Dados do Programa
Número da Proposta:
22/2015
Período de Vigência:
01/03/2017
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
22
Data de Fim Previsto:
30/06/2021
Local de Execução do Projeto:
Manaus - AM
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
Objetivos e metas - O Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração tem as mesmas características e corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da USP, caracterizando-se pela pluralidade na formação dos docentes e dos discentes, facilitando a interdisciplinaridade que caracteriza a área de Administração e tem por objetivo aprofundar a formação de alunos nas atividades de pesquisa em administração. Os principais objetivos e metas são definidos a seguir.
Objetivos – Geral - Promover a geração e a disseminação do conhecimento na área de administração através da formação de docentes em nível de doutorado.
Específicos:
a) Capacitar e incentivar docentes e pesquisadores atuais e potenciais para atuar em pesquisa em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Administração;
b) Promover a interação entre universidades, grupos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação consolidados (PPGA/USP) e em processo de desenvolvimento (PPGA/UEA) com a formação de docentes visando o fortalecimento do ensino, capacitando o egresso para a ampliação qualitativa da produção científica, para o desenvolvimento do ensino superior e das competências administrativas orientadas para o Polo Industrial de Manaus e para a Gestão Socioambiental;
c) Formar egressos capazes de desenvolver atividades de ensino e de pesquisa sobre gestão nas organizações em sua respectiva região e a produzir conhecimentos teóricos que, ao mesmo tempo, tenham um alcance prático para esse contexto específico;
d) Criar condições para que os egressos do Curso formem novas equipes de pesquisa, em suas respectivas regiões, que venham a reforçar a rede de pesquisa existente da IES receptora ao Curso de Doutorado e ao PPGA/USP e estabelecer redes de pesquisadores que incluam docentes, discentes e egressos do PPGA/USP para o estudo de temas prioritários e pertinentes para os seus respectivos contextos regionais;
e) Promover o intercâmbio acadêmico de docentes e de discentes entre as instituições promotora e receptora e com seus egressos;
f) Ampliar a inserção social do PPGA da USP no contexto acadêmico, a partir da interação com instituições de referência em uma região de grande potencial de desenvolvimento;
g) Potencializar o desenvolvimento de núcleos de pesquisa emergentes por meio da absorção de experiências de grupos de vanguarda;
h) Promover a continuidade e o aprofundamento das relações institucionais e de pesquisa entre as instituições envolvidas (USP, UEA);
i) Fomentar a cooperação entre equipes de pesquisadores em nível nacional e internacional, por meio da interação com grupos de pesquisa estrangeiros, especialmente aqueles vinculados à Universidade de São Paulo, para maximizar o processo de transferência de conhecimento;
j) Contribuir para o avanço do conhecimento da Administração a partir dos resultados do projeto e dos estudos desenvolvidos, apresentando recomendações para executivos atuantes na área de gestão, visando à ampliação da competitividade e da inserção econômica empresarial.
Metas: As principais metas para o projeto elaborado são apresentadas a seguir:
a) Formação de 22 docentes provenientes da instituição receptora;
b) realização de pelo menos 9 missões de trabalho de docentes por semestre no primeiro ano de realização do projeto para o desenvolvimento das disciplinas na sede do curso. Além disso, desenvolver 22 missões de estudo e pesquisa no segundo ano do projeto para a realização do estágio docente na sede do programa, caracterizando, dessa forma a mobilidade docente discente;
c) promoção da melhoria na qualidade das atividades de ensino e de pesquisa dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da UEA a partir da absorção de experiências e de práticas curriculares e complementares inovadoras.
As metas supracitadas contribuirão para as ações de estímulo ao desenvolvimento de parceria e de colaboração entre os Programas de Pós-Graduação em Administração devido ao desenvolvimento de ações conjuntas entre as instituições parceiras (PPGA/USP e UEA). A relação de parceria entre essas instituições será consolidada pela: i) participação de discentes e docentes em grupos de pesquisa; ii) realização de seminários anuais entre os PPGA; iii) participação de docentes em bancas de qualificação e de defesa de mestrado e de doutorado da IES parceira; iv) realização de pelo menos 1 estágio de pós-doutorado de docentes da IES receptora na IES promotora, como forma de promoção de maior diversidade de formação dos quadros docentes da IES parceira. Além disso, espera-se que a interação e o contato com instituições acadêmicas e empresariais conveniadas e parceiras do PPGA/USP fomente o processo de internacionalização do PPGA/UEA a ser criado, após o término do DINTER.
A ampliação das atividades em rede entre pesquisadores docentes e discentes e dos resultados teórico-empíricos obtidos a partir das teses e pesquisas efetuadas pelos núcleos de pesquisa deverão trazer um incremento substancial no nível de publicações de impacto, fundamental para a consolidação acadêmica dos programas envolvidos. Espera-se que, com a elaboração de 22 teses de doutorado como resultado das pesquisas realizadas pelos doutorandos do curso sob orientação dos docentes da IES promotora e em co-orientação de docentes do UEA, seja possível:
i) publicação de pelo menos 01 artigo em anais de eventos nacionais ou internacionais por ano pelos discentes em conjunto com seus orientadores e alunos de iniciação científica;
ii) publicação de pelo menos 01 artigo em revistas nacionais e internacionais por ano pelos discentes em conjunto com seus orientadores e alunos de iniciação científica; iii) Elaboração de 22 teses de doutorado como resultado das pesquisas realizadas pelos doutorandos do curso sob orientação dos docentes da IES promotora e em co-orientação de docentes do UEA; iv) Elaboração de pelo menos 01 livro com working papers resultantes das disciplinas efetuadas pelo curso; v) Elaboração de pelo menos 02 livros como resultado das teses desenvolvidas pelos doutorandos do curso.
As ações de fortalecimento e de ampliação de parcerias institucionais e do ensino superior em nível stricto sensu serão consolidadas pela criação de um mestrado acadêmico em administração na sede da UEA ao término do DINTER e posteriormente, um curso de doutorado regular em administração na sede da UEA.
Descreve-se, a seguir, as áreas de concentração associadas ao programa promotor e linhas de pesquisas a serem desenvolvidas e sua adequação às necessidades das instituições e regiões beneficiárias
O PPGA da USP, programa promotor, com sua concentração na área de Administração apresenta oito linhas de pesquisa, de caráter transversal, relacionadas a seguir:
Por linhas transversais entende-se, a estrutura de interesses de pesquisa dos diferentes docentes pesquisadores do Programa, não segmentadas em áreas específicas, e sim, abrangendo toda a gama de alternativas curriculares disponíveis.
1. Estratégias e Organizações – visa acompanhar, desenvolver e consolidar modelos de estudos de estratégias corporativas, Planejamento Estratégico e as diferentes dimensões do contexto organizacional que favorecem a sistematização de seu processo de evolução.
2. Inovação e Gestão Tecnológica - esta área tem como objetivo, estudar a Gestão da Inovação Tecnológica e da Informação; Pesquisa e desenvolve conceitos e modelos gerenciais para empresas públicas e privadas, institutos de pesquisa, centros de tecnologia cativos e organizações afins.
3. Gestão de Pessoas – esta área tem como objetivo, estudar as práticas recentes e tradicionais adotadas na gestão de pessoas, em recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, plano de carreira, plano de remuneração, gestão por competências, gestão da cultura e do clima organizacional e Ensino a Distância (EAD).
4. Finanças – esta área objetiva estudar os modelos de Finanças contemporâneos e suas aplicações em Avaliação de Empresas, Investimentos, Financiamentos, Administração do Fluxo de Caixa e Orçamento Empresarial.
5. Marketing – objetiva estudar as relações de marketing com as estratégias das organizações, com base nas teorias que dão suporte ao marketing estratégico. Focaliza as relações de distribuição, comportamento do consumidor e suas diferentes aplicações.
6. Economia das Organizações – objetiva estudar a Política dos Negócios e Economia de Empresas e abrange as pesquisas no campo da Economia das Organizações, mantendo interfaces com as atividades de agronegócios e de estudos do varejo.
7. Internacionalização de Empresas – esta área tem foco nas empresas brasileiras que estão se internacionalizando. Este é um processo recente e os referenciais teóricos elaborados a partir de experiência de empresas de países desenvolvidos têm se mostrado pouco apropriado a realidade brasileira.
8. Responsabilidade Socioambiental – esta área tem como objetivo estudar a gestão de organizações, responsabilidade social e empreendedorismo no Terceiro Setor, voluntariado, parcerias e franchising; e gestão socioambiental e seus impactos sobre o meio físico e desdobramentos sociais.
A diversidade de linhas de pesquisa e de interesses de pesquisa do elenco de docentes do programa promotor permite a composição de uma estrutura curricular para o Curso DINTER capaz de contemplar a diversidade de interesses de docentes oriundos da UEA com formações e interesses de pesquisa heterogêneos.
O Programa DINTER em andamento tem sua estrutura curricular básica com dois focos principais nas linhas de pesquisa “Estratégia e Inovação” e “Estratégias, Desenvolvimento e Sustentabilidade”, a primeira visa o alinhamento desse curso com as atividades do Polo Industrial de Manaus, orientadas para o desenvolvimento das políticas públicas e do planejamento para promoção da inovação, mudanças tecnológicas e expansão empresarial e industrial; enquanto a segunda linha está orientada à gestão socioambiental e às atividades de pesquisa da biodiversidade realizadas no interior do estado. Esse alinhamento permitirá um maior aproveitamento da troca de expertise e de experiências entre os programas parceiros e o desenvolvimento do Estado do Amazonas como um todo.
Além disso, espera-se que essa estrutura permita aos discentes com formações e interesses de pesquisa diferenciados um nivelamento inicial na fase de oferecimento dos créditos mínimos na IES receptora e, a possibilidade de compatibilizar a sua formação com os seus interesses de pesquisa na fase de cumprimento do estágio na IES promotora, cursando disciplinas específicas e optativas.
A estrutura de créditos do curso é composta por créditos mínimos e adicionais (sugeridos) que deverão ser cursados pelos discentes na IES receptora e na IES promotora. O Curso será pautado pelo princípio da integração de disciplinas, atividades complementares e orientação para elaboração da TESE. As atividades curriculares são expressas em função da complexidade e do esforço discente, no cômputo de 01 crédito para cada 15 horas de atividades. Os créditos relativos às disciplinas cursadas e as atividades acadêmicas complementares deverão corresponder a 76 créditos (equivalentes a 1.140 horas). A distribuição desse total entre as atividades de integralização de créditos em disciplinas, outras atividades e elaboração da TESE está estabelecido no regulamento do Programa. Considerando a possibilidade de os alunos buscarem uma complementaridade de formação, focada em seus interesses específicos relacionados à elaboração da tese, os alunos serão orientados a cursar mais duas disciplinas optativas de 08 créditos cada uma, na sede da instituição promotora. Essas disciplinas que serão oferecidas na receptora são consideradas optativas na estrutura curricular, na sua forma regular, na IES promotora. Entretanto, para fins desse projeto deverão ser obrigatoriamente cursadas pelos participantes, uma vez que a oferta na receptora é restrita a esse elenco de disciplinas.
O processo seletivo para os candidatos do Curso de Doutorado-Dinter foi disciplinado por edital próprio, realizado em três etapas, cada uma delas de caráter eliminatório:
a) Etapa 1: provas de conhecimentos gerais;
b) Etapa 2: avaliação do currículo e do pré-projeto de pesquisa e;
c) Etapa 3: arguição oral sobre o pré-projeto e o currículo
A Etapa 1 contemplou provas de raciocínio lógico, raciocínio quantitativo, raciocínio analítico, português e inglês. A pontuação da primeira etapa foi calculada por meio da média aritmética simples das pontuações dessas provas. Foram convocados à segunda etapa os candidatos que obtiveram posição superior ou igual ao percentil de 50%.
Na Etapa 2, a pontuação dos candidatos foi calculada por meio da média aritmética simples da nota da avaliação do currículo e da nota do projeto de pesquisa. A quantidade de candidatos selecionados nesta etapa foi baseada no número de vagas disponíveis definidas no edital de seleção. A quantidade de candidatos convocados para a terceira etapa foi de duas vezes o número de vagas disponíveis. A nota do currículo foi calculada com base nas informações extraídas do currículo Lattes. A nota para o projeto de pesquisa foi atribuída por uma comissão instituída que foi formada por professores do Programa devidamente credenciados. Os critérios aplicados nesta fase foram definidos em edital visando identificar a adequação dos projetos às linhas de pesquisas do Programa.
A Etapa 3, os candidatos foram arguidos, por uma comissão instituída pela CCP (Comissão Coordenadora do Programa), sobre o projeto de pesquisa apresentado e sobre seu currículo. Foram convocados para ingressar no Curso de Doutorado-Dinter os candidatos que obtiveram uma nota mínima de cinco (5,0) pontos na terceira etapa, até o limite do número de vagas definido em edital.
Detalha-se, a seguir, a estrutura básica da programação (especificação da forma e frequência da participação de docentes do programa promotor junto à instituição receptora; especificação das atividades e do período do estágio discente obrigatório na instituição promotora):
Estrutura Curricular: O elenco de disciplinas cursadas nas IES receptora e promotora, assim como o estágio obrigatório desenvolvido na IES promotora está relacionado, às seguintes áreas: a) Estratégia e Inovação em Corporações Multinacionais; b) Gestão da Inovação Tecnológica na Empresa; c) Empreendedorismo Social e Negócios Socioambientais; d) Marketing Estratégico; e) Administração da Inovação em Produtos em Processos; f) Finanças Corporativas. Essas disciplinas supramencionadas totalizam uma carga horária de 720 horas correspondendo a 48 créditos. A Monitoria Didática II é outra disciplina obrigatória com um total de 60 horas e corresponde a 4 créditos. Além dessas disciplinas, o doutorando deve cursar três disciplinas optativas dentre as oferecidas pela Instituição Promotora ou por outros Programas de Pós-Graduação, atendendo a critérios estabelecidos pelo orientador do doutorando.
O curso Doutorado-DINTER é um curso de natureza estritamente acadêmica e gratuita.
O curso é semestral e as disciplinas são oferecidas apenas no período diurno (das 8h às 12h ou das 14h às 18h) na instituição sede e fora de sede.
As disciplinas fora de sede (na UEA) tiveram a duração de três módulos de 40 horas oferecidas a cada 15 dias. Para tanto foram realizadas três missões de trabalho e docência para cada disciplina (45 dias).
As disciplinas na IES sede (USP) seguem a programação normal do PPGA, sendo oferecidas em 15 semanas, com sessões de 4hs/aula por semana, e a disponibilidade para o curso deve ser em tempo integral, sendo pelo menos três vezes por semana dedicados para assistir às aulas das disciplinas e o restante para atividades de pesquisa e extraclasse. Cada disciplina equivale a 8 créditos, excetuando-se a da disciplina Monitoria II que equivale a 4 créditos.
É possível aproveitar até 1/3 de créditos por disciplinas cursadas em outros programas stricto-sensu reconhecidos pela CAPES.
O programa está organizado segundo áreas de concentração, linhas de pesquisa e atividades programadas. As atividades programadas, definidas em cada ano letivo, incluem: participação em eventos com apresentação de trabalhos, participação em grupos de pesquisa e estágio docente, este na forma estabelecida no Regulamento do Programa. Os eixos temáticos, constituídos ou não em grupos de pesquisa, representam especificações das linhas de pesquisa e disciplinas às quais se vinculam os docentes, seus orientandos e demais interessados.
O programa tem dois Coordenadores: um Coordenador e seu Suplente da Instituição Promotora, e da Instituição Receptora um Coordenador e seu Suplente.
Os docentes da IES promotora ministraram parte das disciplinas, fora de sede, em Manaus, na UEA, e parte na Instituição sede, em São Paulo, USP, sendo que o estágio no exterior ficará a critério do aluno e do seu respectivo orientador. As seis disciplinas que compõem os 48 créditos mínimos obrigatórios cursadas na IES receptora foram cursadas ao longo do primeiro ano do Curso (2017).
Além disso, foram realizadas missões de estudo e de pesquisa de docentes e discentes da IES receptora para a participação em seminários; em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq; em atividades de orientação; e para participação em todas as atividades interinstitucionais programadas.
A programação geral do Curso de Doutorado-Dinter compreenderá 1.140 horas letivas, com 76 créditos, duração de 48 meses ou quatro anos. Os prazos de defesa da tese serão concedidos de acordo com o Regimento do Programa proponente.
As orientações são presenciais e à distância (via internet). O aluno poderá ainda, obter até 8 créditos (da carga optativa de disciplinas) em publicações. Os trabalhos produzidos no decorrer do curso deverão ser publicados por meios eletrônicos ou impressos.
Formato, procedimentos e critérios de avaliação dos trabalhos de conclusão:
O Curso de Doutorado Dinter exige o desenvolvimento de uma tese cujo projeto é submetido a um exame de qualificação.
A tese consiste num trabalho supervisionado onde o aluno deve demonstrar capacidade de sistematização da literatura existente sobre o tema tratado e capacidade de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica. A tese precisa constituir uma contribuição original ao estado da arte do tema tratado. O prazo para o depósito da tese é de 48 meses.
O formato da tese deverá conter no mínimo os seguintes itens com o detalhamento na página eletrônica do Programa (capa, contracapa, listas de figuras, resumo em português e inglês; resumo do português; capítulos de desenvolvimento da tese; bibliografia; anexos; apêndices). Para o depósito da tese deverá ser entregue 6 (seis) exemplares da tese, acompanhado da comunicação formal do orientador com sugestões de nomes para a composição da Comissão Julgadora; e Mídia Digital contendo a versão eletrônica do trabalho. A tese poderá ser redigida e defendida em português ou inglês.
Exame de Qualificação (EQ)
O Exame de Qualificação é exigido no Curso de Doutorado.
A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do aluno e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo Programa conforme o regulamento da CCP (Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação Administração)
A Comissão examinadora deve ser constituída por três membros, com titulação mínima de doutor.
O aluno de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período de 24 (vinte e quatro) meses após o início da contagem do prazo no curso.
O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar o conhecimento adquirido em disciplinas e sobre o tema de seu projeto, além da capacidade do aluno em executar seu projeto de pesquisa.
O exame de qualificação do Doutorado, consiste de uma arguição sobre o projeto de pesquisa.
No ato da inscrição para o exame de qualificação o aluno deverá entregar a carta de anuência do orientador com a indicação da Comissão examinadora e com a data prevista para a realização do exame, formulário de inscrição, e o pré-projeto.
Para a realização do exame o aluno deverá, em até 30 dias após a inscrição, entregar na Secretaria da Pós-graduação em Administração três cópias do projeto de pesquisa.
A exposição oral, em sessão pública, terá duração mínima de vinte e máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição pelos membros da Comissão Examinadora, de trinta minutos por arguidor e igual tempo para resposta.
No exame serão validados: o conhecimento do aluno sobre o tema da tese e sobre a literatura básica concernente; a estrutura proposta para a tese; a maturidade e o conhecimento do aluno no desenvolvimento dessa estrutura.
A Comissão Examinadora do exame de qualificação deverá ser composta pelo Orientador e por mais dois professores doutores e seus respectivos suplentes, aprovada pela CCP (Comissão Coordenadora Programa).
O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 10 (dez) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição.
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao programa promotor (duração mínima de 9 meses e máxima de 12 meses para curso Dinter)
O estágio obrigatório será realizado a partir do segundo ano do curso (2017) e terá a duração de nove meses, sendo pelo menos 6 meses direto na IES promotora (USP).
No decorrer do segundo ano letivo, os alunos efetuaram o estágio obrigatório de seis meses na IES promotora (um estágio de seis meses direto para cursar as disciplinas necessárias para a totalização de créditos, sendo uma disciplina obrigatória do curso – EAD-5824 Monitoria Didática II em uma disciplina optativa visando a imersão do estudante em um ambiente formativo e intelectualmente estimulante, e tem por objetivo envolver o aluno em atividade de docência como monitor preferencialmente em disciplinas da pós-graduação em administração ou graduação oferecida no âmbito da IES promotora (PPGA USP). Outra opção é realizar o PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE . Trata-se de uma atividade oferecida pela Universidade, e poderá contar 4 créditos.
Os demais três meses de estágio obrigatório (totalizando o período obrigatório de estágio de nove meses) poderão ser fracionados, a critério do aluno e do orientador. Esse período deverá ser utilizado para as atividades de orientação da Tese.
Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de doutores:
A realização de um projeto DINTER implica pensar na efetivação de ações para a minimização da homogeneidade na formação de doutores. Deve-se observar, entretanto, no caso particular do projeto apresentado, que a especificidade da configuração das parcerias institucionais beneficiadas com a sua implantação, naturalmente diminui o impacto desse processo. Os discentes que participarão do curso fazem parte de uma IES com estrutura multicampi.
Desse modo, durante e após a sua formação, atuam e deverão atuar em cursos e em contextos diferenciados, embora, seja desejável a continuidade do relacionamento, especialmente via integração de projetos de pós-graduação e de grupos de pesquisa.
Outro aspecto, extremamente importante a ser considerado, diz respeito a capacidade de formação da IES promotora. O PPGA USP oferece oito linhas de pesquisa nas quais se aglutinam 58 docentes com foco e interesses de pesquisa diferenciados: Estratégias e Organizações; Inovação e Gestão Tecnológica; Gestão de Pessoas; Finanças; Marketing; Economia das Organizações; Internacionalização de Empresas; Responsabilidade Socioambiental. Essa estrutura temática e docente além de enriquecer a proposta confere uma maior flexibilidade de formação dos futuros doutores.
A escolha do foco temático do curso está diretamente relacionada a essas múltiplas possibilidades de formação. O conjunto de disciplinas previstas para oferta na IES receptora tem por objetivo conferir aos doutorandos uma visão estratégica e geral da área. Na sequência, com base na diversidade de oferta de disciplinas oferecidas no PPGA/USP, os doutorandos poderão orientar a sua formação, durante o estágio obrigatório, para o seu efetivo interesse de pesquisa nas diversas áreas.
Além dos aspectos supracitados, a oxigenação e a minimização do processo de endogenia inerente aos processos de formação dessa natureza, deverão ser obtidas a partir da realização de várias ações específicas, durante a realização do curso e após a sua formação, em nível de doutorado. Dentre as ações incentivadas, podem ser citadas:
a) Mobilidade discente e docente: os discentes e docentes serão estimulados a vivenciar novas experiências em outras IES do Brasil e do Exterior. Os discentes poderão cursar disciplinas eletivas em IES parceiras da USP e demais instituições com conceito equivalente.
Estágio obrigatório na IES Promotora: o estágio obrigatório no PPGA/USP será desenvolvido visando a aproveitar a diversidade e pluralidade do quadro docente presente, em um dos maiores e mais importantes programas de pós-graduação do país, na área. Além disso, os doutorandos poderão usufruir de toda a estrutura de parceria e de networking da USP para desenvolvimento dos docentes.
• Disciplinas em outras IES no Brasil: durante a realização do estágio obrigatório em São Paulo, os discentes poderão cursar disciplinas, não apenas no PPGA USP, mas também em outras IES de São Paulo, tais como na Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), na Universidade de São Caetano do Sul (USCS), na Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Essas IES possuem convênios com a USP para a realização de matrícula cruzada dos alunos regulares de seus respectivos programas.
• Estágio sanduíche em IES no exterior: estímulo à realização de estágio sanduíche em IES do exterior conveniadas à IES promotora;
• Missões de estudo e de docência entre as IES: serão realizadas missões envolvendo docentes e discentes do curso, assim como docentes do programa receptor para a participação em bancas, co-orientação de teses, participação em grupos de pesquisa, seminários, workshops, entre outros.
b) Diversidade na formação de discentes e de docentes:
• Cursos de Pós-Doutorado: os docentes do curso após a sua conclusão serão incentivados à realização de cursos de pós-doutorado. Da mesma forma, os demais docentes vinculados ao PPGA/UEA, também serão estimulados a realizar estágio em outras IES do Brasil ou do exterior para favorecer a multiplicidade de experiências e de formações acadêmicas tanto no PPGA/UEA, como em outros programas que venham a ser criados posteriormente.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
1. Biblioteca
O Serviço de Biblioteca e Documentação – SBD, da FEA, uma das 66 bibliotecas físicas que compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, tem por objetivo dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Instalada em edifício próprio, ocupa uma área de 5.000m2, possui um acervo de mais de 430 mil volumes, visitados, diariamente, por cerca de 1.500 usuários, totalizando mais de 325.000 visitas por ano. Ampliada e modernizada, a nova biblioteca da FEA passou a abrigar a maior coleção de obras de administração, economia, contabilidade e atuária da América Latina e tem capacidade para atender 500 mil visitantes por ano. As instalações compreendem dois novos anfiteatros, cinco novos ambientes para estudos e uma dinâmica sala de Design Thinking, inspirada no modelo da Universidade de Stanford (EUA). As instalações físicas compreendem ainda 10 salas de estudo em grupo, 2 salas de estudos de casos e 325 pontos de estudo.
Como o SBD FEA/USP reúne em seu acervo, umas das maiores e mais valiosas coleções na área de Economia, Administração e Contabilidade, a FEA/USP foi convidada a integrar o consórcio de Unidades de Informação do Consejo Latino Americano de Escuelas de Negócios (CLADEA), cuja finalidade é compartilhar tanto as práticas gerenciais, como os respectivos acervos entre as unidades participantes. Inúmeras bases de dados, tais como: JSTOR, Web of Science, Proquest Dissertation and Theses, entre outros são disponibilizadas pelos Portais SIBiNet e CAPES e podem ser acessadas remotamente, assim como outras importantes bases informacionais como a Reuters e One Analytics podem ser acessadas localmente. Por intermédio de parcerias e consórcios, o SBD oferece, ainda, o acesso a materiais de outras bibliotecas nacionais e internacionais, por meio dos serviços de empréstimo entre bibliotecas e comutação bibliográfica. Detalha-se, a seguir, a infraestrutura disponibilizada pela USP, por meio do seu Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP), da qual a biblioteca da FEAUSP é integrante.
A infraestrutura do SBD/FEA dispõe de modernos recursos tecnológicos para a recuperação da informação. Desde 2005, está disponível em suas dependências a conexão à Internet wireless. O livre acesso de notebooks em suas salas de apoio proporciona à comunidade acadêmica um espaço otimizado para o estudo e preparação de dissertações e teses.
Com o apoio da FAPESP e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, foi criado o Centro Interativo de Ensino e Pesquisa – CIEP, que funciona como suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão e no qual são realizados cursos de MBA (master of business administration), palestras, seminários, defesas de teses, grupos de discussão, reuniões administrativas, etc.
Com a criação do CIEP, a FEA foi uma das pioneiras no Brasil a adotar o uso de videoconferência para a educação a distância e, hoje, seus equipamentos já estão em fase de substituição por tecnologias atuais que melhor atenderão às necessidades acadêmicas. A biblioteca dispõe de 58 microcomputadores, 28 deles disponíveis aos usuários. O ambiente é totalmente climatizado. As salas de leitura dispõem de 325 mesas individuais.
Destaca-se também que a biblioteca oferece vários serviços que servem de suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do PPGA, entre os quais:
• Informação bibliográfica - proporciona orientação sobre a organização e funcionamento da biblioteca, uso do catálogo automatizado, utilização das obras de referência e de outras fontes de informação bibliográfica;
• Livre acesso ao acervo - livros, teses/dissertações, obras de referência, revistas especializadas, anuários estatísticos etc.;
• Acesso à base de dados on-line e em CD-ROM;
• Acesso à Internet apenas com a finalidade de realização de pesquisa acadêmica;
• Empréstimo domiciliar. O empréstimo é pessoal e ocorre mediante apresentação do cartão do leitor. O serviço de empréstimo está sujeito a normas do Regulamento, que estabelece prazos, número de materiais, penalidades, etc.;
• Obtenção de material bibliográfico de outras bibliotecas. Este serviço oferece aos usuários a possibilidade de solicitar em outras bibliotecas nacionais ou internacionais documentos não localizados no acervo da biblioteca da FEA;
• Formação de usuários – são ministrados diversos treinamentos de integração e capacitação para uso dos recursos e serviços disponibilizados à comunidade usuária;
• Salas de leitura (individual e em grupo) de entrada livre, para estudo e uso dos materiais das bibliotecas e dos próprios usuários;
• Normalização Bibliográfica - normalização de referências bibliográficas e orientação sobre apresentação de trabalhos científicos;
• Reprografia - em sistema terceirizado;
• Infraestrutura - a biblioteca da FEA oferece aos seus usuários o Centro Interativo de Ensino e Pesquisa (CIEP) para atividades de treinamento e de educação a distância, conforme relatado anteriormente;
• Bases de dados nacionais e internacionais, que podem ser consultadas na própria biblioteca ou, na residência do usuário, via internet;
• DSI – Disseminação Seletiva da Informação.
O acervo físico da biblioteca pode ser consultado por meio do Sistema Dedalus, que integra as bibliotecas da USP. A consulta permite que a pesquisa seja feita de forma global (em todas as 66 bibliotecas) ou específica (na biblioteca desejada). A estratégia de busca utiliza lógica booleana. Além do acervo físico, a biblioteca também oferece acesso a materiais de outras unidades, de outros países, e nas bases de dados de acesso virtual.
Para acesso remoto aos conteúdos acima descritos, a partir de equipamentos externos à USP, faz-se necessário o uso da VPN (Virtual Private Network).
O SIBiUSP tem um acervo digital constituído de materiais adquiridos de editoras nacionais e internacionais, de materiais compartilhados com parceiros nacionais e internacionais, de acervos disponíveis em acesso aberto na Web e, ainda, de arquivos digitalizados por suas equipes, com base no acervo impresso, além dos acervos físicos das bibliotecas. O acervo digital engloba:
• e-books: aproximadamente 270 mil obras adquiridas de editoras diversas (em parceria com o Cruesp, bibliotecas ou isoladamente).
• Revistas Eletrônicas: o SIBiUSP mantém a assinatura online de cerca de quatro mil títulos de revistas internacionais em diversas áreas do conhecimento.
• Portal de Periódicos da Capes - Além das assinaturas USP, o SIBiUSP é uma das 200 instituições de ensino superior autorizadas a utilizar o Portal de Periódicos a Capes. O Portal oferece acesso a textos selecionados em mais de 31 mil publicações periódicas internacionais e nacionais e às mais renomadas publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação científica e tecnológica de acesso gratuito na Web. Todo esse conteúdo pode ser acessado diretamente pelo Portal de Periódicos da CAPES ou pelo Portal de Busca Integrada do SIBiUSP.
• Bases de Dados: são mantidas pelo SIBiUSP aproximadamente 60 assinaturas de bases de dados, das mais diversas áreas do conhecimento. Todas elas estão disponíveis para acesso diretamente no site de seus respectivos editores ou via Portal de Busca Integrada . Também é possível acessar Bases de Dados diretamente pelo Portal de Periódicos da CAPES.
A Universidade de São Paulo possui ainda uma série de bibliotecas digitais à disposição da comunidade, algumas delas gerenciadas pelo SIBiUSP, disponíveis para acesso:
• (a) Revistas da USP: o SIBiUSP mantém, desde 2008, o Portal de Revistas USP (www.revistas.usp.br ). Trata-se de uma biblioteca digital das revistas publicadas por unidades de ensino e pesquisa, programas de pós-graduação e núcleos de pesquisas de docentes e alunos da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas. Todos os artigos disponíveis no Portal são de acesso aberto.
• (b) Obras Raras e Documentos Especiais: diversas unidades da USP, dentre elas, o Departamento Técnico do SIBiUSP, a Brasiliana, o IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) e outras estão digitalizando seus acervos. Todo esse conteúdo pode ser localizado e acessado diretamente em suas plataformas originais, e, em breve, pelo Portal de Busca Integrada. Hoje, a USP já mantém cerca de 5 mil obras raras e especiais digitalizadas e disponíveis online:
o DT/SIBi – Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais: http://www.bore.usp.br
o Brasiliana – Biblioteca Brasiliana Digital: http://www.brasiliana.usp.br/bbd/
o IEB – Biblioteca Digital: http://143.107.31.50/catalogo_eletronico
• (c) Produção Científica e Acadêmica: o SIBiUSP, desde 1985, é o órgão responsável pela coleta e organização de toda a produção intelectual da Universidade. Até o ano de 2012 toda a produção do corpo docente era cadastrada no banco bibliográfico Dedalus . No final de 2012 foi criada a Biblioteca Digital da Produção Intelectual (BDPI) (www.producao.usp.br ) da USP, a qual, além dos registros bibliográficos, contém os textos completos dos materiais produzidos. A USP mantém também, desde 2001, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) (www.teses.usp.br ), a maior biblioteca digital do gênero na América Latina, com mais de 42 mil itens defendidos em um de seus programas de pós-graduação. As teses e dissertações se encontram em acesso aberto, e a produção intelectual depende do tipo de contrato firmado por seus autores. Desde outubro de 2012, a USP vem orientando seus membros a buscar licenças não exclusivas com os editores.
• (d) Vídeos: a USP possui duas importantes bibliotecas digitais de vídeos. A primeira e mais antiga é o IPTV USP (www.iptv.usp.br ), um banco de vídeos relativos a palestras, conferências, reuniões, aulas, etc.; além disso, é também o canal da USP de transmissão de eventos em tempo real (streaming). O outro sistema, chamado de e-aulas (www.eaulas.usp.br ), é uma biblioteca digital de aulas das disciplinas/cursos oferecidos na USP e já possui mais de 1.500 vídeos.
• e) Fotos: estão disponíveis também, à comunidade, duas bibliotecas digitais de fotos, com diferentes focos de conteúdos. A primeira é a USP Imagens (www.imagens.usp.br ), um banco de dados de fotos e imagens da Universidade de São Paulo, suas Unidades e eventos. Um acervo riquíssimo da história da principal universidade brasileira. A segunda biblioteca digital é chamada de Cifonauta (cifonauta.cebimar.usp.br ), um banco de imagens que contém uma grande variedade de fotos e vídeos provenientes de atividades científicas em biologia marinha. As imagens possuem classificação taxonômica, estágio de vida, habitat e outras informações que permitem navegar de maneira intuitiva e didática.
2. Instalações e equipamentos
O PPGA conta com diversos laboratórios, que dão suporte aos projetos de pesquisa coordenados pelos professores.
• Laboratórios de informática: Como suporte aos discentes, há dois laboratórios para a pós-graduação em administração, cada qual com 14 micros conectados em rede com acesso à Internet, controle de impressão e registro de usuário. Já a graduação em administração conta com 4 laboratórios próprios, nos quais estão instalados 50 Thin Clients, contando ainda com 231 computadores utilizados para aulas, cursos e salas de pesquisa para estudantes de pós-graduação. Os programas são instalados conforme as necessidades dos cursos e a orientação dos docentes responsáveis pelas disciplinas. Atualmente há 12 técnicos e 8 monitores atendendo o público acadêmico e dando apoio aos usuários. Os laboratórios de informática estão equipados para facilitar a elaboração de trabalhos acadêmicos. Todos têm acesso à internet, impressoras e microcomputadores. O acesso aos laboratórios é destinado aos alunos regulares dos programas e aos alunos provenientes de outros países. Várias disciplinas são ministradas exclusivamente nos laboratórios, como é o caso das disciplinas de Estatística (que incluem a utilização de software) e Jogos de Empresas. Para isso, conta-se com diversos softwares: Microsoft Windows 7, Microsoft Office, Internet Explorer, Norton antivírus, Adobe Acrobat, SPSS etc. Periodicamente são feitos treinamentos para os softwares de estatística citados.
• Infraestrutura dos Laboratórios - Centro de Informática do Departamento de Administração: sala especial para uso dos professores, de alunos de graduação e de pós-graduação envolvidos no desenvolvimento de material didático para ambos os cursos, bem como nos projetos de pesquisa dos docentes e de suas respectivas disciplinas. A sala contém um equipamento servidor, uma copiadora/impressora Xerox, duas impressoras deskjet e quatro microcomputadores completos conectados em rede.
• Centro Interativo de Ensino e Pesquisa (CIEP): Sala para realização de programas especiais de educação presencial e a distância e para Treinamento, coordenada pelo serviço da biblioteca. A sala foi equipada para serviços de teleconferência e videoconferência, além de ensino a distância e atividades diversas que envolvam o uso de equipamentos de última geração. Possui capacidade para 20 pessoas e está equipada com cadeiras reguláveis, Internet sem fio, um notebook, um projetor, uma tela para reprodução de imagens, uma lousa eletrônica e o sistema de videoconferência. O ambiente é climatizado, conta com recursos especiais de iluminação e tratamento acústico para conforto dos usuários.
• Design Lab: A sala Design Lab FEA/USP tem como proposta ser um ambiente inovador e colaborativo de ensino e aprendizagem, fornecendo condições à reflexão e à adoção de estratégias ativas de aprendizagem. A metodologia Design Thinking foi desenvolvida e aplicada com sucesso pela Universidade de Stanford e o Design Lab foi inspirado nessa metodologia. As instalações dessa sala possibilitam também a aplicação de outras estratégias didáticas, tais como, estudos de caso; projetos PBL - Problem Based Learning, seminários, favorecendo a utilização de tecnologias no ensino e a realização de atividades em grupo.
• Laboratórios de Gestão (www.simulab.com.br). Estão dispostos em uma sala três microcomputadores ligados em rede para desenvolvimento de estudos e pesquisas com Simulações Empresariais (Jogos de Empresas) e Aprendizagem Vivencial (Jogos de Papéis), em associação com a ABSEL, EUA.
• Laboratório de Aprendizagem e Ensino: O LAE é um espaço da FEA/USP dedicado ao desenvolvimento, transmissão, aplicação, avaliação e consolidação de experiências e metodologias voltadas para cursos superiores em Administração, Contabilidade e Economia. Sua missão é promover a gestão do conhecimento sobre ensino e aprendizagem entre docentes e pesquisadores da FEA/USP e de outras instituições educacionais. A filosofia adotada é a da aprendizagem centrada na pessoa, cujo pressuposto é de que o conhecimento é construído não só pelas respostas às indagações dos alunos, mas também pela capacidade de estimulá-los a formular novas questões. Com a adoção dessa abordagem, busca-se uma responsabilidade compartilhada, que gera uma relação significativa entre aluno e professor. As áreas de atuação do laboratório são: Método de Estudos de Caso; Ensino a Distância; Jogos e Simulações e Relação Ensino/Aprendizagem.
• O Laboratório de Informática da FEA tem por finalidade dar suporte e atendimento aos professores, funcionários, seções administrativas, alunos de graduação e pós-graduação, fundações, pesquisadores e demais usuários que se utilizam desses recursos. Para isso, o laboratório provê ferramentas informatizadas para a educação (hardware e software) e viabiliza o acesso à Internet em todas as redes locais da FEA, bem como faz a distribuição de IP's. Adicionalmente administra a orientação para aquisição de software e hardware, a preparação das salas de micros para aulas curriculares, extracurriculares. Trabalha-se com duas frentes de serviços:
• Disponibilização de laptops e projetores de imagens para aulas, a instalação de pontos de rede e micros para os eventos científicos, bem como o acompanhamento do Sistema de Matrículas da Graduação por meio da Internet, o monitoramento das inscrições para obtenção de e-mail pelos alunos e o provimento de cursos de informática e de sistemas computadorizados.
• Administração da infraestrutura física (laboratórios) que dá suporte às pesquisas de docentes e discentes.
Quanto aos equipamentos disponíveis, os professores da Pós-Graduação da FEA costumam valer-se do uso de equipamentos tecnológicos para dar suporte às aulas. Ao todo, a FEA-USP está equipada com 1.200 microcomputadores, 89 switches e 217 impressoras. Aproximadamente 8.145 pessoas são usuárias da internet nas dependências da FEA, das quais 817 são alunos de pós-graduação e 181 são docentes. Todas as salas de aula da pós-graduação contam com computador, projetor, retroprojetor e pontos de rede. Adicionalmente, a FEA dispõe de redes wireless para acesso à Internet. Essas redes estão disponíveis aos alunos da pós-graduação e da graduação, professores e usuários em geral para acesso à Internet por notebooks, tablets, celulares e demais dispositivos móveis.
Em relação à videoconferência, o PPGA está equipado com 9 micros, 1 notebook, storyboard, projetores de imagens e câmera de documentos para videoconferência.
Cronograma de Atividades:
No primeiro ano do Programa DINTER (2017) foram ministradas as disciplinas de pós-graduação em Administração na entidade receptora.
Em 2018, os doutorandos participaram de estágio discente obrigatório na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEAUSP). Durante esse mesmo ano, os doutorandos puderam iniciar o projeto de desenvolvimento de suas respectivas teses juntamente com os orientadores a eles designados.
No segundo semestre de 2018, conforme previsto no programa DINTER submetido à CAPES, a USP realizou um seminário internacional em Manaus o I AMAS – Amazonian Management Symposium, cujo título foi “Inovação, Sustentabilidade e Governança”. O simpósio teve 209 inscritos que participaram das atividades propostas, incluindo visitas técnicas, cursos de extensão, apresentação e discussão de artigos científicos, painéis científicos, painéis temáticos e plenárias. O número de artigos submetidos ao simpósio foi de 117. A porcentagem de artigos aceitos foi de 63%. Esse evento representa o apoio à inserção da UEA em uma rede de pesquisa internacional, por meio da promoção do congresso I AMAS – Amazonian Management Symposium - I Congresso de Gestão da Amazônia: Inovação, Sustentabilidade e Governança que foi realizado de 29 a 31 de agosto de 2018 em Manaus, conforme documentado no sítio https://amasconference.com.
No final de 2018 teve início a fase de qualificação dos doutorandos. Os exames de qualificação deverão ocorrer no primeiro semestre de 2019. Após a qualificação, os alunos deverão se dedicar à elaboração da Tese que deverá ser defendida até o final de 2020.
Em 2020 está prevista a realização de novo simpósio em Manaus. Espera-se que nesse evento já sejam apresentados os resultados das pesquisas desenvolvidas durante o DINTER.
Instituição Promotora
Coordenador:
MOACIR DE MIRANDA OLIVEIRA JUNIOR
Instituição de Ensino:
33002010 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
Logradouro:
RUA DA PRAÇA DO RELÓGIO, 109
Município-UF:
São Paulo -
SP
Telefone(s):
(11) 30913290 (16) 36020436, (11) 38155665 (11) 30913500 (11) 38139960 (11) 30913266 (11) 30914546 (11) 30914714 (11) 30916200 (11) 30913749 (11) 30911283 (11) 30915070 (11) 30915715 (11) 30916122 (11) 30914828 (11) 30915920 (11) 30913160 (11) 30914019 (11) 30916200 (11) 30914507 (11) 30911608 (19) 35654372 (11) 30914356 (11) 30915234 (11) 30925234 (11) 30316392 (11) 30957355 (11) 30917748 (11) 30913844 (11) 30917351 (11) 30918658 (11) 26481061 (14) 32358000 (16) 33712238 (11) 30917008 (19) 35654041 (11) 26618504 (11) 30914184 (11) 26618806 (11) 30910562 (11) 30911330 (11) 30913196 (11) 30913786 (11) 30915399 (11) 31114005 (11) 30913163 (11) 30917891 (11) 30914357 (11) 30617444 (11) 30915363 (11) 30312552 (11) 26616908 (11) 30917491 (11) 26481243 (11) 30913587 (11) 30916813 (11) 30915070 (11) 30918197 (11) 30917568 (11) 30917805 (11) 30914323 (11) 30913657 (11) 30915320 (11) 30913878 (11) 30912925 (11) 30617533 (11) 30919055 (11) 30916078 (11) 30915886 (11) 30913656 (11) 30914129 (11) 30910131 (11) 30917517 (11) 30184410 (11) 30322325 (11) 26615233 (11) 30914909 (11) 30617960 (11) 26615539 (11) 30911901 (11) 30916640 (11) 30917285 (11) 26617936 (16) 33736668 (19) 35654300 (11) 30919191 (11) 26617871 (11) 30913769 (11) 30913761 (11) 30913659 (11) 30915805 (11) 20658148 (11) 30914828 (11) 30915169 (11) 26616445 (11) 30910490 (11) 30914325 (11) 30913496 (11) 30912648 (11) 30919748 (19) 35654343 (11) 30915070 (11) 30617790 (11) 30918652 (11) 30617506 (11) 26480671 (11) 30917355 (11) 38154410 (11) 30918816 (11) 30617364 (11) 26617571 (11) 26617560 (11) 26616876 (11) 30918152 (11) 30918197 (11) 26617561 (11) 30914374 (11) 30917412 (11) 26488107 (11) 30915034 (11) 30911210 (11) 30917417 (11) 30915721 (11) 30915322 (11) 26617871 (11) 30912860 (11) 26480606 (11) 30917224 (11) 30917253 (11) 26615413 (11) 30912948 (11) 30917322 (14) 32347818 (11) 38141324 (11) 30914511 (11) 30917756 (11) 30913327 (11) 30617897 (11) 30917660 (11) 30617790 (11) 30977849 (11) 26613198 (11) 30914505 (11) 30917277 (11) 50856244 (11) 30915551 (11) 26616288 (11) 30912652 (11) 38156386 (11) 26486068 (11) 30917465 (11) 30913027 (11) 30617533 (11) 30913021 (11) 38120218 (11) 26480190 (11) 30914294 (19) 35656871 (11) 30917746 (11) 30912948 (11) 30912236 (11) 30915551 (11) 32582377 (11) 30917322 (11) 30917891 (11) 30917822 (11) 30914374 (11) 30917491 (11) 30914325 (11) 30915721 (11) 38129251 (11) 30915034 (11) 30911283 (11) 30618394 (11) 30917517 (11) 26616963 (11) 30914019 (11) 30916078 (11) 30913844 (11) 30919748 (11) 26616908 (11) 30918152 (11) 30914977 (11) 30912238 (11) 30913761 (11) 30913099 (11) 30917285 (11) 38156386 (19) 35654041 (11) 26616106 (11) 30914714 (19) 35654343 (11) 30617926 (11) 30914173 (11) 26480686 (11) 30915234 (11) 31114005 (11) 30914357 (11) 30914505 (11) 30912860 (11) 30916134 (11) 30913159 (19) 35654281 (11) 30916139 (11) 30914909 (19) 35654300 (16) 33736668 (11) 30918096 (11) 30917277 (11) 30911947 (11) 30917805 (11) 20658148 (11) 30917351 (11) 30913749 (11) 30322325 (11) 38120218 (11) 30917849 (11) 26480190 (11) 30917746 (11) 30917355 (11) 30617444 (11) 30914323 (11) 30916200 (11) 30617450 (11) 30918403 (11) 30914129 (11) 30912580 (11) 30914512 (11) 30917253 (11) 26488107 (11) 30184410 (11) 30913095 (11) 30917412 (16) 33154413 (11) 30917331 (11) 30617790 (11) 30918403 (11) 30917841 (11) 26616445 (11) 30915322 (11) 30916183 (11) 30914828 (11) 30914612 (11) 30913769 (11) 30910562 (11) 30915733 (11) 30919055 (11) 30618395 (11) 30914828 (11) 26613198 (11) 30913027 (11) 31339374 (11) 30913754 (11) 30917366 (11) 30617364 (11) 26618504 (11) 30316392 (11) 30911947 (19) 35654372 (11) 30914911 (19) 35656871 (11) 30911330 (11) 30916078 (11) 30917759 (11) 30911608 (11) 30914480 (11) 26618086 (11) 30917756 (11) 26618806 (11) 26617571 (11) 30916813 (11) 30914164 (11) 30910490 (16) 33739650 (11) 26616288 (11) 30913942 (11) 30914129 (11) 30915805 (16) 33712238 (11) 30914911 (11) 30918197 (11) 30916200 (11) 30912280 (11) 30917883 (11) 30913163 (11) 30911608 (11) 30617506 (11) 30913724 (11) 30917402 (11) 26615413 (11) 26618081 (11) 38141324 (11) 30919074 (11) 30917660 (11) 30917517 (11) 30917465 (11) 30915920 (11) 30617960 (11) 30916078 (11) 30911330 (11) 30914313 (11) 38154410 (11) 30916700 (11) 30617915 (11) 30312552 (11) 26616963 (11) 30617870 (11) 30914910 (11) 30917355 (30) 913266 (30) 914507 (55) 1130917517 (11) 81840764076 (11) 30913095 (11) 26615539 (11) 26617694 (11) 38150167 (11) 30914828 (11) 30617506 (11) 30914893 (11) 30310585 (30) 912631 (11) 26616876 (11) 30617533 (11) 30915363 (11) 30915546 (11) 30915435 (11) 30915350 (11) 30913786 (55) 1130912236 (30) 915046 (11) 30913327 (19) 35654372 (11) 30916680 (11) 30914586 (11) 26617936 (30) 6183958394 (30) 617897 (30) 9178057690 (11) 26615367 (11) 38175488 (11) 30919786 (11) 30911391 (11) 30916200 (11) 30918197 (11) 30914296 (11) 30914137 (30) 915363 (11) 30915202 (30) 915733 (11) 30914511 (30) 913642 (11) 30917325 (11) 30913668 (11) 30913761 (11) 26617871 (11) 30914356 (11) 30915320 (14) 32347818 (11) 30917894 (11) 31063562 (11) 30918096 (11) 30919191 (11) 30914294 (14) 32358434 (30) 918403 (11) 30913657 (11) 30913576 (11) 30913266 (11) 26616412 (11) 30917258 (11) 30917839 (11) 30912652 (19) 35654372 (11) 30919980 (11) 30911308 (30) 617316 (11) 30911217 (11) 30911343 (19) 35654211 (11) 30918816 (11) 30914731 (11) 30915920 (30) 913500 (11) 30913196 (11) 30913266 (11) 30913021 (11) 26481061 (11) 30918658 (30) 915070 (11) 30173168 (11) 30914084 (11) 30912800 (30) 914480 (11) 8184127 (11) 30914127 (11) 26615233 (11) 30173155 (11) 30913395 (11) 31338999 (11) 30914909 (11) 30917366 (11) 30617533 (11) 30914507 (11) 30914184 (16) 33738880 (30) 919980 (19) 35654211 (11) 30617347 (11) 30917600 (11) 30916901 (11) 30617790 (11) 30917928 (11) 30917728 (11) 30917831 (30) 917891 (11) 30696447 (30) 914135 (30) 913908 (30) 910131 (30) 913941 (11) 30915046 (11) 30695413 (30) 9137803754 (11) 38183496 (11) 30913235 (11) 30916122 (11) 30914076 (11) 50856244 (11) 30911210 (11) 30913941 (11) 30914505 (30) 913749 (11) 30913749 (11) 30913656 (11) 26617561 (11) 30916640 (00) 0 (11) 30915886 (11) 26617560 (30) 918197 (11) 30911901 (11) 26615367 (30) 913779 (11) 30917371 (30) 917568 (11) 30617364 (11) 3091733184 (11) 30917253 (11) 30859677 (11) 30918094 (11) 30918064 (11) 30913519 (11) 30114004 (11) 26480671 (30) 913786 (11) 30913587 (30) 913150 (11) 30912441 (30) 917277 (30) 915234 (11) 50856274 (11) 30915805 (11) 30916833 (11) 30916510 (11) 30914910 (11) 30917224 (11) 30917849 (14) 32358000 (11) 30913659 (11) 30914505 (11) 30913496 (11) 30618049 (11) 26617871 (11) 30918652 (11) 30912648 (11) 30917417 (11) 38155579 (19) 35654372 (11) 30913587 (11) 30915070 (11) 30915169 (19) 35654372 (11) 26486068 (11) 30912925 (11) 30910131 (11) 26617244 (11) 30915399 (11) 30913160 (11) 30957355 (11) 30697065 (11) 30916029 (11) 30917920 (19) 35654372 (11) 30617798 (30) 617790 (11) 30913576 (11) 30913724 (11) 8183665 (11) 38156386 (11) 30913878 (11) 38169086 (30) 6975613069 (11) 3069541355 (11) 30617345 (30) 884894 (30) 696428 (11) 30617091 (30) 6962093069 (11) 26618805 (11) 30617492 (11) 8183661 (11) 30918536 (11) 30698086 (19) 35654265 (11) 30617006 (11) 30914286 (11) 30914713 (11) 30917822 (11) 30977822 (11) 30915862 (11) 30912891 (11) 30914137 (11) 26613199 (30) 911901 (11) 30697877 (19) 35654041 (11) 30617818 (11) 30913657 (11) 30916528 (30) 917832 (11) 30917813 (11) 30917891 (11) 30917901 (11) 30917839 (30) 917812 (11) 30917912 (11) 30917833 (11) 30917882 (30) 917878 (11) 30917638 (11) 30917331 (11) 30914173 (30) 697871 (11) 38932789 (11) 30624097 (11) 26618103 (11) 30617381 (30) 917660 (26) 615803 (11) 30917839 (11) 30916510 (11) 30914358 (11) 3091194741 (30) 914356 (11) 30914184 (11) 26616963 (11) 30913844 (11) 30916122 (11) 30917417 (11) 50856274 (11) 30918652 (11) 26618504 (11) 30617897 (11) 30913942 (11) 30617926 (11) 30918096 (11) 30917822 (11) 30617732 (11) 30914313 (11) 26615367 (11) 30617533 (11) 30917517 (11) 30617788 (11) 30914731 (11) 30914507 (11) 30915733 (11) 30914906 (11) 30913941 (19) 35654211 (11) 32582377 (11) 30918096 (11) 30322325 (11) 30913159 (19) 35654372 (11) 30914460 (11) 30914505 (11) 50856244 (11) 26618086 (11) 30914480 (11) 30912280 (11) 30914612 (11) 30919980 (11) 30917517 (16) 33738880 (11) 30913395 (11) 26616106 (11) 30173155 (11) 30919074 (11) 30917912 (11) 30913754 (11) 26618081 (11) 26480686 (11) 30914977 (11) 30912238 (11) 30913587 (11) 30916833 (11) 30917928 (11) 30917894 (11) 30914137 (11) 30914512 (11) 31338999 (11) 31339374 (11) 30916139 (11) 30917883 (11) 30917759 (11) 30912236 (11) 30917402 (11) 30915202 (11) 30915297 (11) 55255842 (11) 30916092 (11) 30912580 (11) 30916183 (11) 31063562 (16) 33739650 (11) 30617798 (11) 30914164 (11) 38155579 (11) 30617450 (11) 30917849 (11) 30913266 (11) 30618394 (11) 30913099 (16) 33154413 (11) 30917841 (11) 30618049 (11) 26617244 (11) 30618395 (11) 30617915 (11) 30617790 (11) 30917849 (11) 30916901 (19) 35654281 (19) 35654372 (11) 38129251 (11) 30916134 (11) 30917306 (11) 30917303 (11) 30912238 (11) 30916700 (11) 30322325 (11) 30911308 (11) 30916029 (11) 30917831 (11) 30914104 (11) 30917724 (11) 30917415 (11) 30915350 (11) 30618737 (19) 35654300 (11) 38156386 (19) 35654343 (11) 30919748 (14) 997732070 (11) 30912948 (11) 38155579 (11) 30918231 (14) 32029571 (11) 26617571 (11) 30912652 (11) 30618709 (11) 26616365 (11) 30618724 (11) 26616787 (11) 30917457 (11) 30915340 (11) 30937457 (11) 30913786 (11) 30915443 (11) 30913759 (11) 30913589 (11) 30912087 (11) 30913780 (11) 30916640 (11) 30915805 (11) 30912087 (11) 30915529 (11) 30914143 (11) 26617065 (11) 30917465 (11) 30915866 (11) 30914294 (11) 38120218 (14) 32347818 (11) 30911642 (11) 30914207 (19) 35656788 (11) 30915750 (11) 30915680 (19) 35654289 (11) 30917490 (11) 30925234 (11) 30913642 (11) 30914444 (11) 30618737 (11) 30618736 (11) 26616288 (11) 30915034 (11) 30917990 (11) 20656674 (11) 30917402 (11) 30914164 (11) 30918312 (11) 28105548 (11) 30917759 (11) 30915721 (11) 26615000 (11) 30914323 (11) 30917322 (11) 38934347 (11) 28105741 (11) 30617450 (11) 30918311 (11) 26486782 (13) 32292710 (11) 26486782 (11) 26615906 (11) 30617798 (11) 30913235 (11) 26486307 (11) 30917314 (11) 30915435 (11) 30917258 (11) 26481303 (11) 30911311 (11) 30917547 (11) 30917568 (11) 30918049 (11) 30917831 (11) 30917802 (11) 31114004 (19) 35656788 (19) 35654104 (11) 30618394 (16) 33154181 (11) 30911989 (11) 30914243 (11) 30911906 (11) 26481317 (011) 30917438 (11) 50856159 (11) 30911436 (011) 30913136 (16) 33153391
E-mail Institucional do Programa:
prpg@usp.br
Instituição(ões) Receptora(s)
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
Coordenador:
PAULO CESAR DINIZ DE ARAUJO
Logradouro:
Avenida Djalma Batista
Município-UF:
Manaus -
AM
Telefone(s):
(11) 30913290 (16) 36020436, (11) 38155665 (11) 30913500 (11) 38139960 (11) 30913266 (11) 30914546 (11) 30914714 (11) 30916200 (11) 30913749 (11) 30911283 (11) 30915070 (11) 30915715 (11) 30916122 (11) 30914828 (11) 30915920 (11) 30913160 (11) 30914019 (11) 30916200 (11) 30914507 (11) 30911608 (19) 35654372 (11) 30914356 (11) 30915234 (11) 30925234 (11) 30316392 (11) 30957355 (11) 30917748 (11) 30913844 (11) 30917351 (11) 30918658 (11) 26481061 (14) 32358000 (16) 33712238 (11) 30917008 (19) 35654041 (11) 26618504 (11) 30914184 (11) 26618806 (11) 30910562 (11) 30911330 (11) 30913196 (11) 30913786 (11) 30915399 (11) 31114005 (11) 30913163 (11) 30917891 (11) 30914357 (11) 30617444 (11) 30915363 (11) 30312552 (11) 26616908 (11) 30917491 (11) 26481243 (11) 30913587 (11) 30916813 (11) 30915070 (11) 30918197 (11) 30917568 (11) 30917805 (11) 30914323 (11) 30913657 (11) 30915320 (11) 30913878 (11) 30912925 (11) 30617533 (11) 30919055 (11) 30916078 (11) 30915886 (11) 30913656 (11) 30914129 (11) 30910131 (11) 30917517 (11) 30184410 (11) 30322325 (11) 26615233 (11) 30914909 (11) 30617960 (11) 26615539 (11) 30911901 (11) 30916640 (11) 30917285 (11) 26617936 (16) 33736668 (19) 35654300 (11) 30919191 (11) 26617871 (11) 30913769 (11) 30913761 (11) 30913659 (11) 30915805 (11) 20658148 (11) 30914828 (11) 30915169 (11) 26616445 (11) 30910490 (11) 30914325 (11) 30913496 (11) 30912648 (11) 30919748 (19) 35654343 (11) 30915070 (11) 30617790 (11) 30918652 (11) 30617506 (11) 26480671 (11) 30917355 (11) 38154410 (11) 30918816 (11) 30617364 (11) 26617571 (11) 26617560 (11) 26616876 (11) 30918152 (11) 30918197 (11) 26617561 (11) 30914374 (11) 30917412 (11) 26488107 (11) 30915034 (11) 30911210 (11) 30917417 (11) 30915721 (11) 30915322 (11) 26617871 (11) 30912860 (11) 26480606 (11) 30917224 (11) 30917253 (11) 26615413 (11) 30912948 (11) 30917322 (14) 32347818 (11) 38141324 (11) 30914511 (11) 30917756 (11) 30913327 (11) 30617897 (11) 30917660 (11) 30617790 (11) 30977849 (11) 26613198 (11) 30914505 (11) 30917277 (11) 50856244 (11) 30915551 (11) 26616288 (11) 30912652 (11) 38156386 (11) 26486068 (11) 30917465 (11) 30913027 (11) 30617533 (11) 30913021 (11) 38120218 (11) 26480190 (11) 30914294 (19) 35656871 (11) 30917746 (11) 30912948 (11) 30912236 (11) 30915551 (11) 32582377 (11) 30917322 (11) 30917891 (11) 30917822 (11) 30914374 (11) 30917491 (11) 30914325 (11) 30915721 (11) 38129251 (11) 30915034 (11) 30911283 (11) 30618394 (11) 30917517 (11) 26616963 (11) 30914019 (11) 30916078 (11) 30913844 (11) 30919748 (11) 26616908 (11) 30918152 (11) 30914977 (11) 30912238 (11) 30913761 (11) 30913099 (11) 30917285 (11) 38156386 (19) 35654041 (11) 26616106 (11) 30914714 (19) 35654343 (11) 30617926 (11) 30914173 (11) 26480686 (11) 30915234 (11) 31114005 (11) 30914357 (11) 30914505 (11) 30912860 (11) 30916134 (11) 30913159 (19) 35654281 (11) 30916139 (11) 30914909 (19) 35654300 (16) 33736668 (11) 30918096 (11) 30917277 (11) 30911947 (11) 30917805 (11) 20658148 (11) 30917351 (11) 30913749 (11) 30322325 (11) 38120218 (11) 30917849 (11) 26480190 (11) 30917746 (11) 30917355 (11) 30617444 (11) 30914323 (11) 30916200 (11) 30617450 (11) 30918403 (11) 30914129 (11) 30912580 (11) 30914512 (11) 30917253 (11) 26488107 (11) 30184410 (11) 30913095 (11) 30917412 (16) 33154413 (11) 30917331 (11) 30617790 (11) 30918403 (11) 30917841 (11) 26616445 (11) 30915322 (11) 30916183 (11) 30914828 (11) 30914612 (11) 30913769 (11) 30910562 (11) 30915733 (11) 30919055 (11) 30618395 (11) 30914828 (11) 26613198 (11) 30913027 (11) 31339374 (11) 30913754 (11) 30917366 (11) 30617364 (11) 26618504 (11) 30316392 (11) 30911947 (19) 35654372 (11) 30914911 (19) 35656871 (11) 30911330 (11) 30916078 (11) 30917759 (11) 30911608 (11) 30914480 (11) 26618086 (11) 30917756 (11) 26618806 (11) 26617571 (11) 30916813 (11) 30914164 (11) 30910490 (16) 33739650 (11) 26616288 (11) 30913942 (11) 30914129 (11) 30915805 (16) 33712238 (11) 30914911 (11) 30918197 (11) 30916200 (11) 30912280 (11) 30917883 (11) 30913163 (11) 30911608 (11) 30617506 (11) 30913724 (11) 30917402 (11) 26615413 (11) 26618081 (11) 38141324 (11) 30919074 (11) 30917660 (11) 30917517 (11) 30917465 (11) 30915920 (11) 30617960 (11) 30916078 (11) 30911330 (11) 30914313 (11) 38154410 (11) 30916700 (11) 30617915 (11) 30312552 (11) 26616963 (11) 30617870 (11) 30914910 (11) 30917355 (30) 913266 (30) 914507 (55) 1130917517 (11) 81840764076 (11) 30913095 (11) 26615539 (11) 26617694 (11) 38150167 (11) 30914828 (11) 30617506 (11) 30914893 (11) 30310585 (30) 912631 (11) 26616876 (11) 30617533 (11) 30915363 (11) 30915546 (11) 30915435 (11) 30915350 (11) 30913786 (55) 1130912236 (30) 915046 (11) 30913327 (19) 35654372 (11) 30916680 (11) 30914586 (11) 26617936 (30) 6183958394 (30) 617897 (30) 9178057690 (11) 26615367 (11) 38175488 (11) 30919786 (11) 30911391 (11) 30916200 (11) 30918197 (11) 30914296 (11) 30914137 (30) 915363 (11) 30915202 (30) 915733 (11) 30914511 (30) 913642 (11) 30917325 (11) 30913668 (11) 30913761 (11) 26617871 (11) 30914356 (11) 30915320 (14) 32347818 (11) 30917894 (11) 31063562 (11) 30918096 (11) 30919191 (11) 30914294 (14) 32358434 (30) 918403 (11) 30913657 (11) 30913576 (11) 30913266 (11) 26616412 (11) 30917258 (11) 30917839 (11) 30912652 (19) 35654372 (11) 30919980 (11) 30911308 (30) 617316 (11) 30911217 (11) 30911343 (19) 35654211 (11) 30918816 (11) 30914731 (11) 30915920 (30) 913500 (11) 30913196 (11) 30913266 (11) 30913021 (11) 26481061 (11) 30918658 (30) 915070 (11) 30173168 (11) 30914084 (11) 30912800 (30) 914480 (11) 8184127 (11) 30914127 (11) 26615233 (11) 30173155 (11) 30913395 (11) 31338999 (11) 30914909 (11) 30917366 (11) 30617533 (11) 30914507 (11) 30914184 (16) 33738880 (30) 919980 (19) 35654211 (11) 30617347 (11) 30917600 (11) 30916901 (11) 30617790 (11) 30917928 (11) 30917728 (11) 30917831 (30) 917891 (11) 30696447 (30) 914135 (30) 913908 (30) 910131 (30) 913941 (11) 30915046 (11) 30695413 (30) 9137803754 (11) 38183496 (11) 30913235 (11) 30916122 (11) 30914076 (11) 50856244 (11) 30911210 (11) 30913941 (11) 30914505 (30) 913749 (11) 30913749 (11) 30913656 (11) 26617561 (11) 30916640 (00) 0 (11) 30915886 (11) 26617560 (30) 918197 (11) 30911901 (11) 26615367 (30) 913779 (11) 30917371 (30) 917568 (11) 30617364 (11) 3091733184 (11) 30917253 (11) 30859677 (11) 30918094 (11) 30918064 (11) 30913519 (11) 30114004 (11) 26480671 (30) 913786 (11) 30913587 (30) 913150 (11) 30912441 (30) 917277 (30) 915234 (11) 50856274 (11) 30915805 (11) 30916833 (11) 30916510 (11) 30914910 (11) 30917224 (11) 30917849 (14) 32358000 (11) 30913659 (11) 30914505 (11) 30913496 (11) 30618049 (11) 26617871 (11) 30918652 (11) 30912648 (11) 30917417 (11) 38155579 (19) 35654372 (11) 30913587 (11) 30915070 (11) 30915169 (19) 35654372 (11) 26486068 (11) 30912925 (11) 30910131 (11) 26617244 (11) 30915399 (11) 30913160 (11) 30957355 (11) 30697065 (11) 30916029 (11) 30917920 (19) 35654372 (11) 30617798 (30) 617790 (11) 30913576 (11) 30913724 (11) 8183665 (11) 38156386 (11) 30913878 (11) 38169086 (30) 6975613069 (11) 3069541355 (11) 30617345 (30) 884894 (30) 696428 (11) 30617091 (30) 6962093069 (11) 26618805 (11) 30617492 (11) 8183661 (11) 30918536 (11) 30698086 (19) 35654265 (11) 30617006 (11) 30914286 (11) 30914713 (11) 30917822 (11) 30977822 (11) 30915862 (11) 30912891 (11) 30914137 (11) 26613199 (30) 911901 (11) 30697877 (19) 35654041 (11) 30617818 (11) 30913657 (11) 30916528 (30) 917832 (11) 30917813 (11) 30917891 (11) 30917901 (11) 30917839 (30) 917812 (11) 30917912 (11) 30917833 (11) 30917882 (30) 917878 (11) 30917638 (11) 30917331 (11) 30914173 (30) 697871 (11) 38932789 (11) 30624097 (11) 26618103 (11) 30617381 (30) 917660 (26) 615803 (11) 30917839 (11) 30916510 (11) 30914358 (11) 3091194741 (30) 914356 (11) 30914184 (11) 26616963 (11) 30913844 (11) 30916122 (11) 30917417 (11) 50856274 (11) 30918652 (11) 26618504 (11) 30617897 (11) 30913942 (11) 30617926 (11) 30918096 (11) 30917822 (11) 30617732 (11) 30914313 (11) 26615367 (11) 30617533 (11) 30917517 (11) 30617788 (11) 30914731 (11) 30914507 (11) 30915733 (11) 30914906 (11) 30913941 (19) 35654211 (11) 32582377 (11) 30918096 (11) 30322325 (11) 30913159 (19) 35654372 (11) 30914460 (11) 30914505 (11) 50856244 (11) 26618086 (11) 30914480 (11) 30912280 (11) 30914612 (11) 30919980 (11) 30917517 (16) 33738880 (11) 30913395 (11) 26616106 (11) 30173155 (11) 30919074 (11) 30917912 (11) 30913754 (11) 26618081 (11) 26480686 (11) 30914977 (11) 30912238 (11) 30913587 (11) 30916833 (11) 30917928 (11) 30917894 (11) 30914137 (11) 30914512 (11) 31338999 (11) 31339374 (11) 30916139 (11) 30917883 (11) 30917759 (11) 30912236 (11) 30917402 (11) 30915202 (11) 30915297 (11) 55255842 (11) 30916092 (11) 30912580 (11) 30916183 (11) 31063562 (16) 33739650 (11) 30617798 (11) 30914164 (11) 38155579 (11) 30617450 (11) 30917849 (11) 30913266 (11) 30618394 (11) 30913099 (16) 33154413 (11) 30917841 (11) 30618049 (11) 26617244 (11) 30618395 (11) 30617915 (11) 30617790 (11) 30917849 (11) 30916901 (19) 35654281 (19) 35654372 (11) 38129251 (11) 30916134 (11) 30917306 (11) 30917303 (11) 30912238 (11) 30916700 (11) 30322325 (11) 30911308 (11) 30916029 (11) 30917831 (11) 30914104 (11) 30917724 (11) 30917415 (11) 30915350 (11) 30618737 (19) 35654300 (11) 38156386 (19) 35654343 (11) 30919748 (14) 997732070 (11) 30912948 (11) 38155579 (11) 30918231 (14) 32029571 (11) 26617571 (11) 30912652 (11) 30618709 (11) 26616365 (11) 30618724 (11) 26616787 (11) 30917457 (11) 30915340 (11) 30937457 (11) 30913786 (11) 30915443 (11) 30913759 (11) 30913589 (11) 30912087 (11) 30913780 (11) 30916640 (11) 30915805 (11) 30912087 (11) 30915529 (11) 30914143 (11) 26617065 (11) 30917465 (11) 30915866 (11) 30914294 (11) 38120218 (14) 32347818 (11) 30911642 (11) 30914207 (19) 35656788 (11) 30915750 (11) 30915680 (19) 35654289 (11) 30917490 (11) 30925234 (11) 30913642 (11) 30914444 (11) 30618737 (11) 30618736 (11) 26616288 (11) 30915034 (11) 30917990 (11) 20656674 (11) 30917402 (11) 30914164 (11) 30918312 (11) 28105548 (11) 30917759 (11) 30915721 (11) 26615000 (11) 30914323 (11) 30917322 (11) 38934347 (11) 28105741 (11) 30617450 (11) 30918311 (11) 26486782 (13) 32292710 (11) 26486782 (11) 26615906 (11) 30617798 (11) 30913235 (11) 26486307 (11) 30917314 (11) 30915435 (11) 30917258 (11) 26481303 (11) 30911311 (11) 30917547 (11) 30917568 (11) 30918049 (11) 30917831 (11) 30917802 (11) 31114004 (19) 35656788 (19) 35654104 (11) 30618394 (16) 33154181 (11) 30911989 (11) 30914243 (11) 30911906 (11) 26481317 (011) 30917438 (11) 50856159 (11) 30911436 (011) 30913136 (16) 33153391
E-mail Institucional do Programa:
propesp@uea.edu.br
Documentos