Plano Acadêmico:
APRESENTAÇÃO
Neste Plano Acadêmico são apresentadas disciplinas, prazos, cronogramas e demais elementos que sejam pertinentes.
A área de concentração do Programa de Pós-graduação em Administração organiza-se na temática de Estratégia e Organizações e divide-se em três linhas de atuação científica-tecnológica.
LACT 1 – Estratégia, Governo e Desenvolvimento: Relações entre estratégia empresarial, sociedade e governo (em níveis regional, nacional e global). Estratégia em organizações empresariais, governamentais, sociais e híbridas e seus impactos espaciais sobre as condições e as relações de trabalho. Teorias de globalização e de desenvolvimento em estratégia. Teorização política e institucional em estratégia. Estratégia e regulação: governamental, privada e transnacional. Não mercado, teorias de mercado e relações empresa-governo. Poder e política. Impactos de geopolítica e do mercado de ideias em estratégia. Perspectivas críticas em estratégia e em temas emergentes relacionados. Estratégias de posicionamento para desenvolvimento setorial.
LACT 2 – Administração de Operações e Suporte Logístico Integrado: Análise de eficiência operacional, econômica, ambiental, dentre outras. Apoio à decisão envolvendo múltiplos critérios. Gerenciamento de riscos industriais e na cadeia de suprimentos. Gerenciamento da manutenção e análise de confiabilidade de sistemas. Gestão pela qualidade e lean manufacturing.
LACT 3 – Competitividade, Inovação e Empreendedorismo: Concorrência e competitividade: análises setoriais; arranjos organizacionais e sistemas produtivos; características estruturais e relacionais de cadeias de suprimentos / cadeias produtivas. Indicadores de competitividade (empresariais, estruturais e sistêmicos). Inovação e os diferentes tipos de empreendedorismo. Gestão das capacidades e recursos para inovação, práticas de apropriação (propriedade intelectual/industrial), transferência, aprendizagem, difusão e absorção tecnológica, gestão de projetos, programas e portfolios de P,D&I, desenvolvimento de produtos inovadores, métricas e indicadores para a gestão da inovação. Relações universidade-empresa-governo e os modelos da triple, quadruple e quintuple helix. Políticas públicas: de apoio a arranjos organizacionais e sistemas produtivos; de apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento tecnológico. Características de ambientes e contextos institucionais de fomento ao empreendedorismo e à inovação. Modelos de avaliação de projetos inovadores. Prospecção, avaliação e monitoramento de Tecnologia.
CONTEÚDO
O aluno do Mestrado deverá cursar um conjunto de disciplinas, entre obrigatórias e optativas, além de elaborar a sua Dissertação, perfazendo um total de 48 créditos (720 horas), definidos segundo as normas da Universidade, sendo distribuídos entre 24 créditos relativos à Defesa de Dissertação e 24 créditos em disciplinas, dos quais:
a) Deverão ser cursados, no mínimo, 12 créditos em disciplinas obrigatórias do curso;
b) Deverão ser cursados, no mínimo, 12 créditos em disciplinas optativas das linhas da área de concentração.
Após a conclusão dos 24 créditos em disciplinas do currículo do curso, conforme item anterior, o aluno deverá obrigatoriamente iniciar a Pesquisa de Dissertação, em todos os períodos subsequentes, até a submissão do pedido de banca de defesa. A Pesquisa de Dissertação não computa créditos nem carga horária, e seu resultado, a cada semestre, é Aprovação ou Reprovação. Mediante a aprovação da dissertação em banca avaliadora, totalizam-se os 48 créditos (720 horas) do curso.
A seguir, é descrita a estrutura básica de disciplinas proposta para a turma.
Disciplinas Obrigatórias
• Estudos Organizacionais (45h – 30h teórica + 15h prática)
• Oficina de Produção Científica (45h – 30h teórica + 15h prática)
• Métodos e Técnicas de Pesquisa (45h – 30h teórica + 15h prática)
• Elaboração de Projeto de Pesquisa (45h – 30h teórica + 15h prática)
Disciplinas Optativas
• Instituições e Desenvolvimento Sócio-Econômico (45h – 30h teórica + 15h prática)
• Políticas Públicas (45h – 30h teórica + 15h prática)
• Gestão de Sistemas Produtivos (Processo e Compras Públicas) (45h – 30h teórica + 15h prática)
• Modelos de Administração Pública (45h – 30h teórica + 15h prática)
Pesquisa para dissertação
• Elaboração da dissertação sob orientação (360h)
As ementas das disciplinas propostas para a turma estão disponíveis no site do programa (http://ppga.sites.uff.br/disciplinas/), bem como o rol das demais disciplinas.
PÚBLICO-ALVO E PROCESSO SELETIVO
O número de vagas previsto para esta proposta é de até 33 (trinta e três) vagas do curso de Mestrado Profissional em Administração, sendo até 30 (trinta) vagas destinadas aos servidores do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, mediante Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI), a partir da oferta de turma fora de sede; e até 03 (três) vagas destinadas aos servidores da UFF, em atendimento à Resolução nº 155/2008 do CEPE/UFF, art.17. Todos os discentes aptos deverão contar com nível superior completo e terem alcançado os requisitos mínimos do processo seletivo.
O PROCESSO SELETIVO CONSISTE DAS SEGUINTES ETAPAS:
1 – Homologação dos inscritos (verificação se toda a documentação exigida foi devidamente entregue);
2 – Prova de conteúdo (peso 0,3) – definida no edital de seleção em conjunto com a Contratante;
3 – Análise de Currículo (peso 0,1);
4 - Avaliação do projeto de pesquisa (peso 0,3);
5 – Entrevista (peso 0,3).
OPERACIONALIZAÇÃO
Durante o período de disciplinas as aulas ocorrerão QUINZENALMENTE, às sextas-feiras nos períodos vespertino e noturno; e aos sábados nos períodos matutino e vespertino, com duas disciplinas ocorrendo concomitantemente. O cronograma de trabalho é apresentado adiante, em tópico pertinente ao mesmo.
As aulas ocorrerão na cidade de Juiz de Fora - MG, em sala de aula equipada com lousa, projetor multimídia, sistema de som, tela de projeção e cadeiras para os discentes. A instituição também dispõe de laboratório de informática para a realização de algumas práticas.
Nos encontros, além dos docentes responsáveis pelas disciplinas, sempre que demandado e devidamente agendado, poderá se fazer presente um representante da coordenação, para suporte administrativo e operacional.
RESPONSABILIDADES
Responsabilidades do PPGA
a) Realizar o processo seletivo;
b) Levantar informações pertinentes ao programa;
c) Executar as atividades contratadas;
d) Realizar a avaliação do programa.
Responsabilidades do IF Sudeste MG
a) Definir os participantes do processo seletivo;
b) Divulgar internamente a agenda das disciplinas;
c) Convocar os participantes para as aulas;
d) Acompanhar as atividades realizadas;
e) Contatar a coordenação quando necessário;
f) Prestar suporte informacional e operacional;
g) Liberar os participantes de suas atribuições laborais nos horários de aula.
h) Custear os deslocamentos, estadias e alimentação dos docentes, nos períodos correspondentes às aulas, orientações presenciais, bancas de qualificação e defesa final, via SCDP .
AVALIAÇÃO E DIPLOMAÇÃO
A nota mínima para aprovação dos discentes em cada disciplina é igual a 6,0 (seis). Os discentes também deverão ter frequência mínima em cada disciplina de 75%. Cada disciplina, conforme diretrizes do professor, terá avaliações de desempenho e acompanhamento de aprendizagem. Outro requisito é o exame de qualificação do aluno, para a continuidade no tema de dissertação, escolhido e direcionado pelo professor orientador. Essa qualificação dar-se-á por meio de banca avaliadora constituída por membros do PPGA, com possível participação de membro externo ao mesmo. O prazo máximo para o exame de qualificação é de 18 meses. Por fim, é necessário que o discente defenda sua dissertação perante uma banca constituída, no mínimo, pelo orientador, por um professor do PPGA e por um membro externo à UFF, com título de doutor. O prazo máximo para defesa da dissertação é de 24 meses a partir do início do curso. Vale destacar a exigência de proficiência em inglês, que pode ser obtida ao longo do curso, e atestada por meio de exames como o toefl ou outros.
EQUIPE DOCENTE
Atuam no planejamento, desenvolvimento e implementação das atividades do PPGA os docentes permanentes do programa, responsáveis técnicos por ministrar o conteúdo. Adicionalmente, conforme necessidade outros professores poderão ser envolvidos.
A relação do corpo docente pode ser apreciada no site do programa (http://ppga.sites.uff.br/corpo-docente_/), e é relacionada a seguir. Vale mencionar que a participação de cada docente é facultada, em acordo com sua disponibilidade, interesse, afinidade e domínio das disciplinas ofertadas na grade curricular, o que não compromete de forma alguma a presente proposta.
André Ferreira
Cecília Toledo Hernández
Ilton Curty Leal Junior
Joysinett Moraes da Silva
Júlio Cesar Andrade de Abreu
Marcelo Gonçalves do Amaral
Márcio Moutinho Abdalla
Murilo Alvarenga Oliveira
Pauli Adriano de Almada Garcia
Raphael Jonathas da Costa Lima
Ricardo César da Silva Guabiroba
Sandra Regina Holanda Mariano
Ualison Rébula de Oliveira
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Para a realização quinzenal das aulas fora de sede, na cidade de Juiz de Fora-MG, a instituição receptora dispõe de plena estrutura, com destaque para sala de aula equipada com lousa, projetor multimídia, sistema de som, tela de projeção, climatização e cadeiras para os discentes. A instituição também dispõe de laboratório de informática para a realização de algumas práticas que se fizerem necessárias.
Nos encontros, além dos docentes responsáveis pelas disciplinas, sempre que demandado e devidamente agendado, poderá se fazer presente um representante da coordenação, para suporte administrativo e operacional.
É cabível mencionar que, em decorrência das medidas de segurança sanitária, tais como a necessidade de distanciamento social, impostas pela pandemia da COVID-19 a partir do ano de 2020, o desenvolvimento das atividades previstas para sala de aula foi transferido para o ambiente virtual, mediado pelas ferramentas Google Meet e Google ClassRoom, sem qualquer prejuízo na formação dos discentes. Assim, o período destinado ao cumprimento dos créditos em disciplinas obrigatórias e optativas coincidiu com o intervalo em que medidas mais restritivas eram adotadas, dispensando-se, por motivo de força maior, a presença física de docentes e discentes na instituição receptora.
Cronograma de Atividades:
Mediante entendimentos iniciais, propõe-se que a turma tenha início a partir do segundo semestre de 2021, com o processo seletivo ocorrendo antes deste período.
Semestre “0”: Seleção dos candidatos ao mestrado – Não contabilizado como período letivo;
Semestre 1: Oferecimento de 4 disciplinas obrigatórias:
• Estudos Organizacionais (45 hs, 3 créditos)
• Oficina de Produção Científica (45 hs, 3 créditos)
• Métodos de Pesquisa (45 hs, 3 créditos)
• Elaboração de Projeto de Pesquisa (45 hs, 3 créditos)
Semestre 2: Oferecimento de 4 disciplinas optativas:
• Instituições e Desenv. Sócio-Econômico (45 hs, 3 créditos)
• Políticas Públicas (45 hs, 3 créditos)
• Gestão de Sistemas Produtivos (Processo e Compras Públicas) (45 hs, 3 créditos)
• Modelos de Administração Pública (45 hs, 3 créditos)
Semestre 3: Pesquisa para dissertação:
• Pesquisa para dissertação
• Exame de Qualificação
Semestre 4: Pesquisa para dissertação
• Desenvolvimento da dissertação de mestrado
• Defesa da dissertação de mestrado
Por trimestre ter-se-á duas disciplinas sendo cursadas simultaneamente. Cada disciplina será constituída de oito encontros de 4h. As demais 13h estão relacionadas às atividades práticas a serem desempenhadas pelos alunos fora de sala de aula, conforme as diretrizes estabelecidas por cada docente. Essas atividades podem ser desde a leitura de artigos científicos para discussões futuras, como realização de exercícios e práticas direcionados pelo Professor da disciplina.