Dados do Programa
Tipo do Programa:
Projeto de Cooperação entre Instituições - Mestrado
Número da Proposta:
21/2022
Período de Vigência:
21/07/2022
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
20
Data de Fim Previsto:
30/12/2024
Local de Execução do Projeto:
Campina Grande - PB
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
I. APRESENTAÇÃO PPGHIS/CESAA
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul tem se caracterizado por um perfil próprio, sendo o único na região a oferecer o stricto sensu profissional com ênfase no Ensino de História. Fundado em 2012 com recomendação da CAPES, o Programa nasceu com o objetivo de preparar recursos humanos de alto nível, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, para atuar em áreas ligadas ao ensino de História, ao patrimônio cultural, serviços de pesquisa e documentação, organização de informações históricas, consultorias, pareceres históricos entre outros. Os programas profissionais possuem como foco a formação continuada de pessoas, que atuam em diversos setores públicos e privados. A relação mais estreita com o mundo do trabalho é uma característica desses programas.
A primeira turma teve seu ingresso em agosto de 2013, e desde então, gestão, docentes e discentes avançaram significativamente no aprimoramento das concepções de Mestrado Profissional e da dissertação com função pública de divulgação do conhecimento (produto), o que levou o Programa a obter conceito 4 em sua primeira avaliação quadrienal. No período 2013-2021, registraram-se 9 turmas na sede e 2 turmas extras na região de abrangência da UCS, uma turma na cidade de Bento Gonçalves e outra na cidade de Vacaria.
Com o conceito 4 na avaliação da CAPES, o PPGHIS/UCS encaminhou projeto de Doutorado Profissional em História que foi aprovado iniciando suas atividades em março de 2021. Nesse sentido o Programa de Pós-Graduação em História da UCS se torna pioneiro na implementação do Doutorado Profissional em História no país ao lado da Fundação Getúlio Vargas – FGV e da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.
Os programas stricto sensu profissional no país estão em processo de consolidação, sobretudo os Doutorados. E nesse debate emergem questões ligadas à vocação dessa modalidade de formação em fina sintonia com as exigências da sociedade. Demandas plurais que requerem dos pesquisadores/orientadores flexibilidade na produção e divulgação do conhecimento. Nessa esteira se coloca também os Minter com instituições parceiras fora do raio de ação natural das IEs.
O processo de orientação acompanhado de reflexões por parte do corpo docente e discente promoveu uma importante experiência e aprimoramento dos trabalhos de conclusão de mestrado, usualmente denominado de “produto” e disciplinado pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de Dezembro de 2009 do Ministério da Educação.
O trabalho final do curso (difusão do conhecimento) é um diferencial em relação ao mestrado acadêmico. No caso dos profissionais, é possível apresentar um trabalho final com caráter maior de aplicabilidade, de intervenção em determinado setor educacional e/ou profissional. Deve responder às exigências de incorporação de conhecimentos teóricos, realização de pesquisa original e emprego de tecnologias consistentes e inovadoras relativas ao campo da gestão social e/ou da educação. Este trabalho deverá expressar a autonomia do aluno, o valor de suas habilidades intelectuais e práticas e a formação das atitudes fundamentais ao exercício das atividades profissionais consoantes com o perfil de conclusão de curso previsto.
Pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de Dezembro de 2009 do Ministério da Educação é desejável que o mestrando apresente como trabalho de conclusão: “projeto para educação
patrimonial; revisão sistemática e aprofundada da literatura; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e de produtos para ensino de história; projetos de aprendizagem; produção de programas de mídia; editoria; relatórios finais de pesquisas; softwares; estudos de caso; projeto de aplicação e adequação tecnológica; dissertação; sem prejuízo de outros formatos desde que aprovado pelo orientador e pelo colegiado do curso.”
Os resultados obtidos pelo PPGHIS/UCS, desde sua implantação, evidenciam a relevância de sua ação junto ao contexto regional cotejando aspectos importantes da formação teórica relacionada ao campo de atuação profissional onde está inserido o mestrando.
II. A OFERTA DE MESTRADO INTERINSTITUCIONAL NO CENTRO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA ALMEIDA E AGUIAR – CESAA – CAMPINA GRANDE / PB
Os processos e os procedimentos relacionados à seleção, matrícula e execução do curso de mestrado foram realizadas em consonância com a proposta do curso e seu regimento, bem como com os ordenamentos jurídicos da Universidade de Caxias do Sul e do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Para esta proposta de mestrado interinstitucional no período de agosto de 2022 a julho de 2024, é importante ressaltar que os docentes permanentes estão disponíveis para assumir orientações sem comprometer o programa regular. Nesse sentido o cronograma de atividades foi constituído de forma a possibilitar a integração de novas atividades de ensino e de orientação com a programação regular do semestre.
Especificamente sobre a proposição para a turma de Mestrado Interinstitucional em parceria com o Centro de Educação e Pesquisa Almeida e Aguiar em Campina Grande - PB, se deu em virtude da aproximação da instituição receptora com a Universidade de Caxias do Sul. O Centro de Educação e Pesquisa Almeida e Aguiar é uma Instituição legalmente constituída, que tem como missão promover ensino, pesquisa e extensão de excelência por meio do desenvolvimento de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além da realização de cursos livres e eventos de cunho científicos e tecnológicos, na formação de recursos humanos com visão humanística, empreendedora, compromissados com a ética e o desenvolvimento regional.
Respondendo a essa missão institucional a CESAA, instituição receptora, manifestou grande interesse em sediar uma turma do Mestrado Profissional em História da UCS, sobretudo em razão da qualidade do programa reconhecida pela avaliação da CAPES, com a finalidade de capacitar profissionais da região onde atua a partir de uma visão holística, inovadora, compromissada, como expressa na sua missão, com a ética e o desenvolvimento regional. A isso se soma a riqueza das trocas culturais entre experiências de pesquisa que envolvem realidades geográficas e sociais particulares entre o sul e o nordeste do Brasil.
O cronograma apresentado para o MINTER em parceria da UCS com a CESAA previa a aprovação da proposta junto a CAPES, o que ocorreu no primeiro semestre de 2022. A divulgação do edital e a seleção ocorreu em fins desse mesmo período letivo e a turma iniciou com 18 mestrandos. Três desses mestrandos tem suas atividades profissionais no Norte do país (2 no Amazonas e 1 no Pará). Os demais estão espalhados pela região Nordeste. Os créditos relativos as disciplinas estão ainda em curso até julho de 2023. Parte das disciplinas obrigatórias (Teoria da História, Projeto de Pesquisa em História e História e Interdisciplinaridade foram ofertadas presencialmente na sede da CESAA na Paraíba. Cabe destacar que a disciplina de Historiografia e o Ensino de História (obrigatória) foi ofertada em fevereiro de 2023 em Caxias do Sul/RS. Entre os dias 07 a 11 de fevereiro os mestrandos tiveram contato com a UCS presencialmente e conheceram as instalações da Universidade, sua biblioteca, seus laboratórios e os lugares de memória da IEs e da região. Foi um momento de grande troca cultural. Nesse evento tiveram uma audiência com o reitor da UCS. O PPGHIS reputa com da mais alta importância essa atividade presencial em Caxias do Sul. No momento em que muitas atividades acadêmicas são realizadas de forma virtual, essa presencialidade se destaca como um diferencial. A repercussão dessa atividade na UCS, entre os mestrandos e na CESAA não deixa qualquer dúvida em relação ao sucesso desse contato.
Todos os 18 mestrandos estão sendo acompanhados pelos seus orientadores na fase de pesquisa e formatação final do projeto. Os alunos estarão terminando os créditos em disciplina em julho de 2023. A última disciplina será Teoria da História e será ofertada na CESAA na Paraíba. Findo essa etapa e feita a proficiência em língua estrangeira, os mestrandos entram no período de Qualificação. O exame está previsto para o período de agosto a novembro de 2023. Essa etapa que precede a banca final.
O projeto encaminhado de Minter entre UCS e CESAA explicita alguns objetivos que já podem ser avaliados. O primeiro deles era a capacitação de recursos humanos para a docência, para a pesquisa e para a extensão no campo da História e em áreas afins. Alguns dos mestrandos atuam como docentes na rede pública e privada do Nordeste. Os relatos desses docentes nas atividades de aula no programa e nas orientações destacam como o diálogo entre o saber acadêmicos e o conhecimento na educação básica tem sido estimulado, em boa medida pelo retorno desses professores à condição de alunos. Referente à pesquisa, o salto de qualidade da experiência do mestrado é exponencial. Alguns alunos já são mestres em outras instituições e áreas e tem elogiado sobremaneira o PPGHIS. Mestrandos também tem sido convidados para atividades de extensão com o objetivo de apresentar suas pesquisas, principalmente em áreas onde projetos dessa natureza tem mais dificuldade de chegar com qualidade.
Some-se a isso a descrição e resultados das metas propostas no projeto de Minter enviado a CAPES em 2022:
a) formar 20 (vinte) mestres em História, no prazo de 24 meses;
b) construir 20 (vinte) produtos de divulgação de conhecimento, na área de concentração do mestrado, que possam contribuir para o desenvolvimento local, por meio da promoção de práticas e conhecimentos ligados à Área de concentração do PPGHIS, no prazo de 24 meses;
c) elaborar até 10 trabalhos para serem apresentados em congressos de âmbito nacional, no prazo de 24 meses;
d) no prazo de 24 meses elaborar até 10 trabalhos para submissão em periódicos, cuja discussão esteja em sintonia com as propostas de pesquisa.
Das quatro metas elencadas no projeto cabe ressaltar que estão matriculados desde julho e 2022 e cumprindo os créditos de disciplinas e orientação 18 mestrandos. Da turma inicial, todos permanecem matriculados. Com respeito as publicações, parte delas já estão aprovadas para esse fim e outras estão em estágio de avaliação às cegas por pares consultores de periódicos. Dados desse campo estão registrados na Plataforma Sucupira.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Será disponibilizado para o desenvolvimento do curso de mestrado em História pela
CESAA em Campina Grande / PB:
- Secretaria Acadêmica com 48 metros quadrados, com computador, impressora, mesa,
ar condicionado, wi-fi e espaço para atendimento para até 6 alunos de forma simultânea;
- Sala de aula com 48 metros quadrados, 20 cadeiras escolares todas com mesa de apoio,
mesa e cadeira para professor(a), quadro branco, televisor, aparelho de Datashow,
ar condicionado, e wi-fi;
- Sala de aula com 60 metros quadrados com 30 cadeiras escolares, mesa e cadeira para
professor(a), quadro branco, televisor, aparelho de Datashow, ar condicionado e wi-fi;
- Instalações sanitárias, feminina, masculina e para pessoas com deficiência;
- Biblioteca com 120 metros quadrados, com ambiente de estudo individual e coletivo, wi-fi;
- Sala com 16 metros quadrados para atendimento individualizado ao aluno;
- Auditório com 120 metros quadrados, 80 cadeiras, wi-fi, Datashow, quadro branco e
ar condicionado. Todos os ambientes possuem acessibilidade para cadeirante.
Cronograma de Atividades:
Cronograma das disciplinas:
Proposta curricular:
1. SEMINÁRIO DE PESQUISA – 3 créditos presenciais
Período: 21/07/2022 – 24/09/2022
Dias: 21, 22 e 23 de julho de 2022, aulas presenciais, manhã, tarde, vespertino e noite. Restante dos créditos serão em atividades presenciais virtuais a serem acordadas com os mestrandos.
2. HISTÓRIA, LITERATURA E SUBJETIVIDADES – 3 créditos presenciais-virtuais
Período: 11/08/2022 – 17/11/2022 – Horário: 19h40min – 22h30min – Quinta-feira
3. HISTÓRIA PÚBLICA: PRÁTICAS E REFLEXÕES – 3 créditos presenciais-virtuais
Período: 12/08/2022 – 18/11/2022 – Horário: 19h40min – 22h30min – Sexta-feira
4. ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIEDADE – 3 créditos presenciais
Período: 26/01/2023 – 15/04/2023
Dias: 26, 27 e 28 de janeiro de 2023, aulas presenciais, manhã, tarde, vespertino e noite. Restante dos créditos serão em atividades presenciais virtuais a serem acordadas com os mestrandos.
5. HISTORIOGRAFIA E O ENSINO DE HISTÓRIA – 3 créditos presenciais EM CAXIAS DO SUL/UCS
Período: 07/2/2023 – 11/02/2023
Dias: 07, 08, 09, 10 e 11 de fevereiro de 2023, aulas presenciais, manhã, tarde, vespertino e noite.
6. PATRIMÔNIO CULTURAL, LOCAIS DE MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA –
3 créditos presenciais-virtuais
Período: 16/03/2023 – 15/06/2023 – Horário: 19h40min – 22h30min – Quinta-feira
7. MIGRAÇÕES, FONTES E O ENSINO DE HISTÓRIA – 3 créditos presenciaisvirtuais
Período: 17/03/2023 – 16/06/2023 – Horário: 19h40min – 22h30min – Sexta-feira
8. TEORIA DA HISTÓRIA – 3 créditos presenciais
Período: 20/07/2023 – 16/09/2023
Dias: 20, 21 e 22 de julho de 2023, aulas presenciais, manhã, tarde, vespertino e noite. Restante dos créditos serão em atividades presenciais virtuais a serem acordadas com os mestrandos.
Qualificação:
De 01 de agosto de 2023 até 31 de outubro de 2023.
Defesa Final:
De 01 de agosto de 2024 até 31 de dezembro de 2024.
Instituição Promotora
Coordenador:
ROBERTO RADUNZ
Instituição de Ensino:
42008018 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL (UCS)
Logradouro:
RUA FRANCISCO GETÚLIO VARGAS, 1130
Município-UF:
Caxias do Sul -
RS
Telefone(s):
(54) 3218 2143 (54) 3218 2726 (54) 32182100 (54) 32121049 (54) 32182011 (54) 32182764 (54) 32182011 (54) 32182875 (54) 32182045 (54) 32182620 (54) 32182621 (54) 32182045 (54) 32182875 (54) 32182100 (54) 32182824 (54) 32182371 (54) 32182100 (54) 32182100 (54) 32182100 (54) 32182011 (54) 32182765 (54) 32182100 (54) 32182293 (54) 00000000 (54) 32182875 (54) 32182875 (54) 32182620 (54) 32182620 (54) 32182621 (54) 32182045 (54) 32182620 (54) 32182011 (54) 32182764 (54) 32182100 (32) 182171 (54) 32182163 (54) 32182100 (54) 32182371 (54) 32182293 (54) 32182824 (54) 32182824 (54) 32182149 (54) 32182100 (54) 32182764 (54) 32182100 (54) 00000000 (54) 32182765 (54) 32182149 (54) 32182293 (54) 32182335 (54) 34495200 (54) 32182011 (54) 32182620 (54) 32182100 (54) 32182023 (54) 32182057 (54) 32182764 (54) 32182764
E-mail Institucional do Programa:
pesquisa@ucs.br
Instituição(ões) Receptora(s)
CENTRO DE EDUCACAO E PESQUISA ALMEIDA & AGUIAR - CESAA LTDA
Coordenador:
JUACELI ARAUJO DE LIMA
Logradouro:
Rua João Machado
Município-UF:
Campina Grande -
PB
Telefone(s):
(54) 3218 2143 (54) 3218 2726 (54) 32182100 (54) 32121049 (54) 32182011 (54) 32182764 (54) 32182011 (54) 32182875 (54) 32182045 (54) 32182620 (54) 32182621 (54) 32182045 (54) 32182875 (54) 32182100 (54) 32182824 (54) 32182371 (54) 32182100 (54) 32182100 (54) 32182100 (54) 32182011 (54) 32182765 (54) 32182100 (54) 32182293 (54) 00000000 (54) 32182875 (54) 32182875 (54) 32182620 (54) 32182620 (54) 32182621 (54) 32182045 (54) 32182620 (54) 32182011 (54) 32182764 (54) 32182100 (32) 182171 (54) 32182163 (54) 32182100 (54) 32182371 (54) 32182293 (54) 32182824 (54) 32182824 (54) 32182149 (54) 32182100 (54) 32182764 (54) 32182100 (54) 00000000 (54) 32182765 (54) 32182149 (54) 32182293 (54) 32182335 (54) 34495200 (54) 32182011 (54) 32182620 (54) 32182100 (54) 32182023 (54) 32182057 (54) 32182764 (54) 32182764
E-mail Institucional do Programa:
coordenacao@cesaapb.com
Documentos