Dados do Programa
Tipo do Programa:
Projeto de Cooperação entre Instituições - Doutorado
Número da Proposta:
13/2020
Período de Vigência:
20/05/2020
a
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
15
Data de Fim Previsto:
28/06/2024
Local de Execução do Projeto:
Várzea Grande - MT
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
O Plano Acadêmico da Turma de DINTER contemplado no âmbito do Plano de Cooperação entre a ESPM (PPGA) e o Centro Universitário UNIVAG é inteiramente proveniente da proposta acadêmica do curso de Doutorado, tal como é ofertado em São Paulo (PPGA/ESPM). A seguir, resgatam-se aspectos do curso de Doutorado do PPGA/ESPM para, então, tecerem-se comentários específicos do tratamento dado à turma de doutorado de Várzea Grande (grande Cuiabá, Estado do Mato Grosso) em função da distância geográfica com São Paulo.
[1] MISSÃO E OBJETIVOS DO PPGA
A missão do PPGA é preparar docentes, pesquisadores e profissionais para a reflexão científica sobre temas atuais da Administração no contexto internacional, estimulando o domínio dessa ciência e de suas ferramentas analíticas. Particularmente, preparar os alunos de mestrado para o doutorado, ou seja, para o próximo passo daqueles que pretendem continuar a carreira em pesquisa, docência e publicação, e preparar os alunos de doutorado para sólidas carreiras acadêmicas, com inserção em instituições regionais, nacionais e internacionais. Adicionalmente, o PPGA busca formar professores pesquisadores com ênfase em Gestão Internacional por meio de uma matriz curricular com forte conteúdo metodológico. Essa diretriz está expressa nas disciplinas voltadas diretamente à metodologia científica, além de uma disciplina de didática, e o estágio de docência com acompanhamento de aulas do curso de graduação em Administração da própria instituição.
Os objetivos do PPGA são:
(i) Promover o fomento e suporte a pesquisas no campo da Administração com foco em Gestão Internacional;
(ii) Desenvolver a habilidade do aluno na condução de pesquisas originais e independentes;
(iii) Viabilizar por meio da mobilização de financiamentos públicos, de agências de fomento, de recursos privados de várias naturezas e de recursos oferecidos pela própria instituição, o desenvolvimento das pesquisas em Gestão Internacional;
(iv) Formar pesquisadores capacitados para o desenvolvimento de contribuições relevantes pela aplicação integrada de conhecimentos de Gestão Internacional e de internacionalização de empresas, especialmente no que se refere às aplicações às características idiossincráticas da economia brasileira e dos mercados emergentes em geral;
(v) Desenvolver competências acadêmicas nos campos de Marketing, Estratégia e Inovação em Gestão Internacional, pela formação de recursos qualificados em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
(vi) Disseminar conhecimento por meio de veículos (nacionais e internacionais) academicamente reconhecidos pela excelência das publicações na área de Administração (os discentes, em especial os do Doutorado, são constantemente estimulados a escrever e publicar em periódicos científicos);
(vii) Aperfeiçoar o quadro de professores para a melhor formação de mestres, doutores e alunos de graduação em Administração e Relações Internacionais e de outros níveis de ensino, tanto da própria instituição quanto de outras Instituições de Ensino Superior, por meio da disseminação de conteúdos relativos ao domínio do programa;
(viii) Tornar-se um centro de referência em pesquisas em Gestão Internacional, ampliando o intercâmbio acadêmico e de pesquisa brasileira em Gestão Internacional com os melhores centros de estudo no Brasil e no exterior, e apoiar, em iniciativas de solidariedade acadêmica, a capacitação de centros emergentes.
O objetivo relacionado à formação de pesquisadores com forte base metodológica desdobra-se na construção da grade de disciplinas, particularmente quanto às disciplinas voltadas diretamente à Metodologia Científica, além de refletir-se na construção e na estratégia didática de boa parte das demais disciplinas do Programa.
[2] PERFIL DO EGRESSO
O perfil do egresso está relacionado à formação de docentes, pesquisadores e profissionais com competências para a reflexão científica sobre temas atuais da Administração no contexto internacional. Com isso, o perfil do egresso planejado pelo PPGA envolve o desenvolvimento de competências nos requisitos: capacidades; conhecimentos; e atitudes que são descritos a seguir:
[2.1] CAPACIDADE
(i) analisar criticamente situações complexas do ambiente global sob uma perspectiva local; (ii) desenvolver atividade científica em alto nível, redigindo, publicando e comunicando resultados de pesquisa em eventos e periódicos qualificados; (iii) exercer a docência no ensino superior de Administração, para seus diversos públicos; (iv) contribuir com teorias e práticas de gerenciamento de empresas internacionalizadas; e (v) contribuir com o desenvolvimento local e global em bases sustentáveis e socialmente inclusivas.
[2.2] CONHECIMENTOS RELACIONADOS
(i) métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa avançada; (ii) estudos de teorias organizacionais; (iii) produção de conhecimento por meio de pesquisa científica acadêmica nas áreas de Marketing, Estratégia e Inovação em Gestão Internacional; (iv) posicionamento do Brasil como um país emergente e a internacionalização de suas empresas.
[2.3] ATITUDES ESPERADAS
(i) curiosidade investigativa orientada para o estabelecimento de relações, sistematização de fatores e busca por resultados emergentes; (ii) atitude sistematizadora dos conhecimentos existentes em sua área, visando ao avanço do conhecimento científico; (iii) atitude crítica em relação ao conhecimento estabelecido, procurando evidências empíricas e teorias com a finalidade de promover o avanço do conhecimento em sua área; (iv) sensibilidade para os problemas brasileiros, nas dimensões econômica, social, ambiental e científica, buscando estudos e pesquisas que colaborem para a melhor inserção do país no âmbito internacional; (v) senso de aplicação do conhecimento produzido, buscando o uso dos resultados dos estudos e pesquisas na solução de problemas efetivos de empresas brasileiras ou de empresas multinacionais atuantes no Brasil; (vi) caráter ético de honestidade científica na produção e na aplicação do conhecimento.
[3] ESTRUTURA CURRICULAR DO DOUTORADO
É obrigatório ter o título de Mestre para a admissão no curso de Doutorado do PPGA. A duração do curso é de 48 meses, a contar da data da matrícula. A estrutura curricular do Doutorado totaliza 56 créditos, equivalendo a 840 horas, dos quais 36 créditos são dedicados às disciplinas obrigatórias e eletivas e os outros 20 créditos são dedicados à tese. A distribuição dos 36 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas foi revisada pelo Colegiado do PPGA ao longo de 2018, de forma que a partir de 2019 a grade passou a ter 12 créditos em disciplinas obrigatórias e 24 créditos em disciplinas eletivas. Essa mudança representa uma diminuição no número de créditos em disciplinas obrigatórias, justificada pela possibilidade de permitir ao doutorando que, em conjunto com seu orientador, trace uma trajetória de formação mais flexível e ajustada às suas necessidades de pesquisa e formação. As disciplinas obrigatórias e eletivas são oferecidas com carga horária de 15 horas/aula (1 crédito) ou 30 horas/aula (2 créditos), sendo um crédito equivalente a 15 horas/aula. Assim como no mestrado, os alunos do doutorado têm a possibilidade de realizar disciplinas cruzadas com outras instituições. Há acordos de nucleação com os programas de doutorado da FEA-USP, FGV-EAESP, Mackenzie, UNINOVE e Programa de Doutorado em Economia dos Negócios do Insper, que tem como um dos eixos de pesquisa a área de Estratégia. Isso possibilita um leque maior de opções de disciplinas a serem cursadas durante o doutorado. A seguir são listadas as respectivas disciplinas.
[3.1] DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO DOUTORADO
12 créditos – sendo: 10 créditos em formação científica e 2 créditos em formação na linha de pesquisa.
[A] Formação Científica: (i) Elementos de Filosofia da Ciência: 2 créditos; (ii) Métodos de Pesquisa Qualitativa I: 2 créditos; (iii) Métodos de Pesquisa Qualitativa Avançada: 2 créditos; (iv) Métodos de Pesquisa Quantitativa I: 2 créditos; (v) Análise Multivariada de Dados: 2 créditos.
[B] Formação na Linha de Pesquisa – para os doutorandos da linha de Marketing em Gestão Internacional, cursar Teoria em Marketing (2 créditos); para os doutorandos da linha de Estratégia & Inovação em Gestão Internacional, cursar Fundamentos Teóricos em Gestão Internacional (2 créditos).
[3.2] DISCIPLINAS ELETIVAS DO DOUTORADO
São exigidos 24 créditos, sendo no mínimo 14 créditos eletivos cursados no programa PPGA e no máximo 10 créditos podendo ser obtidos em outros Programas com acordo de Nucleação. As disciplinas eletivas são divididas por linhas de pesquisa. O Colegiado do PPGA pondera e reavalia a oferta de disciplinas eletivas a cada dois anos. A seguir relacionam-se as disciplinas eletivas com oferta ativa no ano de 2020 (o DINTER teve início em maio-2020 e, como mostrado adiante, teve acesso às disciplinas do 2º semestre de 2020 em decorrência da pandemia do COVID-19):
[A] Estratégia e Inovação em Gestão Internacional - Análise Econômica do Investimento Direto; Estratégia & Inovação Internacional; Fundamentos de Estratégia; Gestão Global da Inovação; Internacionalização de Empresas com Foco em Inovação; Parcerias Público-Privadas em Negócios Internacionais; Revisões Sistemáticas de Literatura; Tópicos Avançados em Teoria Organizacional.
[B] Marketing em Gestão Internacional - Comportamento do Consumidor Internacional; Difusão de Produtos e Tecnologias; Fundamentos do Comportamento do Consumidor; Marketing em Agronegócios e Alimentos; Marketing Internacional; Métricas e Escalas em Marketing; Tópicos Avançados de Marketing.
[C] Outras formas de obter crédito em disciplina eletiva - Caso o doutorando obtenha um aceite/publicação em periódico “Qualis A1 ou A2” durante o período de curso, são atribuídos 2 créditos não cumulativos pelo artigo publicado para a disciplina eletiva “Seminário Avançado de Publicação Científica”. Além disso, as disciplinas Estágio Docente em Administração (2 créditos) e Teoria de Prática da Educação de Nível Superior (2 créditos), que são obrigatórias no curso de Mestrado, podem ser realizadas como eletivas para os alunos do doutorado. Essas disciplinas poderão ser recomendadas para doutorandos que não possuam experiência docente.
[D] Atividade Complementar Obrigatória (ACO) - são atribuídos 04 (quatro) créditos para a disciplina eletiva “Atividades Complementares Obrigatórias” quando o estudante atingir o total de 600 (seiscentos) pontos. A Tabela de Pontuação é disponibilizada para os estudantes de doutorado, e contém todo o detalhamento das regras e da contabilização dos pontos. A ACO pode ser classificada em dois principais eixos: i) Produção Científica – Essa atividade programada obrigatória é uma produção científica desenvolvida durante o curso de doutorado no PPGA e dele decorrente, ou seja, resultado de trabalhos realizados em disciplinas do curso ou referentes ao tema da Tese. A ACO deverá ser comprovada mediante formulário específico encaminhado à Coordenação do PPGA até o final do quinto semestre de doutorado. As atividades na produção científica incluem: (i) Aceite/publicação em periódico Qualis CAPES A3 a B4; (ii) Participação em congresso (internacional, nacional ou regional); (iii) Participação em Consórcio Doutoral ou PDW (Paper Development Workshop); ii) Avaliação de pesquisa e atividades com o PPGA - O objetivo destas atividades consiste em aprimorar a habilidade de avaliar trabalhos científicos como pareceristas de artigos para eventos e periódicos acadêmicos, assim como avaliar trabalhos de conclusão de curso de graduação (banca examinadora). Além disso, participar de palestras, workshops, minicursos, encontros, seminários de grupos de pesquisas promovidos pelo PPGA ou por outras instituições.
[4] ESPECIFICIDADES DA TURMA DE DOUTORADO EM VÁRZEA GRANDE (MT)
Primeiramente, é importante ressaltar que os doutorandos de Várzea Grande têm direito aos mesmos recursos que os doutorandos de São Paulo. Por exemplo, podem se beneficiar das parcerias de nucleação e das possibilidades de cursar disciplinas em programas parceiros, do acesso a recursos financeiros de apoio à participação em congressos acadêmicos, dos recursos virtuais como acesso a bases de dados de artigos científicos, entre outros. Os doutorandos de Várzea Grande são constantemente lembrados de que, em qualquer tempo, podem visitar o PPGA em São Paulo e interagir fisicamente com outros discentes, docentes e grupos de pesquisa; e de que as carteirinhas da ESPM que receberam contêm as mesmas funcionalidades (acesso a instalações físicas, empréstimos de livros nas bibliotecas etc.) que as carteirinhas dos estudantes de São Paulo.
Portanto, em essência, o que diferencia a oferta em Várzea Grande é a distância física da sede. Se por um lado o distanciamento físico serve como barreira para que, no dia a dia, os doutorandos usufruam dos recursos da ESPM no campus em São Paulo, por outro, o PPGA vai até Várzea Grande oferecer disciplinas para viabilizar que esses doutorandos sejam parte do programa.
Cabe enfatizar que as tratativas para abertura do DINTER, iniciadas ainda em agosto de 2019, culminaram na seleção da turma e início de funcionamento do programa em maio de 2020, portanto já no âmbito das restrições de mobilidade e de impedimento de aulas presenciais impostas pelo COVID-19. Por isso, até então, a turma de DINTER tem recebido tratamento análogo às turmas regulares da sede em São Paulo, com aulas pela Internet e com acesso ao mesmo leque de atividades e eventos extracurriculares. De certa forma, portanto, pode-se dizer que a distância física, até então limitadora da formação de Doutores no Estado do Mato Grosso, foi momentaneamente compensada por uma maior integração com os discentes de São Paulo.
[4.1] OFERTA DE DISCIPLINAS
[4.1.1] OFICINA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Trata-se de uma disciplina de um crédito, criada especificamente para a turma de doutorado em Várzea Grande, a partir da experiência com a turma de mestrado em Cuiabá, e que inaugura as disciplinas do curso. Seus objetivos foram os de: (i) apresentar os paradigmas positivista e fenomenológico de produção do conhecimento; (ii) explicar como ocorre o processo de construção do conhecimento científico; (iii) aprimorar a habilidade de redação científica; e (iv) desenvolver os pré-projetos de pesquisa dos discentes com vistas ao início do processo de orientação das teses de Doutorado.
A disciplina foi ministrada em maio de 2020 pelos professores Mateus Canniatti Ponchio e Mário Ogasavara por meio das plataformas ZOOM e CANVAS, com apoio da intranet da ESPM, e marcou o início da turma de doutorado em Várzea Grande. A escolha do atual coordenador do PPGA e do coordenador anterior para ministrarem essa disciplina, cada um pertencente a uma das linhas de pesquisa do PPGA (Marketing Internacional e Estratégia e Inovação em Gestão Internacional, respectivamente), permitiu também apresentar aos discentes os regulamentos do programa, as sistemáticas de avaliação discente, a importância da publicação científica e do impacto social por ela gerado, entre outros aspectos relevantes àqueles que iniciam um curso de doutorado. O feedback dos discentes foi bastante positivo e, a partir das dinâmicas de aula, os professores Mateus e Mário elaboraram recomendações de nomes de orientador para cada doutorando. As orientações individuais puderam, então, ser iniciadas.
[4.1.2] CRONOGRAMA E FORMATO DE OFERTA DE DISCIPLINAS
Ainda no 1º semestre de 2020 foi oferecida a disciplina TEORIA EM MARKETING (obrigatória para os doutorandos da linha de Marketing em Gestão Internacional e eletiva para os doutorandos da linha de Estratégia e Inovação em Gestão Internacional). Essa disciplina foi oferecida pelos seis professores da linha de Marketing (via ZOOM, CANVAS e intranet da ESPM).
Cabe frisar que o crédito de OFICINA DE PESQUISA CIENTÍFICA (1 crédito, ou 15 horas-aula) foi planejado como crédito excedente aos 36 créditos curriculares. O Colegiado do PPGA achou por bem acrescentar esse módulo inicial para ambientar no programa os doutorandos de Várzea Grande. Assim, dos 36 créditos curriculares, 2 foram cumpridos no 1º semestre de 2020. Outros 8 foram cumpridos no decorrer do 2º semestre de 2020, conforme detalhamento a seguir.
No 2º semestre de 2020, solicitou-se aos doutorandos que escolhessem ao menos 4 disciplinas (8 créditos) da grade regular oferecida na sede para cursarem via ZOOM / CANVAS / Intranet, de forma síncrona, devido à impossibilidade de oferta de disciplinas presenciais (seja em Várzea Grande, seja em São Paulo). Esta limitação, na verdade, transformou-se num grande atrativo, pois possibilitou ofertar aos doutorandos de Várzea Grande as mesmas opções disponíveis aos doutorandos de São Paulo.
Como desdobramento da pandemia, estratégia análoga foi planejada para o 1º semestre de 2021, desta vez com o cuidado de orientar as matrículas para que os módulos a serem oferecidos presencialmente, em Várzea Grande e a partir do 2º semestre de 2021, possam ser cursados por todos os doutorandos da turma do DINTER. Assim, ficaram definidas as ofertas dos seguintes módulos presenciais ao longo do 2º semestre de 2021 e do 1º semestre de 2022:
Análise Multivariada de Dados
Elementos de Filosofia da Ciência
Experimentos em Marketing e Neurociência
Fundamentos Teóricos em Gestão Internacional
Métodos de Pesquisa Qualitativa Avançada
Métodos de Pesquisa Qualitativa I
Métodos de Pesquisa Quantitativa I
Métricas e Escalas em Marketing
Teoria da Prática da Educação de Nível Superior
Esses 18 créditos (nove disciplinas) somar-se-ão aos 2 créditos já cursados no 1º semestre de 2020, aos 8 créditos cursados no 2º semestre de 2020 e aos 8 créditos previstos para serem cursados no 1º semestre de 2021, integralizando os 36 créditos curriculares.
Cada uma dessas nove disciplinas presenciais, de 30 horas-aula cada, deverá ser iniciada duas semanas antes da ida do professor à instituição receptora UNIVAG em Várzea Grande (MT). Num primeiro encontro à distância (de 2 horas), por meio da Plataforma Zoom, o professor titular da disciplina apresenta aos discentes o programa e prescreve leituras e atividades necessárias ao preparo para o início das atividades presenciais. Depois, uma semana antes da ida do professor, há um segundo encontro virtual (de 1 hora) para tirar dúvidas sobre a preparação para a disciplina. Por fim, as aulas presenciais somam 24 horas divididas em quatro dias seguidos (5ª feira, 6ª feira, sábado e domingo). Após o encerramento do módulo presencial, nas duas semanas seguintes, os discentes concluem a elaboração dos trabalhos da disciplina e encontram-se virtualmente com o professor para receberem feedback e para participarem de plenárias de fechamento (essas atividades pós-módulo presencial somam 3 horas).
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
[1] SALAS DE AULA E AUDITÓRIOS
O Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) está instalado em uma área de 380.000 m2, com 81.825 m2 de área construída, composta por quatro blocos (A, B, C e D) e oito instalações anexas (Clínicas Integradas, Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ, Complexo de Laboratórios da Arquitetura e Engenharias, Farmácia Escola, Complexo Poliesportivo, Biotério, Campus Experimental da Agronomia e Manutenção/Almoxarifado). No bloco A, estão localizados majoritariamente os setores administrativos e os setores de atendimento ao aluno (Central de Atendimento ao Estudante – CAE e Secretaria de Registro Acadêmico – SRAC).
Os blocos B, C e D abrigam salas de aula, dependências administrativas, salas de professores e laboratórios de ensino. Estes, em número de 109, atendem as áreas de saúde, medicina, agrárias, biológicas, das licenciaturas e de informática, permitindo ampla aprendizagem da prática profissional.
Há 211 salas de aula e cinco auditórios, distribuídos nos Blocos B, C e D. Todas as salas são climatizadas e com excelentes condições de iluminação e conforto. Todo o campus conta com acessibilidade arquitetônica e passa por manutenção constante. O estacionamento, com 102.289 m2, é asfaltado e sinalizado.
No Bloco C, as 10 salas e os auditórios são disponibilizados para o DINTER ESPM/UNIVAG. Os professores do DINTER contam ainda com salas individualizadas para orientação dos alunos. Esse Bloco abriga também as dependências da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, à qual está vinculada a gestão institucional do DINTER.
[2] LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
Os laboratórios de Informática são em número de quatorze e há mais oito espaços para o desenvolvimento de atividades acadêmicas com o apoio de TIC´s. Sete destes laboratórios são disponibilizados para atividades do DINTER. A quantidade de máquinas desses laboratórios varia de 24 a 63 por sala, número muito superior à quantidade de doutorandos e professores (possibilitando eventuais matrículas de alunos ouvintes nas disciplinas do DINTER). Os monitores são de 18,5’’ e os microcomputadores tipicamente possuem a seguinte configuração: microcomputador Dell modelo Optiplex 3020 Intel Core I5 Quad, HD com 1 TB RAM com 8 GB, gravador de DVD, com conexão à internet de alta velocidade.
[3] ÁREAS DE CONVIVÊNCIA
Todos os blocos acadêmicos do UNIVAG possuem áreas de convivência, com oferta de várias lanchonetes e restaurantes.
[4] BIBLIOTECA
O UNIVAG disponibiliza a sua biblioteca e todo o seu acervo aos alunos do DINTER UNIVAG/ESPM. Denominada Biblioteca Silva Freire, está localizada no Bloco B e ocupa uma área de 1.633m2. O espaço físico possui cobertura de rede de internet sem fio e conta com cabines individuais de estudo, guarda-volumes, sala de processamento técnico, espaço para leitura e pesquisa, sala de coordenação, espaço para empréstimo e devolução de materiais, bancada com computadores para acesso às bases de dados, internet e digitação. Estão disponíveis, ainda, salas de estudo em grupo e mais 70 cabines de estudo, sendo que todas elas contam com instalação elétrica que permite a utilização de laptops/notebooks pelos usuários.
Conta com um acervo de livros que totaliza 51.220 títulos e 114.150 exemplares, distribuídos entre as seguintes áreas de conhecimento: Ciências da Saúde com 16.211 títulos e 33.923 exemplares; Ciências Biológicas com 1.640 títulos e 5.123 exemplares; Ciências Humanas com 5.598 títulos e 10.148 exemplares; Ciências Sociais e Aplicadas com 17.114 títulos e 36.954 exemplares; Ciências Agrárias com 1.532 títulos e 4.838 exemplares; Ciências Exatas e da Terra com 2.803 títulos e 7.376 exemplares; Linguística, Letras e Artes com 3.121 títulos e 5.243 exemplares e Engenharias com 3.201 títulos e 10.545 exemplares.
Também está disponível o acesso a e-books por meio de assinatura da plataforma “Minha Biblioteca”, que contém mais de 7.000 títulos nas diversas áreas do conhecimento. Na área de Administração, estão disponíveis 420 títulos e mais de 2.800 exemplares de livros em formato impresso e 620 títulos em formato eletrônico, que se somam ao acervo da ESPM acessível via VPN.
A biblioteca orienta e disponibiliza a consulta a várias bases de dados (online) que ultrapassam a quantidade de 9.000 periódicos científicos nacionais e internacionais. Dentre as bases de dados, aponta-se como destaque para a área de Administração as seguintes: Ebsco, Scielo, Portal de Periódicos Capes, Spell, DOAJ, DOAB Books, HighWire, Science Direct, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e Target Gedweb. Há também integração ao IBICT (Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia) através do COMUT, possibilitando assim a obtenção de artigos científicos, teses e dissertações pelo serviço de comutação bibliográfica.
A Biblioteca Silva Freire participa da política de acessibilidade institucional. Sua estrutura física com amplas rampas de acesso ao local, porta exclusiva para cadeirantes e espaço suficiente para circulação de cadeirantes entre as estantes do acervo, que é de livre acesso, conta com o trabalho de atendimento da equipe de colaboradores no sentido de facilitar a localização dos materiais e a locomoção de PCD’s (pessoas com deficiência). Com inscrição junto à Fundação Dorina Nowill, recebe doações de livros em braile e audiolivros, os quais disponibiliza em seu acervo para empréstimo. Como recurso tecnológico, indica e utiliza o software NVDA (Non Visual Desktop Access) para possibilitar o acesso à leitura inclusiva aos portadores de deficiência visual.
Cabe destacar que os doutorandos do DINTER, por meio da Internet, têm acesso a todas as bases virtuais oferecidas pela ESPM também, bem como a todos os serviços de biblioteca da ESPM.
Cronograma de Atividades:
As atividades da turma de Doutorado em Várzea Grande estão divididas nos seguintes blocos: a) disciplinas e orientação; b) bancas de qualificação e de defesa; c) evento de integração em Várzea Grande com docentes do PPGA; d) participação em eventos; e) cerimônia de formatura. O cronograma dessas atividades é detalhado a seguir.
[A. DISCIPLINAS E ORIENTAÇÃO]
Com início em maio de 2020 e ainda no 1º semestre de 2020, foram oferecidas as disciplinas OFICINA DE PESQUISA CIENTÍFICA (1 crédito, professores Mateus Ponchio e Mário Ogasavara) e TEORIA EM MARKETING (2 créditos, todos os 6 professores da linha de pesquisa de Marketing em Gestão Internacional).
No 2º semestre de 2020, solicitou-se aos doutorandos que escolhessem ao menos 4 disciplinas (8 créditos) da grade regular oferecida na sede para cursarem via ZOOM / CANVAS / Intranet, de forma síncrona, devido à impossibilidade de oferta de disciplinas presenciais (seja em Várzea Grande, seja em São Paulo). Esta limitação inicial transformou-se num grande atrativo, pois possibilitou ofertar aos doutorandos de Várzea Grande as mesmas opções disponíveis aos doutorandos de São Paulo.
Como desdobramento da pandemia, estratégia análoga foi planejada para o 1º semestre de 2021, dessa vez com o cuidado de orientar as matrículas para que os módulos a serem oferecidos presencialmente, em Várzea Grande e a partir do 2º semestre de 2021, possam ser cursados por todos os doutorandos da turma do DINTER. Assim, ficaram definidas as ofertas dos seguintes módulos presenciais ao longo do 2º semestre de 2021 e do 1º semestre de 2022:
Análise Multivariada de Dados
Elementos de Filosofia da Ciência
Experimentos em Marketing e Neurociência
Fundamentos Teóricos em Gestão Internacional
Métodos de Pesquisa Qualitativa Avançada
Métodos de Pesquisa Qualitativa I
Métodos de Pesquisa Quantitativa I
Métricas e Escalas em Marketing
Teoria da Prática da Educação de Nível Superior
Esses 18 créditos (nove disciplinas) somar-se-ão aos 2 créditos já cursados no 1º semestre de 2020, aos 8 créditos cursados no 2º semestre de 2020 e aos 8 créditos previstos para serem cursados no 1º semestre de 2021, integralizando os 36 créditos curriculares.
Cada uma dessas nove disciplinas presenciais, de 30 horas-aula cada, deverá ser iniciada duas semanas antes da ida do professor à instituição receptora UNIVAG em Várzea Grande (MT). Num primeiro encontro à distância (de 2 horas), por meio da Plataforma Zoom, o professor titular da disciplina apresenta aos discentes o programa e prescreve leituras e atividades necessárias ao preparo para o início das atividades presenciais. Depois, uma semana antes da ida do professor, há um segundo encontro virtual (de 1 hora) para tirar dúvidas sobre a preparação à disciplina. Por fim, as aulas presenciais somam 24 horas divididas em quatro dias seguidos (5ª feira, 6ª feira, sábado e domingo). Após o encerramento do módulo presencial, nas duas semanas seguintes, os discentes concluem a elaboração dos trabalhos da disciplina e encontram-se virtualmente com o professor para receberem feedback e para participarem de plenárias de fechamento (essas atividades pós-módulo presencial somam 3 horas).
As orientações individuais estão sendo conduzidas com professores do núcleo docente permanente do PPGA/ESPM desde maio de 2020. Cada um dos 8 doutorandos do DINTER possui um professor orientador e com ele interage regularmente por meio da plataforma Zoom, oferecida pela ESPM (uma licença profissional por professor). As orientações se estenderão até a defesa da tese, momento a partir do qual esses discentes passarão a compor o grupo de egressos do PPGA/ESPM e a interagir com os grupos de pesquisa do programa para continuarem produzindo e se desenvolvendo.
[B. BANCAS DE QUALIFICAÇÃO E DE DEFESA]
É estipulado o prazo limite de 24 meses contados da data de ingresso ao programa para o aluno depositar seu Relatório de Qualificação da Tese para, dentro de 30 dias da data do depósito, prestar o Exame de Qualificação. O prazo total recomendado para a conclusão do curso e depósito da Tese é de 48 meses. A sessão de defesa da Tese é realizada perante banca examinadora pública, composta por cinco professores doutores, sendo dois pertencentes ao PPGA e dois externos ao mesmo, geralmente membros de programas stricto sensu de outras instituições. A composição das bancas examinadoras depende de aprovação da Coordenação do Programa.
Recomenda-se aos discentes da turma de Várzea Grande que realizem suas bancas de qualificação até junho de 2022. A banca poderá ser realizada em Várzea Grande, nas instalações do UNIVAG, ou, preferencialmente, no PPGA/ESPM em São Paulo. Nesse caso, a própria ESPM arcará com as despesas de translado Várzea Grande – São Paulo – Várzea Grande e estadia na cidade de São Paulo.
As bancas de defesa estão previstas para acontecer ao longo do mês de junho de 2024 e poderão, também, ser realizadas em Várzea Grande ou São Paulo. Se em São Paulo, com despesas de translado e acomodação arcadas pela ESPM.
[C. EVENTO DE INTEGRAÇÃO]
Estava previsto para acontecer no 2º semestre de 2021, nas instalações do UNIVAG, em Várzea Grande (MT), um evento de um dia de duração com a presença dos professores orientadores do PPGA e dos doutorandos do DINTER.
Esse evento servirá como uma espécie de ‘congresso interno’, e os discentes poderão apresentar para bancas informais seus projetos de pesquisa antes de serem submetidos às bancas de qualificação. Ainda, servirá para que discentes e docentes possam interagir presencialmente, fortalecendo os vínculos desenvolvidos (lembrando que as reuniões de orientação têm sido realizadas virtualmente com uso da plataforma Zoom).
[D. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS]
Recomenda-se que os doutorandos participem de congressos acadêmicos da área, mesmo que não tenham tido tempo de preparar e submeter artigos ou que não tenham tido artigos aceitos para apresentação. Em particular, recomendou-se aos discentes que se planejem para participar dos eventos nacionais ENANPAD e SEMEAD.
Foi recomendado aos discentes e docentes, ainda, que se planejem para que busquem submeter artigos acadêmicos às edições de 2021 desses eventos. A ESPM possui política própria de apoio à participação discente em eventos acadêmicos que é extensível aos doutorandos do DINTER.
[E. CERIMÔNIA DE FORMATURA]
Prevê-se para agosto de 2024 uma Cerimônia de Formatura a ser realizada em Várzea Grande, com presença dos discentes, seus familiares, docentes e convidados do PPGA/ESPM.
Instituição Promotora
Coordenador:
MATEUS CANNIATTI PONCHIO
Instituição de Ensino:
33139016 ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM)
Logradouro:
RUA DOUTOR ÁLVARO ALVIM, 123
Complemento:
Bl. C, 4º andar
Município-UF:
São Paulo -
SP
Telefone(s):
(11) 50854578 (11) 50854644 (11) 50854589 (11) 50854587 (11) 50854870 (11) 50854638 (50) 854587 (11) 50854587 (11) 50854587 (11) 50854638 (11) 5085-4638 (11) 50854638 (11) 50854638 (11) 50854504 (11) 50818175 (11) 50856664
E-mail Institucional do Programa:
prppg@espm.br
Instituição(ões) Receptora(s)
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
Coordenador:
ANGELO PALMISANO
Logradouro:
Universidade de Várzea Grande
Bairro:
Cohab Dom Orlando Chaves
Município-UF:
Várzea Grande -
MT
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