Dados do Programa
Período de Vigência:
07/01/2013
a
30/07/2017
Detalhamento do Programa
Número de Vagas Previsto:
12
Data de Fim Previsto:
31/08/2017
Local de Execução do Projeto:
Fortaleza - CE
Ações Desenvolvidas no Projeto
Plano Acadêmico:
- OBJETIVOS E METAS:
OBJETIVO GERAL: Formar recursos humanos qualificados para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural, científico-tecnológico e de inovação em doenças infecciosas e parasitárias e patologia tropical na UFC.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS E METAS:
1. Formar doutores capazes de conduzir investigações científicas inovadoras, orientar alunos em formação científica e assumir um papel de liderança na área da pesquisa em nível regional. Meta: formar 12 doutores com igual padrão de qualidade ao da Instituição promotora, ao longo da Cooperação interinstitucional.
2. Estabelecer as condições para a criação de um novo curso de Pós-graduação em Patologia Tropical no Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Meta: Ao final de 2016 o grupo fortalecido de docentes do Departamento de Patologia e Medicina Legal esteja apto a submeter a proposta para o Credenciamento do Curso de Doutorado em Patologia Tropical.
3. Disseminar a competência científica e tecnológica. Meta: Nuclear doutores nos Campi universitários da capital e do interior da UFC (Sobral e Barbalha).
4. Estabelecer colaboração interinstitucional produtiva e duradoura entre a equipe de pesquisadores do Programa de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz e a equipe de pesquisadores do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Meta: Disseminar a competência científica nacional em ciência e tecnologia através do incremento na quantidade e qualidade da produção científica.
5. Contribuir para a formação de recursos humanos, através da participação de bolsistas de iniciação científica nos projetos do DINTER. Meta: Identificar futuros discentes e estimular a participação no programa de pós-graduação da Instituição receptora.
6. Contribuir na atualização de professores de ensino médio de escolas públicas na área de ciências e promoção da saúde. Meta: realizar cursos de formação continuada.
7. Apoiar estrategicamente a implementação do Pólo Industrial e Tecnológico da Saúde do Estado do Ceará. Meta: Formar doutores qualificados na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde.
CRITÉRIOS E SISTEMÁTICA DE SELEÇÃO DOS ALUNOS:
DAS INSCRIÇÕES: Poderão inscrever-se na Chamada de Seleção Pública, portadores de diploma de Mestrado em área biomédica que tenham cursado a disciplina de Patologia na graduação ou no Mestrado. A aceitação do pedido de inscrição do candidato está condicionada à apresentação de todos os documentos a seguir discriminados:
• Comprovação de vínculo empregatício com instituição de ensino superior, no caso de docente ou técnico;
• Cópia da carteira de identidade e CPF;
• Formulário de inscrição devidamente preenchido;
• Cópia do diploma de graduação em área biomédica;
• Cópia do histórico escolar do Mestrado em área biomédica;
• Cópia do diploma de Mestrado em área
biomédica ou declaração que o diploma encontra-se em fase de expedição;
• Curriculum vitae LATTES-CNPq.
• Carta de aceitação do orientador para o Doutorado, informando o título do projeto de pesquisa a ser desenvolvido.
• Projeto de pesquisa impresso em 02 vias e 01 cópia em CD não regravável composto de: título, introdução com justificativa, objetivos, desenho experimental, resultados esperados, resultados preliminares (se houver), cronograma de execução e referências bibliográficas, nos moldes exigidos pela instituição receptora com no mínimo de 10 páginas e o máximo de 20 páginas, excluindo-se referências bibliográficas e questionários.
2. PROCESSO DE SELEÇÃO – O PROCESSO DE SELEÇÃO COMPREENDERÁ TRÊS (3) ETAPAS:
2.1. Primeira etapa: Avaliação do curriculum vitae de acordo com os critérios de pontuação pré-estabelecidos e análise preliminar do Projeto de tese pela comissão de seleção quanto à exequibilidade e adequação ao programa.
2.2 Segunda etapa: Apresentação oral do projeto de pesquisa seguida de argüição do candidato.
2.3 Terceira etapa: Prova de compreensão de língua inglesa.
CÁLCULO DA NOTA FINAL E CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS A Nota final (NF) é calculada atribuindo-se peso 2 (dois) à defesa do projeto/arguição (DP), peso 2 (dois) à análise do Curriculum vitae (CV) e peso 1 (um) à prova de compreensão de língua inglesa (LI). O cálculo da nota final seguirá a seguinte a fórmula: Nf = (2 x DP) + (2 x CV) + LI /5. A nota final será usada para a classificação final dos candidatos e preenchimento das vagas disponíveis.
3 - DISPOSIÇÕES GERAIS
Todas as etapas são obrigatórias e classificatórias. Em cada etapa, a nota para classificação deverá ser igual ou maior que 6 (seis); Serão ofertadas até 12 vagas, sendo 6 (seis) vagas previstas para docentes da Instituição receptora. Caso o número de vagas previstas para docentes não for preenchido, elas serão redistribuídas para os demais candidatos classificados. Uma vez preenchidas as 6 (seis) vagas previstas para docentes, os demais candidatos concorrerão em igualdade de condições para preenchimento das vagas restantes. Em caso de empate a nota da defesa do projeto será usada como critério de desempate. Os demais candidatos serão considerados DESCLASSIFICADOS havendo, no entanto, há a possibilidade de reclassificação em caso de desistência. Não há obrigatoriedade de preenchimento da totalidade de vagas aqui indicadas. O candidato será avaliado pela comissão de seleção, composta por uma banca de 3 membros. A apresentação e defesa do projeto devem ser realizadas em até 20 minutos, seguida de avaliação com critérios pré-definidos através de questionário unificado.
- ESTRUTURA BÁSICA DA PROGRAMAÇÃO:
Disciplinas a serem ofertadas
Nome da Disciplina – Carga - Horária Docente(s) Responsável(eis) - Local da oferta - Data da Oferta – Observação:
Bioética – 80h - VANESSA SALETE DE PAULA e LIVIA MELO VILLAR - Na Instituição Receptora - 10/06/2013 - via web conferência;
Epidemiologia - 80h - FILIPE ANIBAL CARVALHO COSTA e MARCIO NEVES BOIA - Na Instituição Receptora - 18/02/2013;
Fundamentos Imunológicos Aplicáveis à Clínica e à Vacinologia em Doenças Infecciosas e Resposta Inflamatória às Infecções – 80h - ALDA MARIA DA CRUZ e ELZINANDES LEAL DE AZEREDO - Na Instituição Receptora - 20/05/2013;
Metodologia Científica – 32h - JOSE ELEUTERIO JUNIOR - Na Instituição Receptora - 19/08/2013
Análise de dados epidemiológicos em EpiInfo – 80h - FILIPE ANIBAL CARVALHO COSTA - Na Instituição Receptora - 11/03/2013;
Virologia – 80h - FLAVIA BARRETO DOS SANTOS, LIVIA MELO VILLAR, VANESSA SALETE DE PAULA e RITA MARIA RIBEIRO NOGUEIRA - Na Instituição Receptora - 08/04/2013;
Doenças Produzidas por Protozoários – 80h - MARCIO NEVES BOIA e ANA MARIA JANSEN FRANKEN - Na Instituição Receptora - 29/04/2013;
Vetores e Reservatórios de Importância Médica – 80h - REGINALDO PECANHA BRAZIL - Na Instituição Receptora - 05/08/2013;
Evolução Histórica das Políticas de Controle das Grandes Endemias Brasileiras – 80h - FILIPE ANIBAL CARVALHO COSTA - Na Instituição Promotora - 02/09/2013 - Via webconferência;
Biologia Molecular: Metodologia e Aplicações – 32h - CRISTIANE CUNHA FROTA e DANIELLE MALTA LIMA - Na Instituição Receptora - 16/09/2013;
Grupos Bacterianos Associados às Infecções Humanas – 32h - CRISTIANE CUNHA FROTA - Na Instituição Receptora - 07/10/2013.
PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DOS ALUNOS JUNTO AO PROGRAMA PROMOTOR:
O programa prevê que os alunos desenvolvam parte de suas teses no Instituto Oswaldo Cruz (Instituição Promotora), e na Universidade Federal do Ceará (Instituição Receptora), segundo cronograma descriminado a seguir: 1o ano: UFC: 12 meses, realização das Disciplinas obrigatórias e eletivas e início da parte experimental. 2o, 3º e 4º anos: IOC: 9 meses sendo divididos em dois períodos para cada aluno (um período de 5 meses e outro de 4 meses) onde o aluno realizará experimentos científicos relacionados ao seu trabalho de tese, receberá treinamentos em novas tecnologias de pesquisa em Doenças Infecto-Parasitárias, poderá fazer alguma disciplina e terá oportunidade de desenvolver interação científica com outros pesquisadores; UFC: o restante do tempo disponível para finalizar o trabalho de tese e eventuais disciplinas para completar o número de créditos exigidos ou disciplinas de interesse para o desenvolvimento de sua tese.
AÇÕES VOLTADAS PARA A MINIMIZAÇÃO DOS RISCOS DE ENDOGENIA NA FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES:
Essa proposta da abertura de um programa interinstitucional de doutoramento em Patologia Tropical prevê o treinamento e execução dos projetos de pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), aqui apresentada como instituição proponente. Esse período de treinamento criará uma ponte de comunicação entre os professores orientadores das instituições envolvidas, sempre em dupla, e dos alunos matriculados, dessa forma, otimizando a produtividade científica e a parceria tecnológica, com benefícios diretos na qualidade científica das teses geradas pelo programa, em tempo hábil preconizado pelo cronograma de execução do projeto. Como forma de reduzir a captação do aluno/profissional docente, no mercado de trabalho do Rio de Janeiro e outros Estados do Sudeste e Sul do país, várias estratégias serão seguidas, inclusive a priorização do candidato professor ou profissional já estabelecido no mercado de trabalho e/ou no corpo docente de instituições sedes e regionais. Esta é a prioridade máxima do Projeto, dessa forma, tendo como alvo professores de áreas de parasitologia, patologia, microbiologia, imunologia e ciências afins. Outra estratégia crítica proposta aqui, é oferecer bolsas de doutorado temporárias, onde o doutorando terá recursos somente durante as atividades relacionadas a seu projeto de tese. Além disso, a presença da disciplina de projetos especiais na grade curricular desse programa oferece informações técnicas e as ferramentas necessárias para redação de projetos científicos, baseadas nas linhas de pesquisa que o aluno ingressa, em busca de financiamento por vários mecanismos incluindo os programas de Jovens Pesquisadores do CNPq, e de outros órgãos de fomento científico, incluindo aquelas do Estado de origem. Esse treinamento para captação de recursos é essencial para suporte financeiro para novos laboratórios ou laboratórios em fase de consolidação.
HAVERÁ USO DE TECNOLOGIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)?: Sim
A rede interativa do Programa DINTER pode utilizar sistemas de comunicação já presentes nas instituições associadas com salas de videoconferência, internet de banda larga com acesso pelo Skype e Messenger, etc (videoconferência on line), que podem rapidamente ligar em tempo real o pesquisador (aluno) ao orientador, mesmo em lugares distantes. No Bloco Didático da Faculdade de Medicina da UFC já existe o Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância em Saúde, o qual é equipado com computadores com acesso a rede de internet tipo banda larga da UFC com capacidade para até 25 pessoas. Este tipo de atividade vem se destacando por manter atividades de vídeo colaboração, com vídeo e webconferências, estas últimas utilizando um sistema open source, permitindo hoje conectar até 100 pontos simultaneamente, e as aulas e palestras ministradas por esses sistemas são gravadas e posteriormente podem ser disponibilizadas. A UFC Virtual também conta em sua estrutura de sofisticada sala de videoconferência, com capacidade para 48 pessoas, interligada diretamente ao link da Internet 2 da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Esta sala tem sido utilizada em sessões com diversos países, como Canadá, Estados Unidos, Espanha, Suécia, dentre outros. Nestas ocasiões, defesas de mestrado e doutorado, além de reuniões de projetos de intercâmbio e treinamentos vêm sendo realizados. Esta sala também está interligada à capilaridade das Infovias de Desenvolvimento, sendo utilizada, em parceria com órgãos do Estado do Ceará (SECITECE, SEDUC, CENTEC) na realização de treinamentos em todo o interior do estado e região metropolitana.
Infraestrutura Disponível na Instituição Receptora:
LABORATÓRIOS:
INSTITUIÇÃO PROMOTORA
Os laboratórios do IOC estão agrupados em 15 áreas de pesquisa / conhecimento humano, a saber: i) doença de Chagas, ii) dengue, febre amarela e outras arboviroses iii) doenças bacterianas e fúngicas, iv) doenças crônicas, degenerativas e genéticas, v) doenças virais e rickettsioses, vi) DST/aids e hepatites virais, vii) educação e promoção da saúde, viii) epidemiologia, vigilância e diagnóstico em saúde, ix) farmacologia, fisiopatologia e inovações terapêuticas e bioprodutos, x) genômica funcional, xi) helmintoses, xii) mecanismos imunológicos e estratégias de imunoproteção, xiii) leishmanioses, xiv) malária, toxoplasmose e outras protozooses e xv) taxonomia e biodiversidade. O IOC tem 19 Serviços de Referência que prestam consultoria e assessoramento em diferentes áreas de atuação e formação de recursos humanos, credenciados como centros colaboradores da OMS e OPAS (http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=6). As coleções Biológicas do IOC têm o status de “fiéis depositárias” de amostras do patrimônio da biodiversidade brasileira (http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=198). Uma Rede de Plataformas Tecnológicas composta de 12 plataformas disponibilizadas para geração de produtos, processos e serviços aos projetos de pesquisa (http://plataformas.cdts.fiocruz.br/). O IOC tem 4 plataformas: (A) microscopia eletrônica: Microscópio Eletrônico de Varredura (4); Microscópio Eletrônico de Transmissão (3); UltraMicrótomo (4); Metalizador /Evaporador (2); Ponto critico (1) Microscópio óptico (3); Lupa (2) Knifemaker (2) Ampliador Fotográfico (3); (B) CITOMETRIA DE FLUXO: Citometro (3) Luminometro (1) (4) IMAGEM: Microscópio óptico (2) Lupa (1); (C) SÍNTESE DE PEPTÍDEOS- Sintetizador Autospot (3); HPLC (2) Liofilizador (1); (D) NB3- Laboratório NB3; MULTI USUÁRIOS- Ultracentrifuga (2); Centrifuga (4) Criostato (1) Leitor de Elisa-(1); Cabine biológica (4) Estufa BOD (4); Freezer -70 (2); EQUIPAMENTOS MULTI USUÁRIOS-(CAPES) Biossensor (1) Six-core, Servidor de armazenamento, Rack de 42U; Sistema para ensaios em alta vazão; PCR em tempo real; Microscópio ópico. Todos esses serviços e equipamentos multiusuários estarão disponíveis para os discentes e docentes da Instituição receptora.
INSTITUIÇÃO RECEPTORA
O curso de Mestrado em Patologia é composto por nove laboratórios, os quais são coordenados por diferentes docentes do curso. Os laboratórios são: Laboratório de Citogenética Clássica e Molecular (LCCM), Laboratório de Hemoglobinopatias e de Doenças Genéticas Hematológicas, Laboratório de Micobactérias e Biologia Molecular, Laboratório de Imunopatologia Parasitária, Laboratório de Imunofenotipagem, Laboratório de Parasitológico de Fezes, Laboratório de Pesquisa em Parasitologia e Biologia de Moluscos (LPBM), Laboratório Multiusuário de Patologia Celular e Molecular. O curso disponibiliza ainda de um Biotério de pequenos animais e Sala de Necropsia e Biópsias com câmaras frigoríficas, criostatos e processadores histológicos. Nos laboratórios são encontrados os seguintes equipamentos: agitadores magnéticos reguláveis c/ aquecimento (2), analisador hematológico (1), balança digital (4), banho-maria digital e simples (4), banhos secos (2), capela de fluxo laminar com nível de segurança IIb e III (3), capela de fluxo laminar para PCR (6), centrífuga clínica (2), centrífugas refrigeradas (4), citômetro de fluxo c/ computador e impressora (1), citospin (1), contadores (2), criostato 1; espectrofotômetro (2), estação de inclusão (1), estufa com agitação (1), estufa de CO2 com jaqueta d’água (3), Estufa de secagem (1), estufa para Demanda Bioquímica de Oxigênio-BOD (2), estufas bacteriológica (4), freezer -20oC (6), freezer -800C (3), homogeneizadores, microscópio AXIO IMAGER D2 para epifluorescência com 5 canais, em combinação com luz para campo claro contraste de fase e sistema de captura e software para análise de imagens Axiovision; 2 microscópio de imunofluorescência, termocicladores, transiluminador de luz ultravioleta acoplado a um sistema de digitalização de imagem, banho-maria digital, banhos secos, freezers –800C, microcentrífuga, manta aquecedora, balança digital, medidor de pH digital, estufa com agitação, sistemas de hibridização de ácidos nucleicos, nanoespectrofotômetro, microcentrífuga refrigerada e o sistema de automação de sequenciamento MegaBACE DNA analysis system (GE Healthcare), entre outros.
BIBLIOTECA:
BIBLIOTECA - INFORMAÇÕES GERAIS
INSTITUIÇÃO PROMOTORA
A Biblioteca de Manguinhos teve sua origem em 1900, quando da criação do Instituto Soroterápico. É uma biblioteca voltada para o usuário, utilizando sistemas de informação em rede e facilitando o acesso através das mais modernas tecnologias da informação. Reunindo cerca de 7300 títulos de periódicos, dos quais 887 correntes, a Biblioteca de Manguinhos conta ainda com 156 mil volumes de livros, entre monografias, teses, obras de referência e 70 mil volumes de obras raras e especiais. A produção científica dos pesquisadores do IOC também está disponível na Biblioteca. O acervo abrange uma videoteca especializada com 1400 títulos. Dispõe ainda de uma excelente coleção de obras de referência, com os principais índices e abstracts da área biomédica, desde o primeiro volume, além de várias bases de dados internacionais com possibilidade de pesquisa via internet. A Biblioteca dispõe ainda de um serviço de conservação do acervo, incluindo higienização e reparos das obras. É possível acessar nosso acervo através da base de dados Acervos on-line e as duplicatas de periódicos estão disponibilizadas para os interessados. Nosso serviço de comutação bibliográfica (Comut) atende a cerca de mil pedidos por mês, via IBICT e BIREME.
INSTITUIÇÃO RECEPTORA O pós-graduando se cadastra na Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde, onde ele tem acesso a: - Livros eletrônicos: 324 pela Editora Springer Link, nas áreas das Ciências Biomédicas e Biologia; 84 pela Editora Atheneu na área da Saúde. - Periódico CAPES com acesso domiciliar; -
Comutação bibliográfica; - Orientação de citação e busca de referências bibliográficas e catalografia; - Sala de informática com computadores e internet; - Sala de estudo.
- BIBLIOTECA - PORTAL DE PERIÓDICOS:
A Instituição Promotora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim e com acesso total
Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses: 7200
A Instituição Receptora tem acesso ao Portal de Periódicos: Sim e com acesso total
Quantidade de acesso estimado nos últimos doze meses: 5200
OUTROS RECURSOS:
INSTITUIÇÃO PROMOTORA
Nos últimos anos a Fiocruz teve grande desenvolvimento na área de informática e o IOC encontra-se totalmente interligado através de rede de computadores. O programa de pós-graduação possui infraestrutura básica de computadores que permite aos seus alunos a utilização das máquinas de maneira ininterrupta, inclusive nos períodos noturnos e finais de semanas e feriados, com acesso à internet. As apresentações de seminários e as disciplinas são feitas, em quase todos os casos, com a utilização de aparelhos de multimídias lidados à rede. Está disponível para os alunos a base de periódicos da Capes. O acesso à internet sem-fio está instalado em todas as dependências de ensino. A Coordenação de Ensino do IOC completou o seu processo de informatização que já está em funcionamento. Esta nova estrutura permite a inscrição automática dos alunos nos créditos, obtenção das informações e programação; solicitação on-line de declarações; informações sobre as programações nos diversos Departamentos do IOC e de outras Unidades da Fiocruz, pelo sistema SIGA. A Fiocruz oferece aos seus alunos a possibilidade de utilização da Internet, Rede Rio e Redes Nacionais de Pesquisa, proporcionando-lhes, dessa forma, acesso aos principais institutos de pesquisa e universidades nacionais e internacionais. O acesso à rede também pode ser realizado, mediante inscrição, na Biblioteca de Manguinhos. Há a possibilidade de o aluno obter endereço eletrônico dentro do domínio ioc.Fiocruz.br.
INSTITUIÇÃO RECEPTORA
Os alunos dispõem de onze computadores conectados à internet, com acesso aos periódicos CAPES, estão eles nos seguintes locais: um no gabinete do Prof. Max Freitas e um no laboratório de Imunofenotipagem, onde todos os alunos vinculados tem livre acesso ao computador; dois no laboratório Multiusuário de Patologia Celular e Molecular para os alunos vinculados à Profa. Margarida Pompeu; quatro no Setor de Estudos Parasitológicos, disponibilizados aos estudantes vinculados à Profa. Jania Teixeira; um no laboratório do prof. Fernando Schemelzer, dois no laboratório da Profa. Cristiane Frota e um no laboratório da Profa. Romélia Pinheiro.
Cronograma de Atividades:
Estabelecer os prazos de todas as etapas da proposta:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
1. Seleção de candidatos e início de atividades: 2013.1
2. Disciplinas: 2013.1 e 2013.2
3. Treinamento e execução do trab. de pesquisa na Inst. Prom.: 2014.1 a 2016.1
4. Treinamento e execução do trab. de pesquisa na Inst. Rec.: 2013.2 a 2016.1
5. Relatório CAPES: 2013.2, 2014.2, 2015.2 e 2016.2
6. Prestação de Contas Anual: 2013.2, 2014.2, 2015.2 e 2016.2
7. Relatório Técnico-Científico Anual: 2013.2, 2014.2, 2015.2 e 2016.2
8. Publicação de artigos científicos: 2015.1 a 2016.2
9. Promoção de curso p/docentes de ensino Médio: 2014.1, 2015.1 e 2016.1
10. Defesas de Teses: 2016.1 e 2016.2
CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO:
- 2013.1:
PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO- Passagens (ida e volta) p/12 docentes da Inst. Prom. p/ministrar disciplinas e interação científica: R$ 2 030,00 (valor unit.) = R$ 24 360,00 (valor total) DIÁRIAS- 14 diárias p/12 docentes: R$ 123,70 (valor unit.) = R$ 20 781,60 (valor total)
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. FÍSICA): R$ 2 000,00
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. JURÍDICA): R$ 2 000,00
TOTAL 2013.1: R$ 49 141,60
- 2013.2:
PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO - Passagem (ida e volta) p/4 p/docentes da Inst. Prom./Rec. p/ministrar disciplinas e interação científica: R$ 2 030,00 (valor unit.) = R$ 8 120,00 (valor total) DIÁRIAS - 14 diárias p/2 docentes e 7 diárias p/2 docentes: R$ 123,70 (valor unit.) = R$ 5 195,40 (valor total)
MATERIAL DE CONSUMO: R$ 40 000,00
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. FÍSICA): R$ 2 000,00
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. JURÍDICA): R$ 2 000,00
TOTAL 2013.2: R$ 57 315,40
TOTAL ANO 2013: R$ 106 457,00
- 2014.1 e 2015.1:
BOLSA (DOUTORADO) - 5 alunos em estágio na Inst. Prom. por ano (5 meses): R$ 1 800,00 (valor unit. da bolsa) = R$ 45 000,00 (valor total)
PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO - Passagem (ida e volta) p/5 alunos p/o estágio na Inst. Prom. e 3 passagens p/professor da Inst. Prom./Rec. p/interação científica): R$ 2 030,00 (valor unit.) = R$ 16 240,00 (valor total)
DIÁRIAS - 7 diárias p/3 docentes p/ministrar disciplinas/interação científica: R$ 123,70 (valor unit.) = R$ 2 597,70 (valor total)
MATERIAL DE CONSUMO: R$ 30 000,00
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. FÍSICA): R$ 1 000,00
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. JURÍDICA): R$ 2 000,00
TOTAL 2014.1 e 2015.1: R$ 96.837,70
- 2014.2 e 2015.2:
BOLSA (DOUTORADO) - 5 alunos em estágio na Inst. Prom. por ano (4 meses): R$ 1 800,00 (valor unit. da bolsa) = R$ 36 000,00 (valor total)
PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO - Passagem (ida e volta) p/5 alunos p/o estágio na Inst. Prom. e 3 passagens p/professor da Inst. Prom./Rec. p/interação científica): R$ 2 030,00 (valor unit.) = R$ 16 240,00 (valor total) DIÁRIAS -7 diárias p/3 docentes: R$ 123,70 (valor unit.) = R$ 2 597,70 (valor total) MATERIAL DE
CONSUMO: R$ 30 000,00
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. FÍSICA): R$ 2 000,00
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. JURÍDICA): R$ 2 000,00
TOTAL 2014.2 e 2015.2: R$ 88.837,70
TOTAL ANO 2014 e 2015: R$ 185.675,40
- 2016.1:
BOLSA (DOUTORADO) - 5 alunos em estágio na Inst. Prom. por ano (4 meses): $ 1 800,00 (valor unit. da bolsa) = R$ 36 000,00 (valor total)
PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO - Passagem (ida e volta) p/5 alunos p/o estágio na Inst. Prom. e 4 passagens p/professor da Inst. Prom./Rec. p/ interação científica e defesas tese): R$ 2 030,00 (valor unit.) = R$ 18 270,00
DIÁRIAS - 7 diárias p/4 docentes: R$ 123,70 (valor unit.) = R$ 3 463,60 (valor total)
MATERIAL DE CONSUMO: R$ 20 000,00
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. FÍSICA): R$ 1 000,00
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. JURÍDICA): R$ 2 000,00 TOTAL 2016.1: R$ 80.733,60
- 2016.2:
PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO - Passagem (ida e volta) p/9 docentes da
Inst. Prom./Rec. p/defesas e 4 docentes pra compor a banca de defesa de tese: R$ 2 030,00 (valor unit.) = R$ 65 000,00
DIÁRIAS - 2 diárias p/ 13 docentes. R$ 123,70 (valor unit.) = R$ 3 216,20 (valor total)
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. FÍSICA): R$ 2 000,00
SERVIÇO DE TERCEIROS (P. JURÍDICA): R$ 2 000,00
TOTAL 2016.2: R$ 72.216,20
TOTAL ANO 2016: R$ 152.949,80
TIPOS DE DESPESAS/VALOR SOLICITADO (R$)
Bolsas- 198.000,00;
Diárias- 43.047,60;
Material de Consumo- 180.000,00;
Passagens e Despesas com Locomoção- 180.710,00;
Outros Serviços P. Física- 13.000,00;
Outros Serviços P. Jurídica- 16.000,00;
Total Geral- R$ 630.757,60
RESUMO DO CRONOGRAMA FINANCEIRO
Período de Execução/Valor Solicitado (R$)
1º ANO- 106 457,00;
2º ANO- 185 675,40;
3º ANO- 185 675,40;
4º ANO-152 949,80;
TOTAL GERAL- R$ 630 757,60
Instituição Promotora
Coordenador:
FILIPE ANIBAL CARVALHO COSTA
Instituição de Ensino:
31010016 FUNDACAO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ) (FIOCRUZ)
Logradouro:
Avenida Brasil Pavilhão Artur Neiva
Município-UF:
Rio de Janeiro -
RJ
Telefone(s):
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E-mail Institucional do Programa:
cge.stricto@fiocruz.br
Instituição(ões) Receptora(s)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Coordenador:
CRISTIANE CUNHA FROTA
Logradouro:
AV. DA UNIVERSIDADE, 2853
Município-UF:
Fortaleza -
CE
Telefone(s):
(21) 38851715 (21) 25907544 (21) 22702496 (21) 38851643 (21) 25984242 (21) 25621410 (21) 25982987 (21) 25621553 (21) 25909110 (21) 25982525 (21) 33485058 (85) 32651832 (21) 38659581 (21) 38829033 (21) 25621341 (21) 38851715 (21) 25982988 (21) 38851715 (21) 25621201 (21) 25621212 (21) 25621395 (21) 38827129 (21) 39389603 (21) 25982525 (21) 25982551 (21) 25982552 (21) 25982987 (21) 38659797 (21) 38659797 (21) 25541833 (21) 255418322 (69) 32196000 (21) 25909110 (21) 38659559 (21) 25982525 (21) 25621525 (21) 25621553 (21) 38653242 (85) 32651832 (21) 25984242 (21) 25541700 (21) 25541700 (81) 21012611 (21) 25541833 (21) 25541832 (21) 25621897 (21) 25621212 (21) 25982525 (21) 39389603 (21) 25621555 (21) 33485058 (21) 25541832 (69) 32196000 (21) 25982988 (21) 38827129 (21) 25541700 (21) 38659673 (21) 38659797 (21) 25982779 (21) 25982552 (21) 38659559 (21) 38655112 (21) 25621575 (21) 25621209 (21) 25621201 (21) 38655287 (31) 32957727 (21) 25984242 (21) 38653242 (21) 25982551 (21) 38655139 (21) 25909110 (21) 25982969 (21) 25541833 (21) 38655252 (21) 38659732 (21) 25541833 (21) 25541700 (21) 3885160717 (25) 621298 (21) 38851607 (21) 25982941 (21) 25982525 (21) 38659559 (85) 32651832 (81) 21012611 (21) 38655252 (21) 38851715 (21) 38851715 (21) 25621341 (21) 25984242 (41) 33163233 (81) 21012500 (21) 25621341 (21) 25621275 (21) 25621443 (21) 25621395 (21) 33485050 (21) 38829095 (21) 38829033 (21) 38851659 (21) 25621525 (21) 25621897 (21) 38659581 (21) 25621553 (31) 32951492 (21) 25541700 (25) 982552 (21) 25982546 (21) 25982546 (38) 851715 (21) 38829455 (21) 38655112 (21) 25621490 (21) 38651659 (38) 659559 (21) 38655287 (21) 25621575 (69) 32196000 (21) 25909110 (31) 32957727 (21) 38851715 (21) 25541700 (21) 25982551 (21) 38655139 (21) 25541833 (21) 38659673 (21) 38655112 (21) 25621209 (21) 38851659 (21) 25621575 (21) 38851607 (21) 25621555 (21) 25982969 (21) 31948452 (31) 32953115 (21) 25982941 (21) 38652121 (21) 31948476 (21) 33485062 (21) 38652121 (21) 25621201 (21) 25621443 (21) 3865-9673 (21) 38652287 (21) 38652288 (21) 38851077 (21) 38652286 (21) 39772471 (21) 25621555 (21) 25621897 (21) 38851659 (21) 25621341 (31) 33497905 (21) 38658231
E-mail Institucional do Programa:
reitor@ufc.br
Documentos