeiras estofadas e cadeiras de plástico, espositor de revistas, espositor de materiais da instiruição.
• Sala dos professores: climatizada, com TV Lead 50”, mesa para reuniões com 6 lugares, cadeiras giratórias e frigobar.
• Coordenação/ Secretaria: climatizada, contendo 02 estações de trabalho com poltronas ergonômicas.
• Comercial/ TI: climatizado, contendo 04 estações de trabalho com poltronas ergonômicas e servidor.
• Diretoria/ Financeiro: climatizado, contendo 02 estações de trabalho com poltronas ergonômicas.
• 07 Salas de Aula: todas climatizadas, com bancadas e cadeiras giratórias, possui também equipamento de multimídia e lousa digital.
• Os alunos possuem acesso aos Ambientes Virtuais como Portal do Aluno, AVA e Terminal Web - Biblioteca.
• Área de Convivência interna, fechada, onde os alunos dispoem de espaço para se reunirem nos intervalos das aulas e para o coffee break, network e convivencia. Este espaço também tem acesso a área externa, aberta, onde dispoe de bancos rustícos para convivência.
• Estrutura de banheiros masculino, feminino e PNE.
• Biblioteca contempla um acervo de aproximadamente 2 mil e 500 exemplares.
• Sala de estudo individual para realização das pesquisas, contendo 14 ilhas de estudo com cadeiras giratórias.
• Todos os ambientes atendem as exigências de acessibilidade. Possui também, em suas áreas de circulação como recepção, corredores e área de convivência sinalização com piso tátil, destinado a constituir alerta ou linha-guia, servindo de orientação perceptível por pessoas com deficiência visual.