Plano Acadêmico:
Todas as informações aqui colocadas constam do relatório completo em anexo.
1.Da necessidade de um Dinter e aprovação CAPES
O Doutorado Interinstitucional em Administração (Dinter) nacional, realizado entre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul –USCS, denominada instituição promotora e o Complexo Educacional Meridional – IMED denominada instituição receptora, atendeu ao exposto pela Capes no Edital nº. 23/2014, objetivando a titulação de professores que com o título de doutor(a), poderão contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, científico, tecnológico e de inovação, sobretudo na área de Administração, na cidade e região de Passo Fundo - RS.
O intuito de viabilizar a formação de doutores nessa instituição e região veio ao encontro de atender a escassez de docentes com essa titulação, haja vista a ausência de cursos de doutorado nessa região, principal fator motivador da oferta dessa modalidade de curso ao IMED.
Este Dinter foi aprovado em novembro de 2014 e teve início em março de 2015, sob a coordenação geral da Professora Doutora Raquel da Silva Pereira que, à época, era gestora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da USCS. Contou também com a coordenação local do Professor Mestre Adriano José da Silva, substituído em 2018 pelo Professor Mestre, William Zanella.
Sob esse contexto, o PPGA da USCS formou 9 (nove) pesquisadores e fortaleceu a nucleação de grupos de pesquisa que tornar-se-ão fontes de produção de conhecimento de base para futuros PPG´s.
2. Das Instituições Participantes
Apresenta-se a seguir as principais características das duas instituições:
2.1 Instituição promotora: Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
Conforme apresentado no projeto inicial, a USCS é uma instituição de ensino superior (IES) municipal pluricurricular, com autonomia didático-científica e administrativa, de execução orçamentária e disciplinar.
A Estrutura Acadêmica da Universidade é formada pelos Órgãos da Administração Superior (Reitoria, Conselho Universitário e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão).
A realização do DINTER veio ao encontro dos objetivos da USCS que, somados aos objetivos do IMED, alinharam os interesses de ambas as instituições e proporcionaram impacto no sentido de:
•estimular o espírito científico e do pensamento reflexivo;
•formar recursos humanos, aptos para a inserção em setores profissionais;
•estimular a produção de conhecimento para a solução dos problemas nacionais e regionais;
•prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
•desenvolver a iniciação científica, incentivar e apoiar o trabalho de pesquisa;
•contribuir no exercício de suas atividades de ensino.
A seguir apresenta-se o quadro evolutivo legal do PPGA USCS, além da área de concentração e linhas de pesquisa que constituem a plataforma sobre a qual se realizou o Dinter USCS-IMED.
O stricto sensu em Administração teve início na USCS a partir do Mestrado, reconhecido de acordo com o disposto na Portaria MEC nº. 2.609, de 25 de agosto de 2004, D.O.U. de 26 de agosto de 2004.
Na 120ª reunião CTC- ES (30 de agosto a 03 de setembro de 2010) o Mestrado recebeu nota 4 da Capes. O curso de Doutorado foi aprovado com nota 4 pela Portaria 1045 de 18 de agosto de 2010.
O Programa conta atualmente com 14 professores doutores, 12 (doze) atuando em regime de dedicação integral (40 horas) e 2 (dois) em regime de dedicação parcial (20 horas). Esses docentes estão distribuídos nas três Linhas de Pesquisa do Programa.
Área de Concentração do PPGA (mestrado e doutorado): Gestão e Regionalidade. Esta área de concentração possui três Linhas de Pesquisa, a saber:
L1: Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade;
L2: Gestão Organizacional;
L3: Gestão de Redes de Negócios
Os ingressantes no Dinter ficaram assim distribuídos: 6 (seis) na Linha 1, 4 (quatro) na Linha 2 e 2 (dois) na Linha 3.
2.2 Instituição Receptora – Complexo Educacional IMED mantenedor da Faculdade IMED
O Complexo Educacional Meridional- IMED está situado em Passo Fundo, cidade localizada na região do Conselho de Desenvolvimento da Região da Produção - CONDEPRO, que abrange os seguintes municípios: Água Santa, Barra Funda, Camargo, Carazinho, Casca, Chapada, Ciríaco, Constantina, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Ibirapuitã, Marau, Mato Castelhano, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Novo Barreiro, Nova Boa Vista, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pontão, Ronda Alta, Rondinha, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, São Domingos do Sul, São José das Missões, Sarandi, Sertão, Soledade, Vanini, e Vila Maria.
Esses municípios totalizam uma área aproximadamente de 12.509,90 km2, o que representa 4,42% da superfície do Estado. O município de Passo Fundo, em função de sua localização estratégica e de seu histórico de prestação de serviços na área de saúde e educação, exerce influência sobre diversos municípios localizados num raio de 100 km que vem a Passo Fundo para atender suas necessidades
O Estado do Rio Grande do Sul conta com poucos cursos de Administração regularmente autorizados pelo Ministério da Educação. No entanto, o IMED se destaca por possuir em funcionamento, além da graduação em Administração, um Mestrado Acadêmico em Administração. Com um novo quadro de pesquisadores com titulação em Administração e potencial de publicação, há a perspectiva para se elaborar e apresentar um novo APCN de um curso de doutorado para essa instituição, objetivando beneficiar toda a região.
3 Do Processo Seletivo para ingresso no Dinter
O PPGA da USCS publicou Edital específico para o processo seletivo para o Dinter e recebeu 12 inscrições.
A documentação desses candidatos foi entregue na Secretaria de Pós-graduação do IMED, em Passo Fundo – RS, e posteriormente encaminhada para a USCS, em São Caetano do Sul – SP. Após a verificação da respectiva documentação, as candidaturas foram deferidas e uma Banca foi composta e designada a realizar as entrevistas de forma presencial, nas dependências do IMED, em Passo Fundo.
Participaram da Banca os professores doutores: Maria do Carmo Romeiro, Raquel da Silva Pereira e Marco Antônio Pinheiro da Silveira. Os doze inscritos foram individualmente entrevistados e todos foram aprovados.
4 - Desenvolvimento do Projeto:
O Dinter teve início em 19 de março de 2015, com a oferta da disciplina Teoria Organizacional e Regionalidade, que apresenta aos alunos os conteúdos abordados nas três Linhas de Pesquisa e é comumente ministrada por três professores doutores, tendo sido neste Dinter ministrada por Milton Carlos Farina, Sérgio Feliciano Crispim e Eduardo de Camargo Oliva. Na sequência, foram ministradas as demais disciplinas, conforme segue:
Pesquisa Quantitativa em Administração I
Profa. Dr. Maria do Carmo Romeiro (09 a 25 de abril de 2015)
Administração Estratégica
Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim (07 a 23 de maio de 2015)
Tópicos de Marketing
Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti (06 a 22 de agosto de 2015)
Pesquisa Qualitativa
Prof. Dr. Antônio Carlos Gil (03 a 19 de setembro de 2015)
Gestão Estratégica de Pessoas
Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva (01 a 17 de outubro de 2015)
Pesquisa Quantitativa II
Prof. Dr. Leandro Campi Prearo (03 a 19 de dezembro de 2015)
Liderança e Motivação no Trabalho
Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo (13 a 29 de janeiro de 2016)
Finanças Corporativas
Prof. Dr. Edimilson Costa Lucas (17 de fevereiro a 19 de março de 2016)
Registre-se que essas disciplinas foram definidas a partir de reuniões entre os coordenadores do Dinter e entre os docentes do PPGA USCS e, ainda, ouvidas as solicitações dos discentes aprovados no seletivo do Dinter. As disciplinas ocorreram com aulas concentradas. Para tanto, as ementas e os respectivos conteúdos e referências bibliográficas foram encaminhados de forma bastante antecipada, junto com os textos a serem lidos antecipadamente à ocorrência de cada disciplina.
Durante o período de disciplinas ministradas em Passo Fundo e também posteriormente, os doutorandos sempre mantiveram contato direto com seus orientadores, ocorrendo em alguns momentos de forma presencial, e em outros momentos a distância, com o auxílio do Skype, bem como também por troca de e-mails e outras formas apoiadas pelo uso de tecnologia de comunicação.
5- Workshops de Apresentação
Os workshops de apresentação são atividades regularmente previstas no Regimento do PPGA USCS. A cada semestre do curso, até a data do Exame de Qualificação, os doutorandos devem realizar uma apresentação de seu projeto de pesquisa para uma banca de docentes, em evento aberto a demais docentes e discentes, para que seja acompanhado o andamento dos trabalhos de pesquisa e para que o doutorando possa receber contribuições que permitam alertá-lo sobre oportunidades de melhoria e, se necessário, sobre correção de rota.
Quando de sua aplicação semestral no Dinter USCS/IMED, os projetos foram encaminhados para a gestora do Dinter na USCS, e distribuídos por ela para o professor orientador e para outros docentes que comporiam as bancas.
No primeiro semestre da realização do Dinter, estiveram presentes no IMED para a realização do 1º Workshop (24 a 26 de junho de 2015), os professores doutores Raquel da Silva Pereira, Maria do Carmo Romeiro e Marco Antônio Pinheiro da Silveira.
O 2º Workshop, também realizado em Passo Fundo, ocorreu entre os dias 26 e 27 de novembro de 2015 e contou com duas Bancas distintas e simultâneas de professores USCS, uma composta pela professora doutora Raquel da Silva Pereira e o professor doutor Leandro Campi Prearo e outra composta pelos professores doutores Marco Antônio Pinheiro da Silveira e Eduardo de Camargo Oliva.
Em relação ao 3º Workshop, ocorrido entre os dias 13 e 15 de abril de 2016, os professores doutores Maria do Carmo Romeiro, Raquel da Silva Pereira, Leandro Campi Prearo e Marco Antônio Pinheiro da Silveira estiveram no IMED para as bancas,
momento em que os doutorandos apresentaram a evolução dos projetos de pesquisa de tese e receberam orientações sobre oportunidades de melhoria nos trabalhos.
Em todas essas ocasiões, os professores orientadores acompanharam os doutorandos, desde a elaboração do projeto até a audiência. Destaca-se que os Workshops não são deliberativos e que o professor orientador é quem decide sobre acatar ou não as sugestões, direcionando o aluno para colocar em prática aquelas que julgar como oportunas.
Registre-se que, conforme Regimento PPGA USCS, cada doutorando deveria, além de apresentar o seu projeto semestralmente nos Workshops, assistir ao menos a apresentação semestral de outros dois projetos, para que pudesse aprender também com a apresentação e comentários acerca de outros projetos. E assim ocorreu, comprovadas tais ações por listas de presença que registraram cada uma das apresentações, ao longo de todo o Dinter.
Em todos os períodos de Workshops realizados em Passo Fundo ocorreram também reuniões entre docentes e discentes e entre a gestora do Dinter, Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira e o gestor do Dinter no IMED, Prof. Ms. Adriano José da Silva, para alinhamento do Programa. No ano de 2018 a gestão local do Dinter passou a ser conduzida pelo Prof. William Zanella, que também manteve constante contato. Na verdade, as reuniões entre os dois coordenadores do Dinter ocorreram desde a solicitação feita pela instituição receptora e o planejamento das atividades do Dinter, passando pelas fases de disciplinas, workshops, estágios obrigatórios, qualificações e defesas, até a finalização desse processo.
6- Estágio Obrigatório
O Estágio Obrigatório é, como evidenciado no próprio nome da atividade, uma das exigências para a realização do Dinter. Nesse sentido, foi planejada uma programação que permitiu o adensamento de treinamentos, especialmente no período entre os meses de janeiro e fevereiro de 2017, quando os doutorandos estiveram concentrados em São Caetano do Sul, participando ativamente de diversas atividades. As atividades realizadas estão descritas a seguir:
•Reuniões com todos os docentes do PPGA USCS;
•Reunião com os editores das revistas da USCS;
•Apresentação de pesquisas e atividades realizadas pelo PPGA;
•Visita às instalações da USCS, em todos os campi;
•Palestra sobre o INPES e suas atividades de pesquisa em âmbito regional e nacional, ministrada pelo Prof. Dr. Leandro Prearo;
•Palestra sobre Grupos de Pesquisa, ministrada pela Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira;
•Palestra sobre Ética e RH, Papeis, Dilemas e Ações: experiências práticas, ministrada pelo Prof. Dr. Edson K. de Miranda Kubo;
•Mini curso sobre Didática no Ensino Superior, ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Gil;
•Treinamento em Economática, ministrado pelo Prof. Dr. Edimilson Costa Lucas;
•Boas Práticas Científicas, ministrada pelo Prof. Dr. João Batista Pamplona;
•Palestra sobre Artigos Científicos - Como são avaliados, ministrada pelos professores doutores Eduardo de Camargo Oliva e Milton Carlos Farina;
•Palestra sobre Design Thinking, ministrada por Maísa Sodré, do ITESCS – Instituto Tecnológico de São Caetano do Sul;
•Palestra sobre Novos Modelos de Negócios, ministrada por Benício José de Oliveira Filho, presidente do ITESCS;
•Palestra sobre Novos Rumos em Governança, ministrada pelo Sr. Henri Vahdat, membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC);
•Palestra sobre Divulgação Científica em mídias sociais, ministrada pelo Prof. Dr. Arquimedes Pessoni, docente do Programa de Mestrado Profissional em Comunicação USCS;
•Palestra sobre Dicas para a Publicação de Artigos em Língua Inglesa, ministrada pelo Prof. Dr. Elias E. Goulart, docente do Programa de Mestrado Profissional em Comunicação USCS;
•Palestra sobre Meandros do Currículo Lattes, ministrada pela Profa. Dra. Isabel Cristina dos Santos;
•Mini-curso sobre como elaborar Projetos de Pesquisa e submissão para órgãos de fomento, ministrado pelo Prof. Dr. Luís Paulo Bresciani;
•Curso Memória e Organizações: valorização de narrativas orais de histórias de vida em instituições, ministrado pela Profa. Dra. Priscila Perazzo, docente do Programa de Mestrado Profissional em Comunicação USCS;
•Diversas reuniões de cada doutorando com seus orientadores;
•Apresentação de pesquisas realizadas no âmbito da Iniciação Científica de alunos da graduação e, ainda, na Educação Básica;
•Desenvolvimento das pesquisas;
•Outras atividades do cotidiano do PPGA.
Após esse período de intensas atividades, em que os doutorandos estagiaram de forma conjunta em São Caetano do Sul, outros períodos se sucederam, de forma mais difusa, conforme necessidade e possibilidade de cada doutorando e conforme o desenvolvimento das pesquisas, antes e após os exames de qualificação.
O estágio obrigatório possibilitou, dentre outros ganhos, maior integração desses doutorandos Dinter entre si e com os docentes do PPGA USCS, tendo permitido, inclusive, que convivessem com demais doutorandos que comumente estudam em São Caetano do Sul, enriquecendo o convívio acadêmico e fortalecendo o aprendizado científico.
7- Grupos de Pesquisa
Desde o início do Dinter, os professores orientadores inseriram os doutorandos na efetiva participação em seus respectivos Grupos de Pesquisa, ainda que, em alguns momentos, a participação tenha ocorrido à distância.
Os Grupos de Pesquisa realizam diversas atividades e se reúnem uma vez por mês para novos aprendizados, troca de experiência e discussão sobre o andamento das pesquisas realizadas nesse âmbito. Neles participam, além de doutorandos, alguns mestres e doutores egressos do PPGA e outros pesquisadores. Também são convidados especialistas de mercado que, em muitas das vezes, ministram palestras. Muitos desses participantes residem em outros Estados e em outros países, sendo normal, na atualidade, a participação via Skype.
Cada docente do PPGA da USCS lidera um grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e realiza pesquisas com seus orientandos (mestrandos e doutorandos), as quais são divulgadas à comunidade acadêmica e à sociedade em geral por meio de apresentações em congressos, publicações em livros e periódicos científicos, palestras e reportagens em mídias impressas ou digitais.
Nesse sentido, os doutorandos Dinter participaram ativamente dos Grupos de Pesquisa e espera-se que continuem participando, bem como já estão capacitados para construírem os seus próprios Grupos de Pesquisa e participarem dos Grupos já existentes no IMED.
8- Exames de Qualificação e Defesas de Tese
Quando dos exames de qualificação, assim como durante toda a execução das aulas e orientações, houve sempre a preocupação de direcionamento de projetos para o atendimento às necessidades da região onde se localiza a instituição receptora (IMED), de forma a implementar competências que pudessem ir ao encontro do Projeto Institucional dessa IES.
Todos os doutorandos tiveram seus projetos de pesquisa submetidos à Comissão de Pós-graduação (CPG) e os Exames de Qualificação foram realizados em São Caetano do Sul. Todos os projetos submetidos tiveram aprovação, ainda que, em alguns casos, com recomendações específicas para a melhoria do percurso. Ressalta-se que é política da USCS a realização dos Exames de Qualificação para doutoramento, que a Banca seja composta por 5 (cinco) docentes, sendo 2 (dois) membros externos.
Infelizmente, ocorreram 3 (três) desistências durante o curso. As nove Bancas de Defesa de Tese ocorreram nas dependências da USCS, em São Caetano do Sul. Assim como previsto no Regimento do PPGA, permitiu-se que um dos membros de cada Banca pudesse participar a distância, via Skype.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
A Faculdade IMED possui amplas instalações, salas de aula grandes e bem ventiladas.
Nas salas foram oferecidos os equipamentos necessários como computador e datashow para o desenvolvimento das aulas.
A instituição por possuir um Mestrado Acadêmico em Administração tem acesso as principais bases de dados para pesquisa.
Além disso dispõe de biblioteca com volumes relativos a área de Administração por possuir tanto a graduação quanto o nível de lato e stricto sensu nessa área.
A instituição favoreceu a ida do professor a Passo Fundo, sua estadia para que pudesse cumprir suas atividades acadêmicas na cidade.
Internamente a receptora possui praça de alimentação e todas as condições para que discentes e docentes tivessem uma convivência agradável.
A seguir todos esses aspectos são detalhados:
A Instituição receptora possui estrutura de ensino e pesquisa exclusiva e adequada para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração em nível de Doutorado. De acordo com dados divulgados pelo MEC, a IMED foi classificada pelo segundo ano consecutivo como a melhor Faculdade da região em que está situada no Rio Grande do Sul. A Instituição possui aproximadamente 2700 alunos, distribuídos em 7 (sete) cursos, entre de graduação e pós-graduação lato sensu.
A Instituição possui uma área construída com mais de 13 mil m², composta por 30 salas de aula, 5 (cinco) laboratórios de informática. O espaço onde está localizada a biblioteca conta com 14 (quatorze) salas de estudos coletivas e individuais para estudantes, todas com acesso à internet. Todo espaço físico da IMED conta com ampla acessibilidade em condições de atender a necessidade de todos os portadores de necessidades especiais. Todo prédio conta com sanitários adaptados para atender pessoas com necessidades especiais. Tanto o bloco A como o bloco D possuem plataforma de elevação e elevadores. As rampas existentes possuem a inclinação recomendada pela a norma ABNT NBR 9050 de 8% com lixas antiderrapantes.
A estrutura de informática da Instituição está composta por 5 (cinco) laboratórios informatizados, com ampliação planejada de mais 3 (três) laboratórios para o ano de 2013, no conjunto totalizando uma área de 554 m². Os laboratórios em funcionamento são: a) Laboratório Roxo: conta com 40 (quarenta) computadores, todos conectados na rede mundial, ocupando uma área de 84 m2; b) Laboratório Vermelho: conta com 30 (trinta) computadores, todos conectados com a rede mundial, ocupando uma área de 80 m2; c) Laboratório Verde: com 24 (vinte e quatro) computadores, todos conectados com a rede mundial, ocupando uma área de 48 m2; d) Laboratório Público: com 18 (dezoito) computadores, todos conectados com a rede mundial, ocupando uma área de 40 m2; e) Laboratório de Redes: com 10 (dez) computadores, todos conectados com a rede mundial, ocupando uma área de 40 m2. Novos laboratórios de informática previstos para funcionarem a partir de 2013: a) Laboratório Laranja: com 40 (quarenta) computadores, todos conectados com a rede mundial, ocupando uma área de 112 m2; b) Laboratório de Inovação Tecnológica – Incubatec, com 20 (vinte computadores), todos conectados com a rede mundial, ocupando uma área de 30 m2; c) Laboratório Cinza: com 40 (quarenta) computadores, todos conectados com a rede mundial, ocupando uma área de 120 m2.
Biblioteca da instituição receptora: A Faculdade Meridional-IMED considera que conhecimento científico apresenta impacto positivo e importante no processo de construção do conhecimento se houver um especializado serviço de informação, estruturado, desenvolvido e bem preparado para selecionar informação técnica, cultural e científica. Dentro deste contexto, surge a Biblioteca como parte essencial do projeto, com a finalidade de organizar e disseminar a informação, desenvolvendo atividades inerentes ao processo de ensino-aprendizagem, bem como a dinâmica e atualização de informações a serem observadas e geradas no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. A Biblioteca conta com o seguinte espaço físico: a) 1 (uma) sala de 12 m2 para a administração; b) 1 (uma) sala de 14 m2 para atendimento geral com três acessos à internet; c) 11 (onze) salas de estudo fechadas, em média com 7 m² cada uma, em condições de atender até 6 (seis) alunos; d) 3 (três) salas de estudos fechadas e climatizadas, com 12 m2, em condições de atender até 6 (seis) alunos. A Biblioteca da Faculdade Meridional oferece à comunidade acadêmica os seguintes serviços: empréstimo domiciliar, consulta, pesquisa, levantamento bibliográfico, educação do usuário, disseminação da informação, serviço de alerta, serviço de extensão, normalização bibliográfica e comutação bibliográfica. O acervo geral da Biblioteca possui em torno de 20.000 (vinte mil) volumes.