Dados do Programa
Tipo do Programa:
Turma Fora de Sede - Mestrado
Número da Proposta:
103/2018
Período de Vigência:
08/04/2019
a
21/11/2019
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
50
Data de Fim Previsto:
03/11/2021
Local de Execução do Projeto:
São Paulo - SP
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
O Ibmec é uma escola de negócios que prima pela excelência, garantindo um padrão de qualidade, alinhado às mais exigentes e respeitadas escolas de negócios internacionais. Ao longo do tempo, o Ibmec tem formado executivos altamente qualificados para atuar no competitivo ambiente de negócios.
O Ibmec teve origem nas atividades educacionais do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, fundado nos anos 70. Em 1985, numa sala no Museu de Arte Moderna, a instituição lançou o primeiro MBA Executivo em Finanças do país. Deste anexo do MAM, o Ibmec cresceu e absorveu todos os cursos oferecidos pelo Instituto, tornando-se não mais uma sigla, mas o nome próprio para uma das melhores escolas de negócios do País. Em 1997, o Ibmec lançou o MBA em Gestão de Negócios, que, assim como o MBA em Finanças, aparece regularmente entre os melhores do país.
O Mestrado Profissional em Administração está inserido na Área de Concentração de Administração Geral e conta, em 2018, com três Linhas de Pesquisa:
(a) ESTRATÉGIA: Prepara profissionais para entender e intervir nas principais dinâmicas organizacionais relacionadas à estratégia, inovação, marketing, gestão de pessoas, processos de negócios, sistemas de informação e tomada de decisão;
(b) FINANÇAS: Para profissionais que objetivam desenvolver seus conhecimentos em mercado de capitais e finanças corporativas, incluindo conceitos, técnicas e ferramentas para o apreçamento de ativos, gestão de riscos, governança corporativa, regulação bancária e de empresas, e análise de investimentos; e
(c) APOIO À DECISÃO: Para profissionais que objetivam desenvolver seus conhecimentos em técnicas de tomada de decisão empresarial baseadas em análises quantitativas, multicritério, inteligência computacional e Business Analytics.
O curso de Mestrado Profissional em Administração obteve conceito 4 nas duas últimas avaliações trienais. Desde então, o Ibmec vem aprimorando e consolidando suas atividades de pesquisa por meio da ampliação e qualificação do seu corpo docente, e do desenvolvimento da sua infraestrutura e de mecanismos de suporte para a realização de pesquisas.
OBJETIVOS
A proposta do Mestrado Profissional em Administração das Faculdades Ibmec do Rio de Janeiro (Ibmec/RJ) é construir conhecimento técnico e científico que aumente a produtividade do profissional em administração, permitindo que este adicione valor às organizações e à sociedade. Em particular, o curso de mestrado profissional oferece ao aluno conhecimentos técnicos e gerenciais de alto nível de forma a auxiliá-lo na tomada de decisão estratégica. O Mestrado Profissional (MP) tem nuances que o diferenciam do Mestrado Acadêmico. Uma importante diferença é que, em geral, os alunos do MP já estão no mercado de trabalho e, por causa disso, enfrentam restrições de tempo maiores que o aluno típico do mestrado Acadêmico que se dedica integralmente ao curso. Dessa forma, a Proposta do Programa do MP tem como foco as questões aplicadas de Administração, por meio de debates em sala de aula, desenvolvimento de pesquisas teóricas e empíricas, produção de artigos científicos e orientação de dissertações. Mais especificamente, o Programa tem os seguintes objetivos centrais: (i) capacitar os alunos para a consultoria e/ou direção de organizações nacionais e internacionais; (ii) estimular a aplicação do conhecimento acadêmico em administração; (iii) motivar a pesquisa de soluções criativas para questões de gestão profissional e (iv) havendo interesse do discente apoiá-lo de sentido de seguir carreira em ensino e pesquisa. Foram aprovadas 16 dissertações de mestrado em 2019, sendo que 12 dissertações se encaixam na linha de pesquisa de Estratégia, 3 na linha de Finanças e uma na linha de Apoio à Decisão.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do mestrado profissional do Ibmec/RJ está plenamente capacitado (rigor científico e aplicabilidade dos conceitos) para alcançar níveis hierárquicos superiores a seu ingresso no programa.
LINHAS DE PESQUISA: O foco aplicado do programa é construído unindo a Estrutura Curricular às Linhas e Projetos de Pesquisas. A atualização regular dos cursos acompanha as transformações do mundo empresarial e acadêmico. O Programa está consolidado na Área de Concentração de Administração Geral e contou em 2018 com uma modificação, a ampliação de suas linhas de pesquisa, de duas, para um total de três. São elas:
(a) ESTRATÉGIA: Prepara profissionais para entender e intervir nas principais dinâmicas organizacionais relacionadas à estratégia, inovação, marketing, gestão de pessoas, processos de negócios, sistemas de informação e tomada de decisão; (b) FINANÇAS: Para profissionais que objetivam desenvolver seus conhecimentos em mercado de capitais e finanças corporativas, incluindo conceitos, técnicas e ferramentas para o apreçamento de ativos, gestão de riscos, governança corporativa, regulação bancária e de empresas, e análise de investimentos; e (c) APOIO À DECISÃO: Para profissionais que objetivam desenvolver seus conhecimentos em técnicas de tomada de decisão empresarial baseadas em análises quantitativas, multicritério, inteligência computacional e Business Analytics.
Em 2018 o curso contou com uma nova estrutura, com duas disciplinas obrigatórias em comum para todas as linhas de pesquisa (com dois créditos cada); uma disciplina eletiva (também com dois créditos) vinculada à Linha de Pesquisa, sendo Análise de Investimentos obrigatória para a linha de Finanças, Previsão nos Negócios obrigatória para a linha de pesquisa de Apoio à Decisão e Estratégia Empresarial obrigatória para a linha de pesquisa de Estratégia; a quarta disciplina obrigatória do curso é escolhida pelo aluno, podendo ser Métodos Qualitativos ou Métodos Quantitativos (cada uma possui dois créditos); cinco disciplinas eletivas (dois créditos cada uma); apresentação e defesa com sucesso de Dissertação de Mestrado (que equivale a 18 créditos), totalizando 36 créditos. Cada crédito possui 20 horas/aula. Em caráter opcional, dependendo da formação do aluno, recomenda-se que seja feito durante o mês de janeiro de cada ano um curso de nivelamento em Matemática e Estatística. Este curso não faz parte do Programa Formal.
PROPOSTA CURRICULAR
O Programa está estruturado em três módulos:
1. MÓDULO DE DISCIPLINAS INSTRUMENTAIS (obrigatório) a) Disciplina de Teorias da Administração; b) Disciplina obrigatória da Linha de Pesquisa; c) Disciplina obrigatória de Métodos;
2. MÓDULO DE PESQUISA (obrigatório) a) Dissertação de Mestrado; b) Disciplina de Metodologia de Pesquisa;
3. MÓDULO DE DISCIPLINAS ELETIVAS As disciplinas eletivas (como mencionado acima, pelo menos cinco delas) podem ser escolhidas de acordo com os interesses do aluno. Ademais, com aprovação do Orientador, o aluno poderá escolher como eletiva uma disciplina do Mestrado em Economia do Ibmec/RJ.
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE FORMAÇÃO
METODOLOGIA DE ENSINO E APOIO AO ESTUDO: O Programa busca aumentar o aprendizado, dentro e fora de sala de aula. Exige-se presença em pelo menos 75% das aulas. É estimulado o uso de instrumentos de ensino diferenciados como: aulas expositivas, estudos de casos, simulações, além de análises críticas de artigos científicos e profissionais. O Curso promove trabalho em grupo e a trocas de experiência entre estudantes, formas de interações pessoais que auxiliam a acumulação de conhecimento. A cada período é feita avaliação do discente, considerando a IES, professores, coordenadores e corpo docente; o que conduz a ajustes quando necessários. Para apoio ao estudo fora de sala, o curso conta ainda com o seguinte: a. apoio ao aluno com aulas de monitorias; b. orientação individual; c. Intranet para programas de disciplinas, casos, artigos, exercícios, calendário de atividades, notas, comunicados, bancos de dados, orientações de estudo, etc; d. periódicos internacionais disponibilizados pela EBSCO (com acesso via Internet); e. empréstimos de livros e artigos entre bibliotecas de outras instituições; f. salas individuais de estudo e laboratórios com bases de dados e softwares; g. acesso à base de periódicos da CAPES. REGIME DE ESTUDO, PRAZOS E CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO Há dois regimes de estudo, o parcial e o integral. No regime de estudo parcial, a carga mínima de cursos inclui 2 disciplinas por período letivo. No regime de estudo integral, a carga de cursos exigida inclui 4 disciplinas por período letivo. No nosso programa de mestrado, o regime de estudo parcial é dominante, no sentido de que a grande maioria dos alunos opta por esse regime. As disciplinas são oferecidas em quatro trimestres por ano. O primeiro trimestre vai de fevereiro a abril, o segundo de maio a julho, o terceiro de agosto a outubro, e o quarto de outubro a dezembro. Para obter o título de Mestre, o candidato deve: (i) ser aprovado em pelo menos nove disciplinas (a nota mínima para aprovação nas disciplinas é seis, numa escala de zero à dez); (ii) obter coeficiente geral de rendimento não inferior a sete; (iii) ter aprovada a defesa de Dissertação. (a defesa da Dissertação é feita perante uma banca de três professores Doutores, sendo pelo menos um deles externo ao Programa). O programa de mestrado profissional do Ibmec/RJ dá forte ênfase na preparação da dissertação. De fato, a dissertação de mestrado é considerada peça-chave do programa. As dissertações produzidas têm um viés aplicado e, em geral, o tema da dissertação é diretamente relacionado a questões profissionais dos alunos e/ou à carreira desejada do mesmo. Adicionalmente, o trabalho de dissertação pode ter co-orientação externa. A co-orientação externa é uma forma de aumentar a troca de informações e experiências profissionais entre professores e alunos. Caso o aluno não defenda a dissertação no prazo de dois anos, porém tenha o projeto de dissertação aprovado, o orientador poderá pedir uma extensão de tempo (de no máximo de seis meses) para completar o trabalho de dissertação.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Os docentes contratados em regime de trabalho de tempo integral desenvolvem atividades extraclasse na Instituição, tais como: coordenação de cursos de graduação pós-graduação, participação como membros do Núcleo Docente Estruturante e outras comissões assessoras, supervisão de estágio curricular supervisionado, supervisão e orientação de monografia, preparação de cursos e material didático, organização de eventos acadêmicos e desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão.
Todos os professores contam com local, equipamentos e recursos de informática adequados para a realização de seus trabalhos, de acordo com as suas especificidades.
Professores com necessidades especiais ou mobilidade reduzida contam com programas e equipamentos adaptados para as necessidades advindas de suas necessidades específicas (físicas, auditivas, visuais e cognitivas), através de softwares especiais, ponteiras, adaptações em teclados e mouses etc.
Gabinetes de trabalho do coordenador
Na IES, os coordenadores de cursos de graduação dispõem de gabinetes de trabalho individuais, com microcomputadores com acesso à internet e ramal telefônico. Cada coordenador possui um armário de uso exclusivo para arquivo de documentação relacionada às atividades do curso. Os gabinetes de trabalhos dos coordenadores de graduação estão instalados em local adequado e contam com espaço e estrutura para atendimento de até duas pessoas.
O espaço destinado aos coordenadores de graduação fica posicionado, estrategicamente, próximo à Sala dos Professores, facilitando sobremaneira o contato direto entre professores e coordenadores. Há também uma conveniente proximidade física entre o espaço dos coordenadores e a Direção Executiva da IES. Dessa forma, os coordenadores têm acesso facilitado e permanente aos gestores acadêmicos e de serviços da IES.
Junto ao espaço da coordenação, há ainda uma sala reservada, com mesa de reuniões, recursos de informática, para atendimento individualizado de docentes e alunos, ou mesmo para reunião com pequenos grupos.
A manutenção, a conservação e a limpeza das instalações são realizadas durante todo o período de funcionamento da Instituição (manhã, tarde e noite), além de possuir uma excelente iluminação e climatização.
Sala de professores
A IES oferece aos seus docentes excelentes condições para o desempenho de suas atividades. A Sala de Professores está convenientemente alocada de forma a facilitar a locomoção dos docentes para as diversas salas de aula, os laboratórios e outros espaços da IES, além de favorecer o acesso dos alunos, quando necessário.
Estão disponíveis gabinetes individuais de trabalho com computadores conectados à internet e ligados a uma impressora multifuncional. Em paralelo, os docentes podem utilizar também o serviço de reprografia da IES.
A Sala dos Professores está convenientemente localizada no 6º piso do campus, contando com sanitários masculinos e femininos independentes.
As instalações foram devidamente projetadas para o trabalho acadêmico dos docentes e coordenadores, proporcionando ótimas condições de iluminação, acústica, ventilação e divisão de espaço interno. A manutenção, a conservação e a limpeza das instalações são realizadas durante todo o período de funcionamento da Instituição (manhã, tarde e noite).
Professores com necessidades especiais ou mobilidade reduzida contam com programas e equipamentos adaptados para as necessidades advindas de suas necessidades (físicas, auditivas, visuais e cognitivas) através de softwares especiais, ponteiras, adaptações em teclados e mouses etc.
Salas de aula
A Faculdade Ibmec São Paulo possui, atualmente, 25 salas, que comportam, ao todo, 1.364 alunos por turno. As salas de aulas contam com mesas e cadeiras novas e adequadas ao bom desempenho das funções estudantis, além de oferecer boas condições de climatização, iluminação e acústica, equipadas com computador com audiovisual e acesso à internet. O acesso às salas é facilitado por três elevadores, além das escadas. A Faculdade também possui três laboratórios de informática para atividades em que haja necessidade de aporte de informática, duas salas de design thinking com capacidade para 35 alunos cada e, além de 1 sala de trabalhos em grupo com capacidade para 20 alunos. Todas as salas de aula contam com recursos audiovisuais (projetor multimídia fixo e computador com acesso à internet), ramal telefônico e individualmente climatizadas. Estão equipadas com quadros brancos, telas
de projeção retráteis e carteiras estofadas com prancheta frontal, proporcionando o conforto e funcionalidades adequadas aos alunos e docentes. Os ambientes são de fácil acesso aos cadeirantes, seja por meio de rampa ou elevadores. Os recursos de áudio estão disponíveis de forma permanente em algumas salas de aula.
As salas são dimensionadas de forma a contemplar uma carteira (aluno) por metro quadrado, área para o docente e espaços adequados para circulação e movimentação. Em termos de mobiliário, garantem-se os recursos necessários à plena participação e aprendizagem de todos os estudantes, notadamente os portadores de necessidades especiais, com mobilidade reduzida ou necessidades educacionais.
Os serviços de limpeza e de manutenção são realizados três vezes ao dia, por empresa terceirizada, que proporciona limpeza frequente e um funcionamento adequado das instalações.
A infraestrutura passa por aprimoramentos constantes, com a realização de serviços de manutenção preventiva e, se for o caso, reforma e pintura, visando oferecer o que há de mais moderno e adequado às atividades acadêmicas e pedagógicas.
Em suma, a infraestrutura oferecida pela IES visa superar as exigências das normas de qualidade, proporcionando conforto adequado aos alunos para um excelente desenvolvimento das atividades acadêmicas.
Laboratórios de Informática
Os ambientes da Faculdade Ibmec São Paulo atendem às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT/NBR quanto à iluminação, ventilação, refrigeração, acústica e mobiliário, os quais foram cuidadosamente dimensionados com atenção especial às condições ergonômicas com vistas à humanização de seus ambientes.
A Faculdade Ibmec São Paulo disponibiliza para as aulas práticas do curso 02 (dois) laboratórios de Informática.
A utilização desses ambientes acontece através de agendamento do professor responsável pela disciplina ou pela atividade em que seja necessário a utilização de cada um destes espaços.
Os laboratórios de informática são dimensionados para o atendimento de até 35 alunos.
Os laboratórios da Faculdade Ibmec São Paulo são supervisionados por assistentes de laboratório para o apoio logístico.
O planejamento e controle das atividades de ensino a serem desenvolvidas nos laboratórios estão dimensionados de tal maneira que os tornem plenamente coerentes com o projeto pedagógico do curso, no que diz respeito à quantidade, abrangência e objetivos estabelecidos.
Acesso para portadores de necessidades especiais
A IES apresenta condições de acessibilidade e de circulação para pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, conforme disposto na Constituição Federal, artigos 205, 206 e 208, na NBR 9050/2004, da ABNT, na Lei n° 10.098/2000, nos Decretos n° 5.296/2004, n° 6.949/2009 e n° 7.611/2011 e na Portaria n° 3.284/2003 Há elevadores, rampas e banheiros adaptados em quantidade e condições adequadas para esse fim. Os corredores e as portas têm espaço suficiente para permitir o acesso de cadeira de rodas. É permitida a entrada e permanência de cão guia e há disponibilidade de área para embarque e desembarque de pessoa portadora de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida.
Na Secretaria e demais setores acadêmicos-administrativos, as pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de necessidades especiais, os idosos, os obesos, as gestantes e as com crianças de colo contam com atendimento prioritário.
Auditório(s).
A Faculdade Ibmec São Paulo possui um auditório amplo, confortável e com ótima acústica, atendendo de maneira excelente às necessidades institucionais.
O auditório da Faculdade Ibmec São Paulo com capacidade de receber até 200 pessoas, com espaço amplo à frente para apresentações de um modo geral e realização de eventos de grande porte. Inclusive cumpre ressaltar que várias instituições da cidade solicitam constantemente a utilização deste espaço, em razão de sua capacidade adequada, seu conforto e acústica.
Biblioteca
A Biblioteca trabalha com bibliografia básica e bibliografia complementar, proporcionando ao alunado acervo atualizado e de qualidade, a fim de atender às necessidades de bibliografia para aquisição do conhecimento.
A bibliografia básica compreende 3 (três) títulos principais e atende plenamente às indicações referidas nas ementas das disciplinas.
Os títulos de bibliografia básica estão disponíveis na ementa de cada disciplina.
O acervo da bibliografia complementar, compreende 5 (cinco) títulos e atende plenamente as indicações referidas nos programas das disciplinas.
Os títulos de bibliografia complementar estão disponíveis na ementa de cada disciplina.
Sistema informatizado de gerenciamento de serviços de biblioteca
A biblioteca da Faculdade Ibmec São Paulo oferece serviços que incluem:
- Empréstimo domiciliar;
- Reservas on-line;
- Renovação de empréstimo de obras presencial e on-line;
- Orientação bibliográfica;
- Apoio para uso da normalização bibliográfica - ABNT;
- Orientação para levantamento bibliográfico;
- Apoio para utilização da Base de Dados de Periódicos Internacionais Multidisciplinar
(EBSCO).
Dessa forma, podemos afirmar que os serviços da biblioteca da Faculdade
Ibmec São Paulo atendem de maneira excelente às necessidades institucionais. Mais
detalhes são descritos nos itens a seguir.
INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO:
A Biblioteca é completamente informatizada, estando disponível para seus
usuários o catálogo online via Portal Integrees que funciona com as seguintes
facilidades:
· Consulta ao acervo via terminais de pesquisa local ou via internet 24hs;
· Renovação online;
· Reserva online;
· Acompanhamento e histórico de empréstimos.
A biblioteca possui um acervo atual de 1.934 títulos e 5.925 exemplares assim
distribuídos:
A base de periódicos da EBSCO disponibiliza impressos, periódicos eletrônicos,
e-books, ferramentas de gerenciamento de recursos eletrônicos, bases de dados em
texto completo e resumo, e serviços relacionados a bibliotecas e organizações de
pesquisa.
EMPRÉSTIMO:
O serviço de empréstimo é prestado em uma área que conta com um balcão de
atendimento com quatro posições, bem como local para atendimento preferencial.
O acervo é totalmente informatizado e os alunos dispõem de computadores
para realizar consultas e reservas de livros, o que também pode ser feito de casa. A
renovação dos empréstimos também pode ser feita de casa, via internet.
RELATÓRIOS DE GESTÃO:
O sistema gerencial usado na biblioteca da Faculdade Ibmec São Paulo é o
sistema Pergamum, que permite a emissão de todos os relatórios relacionados ao
nosso acervo. Empréstimos, quantidade de livros, entre outros.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 22h e, nos sábados das
8h às 13h.
Espaços para estudo
A biblioteca funciona numa área de ampla e de fácil acesso. Ademais, a biblioteca oferece salas para trabalhos em grupo internas com acesso à internet e ar condicionado. Áreas de estudo coletivo com instalações wireless.
Política de atualização do acervo
O plano de atualização do acervo implantado na Faculdade Ibmec São Paulo atende de maneira excelente às necessidades institucionais, conforme itens a seguir.
O processo de aquisição de livros da Faculdade Ibmec São Paulo requer atenção especial quanto à relação unidade curricular/número de vagas autorizadas/quantidade de exemplares. Dessa forma, conforme posto no PDI, a instituição observa os critérios de qualidade do SINAES na atualização do acervo bibliográfico, de forma a atender de maneira excelente às necessidades institucionais.
ALOCAÇÃO DE RECURSOS
A alocação de recursos para a atualização do acervo é feita anualmente pelo diretor, coordenadores e bibliotecária.
A atualização do acervo é feita mediante a aquisição semestral de novos livros e periódicos, resultante de revisão planos de ensino efetuada pelos professores e aprovação final dos respectivos colegiados de cursos. A bibliotecária também revisa as bibliografias básicas e complementares descritas nos projetos pedagógicos dos cursos
para identificar a necessidades de aquisição de novos exemplares e/ou edições.
A atualização do acervo considera as edições mais atualizadas e também as demandas apontadas pelas listas de reservas.
Equipe especializada e registro profissional
A biblioteca é composta por uma equipe especializada sendo: um supervisor de bibliotecas, dois analistas com formação em biblioteconomia e quatro auxiliares de biblioteca com experiência ou formação em andamento.
É devidamente registrada no conselho de Regional de Biblioteconomia CRB-8 do estado de São Paulo e possui o registro para internacional para catalogação e troca de informações cooperativas na Library of Congress (Biblioteca do Congresso Americano) sob as siglas de BR-SpIBM e BR-SpBSD.
A gestão da unidade é de responsabilidade do Bibliotecário Sharles Maurício Mariano devidamente registrado sob o número CRB 8/8361
Cronograma de Atividades:
A proposta do Mestrado Profissional em Administração das Faculdades Ibmec do Rio de Janeiro (Ibmec/RJ) é construir conhecimento técnico e científico que aumente a produtividade do profissional em administração, permitindo que este adicione valor às organizações e à sociedade. Em particular, o curso de mestrado profissional oferece ao aluno conhecimentos técnicos e gerenciais de alto nível de forma a auxiliá-lo na tomada de decisão estratégica. O Mestrado Profissional (MP) tem nuances que o diferenciam do Mestrado Acadêmico. Uma importante diferença é que, em geral, os alunos do MP já estão no mercado de trabalho e, por causa disso, enfrentam restrições de tempo maiores que o aluno típico do mestrado Acadêmico que se dedica integralmente ao curso. Dessa forma, a Proposta do Programa do MP tem como foco as questões aplicadas de Administração, por meio de debates em sala de aula, desenvolvimento de pesquisas teóricas e empíricas, produção de artigos científicos e orientação de dissertações. Mais especificamente, o Programa tem os seguintes objetivos centrais: (i) capacitar os alunos para a consultoria e/ou direção de organizações nacionais e internacionais; (ii) estimular a aplicação do conhecimento acadêmico em administração; (iii) motivar a pesquisa de soluções criativas para questões de gestão profissional e (iv) havendo interesse do discente apoiá-lo de sentido de seguir carreira em ensino e pesquisa. Foram aprovadas 16 dissertações de mestrado em 2019, sendo que 12 dissertações se encaixam na linha de pesquisa de Estratégia, 3 na linha de Finanças e uma na linha de Apoio à Decisão.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do mestrado profissional do Ibmec/RJ está plenamente capacitado (rigor científico e aplicabilidade dos conceitos) para alcançar níveis hierárquicos superiores a seu ingresso no programa.
LINHAS DE PESQUISA: O foco aplicado do programa é construído unindo a Estrutura Curricular às Linhas e Projetos de Pesquisas. A atualização regular dos cursos acompanha as transformações do mundo empresarial e acadêmico. O Programa está consolidado na Área de Concentração de Administração Geral e contou em 2018 com uma modificação, a ampliação de suas linhas de pesquisa, de duas, para um total de três. São elas:
(a) ESTRATÉGIA: Prepara profissionais para entender e intervir nas principais dinâmicas organizacionais relacionadas à estratégia, inovação, marketing, gestão de pessoas, processos de negócios, sistemas de informação e tomada de decisão; (b) FINANÇAS: Para profissionais que objetivam desenvolver seus conhecimentos em mercado de capitais e finanças corporativas, incluindo conceitos, técnicas e ferramentas para o apreçamento de ativos, gestão de riscos, governança corporativa, regulação bancária e de empresas, e análise de investimentos; e (c) APOIO À DECISÃO: Para profissionais que objetivam desenvolver seus conhecimentos em técnicas de tomada de decisão empresarial baseadas em análises quantitativas, multicritério, inteligência computacional e Business Analytics.
Em 2018 o curso contou com uma nova estrutura, com duas disciplinas obrigatórias em comum para todas as linhas de pesquisa (com dois créditos cada); uma disciplina eletiva (também com dois créditos) vinculada à Linha de Pesquisa, sendo Análise de Investimentos obrigatória para a linha de Finanças, Previsão nos Negócios obrigatória para a linha de pesquisa de Apoio à Decisão e Estratégia Empresarial obrigatória para a linha de pesquisa de Estratégia; a quarta disciplina obrigatória do curso é escolhida pelo aluno, podendo ser Métodos Qualitativos ou Métodos Quantitativos (cada uma possui dois créditos); cinco disciplinas eletivas (dois créditos cada uma); apresentação e defesa com sucesso de Dissertação de Mestrado (que equivale a 18 créditos), totalizando 36 créditos. Cada crédito possui 20 horas/aula. Em caráter opcional, dependendo da formação do aluno, recomenda-se que seja feito durante o mês de janeiro de cada ano um curso de nivelamento em Matemática e Estatística. Este curso não faz parte do Programa Formal.
PROPOSTA CURRICULAR
O Programa está estruturado em três módulos:
1. MÓDULO DE DISCIPLINAS INSTRUMENTAIS (obrigatório) a) Disciplina de Teorias da Administração; b) Disciplina obrigatória da Linha de Pesquisa; c) Disciplina obrigatória de Métodos;
2. MÓDULO DE PESQUISA (obrigatório) a) Dissertação de Mestrado; b) Disciplina de Metodologia de Pesquisa;
3. MÓDULO DE DISCIPLINAS ELETIVAS As disciplinas eletivas (como mencionado acima, pelo menos cinco delas) podem ser escolhidas de acordo com os interesses do aluno. Ademais, com aprovação do Orientador, o aluno poderá escolher como eletiva uma disciplina do Mestrado em Economia do Ibmec/RJ.
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE FORMAÇÃO
METODOLOGIA DE ENSINO E APOIO AO ESTUDO: O Programa busca aumentar o aprendizado, dentro e fora de sala de aula. Exige-se presença em pelo menos 75% das aulas. É estimulado o uso de instrumentos de ensino diferenciados como: aulas expositivas, estudos de casos, simulações, além de análises críticas de artigos científicos e profissionais. O Curso promove trabalho em grupo e a trocas de experiência entre estudantes, formas de interações pessoais que auxiliam a acumulação de conhecimento. A cada período é feita avaliação do discente, considerando a IES, professores, coordenadores e corpo docente; o que conduz a ajustes quando necessários. Para apoio ao estudo fora de sala, o curso conta ainda com o seguinte: a. apoio ao aluno com aulas de monitorias; b. orientação individual; c. Intranet para programas de disciplinas, casos, artigos, exercícios, calendário de atividades, notas, comunicados, bancos de dados, orientações de estudo, etc; d. periódicos internacionais disponibilizados pela EBSCO (com acesso via Internet); e. empréstimos de livros e artigos entre bibliotecas de outras instituições; f. salas individuais de estudo e laboratórios com bases de dados e softwares; g. acesso à base de periódicos da CAPES. REGIME DE ESTUDO, PRAZOS E CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO Há dois regimes de estudo, o parcial e o integral. No regime de estudo parcial, a carga mínima de cursos inclui 2 disciplinas por período letivo. No regime de estudo integral, a carga de cursos exigida inclui 4 disciplinas por período letivo. No nosso programa de mestrado, o regime de estudo parcial é dominante, no sentido de que a grande maioria dos alunos opta por esse regime. As disciplinas são oferecidas em quatro trimestres por ano. O primeiro trimestre vai de fevereiro a abril, o segundo de maio a julho, o terceiro de agosto a outubro, e o quarto de outubro a dezembro. Para obter o título de Mestre, o candidato deve: (i) ser aprovado em pelo menos nove disciplinas (a nota mínima para aprovação nas disciplinas é seis, numa escala de zero à dez); (ii) obter coeficiente geral de rendimento não inferior a sete; (iii) ter aprovada a defesa de Dissertação. (a defesa da Dissertação é feita perante uma banca de três professores Doutores, sendo pelo menos um deles externo ao Programa). O programa de mestrado profissional do Ibmec/RJ dá forte ênfase na preparação da dissertação. De fato, a dissertação de mestrado é considerada peça-chave do programa. As dissertações produzidas têm um viés aplicado e, em geral, o tema da dissertação é diretamente relacionado a questões profissionais dos alunos e/ou à carreira desejada do mesmo. Adicionalmente, o trabalho de dissertação pode ter co-orientação externa. A co-orientação externa é uma forma de aumentar a troca de informações e experiências profissionais entre professores e alunos. Caso o aluno não defenda a dissertação no prazo de dois anos, porém tenha o projeto de dissertação aprovado, o orientador poderá pedir uma extensão de tempo (de no máximo de seis meses) para completar o trabalho de dissertação.
Instituição Promotora
Coordenador:
ANA BEATRIZ GOMES DE MELLO MORAES
Instituição de Ensino:
31034012 FACULDADE DE ECONOMIA E FINANÇAS DO IBMEC (IBMEC)
Logradouro:
RUA PRESIDENTE WILSON, 118
Município-UF:
Rio de Janeiro -
RJ
Telefone(s):
(21) 45034000 (21) 45034009 (21) 45014128 (21) 45034168 (21) 45034000 (21) 45034173 (21) 45034000 (21) 32844000 (21) 45034314 (21) 45034168 (21) 45034009 (21) 32844000 (21) 45034128 (21) 45034168
E-mail Institucional do Programa:
ibmecriodejaneiro@ibmec.edu.br
Instituição(ões) Receptora(s)
FACULDADE IBMEC SÃO PAULO
Coordenador:
ANA BEATRIZ GOMES DE MELLO MORAES
Logradouro:
Rua da Glória
Município-UF:
São Paulo -
SP
Telefone(s):
(21) 45034000 (21) 45034009 (21) 45014128 (21) 45034168 (21) 45034000 (21) 45034173 (21) 45034000 (21) 32844000 (21) 45034314 (21) 45034168 (21) 45034009 (21) 32844000 (21) 45034128 (21) 45034168
E-mail Institucional do Programa:
diretoria.academica@damasio.com.br
Documentos