Plano Acadêmico:
O programa MINTER será conduzido pelo corpo docente permanente do Programa de Clínica Médica da FCM-UNICAMP.
Os procedimentos didático-pedagógicos e o conteúdo das disciplinas ofertadas no MTNTER serão essencialmente os mesmos utilizados no curso regular de MESTRADO (ofertado tradicionalmente na sede da instituição promotora), mantendo assim a unidade didático-pedagógica dos cursos ofertados.
A distinção entre o MINTER e o curso regular de mestrado não se opera em relação à dificuldade dos cursos. A distinção se evidencia basicamente em dois níveis: no cronograma de oferta das disciplinas e no acompanhamento dos trabalhos realizados. No que concerne ao cronograma, as disciplinas obrigatórias serão ofertadas de modo regular, entretanto com participação à distância, exceto para a avaliação presencial ao final do período das disciplinas. Se necessário, as disciplinas obrigatórias serão oferecidas de modo condensado nos períodos de férias. O oferecimento das disciplinas em forma de Ensino à Distância possibilitará o não deslocamento do professor da instituição promotora e a frequência das aulas por parte dos professores da instituição receptora. Adicionalmente, à critério do orientador, alguns alunos do MTNTER poderão assistir disciplinas eletivas na sede da instituição promotora. Nesse caso será estimulado o convívio de ambas as modalidades (MINTER e Pós-Graduação regular) em sala de aula como forma de enriquecer o ambiente acadêmico. No que concerne ao acompanhamento dos trabalhos realizados, o MINTER efetuará controle pelo orientador regular do curso e pela coordenação do MINTER.
Do aluno matriculado no MINTER será exigida grande dedicação ao curso, incluindo o envolvimento em publicações e a participação em projetos de pesquisa, seminários e congressos nacionais. Entende-se que há ampla oportunidade de pesquisa e aprendizado junto ao seu ambiente de trabalho em suas atividades de ensino e pesquisa, onde se possibilita aplicar os conhecimentos adquiridos no curso. Alguns dos objetivos do plano acadêmico são:
• Formar mestres dentro de um padrão de qualidade exigido pelo programa de pós-graduação de Clínica Médica da FCM-UNICAMP.
• Capacitar os docentes para as atividades de ensino e aumentar a competência para a formação de novos recursos humanos na Instituição Receptora.
• Proporcionar condições para que os docentes possam criar, desenvolver, nuclear e fortalecer grupos de ensino e pesquisa na Instituição Receptora.
• Propiciar condições para a criação de Cursos e Programas de Pós-Graduação dentro da Instituição Receptora, fortalecendo e estabelecendo atividades de ensino e pesquisa.
• Contribuir para a criação e fortalecimento de linhas de pesquisa que visem as necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com a região.
• Melhorar e ampliar Programas de Iniciação Científica dentro da instituição Receptora.
O programa
Serão oferecidas vagas nas seguintes linhas de pesquisa do programa de clínica médica:
Área de Concentração em Clínica Médica
Linhas de Pesquisa
1. Dermatologia Clínica e Molecular
Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos de doenças dermatológicas.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças dermatológicas.
2. Desenvolvimento de Compostos Fármaco-Ativos
Estudo de mecanismos envolvidos na dinâmica de compostos fármaco-ativos.
3. Endocrinologia Clínica e Molecular
Estudo de mecanismos genéticos, fisiopatológicos e farmacológicos de doenças endócrinas. Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças endócrinas.
4. Gastroenterologia Clínica e Molecular
Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos em Gastroenterologia.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças do sistema digestivo.
5. Hematologia Clínica e Molecular
Bases fisiopatológicas e moleculares em Hematologia e Hemoterapia.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças do sangue e órgãos hematopoiéticos.
6. Imunologia Clínica e Molecular
Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos de doenças imunológicas.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças imunológicas.
7. Infectologia Clínica e Molecular e Microbiologia
Estudo de mecanismos genéticos e fisiopatológicos em doenças infectocontagiosas.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças infecciosas. Estudos em microbiologia.
8. Oncologia Clínica e Molecular
Bases fisiopatológicas e moleculares em neoplasias.
Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em Oncologia.
9. Sistema Osteo-Músculo-Articular e Doenças do Tecido Conjuntivo
Bases fisiopatológicas e moleculares, aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos em doenças do sistema osteo-músculo-articular e do tecido conjuntivo.
10. Sistema nervoso central e periférico e doenças neurológicas
Bases fisiológicas e fisiopatológicas do sistema nervoso central e periférico.
Créditos do curso (distribuição por natureza de atividades, como por exemplo, disciplinas, seminários, dissertação)
Requisitos para Obtenção do Título de Mestre
• Ter cursado e ter sido aprovados em todas as disciplinas obrigatórias;
23 créditos correspondentes as disciplinas CL521, CL513, CL514 e CL001
• Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
O exame de qualificação para o Mestrado será composto por prova de capacitação metodológica, no qual o aluno deverá apresentar de forma expositiva, clara e didática, um tema metodológico ou técnico, do qual fez uso durante elaboração da dissertação. A exposição deverá basear-se em revisão bibliográfica e análise crítica final do aluno sobre o método abordado. Adicionalmente, poderá incluir os resultados obtidos na dissertação. A Comissão deverá ser composta por 4 membros: 1 presidente (docente do Programa de Clínica Médica), 2 titulares e 1 suplente. Todos os membros podem ser da Unicamp. O orientador do candidato não participará da Comissão Examinadora.
• Ter a proficiência em língua estrangeira;
Serão aceitos certificados do TEAP (Test of English for Academic Purposes - http://www.teseprime.org/), com escore mínimo de 7,0; ou TOEFL: escore mínimo 550 para o Paper- Based-Test(PBT) ou para o Institutional Testing Program (ITP), 80 pontos para o Internet-Based- Test (IBT); ou IELTS: escore mínimo 5,0; ou Cambridge Test: escore mínimo B1; ou do CEL (Centro de Ensino de Línguas da UNICAMP) escore mínimo 5,0;
• Ter submetido um artigo completo e original, integralmente em inglês, a periódico indexado no SCI (Science Citation Index) com fator de impacto maior ou igual a 1,0, sendo o aluno o primeiro autor.
• Ter assistido a pelo menos 2 defesas (mestrado ou doutorado).
• Ser aprovado na defesa da dissertação
Critérios e sistemática de seleção dos a l u nos (com calendário acadêmico do processo seletivo):
Número de Al unos
Serão aceitos no Programa MINTER até 12 doze alunos, preferencialmente pertencentes ao quadro efetivo de professores da Instituição Receptora visando que a comunidade docente da região possa ser beneficiada com a oportunidade de alta qualidade.
Indicação de alunos pela Instituição Receptora
A Instituição Receptora realizará a indicação dos alunos para a seleção pelo Programa Promotor por meio do Colegiado de Curso/Departamento aos docentes que cumprirem os seguintes requisitos:
• Pertencer ao quadro efetivo de pessoal da Instituição beneficiária do projeto.
• Atender, nos casos em que se aplicam, às exigências referentes ao afastamento e prazo para aposentadoria de servidores candidatos a participar de Cursos de Pós Graduação, aperfeiçoamento, atualização ou outra atividade de estudo.
• Assumir o compromisso de seguir as normas de realização, apresentar desempenho acadêmico satisfatório e compatível com as exigências do Curso.
Critérios de Seleção
O processo de seleção dos candidatos será feito por meio de prova escrita (peso 5,0) e arguições e análise de currículo e projetos ( peso 5,0).
A avaliação de conhecimento específico exigirá conhecimento básico (leitura) da língua inglesa, utilização de editor de texto e planilha eletrônica (Excel), elaboração de tabelas e gráficos. Exigirá também conhecimento básico sobre a elaboração de seu projeto de pesquisa.
Serão avaliados durante a arguição: o projeto de pesquisa, o conhecimento do candidato sobre o projeto de pesquisa, o Curriculum Vitae do candidato (iniciação científica, residência médica, curso de especialização ou aprimoramento, estágios com duração maior do que seis meses, trabalhos apresentados em eventos científicos e publicações em periódicos científicos) e o Curriculum Vitae do orientador (linha de pesquisa consolidada por publicações em periódicos com seletiva política editorial e compatível com as definidas no programa e obtenção de financiamentos na forma de bolsa para alunos, de bolsa produtividade e auxílios à pesquisa obtidos de agências de fomento públicas ou privadas).
Estrutura básica da programação (especificação da forma e frequência da participação de docentes do programa promotor junto à instituição receptora; especificação das atividades e do período do estágio discente obrigatório na instituição promotora):
Está prevista visita de diferentes docentes do programa anualmente com a finalidade de avaliar o andamento dos projetos por meio de apresentação pelos alunos do programa promotor. As disciplinas serão conduzidas pelo sistema de ensino à distância, aproveitando recursos existentes em ambas as instituições, particularmente com recursos de teleconferência e ensino à distância (EAD). As atividades práticas relativas a seminários e discussão de textos serão realizadas em blocos semanais específicos para os alunos do MINTER. As atividades de disciplinas eminentemente práticas deverão ser conduzidas, em sua maior parte, junto à instituição receptora. Como parte das atividades acadêmicas, os alunos serão fortemente estimulados a participar de congressos acadêmicos, ocasião em que poderão observar as pesquisas e discussões na Área. A presença dos alunos deverá ser monitorada pelo coordenador operacional do Projeto.
A atividade de orientação será realizada em etapas. Na primeira etapa, após efetuar sua matrícula, o aluno deverá entrar em contato com seu orientador e juntos definirão o projeto. A orientação será feita à distância e se necessário in loco.
Finalizada a pesquisa, o aluno deverá preparar a redação da dissertação junto com seu orientador. O formato alternativo, previsto pelas normas da UNICAMP em que o texto final da dissertação poderá ser apresentado na forma de artigos a serem submetidos ou já submetidos, será estimulado. Uma vez pronto, o trabalho será submetido à fase de qualificação. Uma vez aprovado, o aluno poderá, tendo cumprido todos os créditos, poderá se submeter à apresentação final de sua dissertação de mestrado frente à banca composta pelo orientador, um professor da UNICAMO e um professor de outra universidade.
Formato, procedimentos e critérios de avaliação dos trabalhos de conclusão:
A verificação do aproveitamento escolar será feita ao final de cada semestre, seguindo os mesmos critérios adotados no mestrado convencional e de acordo com o Regimento Geral dos C ursos de Pós-Graduação da UNICAMP.
A avaliação docente será realizada pelos discentes ao final de cada Disciplina oferecida, através de instrumentos de avaliação próprios.
O projeto será avaliado como um todo, em três níveis:
a) reuniões constantes entre o Coordenador Acadêmico e o Coordenador Operacional;
b) reuniões periódicas entre os coordenadores e os alunos;
c) reuniões específicas envolvendo as autoridades acadêmicas das instituições para avaliar o desenvolvimento das atividades.
Os alunos matriculados no MINTER deverão submeter-se integralmente ao regimento geral dos Cursos de Pós-Graduação da UNICAMP.
Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao programa promotor
Haverá a obrigatoriedade da presença do aluno em um módulo presencial do Programa MINTER na instituição promotora, com duração de uma semana por semestre. Este período será utilizado para acompanhar todas as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos docentes e discentes para desenvolver ações referentes à dissertação que não puderam ser inicialmente desenvolvidos na Instituição Receptora. Após a aquisição do conhecimento e da infraestrutura necessária, os estudos serão concluídos na própria Instituição.
Programação dos alunos de iniciação científica, vinculados ao projeto Minter:
Os coordenadores das instituições promotora e receptora estimularão a participação de alunos de iniciação científica junto aos mestrandos participantes do MINTER, com a finalidade de fomentar interesse no desenvolvimento de pesquisa, se possível com cunho regional.
Ações voltadas à minimização dos riscos de endogenia na formação de mestres ou doutores:
A formação acadêmica a ser oferecida aos docentes da UFMT deverá lhes proporcionar condições de desenvolver não somente capacitação docente e possibilidade de enveredar para a realização do Doutorado, mas também de associarem-se às atividades pré-existentes, bem como de ampliar o intercâmbio com outras instituições de ensino superior, como a UNICAMP.
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO
Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador e orientando
A atividade de orientação será realizada em etapas. Na primeira etapa, após efetuar a matrícula, o aluno deverá entrar em contato com seu orientador e juntos definirão o projeto a ser realizado, levando-se em consideração que o projeto deverá ser realizado em sua maior parte na UFMT.
A Dissertação de Mestrado poderá ser apresentada na forma convencional ou no formato alternativo, em que o trabalho de dissertação final poderá ser apresentado na forma de artigos a serem submetidos ou já submetidos à publicação, ambos previstos pelas normas da UNICAMP. Neste momento, o aluno deverá realizar o Exame de Qualificação (segunda fase), que consta da apresentação do seu trabalho de pesquisa e resultados obtidos. Será também exigido que o aluno realize um módulo mensal de disciplinas na Instituição Promotora, visando o estreitamento do contato com seu orientador e com a instituição Promotora.
Professores Responsáveis pelo Oferecimento do Programa MINTER
O núcleo principal de professores responsáveis pelo oferecimento do Programa MTNTER na Instituição Promotora será composto, prioritariamente pelos professores:
Profa. Dra. Carmen Silvia Passos Lima
Prof. Dr. Celso Dario Ramos
Profa. Dra. Denise Engelbrecht Zantut Wittmann
Prof. Dr. Ibsen Bellini Coimbra
Profa. Dra. Margareth Castro Ozelo
Profa.Dra. Maria Candida Ribeiro Parisi
Profa. Dra. Marilda Mazzali
Profa. Dra. Mariangela Ribeiro Resende
Prof. Dr. Manoel Barros Bertolo
Prof. Dr. Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho
Prof. Dr. Plínio Trabasso
Profa. Dra. Renata Ferreira Magalhães
Profa. Dra. Sarah Monte Alegre
Contudo, havendo necessidades específicas, novos Docentes Permanentes do Programa de Pós-graduação em Clínica Médica, poderão assumir orientações contribuindo de forma pontual no desenvolvimento do Projeto. Todos os alunos realizarão suas atividades junto às Instituições Promotora e Receptora, serão orientados por um Professor Credenciado no Programa de Clínica Médica e co-orientados por Docentes vinculados à Instituição Receptora.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O Campus Universitário de Rondonópolis possui infraestrutura administrativa, podendo ser exclusiva para o programa durante seu período de execução. Sala para docentes. Sala para alunos equipadas com computadores. Sala de Videoconferência.
Laboratórios
O Programa, em parceria com os cursos de graduação em Enfermagem, Medicina e Psicologia e com o Núcleo de Pesquisas do Cerrado (NUPEC) contará com laboratórios climatizados contendo quadro branco, armários de aço, armários em MDF, mesas de trabalho, cadeiras estofadas, banquetas, computadores, impressoras, bebedouros, além de diversos equipamentos que irão subsidiar o desenvolvimento das atividades de pesquisa, a saber:
Laboratório de Microbiologia e Imunologia;
Laboratório de Fisiologia, Farmacologia e Biofísica;
Laboratório de Bioquímica e Genética;
Laboratório de Ciências Básicas;
Laboratório de Genética Molecular;
Laboratório de Enfermagem;
Centro de Práticas em Psicologia: espaço composto por recepção, secretaria, sala para técnicos, sala para atividades em grupo e 6 salas para atendimento;
Laboratório de Ludicidade;
Laboratório de Psicanálise;
Laboratório de Pesquisas e Estudos em Políticas Públicas (LAPEPP);
Laboratório de Informática – Psicologia;
Laboratório de Informática – ICEN.
Laboratório de Cultivo Celular do Núcleo de Pesquisa do Cerrado (NUPEC)
Laboratório de Bioensaios do Núcleo de Pesquisa do Cerrado (NUPEC)
Biblioteca
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Mato Grosso é um órgão suplementar, subordinado à Vice-reitoria. Está localizada em Cuiabá, ocupa uma área de 5.294 metros quadrados. Além da Diretoria e da Secretaria, compõe-se a Biblioteca Central de três Gerências: de Processamento Técnicos, de Serviços aos Leitores e de Documentação e Programas Especiais. A Gerência de Processos Técnicos tem como função principal a organização do acervo das Bibliotecas (Biblioteca Central e do Campus Universitário de Rondonópolis), embora possua individualidade e autonomia no tratamento das informações que manipula. Adota o sistema de CDU (Classificação Decimal Universal) na organização do acervo bibliográfico. Todo processamento técnico é realizado, portanto, na Biblioteca Central. A Gerência de Serviços aos Leitores caracteriza-se pelo atendimento aos usuários, feito através da orientação sobre o uso de catálogos, dos acervos e dos serviços e, ainda, pela execução de dois serviços básicos: de referência e de empréstimo domiciliar. A Gerência de Documentação e Programas Especiais encarrega-se do serviço de intercâmbio, organização, controle e atendimento das coleções especiais; dos serviços de comutação bibliográfica e programas de cooperação mantidos por convênios e acordos, tais como: BIREME, IBICT, CAPES, etc. Os serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca são:
Consulta local a todos os usuários, independente de inscrição como usuário da biblioteca;
Empréstimo entre bibliotecas;
Empréstimo de livros a todos os usuários inscritos;
Serviço de referência: orientação aos usuários, levantamento bibliográfico para professores da UFMT;
Serviço de alerta, divulgando sumários de periódicos;
Vídeos;
Comutação bibliográfica;
Fotocópias.
O Campus Universitário de Rondonópolis tem uma biblioteca denominada Biblioteca Regional, subordinada à Biblioteca Central. A Biblioteca é responsável pela armazenagem e disseminação de todo material bibliográfico existente no Campus, independente de sua forma física. É de livre acesso às estantes, permitindo-se aos usuários inscritos o empréstimo local e domiciliar. O acervo está assim constituído:
Acervo geral: constituído de livros, dissertações, teses, monografias, folhetos. As obras são classificadas através da CDU (Classificação Decimal Universal) – empréstimo domiciliar e local;
Acervo de referência: constituído por enciclopédias, dicionários, atlas, catálogos e bibliografias – empréstimo local;
Acervo de multimeios: constituído de mapas, fitas e slides;
Acervo de periódicos: constituído de periódicos nacionais.
O total do acervo de livros é de 88.837 volumes distribuídos em 28.670 títulos, sendo subdividido em quatro segmentos: 1)acervo geral (livros classificados por meio de Classificação Decimal Universal - CDU); 2)acervo de referência (enciclopédias, dicionários, atlas, catálogos e livros didáticos, Dissertações, Teses e Monografias; 3)sala de coleções especiais (Coleção Mato Grosso, Séries Primeiros Passos, Tudo é História e Encanto Radical, além da Coleção de livros em Braille); 4) acervo de multimeios: mapas, fitas VHS, slides, DVDs e CD-ROOM e 5) acervo de periódicos: periódicos nacionais qualificados. Atualmente, a Biblioteca encontra-se em processo final de informatização do seu acervo, e já está 90% disponível pelo Sistema Pergamum.
Para uma consulta ao acervo acessar: http://www.ufmt.br/serviços/acervo biblioteca/+ Biblioteca/marcar Rondonópolis/Buscar por CDU/(assinalar na Caixa de texto a área CDU a ser pesquisada).