Plano Acadêmico:
1. OBJETIVOS E METAS
O objetivo geral do Programa de Mestrado Acadêmico Interinstitucional em Engenharia Mecânica foi o de formar profissionais na área da Engenharia Mecânica em nível de mestrado do Uruguai e, porventura, de outros países da América Latina, assegurando aos mesmos a mesma qualidade de formação alcançada pelos alunos regulares do PROMEC-UFRGS.
Foram ofertadas linhas de pesquisa associadas a duas áreas de concentração consolidadas na instituição promotora, sendo subdivididas em diversos temas, conforme segue:
Fenômenos de Transporte
- Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor e Massa Computacional
- Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor Experimental
- Equipamentos e Componentes Termo-hidráulicos
- Transporte de Partículas e Radiação
Processos de Fabricação
- Automação e Controle
- Conformação Mecânica
- Projetos de Máquinas e Equipamentos
Estas linhas de pesquisa refletem o volume de produção científica desenvolvido nas áreas de Fenômenos de Transporte e Processos de Fabricação do PROMEC-UFRGS. Também resultam da interdisciplinaridade e integração entre diferentes temas que o Programa tem fomentado.
As disciplinas foram ministradas por um grupo de professores do PROMEC-UFRGS que atuam na área da Engenharia Mecânica, os quais vêm exercendo regularmente atividades docentes de graduação, de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Engenharia Mecânica na UFRGS. Os procedimentos didático-pedagógicos e o conteúdo das disciplinas oferecidas no programa foram os do curso regular de mestrado acadêmico ofertado na sede da instituição promotora, mantendo assim a unidade didático-pedagógica nos cursos ofertados. Assim, a distinção entre o programa implementado e o curso regular não está relacionada ao nível de dificuldade dos cursos. As principais diferenças entre os cursos mencionados se referem ao cronograma de oferta das disciplinas, e a forma de acompanhamento dos trabalhos realizados. Através desta formação, os seguintes objetivos foram alcançados:
- Capacitar docentes da UdelaR na área da Engenharia Mecânica para atuar em ensino de graduação e pós-graduação e em pesquisa acadêmica; o estabelecimento de uma base sólida no término da formação de recursos humanos para uma futura criação de cursos de pós-graduação no próprio Uruguai; fortalecimento dos grupos de ensino e pesquisa já existentes na instituição receptora, enfatizando as linhas de pesquisa que respondam às necessidades do Uruguai;
- Capacitar docentes da UNLP na área de engenharia Mecânica para atuar em ensino de graduação e pós-graduação e em pesquisa acadêmica;
- Capacitar profissionais na área de engenharia Mecânica que atuam em empresas públicas e privadas no Uruguai; estabelecer apoios duradouros entre o PROMEC-UFRGS e os grupos de ensino e pesquisa existentes, apontando ao desenvolvimento de competências em ciência e tecnologia na instituição receptora.
2. CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ALUNOS
Os candidatos ao mestrado foram avaliados pelos mesmos critérios adotados para a seleção de mestrado acadêmico regular do PROMEC/UFRGS. Neste processo, é requerida a seguinte documentação: ficha de inscrição completa; currículo, com comprovação das principais atividades; certificado de cursos realizados em idioma inglês; duas cartas de recomendação; escolaridade e diploma da graduação. Nesta seleção são considerados quatro itens:
- Escolaridade da graduação.
- Currículo Vitae (é dada uma nota levando em conta experiência profissional, trabalhos de docência; publicações; e proficiência em inglês).
- Cartas de recomendação.
- Entrevista com professores do PROMEC.
Para cada um destes itens, foi outorgada uma nota, que variava de 1 à 10. A nota do histórico escolar correspondeu à média das notas de todas as disciplinas. Pelo menos dois professores do PROMEC analisaram a documentação de cada aluno. O candidato teve que indicar o tema da dissertação na ficha de inscrição. As cartas de recomendação deram apoio ao processo de seleção, sendo escritas geralmente por antigos orientadores, professores ou investigadores superiores hierárquicos do candidato.
3. ESTRUTURA BÁSICA DO PROGRAMA
Para a obtenção do título de mestre são necessários 24 créditos, além da certificacão de proficiência em inglês. Serão oferecidas 16 disciplinas, 8 para cada área de especialização. Em cada área, será realizado um mínimo de 4 disciplinas de formação, sendo as restantes de aplicação. Também será oferecida a possibilidade de cursar disciplinas adicionais na sede da instituição promotora (UFRGS). Todas as disciplinas possuem 3 créditos (45 horas).
As disciplinas ofertadas são apresentadas abaixo no formado: Nome da Disciplina, Carga Horária, Docente Responsável:
- Projeto de Controladores de Servoatuadores Hidráulicos e Pneumáticos, 45hs, Eduardo André Perondi
- Projeto de Sistemas Mecatrônicos, 45hs, Eduardo André Perondi
- Robótica Industrial, 45hs, Flávio José Lorini
- Sistema de Fabricação, 45hs, Flávio José Lorini
- Mecânica Aplicada Experimental, 45hs, Hebert Gómez
- Métodos Matriciais, 45hs, Liliana Basso
- Convecção de Calor, 45hs, Luiz Rocha
- Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos computacional II, 45hs, Luiz Rocha
- Escoamento de fluidos viscosos , 45hs, Sérgio Viçosa Möller
- Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos computacional I, 45hs, Francis Henrique Ramos França
- Simulação e Otimização de Sistemas Térmicos, 45hs, Paulo S. Schneider
- Comportamento Térmico de Edificações, 45hs, Paulo Otto Beyer
- Vibrações Mecânicas, 45hs, Ignácio Iturrioz
- Introdução à Plasticidade Computacional, 45hs, Rodrigo Rossi
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
1. LABORATÓRIOS:
- Laboratório de Informática;
- Laboratório de ensaios de materiais;
- Laboratório de máquinas térmicas, equipado com Banco de motores e de turbina;
- Laboratório para ensaios de combustíveis;
- Laboratório de Ensaio de Transferência de Calor, Minicentral de Geração de ciclo Rankine, Torre de Resfriamento didático, etc.
- Laboratório de Mecatrônica.
- Banco de ensaios didáticos de coletores solares;
2. BIBLIOTECA – INFORMAÇÕES GERAIS:
A partir de agosto de 2010, a biblioteca passou a formar parte do Sistema de Bibliotecas de la Universidad de la República (BIUR), utilizando o Aleph (Authomated Library Expandable Program), como software integral de gestão de todos os processos.
3. OUTROS RECURSOS:
- Salas de aula para 30 pessoas, equipadas com laptop e projetor;
- Conexão rápida à internet;
- Transporte para a realização de visitas técnicas;
- Apoio institucional (secretaria, reprografia de material didático, etc.)
Cronograma de Atividades:
O Programa foi estruturado a partir da definição de dois tipos de perfis de formação de alunos, cada um deles relacionado com cada uma das duas áreas do conhecimento envolvidas. As disciplinas foram divididas em três períodos de aproximadamente quatro meses. No primeiro período buscou-se dar uma visão geral das linhas de pesquisa para os alunos. A partir do segundo trimestre, foram oferecidas disciplinas mais focadas em diferentes temas de pesquisa. A partir do terceiro trimestre, além de cursar os créditos finais, o aluno passaram a trabalhar na estruturação de sua dissertação de mestrado, sendo que o projeto de pesquisa da dissertação é um dos produtos a serem alcançados no final do terceiro período.
O programa estava previsto para ser realizado em 2 anos, sendo organizado em seis módulos, com duração aproximada de três meses cada um. Os módulos são apresentados abaixo:
Primeiro Ano:
- Módulo 1 - Disciplinas – 1º Período (6 a 9 créditos) – Agosto / Outubro de 2014
- Módulo 2 - Disciplinas – 2º Período (6 a 9 créditos) – Marco / Maio de 2015
- Módulo 3 - Disciplinas – 3º Período (6 a 9 créditos) – Junho / Agosto de 2015
Segundo Ano:
- Módulo 4 - Revisao bibliográfica inicial – Setembro / Novembro de 2015
- Módulo 5 – Trabalho de pesquisa – Marco / Maio de 2016
- Módulo 6 - Trabalho de pequisa e Redação da dissertação – Junho / Agosto 2016
Defesa da dissertação
Ao final do Módulo 5, os alunos fizeram uma apresentação preliminar do trabalho, o qual foi avaliado por uma banca de professores da UFRGS e UDELAR. Na sequência cada aluno desenvolveu a sua dissertação sob a orientação do professor do PROMEC. Finalizado este módulo, realizou-se a Defesa da Dissertação. Depois da defesa, o aluno tinha 60 dias para efetuar correções indicadas pela banca e depositar o texto final na secretaria das instituições receptora e promotora.