Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH tem por política oferecer modernidade e funcionalidade em relação à infraestrutura, proporcionando à comunidade acadêmica maior conforto e eficiência na execução do Projeto de Cooperação Interinstitucional.
Os equipamentos são atualizados em função das necessidades dos cursos e do avanço tecnológico. A manutenção dos equipamentos é realizada por técnicos contratados pela instituição ou por empresas especializadas, quando for o caso.
A construção dos prédios e instalações é realizada por empresas de comprovada competência, atendendo aos preceitos de forma integral e irrestrita de acessibilidade e sustentabilidade. A manutenção e conservação das instalações físicas é realizada pela própria IES, o que torna mais célere e eficiente qualquer adequação que se faça necessária, em um menor espaço de tempo.
O Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH tem como política balizadora da gestão da infraestrutura os padrões de qualidade definidos para as diversas áreas de atuação da Instituição; incluindo processos e procedimentos de gestão que proporcionem o uso adequado e racional da infraestrutura; pronta disponibilidade da infraestrutura necessária, assegurando as condições de trabalho e as demandas da expansão; manutenção regular e constante.
O Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH possui dois campi, sendo localizados em uma diferença terrestre de menos de 900 m.
A Instituição dispõe das salas de aula e laboratórios, em período integral, adequados de forma excelente ao número de alunos atendendo, plenamente, aos requisitos de dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, conservação e comodidade e acessibilidade necessária à atividade proposta, com uso de recursos tecnológicos instrucionais sempre que necessários e solicitados, possuindo iluminação condizente, climatização, sendo mobiliadas com carteiras tipos escolares, mesa e cadeira para o professor, equipamentos audiovisual: Projetor multimídia e computadores nas salas, telas para projeção, lousa, caixa de som, microfone, depósitos de lixo em lugares estratégicos com separação que possibilita a reciclagem, limpeza e arrumação efetuada após término de cada turno. As salas de aula são compatíveis com as condições de acesso para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os laboratórios do Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH consistem em ambientes modernos e equipados com instalações especificas ao seu uso.
Os gabinetes de trabalho para os docentes em tempo integral, tempo parcial e Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos do Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH possuem infraestrutura completa, em ambiente propício, necessária ao desenvolvimento de suas atividades.
5.2.1 Espaço de trabalho para professores tempo integral – TI
Os espaços de trabalho para professores em Tempo Integral estão diversificados em locais estratégicos no campus de modo convergente com a atividade extra-classe de maior relevância deste docente na instituição. Além destes, há ainda, dentro da sala dos professores, aqui denominado Espaço Docente, gabinetes de trabalho de professores Tempo Integral de uso compartilhado atendendo de forma excelente as necessidades dos docentes de Tempo Integral da instituição.
O Espaço Docente também é dedicado aos demais professores da instituição e possui ampla sala, com gabinetes individuais, mesa de trabalho, acesso à internet em espaços individualizados, além de sala de atendimento e orientação aos discentes, conta com equipamentos de informática atualizados e possuem uma central de impressão compartilhada.
Os espaços de trabalho para os docentes em tempo integral dos cursos do Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH possuem infraestrutura completa, em ambiente propício necessário ao desenvolvimento das suas atividades acadêmicas. O wi-fi está disponibilizado, bem como o acesso aos meios de comunicação institucionais permeados pelas TICs, ao acervo bibliográfico da biblioteca virtual – Minha Biblioteca e aos periódicos eletrônicos. Esses espaços permitem a privacidade necessária para acesso aos recursos e armário disponível para guarda de pertences pessoais e de trabalho. Além disso, anexo ao espaço, há sala de orientação aos acadêmicos.
5.2.2. Espaço de trabalho para coordenador
O Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH entende que se preocupar com a qualidade de vida no ambiente de trabalho é propiciar a infraestrutura física, tecnológica e ambiente pessoal com condições excelentes de trabalho, favorecendo a dedicação do colaborador no desenvolvimento de suas atividades.
Nesse contexto o organograma espacial proposto pelo Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH, para o ambiente das coordenações atende às necessidades laborais, projetado de forma inteligível, bem planejado e prático, com cores adequadas, móveis ergonômicos, iluminação favorável e climatização confortável para a região amazônica na qual o Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH está inserido.
O espaço individual para o trabalho de Coordenação encontra-se inserido nesse desenho de ambiente agradável e produtivo, composto por recepção de alunos, sala individual do coordenador e sala de reuniões. Ao apoio deste ambiente o Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH disponibiliza pessoal técnico administrativo capacitado para dar suporte aos coordenadores às demandas operacionais do dia-a-dia.
A sala da Coordenação de Curso em espaço individual, com estação de trabalho, armário para guarda de documentos, cadeira ergonômica, com conforto ambiental e excelente iluminação, acústica, limpeza e acessibilidade; possui ainda telefone, computador com acesso a impressora e internet com conectividade wi-fi.
A Coordenação de Curso tem a sua disposição salas de reunião climatizadas e iluminação favorável, com capacidade para receber até 10 pessoas e acesso à internet.
O espaço das coordenações também dispõe de ambiente reservado à convivência pessoal entre os coordenadores e colaboradores, onde podem socializar e compartilhar experiências enquanto realizam suas pequenas refeições, na copa e cozinha disponibilizadas.
5.2.3. Sala Coletiva de Professores
O Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH disponibiliza o “espaço docente” que é mais que uma simples “sala de professores”, para que os docentes possam planejar e preparar suas aulas, efetuar correções de atividades, entre outros compromissos docentes.
Há uma recepção com colaborador capacitado para realizar uma triagem de demandas oriundas de discentes e outros setores institucionais para com os professores. A recepção também faz agendamentos para o uso do espaço de atendimento e orientação a alunos.
No mesmo espaço há uma sala própria para atendimento ao aluno, em que o professor pode fazer uso para orientação individual ou de pequenos grupos.
Um ambiente maior é reservado para atividades gerais dos professores, onde são dispostas mesas individuais e coletivas, bancadas para notebooks e computadores desktop e impressora de uso coletivo, além de material de expediente.
Há também no âmbito do “espaço docente” uma sala onde fica alojada uma equipe de suporte tecnológico e pedagógico à atividade docente em todos os turnos do dia. Essa equipe faz orientações pedagógicas (Matriz Curricular, Matriz de Referência, Plano de Ensino etc.), capacitações individuais e de pequenos grupos sobre metodologias ativas e oferta capacitações tecnológicas de novos sistemas institucionais (RM, AVA, CANVAS, Blue, Portal do Professor, Sistema de Biblioteca, entre outros). Assim, pedagogos (a) e especialistas em tecnologias educacionais estão disponíveis para apoiar o professor nas suas demandas e necessidades diárias.
Os docentes do Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH contam com o apoio desses profissionais que estão ligados ao Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) caracteriza-se como um órgão de apoio didático-pedagógico ao trabalho docente, responsável pelo acompanhamento, orientação, supervisão e avaliação das práticas pedagógicas dos cursos da Instituição.
O espaço também foi concebido como um ambiente em que o professor pode fazer uso de copa, com estrutura para pequenos lanches. O professor tem também à sua disposição uma sala de estar com televisão e sofás para uso nos intervalos de descanso.
5.2.4. Salas de aula
O campus I do Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH, situado na rua Alexandre Guimarães, possui uma área construída aproximada de 19.283.65 m², subdivididos 12 (doze) blocos, esta estrutura possibilita o adequado exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão da IES, compatibilidade com o número de alunos da IES.
Os prédios e ambientes institucionais atendem a Lei e Normas de Acessibilidade de pessoas com deficiência locomotora e deficiência visual, com elevadores, adequação das calçadas externas e internas, bebedouros, banheiros, corrimãos das escadas e rampas, sinalização nos pisos, cadeiras identificadas, balcões de atendimento, prateleiras, ampliação de portas, sinalização e mapa tátil.
Estão disponíveis no campus salas de aula em quantidade suficiente para as atividades acadêmicas presenciais, que oferecem excelentes condições para o exercício de aulas teóricas, com espaço físico proporcional ao número de acadêmicos, todas climatizadas, bem iluminadas, acústica e conservação segue plano de conservação e manutenção e limpeza no mínimo três vezes ao dia, de acordo com o turno de uso das salas. As salas possuem carteiras estofadas e anatômicas, quadros brancos, equipamento multimídia e acesso à internet para a realização das atividades acadêmicas. Demais recursos audiovisuais estão disponíveis de acordo com a necessidade e solicitação prévia do docente (caixas de som, microfone, tablets e notebooks para uso dos acadêmicos).
Existem ainda salas de Inovação Metodológica à disposição de professores que optarem pelas aulas em metodologia ativa e para o desenvolvimento dos componentes curriculares de Projeto Integrador que dispõem de mesas de trabalho em grupo com capacidade de oito lugares, facilidade de acesso à energia elétrica para notebooks e outros dispositivos eletrônicos, TV, monitor computador desktop e impressora. Neste ambiente é favorecida a aprendizagem ativa e colaborativa.
5.2.5. Acesso dos alunos a equipamentos de informática
Os laboratórios e outros meios implantados de acesso à informática atendem de maneira excelente, considerando os aspectos: quantidade de equipamentos relativa ao número total de usuários, acessibilidade plena, velocidade de acesso à internet, wi-fi, política de atualização de equipamentos e softwares, adequação do espaço físico e acessibilidade física e digital plena.
Os laboratórios de Informática Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH são adequados às necessidades dos alunos, tanto do ponto de vista qualitativo, quanto do ponto de vista quantitativo. A tabela abaixo demonstra a especificação técnica dos laboratórios de informática do Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH:
Além dos computadores de mesa que compõem os diversos laboratórios acima descritos, há ainda o que denominamos de “laboratório móvel” constituído de 197 notebooks disponibilizados, a partir da solicitação do docente e discentes, para atividades de ensino nas salas de aula convencionais ou nas salas de Projeto Integrador.
O Centro Universitário São Lucas Porto Velho – São Lucas PVH conta em seu parque tecnológico, com aproximadamente 350 computadores distribuídos em todas as salas de coordenações, secretarias de coordenação e todos os setores que compõem a administração da IES.
Todos os docentes têm acesso aos microcomputadores existentes na sala dos professores ou nos laboratórios localizados na biblioteca com 70 computadores. Possui 2 (dois) Laboratórios de Informática para ensino.
Todos os setores da IES possuem equipamentos de informática para atender as atividades desenvolvidas diariamente. Sendo atendidos com computadores completos e impressoras: Polo EaD. As diversas Clínicas; os Laboratórios da Área de Saúde, os Núcleos, a Secretaria Geral, a Reitoria e Pró-Reitorias, Coordenações e os demais setores possuem computadores para os serviços administrativos e/ou para atender os diversos equipamentos específicos. A Internet móvel está disponível para todo e qualquer usuário da rede da instituição.
5.2.6. Biblioteca
A Biblioteca Dom João Batista Costa em Porto Velho – RO está instalada na Unidade I em dois andares do edifício Sapucaia em uma área de 1.600,00 m2 dividida entre acervo, guichê de atendimento, 118 cabines para estudo individual, 1 salão de estudos em grupo, 2 salas individuais de estudo em grupo, guarda volumes, sala de processamento técnico, sala de restauração, 2 laboratórios de estudo com 70 computadores com acesso à internet, processadores de texto e acesso às base de dados; toda a área mencionada dispõe de wi-fi aberta aos usuários, e funciona regularmente de segunda a sexta-feira das 08 às 22 horas ininterruptamente. Aos sábados de 08 às 13 horas.
O acervo é totalmente informatizado. O software bibliográfico utilizado é o RM TOTVS. O software permite a recuperação de dados através do título, autor, assunto, editora, local de publicação, tipo de documento. Sua interface é de fácil utilização obedecendo às normas da ABNT e o formato MARC; a base de dados é alimentada de acordo com o AACR2, para catalogação, CDU e CUTTER, para classificação, e, VCBS, para indexação.
O acervo digital é composto pela base de dados de livros eletrônicos Minha Biblioteca e pela base de dados de periódicos eletrônicos Medline e Academic Search Elite e UP TO DATE através de link em site institucional, ou ainda por meio dos portais do aluno e do professor. O acesso é possível através dos dois laboratórios de estudo existentes ou via wireless por computadores pessoais, smartphones e tablets.
Por meio do software bibliográfico RM, que é a base de dados referenciais de livros físicos, obras impressas que compõem nosso acervo, temos mais de 50 mil volumes de livros e sua pesquisa é realizada diretamente no site institucional.
A biblioteca é aberta a toda a comunidade acadêmica. Todos os livros e periódicos estão disponíveis para consulta. A retirada de material assim como a utilização dos equipamentos é restrita aos acadêmicos, funcionários, professores e egressos da instituição. Em relação a base de dados, podemos destacar as seguintes:
• MINHA BIBLIOTECA - É uma base de dados de livros eletrônicos, com mais de 10.000 títulos que atendem as diversas áreas do conhecimento. A biblioteca oferece a sua comunidade acadêmica o acesso a esse ambiente online e simultâneo 24 horas por dia todos os dias do ano, através do login no portal do aluno ou professor diretamente no site institucional.
• MEDLINE e ACADEMIC SEARCH ELITE - A Medline contempla mais de 2400 periódicos, oferecendo acesso a textos completos dos periódicos científicos mais importantes da área médica. Dá acesso ainda a Dynamed Plus, ferramenta de referência clínica criada por médicos para médicos e demais profissionais da saúde; são resumos organizados de modo a responder a maioria das questões clínicas práticas. A Academic Search Elite contempla mais de 2300 periódicos, oferecendo acesso a textos completos dos periódicos científicos mais importantes de diversas áreas do conhecimento. Permite o acesso a 13700 títulos indexados sendo mais de 2300 em textos completos e 1800 revisados. Dá acesso ainda a Fonte Acadêmica, coleção de periódicos científicos publicados no Brasil e em Portugal contando atualmente com 330 títulos. A biblioteca oferece a sua comunidade acadêmica o acesso a esse ambiente online e simultâneo 24 horas por dia todos os dias do ano, através do login no portal do aluno ou professor diretamente no site institucional.
• UP TO DATE - É uma base de dados online, utilizada para pesquisar informações médicas, procedimentos e atualizações técnicas na área da saúde. É a principal fonte de atualização médica no mundo, sendo utilizado por mais de 1,9 milhão médicos e profissionais de saúde e por mais de 38,5 mil instituições. Os usuários têm acesso direto à cobertura de quase 12 mil tópicos médicos, mais de 36 mil gráficos apresentados em um formato fácil de pesquisar, quase 10 mil recomendações classificadas, tópicos com referências completas com mais de 519 mil resumos do Medline, sendo todo o conteúdo atualizado continuamente
• REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL - O SIBI, acompanhando as tendências nacionais e mundiais e se inserindo no movimento em favor do acesso aberto à informação científica, disponibiliza a toda a sociedade seu repositório institucional. Através do software D’Space, é uma base de dados que reúne os trabalhos de conclusão de curso (TCC) de graduação e pós-graduação em formato digital, bem como as obras institucionais, de modo a conservar a memória institucional no que tange as suas produções científicas. O SIBI oferece a sociedade o acesso a esse ambiente online e simultâneo 24 horas por dia todos os dias do ano diretamente no site institucional, através da Aba Biblioteca link “REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL”.