Plano Acadêmico:
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO – PPAD
No ano de 2017, o PPAD passou por uma reestruturação de suas linhas e grupos de pesquisa, mantendo, porém, a mesma área de concentração, a saber, a administração estratégica. A reestruturação das linhas e grupos de pesquisa ocorreu em resposta a um processo de revisão de nosso planejamento estratégico em associação ao relatório CAPES recebido naquele mesmo ano.
Desde então, os cursos de mestrado e doutorado do PPAD passaram a organizar-se a partir de 3 linhas de pesquisa.
i) ESTRATÉGIA EM ORGANIZAÇÕES: aborda as estratégias das organizações em seu esforço para responder às mudanças ambientais e aos desafios vivenciados pelas organizações tendo em vista suas próprias características e complexidades, o ambiente competitivo no qual estão inseridas, bem como os desafios para a inovarem e serem sustentáveis.
ii) FINANÇAS ESTRATÉGICAS: dedica-se ao aspecto estratégico relativo ao papel das finanças na gestão corporativa e tomada de decisão sem deixar de observar este mesmo processo decisório sob o ponto de vista cognitivo e comportamental, o que abre caminho para o estudo das finanças comportamentais.
iii) ESTRATÉGIAS DE MARKETING: pontua a estratégia organizacional a partir das lentes oferecidas pelo estudo do comportamento do consumidor, da estratégia de marketing e do marketing digital em sua atribuição de criar e entregar valor para atender seu público-alvo, contribuindo para a perenidade e desenvolvimento organizacional.
Ressalta-se que o PPAD é o único PPG com uma linha dedicada ao estudo das finanças no Estado do Paraná, sendo esta uma demanda que havia sido mapeada.
Cada Linha do PPAD desdobra-se em grupos de pesquisa. A Linha “Estratégia em Organizações” em razão de abordar um tema mais abrangente foi subdividida em 4 grupos de pesquisa. As Linhas “Estratégias de Marketing” e “Finanças Estratégicas” estão subdivididas em dois grupos cada.
Em seu processo de restruturação, uma das preocupações foi a de manter o foco e a atualização da linha sem perder de vista sua aderência à nova proposta pedagógica. Desta forma, a “gestão” de cada linha de pesquisa passou a ocorrer a partir da composição de um comitê científico da linha, formado pelos líderes de grupo de cada linha, sendo este responsável por manter a atualidade, pertinência, coerência e impacto da linha no programa e na sociedade. As atribuições deste comitê estão destacadas no Artigo 3, §2º do Regulamento Interno (RI) do Programa.
DAS LINHAS DE PESQUISA:
A Linha “Estratégia em Organizações” é composta pelos seguintes docentes:
• Prof. Carlos Olavo Quandt
• Prof. Eduardo Damião da Silva
• Prof. Heitor Takashi Kato
• Prof. Jansen Maia Del Corso
• Prof. June Alisson Westarb Cruz
• Prof. Paulo Mussi Augusto
• Prof. Ubiratã Tortato
A Linha “Estratégias de Marketing é composta pelos seguintes docentes:
• Prof. Eliane Cristine Francisco Maffezzolli
• Prof. Heitor Takashi Kato
• Prof. Paulo de Paula Baptista
• Prof. Juan José Camou Viacava
A Linha “Finanças Estratégicas é composta pelos seguintes docentes:
• Prof. Alceu Souza
• Prof. Angela Cristiane Santos Póvoa
• Prof. June Alisson Westarb Cruz • Prof. Newton Afonso Carneiro Jr.
• Prof. Pedro Guilherme Piccoli
O DOUTORADO
O curso de doutorado está organizado em duas fases: a fase curricular e a fase monográfica. A fase curricular corresponde ao cumprimento de pelo menos 30 créditos. A fase monográfica corresponde a conclusão dos 12 créditos restantes, totalizando 42 créditos (ver Art.31 do RI). A figura 5 sintetiza a estrutura curricular mínima do doutorado.
endo em vista os objetivos estabelecidos para o programa, a preocupação com a formação metodológica do doutorando pode ser evidenciada à medida que das 6 disciplinas obrigatórias, 4 são relativas ao estudo do método e da análise de dados, sejam eles de natureza quantitativa como qualitativa.
A inclusão das disciplinas eletivas específicas para o doutorado vinculadas a cada linha surgiu em resposta a uma demanda do corpo discente, captada pelos mecanismos de autoavaliação do curso e de avaliação externa, tendo em vista subsidiar o processo de qualificação I por meio da oferta de maior arcabouço teórico para os doutorandos em suas definições das lacunas teóricas da pesquisa.
As disciplinas obrigatórias ou eletivas específicas para o doutorado são:
Estratégia e Políticas empresariais;
Metodologia de pesquisa aplicada à administração;
Epistemologia da administração;
Análise dados qualitativos;
Um aspecto importante no cumprimento das disciplinas é o entendimento da estreita relação que deve haver entre as disciplinas e sua pertinência para a condução da tese, e tal entendimento deve nortear a escolha das disciplinas do doutorando.
Processo de Qualificação
O processo de qualificação no doutorado ocorre em duas fases: Qualificação I e II
Qualificação I: A proposição da banca de qualificação I foi motivada pela percepção de que havia a necessidade de dar maior atenção aos aspectos teóricos pertinentes à tese e que a ocorrência de banca somente no 25º mês do curso permitia pouco espaço para correção dos rumos da pesquisa, quando necessários. A proposição de tal processo intermediário à banca de defesa de projeto favorece ao atendimento do objetivo de relevância cientifica do curso.
Desta forma, neste exame de qualificação, a proposta de pesquisa deve contemplar o estadoda-arte da literatura, apontando suas(s) respectiva(s) lacunas teóricas bem como a proposição de objetivos de pesquisas futuras para o campo. Esta banca deve ocorrer no prazo máximo de até 20 (vinte) meses a contar do início do Curso de Doutorado, sendo o doutorando(a) avaliado(a) por meio de banca de qualificação I. Assim, a avaliação deste documento prevê a composição de banca formada por pelos menos um docente externo ao Programa, sendo opcional a participação de membros internos. Tais aspectos são regulamentados no RI, vide Artigo 34.
Qualificação II: No prazo máximo de até 25 (vinte e cinco) meses após o início do Curso de Doutorado e sendo este aprovado na etapa de Qualificação I ou Qualifying, o(a) aluno(a) deve defender o seu projeto de tese perante uma Banca Examinadora composta por no mínimo 3 (três) pesquisadores doutores, sendo pelo menos 1 (um) externo à PUCPR (Artigo 35 §1 do RI). Para defender o projeto de pesquisa relativo à sua tese, o(a) aluno(a) deve ter concluído com aproveitamento pelo menos 75% (setenta e cinco porcento) dos créditos em disciplinas necessários à integralização do curso (Artigo 36 do RI).
Banca de defesa de tese: A banca de defesa de tese marca o término do curso e para tanto, o(a) aluno(a) deve ter concluído 100% (cem por cento) dos créditos em disciplinas necessárias à integralização do Curso. As bancas de defesa da tese deverão ser compostas por 5 (cinco) pesquisadores doutores, sendo pelo menos 2 (dois) deles externos à PUCPR. O(A) professor(a) orientador(a) da tese deve integrar a Banca Examinadora na condição de seu
Presidente ou delegar essa função para outro membro da banca. Todas estas orientações constam no Art. 39, § 1° do RI.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
As instalações na Unviersidade Nilton Lins contam com sala de aula mobilizada com capacidade para 30 alunos. A sala de aula conta com recursos audiovisuais, projetor, computador, caixas de som e afins. Conta ainda com laborátório para atividades de informática.
Cronograma de Atividades:
As aulas ocorrem em modo presencial na Instituição receptora, sendo ministradas as seguintes disciplinas pelos professores abaixo relacionados:
Professor Disciplina
Paulo Baptista Metodologia de pesquisa aplicada
Eduardo Damião Política e Estratégia Empresarial
Paulo Mussi Análise qualitativa de dados
Eliane Francisco Análise quantitativa de dados
Pedro Piccoli Finanças Corporativas e mercado de capitais
Ubiratã Tortato Sustentabilidade organizacional e economia circular
Angela Póvoa Aspectos comportamentais e cognitivos da tomada de decisão
Carlos Quandt Gestão da Inovação
Kleber Candioto Epistemologia (apenas para doutorado)
Estágio obrigatório
Os alunos de doutorado irão acompanhar os professores orientadores em suas atividades na graduação. Dentre estas atividades estão: preparação de aulas, preparação de material didático, acompanhamento de dúvidas de alunos e apresentação de temas específicos. Cabe ressaltar que os alunos de doutorado poderão também acompanhar a orientação de alunos de graduação em Iniciação Científica bem como serão estimulados a elaborar projetos de pesquisa de Iniciação Científica na instituição receptora.