Plano Acadêmico:
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Rio grande do Sul/Unijuí mantém curso de Mestrado Acadêmico, credenciado pela Capes/MEC desde 1995, e curso de Doutorado desde o ano de 2010. Trata-se de um Programa consolidado que já titulou mais de 700 mestres e aproximadamente 100 doutores no decorrer de seus 26 anos de existência do curso de Mestrado e 11 anos de Doutorado. Na avaliação quadrienal 2017-2020 o Programa conquistou nota 5, o que mostra o reconhecimento pela Capes da qualidade do PPGEC na formação de docentes e no desenvolvimento da pesquisa.
Ao longo de todos esses anos o Programa vem dando continuidade aos princípios históricos e fundantes do PPGEC/Unijuí, entre os quais está a constituição de um quadro de professores, com formação nas diversas áreas do conhecimento e correntes teóricas que tematizam a educação. Essas características do grupo potencializam a formação de professores e pesquisadores para atuar na educação em geral, e em sentido específico, na educação básica e superior, considerando as diferentes áreas do conhecimento. Salienta-se que a vinculação do corpo docente do Programa com suas áreas de origem é mantida por meio de participação em associações científicas, em eventos nacionais e internacionais e com os grupos de pesquisa e parcerias em redes. Mantém-se, assim, um estreito elo com grupos de pesquisa institucionais e interinstitucionais, professores do Ensino Superior, bolsistas de iniciação científica, comunidade regional/local, movimentos sociais e os cursos de Graduação das respectivas áreas de conhecimento dos professores. As produções resultantes das pesquisas do coletivo de docentes e estudantes do PPGEC expressam a interligação da educação com a área específica de formação e de atuação dos pesquisadores, configurando o processo educativo como constituinte da produção do conhecimento nas diversas áreas.
A.2 – OBJETIVOS DO PROGRAMA
Constituem objetivos do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências:
1) Desenvolver pesquisas e produzir conhecimentos na área da educação para contribuir na formação de educadores, no desenvolvimento de currículos interdisciplinares, multidisciplinares, transdisciplinares e na gestão do sistema educacional.
2) Investigar as formas de organização e os propósitos das instituições e das atividades educacionais inscritas nas sociedades contemporâneas, tais como os movimentos sociais e as organizações cooperativas para fomentar a formação integral de sujeitos sociais.
3) Formar profissionais na perspectiva de qualificar a educação básica e superior para favorecer a construção de práticas educativas de formação humanizadora.
A.3 - MOTIVAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO DE MINTER – UNIJUÍ/UNILASALLE-LUCAS
Considerando a importância de os programas de pós-graduação consolidados desenvolverem ações de solidariedade que viabilizem a formação de mestres e/ou doutores em lugares que não possuem programas similares de formação, o presente projeto coloca-se como uma oferta de turma de Minter, integrando o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências – PPGEC/Unijuí com a Unilasalle -Lucas. Nesse sentido, ele visa a formar recursos humanos qualificados para a produção de conhecimento e para a atuação docente na educação básica e superior, bem como fomentar a nucleação de grupos de pesquisa na área de educação, em interação com os diversos campos do conhecimento.
O Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unijuí aceita o desafio deste projeto de Minter por entender que essa demanda se apresenta como uma possibilidade para alargar o seu compromisso e a sua responsabilidade social mediante a formação de novos mestres e doutores para inserção nas comunidades em que vivem, com intervenções por meio da pesquisa, no caso, “no chão das próprias escolas”. Logo, tomando a prática pedagógica e as atuações como sua problemática central, buscando mudanças, adaptações e qualificações que podem surgir durante e após o processo de formação.
Esta oferta propõe uma tematização e análise dos problemas vivenciados na educação em sentido amplo, bem como no campo da educação escolar e superior. Considerando os problemas apontados, o processo de formação apresentará o conhecimento acadêmico pertinente, com a visualização de possibilidades de intervenção no campo de atuação profissional. Com isso se propiciará uma reflexão sobre a própria ação (atuação), de modo a que se possam buscar melhorias na prática pedagógica, ao mesmo tempo em que vão se identificando campos de conhecimento que podem subsidiar a pesquisa e a intervenção. Enfim, o processo formativo propõe a produção de conhecimento situado por meio da pesquisa para qualificar práticas de intervenção no contexto da própria atuação profissional.
Levando em conta os objetivos do PPGEC/Unijuí e da Capes em relação ao compromisso com a educação brasileira e à expansão da Pós-Graduação, considera-se essencial a formação de mestres associada à consolidação de grupos de pesquisa já estabelecidos. Assim, a formação qualificada de 15 mestres em educação junto pelo projeto do Minter Unijuí-Unilasalle impactará significativamente as ações das escolas, das universidades e da educação em geral, mormente no que se refere ao encaminhamento de soluções e alternativas para as dificuldades apresentadas no âmbito pela educação no Estado do Mato Grosso-MT.
A.4 – OBJETIVOS DO PROJETO DE MINTER EM EDUCAÇÃO – UNIJUÍ/UNILASALLE-LUCAS
Constituem objetivos específicos relativos ao desenvolvimento do projeto de formação docente:
1) Promover ações de qualificação de docentes para atuar em todos os níveis de ensino, sobretudo na educação básica e superior.
2) Viabilizar a formação de mestres e doutores visando a produzir impacto social e pedagógico em uma região que há poucos mestres em educação.
3) Contribuir para o desenvolvimento da região de abrangência da instituição receptora (Unilasalle-Lucas), por meio de pesquisas com impacto na comunidade.
4) Constituir grupos de pesquisa a partir das linhas de pesquisas institucionais de modo a promover o fortalecimento de cooperações entre as instituições (promotora e receptora).
De acordo com os objetivos do PPGEC, considera-se que a proposta de oferta de Mestrado em Lucas do Rio Verde/MT amplia as possibilidades de produção de conhecimento no campo da educação, com ênfase na educação básica e superior, no que se refere:
a. ao currículo da educação básica e superior e à formação de professores pelo estudo e reflexão relativo às teorias pedagógicas que sustentam os processos de planejamento, gestão e desenvolvimento do ensino;
b. aos aspectos teórico-práticos que vinculam a educação, o conhecimento e a sociabilidade;
c. aos significados éticos e políticos das organizações e dos movimentos sociais;
d. à preservação e respeito ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida.
Essas perspectivas se articulam, em termos de proposta de formação, com o que refletem as pesquisas e os debates atuais acerca do significado de fazer ciência e se inserem nas perspectivas que marcam a Unijuí, ao longo de sua história, como uma instituição que busca a articulação entre as várias áreas do conhecimento, sempre em atenção aos desafios de sua área de inserção e atuação.
A.5 – METAS DO PROJETO DE MINTER – UNIJUÍ/UNILASALLE-LUCAS
As metas a serem alcançadas mediante a realização do projeto de formação docente são:
1) Formação qualificada de 15 mestres.
2) Desenvolvimento da pesquisa científica, considerando a realidade regional, nacional e internacional, de acordo com as linhas de pesquisa do PPGEC.
3) Constituição de grupos de pesquisa e estudo envolvendo professores da educação básica, estudantes de graduação, pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e professores pesquisadores.
4) Publicação de ao menos um artigo qualificado por mestrando durante o período de realização e seus cursos.
5) Participação dos professores da rede municipal de ensino e da educação superior em eventos científicos realizados na Instituição promotora e em outras IES.
A.6 - CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ESTUDANTES:
Os critérios para a seleção dos estudantes para o Minter em Educação estarão explicitados em Edital, que ficará disponível no portal do PPGEC por aproximadamente 60 dias. Os instrumentos de seleção são os seguintes:
a. Prova escrita
b. Currículo Lattes
c. Memorial reflexivo
d. Projeto de pesquisa
e. Entrevista
Observação: A entrevista será realizada por professores do PPGEC e da Instituição receptora, com a participação de forma presencial e por videoconferência.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Unijuí possui acesso ao portal do estudante e professor por meio do seu site principal, em que as permissões de acesso são definidas por perfis, gerenciados pela Coordenadoria de Informática. Ainda possui AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – Conecta, no qual é possível organizar comunidades de interação de estudantes e professores com uma série de ferramentas, tais como: agenda; atividades; biblioteca/materiais; diários de bordo; desempenho; fórum e chat que permitem a entrega de tarefas, postagem de vídeos e materiais produzidos nas disciplinas e nos grupos de pesquisa. Videoconferências são possibilitadas a partir de três salas com equipamentos próprios. As salas propiciarão a participação dos mestrandos e doutorandos de Lucas do Rio Verde -MT nos grupos de estudos ou nos seminários temáticos de interesse, realizados em Ijuí, bem como a participação dos pós-graduandos do PPGEC em estudos e seminários realizados na Unilasalle de Lucas do Rio Verde/MT. Todo o campus é coberto por sinal de Internet e redes locais (portais). Os pontos garantem o acesso em todas as salas da Instituição. Tanto estudantes quanto professores devem ser autenticados nas redes por meio de senha de acesso. A universidade utiliza o sistema de nuvem da Microsoft. As solicitações ao suporte, tais como liberação de acessos à Internet, pedidos de reparos, permissões de acesso aos sistemas de gestão educacional são realizadas mediante o sistema de abertura de chamados help desk. Nele o usuário descreve a necessidade de sua solicitação e dá encaminhamento à equipe de suporte de T.I. O acompanhamento destes chamados é realizado pelo portal.
A Unijuí disponibiliza todos os recursos tecnológicos necessários para proporcionar a interlocução entre professores e estudantes tanto na produção e disponibilização de material didático como nas orientações de atividades a distância.
Cronograma de Atividades:
Curso de Mestrado – Período: Abril de 2022 – Abril de 2024
Os 15 alunos do Curso de Mestrado deverão participar das disciplinas da oferta geral, totalizando 18 créditos. Essas disciplinas serão presencias em 70% e online/remoto em 30% e serão ofertadas exclusivamente para os alunos do Projeto do Minter – Unijuí/Unilasalle-Lucas.
Em cada um dos 4 semestres o mestrando deverá se matricular em Atividades Orientadas (3 créditos), que correspondem às interações junto ao orientador e a todo o processo de pesquisa relacionado à construção da dissertação, incluindo a participação em grupos de pesquisa. Essas Atividades serão desenvolvidas de modo online/remoto.
O mestrando terá direito a frequentar todas as Disciplinas da Oferta Geral e Seminários Temáticos ofertados.
A defesa da dissertação poderá ser feita de modo online, desde que o mestrando a faça da Unilasalle - Lucas/MT.