Plano Acadêmico:
Planejamento Básico de como estão sendo efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador(a) e orientando(a):
Ainda em Março do ano de 2016, seguindo o cronograma estabelecido com o IFRO, abrimos o edital de seleção de 20 professores do IFRO para cursarem o DINTER PPGA/IFRO a partir de Agosto de 2016, após aprovação do convênio UNESP / IFRO e terminado o processo seletivo. Do total de 20 vagas oferecidas para o DINTER, foram preenchidas 19, em função de uma desistência após o término do período de seleção. O início do funcionamento do DINTER pela CAPES ocorreu em 22/08/2016. Todos os 19 alunos tiveram oportunidade de interagir com seus orientadores, definir seu plano de estudos e tópico de pesquisa para o Doutorado e cursar disciplinas. Até o término do preenchimento deste relatório em 2018, o número suficiente de turmas / disciplinas foram oferecidas presencialmente no Campus Colorado do Oeste, em Rondônia, entre 09/2016 e 07/2018, para que os discentes pudessem pudessem integralizar os créditos necessários para o Programa de Doutorado. Em Setembro de 2018 qualificamos 16 do total de 19 discentes deste Programa Dinter/IFRO. Uma discente qualificará em Março de 2019.
Cada aluno está sendo orientado em suas atividades por um orientador credenciado no Programa, e co-orientador(es) do PPGA/UNESP Campus de Ilha Solteira ou do IFRO. A indicação de co-orientador obedeceu ao estabelecido no artigo 10 do RGPG da UNESP.
O orientador formalizou a aceitação do respectivo orientando por escrito, além de definir seu Plano Global de Trabalho que incluiu as disciplinas a serem cursadas dentro de uma das três linhas de pesquisa específicas do PPGA, bem como o número de créditos necessários para cada discente, definir a temática do projeto de pesquisa de Tese, orientar e auxiliar no preparo e submissão de projeto de pesquisa de Tese, acompanhar a matrícula e frequência nas disciplinas previstas no Plano Global de Trabalho para atendimento ao requisito de números de créditos no Programa de Doutorado do PPGA, orientar na obtenção de créditos em atividades complementares e a realização da proficiência em língua estrangeira. Todos esses documentos constam no prontuário do aluno.
As seguintes turmas / disciplinas do Programa de Doutorado em Agronomia foram oferecidas aos discentes, presencialmente, no IFRO/Colorado do Oeste entre 2o. Semestre de 2016 e 1o. Semestre de 2018:
Disciplina Créditos
AGROECOSSISTEMA DO CAFÉ E DA SERINGUEIRA 5 ;
AGROSSILVICULTURA 5 ;
CIÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS 5 ;
COMPETITIVIDADE DE SISTEMAS PRODUTIVOS 5 ;
CULTIVO MÍNIMO E PLANTIO DIRETO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA 5 ;
CUSTOS E ANÁLISE DE INVESTIMENTO NA AGRICULTURA 5 ;
ESTATÍSTICA E EXPERIMENTAÇÃO NA PLATAFORMA R 8 ;
ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL 8 ;
FERTILIDADE DO SOLO 8 ;
FÍSICA DO SOLO 5 ;
FISIOLOGIA VEGETAL 8 ;
GENÉTICA DE POPULAÇÕES DE ESPÉCIES ARBÓREAS 5 ;
GEOESTATÍSTICA APLICADA À AGRICULTURA 5 ;
MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO 8 ;
MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS DE PLANTAS NA ERA DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA E DA SUSTENTABILIDADE DA AGR 5 ;
NUTRIÇÃO DE PLANTAS 5 ;
PLANEJAMENTO E EFICIÊNCIA NA AGROPECUÁRIA 5 ;
PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES 8 ;
QUÍMICA E MINERALOGIA DO SOLO 5 ;
RELAÇÃO SOLO-ÁGUA-PLANTA 8 ;
ROTAÇÃO E SUCESSÃO DE CULTURAS 5 ;
SEMINÁRIOS DA PÓS-GRADUAÇÃO I 2 ;
SEMINÁRIOS DA PÓS-GRADUAÇÃO II 2 ;
SISTEMAS AGRÁRIOS DE PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 5 ;
SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE MILHO E SOJA 5 ;
SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA ARROZ E FEIJÃO 5.
Uma vez os discentes terem integralizados os créditos em disciplinas, os orientadores também contribuíram para a realização do Exame Geral de Qualificação, requerendo dos discentes a integralização dos créditos em disciplinas e a apresentação e defesa de um manuscrito derivado de parte de sua Tese de Doutorado, preparado para submissão a periódico com Qualis CAPES no mínimo B3. Os Exames Gerais de Qualificação foram todos realizados em até 25 meses do início no DINTER, entre Agosto e Setembro de 2018. Dezessete discentes qualificaram.
Os docentes orientadores acadêmicos tem buscado oferecer condições satisfatórias que permitirão, aos seus alunos, obter o grau de Doutor em Agronomia, em um prazo de 48 meses. Espera-se que o discente conclua o Programa de Doutorado DINTER com formação científica de alto nível, atendendo as necessidades de desenvolvimento do país. Para isso os orientadores propuseram a condução de projetos de pesquisa de Tese sintonizados com as linhas de pesquisas do Programa e voltados para a solução de questões científicas agronomicamente relevantes para o país, especialmente para a Região Norte; e têm acompanhado de perto o desenvolvimento das atividades dos orientandos, estabelecendo suas diretrizes em relação às atividades que cada orientando deve apresentar durante seus trabalhos de tese; os orientadores têm buscado estimular que seus orientandos redijam de forma independente seus artigos científicos referentes a Tese, assim também, como a participação em eventos e congressos nacionais e internacionais, que representam atividades completares à sua formação acadêmica.
As orientações tem ocorrido preferencialmente por ambientes virtuais de aprendizagem, por e-mails e presencialmente, uma vez que os discentes dispuseram de afastamento para cumprir parte de suas atividades de pesquisa na Unidade Promotora, na UNESP Campus de Ilha Solteira, mediante necessidade a apresentação de justificativa. Os orientadores também deslocaram para a instituição receptora (IFRO) quando ministraram disciplinas e para planejamento das atividades de pesquisa.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratorios: 2 Laboratórios de Informática: Equipados com 41 computadores cada. Os computadores estão equipados com processador Intel core i7; 8 gigabytes de memória RAM, placa de vídeo off-board, 1 terabyte de espaço em HD, rede cabeada de 1 gigabite de velocidade e monitores de 20’’. Os computadores trabalham com sistema operacional Windows e softwares do pacote Microsoft Office®, licenciados. A instalação de softwares específicos, a critério das necessidades das disciplinas, é realizada após solicitação dos docentes, coordenadores de curso e da aquisição, no caso dos softwares proprietários e apenas da solicitação para os softwares livres ou que permitam o uso gratuito em ambiente acadêmico.
Laboratório de Biologia: Atende as necessidades básicas das aulas práticas/demonstrativas da área e para pesquisa, estruturado com uma antessala para professor e depósito de material didático. O laboratório possui armários, bancadas, quadro branco e é equipado por microscópios e lupas de bancada, lupa monocular, balança analítica, balança termoanalítica, agitador magnético, destilador de água, osmose reversa, geladeira 350 L, liquidificador, autoclave automática, centrífuga, estufa, estufa com termostato, agitador de tubo de ensaio, bico de bulsen, potenciômetro digital, vidrarias, dentre outros equipamentos e materiais. Anexo a este laboratório encontra-se um Herbário, para as atividades específicas nas áreas de botânica e sistemática vegetal.
Laboratório de Química: Atende as atividades e experimentos práticos das disciplinas da área e para pesquisa. É estruturado com uma ante-sala para professor e depósito de material didático. O laboratório possui armários, bancadas, quadro branco, equipamentos como: destilador de água, deionizador, centrífuga, estufa 250°C com termostato, chapa aquecedora, balanças analíticas, balanças semi-analíticas, liquidificador industrial, capela, geladeira 250 L, agitador magnético, bomba a vácuo, manta aquecedora, bico de bulsen, autoclave, viscosímetro de bancada, arraste a vapor, banho-maria, potenciômetro digital, evaporador rotativo, vidrarias e reagentes específicos.
Laboratório de Microbiologia, Tecnologia de Vegetais, Carnes e Leite: Para realização de análises microbiológicas e físico-químicas no âmbito do controle de qualidade dos alimentos, desempenhando suas funções nas áreas de pesquisa e extensão. Faz parte da Agroindústria que existe no câmpus, a qual processa matérias-prima como leite, vegetais e carne. Possui materiais necessários para industrialização de produtos de origem vegetal e animal bem como equipamentos para análises bromatólógicas e microbiológicas de alimentos: capela de exaustão, estufa para cultura bacteriológica, analisador de leite digital, refratômetro portátil e de bancada, balanças analíticas, forno mufla, centrífuga de Gerber, banho-maria, extrator de gorduras e lipídeos Soxhlet, autoclave, geladeira 350 L, estufa de esterilização e secagem, centrífuga, contador de colônias, fluxo laminar, espectofotômetro, desliladores de água, microscópios, potenciômetro de bancada, micro-ondas, dessecadores e vidrarias.
Laboratório de Solos: Para a realização de análises químicas e físicas do solo, para fins de classificação e fertilidade do solo, e análise de tecidos vegetais. Colabora nos projetos de pesquisa na área de solos e em áreas correlatas. Possui vários reagentes específicos, vidrarias e equipamentos, como: estufas de secagem e esterilização, balanças analíticas e semi-analíticas, destiladores de água, osmose reversa, espectrofotômetro de absorção atômica, espectrofotômetro, capelas de exaustão, destiladores de nitrogênio, blocos digestores, placas aquecedoras, fotômetro de chamas, agitadores magnéticos, agitadores de tubos vortex, sistema lavador de pipetas, potenciômetros de bancada e portáteis, buretas digitais, condutivímetros, mesa agitadora, moinhos de facas, refrigeradores, agitadores de peneiras e de solos, ponte de titulação, entre outros. Este laboratório está em processo de testes para cadastramento no Programa de Controle de Qualidade da Embrapa Solos.
Os 8 laboratórios previstos são os seguintes: Fisiologia Vegetal; Biotecnologia Vegetal; Microbiologia; Fitopatologia; Sementes; Zoologia; Nutrição Animal; e Anatomia e Fisiologia Animal.
Todos os laboratórios ficam disponíveis aos estudantes de 2ª a 6ª, do período matutino ao noturno. Aos sábados e domingos estes laboratórios destinam-se exclusivamente para atividades de pós-graduação.
Biblioteca.
Informações Gerais. A biblioteca contém as bibliografias básicas dos campos de atuação do curso além do acesso via internet aos portais de periódicos da CAPES e de outras instituições. Para o melhor aproveitamento dos estudos, o acervo conterá o mínimo de um exemplar para cada cinco alunos, essencialmente para as bibliografias básicas de cada disciplina.
O espaço da biblioteca é destinado a atividades de estudos, em grupo ou individuais. É destinada ao atendimento de toda a comunidade do Câmpus. Há espaços para reuniões e orientações. São previstas consultas a bases de dados digitais e outros serviços, como solicitação de artigos. Na biblioteca é oferecido apoio bibliográfico ao desenvolvimento das atividades estudantis, como empréstimo de livros, manuais e revistas.
A biblioteca é aberta ao público de segunda a sexta-feira, do período matutino ao noturno. O espaço é aberto à comunidade escolar, sendo os empréstimos permitidos somente aos alunos e servidores do Câmpus.
Estão disponíveis para consulta na biblioteca livros na área de atuação do curso sendo 404 títulos e 2039 exemplares publicados a partir do ano de 2004, distribuídos nas subáreas conforme quadro a seguir:
Relação de obras literárias referentes as publicações de 2004 a 2015 disponíveis na biblioteca do IFRO Câmpus Colorado do Oeste
ÁREA; NÚMERO DE TÍTULOS; Nº DE EXEMPLARES
Zootecnia; 83; 426
Agroecologia e produção orgânica; 20; 96
Meio Ambiente; 49; 196
Agricultura; 162; 796
Geotecnologia; 11; 46
Núcleo básico*; 79; 479
Total;404;2039
*Núcleo básico: estatística, matemática, biologia e metodologia científica.
Exemplares na Área de Ciências Agrárias disponíveis nas Bibliotecas dos demais Câmpus
Câmpus de localização da Biblioteca; Quantitativo de exemplares na área do Doutorado
Ariquemes; 621
Cacoal; 462
Vilhena; 241
Total; 1.324
Outras obras serão adquiridas de acordo com a necessidade de atualização e incorporação do acervo, conforme demanda dos cursos. Livros publicados anteriormente ao ano de 2004 não foram considerados no levantamento, mas podem ser utilizados a medida que surgirem demandas, principalmente obras consideradas clássicas.
Estão disponíveis as consultas de teses/dissertações/artigos científicos por meio do Portal de Periódicos Capes e acesso aos sítios de domínio público.
A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos? Sim
Outros Recursos.
O Câmpus Colorado do Oeste, que sediará o espaço físico para o DINTER possui área total de aproximadamente 325 ha, divididos em uma fazenda de 225 ha e outra de 100 ha, permitindo oferecer uma estrutura de apoio adequada para a área de Ciências Agrárias com cerca de 205 ha destinados a atividades agropecuárias. Dentre os principais aspectos podem-se destacar as Unidades Educativas de Produção (UEP), sendo no número de três áreas para Produção Vegetal, com instalações, equipamentos, insumos, materiais e serviços de produção de vegetais. Nestas, são produzidas em áreas separadas culturas de interesse de ciclo curto e olerícolas, as culturas anuais e as frutíferas e permanentes nativas ou exótica e viveiro florestal para produção de mudas destas espécies. Da mesma forma, são três as UEPs destinadas a Produção Animal, divididas para abordar aspectos produtivos de animais de pequeno, médio e grande porte.
O IFRO Câmpus Colorado do Oeste tem buscado se adequar às preocupações ambientais atuais, instalando estação de tratamento de esgoto, biodigestores para destinação de dejetos animais, separação de resíduos e reciclagem de lixo, protegendo e recuperando áreas de matas ripárias. O câmpus possui cerca de 120 ha de áreas de preservação permanente e reserva legal, sendo um dos únicos locais em que está presente remanescente florestal na região, abrigando diversas espécies de animais silvestres, essências florestais nativas.
O Câmpus possui diversos recursos de hipermídia para salas de aula, que são equipadas, com lousas digitais, computadores interligados a data-show com acesso a internet. Salas com aparelhos televisores e de reprodução de mídias (DVD) ficam à disposição para uso dos acadêmicos e professores.
O IFRO câmpus Colorado do Oeste conta com um Centro de Convenções, composto por um auditório central com capacidade para 500 pessoas e com palco dotado de sistema de som e projeção de mídias, dois auditórios com capacidade para 100 pessoas cada, três salas de reuniões, um saguão de aproximadamente 300 m², possibilitando a realização de eventos, feiras, exposições, seminários, congressos, entre outros.