Plano Acadêmico:
Objetivos e metas:
Características de Inovação que devem beneficiar a Instituição Receptora
O programa de Clínica Médica apresenta como característica marcante a qualidade de capacitar docentes pesquisadores na área de saúde para trabalhar junto às Instituições de Ensino. Além disso, desenvolve pesquisas com ênfase em Áreas como dermatologia, desenvolvimento de fármacos, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia, imunologia, infectologia, nefrologia, oncologia, pneumologia, cardiologia, transplantes, neurologia e Ensino em Saúde. Dessa forma, o aluno teria, mesmo que inserido em uma área afim na instituição de origem, a capacidade de desenvolver pesquisas de qualidade, devido à formação oferecida pelos docentes do programa.
Plano Acadêmico do Curso DINTER
Os procedimentos didático-pedagógicos e o conteúdo das disciplinas ofertadas no DINTER serão essencialmente os mesmos utilizados no curso regular de DOUTORADO (ofertado tradicionalmente na sede da instituição promotora), mantendo assim a unidade didático-pedagógica dos cursos ofertados.
A distinção entre o DINTER e o curso regular de doutorado não se opera em relação à dificuldade dos cursos. A distinção se evidencia basicamente em dois níveis: no cronograma de oferta das disciplinas e no acompanhamento dos trabalhos realizados. No que concerne ao cronograma, as disciplinas obrigatórias serão ofertadas de modo regular, entretanto com participação à distância, exceto para a avaliação presencial ao final do período das disciplinas. Se necessário, as disciplinas obrigatórias serão oferecidas de modo condensado nos períodos de férias. O oferecimento das disciplinas em forma de Ensino à Distância possibilitará o não deslocamento do professor da instituição promotora e a frequência das aulas por parte dos professores da instituição receptora. Adicionalmente, à critério do orientador, alguns alunos do DINTER poderão assistir disciplinas eletivas na sede da instituição promotora. Nesse caso será estimulado o convívio de ambas as modalidades (DINTER e Pós-Graduação regular) em sala de aula como forma de enriquecer o ambiente acadêmico. No que concerne ao acompanhamento dos trabalhos realizados, o DINTER efetuará controle pelo orientador regular do curso e pela coordenação do DINTER.
Do aluno matriculado no DINTER será exigida grande dedicação ao curso, incluindo o envolvimento em publicações e a participação em projetos de pesquisa, seminários e congressos nacionais. Entende-se que há ampla oportunidade de pesquisa e aprendizado junto ao seu ambiente de trabalho em suas atividades de ensino e pesquisa, onde se possibilita aplicar os conhecimentos adquiridos no curso. Alguns dos objetivos do plano acadêmico são:
• Formar doutores dentro de um padrão de qualidade exigido pelo programa de pós-graduação de Clínica Médica da FCM-UNICAMP.
• Capacitar os docentes para as atividades de ensino e aumentar a competência para a formação de novos recursos humanos na Instituição Receptora.
• Proporcionar condições para que os docentes possam criar, desenvolver, nuclear e fortalecer grupos de ensino e pesquisa na Instituição Receptora.
• Propiciar condições para a criação de Cursos e Programas de Pós-Graduação dentro da Instituição Receptora, fortalecendo e estabelecendo atividades de ensino e pesquisa.
• Contribuir para a criação e fortalecimento de linhas de pesquisa que visem as necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com a região.
• Melhorar e ampliar Programas de Iniciação Científica dentro da instituição Receptora.
O programa
Serão oferecidas vagas nas seguintes linhas de pesquisa do programa de clínica médica:
Linhas de Pesquisa
1. Dermatologia Clínica e Molecular
Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos de doenças dermatológicas.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças dermatológicas.
2. Endocrinologia Clínica e Molecular
Estudo de mecanismos genéticos, fisiopatológicos e farmacológicos de doenças endócrinas. Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças endócrinas.
3. Gastroenterologia Clínica e Molecular
Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos em Gastroenterologia.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças do sistema digestivo.
4. Hematologia Clínica e Molecular
Bases fisiopatológicas e moleculares em Hematologia e Hemoterapia.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças do sangue e órgãos hematopoiéticos.
5 Imunologia Clínica e Molecular
Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos de doenças imunológicas.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças imunológicas.
6. Infectologia Clínica e Molecular e Microbiologia
Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos em doenças infectocontagiosas.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças infecciosas. Estudos em microbiologia.
7. Oncologia Clínica e Molecular
Bases fisiopatológicas e moleculares em neoplasias.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em Oncologia.
9. Sistema Cardiovascular
Estudo de mecanismos genéticos, fisiopatológicos e farmacológicos de doenças cardíacas e vasculares. Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em Cardiologia.
10. Sistema Osteo-Músculo-Articular e Doenças do Tecido Conjuntivo
Bases fisiopatológicas e moleculares, aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças do sistema osteo-músculo-articular e do tecido conjuntivo.
Créditos do curso (distribuição por natureza de atividades, como por exemplo, disciplinas, seminários, dissertação)
Requisitos para Obtenção do Título de Doutor
• Ter cursado e ter sido aprovados em todas as disciplinas obrigatórias;
18 créditos correspondentes as disciplinas CL521 e CL502
• Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
O exame de qualificação para o doutorado será composto por prova de capacitação metodológica, no qual o aluno deverá apresentar de forma expositiva, clara e didática, um tema metodológico ou técnico, do qual fez uso durante elaboração da dissertação. A exposição deverá basear-se em revisão bibliográfica e análise crítica final do aluno sobre o método abordado. Adicionalmente, poderá incluir os resultados obtidos na dissertação. A Comissão deverá ser composta por 4 membros: 1 presidente (docente do Programa de Clínica Médica), 2 titulares e 1 suplente. Todos os membros podem ser da Unicamp. O orientador do candidato não participará da Comissão Examinadora.
• Ter a proficiência em língua estrangeira;
Serão aceitos certificados do TEAP (Test of English for Academic Purposes - http://www.teseprime.org/), com escore mínimo de 7,0; ou TOEFL: escore mínimo 550 para o Paper- Based-Test(PBT) ou para o Institutional Testing Program (ITP), 80 pontos para o Internet-Based- Test (IBT); ou IELTS: escore mínimo 5,0; ou do CEL (Centro de Ensino de Línguas da UNICAMP) escore mínimo 5,0;
• Ter aceito para publicação um artigo completo e original, integralmente em inglês, a periódico indexado no SCI (Science Citation Index) com fator de impacto maior ou igual a 1,0, sendo o aluno o primeiro autor.
• Ter assistido a pelo menos 2 defesas (mestrado ou doutorado).
• Ser aprovado na defesa da dissertação
Critérios e sistemática de seleção dos alunos (com calendário acadêmico do processo seletivo):
Número de Alunos
Serão aceitos no Programa DINTER até doze alunos, preferencialmente pertencentes ao quadro efetivo de professores da Instituição Receptora visando que a comunidade docente da região possa ser beneficiada com a oportunidade de alta qualidade.
Indicação de alunos pela Instituição Receptora
A Instituição Receptora realizará a indicação dos alunos para a seleção pelo Programa Promotor por meio do Colegiado de Curso/Departamento aos docentes que cumprirem os seguintes requisitos:
• Pertencer ao quadro efetivo de pessoal da Instituição beneficiária do projeto.
• Atender, nos casos em que se aplicam, às exigências referentes ao afastamento e prazo para aposentadoria de servidores candidatos a participar de Cursos de Pós¬ Graduação, aperfeiçoamento, atualização ou outra atividade de estudo.
• Assumir o compromisso de seguir as normas de realização, apresentar desempenho acadêmico satisfatório e compatível com as exigências do Curso.
Critérios de Seleção
O processo de seleção dos candidatos será feito por meio de prova escrita (peso 5,0) e arguições e análise de currículo e projetos ( peso 5,0).
A avaliação de conhecimento específico exigirá conhecimento básico (leitura) da língua inglesa, utilização de editor de texto e planilha eletrônica (Excel), elaboração de tabelas e gráficos. Exigirá também conhecimento básico sobre a elaboração de seu projeto de pesquisa.
Serão avaliados durante a arguição: o projeto de pesquisa, o conhecimento do candidato sobre o projeto de pesquisa, o Curriculum Vitae do candidato (iniciação científica, residência médica, curso de especialização ou aprimoramento, estágios com duração maior do que seis meses, trabalhos apresentados em eventos científicos e publicações em periódicos científicos) e o Curriculum Vitae do orientador (linha de pesquisa consolidada por publicações em periódicos com seletiva política editorial e compatível com as definidas no programa e obtenção de financiamentos na forma de bolsa para alunos, de bolsa produtividade e auxílios à pesquisa obtidos de agências de fomento públicas ou privadas).
Estrutura básica da programação (especificação da forma e frequência da participação de docentes do programa promotor junto à instituição receptora; especificação das atividades e do período do estágio discente obrigatório na instituição promotora):
Está prevista visita de diferentes docentes do programa anualmente com a finalidade de avaliar o andamento dos projetos por meio de apresentação pelos alunos do programa promotor. As disciplinas serão conduzidas pelo sistema de ensino à distância, aproveitando recursos existentes em ambas as instituições, particularmente com recursos de teleconferência e ensino à distância (EAD). As atividades práticas relativas a seminários e discussão de textos serão realizadas em blocos semanais específicos para os alunos do DINTER. As atividades de disciplinas eminentemente práticas deverão ser conduzidas, em sua maior parte, junto à instituição receptora. Como parte das atividades acadêmicas, os alunos serão fortemente estimulados a participar de congressos acadêmicos, ocasião em que poderão observar as pesquisas e discussões na Área. A presença dos alunos deverá ser monitorada pelo coordenador operacional do Projeto.
A atividade de orientação será realizada em etapas. Na primeira etapa, após efetuar sua matrícula, o aluno deverá entrar em contato com seu orientador e juntos definirão o projeto. A orientação será feita à distância e se necessário in loco.
Finalizada a pesquisa, o aluno deverá preparar a redação da tese junto com seu orientador. O formato alternativo, previsto pelas normas da UNICAMP em que o texto final da dissertação poderá ser apresentado na forma de artigos a serem submetidos ou já submetidos, será estimulado. Uma vez pronto, o trabalho será submetido à fase de qualificação. Uma vez aprovado, o aluno poderá, tendo cumprido todos os créditos, poderá se submeter à apresentação final de sua tese de doutorado frente à banca composta pelo orientador, 2 professores da UNICAMP e 2 professores de outra universidade.
Estrutura Curricular:
a) Disciplinas obrigatórias e eletivas
Para alunos com mestrado prévio:
O aluno deve cumprir 18 créditos entre disciplinas obrigatórias e eletivas, sendo:
Disciplina Obrigatória, 16 créditos:
CL502 – Metodologia de Investigação Científica
Disciplinas eletivas, 2 créditos, sendo que será recomendado que o aluno faça a disciplina
CL521 – Seminários de Pesquisa Científica em Clínica Médica / Scientific Research Seminars in Internal Medicine
Para alunos sem mestrado prévio
O aluno deve cumprir 39 créditos entre disciplinas obrigatórias e eletivas, sendo:
Obrigatórias, 37 créditos:
CL001 – Bases Interdisciplinares de Clínica Médica
CL502 – Metodologia de Investigação Científica
CL513 – Bioestatítisca e Metodologia Científica
CL514 – Metodologia de Ensino: Didática na Área Medica
Disciplinas eletivas, 2 créditos, sendo que será recomendado que o aluno faça a disciplina
CL521 – Seminários de Pesquisa Científica em Clínica Médica / Scientific Research Seminars in Internal Medicine
Formato, procedimentos e critérios de avaliação dos trabalhos de conclusão:
A verificação do aproveitamento escolar será feita ao final de cada semestre, seguindo os mesmos critérios adotados no doutorado convencional e de acordo com o Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da UNICAMP.
A avaliação docente será realizada pelos discentes ao final de cada Disciplina oferecida, através de instrumentos de avaliação próprios.
O projeto será avaliado como um todo, em três níveis:
a) reuniões constantes entre o Coordenador Acadêmico e o Coordenador Operacional;
b) reuniões periódicas entre os coordenadores e os alunos;
c) reuniões específicas envolvendo as autoridades acadêmicas das instituições para avaliar o desenvolvimento das atividades.
Os alunos matriculados no DINTER deverão submeter-se integralmente ao regimento geral dos Cursos de Pós-Graduação da UNICAMP.
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao programa promotor
Além de um módulo semanal da disciplina obrigatória (CL502), haverá a obrigatoriedade da presença do aluno em um módulo presencial do Programa DINTER na instituição promotora, com duração de seis meses. Este período será utilizado para acompanhar todas as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos docentes e discentes para desenvolver ações referentes à tese que não puderam ser inicialmente desenvolvidos na Instituição Receptora. Após a aquisição do conhecimento e da infraestrutura necessária, os estudos serão concluídos na própria Instituição.
Programação dos alunos de iniciação científica, vinculados ao projeto DINTER:
Os coordenadores das instituições promotora e receptora estimularão a participação de alunos de iniciação científica junto aos doutorandos participantes do DINTER, com a finalidade de fomentar interesse no desenvolvimento de pesquisa, se possível com cunho regional.
Ações voltadas à minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores:
A formação acadêmica a ser oferecida aos docentes da UFERSA deverá lhes proporcionar condições de desenvolver não somente capacitação docente e possibilidade de enveredar para a realização do Pós-doutorado, mas também de associarem-se às atividades pré-existentes, bem como de ampliar o intercâmbio com outras instituições de ensino superior, como a UNICAMP.
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador e orientando
A atividade de orientação será realizada em etapas. Na primeira etapa, após efetuar a matrícula, o aluno deverá entrar em contato com seu orientador e juntos definirão o projeto a ser realizado, levando-se em consideração que o projeto deverá ser realizado em sua maior parte na UFERSA.
A tese de doutorado poderá ser apresentada na forma convencional ou no formato alternativo, em que o trabalho de dissertação final poderá ser apresentado na forma de artigos a serem submetidos ou já submetidos à publicação, ambos previstos pelas normas da UNICAMP. Neste momento, o aluno deverá realizar o Exame de Qualificação (segunda fase), que consta da apresentação do seu trabalho de pesquisa e resultados obtidos. Será também exigido que o aluno realize um módulo presencial de disciplinas e de orientação (6 meses) na Instituição Promotora, visando o estreitamento do contato com seu orientador e com a instituição Promotora.
Professores Responsáveis pelo Oferecimento do Programa DINTER
O núcleo principal de professores responsáveis pelo oferecimento do Programa DINTER na Instituição Promotora será composto prioritariamente pelos professores:
Profa. Dra. Carmen Silvia Passos Lima
Prof. Dr. Celso Dario Ramos
Profa. Dra. Denise Engelbrecht Zantut Wittmann
Prof. Dr. Ibsen Bellini Coimbra
Profa. Dra. Margareth Castro Ozelo
Profa.Dra. Maria Candida Ribeiro Parisi
Profa. Dra. Marilda Mazzali
Profa. Dra. Mariangela Ribeiro Resende
Prof. Dr. Manoel Barros Bertolo
Prof. Dr. Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho
Prof. Dr. Plínio Trabasso
Profa. Dra. Renata Ferreira Magalhães
Profa. Dra. Sarah Monte Alegre
Contudo, havendo necessidades específicas, novos Docentes poderão ser credenciados, contribuindo de forma pontual no desenvolvimento do Programa. Todos os alunos realizarão suas atividades junto às Instituições Promotora e Receptora, serão orientados por um Professor Credenciado no Programa de Clínica Médica e co-orientados por Docentes vinculados à Instituição Receptora ou à outras Instituições de Ensino Superior na região. Segue abaixo a lista de docentes disponíveis para co-orientação:
Prof.ª Dr.ª Aline Lidiane Batista de Amorim, Curso de Medicina/UFERSA, doutorado em Bioquímica
Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Programa de Pós-graduação em Educação/UERN, doutorado em Sociologia
Prof. Dr. Caio Augusto Martins Aires, Curso de Medicina/UFERSA, doutorado em Medicina tropical
Prof. Dr. Cléber de Mesquita Andrade, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade/UERN, doutorado em Ciências da saúde
Prof.ª Dr.ª Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade/UERN, doutorado em Ciências da saúde
Prof. Dr. Emanuel Kennedy Feitosa Lima, Curso de Medicina/UFERSA, doutorado em Ciências morfológicas
Prof. Dr. Francisco Vitor Aires Nunes, Curso de Medicina/UFERSA, doutorado em Ciências animais
Prof. Dr. Franklin de Freitas Tertulino, Curso de Medicina/UFERSA, doutorado em Medicina
Prof. Dr. João Mario Pessoa Junior, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições/UFERSA, doutorado em Enfermagem
Prof.ª Dr.ª Karla Rosane do Amaral Demoly, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições/UFERSA, doutorado em Informática na educação
Prof.ª Dr.ª Maiara de Moraes, Curso de Medicina/UFERSA, doutorado em Patologia oral
Prof.ª Dr.ª Maria dos Milagres Fernandes Diniz Chaves, Curso de Medicina/UFERSA, doutorado em Educação
Prof. Dr. Sidnei Miyoshi Sakamoto, Programa de Pós-graduação em Ciência Animal/UFERSA, doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses
Prof. Dr. Remerson Russel Martins, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições/UFERSA, doutorado em Psicologia
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O Campus Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-Árido possui infraestrutura administrativa, podendo ser exclusiva para o DINTER durante seu período de execução: Sala para docentes, Sala para alunos equipadas com computadores, Sala de Videoconferência e laboratórios.
Infraestrutura de Laboratórios
O DINTER, em parceria com o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e o curso de graduação em Medicina contará com laboratórios climatizados contendo quadro branco, armários de aço, armários em MDF, mesas de trabalho, cadeiras estofadas, banquetas, computadores, impressoras, bebedouros, além de diversos equipamentos que irão subsidiar o desenvolvimento das atividades de pesquisa, a saber:
Laboratório de Habilidades Médicas - Adulto;
Laboratório de Habilidades Médicas - Infantil;
Laboratório de Habilidades e Comunicação;
Laboratório Didático de Anatomia Humana;
Laboratório de Biologia Molecular da Reprodução;
Laboratório de Sanidade Animal I, II e III;
Laboratório de Biotecnologia Aplicada a Doenças Infecto-parasitária;
Laboratório de Bioquímica;
Laboratório de Etnoecologia e Biodiversidade;
Laboratório de Parasitologia Animal;
Laboratório Didático de Informática e Análise de Dados;
Laboratório de Engenharia Genética, Genômica e Proteômica;
Laboratório de Biorreatores, Nanobiotecnologia e Inovação;
Laboratório de Biologia Molecular da Reprodução;
Laboratório de Fisiologia e Farmacologia Experimental;
Laboratório de Estudos em Imunologia e Animais Silvestres;
Laboratório de Biologia Tecidual e do Desenvolvimento;
Laboratório de Processamento Histológico e Microtomia.
Infraestrutura de Biblioteca
A Biblioteca Orlando Teixeira está localizada no Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, na cidade de Mossoró/RN, sendo órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria. Atende aos alunos de graduação, pós-graduação, docentes, técnicos administrativos, como também toda comunidade mossoroense, tendo como objetivo principal suprir as necessidade informacionais do seu público. A Biblioteca Orlando Teixeira possui uma área física de 2.682,98 m², contemplando um ambiente para acervo de livros e estudo, atendimento ao usuário, acervo multimídia, coleções Especiais e Espaço Digital, miniauditório com capacidade para até 50 usuários, Setor de Informação e Referência, sala da copiadora, salão de leitura no acervo para até 70 usuários, cabines individuais em grupo para até 226 usuários, salão de leitura comportando até 280 usuários, varanda da leitura com área de 90,05 m². Também são ofertados serviços de Internet wifi, 27 computadores disponíveis com acesso a internet para pesquisas, sendo 03 disponíveis a portadores de necessidades especiais com sistema Dosvox, Essecial Acessibility, VLibras, Periódicos nacionais e internacionais impressos e on-line, TCC´s impressos e digitais, acervo multimeios, filmes brasileiros, coleções especias tais como Coleção Mossoroense, Coleção Brasiliana, Coleção Documentos Brasileiros, Coleção IBGE, livros em braille, folhetos, entre outros. A biblioteca também conta com um Setor de Informação e Referência responsável por oferecer cursos de capacitação, orientação as normas da ABNT, orientação ao uso do Portal de Periódicos da CAPES, ficha catalográfica automática, biblioteca Virtual, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, orientações no uso das ferramentas de produção, visita orientada, entre outros serviços. O acervo da biblioteca pode ser consultado no endereço https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/public/biblioteca/buscaPublicaAcervo.jsf.
Infraestrutura na prestação de serviços em saúde e parcerias com SUS
A UFERSA conta atualmente nas dependências do Prédio do Curso de Medicina com um Centro de Referência em Gestação de Alto Risco, estando previsto para o segundo semestre de 2018 a abertura de mais dois ambulatórios em pediatria e psiquiatria. Está em obras o prédio do Laboratório de Habilidades com entrega prevista para o início de 2019. Este prédio abrigará permanentemente os ambulatórios do Curso de Medicina. Também conta-se com a inserção do curso junta às unidades básicas de saúde (UBS) do município de Mossoró. O município contam com 31 UBS na zona urbana, divididas em cinco zonas, mais 16 UBS na zona rural, totalizando 47 unidades ao todo. Atualmente as três turmas da graduação estão distribuídas entre sete UBS. A cidade também conta com o maior hospital regional, o Hospital Tarcísio Maia, sob gestão do estado, com 113 leitos divididos entre clínica, pediatria, cirurgia e traumatologia, além de 09 leitos de UTI adulto.