Plano Acadêmico:
1. Objetivos e Metas :
O curso de Mestrado Interinstitucional tem como meta a qualificação do corpo docente da Instituição Receptora na área de Filosofia para atender à demanda crescente em diferentes áreas das Ciências Humanas
com as quais a Filosofia dialoga de maneira fecunda. Entre os objetivos principais se destacam: - atender o objetivo de qualificação do corpo docente da IES receptora, com a oferta de vagas preferenciais a esse
público; - oportunizar o atendimento da demanda local reprimida na área de concentração do curso a ser oferecido; - contribuir para a criação, organização e qualificação do Núcleo de Pesquisa na área do Filosofia
na Faculdade Projeção; - propiciar oportunidades para o aprofundamento teórico-científico e aplicado na área de concentração do Minter; - capacitar para a docência e pesquisa; - qualificar pesquisadores para
atuar no desenvolvimento das atividades de pesquisa da IES; - desenvolver a prática de iniciação científica, com a formação de um grupo de professores pesquisadores da Escola de Ciências Humanas da
Faculdade Projeção. - Preparar eventuais candidatos para dar continuidade às pesquisas no nivel de Doutorado.
2. Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
Condições de Ingresso O Mestrado Interinstitucional UNISINOS/PROJEÇÃO estará aberto a portadores de diploma de curso superior em Filosofia e afins, podendo ser aceitas inscrições de candidatos estrangeiros,
portadores de diplomas equivalentes obtidos no exterior, reconhecidos no Brasil, com situação de permanência regular no Brasil. Entretanto, é dirigido, preferencialmente, aos docentes da IES receptora.
Lançamento do edital: Dezembro/2014 Abertura das Inscrições: Janeiro/2015. Apresentação da documentação e do pré-projeto acerca de uma temática que se insira em uma das linhas de pesquisa do Programa de
Pós-Graduação em Filosofia da UNISINOS, conforme especificação anexa ao edital; - O pré-projeto deverá conter: problema, objetivo, justificativa, linha de pesquisa e bibliografia e deverá seguir as normas técnicas
de elaboração de trabalhos científicos (ABNT). Ver normas no seguinte endereço da Biblioteca da Unisinos: http://www.unisinos.br/biblioteca/images/stories/downloads/manual-biblioteca-2013.pdf Análise da
documentação:Janeiro/2015 Processo Seletivo: Cronograma: O processo seletivo para o Mestrado Interinstitucional é eliminatório por etapa e classificatório por seleção prevendo duas etapas: Etapa I –
Dezembro/2014 Prova escrita sobre autores e textos filosóficos. O candidato escolherá quatro textos filosóficos, dentre os quais um será sorteado para a prova escrita do processo seletivo. Relação dos autores e
textos filosóficos para a prova escrita: 1. Platão - República: Livro VII 2. Aristóteles - Ética a Nicômaco: Livro V 3. Agostinho - De Magistro 4. Hobbes - Leviatã: parte I 5. Descartes - Discurso do Método 6. Locke -
Segundo Tratado sobre o Governo 7. Kant - Fundamentação da Metafísica dos Costumes 8. Hegel - Fenomenologia do Espírito: capítulo VI, O Espírito 9. Nietzsche - Genealogia da Moral 10. Quine – Palavra e objeto
– Cap. II 11. Rawls – Uma teoria da justiça 12. Hannah Arendt – Entre o Passado e o Futuro 13. Thomas Kuhn – A Estrutura das Revoluções Científicas Obs.: A consulta ao texto sorteado será permitida, desde que
seja um texto sem rasuras, trazido pelo candidato(a). Etapa II – Dezembro/2014 Tradução e interpretação de texto filosófico em uma das seguintes línguas estrangeiras: Inglês, Alemão, Francês ou Italiano. Será
permitido o uso de dicionário. Obs.: Esta prova não substitui a proficiência em língua estrangeira que deverá ser comprovada até a terceira matrícula semestral. Etapa III - Análise da proposta de pesquisa. Etapa IV
- Análise do currículo Lattes. Etapa V – Entrevista: A entrevista será agendada com cada candidato no dia da prova escrita. Comissão de seleção: Prof. Alfredo Culleton (Presidente da Comissão); Prof. InacioHelfer;
Prof. Denis Coitinho.
3.Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
Atividade Tópicos Especiais: cada aluno permanecerá por quatro meses, ao longo de toda a sua formação, na UNISINOS, para pesquisa e acompanhamento de atividades docentes do Programa. Nesse período,
participará de eventos promovidos pelo Programa, dos Grupos de Pesquisa, atuará em práticas pedagógicas e de pesquisa desenvolvidas no Programa, em especial aquelas realizadas por seu orientador e
aquelas destinadas à execução da proposta da Dissertação, com avaliação específica. Na disciplina de Tópicos Especiais, o aluno terá avaliado o seu desempenho na atividade, além do relatório a ser
apresentado, cujo conteúdo deverá trazer informações suficientes que demonstrem o seu acompanhamento e participação das atividades, bem como análise crítica dos temas tratados na disciplina, com
referencial bibliográfico específico, sendo a nota atribuída pelo professor orientador do mestrando. Essa atividade, portanto, tendo caráter formativo específico, voltado à construção do trabalho de dissertação,
será desenvolvida no próprio contexto das pesquisas realizadas para tal fim, por isso, a responsabilidade de sua condução ficará a cargo do professor orientador do mestrando, com o intuito de aproveitar-se
melhor o tempo, bem como reforçar o conhecimento específico. Com isso, ter-se-á, para além da atividade de orientação específica da dissertação, a condução de atividades de formação, ensino e pesquisa que
contribuam com o desenvolvimento do aluno vinculado à sua atividade de pesquisa, não se confundindo com a orientação propriamente dita. Os períodos do estágio obrigatório junto à IES Promotora ocorrerão
nos meses de janeiro e julho de cada ano, podendo ser ajustados outros meses em comum acordo entre as Coordenações das IES envolvidas no MINTER, considerando que a maioria dos mestrandos são
professores na Faculdade Projeção. Assim, além dos Tópicos Especiais significarem um espaço de flexibilização da arquitetura curricular do Minter, voltado a fornecer maiores e melhores conhecimentos
específicos ao aluno, configura-se prática valorizada na relação ensino-aprendizagem, posto que conforma uma maleabilidade ao currículo, sem desfocar a sua especificidade. Por esse mesmo motivo, a
valoração – atribuição de nota – será feita pelo professor orientador do aluno, a partir do relatório de atividades desenvolvidas e os resultados obtidos. Os alunos da turma do MINTER UNISINOS/PROJEÇÃO,
ouvida a Coordenação do PPGFilo, poderão freqüentar as disciplinas ofertadas pelo PPGFilo na UNISINOS.
7.4. Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores :
A Faculdade PROJEÇÃO está assumindo o compromisso de realizar o MINTER, preferencialmente para os seus docentes, em face da obtenção de melhor qualificação profissional, que será revertida, posteriormente
em prol de uma melhor formação acadêmica dos discentes de diferentes cursos que atendem disciplinas de Filosofia e áreas afins. Há um considerável número de professores do corpo docente do da Faculdade
Projeção que são apenas especialistas. Aí o propósito do MINTER focado especialmente neste grupo de professores. Cabe destacar que a maioria dos docentes da Faculdade Projeção atua simultaneamente em
outras IES na região o que significa que o MINTER beneficiará não só a instituição promotora, mas também uma série de outras instituições da região. O fato de abrir a possibilidade de também profissionais de
outras IES se candidatarem às vagas oferecidas afasta os riscos de endogenia no processo seletivo, bem como aqueles relativos à limitação dos efeitos do MINTER unicamente aos interesses internos da Instituição
Receptora. Os critérios de seleção, por sua vez, assegurarão o primado da qualidade acadêmica dos candidatos, bem como a pertinência e relevância, científica e social, dos seus interesses de investigação,
considerando as duas Linhas de Pesquisa do Programa Promotor.
4. Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador(a) e orientando(a):
As dissertações serão orientadas pelos docentes do PPGFilosofia da UNISINOS habilitados para a orientação. Assim, poderão ser orientadores também os professores que não darão aulas na IES receptora, mas que
integrem o quadro de orientadores do Programa promotor, considerando o equilíbrio da capacidade de orientação. O trabalho de orientação compreende a discussão relativa à adequação do projeto de pesquisa
proposto pelo aluno com as linhasde Pesquisa do Programa e os Projetos dos respectivos Professores orientadores, de tal maneira que exista uma mutua cooperação no sentido de desenvolver avanços na pesquisa
na área da filosofia que redunde em aproveitamento das partes e da área. Isso implica igualmente a definição do marco teórico, bem como o acompanhamento e indicações de variadas fontes de pesquisa, a
elaboração e correção das diversas fases da pesquisa, a preparação do exame de Qualificação ao cabo do terceiro semestre e a revisão do trabalho final em vistas da banca de Mestrado. As orientações das
dissertações serão feitas na Unisinos e na Faculdade PROJEÇÃO, em visitas periódicas previamente agendadas, bem como durante o período de 4 meses a ser realizado pelos alunos na Sede do PPGFilosofia na
UNISINOS, como anteriormente explicitado, além de serem utilizados meios informatizados de acompanhamento das atividades, com a troca de correspondências e a interação digital entre professor e orientando,
por meios eletrônicos como Skype e o uso da plataforma Moodle. Há que se salientar, ainda, o fato de o aluno já ingressar no Programa com a definição do professor orientador e um pré-projeto de pesquisa
devidamente fundamentado e discutido, com o objetivo de viabilizar a conclusão do trabalho no prazo definido. A designação do orientador ficará a cargo da Coordenação do PPGFilo//UNISINOS e será vinculada à
disponibilidade de vagas para orientação dos professores envolvidos no projeto, sempre considerando a temática da pesquisa do aluno e a linha de pesquisa a que se vincula.