Plano Acadêmico:
O programa DINTER será conduzido pelo corpo docente credenciado do Programa de PósGraduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FCM-UNICAMP.
Os procedimentos didáticos e pedagógicos e o conteúdo das disciplinas ofertadas no DINTER
serão essencialmente os mesmos utilizados no curso regular de DOUTORADO que é ofertado na sede da
instituição promotora.
As disciplinas obrigatórias são o principal meio disponível para a formação profissional
pretendida, interferindo em praticamente todos os aspectos do perfil e das habilidades desenvolvidas
pelo discente. Para o DINTER serão oferecidas 7 disciplinas obrigatórias (Metodologias de pesquisa
aplicadas à saúde da criança e do adolescente, Pedagogia médica e didática especial em saúde da
criança e do adolescente, Introdução à análise estatística biomédica, Crescimento e desenvolvimento,
Seminários Avançados de Pesquisa, Seminários Avançados de Pesquisa I e Redação Científica). No que
concerne ao cronograma, as disciplinas serão ofertadas por docentes permanentes da instituição
promotora e de modo regular, na instituição receptora, podendo em situações eventuais ser utilizada a
metodologia à distância. Adicionalmente, a critério do orientador, alguns alunos do DINTER poderão
frequentar disciplinas obrigatórias ou eletivas na sede da instituição promotora. Nesse caso será
estimulado o convívio de ambas as modalidades (DINTER e Pós-Graduação regular) em sala de aula,
como forma de enriquecer o ambiente acadêmico.
Do aluno matriculado no DINTER será exigida grande dedicação ao curso, incluindo o
envolvimento em publicações e a participação em projetos de pesquisa, seminários e congressos
nacionais. Entende-se que há ampla oportunidade de pesquisa e aprendizado junto ao seu ambiente de
trabalho em suas atividades de ensino e pesquisa, onde se possibilita aplicar os conhecimentos
adquiridos no curso. Alguns dos objetivos do plano acadêmico são:
Formar Doutores com conhecimentos de pesquisa clínica, metodologia científica, captação de
fomentos, escrita científica, para atuarem no ensino e na pesquisa voltados à produção de ciência
básica e/ou aplicada em doenças clínico-cirúrgicas.
Capacitar os docentes para as atividades de ensino e aumentar a competência para a formação de
novos recursos humanos na Instituição Receptora.
Proporcionar condições para que os docentes possam criar e desenvolver, bem como nuclear e
fortalecer grupos de ensino e pesquisa na Instituição Receptora.
Propiciar condições para a criação de Cursos e Programas de Pós-Graduação dentro da Instituição
Receptora, fortalecendo e estabelecendo atividades de ensino e pesquisa.
Contribuir para a criação e fortalecimento de linhas de pesquisa que visem às necessidades
regionais e ampliem o comprometimento institucional com a região.
Melhorar e ampliar Programas de Iniciação Científica dentro da instituição Receptora.
Atender demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas no âmbito da Instituição Receptora,
especialmente quanto à consolidação do curso de Medicina e das Residências em Saúde.
Contribuir para o aumento da produtividade e competitividade da Instituição Receptora;
Promover a cooperação entre as instituições Promotora e Receptora, de forma a favorecer o
desenvolvimento de linhas de pesquisa e projetos colaborativos.
O programa em Saúde da Criança e do Adolescente apresenta uma Área de Concentração: Saúde da
Criança e do Adolescente e três linhas de pesquisa, a saber:
Políticas e práticas de atenção à criança e ao adolescente
Estudos clínicos em Saúde da Criança e do Adolescente
Ensino em Pediatria
Créditos do curso: para integralização do Doutorado, o aluno deverá cumprir 7 disciplinas obrigatórias,
cada uma com 3 créditos, totalizando 21 créditos.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Escola Multicampi de Ciências Médicas/UFRN possui infraestrutura adequada para as atividades do
projeto, incluindo infraestrutura administrativa, salas para docentes, salas de aulas, biblioteca, além de
recursos de tecnologias de informação e comunicação, inclusive videoconferência. A infraestrutura
administrativa e de ensino e pesquisa da Instituição Receptora encontra-se descrita a seguir.
Infraestrutura administrativa exclusiva para o programa: SIM
Número de Salas para docentes: 10
Número de salas para alunos,equipadas com computadores: 02
Laboratórios para pesquisa 05(descritos abaixo)
Biblioteca ligada à rede mundial de computadores: SIM (acervo descrito abaixo)
Laboratórios para pesquisa:
1) Laboratório de Informática: composto por dois espaços com 20 terminais de computadores
conectados à internet de alta velocidade, tendo adicionalmente cada espaço um projetor multimídia
interativo, possibilitando o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa com conexão em
tempo real do professor e alunos. Um dos espaços é também dotado de 10 equipamentos de
microscopia óptica e microscópio trinocular com câmera, acoplado ao projetor interativo, para
realização de atividades de ensino que necessitem projeções de lâminas para estudos
microscópicos;
2) Laboratório de Habilidades Clínicas e Comunicação: composto por um ambiente multiuso para
desenvolvimento de atividades clínicas com manequins e simuladores (enfermaria simulada), além
de 3 salas para habilidades de comunicação, dotadas de espelho falso e sistema de gravação,
permitindo a realização de aulas práticas e estações de avaliação; as atividades podem ser
transmitidas para uma sala de aulas, onde o restante da turma poderá acompanhar as práticas
realizadas no ambiente individual;
3) Laboratório de Simulação Clínica de Alta Fidelidade: composto por duas salas de simulação
interligadas por uma sala de controle, de onde o professor/instrutor pode acompanhar o
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
desempenho dos alunos através de espelho falso unidirecional; permite a realização de práticas com
simuladores de alta fidelidade (adulto e infantil), sendo de grande importância para as disciplinas
que envolvam capacitação para o trabalho, conforme os princípios mais atuais do ensino de
habilidades clínicas e simulação;
4) Laboratório de Biologia: composto por ambiente para a realização de ensaios e experimentos
laboratoriais nas áreas de Bioquímica, Genética e Biologia Molecular.
5) Núcleo de Telemedicina e Telessaúde: a UFRN integra a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE),
dispondo atualmente de pontos de conexão nos três hospitais universitários, incluindo Telecirurgia,
além de um núcleo localizado em auditório do curso de Medicina e que atualmente integra a
infraestrutura disponível para as ações dos projetos Pró-Saúde e PET-Saúde da UFRN. Na Escola
Multicampi de Ciências Médicas, dispomos de duas salas com equipamento de videoconferência,
possibilitando o desenvolvimento de atividades de educação à distância. Nesse sentido, abre-se a
perspectiva de que essa linha de pesquisa apresente amplo desenvolvimento no programa, na
medida em que favorece a capacitação e instrumentalização dos mestrandos num aspecto
altamente inovador da Formação e Educação Permanente dos profissionais de saúde, ao mesmo
tempo em que contempla a integração com importantes políticas públicas da área da Gestão da
Educação e do Trabalho em Saúde.
Caracterização da Biblioteca da Instituição Receptora:
A Biblioteca Setorial da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN funciona na Cidade de Caicó-RN,
em uma área física de 208,68m2, com as seguintes instalações: 01 recepção, 03 salas de estudo
individual (cada uma com 10 pontos), 03 salas de estudo em grupo (sendo 02 delas dotadas de
equipamentos para projeção multimídia interativa, com conexão à internet), 01 sala de processos
técnicos, 01 setor de empréstimos, 01 sala da administração, 01 setor para consultas à internet (com 03
terminais), banheiros e uma área destinada ao acervo de aproximadamente 100,31 m2.
No momento, seu acervo compreende um total de 392 títulos, com 2.958 volumes de livros impressos,
distribuídos nas seguintes áreas de conhecimento:
Metodologia do trabalho científico: 10 títulos e 50 volumes;
Filosofia e Psicologia: 07 títulos e 45 volumes;
Ciências sociais: 23 títulos e 95 volumes;
Ciências biológicas: 38 títulos e 308 volumes;
Ciências médicas: 316 títulos e 2.472 volumes;
Educação física: 01 título e 05 volumes;
Língua portuguesa: 02 títulos e 10 volumes;
História da política sanitarista: 01 título e 03 volumes.
Educação: 15 títulos e 60 volumes.
No que se refere ao uso de periódicos, disponibiliza acesso ao Portal de Periódicos CAPES, relevante
ferramenta que disponibiliza periódicos científicos nacionais e internacionais, além de outras
importantes fontes de informação científica. Também disponibiliza 3.536 Livros Digitais, sendo 42 títulos
da Atheneu (Área de Saúde) e 3.493 da Springer, distribuídos nas diversas áreas de conhecimento.
Adicionalmente, mantém convênio com o Portal Saúde Baseada em Evidências
(http://periódicos.saude.gov.br), mantido pelo Ministério da Saúde, que disponibiliza acesso digital a
diversas bases de dados, incluindo AccessMedicine, BVS e Dynamed. Essa plataforma tem por objetivo
fornecer acesso rápido ao conhecimento científico por meio de publicações atuais e sistematicamente
revisadas. As informações, providas de evidências científicas, são utilizadas para apoiar a prática clínica,
como também a tomada de decisão para a gestão em saúde e qualificação do cuidado, auxiliando assim
os profissionais da saúde.
Financiamentos:
A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), unidade administrativa ao qual o projeto estará
vinculado da Instituição Receptora, dispõe de dotação orçamentária própria no orçamento da UFRN,
destinada ao custeio das atividades acadêmicas em geral. Esse recurso é da ordem de 1,6 milhão/ano,
sendo uma fonte orçamentária sobre a qual a Direção da Escola tem autonomia para destinar parte dos
recursos com objetivo de apoiar as ações do DINTER, conforme convênio específico celebrado entre as
partes. Isso se justifica pelo fato dessas ações atenderem ao objetivo fundamental da EMCM, que é
formar profissionais médicos com competência para atuar nos cenários rurais e remotos, desde a
graduação até a Residência Médica e Pós-graduação.
A realização do DINTER vem, portanto, consolidar uma meta importante da EMCM, no que tange à
atuação de seu corpo docente, viabilizando o incremento das ações de ensino, pesquisa e extensão.
Conforme estabelecido na RESOLUÇÃO no 197/2013-CONSEPE UFRN, 10 de dezembro de 2013, a UFRN
apresenta um mecanismo para fomentar a qualificação dos servidores (docentes/técnicos) da
instituição, através do qual a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN, por meio do Programa de
Qualificação Institucional (PQI), financia recursos para a manutenção das atividades de pós-graduação
voltadas para os servidores da instituição. No caso da proposta em questão, esse mecanismo assume
grande importância, visto que representa relevante fonte adicional de recursos para garantir a
sustentabilidade financeira do DINTER.