Plano Acadêmico:
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Nome: Ciências da Saúde.
Descrição: Essa Área de Concentração é dirigida à qualificação teórico-metodológica de docentes e profissionais da área da saúde e áreas correlatas, para o exercício de atividades de ensino e pesquisa, no campo do conhecimento da saúde humana.
LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE 1. Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa: Esta linha agrega pesquisadores interessados em estudos epidemiológicos, pré-clínicos e clínicos voltados ao diagnóstico, mecanismos fisiopatológicos, prevenção e tratamento de doenças e agravos à saúde de origem infecciosa, bem como ao desenvolvimento de novas técnicas, protocolos e produtos para este fim.
2. Investigação de agravos crônicos à saúde: Esta linha agrega pesquisadores interessados em estudos epidemiológicos, pré-clínicos e clínicos voltados ao diagnóstico, mecanismos fisiopatológicos, prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis e outros agravos crônicos à saúde, bem como ao desenvolvimento de novas técnicas, protocolos e produtos para este fim.
3. Estudos e desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde: Esta linha agrega pesquisadores interessados em realizar investigações pré-clínicas e clínicas relacionadas ao desenvolvimento e à avaliação da atividade biológica de extratos, fármacos, formas farmacêuticas de liberação modificada e produtos odontológicos, bem como estudos de utilização e uso racional de medicamentos.
4. Neurociências: Esta linha agrega pesquisadores interessados em estudos pré-clínicos e clínicos direcionados à investigação de mecanismos fisiopatológicos de distúrbios que acometem o sistema nervoso, visando prevenção, diagnóstico e tratamento, bem como ao desenvolvimento de novas técnicas, protocolos e produtos para este fim.
OBJETIVOS E PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO
O Mestrado Interinstitucional a ser oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Sul de Santa Catarina têm como objetivo fundamental a formação de recursos humanos através da ampliação do conhecimento na área das Ciências da Saúde, promovendo a capacitação técnica, pedagógica e metodológica dos profissionais da saúde e áreas correlatas, devendo o Programa atingir os objetivos específicos de: - Capacitar para a busca e interpretação de informações científicas relacionadas aos determinantes e condicionantes de doenças e agravos à saúde; - Habilitar para a atuação em docência; - Habilitar para a atuação em pesquisa na área de Ciências da Saúde. O perfil do egresso do Mestrado Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Sul de Santa Catarina deve contemplar: - Formação crítica, reflexiva e ética, com base em conhecimentos técnico-científicos; - Capacidade para atuação em docência; - Capacidade para atuação em pesquisa com geração de conhecimento na área das Ciências da Saúde.
TOTAL DE HORAS PARA TITULAÇÃO MESTRE:
O programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde oferece o total de 600 horas para titulação mestre, sendo 390 horas em disciplinas, 120 horas em projetos (Vida e Carreira (30h); Inserção Social (30h); Dualidade (30h); Internacionalização (30h)) e 90 horas para elaboração e defesa da dissertação.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E EMENTAS:
Bioestatística (30h)
Ementa: Conceitos de Estatística. Organização dos dados para a sua modelagem. Tipos de variáveis e escalas de mensuração. Técnicas de descrição tabuladas, frequências, frequências relativas. Gráficos estatísticos típicos. Características numéricas dos dados: medidas de posição, separação e dispersão. Coeficiente de variação. Inferência Estatística: Conceitos de probabilidades clássicas e frequentista, distribuições amostrais. Estimação de parâmetros por intervalo de confiança. Teste de hipótese para médias e proporções de uma e duas amostras. Formas de amostragem e tamanho da amostra.
Estágio supervisionado de docência do ensino superior (30h)
Ementa: Elaboração e execução de plano de ensino. Aplicação de métodos ou técnicas de ensino em sala de aula na graduação. Avaliação de conteúdos ministrados. Auto avaliação resgatando a disciplina de Metodologia do Ensino Superior.
Inovação e empreendedorismo (30h)
Ementa: Fundamentos de Empreendedorismo e Inovação. Elementos da formação empreendedora. Comportamento empreendedor. Inovação como diferencial competitivo. A articulação entre os conceitos de Empreendedorismo e Inovação. Criatividade e modelagem de negócios. Orientação estratégica empreendedora. O empreendedorismo inovador. Cases relacionados à Inovação e Empreendedorismo. Tendências, experiências e pesquisas nos campos da inovação e do empreendedorismo. Desenvolvimento de um projeto de negócio inovador.
Metodologia da pesquisa (60h)
Ementa: Escolas de pensamento. Paradigmas nas ciências. Relevância científica e contribuição social. Ética em pesquisa. Tipos de estudos (pesquisas quantitativas e qualitativas) e suas relações com a pesquisa científica. Tema, hipótese e objeto da pesquisa. Fundamentação teórica: marco conceitual e revisão da literatura. Estratégias de busca de informações. Métodos: Delineamento, população de estudo, variáveis, instrumentos de avaliação, coleta, registro, análise e interpretação de dados. Redação e formatação de trabalhos científicos.
Metodologia do ensino superior (30h)
Ementa: A docência no ensino superior. Concepções e tendências atuais. O processo ensino-aprendizagem. Planejamento de ensino-aprendizagem. Objetivos de ensino. Conteúdos de ensino. Estratégias de ensino-aprendizagem. A produção do conhecimento e as metodologias inovadoras. Fundamentos legais das mudanças curriculares. Processo de avaliação.
Oficina de redação científica (30h)
Ementa: Aspectos conceituais do processo de redação científica. Estruturas de redação científica. Fontes de informação. Qualificação de periódicos científicos na área da Saúde. Leitura crítica de artigos científicos. Componentes de um artigo científico. Redação e submissão de artigo científico.
Pesquisa da bancada a clínica (60h)
Ementa: Delineamento de pesquisa em Ciências da Saúde. Relevância social e ética em pesquisas em Ciências da Saúde. Pesquisa pré-clínica: conceitos, técnicas e métodos. Estudos envolvendo animais de experimentação. Pesquisa clínica: conceitos, técnicas e métodos. O método epidemiológico. Causalidade em estudos envolvendo seres humanos. Delineamentos de estudos epidemiológicos: transversal, ecológico, caso-controle, coorte, acurácia, ensaios clínicos e revisões sistemáticas. Fases de desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde. Pesquisa translacional.
Seminários de dissertação (60h)
Ementa: Problemas de investigação do campo das Ciências da Saúde. Relevância científica e contribuição social. Elaboração do projeto de dissertação e sistematização para apoio às diferentes etapas de um projeto de pesquisa. Definição dos temas, objetos, problemas, perguntas de pesquisa. Fundamentação teórica: marco conceitual e revisão da literatura. Propostas de metodologia. Redação científica. Qualificações de projetos e defesas de dissertação.
DISCIPLINAS OPTATIVAS E EMENTAS:
Análise de dados (60h)
Ementa: Bancos de dados: Organização de um banco de dados para modelagem estatística e softwares para seu gerenciamento. Breve revisão de bioestatística e de Epidemiologia. Dados quantitativos: ANOVA de uma e duas vias. Correlações simples e múltiplas. Regressões Linhares simples, múltipla e logística. Análise de agrupamento. Dados quantitativos: Escalas de mensuração e tipos e codificação de escalas. Análise e processamento das variáveis qualitativas, exame de consistência interna alfa de Crombach, análise conjunta de categorias e análise de resíduos nas tabelas de contingência.
Bioética (30h)
Ementa: Fundamentos da Bioética e a sua história. Bioética e Inter Relações: Educação, Saúde, Ciência e Pesquisa, Moral e Direito. Como lidar com as principais teorias da Bioética nas questões cotidianas. Normas de conduta e de tomadas de decisão em Bioética e na prática dos cuidados de saúde. Conflitos e dilemas morais envolvidos na área da saúde. Sistema CEP/CONEP e CEUA. Resoluções nacionais e internacionais. Tramitação na plataforma Brasil.
Bioquímica aplicada ao metabolismo energético (30h)
Ementa: Introdução ao metabolismo. Metabolismo de carboidratos. Metabolismo de lipídios. Metabolismo de proteínas. Regulação do metabolismo. Integração do metabolismo. Papel do metabolismo energético em processos fisiopatológicos.
Elaboração e validação de instrumentos de pesquisa (30h)
Ementa: Instrumentos de coleta de dados em estudos clínicos. Elaboração de questionários e escalas. Adaptação transcultural de questionários e escalas. Propriedades psicométricas de validade e confiabilidade.
Endocanabinologia aplicada à saúde (30h)
Ementa: Aspectos históricos da pesquisa canabinóide. A descoberta do sistema endocanabinoide. Papel fisiológico do sistema endocanabinoide. Sistema endocanabinoide como alvo terapêutico. Farmacologia e uso terapêuticos dos fitocanabinoides. A pesquisa canabinóide e suas perspectivas futuras.
Epidemiologia aplicada (30h)
Ementa: A causalidade e a determinação do processo saúde-doença. Desenhos de estudos epidemiológicos. População e amostra. Medidas de frequência e de associação. Epidemiologia de eventos e agravos específicos.
Investigação em doenças infecciosas (30h)
Ementa: Fundamentos de infecções e doenças infecciosas, respostas inflamatórias, ecologia e epidemiologia e medidas preventivas, vetores e reservatórios, conduta das doenças infecciosas. Doenças produzidas por protozoários, helmintos, fungos, bactérias e vírus, sua etiologia, epidemiologia, patogenia, quadro clínico, diagnóstico, tratamento e prevenção.
Neurobiologia e fisiopatologia da dor (30h)
Ementa: Aspectos de neurobiologia e fisiopatologia da dor e modelos animais como instrumento de estudo dos mesmos: potencial de repouso da membrana e potencial de ação neuronal, transmissão sináptica, neurobiologia dos nociceptores, fenômenos envolvidos no processamento da dor, principais sítios de modulação da dor, mediadores endógenos envolvidos na dor, classificação da dor, sensibilização periférica e central, células neurogliais e dor, inflamação e dor, modelos animais de nocicepção neuropática e inflamatória.
Neurociências e distúrbios neurológicos (30h)
Ementa: Neuroanatomia funcional. Sistemas de neurotransmissores. Mecanismos de transdução de sinal. Neuroplasticidade. Neurobiologia da memória, aprendizado e emoções. Estudo da neuropatologia dos distúrbios relacionados ao sistema nervoso central e periférico.
Neuroinflamação (30h)
Ementa: Mecanismos de inflamação aguda e crônica. Barreiras encefálicas. Ativação glial e mediadores inflamatórios no sistema nervoso central. Mecanismos de dano neuronal associado à inflamação. Patologias cerebrais envolvidas com processos neuroinflamatórios.
Projeto de pesquisa (30h)
Ementa: Busca em base de dados. Elaboração e sistematização de diferentes etapas de um projeto de pesquisa. Proposição de perguntas de pesquisa. Definição de objetivos. Fundamentação teórica: marco conceitual e revisão da literatura. Introdução. Métodos. Resultados esperados. Cronograma. Orçamento. Referências.
Resolução da inflamação (30h)
Ementa: Conceitos em Resolução da Inflamação. Mediadores lipídicos na Resolução da Inflamação. Glicocorticóides anti-inflamatórios e Anexina A1. Mecanismos Imunes Inatos na Resolução da Inflamação. Resolução da Inflamação no Sistema Nervoso. Resolução da Inflamação no Cavidade Oral. Resolução da Inflamação no Trato Gastritestinal. Resolução da Inflamação no Sistema Respiratório. Resolução da Inflamação no Sistema Genito-urinário e/ou em outros sistemas de interesse.
Revisão sistemática e metanálise (30h)
Ementa: Compreensão dos recursos disponíveis em biblioteca virtual, desenvolvendo eficiência na utilização dos recursos; Desenvolvimento de autonomia na busca de informações via Internet; Estudo dos níveis de atenção à saúde para um cuidado eficiente; Compreensão das habilidades de coleta de informações por meio de técnicas não verbais e verbais de comunicação, de modo crítico e reflexivo.
Saúde baseada em evidências (30h)
Ementa: Compreensão dos recursos disponíveis em biblioteca virtual, desenvolvendo eficiência na utilização dos recursos; Desenvolvimento de autonomia na busca de informações via Internet; Estudo dos níveis de atenção à saúde para um cuidado eficiente; Compreensão das habilidades de coleta de informações por meio de técnicas não verbais e verbais de comunicação, de modo crítico e reflexivo.
Terapias integrativas e saúde integral (30h)
Ementa: Aristóteles, Medicina Integrativa e Fisioterapia. Estresse corpo e mente. Tecnologia corpo e mente. Terapia fotônica de baixa intensidade – Fotobiomodulação. Suplementos alimentares e Fitoterapia. Fotobiomodulação cerebral e microbiota nas doenças neurodegenerativas. Terapia manual integrativas nos sistemas de controle da dor. Analgesia induzida pelo exercício físico, eletroacupuntura, aromaterapia e termalismo. Microfisioterapia e PNS (prática neurossensorial).
Destas disciplinas optativas ofertadas pelo PPGCS na sua Sede, 2 serão escolhidas para serem ofertadas no Minter. A escolha da grade de disciplinas optativas deverá ocorrer após o processo seletivo, e será delineada de acordo com os projetos de pesquisa dos alunos selecionados. Além disso, o aluno terá a opção de fazer na Sede (UNISUL) qualquer outra disciplina obrigatória ou optativa ofertada. As disciplinas serão ofertadas na modalidade presencial, porém, recursos virtuais serão utilizados para proporcionar maior flexibilidade para o aluno. No ambiente virtual o aluno terá acesso a: I) livros eletrônicos, II) textos complementares, III) atividades de avaliação, IV) laboratórios e biblioteca virtual, V) Web aulas e VI) Web conferências. Nesse espaço os alunos conseguem se comunicar com outros alunos, professores e coordenação.
CORPO DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE:
Anna Paula Piovezan: http://lattes.cnpq.br/0798357172856231
Betine Pinto Moehlecke Iser: http://lattes.cnpq.br/7770824148667427
Daisson José Trevisol: http://lattes.cnpq.br/8383092827592963
Daniel Fernandes Martins: http://lattes.cnpq.br/3819609190596006
Eliane Silva de Azevedo Traebert: http://lattes.cnpq.br/9386924926526768
Fabiana Schuelter Trevisol: http://lattes.cnpq.br/6715877278958879
Franciane Bobinski: http://lattes.cnpq.br/7232913047938242
Gabriel Oscar Cremona Parma: http://lattes.cnpq.br/0654676662635765
Gislaine Tezza Rezin: http://lattes.cnpq.br/7918691843045991
Jefferson Luiz Traebert: http://lattes.cnpq.br/5903456476036204
Jefferson Ricardo Pereira: http://lattes.cnpq.br/3399866599724008
Josiane Somariva Prophiro: http://lattes.cnpq.br/0494537373555462
Josiel Mileno Mack: http://lattes.cnpq.br/2722313352608046
Rafael Mariano de Bitencourt: http://lattes.cnpq.br/1024992657913437
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
O CENTRO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO DO NORDESTE BRASILEIRO- CEENB, tem sua sede localizada na Região do Cariri Cearense, na Avenida José Cardoso de Alcantara, 55, Cidade Universitária, município de Barbalha-Ceara. Contando com estrutura composta por centro administrativo e acadêmico, onde ficam mantidas toda a documentação referente aos cursos oferecidos, bem como toda a documentação dos alunos. Na sede do CEENB há o departamento acadêmico que atende presencialmente ou remotamente o aluno. Conta também com o departamento financeiro, o departamento jurídico e a gestão geral, tendo todos os espaços com infraestrutura de ar-condicionado, internet, computadores, impressoras e mobília adequada, contendo sala da presidência, sala da gestora e diretora, setor/sala do departamento financeiro e setor/sala do departamento acadêmico, contando com 02 (dois) banheiros, e estacionamento para 04 (quatro) carros. Com relação as salas de aulas, o CEENB, é uma instituição capacitada e acreditada pelos órgãos nacionais que regulam a educação em nosso país, realiza parceria com universidades nacionais e também autorizadas e aprovadas para promoverem programas de cooperação interinstitucional para mestrado e doutorado nas regiões norte e nordeste do país. Nas localidades onde o CEENB juntamente com a instituição chanceladora promovem os cursos de Mestrado e Doutorado, o CEENB faz a locação de espaços adequado as salas de aula, cotando sempre com a seguinte infraestrutura: Sala de aula com 45 carteiras escolares estofadas com braço para apoio e anotações, quadro branco, telão para Datashow, ar condicionado, internet e banheiros. Ofertamos também coffee-break para os alunos e professores para cada turma com até 45 alunos, sendo este número de carteiras/cadeiras variável de acordo com a capacidade de cada turma. Com relação a biblioteca, periódicos, revistas, e outras fontes de pesquisa, são disponibilizados pelas instituições chanceladoras que participam do plano de parceria para cooperação interinstitucional – PCI uma vez que os alunos são devidamente matriculados nas plataformas digitais das referidas instituições.