Dados do Programa
Tipo do Programa:
Turma Fora de Sede - Mestrado
Número da Proposta:
14/2019
Período de Vigência:
01/04/2019
a
13/10/2021
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
20
Data de Fim Previsto:
13/10/2021
Local de Execução do Projeto:
Chapecó - SC
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
A Unoesc participou de chamada pública para seleção de propostas para oferta de curso de pós-graduação Stricto Sensu aos servidores técnico administrativos do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC na cidade de Chapecó, tendo sido selecionada para a realização do curso.
Após a celebração de contrato, autorização da CAPES para início da turma, a seleção dos alunos consistiu de prova escrita, análise de anteprojeto de pesquisa e entrevista com banca de seleção. De 34 inscritos, foram selecionados 20 candidatos.
A aula inaugural foi realizada no dia 02/04/2019, e contou com a presença da Reitora do IFSC, professora Maria Clara Kaschny Schneider, do Pró-Reitor de Pesquisa Pós-graduação e Inovação do IFSC, professor Clodoaldo Machado, da Coordenadora Local no IFSC, professora Ilca Maria Ferrari Ghiggi, do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti, do Vice-Reitor de Campus da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, demais dirigentes das instituições conveniadas, acadêmicos matriculados e demais convidados, e contou com a palestra “Inovação no setor público: abordagens, oportunidades e desafios”, proferida pela professora Micheline Gaia Hoffmann, professora convidada, coordenadora do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina, Udesc.
As atividades acadêmicas realizadas pela turma abrangem as aulas, que foram ofertadas exclusivamente para tais alunos, a participação em oficinas, das quais os alunos da turma participaram em conjunto com os demais alunos do curso, bem como a participação em grupos de pesquisa e as suas orientações.
A Turma do MPA - IFSC tem aulas presenciais semanais uma vez por mês, que ocorrem durante a semana nos períodos matutino e vespertino. Os alunos também podem desenvolver outras atividades além das aulas regulares, em outros dias vinculados ao MPA, tais como orientações, reuniões e oficinas dos grupos de pesquisa, entre outras.
As disciplinas são ofertadas no sistema de crédito, com 01 crédito equivalendo a 15 horas. Para integralizar o Curso, o aluno precisa ter aproveitamento em no mínimo 24 créditos (360 horas) em disciplinas, sendo 14 créditos nas Disciplinas Obrigatórias e pelo menos 10 em Disciplinas Optativas e Oficinas Práticas, além de ter aprovado seu Trabalho de Conclusão de Final do Curso (TCFC), para o qual são destinados outros seis créditos. Também é requerido que o Mestrando comprove proficiência em língua inglesa e produção científica, técnica e/ou tecnológica.
São Disciplinas Obrigatórias do MPA: Sustentabilidade em Organizações (3 créditos); Competitividade Organizacional (3 créditos); Métodos de Pesquisa Qualitativa (2 créditos); Métodos de Pesquisa Quantitativa (2 créditos); Métodos de Intervenção (1 crédito); Seminário de Produção Científica e Tecnológica (3 créditos).
As disciplinas Optativas e Oficinas Práticas que atendem as duas linhas de pesquisa do MPA são: Responsabilidade Social Corporativa (2 créditos); Oficina Prática de Avaliação de Medidas de Desempenho (2 créditos); Oficina Prática de Empreendedorismo e Inovação (2 créditos); Oficina Prática de Estratégia e Competitividade (2 créditos); Tópicos Especiais (2 créditos); Oficina Prática de Sustentabilidade e Operações (2 créditos); Fundamentos e Gestão do Agronegócio (2 créditos); Estratégia e Planejamento (2 créditos); Dinâmica dos Mercados (2 créditos); Sistemas de Produção (2 créditos); Oficina Prática de Plano Diretor (2 créditos); Conhecimento e Aprendizagem Organizacional (2 créditos); Desenvolvimento Regional (2 créditos); Economia Institucional e Redes (2 créditos); Finanças Corporativas (2 créditos); Estratégia da Inovação (2 créditos); Empreendedorismo Sustentável (2 créditos).
A oferta dos créditos e da orientação para o TCFC deve são ofertados da seguinte cronologia: i) Primeiro semestre: 11 créditos em Disciplinas Obrigatórias; ii) Segundo Semestre: 10 créditos em Disciplinas Optativas, sendo destes, no mínimo, 2 créditos em Oficina; Terceiro semestre: 03 créditos na Disciplina Obrigatória Seminário de Produção Científica e Tecnológica; Quarto semestre: orientação para o TCFC (6 créditos).
Assim, considerando o perfil da Turma foram ofertadas em 2019 as seguintes disciplinas obrigatórias e optativas: Sustentabilidade em Organizações (3 créditos); Competitividade Organizacional (3 créditos); Métodos de Pesquisa Qualitativa (2 creditos); Métodos de Pesquisa Quantitativa (2 créditos); Métodos de Intervenção (1 crédito); Estratégia e Planejamento (2 créditos); Sistemas de Produção (2 créditos); Conhecimento e Aprendizagem Organizacional (2 créditos); Desenvolvimento Regional (2 créditos); Estratégia da Inovação (2 créditos); Oficina Prática de Estratégia e Competitividade (2 créditos); Oficina Prática de Avaliação de Medidas de Desempenho (2 créditos); No primeiro semestre de 2020 os alunos estarão matriculados na disciplina obrigatória de Seminário de Produção Científica e Tecnológica (3 créditos).
Para tal, o TCFC é norteado pela disciplina de Seminário de Produção Científica e Tecnológica e deve ser realizado em uma dentre três modalidades: 1) Dissertação, resultante de trabalho de pesquisa com dados bibliográficos e fontes primárias e/ou secundárias. Consiste numa pesquisa científica que pode ser amparada em investigação de campo. 2) Projeto de intervenção em realidade organizacional ou social (empresa, terceiro setor, organização pública, rede, fórum, entre outros) condizente com a área de concentração e as linhas de pesquisa do Curso, no qual o mestrando analisa um dado fenômeno e propõe oportunidades de melhoria estruturada. 3) Desenvolvimento de inovações e soluções.
Estas modalidades visam à proposição de métodos e modelos para a gestão de organizações e/ou redes, sem, contudo, a necessidade expressa de efetivá-los na realidade empírica no âmbito deste TCFC. Independente da modalidade escolhida, todo TCFC do MPA conterá capítulo que demonstre claramente a aplicabilidade do estudo e suas contribuições para o desenvolvimento da(s) organização(ões) envolvida(s).
No que se refere aos TCFCs, as temáticas abordam problemas organizacionais e regionais e, em todos os casos, têm objetivos específicos que propõem alguma forma de inserção social no contexto de estudo. Mesmo para os casos de TCFCs em que a modalidade eleita pelo aluno é a Dissertação, é previsto na estrutura do trabalho um capítulo referente à aplicabilidade da pesquisa. A inclusão deste tópico visa, a exemplo das outras duas modalidades de TCFC, atender ao compromisso com o desenvolvimento regional assumido por esta proposta, bem como ao caráter profissional do Mestrado.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O contrato entre as partes previa a disponibilização por parte da instituição receptora de suas instalações no seu campus de Chapecó. Após as matrículas, alguns alunos procuraram a Unoesc sugerindo que as atividades acadêmicas fossem realizadas na sede do curso, pois isto daria aos alunos ganhos no sentido de vivenciarem todas as atividades do programa. Em reunião realizada entre a Coordenação do Mestrado e a Coordenação local, considerando os potenciais ganhos para os alunos e a simplificação operacional, optou-se pela oferta das atividades acadêmicas na sede do programa, no Campus da Unoesc.
A Unoesc possui infraestrutura para o MPA na unidade de Chapecó (SC), com sede na Rua Nereu Ramos, 3777-D, Bairro Seminário. Com isso os alunos do MPA – Turma Fora de Sede (IFSC) são convidados a desenvolver outras atividades além das aulas regulares na Unoesc, que possui recursos de Laboratórios, informáticas, Biblioteca, acervos entre outros acessos.
O local físico de funcionamento disponibilizado ao MPA na Unoesc Chapecó conta com a seguinte estrutura física:
a) Sala da Coordenação
A Coordenação do Curso conta com sala específica, equipada com móveis, computador, impressora, acesso à internet banda larga, telefone e climatização.
b) Sala para Secretaria do Curso
O Curso tem à sua disposição uma ampla sala para secretaria, equipadas com móveis, computadores, impressora, acesso à internet banda larga, telefone e climatização.
c) Salas para Docentes
O Curso conta com seis salas de 14,7m2 cada, que permitem a acomodações para dois docentes e uma sala de 30,03m2 para três docentes. Todas as salas possuem estrutura de trabalho individualizado para cada docente, equipadas com móveis, instalações para computadores, rede wireless, telefone e climatização. Estas salas servem para o trabalho docente (pesquisa/projetos) e para orientação individual dos mestrandos.
d) Salas de Aulas
O Curso dispõe de três salas de aula, climatizadas, equipadas com multimídia e com acesso à internet para as aulas e outras atividades de ensino ligadas ao MPA.
e) Sala de Estudos e Orientações
O Curso conta com uma sala de estudos com área de 34 m², com mesa de reuniões para trabalhos em equipe com acomodação para seis pessoas, e cinco mesas individuais, equipada com instalações para computadores e rede wireless. O MPA dispõe de 05 (cinco) notebooks equipados com softwares de pesquisa qualitativa e quantitativa para emprestar aos alunos neste ambiente.
f) Sala de Reuniões dos Grupos de Pesquisa
O Curso dispõe de uma sala de reuniões com área de 16.89 m² equipada com mobiliário, climatização, acesso à internet e tomadas para uso de computadores pessoais, bem como equipamento de videoconferência interligando todos os campi da Unoesc.
g) Ambiente para eventos (internos/externos)
O Curso tem a sua disposição uma sala com capacidade para 90 lugares e dois auditórios, um com capacidade para 320 pessoas e outro para 142.
h) Laboratórios de Informática
A Unidade de Chapecó possui cinco laboratórios de informática disponíveis aos seus alunos, sendo que um deles está disponível para o MPA. Este laboratório tem 35 computadores, em ambiente climatizado, com multimídia e rede wireless. Neles os Mestrandos têm acesso, por meio de senha, a bases de dados e softwares necessários à pesquisa científica.
Os computadores dos Laboratórios de Informática contam com os seguintes recursos: Sistema Operacional: Windows 7 Professional 64Bits. Softwares: Pacote Microsoft Office 2016; Adobe Reader/Flash/Air; Arduino; Android SDK; Autodesk Autocad 2014 - English; BizAgi Process Modeler; Dev C++Programação; Delphi Xe5; Case Studio; Codeblocks; Navegadores: Mozilla; PHP editor; Postgre SQL; Firebird; Ibexpert; Java (Atualizado); Oracle Database. Para a realização das atividades de pesquisa, incluindo coleta e tratamento de dados, a Unoesc dispõe de licenças dos seguintes softwares: SPSS, Sphinx, Statistica, PLS, NVivo, Atlas TI, Make Money e Economâtica.
Além dos laboratórios de informática, o Campus de Chapecó possui todas as instalações complementares e úteis para o funcionamento da turma, instalações estas detalhadas na plataforma Sucupira do Mestrado.
Cronograma de Atividades:
O mestrando é capacitado para formular estratégias, políticas e planos de intervenção nos diversos setores da sociedade, desenvolver trabalhos técnicos e gerenciar processos de mudanças organizacionais, de forma a desenvolver e disseminar sistemas de gestão e inovação, contribuindo para o desenvolvimento técnico, tecnológico e científico local, regional e/ou nacional.
O MPA possui os Grupos de Pesquisa que agem de forma integrada e complementar. Possuem uma dinâmica de funcionamento que, além de congregar pesquisas e pesquisadores, têm oferecido a discentes e docentes oportunidades de aprendizagem e aprofundamento sobre a prática e o uso de métodos de pesquisa. Realizam oficinas sobre busca em bases de dados, gestão do Currículo Lattes, elaboração do texto científico, estratégia de pesquisa e de análise de dados e uso de ferramentas para a pesquisa. Dentre as atividades realizadas em 2019, cabe destaque para:
– Contextualização da Estrutura do Stricto Sensu para alunos ingressantes com o professor Dr. Carlos Eduardo Carvalho (Unoesc) realizado no dia 22/02/2019;
- Projetando o futuro do profissional de Pesquisa com a professora Dra. Simone Sehnem (Unoesc) realizado no dia 22/02/2019;
- Oficina de preenchimento do Lattes ministrada pelo professor Dr. Silvio Santos Junior (Unoesc) em 08/03/2019.
- Elaboração de projetos científicos competitivos para captação de recursos ministrada pelo professor Dr. Valmir Emil Hoffmann (UnB) em 29/03/2019;
- Oficina Base de Dados ministrada pelo professor Dr. Jacir Favretto (Unoesc) em 12/04/2019;
- Oficina de Diretrizes APA e uso do Software Mendeley com a professora Dra. Ieda Margarete Oro e os Doutorandos (as) Andrezza Aparecida Saraiva Piekas e Sérgio Begnini (Unoesc) em 26/04/2019;
16 e 17/05/2019 - Oficina sobre Meta-análise com o professor Dr. Valter Afonso Vieira (UEM)
- Oficina sobre o Software Overleaf ministrada pelo professor Esp. Jacson Luiz Matte (Unoesc) no dia 31/05/2019;
- Oficina sobre o Uso do MAXQDA com o professor Dr. Eduardo Kunzel Teixeira (Unoesc) em 16/08/2019;
- Oficina sobre Artigo Tecnológico com a professora Dra. Kadígia Faccin (Unisinos) em 20/09/2019;
- Oficina sobre Epistemologia em estudos organizacionais ministrado pelo professor Dr. Samir Adamoglu de Oliveira no dia 18/10/2019.
- Viagem de Estudos para os parques científicos e tecnológicos do Rio Grande do Sul nos dias 07, 08 e 09/11/2019. Viagem de estudos realizada pela disciplina de Estratégia de Inovação.
- Oficina de Ideias realizado no dia 13/12/2019 com os alunos do IFSC, UNOESC e professores.
Os grupos de pesquisa se incumbem da organização de atividades de apresentação e discussão das propostas de pesquisas de Trabalho de Conclusão Final de Curso dos mestrandos. Sistematicamente são convidados empresários e consultores com relevante experiência profissional não acadêmica para partilhar experiências com o grupo.
O cronograma de disciplinas ofertadas para a Turma durante 2019/1 e 2019/2 foram semanais, sendo realizadas uma vez por mês de forma presencial, nos períodos matutino e vespertino. Também entre os intervalos/turnos de aulas os alunos tiveram oportunidades para atividades de pesquisa. Disciplinas ofertadas no Primeiro Semestre de 2019:
Competitividade Organizacional (45h/a) ofertada nos dias 01, 02, 03, 04, 05/04 e 06, 07, 08, 09/05/2019 ministrado pelo professor Dr. Carlos Eduardo Carvalho.
Métodos de Pesquisa Quantitativa (30h/a) ofertada nos dias 01, 02, 03/04 e 06, 07, 08/05/2019 pelos professores Dr. Eduardo Kunzel Teixeira e Dr. Silvio Santos Junior.
Sustentabilidade em Organizações (45h/a) ofertada nos dias 03, 04, 05, 06, 07/06 e 01, 02, 03, 04/07/2019 ministrado pela professora Dra. Simone Sehnem.
Métodos de Pesquisa Qualitativa (30h/a) ofertada nos dias 03, 04, 05/06 e 01, 02, 03/07/2019 ministrado pelos professores Dr. Darlan José Roman e Dr. Fernando Fantoni Bencke.
Desenvolvimento Regional (30h/a) ofertada nos dias 05, 06, 07, 08, 09/08/2019 ministrada pelo professor Dr. Rógis Juarez Bernardy.
Métodos de Intervenção (15h/a) ofertada nos dias 05, 06 e 07/08/2019 no período vespertino ministrada pelos professores Dr. Juliano Danilo Spuldaro e Dr. Rógis Juarez Bernardy.
No Segundo Semestre de 2019 foram ofertadas as seguintes disciplinas:
Sistemas de Produção (30h/a) ofertada nos dias 02, 03, 04/09 e 07, 08 e 09/2019 ministrada pelos professores Dr. Darlan José Roman e Dr. Jacir Favretto.
Oficina Prática de Avaliação de Medidas de Desempenho (30h/a) ofertada nos dias 05, 06/09; 10, 11/10/2019 ministrada pela professora Dra. Ieda Margarete Oro.
Estratégia e Planejamento (30h/a) ofertada nos dias 02, 03, 04/09 e 07, 08, 09/10/2019 ministrada pelo professor Dr. Nelson Santos Machado.
Estratégia da Inovação (30h/a) ofertada nos dias 04, 05, 06/11 e 07, 08, 09/11/2019 ministrada pelos professores Dr. Fábio Lazzarotti e Dr. Fernando Fantoni Bencke.
Conhecimento e Aprendizagem Organizacional (30h/a) ofertada nos dias 04, 05, 06/11 e 02, 03/12/2019 ministrada pela professora Dra. Sayonara de Fátima Teston.
Oficina Prática de Estratégia e Competitividade (30h/a) ofertada nos dias 04, 05 e 06/12/2019 ministrada pelo professor Dr. Juliano Danilo Spuldaro.
Instituição Promotora
Coordenador:
CARLOS EDUARDO CARVALHO
Instituição de Ensino:
41007018 UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC)
Logradouro:
RUA GETÚLIO VARGAS, 2125
Município-UF:
Joaçaba -
SC
Telefone(s):
(49) 35512000 (49) 35512000 (49) 34417000 (49) 34417021 (49) 35512001 (49) 33192664 (49) 33192600 (49) 35512004 (49) 33192600 (49) 33192600 (49) 35334400 (49) 33192600 (49) 35334400 (35) 512000 (49) 33192664 (49) 35512000 (49) 35512000 (88) 532986 (35) 512112 (49) 35334435 (49) 35512000 (49) 33192600 (49) 35512000 (49) 33192628 (49) 33192664 (49) 33192601 (49) 34417900 (49) 34417000 (49) 33192664 (49) 34417099 (49) 35512003 (49) 33192662
E-mail Institucional do Programa:
reitor@unoesc.edu.br
Instituição(ões) Receptora(s)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
Coordenador:
ILCA MARIA FERRARI GHIGGI
Logradouro:
Rua 14 de julho,nº 150 Enseada dos Marinheiros
Município-UF:
Florianópolis -
SC
Telefone(s):
(49) 35512000 (49) 35512000 (49) 34417000 (49) 34417021 (49) 35512001 (49) 33192664 (49) 33192600 (49) 35512004 (49) 33192600 (49) 33192600 (49) 35334400 (49) 33192600 (49) 35334400 (35) 512000 (49) 33192664 (49) 35512000 (49) 35512000 (88) 532986 (35) 512112 (49) 35334435 (49) 35512000 (49) 33192600 (49) 35512000 (49) 33192628 (49) 33192664 (49) 33192601 (49) 34417900 (49) 34417000 (49) 33192664 (49) 34417099 (49) 35512003 (49) 33192662
E-mail Institucional do Programa:
reitoria@ifsc.edu.br
Documentos