Plano Acadêmico:
Justificativa:
O Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – IDEAU situa-se na cidade de Getúlio Vargas, no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e sede de uma micro-região envolvendo o 8 (oito) municípios
circunvizinhos Estação; Ipiranga do Sul; Estação; Erebango; Floriano Peixoto, Sertão; Quatro Irmãos e Charrua. A micro região compreende cerca de 41.000 habitantes, mas extensivamente compreende cerca de
350.000 habitantes, já que situa-se no eixo N-S entre os dois maiores municípios da região: Erechim e Passo Fundo, cuja distâncias fica entre 25 e 50 km, respectivamente. A microrregião de Getúlio Vargas é
preponderantemente agrícola e parcialmente pecuarista de corte. Na agricultura predominam as culturas de soja (66% da área cultivada), milho (20% da área cultivada), trigo (8% da área cultivada), erva-mate,
cevada e feijão (compondo pouco mais de 2% da área cultivada). Na pecuária, destaca-se em especial a produção de bovinos de corte e em menor escala, bovinos leiteiros, suínos e aves. A mesorregião do alto
Uruguai, envolvendo as cidades maiores de Passo Fundo e Erechim, no entanto, inicia um processo de industrialização acelerada e consistente com as características locais que tradicionalmente têm dado origem à
sua economia. Espelhada em seus centros de influência (Passo Fundo e Erechim), Getúlio Vargas começa a diferenciar-se de suas cidades circunvizinhas pelo desenvolvimento da agroindústria voltada para o
beneficiamento dos produtos locais da cadeia alimentícia, em especial embutidos das empresas (Aurora, Santa Clara, Nobre, Olfar, BSBios, Relat), acrescida de bebidas, de couro, de madeira e de metal mecânico (Intecnial, Comil, Intelcav Cartões, Cercena). Na mesma proporção em que tenta acelerar a industrialização de sua região, Getúlio Vargas, envolve-se com afinco na expansão do ensino. Em sua recente história de
pouco mais de 10 anos, o Instituto IDEAU sustenta a educação desde seu início – Graus Fundamental e Médio – e concentra-se na Educação Superior, com 24 cursos plenos e de curta duração, que variam desde a
Administração até a Medicina Veterinária. Complementarmente, oferece cursos de pós-graduação lato sensu, num processo de permanente apoio ao desenvolvimento profissional de seus egressos. A gestão de novos
negócios e a crescente industrialização regional dos negócios tradicionais requer, da mesma maneira, um aumento da maturidade institucional da IDEAU, que a instituição deseja instaurar com a oferta do MINTER, ora
em apreço. Justifica-se, portanto, a oferta desse MINTER, tanto sob o ponto de vista contextual, quanto conjuntural. Sob o ponto de vista contextual, é justificável a oferta de um MINTER na IDEAU porque a Faculdade
encontra-se em região interiorana, longe de grandes centros e de baixa capacidade de atratividade institucional de docentes/pesquisadores com formação superior, em grau de mestre ou de doutor. Esse é um
contexto típico de região carente de recursos humanos, como é comum encontrar-se no centro-oeste, nordeste e norte do país. A IDEAU possui apenas 48% de seu corpo docente com o título de mestre e apenas 6%
com o título de doutor. A qualificação individualizada de novos mestres é, normalmente, mais prolongada e mais cara. Assim, é certamente, muito mais racional um esforço institucional concentrado, acelerando esse
processo e permitindo à Instituição avançar mais rapidamente a qualificação de seu quadro de docente para o doutorado – etapa futura necessária e irreversível para a IDEAU. Sob o ponto de vista conjuntural, tanto a
expansão como a melhoria da qualidade do ensino na IDEAU, dependem da qualificação do corpo docente. O corpo docente da instituição deverá ainda expandir-se nos próximos anos. A maior parte desses docentes é
oriunda da região e seu afastamento para a realização de cursos de Pós-graduação stricto senso é uma opção de alto custo, não só financeiro, mas de tempo o que dificulta a continuidade das atividades da Instituição.
A melhoria da qualidade do ensino permitirá, como consequência, o desenvolvimento de atividades de pesquisa e a geração de tecnologia e a intensificação da inserção institucional no desenvolvimento da economia
regional. Como apontado acima, a economia local tende a modificar-se gradativamente para a industrialização e essa nova conjuntura requer da instituição maior capacidade de inovação para responder com mais
eficácia as demandas do meio em que opera.
Relevância:
A crescente evolução da IDEAU, em seus 10 anos de existência, coloca-a como um divisor de águas nas questões culturais, sociais e econômicas da região, especializando mão-de-obra, desenvolvendo a cidadania
e atraindo investimentos em novas empresas. Quando iniciou suas atividades em 21 de fevereiro de 2005, passou a oferecer cursos de Administração – Gestão de Cooperativas, Administração – Marketing,
Administração – Recursos Humanos, Ciências Contábeis e Normal Superior – totalizando 250 alunos, 4 funcionários do corpo técnico-administrativo e 160 docentes. Atualmente oferece os seguintes cursos:
Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia
em Design de Modas e Turismo. A partir de 2012, a IDEAU credenciou uma unidade na cidade de Marau/RS, oferecendo os cursos de Ciências Contábeis e Engenharia de Produção, totalizando 1.455 alunos, 83
funcionários e 112 docentes. No mesmo ano, incorporou as Faculdades Anglo-Americano da região Sul, com unidades em Bagé/RS, Caxias do Sul/RS, Chapecó/SC e Passo Fundo/RS. Seu rápido crescimento horizontal,
no entanto, não pode ser garantidamente acompanhado com um corpo docente com formação de mestre e/ou doutor que pudesse suportar as necessidades conjunturais que se impõem dia a dia de forma crescente.
Ensino de qualidade em constante evolução e produção científica/técnica de impacto é o que se espera de uma Instituição com a responsabilidade pelo desenvolvimento social e das pelo desenvolvimento das
empresas da região. Tais premissas são parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI - que a IDEAU institucionalizou e se compromete a cumprir de forma integral. A natural diversificação da oferta
de cursos de graduação, a maior eficácia operacional da IDEAU e o aumento de capacidade de soluções mais sofisticadas para suas questões internas, são resultados diretos esperados desse MINTER sobre o
desempenho institucional, o que lhe confere elevado nível de Relevância institucional. É importante notar-se que a relevância do presente MINTER na IDEAU justifica-se, para o Programa de Pós-Graduação em
Administração - PPGA/UNINOVE e para a IDEAU por razões distintas, mas igualmente importantes. Essa será uma oportunidade de inserção social ímpar para ambas as instituições. Como curso pertencente ao
Programa de Excelência da CAPES, o PPGA da UNINOVE deve, quer por razões e objetivos próprios, quer por obrigação de função, contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da educação nacional, apoiando a
promoção da Pós-Graduação stricto sensu, em áreas carentes de recursos humanos qualificados do território nacional. Para a IDEAU, a oportunidade de parceria no oferecimento de um Programa de Mestrado lhe dará
oportunidade de amadurecimento institucional rápido para oferta de seu próprio Programa. Este projeto ambiciona a constituição de núcleos consolidados de docência e pesquisa, com competência em gestão e
inovação de cadeias produtivas, estratégia, marketing e organizações formando recursos humanos no mais alto nível, adequados à nova realidade de industrialização do estado. Desta forma, este MINTER estará
criando na IDEAU as bases para subsequente continuidade de oferta regular deste curso em seu próprio Programa de Pós-Graduação stricto sensu. Isso configura não apenas uma rara oportunidade de serviços
relevantes à sociedade acadêmica e empresarial da microrregião, mas, também, permite à IDEAU a consolidação de sua liderança na oferta de cursos de significância socioeconômica para a região de sua abrangência.
Isso também permite-lhe, ademais, tornar-se, de forma mais rápida, em um centro de referência na formação de recursos humanos, destinado à pesquisa, à docência e à produção intelectual e a aplicação na área de
Administração, devidamente ajustado às necessidades de industrialização de sua microrregião.
Impacto do Projeto:
Os impactos previsíveis decorrentes da oferta de um MINTER na IDEAU são de ordem acadêmica e social. Sob o ponto de vista acadêmico, a oferta do MINTER em Administração vai instrumentalizar a área de
Administração da IDEAU com recursos humanos que permitir-lhe-á aumentar a massa de docentes com qualificação mais avançada em Administração. Essa massa terá reflexos sobre a qualidade, amplitude e
diversidade do ensino e da produção científica na instituição. A maior disponibilidade de um contingente mestres na instituição permitirá à IDEAU o desenvolvimento de competências locais com maior habilidade para
tratar das características e dos problemas da administração local de forma mais contextualizada. Em adição, pode-se esperar um impacto mais concreto sobre a qualidade – conteúdo e forma – dos cursos de
graduação. Assim, a realização do DINTER vem de forma diferenciada contribuir para um melhor desempenho, qualidade e produtividade da área de Ciências Sociais Aplicadas da IDEAU. Sob o ponto de vista social, o
impacto esperado deste MINTER será igualmente representativo. Para a academia, não apenas a IDEAU estará gerando recursos humanos de que necessita, mas também provendo as condições para que possa
verticalizar, em pouco tempo, em direção ao doutorado desse contingente de formados, adquirindo a partir daí plena autonomia didática e pedagógica, em Administração. Assim, no médio prazo poderá planejar sua
própria evolução melhorando a qualidade do ensino, da pesquisa e da produção intelectual institucionais. Para a sociedade ao largo e para a sociedade industrial de sua microrregião, o impacto será não menos
importante. Com a formação de mestres com perfil mais afinado com as novas premissas econômicas (diversificação da matriz de industrialização) da microrregião, a IDEAU poderá influir diretamente sobre um mais
correto e ajustado conjunto de conteúdos na graduação (Administração) às necessidades e expectativas locais, melhorando, ainda mais, a qualidade da formação de seus egressos, na área de Administração.
Objetivos e Metas :
No contexto de um programa de Mestrado em Administração, o principal objetivo do MINTER/IDEAU é: - Oportunizar experiências, instrumentos e ambiente para capacitar o egresso ao domínio intelectual do
conhecimento, em especial na área de Estratégia em Organizações, com foco na linhas de inovação, Estratégia, Marketing e Organizações, realização de pesquisa de forma independente e capacidade para
contribuir de forma singular para o avanço da ciência da Administração. Objetivos adicionais deste programa podem ser listados como: - Estabelecer redes de especialistas envolvendo docentes, alunos dos
Programas e egressos que continuem a aprofundar a expandir a pesquisa em temas de interesse prioritário aos contextos específicos. - Estabelecer os instrumentos de ligação necessários para dar suporte aos
egressos continuarem em suas instituições, a construção de equipes de pesquisa que reforcem a rede de pesquisadores associados ao PPGA/UNINOVE com vistas a aumentar a produção científica de impacto no
país. - Promover intercâmbio acadêmico com as instituições parceiras deste MINTER para aumentar s experiências mútuas e abrindo novas oportunidades para pesquisa e produção intelectual conjuntas. - Formar
recursos humanos altamente qualificados em nível de mestrado visando criar um centro de referência em ensino pesquisa e aplicação/extensão na área de Administração na Região do Alto Uruguai, Estado do Rio
Grande do Sul.
Critérios e sistemática de seleção dos alunos :
Os critérios de seleção dos alunos do MINTER/IDEAU obedecem aos parâmetros e processos de seleção de candidatos, utilizado pelo PPGA. Em síntese os candidatos passarão por dois estágios de avaliação: um
estágio Classificatório e um estágio de Avaliação de Competências. (a) Fase Classificatória: Compreende: (1) Teste ANPAD (2) Análise de Curriculum. (3) 1 carta de apresentação pessoal Fase Seletiva Envolve: (1)
Prova Dissertativa. Os candidatos, selecionados na fase anterior deverão realizar uma redação sobre tema relacionado à área que pretende estudar. Não será possível consulta. O texto deverá ter no máximo duas
páginas. (2) Entrevista de Seleção. A entrevista tem a finalidade de identificar competências importantes para o curso. Será realizada por uma banca composta por professores do Programa. Bons candidatos que
não forem aprovados para sua primeira opção de orientador poderão ser eventualmente indicados para outro orientador/linha de pesquisa. (3) Documentos Comprobatórios. Antes da entrevista, o candidato deve
apresentar uma cópia impressa dos artigos científicos que constam no currículo Lattes (se houver). Documentos necessários para matrícula: - Xerox simples do CPF - Xerox simples do RG - Xerox simples do Título
de Eleitor - Xerox simples do Certificado de Reservista - Xerox simples da certidão de casamento ou nascimento - Comprovante de residência - Currículo atualizado e assinado. - 2 Fotos 3X4 (iguais e recentes) -
Xerox autenticada do Diploma de conclusão de curso Superior. - Xerox autenticada do Histórico Escolar ou declarações.
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:
A execução do Mestrado interinstitucional com a Faculdade IDEAU, será realizada em quatro estágios, ao longo de 24 meses. As atividades relativas ao estágio I que envolve os 06 primeiros meses serão
totalmente realizadas na instituição receptora. As do estágio II, que envolve 06 meses serão realizadas na instituição promotora. O Estágio III Envolve a elaboração do Projeto de Dissertação, que será realizado
na instituição receptora. O Estágio IV, envolve o módulo Internacional II que será realizado no Exterior.. O quadro abaixo clarifica os distintos conjuntos. ESTÁGIO I – 06 meses (12 créditos) Instituição Receptora
• Seleção do candidato • Plano de Estudos e Cronograma Módulo A: BLOCO DAS DISCIPLINAS METODOLÓGICAS (4 créditos) • 4 créditos Obrigatórios de Metodologias ADOBM04 - Metodologia da Pesquisa I
ADOBM03 - Métodos Quantitativos Módulo B: BLOCO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA (8 créditos) ADOBM02 - Teoria das Organizações ADOBM01 - Estratégia de Negócios ADOBM06 - Gestão da Inovação ADOBM05 - Administração Estratégia de Marketing # INSTITUIÇÃO PROMOTORA (10 Créditos) ESTÁGIO II – 06 meses (10 créditos) • 4 créditos Obrigatórios de Metodologias
ADOBM08 - Práticas em Pesquisa Científica Aplicada ADOBM07 - Metodologia da Pesquisa II • 2 créditos Obrigatórios referente ao Módulo Internacional I (preparatório) ADOMI01 - Módulo Internacional: Processo
Criativo e Aprendizagem • 4 créditos Disciplinas Eletivas das Linhas Pesquisa ESTÁGIO III (2 créditos) - Instituição Receptora ADOBM09 - Seminário de Dissertação ESTÁGIO IV (2 créditos) - Módulo Internacional -
no Exterior ADOMI02- Modulo Internacional: Aprendizagem em Experiência Internacional O Estágio II que contempla 10 créditos, será desenvolvido totalmente na sede da UNINOVE e envolve as atividades
disciplinares com as disciplinas obrigatórias, sendo 4 créditos nas disciplinas da área metodologia e 2 créditos para o Módulo Internacional I (preparatório). Adicionalmente, o aluno deverá cursar 4 créditos das
disciplinas eletivas escolhidas em conjunto com seu professor orientador.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres e doutores :
Os riscos de endogenia naturalmente originados ou decorrentes deste projeto MINTER serão minimizados por meio de dois recursos principais. Primeiro, a estrutura do PPGA/UNINOVE, como explicitado no início
deste projeto, está assentada a uma única área de concentração no campo temático da Estratégia em Organizações e com linhas de pesquisa consistentes. Adicionalmente, essas linhas de pesquisa apresentam
orientações distintas, em natureza: organizações, estratégias; inovações; e marketing. Assim, apesar de originarem-se de uma mesma base, permitem diversidade de orientações e distinção nas especializações
profissionais finais dos alunos, culminadas com seus trabalhos de dissertação. Os riscos da endogenia residiriam, principalmente, na assimilação dos valores comuns professados no PPGA/UNINOVE, mas que
podem ser amplamente minimizados pelas ações do segundo mecanismo. O segundo mecanismo para minimizar riscos de endogenia concentra-se na oferta de matrícula cruzada com instituições como a USP, FIA
e a ESPM as quais o PPGA/UNINOVE mantém convênio. Desta forma, acredita-se que o problema de endogenia seja realmente minimizado.
Haverá uso de tecnologia de Educação à Distância (EAD)? : Sim
Curso de inglês on-line - Channel 9 UNINOVE: Para proporcionar cada vez mais instrumentos de aperfeiçoamento e qualificação profissional, a UNINOVE possui o Channel 9, um curso de inglês on-line, oferecido a
distância por meio da plataforma AVA UNINOVE (Ambiente Virtual de Aprendizagem), para todos os estudantes da instituição. A iniciativa inovadora, com conteúdo produzido pelos docentes da instituição, é
composta por cinco módulos: o Basic 01, Basic 02, Pre-Intermediate, Intermediate e High-Intermediate, cada um composto por 20 aulas. A avaliação de cada módulo é realizada ao final de cada fase, por meio de
provas escrita e oral e de avaliação de desempenho do aluno, como participação em chats, fóruns e atividades sugeridas pelos professores. Os alunos do PPGA-UNINOVE e o MINTER/IDEAU têm, de forma
complementar, o acesso a esta ferramenta para aperfeiçoar o idioma inglês e, assim, melhorar o seu desempenho no programa. Homepage:
http://www.uninove.br/marketing/channel9/pagina/pagina_channel9_video001.html
Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador(a) e orientando(a):
As orientações para elaboração das propostas de tese serão lançadas no Plano de Estudos Acadêmicos (PEA). Esse plano contém a lista de disciplinas a serem cursadas pelos alunos e um cronograma com as
outras tarefas acadêmicas a serem realizadas pelo orientando, com os respectivos prazos e datas de execução. Neste mesmo cronograma estarão assinalados todos os encontros individuais, para discussão do
trabalho de tese e produção intelectual, e os encontros do grupo de orientandos do Orientador (Iniciação Científica, Teses e Dissertações). Os encontros individuais para elaboração da proposta de dissertação
deverão ser todos presenciais, especialmente durante o período de elaboração da proposta. Tais encontros devem ser, pelo menos quinzenais para garantir o prazo para qualificação dos alunos e tempo suficiente
para estágio no exterior. A partir da defesa de qualificação, além dos encontros presenciais que passarão a ser mensais, as orientações individuais podem também ser realizadas via recursos de Internet,
disponíveis em ambas as instituições. Adicionalmente aos encontros individuais, o aluno deverá participar das reuniões com o grupo de orientação de seu Orientador, mensalmente. No grupo de orientação, deve
participar com apresentações de seu próprio trabalho (em espaços de tempo e conteúdo acertados com seu Orientador) e contribuir na avaliação e crítica dos trabalhos (dissertações) dos outros membros do grupo.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
Laboratórios:
O PPGA possui um amplo espaço físico, em prédio exclusivo para a Pós-Graduação stricto sensu, para apoio às atividades administrativas, de ensino, de pesquisa e de orientação. O quadro de professores
pertencentes ao PPGA pode dispor de acomodações para trabalho confortáveis, individuais e coletivas (como salas para reuniões) que favorecem arranjos para a socialização e ao mesmo tempo preserva as
atividades individuais. 1.1 Laboratório e Auditório O PPGA conta com laboratório de informática para apoio à pesquisa, de livre acesso aos alunos do PPGA e dedicado exclusivamente às atividades da
Pós-Graduação stricto sensu. Compõe-se de 30 computadores de última geração ligados em rede e à internet, com sistema operacional Microsoft Windows 8, Microsoft Office 2013, Linguagens de Programação,
aplicativos de estatística, como o SPSS e de apoio à pesquisa qualitativa, como o Atlas.Ti, Sphinx entre outros. A comunidade acadêmica do PPGA tem à sua disposição, para realização de suas atividades de rotina
e extracurriculares, palestras e eventos, um auditório exclusivo com capacidade para 100 lugares, projetores e completo sistema de som. O Programa pode facilmente utilizar-se de outros auditórios de maior
capacidade, se for necessário, localizados nos diversos Campi da Universidade. 1.2 Recursos da Informática Os recursos do laboratório de informática são ampliados com mais de 25 computadores de apoio aos
professores, coordenadores e secretárias. Cada professor pode dispor de seu próprio computador, sempre atualizado em suas configurações de processamento e dotados de monitores de LCD. Tais computadores
estão alocados em escrivaninhas individuais na sala de pesquisa e orientação dos professores. Para apoio às atividades de ensino, o PPGA possui salas de aula exclusivas, que podem dispor de forma permanente:
07 datashow, 03 TVs, 1 DVD, 3 Vídeo Cassete, 1 projetor de Slide, 1 aparelho de som. 1.3 Vídeo Conferência A UNINOVE é uma das primeiras instituições de ensino superior do país a instalar a sala de
videoconferência, não exclusiva para a PG stricto sensu. Os equipamentos possibilitam o desenvolvimento de diversas atividades de ensino a distância e de extensão. Como é de conhecimento geral, a
videoconferência permite e facilita a comunicação a distância e, portanto, é um mecanismo extremamente útil para atividades programas e extracurriculares em projetos especiais como o MINTER. Além da
infraestrutura de informática o programa conta com salas de orientação/trabalho dos professores, sala de coordenação, sala de arquivo e secretaria acadêmica.
Biblioteca - Informações Gerais
A Biblioteca da Pós-Graduação Stricto Sensu está em funcionamento um espaço próprio e independente, junto ao edifício da Pós-Graduação stricto sensu, no Campus Memorial da América Latina. Como parte do
Sistema de Bibliotecas UNINOVE, a biblioteca da Pós-Graduação oferece acesso à informação bibliográfica de diversas formas. Uma das formas de acesso on-line é a Biblioteca Digital UNINOVE, com links
específicos para obras em texto completo. Permite igualmente intercâmbio com outras bibliotecas tanto no âmbito universitário, como de instituições de outra natureza. Entre os sistemas de troca e de acesso,
cita-se: 1. COMUT - A Comutação Bibliográfica (COMUT) é um serviço que visa dar acesso à informação existente nas Bibliotecas em nível nacional e internacional, permitindo receber cópia de vasto material
bibliográfico; 2. UNIBIBLI - Base de dados das universidades estaduais paulistas que disponibiliza informações do Catálogo Coletivo de Livros, Teses e Publicações Seriadas da USP, UNESP e UNICAMP, que reúne
informações atualizadas com aproximadamente 800 mil referências de livros, dissertações, teses e 50 mil coleções de periódicos. 3. ALEPH – Catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas da UNINOVE. Acervo
bibliográfico do Sistema de Bibliotecas da UNINOVE: • ÁREA: Administração + Ciências econômicas e afins) Livros: 32.535 +15.547 = 48.082 Periódicos: 334 impressos (144 na Biblioteca Pós Graduação Stricto
Sensu) ACERVO BIBLIOGRÁFICO UNINOVE – Stricto Sensu •Biblioteca Mestrado/ Doutorado (todas as áreas) Acervo: 17.784 (geral) Periódicos eletrônicos: 99 Fitas de vídeo: 30 fitas POLITICA DE AQUISIÇÃO E
ATUALIZAÇÃO DE ACERVO A política de aquisição bibliográfica da UNINOVE visa disponibilizar e manter um acervo pertinente aos objetivos dos cursos, de forma a sustentar efetivamente, as necessidades
técnicas e científicas do corpo discente e docente. O acervo está em constante atualização, formado por livros, periódicos científicos, revistas, jornais e recursos audiovisuais, abrangendo todas as áreas do
conhecimento. Todo o acervo do sistema de bibliotecas é disponibilizado à comunidade acadêmica. O processo de aquisição, expansão e atualização do acervo é desenvolvido, com base nos projetos
pedagógicos, nas indicações dos professores e sugestões dos alunos. O acervo recebe tratamento técnico conforme normas internacionais de catalogação, especialmente do Código de Catalogação
Anglo-Americano (AACR2), em linguagem Machine Readable Catalog (US MARC). A classificação adotada é a Decimal Universal (CDU) e, para o estabelecimento de cabeçalhos de assunto, são adotados os
padrões da Biblioteca Nacional. O acervo está organizado por áreas do conhecimento. Bases de Dados bibliográficas disponíveis: O Sistema de bibliotecas da UNINOVE é composto por sete bibliotecas
Presenciais e uma Biblioteca Digital. O acervo está em constante atualização. É constituído por livros, periódicos científicos, revistas, jornais e recursos audiovisuais abrangendo todas as áreas do conhecimento.
A Biblioteca do PPGA está alocada em espaço próprio na unidade Memorial, no mesmo prédio onde os cursos são ministrados. Oferece infraestrutura para leitura, estudo e pesquisa, disponibilizando terminais de
multimídia que dão acesso a pesquisa na internet, bases de dados e mídia eletrônica. A Biblioteca Digital inclui bases de dados assinadas e de acesso livre que o pesquisador pode consultar dentro da
universidade ou pela internet através das centrais do professor e do aluno. Além do acesso irrestrito do Portal de Periódico da CAPES, a UNINOVE subscreve as seguintes Bases de dados para a área de
Administração: EBSCO - Base de dados com conteúdos nas áreas de negócios, sustentabilidade, saúde, artes, educação, humanidades, jurídica, militar, multicultural, psicologia, ciências sociais entre outros. É
composta pelas sub-bases: Academic Search - Completa Business Source - Completa Environment - Completa News Paper Direct Newspaper Source Regional Business News Sustainability Reference Center
PROQUEST - Inclui conteúdos nas áreas de ciências empresariais, finanças e economia. É composta pela sub-base multidisciplinar: Academic Research Library UpToDate – Medicina em evidencia
Outros Recursos :
PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES - disponibiliza periódicos com texto completo, bases referenciais com resumos, patentes, banco de teses e dissertações e outras publicações em todas as áreas do conhecimento.
A UNINOVE tem acesso às bases: American Society for Testing and Materials (ASTM) Clinics Collection (Elsevier) Dentistry & Oral Sciences Source Emerald ESA – Ecological Society of America IEEE Xplore JCR -
Journal Citation Reports Nature SAGE Science Direct (Elsevier) Scopus Web of Knowledge Web of Science BDTD – IBICT Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT- Inclui teses e dissertações em todas as
áreas do conhecimento em nível nacional. Periódicos Científicos Impressos PPGA-UNINOVE Nacionais, internacionais, correntes e não correntes: Adm made Administração de Empresas em Revista Administração
no Milênio Administrador profissional Administrative Science Quartely Alcance: Rev. de Divulgação Cient. da Universidade do Vale do Itajaí Análise (PUCRS) Annal of Regional Science, The B2B magazine Banas
qualidade (antiga Falando de Banas Qualidade) Base (Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos) Brasil em exame Business Week Caderno de Pesquisa. em Administração FEA (USP) (titulo atual
REGE- USP sys 90124) Cadernos da FACECA Cadernos de Pós-Graduação (UNINOVE) Cadernos Discentes da FAC (São Roque UNINOVE) Cadernos PROLAM / Programa de Pós-Graduação em Integração da
América Latina, Universidade de São Paulo California Management Review Case Studies: revista Brasileira de Management Ciência da Informação Comércio Exterior: Informe BB Conexão Empresarial Conexão
SEBRAE Conjuntura econômica Consumidor Moderno Contêiner O Contextus Desafios do desenvolvimento Desenvolvimento em questão Economia Economia & gestão Empreendedor Empresários Ensaios
econômicos Evidência Exame Exame PME : pequenas e médias empresas Executivos financeiros Exportar & gerência FACEF Pesquisa Falando de qualidade(novo título Banas Qualidade) Franquia & cia Gestão &
Regionalidade Gestao & tecnologia Gestão plus Global : Comércio Exterior e Transporte Guia Marítimo GV-Executivo (antiga RAE-Executivo) Horizontes : revista semestral do Programa de Pós-Graduação Scritu
Sensu em Educação da Universidade São Francisco Integração : ensino, pesquisa, extensão International journal of public-private partnerships International journal of research in marketing Isto é dinheiro Journal
of marketing Journal of Regional Analysis & Policy, The Latin America Business Review Latin Trade Leopoldianum Líbero Management research : the journal of the iberoamerican academy of management
Marinha Mercante Direct Marketing Marketing Cultural Meeting & Negócios Meetings Conventions Meio & mensagem Melhor Gestão de Pessoas Melhor : vida & trabalho MG Biota Microsoft business Negócios da
comunicação Neomondo Nossa América Omnia Organizações & Sociedade Organizações em contexto Organizações rurais e agroindustriais : revista de administração da UFLA Papers in Regional Science
Pequenas Empresas Grandes Negócios Pretexto Propaganda Propaganda & Marketing Racre : revista de administração CREUPI RAE - Revista de Administração de Empresas RAE executivo RAE Light RAS Revista
administração & sociedade RCA Revista de Controle e Administração REAd : Revista Eletrônica de Administração REGE Revista de Gestão (USP) Regional Science and Urban Economics Remex : revista mensal de
exportação e importação Revista acadêmica : ciências agrárias e ambientais Revista acadêmica : ciências agràrias e ambientais Revista Álvares Penteado Revista Angrad Revista brasileira de economia de
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